Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu logo após decolar da Base Aérea de Natal, no início da tarde desta terça-feira (22), em Natal, Rio Grande do Norte.

O caça serial 4866 pertencia ao 1º/1º Grupo de Caça e estava participando dos preparativos do Exercício CRUZEX 2024, que tem início previsto para o próximo dia 3 de novembro.

De acordo com relatos de testemunhas, foi possível avistar um paraquedas, indicando que o piloto conseguiu se ejetar da aeronave antes da queda. As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde do piloto ou as possíveis causas do acidente. Mais informações serão divulgadas em breve.

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Leandro Costa

Droga. Espero que o piloto esteja bem.

Carl

Capitão ejetou, está bem 🙏🏻

Leandro Costa

Quem consegue negativar essa notícia?

Obrigado pela info, Carl.

Pragmatismo

Difícil entender.

Saldanha da Gama

Tem um ser aqui, que negativa todas as postagens.

Last edited 4 horas atrás by Saldanha da Gama
leandro

pensei a mesma coisa na hora que vi as maozinhas negativas..tá louco…gente doente

Rinaldo Nery

Gente doente.

Carl

Por nada!
Fogo no motor, ejeção bem sucedida, alerta SAR atendeu rápido, apenas ferimento leve no ombro, td bem!

Rafael Coimbra

Pelo vídeo, o avião sugou fogos de artifício…. brinks….

Chris

Imagino que deve ter sido algo bem serio… Em teoria, bastaria ele desligar um motor, e pousar com o outro !

Santamariense

Não é bem assim. Nem todas aeronaves bi ou multimotores tem essa capacidade.

Chris

Grato pela informação, amigo !

Kleber Peters

O Sêneca que o diga.

Jadson S. Cabral

Mais um sinal de que o F-5 já deu o que tinha que dar. Encosta tudo, pega o dinheiro que normalmente é gasto com a manutenção e compra 24 Gripen C/D, que chegariam rapidinho, nos próximos meses. Quanto mais se posterga, pior fica a situação.
Ainda em tempo, espero que o piloto passe bem!

Pragmatismo

Só discordo do número e nos próximos meses.

Renan

Comprar e a entrega? Em tempos de guerra na Europa é difícil dizer.

Jadson S. Cabral

A Suécia teria informado que disponibilizaria o que o Brasil quisesse.
Sejamos sinceros, a Rússia não vai invadir a OTAN e a OTAN não vai fazer mais do que já está fazendo pela Ucrânia.
24 Gripens C/D a menos na força aérea sueca significariam em média 24 Gripens E a mais. Nisso sim eles têm interesse

Camargoer.

Olá Jadsob, Avião novo e moderno também cai.

Allan Lemos

De vez em quando tem notícia de algum F-35 caindo.

Chris

É… Mas o F-35 ja possui mais de 1000 unidades fabricadas !

Camargoer.

Então… apenas eventos distribuídos aleatoriamente pelo conjunto são proporcionais ai seu tamanho.

No caso do F5 ou do F35, os acidentes (em sua maioria) são identificados. Pode ser fadiga do material, erros de manutenção, erros de operação ou (agora sim) eventos aleatórios como ingestão de pássaros

A frota poderia ser 10 mil… nem por isso significaria proporcionalmente mais acidentes…. este é um erro comum de análise estatística.

Jadson S. Cabral

Cai, mas cai menos e por motivos diferentes.
Avião novo tbm cai, mas avião novo cumpre melhor a missão, com mais segurança e é mais barato manter.

Se é para arriscar a vida fazendo algo do tipo, que pelo menos seja numa aeronave capaz, que você sabe que cumprirá a missão. Afinal, alguém aqui acredita que esses F-5 conseguiriam sobreviver a um dogfighter ou uma interceptação puxando 5/6G sem desmontar no ar ou no mínimo não conseguir mais decolar depois de pousar?

Camargoer.

Ora… é o que estou dizendo…. o fato de um avião de caça se acidentar nada tem a ver com a sua capacidade de cumprir uma missão ou com o custo de operação. Aliás, no caso dos acidentes com F5 da FAB, acredito que nenhum deles teve a mesma causa. Isso indicaria uma incompetência da FAB em aprimorar seus procedimentos de voo, de manutenção, operação e treinamento dos pilotos. Este F5 não estava em uma operação de combate nem foi derrubado por ação de defesa antiaérea ou abatido por um míssil ar-ar. Ele teve um problema que precisa ser investigado.… Read more »

Rinaldo Nery

Eu acredito porque tem uma tal de manutenção que mantém o avião em condições de fazer isso. Absurdo o que postou: ¨desmontar no ar por puxar 5/6G¨. É muito desconhecimento.

Roberto

Concordo,esses F 5 são sucatinhas há anos….. já matou dois pilotos também em treinamento,não foi em combate real não…. também a Marinha andou comprando umas sucatas,porta aviões que estão nas profundezas do Atlântico…..

Rinaldo Nery

Os F-16, F-15, F-18, A-10, F-22, Rafales, Typhons etc. também já mataram muitos pilotos. Aliás, um EA-18 Growler matou dois há poucos dias atras.

carvalho2008

Grato pela publicação.

A ocorrencia se deu ha poucos minutos atras.

Esperamos que o piloto esteja bem

Wagner Figueiredo

Praticamente “caindo” aos pedaços..passou da hora de trocar tudo já…ehhh Brasillllll

Matheus R

Tinha que deixar todos esses F-5 no chão a partir de hoje.
É um perigo pro piloto e pra quem está embaixo.

Last edited 5 horas atrás by Matheus R
Ivo Marques

Geralmente o órgão responsável pela investigação irá colocar os F-5 em baixa até saberem de fato os motivos.

Roberto

Conheço uma viúva de um piloto que morreu num treinamento desses,e foi há anos atrás, nos anos 80…. já era sucata naquela época….

Charle

Principalmente para quem está embaixo.

Nilo

F5 na cruzes caindo aos pedaços, fala sério.

Jadson S. Cabral

Com 5 Gripens lá. Sendo a FAB, usava só eles e os AMX

Heinz

Rpz, a situação do AMX é também preocupante

Argos

Quantos pilotos temos com treinamento completo no F-39?

Underground

O que era pouco, ficou menos ainda.
No mais, essas aeronaves já tem mais de quarenta anos e não se vê qualquer medida para maiores aquisições além dos 36 já contratados. Com as baixas dos AMX, vamos suprir a FAB com ST e A330 novo e, quem sabe, um lote de aeronaves novas para o GTE.

Felipe

A enrolação em adquirir um aditivo de 12 unidades se deve a pressão para Suécia comprar o KC-390, eu tenho certeza disso.

Argos

Quantos anos têm os B-52 e Tu-95? E os F-4?

BraZil

Pela imagem, parece apagamento do motor, falha. Talvez problemas de pressão. Mas só estou especulando…

André Macedo

Arriscaria dizer que o piloto poderia ter ejetado bem antes, mas preferiu guiar o avião pra uma área menos habitada…

José Gregório

Eu também acho a mesma coisa, em que pese a obsolescência das nossas aeronaves, os pilotos brasileiros são excepcionais, os caras são realmente fora da curva, eu imagino um cara desses tendo acesso a um F-15, não sobrava pra mais ninguém.

carvalho2008

incrivel mesmo Mestre Jose Gregorio, temos ate o momento 11 dislikes de seu comentario….devem ser 11 sabotadores dos esforcos do Brasil….. por isto ando perdendo a paciencia…..so tem detrator do bairro….

seriedade e compromisso passa longe destes ai…..

Last edited 4 horas atrás by carvalho2008
Sensato

Já tem um tempinho que os MAV pegaram gosto aqui pela trilogia. De umas semanas pra cá está mais intenso

Ricardo

Pelas imagens…… a princípio, grande chance de uma ave ter sido sugado pelo motor.

Matheus R

Mas e o outro motor? Não seria suficiente para pousar em segurança?

Last edited 5 horas atrás by Matheus R
Kleber Peters

Não são todas as aeronaves que conseguem subir com apenas um motor. Se estivesse em altitude, poderia manobrar e pousar monomotor sem problemas.

Sem falar que aparentemente, pelas imagens, houve incêndio, o que já é motivo de sobra para ejetar, principalmente tendo a possibilidade de conduzir a aeronave para local que não causaria baixas no solo, o que não ocorreria em caso de tentativa de retorno e queda em área habitada próximo à base.

Rommelqe

Concordo totalmente. A decolagem é o momento mais crítico em relação a essa possível colisão com uma ave. Nos videos aparentemente foi uma unca turbina afetada, mas destroços causados pelo acidente podem ter atingido a outra turbina.

Rommelqe

Assim, embora os vetustos F5 estejam realmente necessitando uma justa e merecida aposentadoria, aparentemente o acidente não teria sido motivado por falha mecânica ou outra origem similar. Esperamos que o piloto esteja são e sem graves ferimentos!

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

ejetou ? ou não?

Rinaldo Nery

Sim. Só não acionou a sirene.

737-800RJ

O piloto está bem e é o que importa!
Espero que isso sensibilize o presidente do Brasil e que no lugar do A330 e das outras aeronaves de transporte VIP que ele disse em entrevista querer comprar, que adquira outro lote de Gripens, não somente pela questão da soberania, mas também pela segurança de nossos pilotos.

Leandro Costa

Amém, caro 737.

Santamariense

Hehehehe…tu tá brincando, né?

Leandro Costa

Ei! Sonhar não custa nada. Deixa a gente, irmão heheheheeh

Leandro Costa

Toda noite para dormir, depois das minhas orações ao Monstro de Espagueti voador eu conto Gripens cruzando a cabeceira da pista. Todos com as cores e matrículas da FAB. São Longuinho vai permitir que a FAB compre exatamente o número máximo que eu contar antes de pegar no sono.

Atualmente a contagem está em 450,5 Gripens. Vai chegar! Confia!

Santamariense

Hehehehehe…boa!

Kleber Peters

O 0,5 seria o que? Um Saab 340?

Leandro Costa

Só cheguei nas entradas de ar antes de pegar no sono. Faz parte!

Kleber Peters

hehehehe… boa.

Rafael Santos

Concordo plenamente, não precisa de avião, se está caindo no banho imagina ter que ficar subindo e descendo escada de avião, muito perigoso, pro João Bidê deu problema uma vez, mais seguro mesmo ficar em casa fazendo reunião por videoconferência.

Burgos

O nosso Pres. Rep. Tá senil e igualzinho ao Joe Biden !!!
só que o Biden cai da escada da anv Presidencial, o nosso cai de banquinho de prástico tomando banho no palácio 😏🤔🤣

Last edited 4 horas atrás by Burgos
Alexandre

Apenas apresente um fato concreto que comprove a senilidade do presidente! Pois sua aversão patológica por ele já está comprovada.

Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!

Rinaldo Nery

Eu também tenho essa aversão. Eu e milhões de brasileiros.

Saldanha da Gama

2!!!!! e mais alguns milhões !!!

Lhmarques

Estava é banhado de cachaça, sábado a noite? Certeza!

Burgos

De certo atacou a labirintite dele 🤣
E laia !!! 51 maldita 😏🤣

Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!

Rafael Santos

Um motivo a mais para não ficar voando pelo mundo, fica em casa de boa tomando a pinga dele. Vai que viaje para Rússia e só ache vodka para vender, aqui tem cachaça a vontade.

Nota da moderação:
Pessoal, vamos focar no tema da matéria!
Não nos obriguem a deletar comentários!

Jadson S. Cabral

E no que a compra de mais um ou dois a330 atrapalharia a compra de um lote de Gripens? A discrepância entre os valores é absurda. Existem a330 usados sobrando por aí que podem ser adquiridos por uma pechincha, como foi o caso dos que já adquirimos, e precisamos dessas aeronaves, sejam elas utilizadas como transporte vip ou não. Fato é que 2 a330 para um país do tamanho do Brasil, que se localiza na periferia no mundo, longe de tudo, é pouco. Agora, se a FAB e o GOV quiserem mesmo melhorar a situação da aviação de caça, que… Read more »

Rinaldo Nery

Quem te disse que 24 Gripens C/D chegariam aqui em poucos meses? A SAAB? Ministério da Fazenda? FAB?

FernandoT

Mesmo com toda manutenção periódica, trata-se de um vetor dos anos 70!!!! O Brasil precisa parar de brincar, para de fingir que tem força aérea, para TER de fato aeronaves modernas e que cumpram sua missão com eficiência e SEGURANÇA para os pilotos.

Enquanto isso torramos BILHÕES do orçamento de Defesa com regalias para generais, almirantes e brigadeiros terem uma vida nababesca com suas famílias….

Augusto José de Souza

Já tem quarenta gripens encomendados,porém estão sendo entregues a conta gotas e em ritmo demorado e ai é cobrar agilidade na entrega para negociar e efetuar o segundo lote.

F-5

Me aposentem, por favor!!!

Ivan herrera

E o pior é que devem ter uns 24 de vc operacionais ainda, tenho dó dos pilotos e familiares, pelo menos vc já deu entrada na aposentadoria, os gripes estão chegando rsss.

Augusto José de Souza

Aos trancos e barrancos estão sendo entregues,mas devemos cobrar uma agilidade na entrega deles para negociar o segundo lote.

Bravo Mike

Pane elétrica. Que o piloto esteja bem!

Rinaldo Nery

É mesmo? Pensei que fosse fogo no motor…

Thor

Olha nosso poder de dissuasão aéreo, sucatas!!! Precisamos urgente de reposição dos caças, ideal seria investir no projeto Gripen, aumentar linha de produção, fazer aditivos ou novas encomendas. O Gripen é ótimo, boa manobralidade, March 2, adaptado para os potentes mísseis Meteor, custo hora/ voo econômico, superior aos F16 em vários testes, capacidade de serem produzidos e manutenção nacional, mas se por causa de política externa do presidente atual tendenciosa e anti americana, pressão dos EUA 🇺🇸 barrarem ou falta de política fiscal que permita priorizar este projeto de bilhões a manter linha de produção, novos contratos a saída será… Read more »

Gabriel BR

Felizmente ninguém sofreu nenhum dano fatal.
Aguardemos a pericia

Jorgemateus77

É isso q vai acontecer diariamente se comprarmos F-16 usados

Jadson S. Cabral

Com sorte seriam Gripens C/D

Allan Lemos

Como já disseram, avião novo também cai, até porque vários fatores podem ter causado a queda, até mesmo erro humano, isso só a investigação da FAB irá dizer.

Douglas Targino

Cara, e eu sonhei de ontem para hoje um avião caindo nesse exercício e moro bem perto! Sendo que sonho era o f-15!

Rinaldo Nery

Na Red Flag 2008 um F-15 do Agressors partiu a fuselagem no meio! O cmt do Esquadrão faleceu, e o piloto da RAF que estava ¨de saco¨ ejetou com sucesso. Não é só aqui que cai avião.

Douglas Rodrigues

Já é um caça que cobra o peso da idade.
Veja toda tecnologia envolvida e sensores presentes no Gripen e compare com o F5 (mesmo que modernizado ao máximo).
Fato é que cada vez se faz importante pensar em segundo lote de Gripen e agilizar o processo de entrada dos 36 e a aquisição de um segundo lote, invés de ficar postergando e discutindo avião VVIP para fazer turismo por aí com asseclas e amasiada…

Douglas Rodrigues

Em tempo, espero que o piloto de fato esteja bem.

Luciano

Primeiramente, o piloto ejetou e o avião não matou ninguém, excelente.

Em segundo lugar…PQP o F5 já deu o que tinha que dar, chega. E não me venham com “a FAB dá a manutenção correta e responsavel”…tudo tem um limite, e 50 anos de uso é um.

Eu aproveitaria esse acidente pra meter goela abaixo do Congresso o adicional de 14 Gripen E, e os 24 Gripen CD de segunda mão(mas 25 anos mais novos que o F5). Agora….já.

Jadson S. Cabral

14 Gripen E e 24 Gripen C/D de uma só vez não rola. Ou um, ou outro. E eu apostaria (e até torço) que venham 24 C/D, que fariam mais diferença pela quantidade e provavelmente seriam muito mais baratos que os 14 E e chegariam rapidinho, algo crucial no momento.

Gripen E é ficaria para depois, quando as condições financeiras estiverem melhores (se é que um dia elas melhorarão)

juggerbr

Que precisa aposentar os F-5 todo mundo concorda, agora achar que essa queda foi por que a aeronave é muito antiga, é leviano.
Elas passam por muita manutenção, e seguem voando com segurança. Não fosse assim, estariam aterradas.
Apenas não são mais adequadas pro cenário atual, com Mig-30 e F-16 voando nos vizinhos.

Leandro Costa

Mas se o MiG-30 for parente do MiG-28 aí tudo é possível, e sou mais nossos F-5M mesmo.

Mas de resto, é isso aí.

Fernando Vieira

Eu tenho um palpite que o F-5M dá um pau no Mig-28

juggerbr

SU-30….

Jadson S. Cabral

Acho que ninguém está dizendo que a aeronave caiu porque é velha (embora ela seja tão velha que uma afirmação do tipo não seja assim absurda). A questão é que elas já estão no limite da fadiga de materiais, com as manutenções sendo cada vez mais complicadas e demoradas. Logo, é prudente afirmar sim que a FAB deveria substituir as aeronaves com mais urgência, sendo a segurança um dos critérios para isso. Por favor, quem aqui acha que essas aeronaves teriam condições de participar de um dogfighter ou até mesmo uma interceptação, puxando 5/6G pra mais? Porque eu imagino essas… Read more »

willBill

“estão no limite da fadiga de materiais, ou seja = Velha

Bueno

que chato!!
Que o piloto esteja bem “=!

Bueno
Santamariense

Primeiro: Aparentemente, o piloto está bem. Ótimo. Segundo: Uma célula a menos, nos já poucos F-5M. Terceiro: Se fosse um Gripen a cair (e poderia ser, pois tudo que voa, pode cair) qual seria o comentário dos que dizem que o F-5 está caindo aos pedaços? Entendam que, se essas aeronaves fossem perigosas às tripulações, estariam no chão e não operando. Quarto: Das 49 aeronaves F-5 modernizadas (43 EM e 6 FM), entregues entre 2005 e 2020, foram perdidas: 2 FM por queda (1 deles por não funcionamento do trem de pouso durante aterrissagem na BASC, com os pilotos se… Read more »

Leandro Costa

Alguns ventilaram bird strike ê acho hem provável. Mas só saberemos mesmo com as conclusões da investigação.

Como você disse, se as aeronaves não estivessem aptas, estariam no chão.

Da mesma forma que cultuamos os pilotos da FAB por tirarem leite de pedra, o pessoal da manutenção está no mesmo nível. Não iriam liberar aeronave para vôo se houvesse perigo aparente.

Rinaldo Nery

E o PAMASP conhece TUDO de F-5. Inclusive, fabricam novas longarinas para as asas, aumentando a vida em fadiga.

Antonio Ribeiro

Está incluso o que caiu no voo de translado quando recebido ?

Leandro Costa

Foi recebido a menos de 19 anos atrás?

Ele não está falando de todos os F-5.

Fabio Araujo

O importante que é que o piloto esta bem.

paulo

Manpad

Emmanuel

O piloto se salvou e é o que importa. O caça se repõe. E se não puder ser reposto, paciência. Isso só mostra que o F-5 já deu o que tinha que dar. Prestou um excelente serviço, mas tudo tem o seu fim. A FAB precisa sim de um 2º vetor mais barato. Um caça na faixa de 20 a 40 milhões de dólares. Algo como um treinador que possa ser usado como vetor de combate como o FA-50 ou JL-9, como exemplos. É impossível para uma força aérea que sempre está com a corda no pescoço pensar em ter… Read more »

Ivanmc

FA-50 é interessante.

Ivanmc
Emmanuel

Caça bom e barato. Faria perfeitamente a função do A-1 e F-5.
Espero que se a FAB for optar por algo assim, que seja por ele e não o Tejas.

Kleber Peters

Algo como um treinador que possa ser usado como vetor de combate como o FA-50 ou JL-9, como exemplos.”

Como o próprio F-5/T-38 é exemplo.

Emmanuel

Exato.
Bom, barato e cumpre missão.

felipe

JF-17 Block 3 é a solução…nenhuma peça ocidental para ser embargada pelos EUA

Leandro Costa

Sim, mas também 100% de peças orientais para serem embargadas pela China.

Emmanuel

Embargo por embargo prefiro um suposto chinês que o já comprovado norte americano.
Acho que está na hora de olhar por cima do muro e ver que a grama do vizinho também é verde.

Emmanuel

Eu também queria esse aí na FAB. Caça que tá na casa dos 25 milhões de dólares.
Usado pelo Paquistão. Já está com tecnologia bem amadurecida. Os Block 3 já estão aí. Em breve terão um novo motor.
Aeronave promissora e pau pra toda hora.

carvalho2008

A quem se apresse como multidao as bruxas, o melhor ‘eh espera a analise…pode ser falha de manutencao, idade ou FOD ou ingestao de aves….alheio a idade do aviao e sujeito a quem voa….e muito….

Ao que parece, o motor teria pegado fogo….as imagens dao esta sensacao, pois nao parece ser o PC tentando compensar….parece uma chama…

Last edited 4 horas atrás by carvalho2008
Augusto José de Souza

O que importa é que ninguém se feriu o piloto graças a Deus está bem,porém isso só mostra que a FAB deve precisar a saab a agilizar a entrega dos quarenta Gripens e o governo pagar as aquisições e se necessário ir atrás de um segundo caça como tampão.

adriano Madureira

Isso só mostra o quanto nossa defesa precisa ser renovada,
isso acontece quando se tem um “carro” já bastante velho…

Fabrízio

Graças que o piloto está bem!

isso poderia cancelar ou limitar a Cruzex? Tipo, causar aterramento do F-5?