Encontro reúne representantes do Brasil e da Suécia para discutir avanços na certificação da aeronave e colaboração com a Embraer

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em São José dos Campos (SP), recebeu, entre os dias 15 e 17/10, a 17ª Joint Certification Team Meeting (JCT). A reunião ocorre duas vezes por ano e reúne representantes dos Organismos de Certificação Militar do Brasil e da Suécia para discutir questões relacionadas à certificação conjunta do Projeto F-39 Gripen.

O Projeto Gripen está sendo certificado de forma colaborativa, com a Autoridade Sueca de Aviação Militar (SE-MAA) como a autoridade primária e o IFI como a autoridade local. As reuniões da JCT contam com a participação das diretorias dos dois órgãos de certificação, equipes de coordenação do projeto e representantes da empresa sueca SAAB, que é convidada a participar dos encontros. Esses encontros são fundamentais para o acompanhamento das atividades acordadas e o planejamento das próximas etapas do projeto.

O IFI foi representado pelo Diretor do Instituto, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, pelo Assessor Técnico, Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basilio, além de técnicos e engenheiros das Divisões de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG).

“Durante os encontros, discutimos questões essenciais para o andamento do processo de certificação conjunta do Gripen. Nesta última reunião, abordamos temas como a certificação das novas configurações da aeronave e suas capacidades, a produção de aeronaves no Brasil em parceria com a Embraer e a aeronavegabilidade contínua do projeto, incluindo a gestão de dificuldades em serviço e a aprovação de modificações corretivas. As discussões são intensas e os resultados agilizam significativamente a condução do processo de certificação, antecipando o planejamento das etapas futuras”, destacou o Chefe da Assessoria Técnica do IFI, Tenente-Coronel Aviador Basilio.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunes-Neto

Essa foto com o reflexo na água da chuva ficou muito linda, ficaria mais, se não estivesse com as “capas de proteção”.

Bueno

OFF TOPIC DIA DO AVIADOR !

Super tucano com pintura comemorativa!

https://www.youtube.com/watch?v=XggBkEFre0Y&ab_channel=For%C3%A7aA%C3%A9reaBrasileira

Santamariense

Ficou bonito o A-29!!! Pintura da 2ª GM combinou com o ST! E levaram o P-47 do MUSAL para Brasília! Tira as asas e coloca num KC-390 e pronto. Ficou bonita a cerimônia. Algo simples, mas que ficou bonito e representativo. Poderiam fazer mais esse tipo de ações.

Desculpem pelo off topic, editores.

Last edited 29 dias atrás by Santamariense
Bueno

sim!
pena que tivemos o sinistro um dia antes , graças a Deus que o Piloto esta salvo!

J R

só essa pintura já era motivo para matéria nos portais de defesa, ficou muito bom, quando pintam algum avião na RAF ou USAF com motivos da 2ª GM saem em todos os portais.

Last edited 29 dias atrás by J R
Bueno

sim , mas deve sair , aprestaram hoje

Leandro Costa

Bonito demais apesar de a pintura estar clara demais. Candidato à meu novo papel de parede. E legal estar com as marcações do Brig. Fortunato a quem tive a honra de conhecer e interagir brevemente. Figurassa e muito gente boa!

Só fiquei surpreso de terem levado o B4 até Brasília para a cerimônia e terem taxiado com ele. De acordo com portaria da FAB, ele não voa. Normalmente no MUSAL só giram o motor, mas não taxiam mais.

Espero que ele retorne logo. É o meu atual papel de parede, inclusive.

Tomcat4,6

Ficou lindo com esta pintura viu, sensacional !!!

EduardoSP

Off topic.

FAA divulga criação da primeira nova categoria de aeronave civil desde a década de 40.
Vai balizar a homologação e o treinamento de tripulações dos novos e-vtol.

https://www.aerotime.aero/articles/faa-powered-lift-aircraft-final-rule-evtol-air-taxis

Tomcat

Vocês repararam que tem um par de IRIS-T (acho que é ele) e um par de mísseis Meteor nesse avião? Já temos os dois armamentos?

Leandro Costa

Procure por ‘teste Gripen Belém’ no campo de busca.

Bitten

Não é pergunta retórica, é pergunta mesmo: o Gripen é uma aeronave atualizada, capaz e relativamente barata. Por que, então, a FAB não adquire pelo mns outros lotes de 36 unidades, q poderiam ser montadas aqui? Afinal, o país tem ou não tem projeto de defesa aérea para o médio prazo?

Leandro Costa

Grana.