Confira algumas fotos dos caças F-39 Gripen na Base Aérea de Anápolis (BAAN) antes do voo para Natal (RN), onde participam do Exercício Técnico COMAO (Composite Air Operation).

As aeronaves decolaram de Anápolis no dia 13 de outubro, às 10h30.

FONTE: Saab / FOTOS: Leandro Maldonado

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Bueno

Um alento misturado com tristeza!
Quando vejo os F-39E e penso nos atrasos dos pagamento, da uma tristeza em saber da imprevisibilidade dos governantes do Brasil.

Vai manter o ultimo cronograma das entregas ?
Teremos ou não um segundo lote ?
Como ficara a situação dos esquadrões que operam o A-1, Comprarão Gripen C/D ou F-16 /40/50?

é o Brasil das fortes emoções.

Last edited 29 dias atrás by Bueno
Tutor

Já aprendi a não sofrer por aquilo que não tenho o menor poder de interferir. Deixa rolar…

Renato

Exatamente, também já aprendi isso.

Nunes-Neto

Companheiro inclusive eu adiantaria logo os pagamentos, para receber os que estão prontos, pela última notícia tinha 2 ou 3 lá na SAAB só esperando para serem enviados, veio só 1, bom tirar o dinheiro do cofre pq essa investigação pode até melar as futuras entregas , no sentido dos EUA, não permitirem seus componentes nos caças relacionados a esse contrato, e são muitos, então temos que correr para receber o máximo que der…kkkk

Cristiano ciclope

Não adianta receber, se os EUA quiserem eles não liberam a manutenção das peças deles no gripen, não importa o motivo, a investigação pode dizer que foi tudo legal, não teve nenhuma irregularidade, se eles quiserem eles bloqueia as peças.
E não adianta dizer que e porquê o presidente e o Lula, se fosse o Bolsonaro, a depender de quem seja o presidente dos EUA eles arrumam uma desculpa. Queimadas, descriminação a comunidade LGBT, ou o quê quiserem.

J R

Na verdade pelo que li os pagamentos são liberados de acordo com uma formula no contrato, onde se mede a capacidade de pagamento do financiamento cfe as condições econômicas do país, então cfe os números de inflação, balanço de pgtos, déficit econômicos, os pagamento são feitos ou retidos.

Bernardo

Não tem possibilidade disso acontecer porque sancionaria o Brasil e não é interesse dos EUA sancionarem o Brasil, muito menos a Suécia (por mais que os teóricos da conspiração achem possível). Se fosse por querer, motivos não faltam (no Brasil, não na Suécia). O que pode (e provavelmente acho que vai) acontecer é a SAAB tomar uma multa. A multa pode ser tão grande que seja maior que o valor do negócio inteiro aqui, inclusive. E eles não vão nem pestanejar em pagar (no máximo vão negociar pra “facilitar” o pagamento com algum banco nos EUA). O resto vai tudo… Read more »

Allan Lemos

Sério que você vê emoçāo? Se você analisar o histórico das forças armadas, vai saber que a resposta é “nāo” para tudo.

Mas ai virāo te chamar de pessimista porque brasileiro tem memória curta.

Bueno

é a nossa guerra interna !
Eles destroem o nosso pais !
complicado ,mas não desistimos
Temos Bom exemplo e motivos para acreditar , A EMBRAER , O KC390 o Super Tucano…

Last edited 29 dias atrás by Bueno
Augusto José de Souza

Com esse acidente do F5,mesmo que não tenha haver com a vida útil do caça a FAB deveria precionar a pagarem tudo logo e as entregas virem em dois pares para terminar logo e negociar o segundo lote.

Rafael Fernandes

Será que existe alguma chance dos EUA barrarem o acordo ou meterem uma prensa na SAAB pra faze-lo?

J R

creio que não, o máximo é uma punição a SAAB se verificarem que houve corrupção no processo e que prejudicou alguma empresa dos EUA com isso.

Antonio Ferreira

O que os EUA estão tentando é melar uma negociação de quase 6 bilhões de dólares, já que a FAB preferiu o fabricante SUECO com a transferência de tecnologia, em detrimento ao fabricante Yankee e Francês, que não aceitaram a transferência de tecnologia para a produção em território tupiniquim. Os Yankess se tornam inimigos ferrenhos quando são preteridos em qualquer causa que lhes convenha !

Allan Lemos

Com que propósito? Várias empresas americanas fornecem peças ao Gripen, americanos nāo tomam decisões nāo baseadas em pragmatismo.

Camargoer.

Possível é… só que acho improvável.

Acredito que aquele processo da DoJ é para acessar informação da Saab para dar vantagens para a Lockheed para futuras licitações do F16 contra o Gripen

Bernardo

Do contrato que já foi assinado e já tá sendo cumprido? Nenhuma.
O que pode acontecer é que caso seja encontrado problema, na negociação do segundo lote, muita coisa pode mudar, porque vai ser depois da SAAB pagar uma bela multa. Pode nem compensar mais pra ela vender Gripen pro Brasil, se com cada venda ela tomar uma multa nas costas (supondo que o próximo teria que ser nos mesmos termos, ou seja, com corrupção novamente, supondo que isso foi encontrado etc). Mas aí é uma ponte que só vai se cruzar caso se chegue nela, né.

Nilton CNF

Meu nobre Rafael Fernandes, bom dia. Vc ainda tem dúvidas que os EUA podem intervir/atrapalhar? “A missão será sempre cumprida. Selva!!!” “Além da linha do Equador, majestoso monumento intemporal…” BABV.

Camargoer.

Poder pode sempre… mas no caso da investigação do DoJ contra na Saab serve mais para ter acesso ás informações que possam dar vantagem para a Lockheed nas futuras concorrências do F16 contra o Gripen

Angus

Agora, “com certeza” teremos um novo lote de Gripen encomendado.

Se em função de uma pane, em um avião de transporte, foi definido que deverão ser comprados novos aviões para a função, não existe outra alternativa para aviação de caça, já que houve uma queda de F-5.

“Obviamente” os mandatários são coerentes e se preocupam tanto com a segurança de políticos, quanto a segurança de pilotos.

Saldanha da Gama

Claro que vão…..

Heinz

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Mig25

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

J R

Se fosse um político que tivesse a vida em risco com isso sim, mas com militares estão pouco se lixando, mesmo que a formação deste custe alguns milhares de reais.

Bueno

o risco faz parte da profissão militar.. kkk Fácil de sair fora kkk

Bernardo

Pior que na ponta do lápis, quando chega no ponto do cara virar piloto do caça (dos de ponta), eu acho que já tá na casa do milhão – juntando tudo.
pq tem as horas voadas nos outros aviões (que é caro), salário, estrutura, um monte de coisa, por anos.

Magalhaes

E lá foi o 4102 com cabides do Meteor…bom isso !

Heinz

É um orgulho imenso termos um caça top de linha na sua categoria, no Brasil. Fico triste pelo acidente com o bicudo, espero que venha um segundo lote, deveríamos ter no mínimo do mínimo uns 90 caças gripens

Matheus

Se tivesse em uma quantidade adequada seria orgulho, mas na situação atual acho que não teremos mais de 10 unidades… é uma vergonha tremenda, esse treinamento, a queda do F-5, países vizinhos com F-16 e nós nessa novela.

Magalhaes

Ja tem 36 contratados e não vem mais de 10 ? rs

Camargoer.

Caro. Existe um contrato para a aquisição de 36 aeronaves, das quais já foram entregues 10 (incluindo o Fab 4109). Faltam 26.

Estamos torcendo pelo aditivo de 25% para mais 13~15 aeronaves.

Quem estão aguardando para anunciar o Kc390 sueco e o aditivo da FAB? Uma hipótese remota mas seria uma grande jogada.

Felipe

Foram entregues 9

Camargoer.

Obrigado.. as vezes a memória engana… Torcer que o 4109 cheguei logo…

Santamariense

10? 4109 não foi entregue. Foram entregues do 4100 ao 4108.

J R

e os quatro a mais que tanto falam para completar 40, foi ou não foi assinado?

Camargoer.

Foi uma ideia que não prosperou e foi abandonada. .

alexandre

o governo precisa de AVIOES pra passear, nao pra caçadores e defesa aerea…

Saldanha da Gama

E avião com suite!

JSilva

Vejo muitos colegas criticando o governo e achando que precisa encomendar o segundo lote, que precisa pagar a Saab, etc. Precisa sim, só que a visão dominante dos economistas e do mercado financeiro, é que o país precisa cortar gastos, que a relação dívida/PIB precisa baixar, que um país emergente não pode ter um endividamento maior porque gera inflação, etc.. Não adianta ficarmos com uma visão de nicho, de entusiastas na área de defesa. A defesa está entre os 3 maiores orçamentos do governo, não é possível convencer a gastar mais onde todos falam que precisa é cortar. A FAB… Read more »

Saldanha da Gama

Tomara que o governo decida reduzir gastos e desista de comprar aviões para o casal e os ministros..
abraços

Maurício.

“Tomara que o governo decida reduzir gastos.”

Quanto que o governo gasta com fundão eleitoral, e quanto que ele gasta para manter todos os políticos e suas regalias?

Quanto do orçamento da defesa vai pra folha de pagamento, incluindo as eternas solteironas?

Não se enganem, os políticos não se importam com a defesa, assim como os próprios militares, tu acha que políticos e militares querem cortar na própria carne?
O Brasil não é para amadores!

Saldanha da Gama

Meu caro, ansioso para ver o governo cortar na própia carne e não da dos outros…
luxos bilionários desnecessários…

Rinaldo Nery

Reduzir a estrutura do DECEA?

JSilva

Não se pode equilibrar melhor com o controle civil, já que aqui no Brasil a estrutura é híbrida?

Last edited 29 dias atrás by JSilva
GFC_RJ

Exatamente! É tudo culpa dos economistas que o F5 está voando há 50 anos!
Fora economistas traidores da pátria!

zamzam-pampa

Há cúmplices de farda também. Invariavelmente anti nacionalistas!

Bernardo

Precisa cortar também “autoridade” voando em avião da FAB, porque o salario do piloto vai no orçamento da Defesa. E aí querem cortar da Defesa, não dos luxos. Já falei muito sobre esse tipo de coisa, não vou me repetir, mas se cortar LUXO (inclusive nas forças armadas), tem mais espaço no orçamento. Mas tem que cortar de todo mundo. Eu não acho justo um deputado poder pedir reembolso de 50 centavos de um limão espremido na água que ele gastou num restaurante quando almoçou não (eu queria que isso fosse piada, mas nem é). E tem coisa mais absurda… Read more »

Maurício.

Pela lógica, o Gripen E com o Meteor vai mandar todos os caças adversários pelos ares, é o caça mais novo, tecnológico, com os melhores mísseis, talvez com o menor rcs, e com os melhores sistemas de guerra eletrônica, além disso, de acordo com os suecos, é um faixa preta e matador de Sukhois, os F-5, F-16 , F-15, AMX e Skyhawk não vão dar nem pro cheiro!

Last edited 29 dias atrás by Maurício.
Rinaldo Nery

Menos, menos…

Maurício.

“Menos, menos…” Como menos? O Gripen E não é o caça mais novo, mais avançado, com os melhores sistemas e mísseis do exercício? Se contar com o apoio dos E-99, aí que o resto não terá chance! O máximo que pode acontecer é um ou outro piloto vencer na arena dogfight, na arena BVR, o Gripen vai ser abatido só se o piloto estiver comendo mosca, o caça mais perigoso vai ser o F-15, mas esse tem um rcs do tamanho de uma árvore de natal. Quanto a ser faixa preta e matador de Sukhois, são os próprios suecos que… Read more »

Bernardo

O F-15 é um avião muito superior ao Gripen, eles nem concorrem entre si, são de categorias diferentes. E também é mais caro e muito mais custoso de se manter. Categorias diferentes. Só ser mais novo não quer dizer melhor, necessariamente. Lembre-se que o Gripen ainda tá sendo TESTADO. É um avião que nem tá pronto. O F-15 tem 104-0 em batalhas reais. São coisas muito diferentes. O Gripen concorre com o F-16 e aviões dessa categoria. Eu não sei qual 15 vem pro Brasil, mas considerando que seja um E, dois aviões levam AMRAAMs suficientes pra acabar com todo… Read more »

Maurício.

Vamos por partes, o F-15 é um baita caça, um dos melhores do mundo, mas também não é tudo isso, tem um rcs do tamanho de uma árvore de natal, e das bem iluminadas. “O F-15 tem 104-0 em batalhas reais.” O único caça equivalente que o F-15 enfrentou foi o Mig-29, de versões degradadas em sistemas e armas, e o F-15 sempre tinha a vantagem, tanto em números como no apoio de aeronaves AEW. Abateu também 2 Mig-25, mas o Mig-25 não é uma aeronave para combates aéreos. De resto, só abateu velharias, como Su-7, Su-22, Su-25, Mirage F1,… Read more »

Santamariense

Quando se fala em “árvore de Natal” é em relação ao brilho de suas luzes em uma analogia com o brilho com que uma aeronave de RCS grande aparece na tela dos radares que a iluminam. Se você se refere ao RCS de uma árvore de Natal, ele deve ser muito pequeno.

Maurício.
DSC

“Eu não sei qual 15 vem pro Brasil, mas considerando que seja um E…”

Os F-15 que participarão na CRUZEX serão C/D.
Tem melhor desempenho de voo que os E (que voam quase sempre com CFTs) e no quesito aviônica o destaque é o radar AESA AN/APG-63(V)3.

João Paulo

Quando lembro do excelente Blindado Osório e do KC 390 que o Exército brasileiro bateu no peito falando que queria, depois correu. Desistindo do blindado e diminuindo a quantidade dos KC. Não da pra esperar muita coisa com os Gripen.

Matheus

Por que nunca estão equipados com mísseis? Será que ao menos tem munição no canhão?

Leandro Costa

Não se coloca míssil na aeronave se não há intenção ou possibilidade de uso.

Matheus

É uma ótima desculpa pra nunca comprar armamentos.

O ditado de 1 hora de guerra parece real.

Leandro Costa

Fale isso para todas as forças aéreas do Mundo. E algumas Marinhas também. Não sei se você sabe. Aliás, sei que você não sabe, mas para dar um exemplo de primeiro mundo, um F-14, em plena guerra fria, com toda aquela capacidade de carregar armamentos, em missão de patrulha em que poderia ter combate (e inclusive houve) raramente carregavam seus AIM-54 Phoenix. No máximo dois Phoenix eram carregados em área de possível (porém improvável) confronto. Normalmente carregavam dois AIM-9 e dois Sparrows. Só. O motivo disso é simples. Míssil não é igual munição de pistola ou fuzil. É um equipamento… Read more »

Bernardo

de um jeito facil de entender: Os frames dos aviões tem vida útil medida em milhares de horas de voo. a grande maioria de 8 a 10 mil. Os novos f-15EX tao saindo com frame pra 20 mil. A FAB acha que os frame dos F-5 sao pra 20 milhoes, mas isso é outra história. Mísseis, PODS e outras coisas, tem vida uteis medidas em centenas, e em alguns casos, dezenas, de horas (de vôo), normalmente. Mas os mísseis também tem vida útil de combustível, então mesmo parado no chão, essa vida útil vai passar – normalmente são 10 anos.… Read more »

Santamariense

Meu caro, tu sempre critica sem conhecimento. E esse conhecimento está disponível aqui na Trilogia, em centenas de tópicos. Os mísseis do Gripen são o Meteor e o IRIS-T. Do Meteor, foram adquiridas 100 unidades, com todas já entregues. O IRIS-T teve uma encomenda inicial de 10 unidades seguida de uma segunda encomenda que não teve a quantidade divulgada. Então, procure se informar antes de criticar. Já se você quer apenas criticar, não há informação que importe, você vai criticar e ponto final. Daí, já é problema teu…

Camargoer.

Misseis ar-ar são caros e demandam manutenção. Colocar um ou dois mísseis em um avião para treino pode até ser perigoso, visto a carga explosiva. Existem mísseis de treinamento, sem carga explosiva mas com todas as característica de peso e desempenho aerodinâmico similar, senão idêntico. Além disso, os mísseis de treinamento foram projetados para serem usados em treinamento.

zamzam-pampa

É sinal que os F-5 irão ficar no solo durante a operação!

Santamariense

🤔🤔🤔🤔

Leandro Costa

Eu não apostaria nisso se fosse você.

Magalhaes

Vão ?

Augusto José de Souza

A base aérea de Natal acredito que em breve possa sediar um esquadrão de caças supersônicos para o nordeste já que a infraestrutura que a FAB investiu pesado na base é excelente com helicópteros e caças super tucanos para treinamento e formação de pilotos,então creio que uma expansão do Gripen ou outro caça da FAB possa ficar sediado em Natal.