Caça F-5 da FAB cai em Natal (RN) durante treinamento para o exercício Cruzex
Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu logo após decolar da Base Aérea de Natal, no início da tarde desta terça-feira (22), em Natal, Rio Grande do Norte.
O caça serial 4866 pertencia ao 1º/1º Grupo de Caça e estava participando dos preparativos do Exercício CRUZEX 2024, que tem início previsto para o próximo dia 3 de novembro.
De acordo com relatos de testemunhas, foi possível avistar um paraquedas, indicando que o piloto conseguiu se ejetar da aeronave antes da queda. As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde do piloto ou as possíveis causas do acidente. Mais informações serão divulgadas em breve.
Droga. Espero que o piloto esteja bem.
Capitão ejetou, está bem 🙏🏻
Quem consegue negativar essa notícia?
Obrigado pela info, Carl.
Difícil entender.
Tem um ser aqui, que negativa todas as postagens.
pensei a mesma coisa na hora que vi as maozinhas negativas..tá louco…gente doente
Gente doente.
Por nada!
Fogo no motor, ejeção bem sucedida, alerta SAR atendeu rápido, apenas ferimento leve no ombro, td bem!
robô. tem robô programado para negativar
Pelo vídeo, o avião sugou fogos de artifício…. brinks….
Imagino que deve ter sido algo bem serio… Em teoria, bastaria ele desligar um motor, e pousar com o outro !
Não é bem assim. Nem todas aeronaves bi ou multimotores tem essa capacidade.
Grato pela informação, amigo !
O Sêneca que o diga.
Mais um sinal de que o F-5 já deu o que tinha que dar. Encosta tudo, pega o dinheiro que normalmente é gasto com a manutenção e compra 24 Gripen C/D, que chegariam rapidinho, nos próximos meses. Quanto mais se posterga, pior fica a situação.
Ainda em tempo, espero que o piloto passe bem!
Só discordo do número e nos próximos meses.
Comprar e a entrega? Em tempos de guerra na Europa é difícil dizer.
A Suécia teria informado que disponibilizaria o que o Brasil quisesse.
Sejamos sinceros, a Rússia não vai invadir a OTAN e a OTAN não vai fazer mais do que já está fazendo pela Ucrânia.
24 Gripens C/D a menos na força aérea sueca significariam em média 24 Gripens E a mais. Nisso sim eles têm interesse
Se estiverem disponíveis é viável para substituir os AMX e alguns F5 e como ambos estão em fim de ciclo de vida é necessário um estepe de curto prazo e negociar o segundo lote dos Gripen E e uma rápidez na entrega desse priemeiro lote com a SAAB.
Olá Jadsob, Avião novo e moderno também cai.
De vez em quando tem notícia de algum F-35 caindo.
É… Mas o F-35 ja possui mais de 1000 unidades fabricadas !
Então… apenas eventos distribuídos aleatoriamente pelo conjunto são proporcionais ai seu tamanho.
No caso do F5 ou do F35, os acidentes (em sua maioria) são identificados. Pode ser fadiga do material, erros de manutenção, erros de operação ou (agora sim) eventos aleatórios como ingestão de pássaros
A frota poderia ser 10 mil… nem por isso significaria proporcionalmente mais acidentes…. este é um erro comum de análise estatística.
Cai, mas cai menos e por motivos diferentes.
Avião novo tbm cai, mas avião novo cumpre melhor a missão, com mais segurança e é mais barato manter.
Se é para arriscar a vida fazendo algo do tipo, que pelo menos seja numa aeronave capaz, que você sabe que cumprirá a missão. Afinal, alguém aqui acredita que esses F-5 conseguiriam sobreviver a um dogfighter ou uma interceptação puxando 5/6G sem desmontar no ar ou no mínimo não conseguir mais decolar depois de pousar?
Ora… é o que estou dizendo…. o fato de um avião de caça se acidentar nada tem a ver com a sua capacidade de cumprir uma missão ou com o custo de operação. Aliás, no caso dos acidentes com F5 da FAB, acredito que nenhum deles teve a mesma causa. Isso indicaria uma incompetência da FAB em aprimorar seus procedimentos de voo, de manutenção, operação e treinamento dos pilotos. Este F5 não estava em uma operação de combate nem foi derrubado por ação de defesa antiaérea ou abatido por um míssil ar-ar. Ele teve um problema que precisa ser investigado.… Read more »
Eu acredito porque tem uma tal de manutenção que mantém o avião em condições de fazer isso. Absurdo o que postou: ¨desmontar no ar por puxar 5/6G¨. É muito desconhecimento.
Pode ser muito desconhecimento mesmo. Afinal, eu não sou militar ou engenheiro aeronáutico e não posso discutir com o senhor. No entanto, se eu não estiver doido e imaginando coisas, certa vez uma notícia aqui ou em outro lugar de que parte da frota de F-5 estaria limitada a determinada quantidade de G para evitar a fadiga, dado que já são aeronaves com células em final de vida.
Sim, mas em quais condições né? O F-5 deve voar sempre em um pacote muito controlado devido a idade, quando é posto a prova como nesse exercício, e olha que é um preparativo pra ele, o avião não aguenta o esforço, a verdade é que essas estruturas já estão com a validade vencida, tirando o irã que é um país párea ninguém mantém mais esses aviões na primeira linha.
Vide o growler perdido essa semana.
Concordo,esses F 5 são sucatinhas há anos….. já matou dois pilotos também em treinamento,não foi em combate real não…. também a Marinha andou comprando umas sucatas,porta aviões que estão nas profundezas do Atlântico…..
Os F-16, F-15, F-18, A-10, F-22, Rafales, Typhons etc. também já mataram muitos pilotos. Aliás, um EA-18 Growler matou dois há poucos dias atras.
Foram duas oficiais que faleceram no Growler.
O Growler devia ser velho…
Pois é, os Growler são dos mais novos. Pessoal esquece que voar oferece um certo riso e o voo militar um risco maior.
Colisão com o monte Rainier, WA. RIP
Calma, emocionados. Não apressem as coisas. Por exemplo a frota dos eua é muito mais velha e vai continuar voando por muito tempo. Já há aeronaves com seus 50 anos previstos para voarem até os 70, 80, 90 e até mais. O F-117 que foi aposentado continua operando. O b2 quase quarentão ainda vai voar com o dobro da idade. Volta e meia, f35, f16, f18 vem caindo e nada de se criar esse estado de ânimos exaltados. O F-5 vai continuar voando por longos anos. Isso foi um caso pontual. Idade de avião não derruba avião. Repitam comigo…Eu sei… Read more »
O mais assombroso nesse país é vaso sanitário sair correndo…
Concordo sobre o F-5, esses aviões não deveriam ter passado dos anos 2000, é uma irresponsabilidade dos governantes da época, primeiro do FHC que covardemente ficou enrolando o FX-1 durante todo o mandato e depois o Lula que cancelou ele e começou outro que também enrolaram por mais de 10 anos.
Grato pela publicação.
A ocorrencia se deu ha poucos minutos atras.
Esperamos que o piloto esteja bem
Praticamente “caindo” aos pedaços..passou da hora de trocar tudo já…ehhh Brasillllll
Tinha que deixar todos esses F-5 no chão a partir de hoje.
É um perigo pro piloto e pra quem está embaixo.
Geralmente o órgão responsável pela investigação irá colocar os F-5 em baixa até saberem de fato os motivos.
Conheço uma viúva de um piloto que morreu num treinamento desses,e foi há anos atrás, nos anos 80…. já era sucata naquela época….
Na década de 80 tinha cerca de dez anos de uso…
Principalmente para quem está embaixo.
F5 na cruzes caindo aos pedaços, fala sério.
Com 5 Gripens lá. Sendo a FAB, usava só eles e os AMX
Rpz, a situação do AMX é também preocupante
Quantos pilotos temos com treinamento completo no F-39?
O avião é bom. Cai F-35, Rafale, F-16, Sukhoi.
é bom mas é velho, muito velho.
O que era pouco, ficou menos ainda.
No mais, essas aeronaves já tem mais de quarenta anos e não se vê qualquer medida para maiores aquisições além dos 36 já contratados. Com as baixas dos AMX, vamos suprir a FAB com ST e A330 novo e, quem sabe, um lote de aeronaves novas para o GTE.
A enrolação em adquirir um aditivo de 12 unidades se deve a pressão para Suécia comprar o KC-390, eu tenho certeza disso.
O aditivo vem depois do pagamento das unidades acordadas: 36.
Quantos anos têm os B-52 e Tu-95? E os F-4 e MiG- 21?
e nenhum desses chegou aos países destino vindo de esquadrões agressores que espremeram as células até o osso antes de mandarem embora.
Pela imagem, parece apagamento do motor, falha. Talvez problemas de pressão. Mas só estou especulando…
Arriscaria dizer que o piloto poderia ter ejetado bem antes, mas preferiu guiar o avião pra uma área menos habitada…
Eu também acho a mesma coisa, em que pese a obsolescência das nossas aeronaves, os pilotos brasileiros são excepcionais, os caras são realmente fora da curva, eu imagino um cara desses tendo acesso a um F-15, não sobrava pra mais ninguém.
incrivel mesmo Mestre Jose Gregorio, temos ate o momento 11 dislikes de seu comentario….devem ser 11 sabotadores dos esforcos do Brasil….. por isto ando perdendo a paciencia…..so tem detrator do bairro….
seriedade e compromisso passa longe destes ai…..
Já tem um tempinho que os MAV pegaram gosto aqui pela trilogia. De umas semanas pra cá está mais intenso
Pelas imagens…… a princípio, grande chance de uma ave ter sido sugado pelo motor.
Mas e o outro motor? Não seria suficiente para pousar em segurança?
Não são todas as aeronaves que conseguem subir com apenas um motor. Se estivesse em altitude, poderia manobrar e pousar monomotor sem problemas.
Sem falar que aparentemente, pelas imagens, houve incêndio, o que já é motivo de sobra para ejetar, principalmente tendo a possibilidade de conduzir a aeronave para local que não causaria baixas no solo, o que não ocorreria em caso de tentativa de retorno e queda em área habitada próximo à base.
Concordo totalmente. A decolagem é o momento mais crítico em relação a essa possível colisão com uma ave. Nos videos aparentemente foi uma unca turbina afetada, mas destroços causados pelo acidente podem ter atingido a outra turbina.
Assim, embora os vetustos F5 estejam realmente necessitando uma justa e merecida aposentadoria, aparentemente o acidente não teria sido motivado por falha mecânica ou outra origem similar. Esperamos que o piloto esteja são e sem graves ferimentos!
ejetou ? ou não?
Sim. Só não acionou a sirene.
O piloto está bem e é o que importa!
Espero que isso sensibilize o presidente do Brasil e que no lugar do A330 e das outras aeronaves de transporte VIP que ele disse em entrevista querer comprar, que adquira outro lote de Gripens, não somente pela questão da soberania, mas também pela segurança de nossos pilotos.
Amém, caro 737.
Hehehehe…tu tá brincando, né?
Ei! Sonhar não custa nada. Deixa a gente, irmão heheheheeh
Toda noite para dormir, depois das minhas orações ao Monstro de Espagueti voador eu conto Gripens cruzando a cabeceira da pista. Todos com as cores e matrículas da FAB. São Longuinho vai permitir que a FAB compre exatamente o número máximo que eu contar antes de pegar no sono.
Atualmente a contagem está em 450,5 Gripens. Vai chegar! Confia!
Hehehehehe…boa!
O 0,5 seria o que? Um Saab 340?
Só cheguei nas entradas de ar antes de pegar no sono. Faz parte!
hehehehe… boa.
Concordo plenamente, não precisa de avião, se está caindo no banho imagina ter que ficar subindo e descendo escada de avião, muito perigoso, pro João Bidê deu problema uma vez, mais seguro mesmo ficar em casa fazendo reunião por videoconferência.
O nosso Pres. Rep. Tá senil e igualzinho ao Joe Biden !!!
só que o Biden cai da escada da anv Presidencial, o nosso cai de banquinho de prástico tomando banho no palácio 😏🤔🤣
Apenas apresente um fato concreto que comprove a senilidade do presidente! Pois sua aversão patológica por ele já está comprovada.
Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!
2!!!!! e mais alguns milhões !!!
Idem!
Apagaram o comentário do Rinaldo. Meu “idem” foi ao que ele escreveu e não ao comentário do Alexandre.
Estava é banhado de cachaça, sábado a noite? Certeza!
De certo atacou a labirintite dele 🤣
E laia !!! 51 maldita 😏🤣
Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!
Um motivo a mais para não ficar voando pelo mundo, fica em casa de boa tomando a pinga dele. Vai que viaje para Rússia e só ache vodka para vender, aqui tem cachaça a vontade.
Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!
E no que a compra de mais um ou dois a330 atrapalharia a compra de um lote de Gripens? A discrepância entre os valores é absurda. Existem a330 usados sobrando por aí que podem ser adquiridos por uma pechincha, como foi o caso dos que já adquirimos, e precisamos dessas aeronaves, sejam elas utilizadas como transporte vip ou não. Fato é que 2 a330 para um país do tamanho do Brasil, que se localiza na periferia no mundo, longe de tudo, é pouco. Agora, se a FAB e o GOV quiserem mesmo melhorar a situação da aviação de caça, que… Read more »
Quem te disse que 24 Gripens C/D chegariam aqui em poucos meses? A SAAB? Ministério da Fazenda? FAB?
Pois é…eu ia escrever a mesma coisa que tu…mas, me deu uma preguiça…é sempre a mesma ladainha…
E 7 imbecis dão deslike.
Oito de acordo com a última contagem 🤣
Isso só reforça o que a gente fala…hehehe
Certamente chegariam mais rápido que um novo lote de Gripens E, que ainda seriam fabricados ao final do pote atual, e eu aposto que até antes do último do lote atual chegar.
Ninguém é recusa me dar essa certeza. É um chute baseado em lógica. E eu não disse a quantidade de meses. 11 meses são pouco o suficiente para que eu não seja obrigado a dizer 1 ano e ao elmo tempo, razoável para dizer que daria para receber 24 aeronaves da Suécia, que provavelmente adoraria substituí-los por Gripens E
Chegam devagar de acordo com o cronograma de pagamentos, mete a mão no Pix e paga a vista para ver se não aparecem “voando” por aqui!
Então compra logo 50 F-16 estocados no deserto, passa um aspirador no interior e um pretinho nos pneus e vamos à luta!
Essa idéia de gastar dinheiro com outros aviões que não Gripen E/F não fazem o menor sentido. Já tá difícil pagar esse primeiro lote, imagine dividir esforços com uma aeronave tampão.
Mesmo com toda manutenção periódica, trata-se de um vetor dos anos 70!!!! O Brasil precisa parar de brincar, para de fingir que tem força aérea, para TER de fato aeronaves modernas e que cumpram sua missão com eficiência e SEGURANÇA para os pilotos.
Enquanto isso torramos BILHÕES do orçamento de Defesa com regalias para generais, almirantes e brigadeiros terem uma vida nababesca com suas famílias….
Nossa! Os oficiais generais moram no Taj Mahal e todos têm Rolls & Royce Phantom. Reveillon na Times Square todo ano, e verão nas Maldivas. Só comem lagosta com Romané Conti. Vez ou outra um Pêra Manca.
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
TENHA BOAS MANEIRAS OU ACABARÁ BLOQUEADO.
Já tem quarenta gripens encomendados,porém estão sendo entregues a conta gotas e em ritmo demorado e ai é cobrar agilidade na entrega para negociar e efetuar o segundo lote.
Estão sendo entregues, pelo que entendi em uma outra reportagem, de acordo com o pagamento efetuado pelo Brasil para o banco financiador.
Não são 40, são 36. Que vão ser todos entregues sabe-se lá quando.
Falando nisso !!!
Boa noite a todos antes de mais nada.
Não foi feito um adicional de mais 4 Gripens nesse lote ?!🤔
O governo anterior aprovou a negociação e contratação desses 4 exemplares adicionais, mas isso não foi para frente. Contratados, de fato, são os 36 iniciais e nada mais.
Esses F-5 deveriam ter sido substituidos ainda nos 90, talves pelos Mirage F-1 (mais baratos), ou se sobrasse uma grana pelos 2000 ou F-16 (mix novos e usados), mas não deveriam estar voando mais.
Me aposentem, por favor!!!
E o pior é que devem ter uns 24 de vc operacionais ainda, tenho dó dos pilotos e familiares, pelo menos vc já deu entrada na aposentadoria, os gripes estão chegando rsss.
Aos trancos e barrancos estão sendo entregues,mas devemos cobrar uma agilidade na entrega deles para negociar o segundo lote.
Pane elétrica. Que o piloto esteja bem!
É mesmo? Pensei que fosse fogo no motor…
Olha nosso poder de dissuasão aéreo, sucatas!!! Precisamos urgente de reposição dos caças, ideal seria investir no projeto Gripen, aumentar linha de produção, fazer aditivos ou novas encomendas. O Gripen é ótimo, boa manobralidade, March 2, adaptado para os potentes mísseis Meteor, custo hora/ voo econômico, superior aos F16 em vários testes, capacidade de serem produzidos e manutenção nacional, mas se por causa de política externa do presidente atual tendenciosa e anti americana, pressão dos EUA 🇺🇸 barrarem ou falta de política fiscal que permita priorizar este projeto de bilhões a manter linha de produção, novos contratos a saída será… Read more »
Tava demorando alguém falar do F-16…
Felizmente ninguém sofreu nenhum dano fatal.
Aguardemos a pericia
É isso q vai acontecer diariamente se comprarmos F-16 usados
Com sorte seriam Gripens C/D
Sorte seria um segundo lote de E/F…
Como já disseram, avião novo também cai, até porque vários fatores podem ter causado a queda, até mesmo erro humano, isso só a investigação da FAB irá dizer.
Cara, e eu sonhei de ontem para hoje um avião caindo nesse exercício e moro bem perto! Sendo que sonho era o f-15!
Na Red Flag 2008 um F-15 do Agressors partiu a fuselagem no meio! O cmt do Esquadrão faleceu, e o piloto da RAF que estava ¨de saco¨ ejetou com sucesso. Não é só aqui que cai avião.
Já é um caça que cobra o peso da idade.
Veja toda tecnologia envolvida e sensores presentes no Gripen e compare com o F5 (mesmo que modernizado ao máximo).
Fato é que cada vez se faz importante pensar em segundo lote de Gripen e agilizar o processo de entrada dos 36 e a aquisição de um segundo lote, invés de ficar postergando e discutindo avião VVIP para fazer turismo por aí com asseclas e amasiada…
Em tempo, espero que o piloto de fato esteja bem.
Primeiramente, o piloto ejetou e o avião não matou ninguém, excelente.
Em segundo lugar…PQP o F5 já deu o que tinha que dar, chega. E não me venham com “a FAB dá a manutenção correta e responsavel”…tudo tem um limite, e 50 anos de uso é um.
Eu aproveitaria esse acidente pra meter goela abaixo do Congresso o adicional de 14 Gripen E, e os 24 Gripen CD de segunda mão(mas 25 anos mais novos que o F5). Agora….já.
14 Gripen E e 24 Gripen C/D de uma só vez não rola. Ou um, ou outro. E eu apostaria (e até torço) que venham 24 C/D, que fariam mais diferença pela quantidade e provavelmente seriam muito mais baratos que os 14 E e chegariam rapidinho, algo crucial no momento.
Gripen E é ficaria para depois, quando as condições financeiras estiverem melhores (se é que um dia elas melhorarão)
Dr. Enéas já dizia que dinheiro tem, é só gastar de forma correta. Agora, criando um monte de ministérios, viajando e se hospedando em hotéis caríssimos com vários acompanhantes fica difícil. Sem falar do sofá e cama…
Que precisa aposentar os F-5 todo mundo concorda, agora achar que essa queda foi por que a aeronave é muito antiga, é leviano.
Elas passam por muita manutenção, e seguem voando com segurança. Não fosse assim, estariam aterradas.
Apenas não são mais adequadas pro cenário atual, com Mig-30 e F-16 voando nos vizinhos.
Mas se o MiG-30 for parente do MiG-28 aí tudo é possível, e sou mais nossos F-5M mesmo.
Mas de resto, é isso aí.
Eu tenho um palpite que o F-5M dá um pau no Mig-28
O MiG-30 é uma evolução do MiG-28 com as lições aprendidas em escaramuças secretas contra os Tomcats no Oceano Índico nos anos 80.
SU-30….
Acho que ninguém está dizendo que a aeronave caiu porque é velha (embora ela seja tão velha que uma afirmação do tipo não seja assim absurda). A questão é que elas já estão no limite da fadiga de materiais, com as manutenções sendo cada vez mais complicadas e demoradas. Logo, é prudente afirmar sim que a FAB deveria substituir as aeronaves com mais urgência, sendo a segurança um dos critérios para isso. Por favor, quem aqui acha que essas aeronaves teriam condições de participar de um dogfighter ou até mesmo uma interceptação, puxando 5/6G pra mais? Porque eu imagino essas… Read more »
“estão no limite da fadiga de materiais, ou seja = Velha
Caraca mig30 ? Novo avião?
que chato!!
Que o piloto esteja bem “=!
Se for o FAB4866 mais de 7 mil Horas de Voo com 51 anos
https://www.aereo.jor.br/2023/04/30/o-plano-de-desativacao-dos-cacas-northrop-f-5-da-forca-aerea-brasileira/
Bueno, só um comentário. Esse quantitativo de horas refere-se ao total de horas voadas pela aeronave desde que saiu da fábrica. Entre 1990 e 1991, o PAMASP trocou as longarinas principais da fuselagem e das asas dos 26 exemplares recebidos usados dos EUA (entre eles o 4866, que foi o acidentado agora). Depois dessa troca das longarinas, eu não sei quantas horas ele voou.
sim, mas a FAB coloca na sua tabela estas horas totais .. porque eu não sei te dizer.
Trocaram o motor tmb?
Segue Lik do doc em PDF
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/Busca/Download?codigoArquivo=33494
Sim, coloca as horas totais. Os motores dos F-5 são os mesmos desde o recebimento, quando vieram todos aqueles instalados nas aeronaves e outros sobressalentes. Quando foi adquirido o segundo lote, acredito que não vieram motores extras. No terceiro lote, ex-Jordânia, não sei se vieram motores extras, mas acredito que sim. Todos esses motores já passaram por inúmeros overhauls e pelo que se observa, operam normalmente, com sobressalentes ainda disponíveis no mercado internacional.
Primeiro: Aparentemente, o piloto está bem. Ótimo. Segundo: Uma célula a menos, nos já poucos F-5M. Terceiro: Se fosse um Gripen a cair (e poderia ser, pois tudo que voa, pode cair) qual seria o comentário dos que dizem que o F-5 está caindo aos pedaços? Entendam que, se essas aeronaves fossem perigosas às tripulações, estariam no chão e não operando. Quarto: Das 49 aeronaves F-5 modernizadas (43 EM e 6 FM), entregues entre 2005 e 2020, foram perdidas: 2 FM por queda (1 deles por não funcionamento do trem de pouso durante aterrissagem na BASC, com os pilotos se… Read more »
Alguns ventilaram bird strike ê acho hem provável. Mas só saberemos mesmo com as conclusões da investigação.
Como você disse, se as aeronaves não estivessem aptas, estariam no chão.
Da mesma forma que cultuamos os pilotos da FAB por tirarem leite de pedra, o pessoal da manutenção está no mesmo nível. Não iriam liberar aeronave para vôo se houvesse perigo aparente.
E o PAMASP conhece TUDO de F-5. Inclusive, fabricam novas longarinas para as asas, aumentando a vida em fadiga.
Foi o PAMA-SP que fez o levantamento aeroelástico nos F-5 (mediante recusa da Northrop) para integração de armamento?
Exato.
Perfeito, Leandro. É isso mesmo. Concordo com tudo que tu escreveu.
Está incluso o que caiu no voo de translado quando recebido ?
Foi recebido a menos de 19 anos atrás?
Ele não está falando de todos os F-5.
Pode ser. Não sei. Não sou da DIRMAB.
Acho que você está confundindo com o F-5E do primeiro lote, que caiu na última etapa do voo de translado dos EUA para o Brasil, entre Anápolis e o Galeão, em junho de 1975. Mas, eu me referi apenas ao período de operação das aeronaves modernizadas, cujas primeiras unidades foram entregues após modernização em 2005.
O importante que é que o piloto esta bem.
Manpad
O piloto se salvou e é o que importa. O caça se repõe. E se não puder ser reposto, paciência. Isso só mostra que o F-5 já deu o que tinha que dar. Prestou um excelente serviço, mas tudo tem o seu fim. A FAB precisa sim de um 2º vetor mais barato. Um caça na faixa de 20 a 40 milhões de dólares. Algo como um treinador que possa ser usado como vetor de combate como o FA-50 ou JL-9, como exemplos. É impossível para uma força aérea que sempre está com a corda no pescoço pensar em ter… Read more »
FA-50 é interessante.
https://youtu.be/Ri8J8N2IzIw?feature=shared
Caça bom e barato. Faria perfeitamente a função do A-1 e F-5.
Espero que se a FAB for optar por algo assim, que seja por ele e não o Tejas.
“Algo como um treinador que possa ser usado como vetor de combate como o FA-50 ou JL-9, como exemplos.”
Como o próprio F-5/T-38 é exemplo.
Exato.
Bom, barato e cumpre missão.
JF-17 Block 3 é a solução…nenhuma peça ocidental para ser embargada pelos EUA
Sim, mas também 100% de peças orientais para serem embargadas pela China.
Embargo por embargo prefiro um suposto chinês que o já comprovado norte americano.
Acho que está na hora de olhar por cima do muro e ver que a grama do vizinho também é verde.
Embargo por embargo, eu prefiro embargo nenhum e o máximo de tecnologia embarcada Brasileira em qualquer vetor.
Muito pelo contrário, China estaria feliz em fornecer este caça, afinal é produzido lá também, além do Paquistão.
Eu também queria esse aí na FAB. Caça que tá na casa dos 25 milhões de dólares.
Usado pelo Paquistão. Já está com tecnologia bem amadurecida. Os Block 3 já estão aí. Em breve terão um novo motor.
Aeronave promissora e pau pra toda hora.
Eu iria de J10C, esse JF é fraquinho demais
Boa opção também, mas o JF-17 custa metade de um J10C, e não é muito menos capaz. Enfim, Egito desistiu de F-16 em prol dos J10C…algum motivo tem. Podiam vir os dois e entrarmos na lista para receber e/ou produzir em conjunto o J-31 de 5G no futuro, caso p programa Fx-2 naufrague.
Idéia de louco adquirir um caça, de linha logística inteiramente diferente, e de porte igual ou inferior ao Gripen, sem qualquer participação da indústria nacional.
J-10 seria top.
A quem se apresse como multidao as bruxas, o melhor ‘eh espera a analise…pode ser falha de manutencao, idade ou FOD ou ingestao de aves….alheio a idade do aviao e sujeito a quem voa….e muito….
Ao que parece, o motor teria pegado fogo….as imagens dao esta sensacao, pois nao parece ser o PC tentando compensar….parece uma chama…
O que importa é que ninguém se feriu o piloto graças a Deus está bem,porém isso só mostra que a FAB deve precisar a saab a agilizar a entrega dos quarenta Gripens e o governo pagar as aquisições e se necessário ir atrás de um segundo caça como tampão.
Não são 40 Gripen!!!
Martin Baker 7783 vidas salvas
Isso só mostra o quanto nossa defesa precisa ser renovada,
isso acontece quando se tem um “carro” já bastante velho…
Graças que o piloto está bem!
isso poderia cancelar ou limitar a Cruzex? Tipo, causar aterramento do F-5?
Acidente acontece.
Ainda mais mas condições extremas de operação de uma aeronave de combate.
Mas por ser o ” museu voador ” tome sensacionalismo.
Foi o destaque de hoje no Brasil urgente.
O assento ejetável é Martin Baker? A empresa costuma postar no seu perfil do Twitter. O último foi de um Mirage 2000 de Taiwan em 11 de setembro de 2024.
7730 vidas salvas com o Mirage 2000. Vai pra 7731 com o F-5 da FAB.
Sim, é.
Sim, é o Martin-Baker BR10LF.
Saiu
https://x.com/MB_EjectEject/status/1849062149550637148?t=nbcJvXcsVkRWphCyodFmmg&s=09
O F-5 está no final da sua carreira. Agora tem que economizar as células para sobrar algumas para serem colocadas em frente as Bases Aéreas pelo Brasil. A solução é agilizar a aquisição de mais um lote de F-39 Gripen e encurtar o cronograma de entregas desses aviões fabricados na Embraer…
Tem que aposentar esses F5 e AMX ja deram tudo que poderiam dar, eu usaria os recursos de manutenção destes caças pra adiantar os parcelamentos referentes aos 36 gripens, ao invés de comprar versões C ou D ou caça leve da Leonardo.
Esse dinheiro tem outra rubrica. Não pode ser utilizado para esse fim. Falta conhecimento de administração pública.