Embraer celebra 20 anos da certificação do primeiro avião Ipanema movido a etanol
- Aeronave agrícola é pioneira no uso de biocombustível e na redução do impacto ambiental
- Líder no mercado de aviação agrícola do Brasil, Embraer detém aproximadamente 60% de participação do setor
Botucatu-SP, 21 de outubro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, comemora os 20 anos da certificação do avião agrícola Ipanema EMB-202A movido a etanol, a primeira e única aeronave do mundo produzida em série a voar com biocombustível. Hoje, o modelo, que passou por uma evolução tecnológica, é comercializado sobre a designação EMB-203.
Desde a sua certificação, em 19 de outubro de 2004, o Ipanema já evitou a emissão de mais de 28 milhões de toneladas de CO2, uma média de 1.4 milhão de toneladas por ano. Com produção nacional, a aeronave teve seu desempenho melhorado graças a utilização da fonte de energia renovável.
“Já foram comercializadas mais de 570 Ipanemas movidos a etanol e mais de 210 aeronaves de versões anteriores que tiveram seus motores convertidos de gasolina para o biocombustível nestes 20 anos, o que exalta a altíssima confiança dos nossos operadores. Sinônimo de eficiência e baixo custo operacional, o Ipanema é a solução perfeita para quem busca aumentar a produtividade por hectare e contribuí para a sustentabilidade do setor agrícola”, ressalta Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.
Com alta tecnologia e tradição, o Ipanema aumenta a produtividade por hectare em até 30% e diminui o custo operacional em até 57% se comparado com outros equipamentos ao flexibilizar a operação, além de evitar perdas por amassamento na cultura, comuns ao se utilizar outras soluções de pulverização.
O Ipanema está em constante evolução para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança e eficiência. Prova disso é a nova estrutura das asas que aumentam a eficiência, economia e produtividade, cabine mais alta, com novo conceito ergonômico, conectividade USB, novo sistema de ar-condicionado, cinto de segurança com airbag e alavancas que proporcionam uma pilotagem com movimentos mais suaves.
Utilizado para pulverização de produtos sólidos ou líquidos, a aeronave também tem realizado uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto pioneiro para promover a sustentabilidade no agronegócio nacional é coordenado pela Koppert, líder global no desenvolvimento e produção de bioinsumos para agricultura.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Só me lembrei do AT-802U Sky Warden, kkk
Eu também.
O Ipanema naquela configuração seria um forte concorrente! rsrs
O problema é que o Ipanema tem um motor de 320 HP enquanto o Air Tractor tem 1600 SHP, a mesma do ST.
Offtopic: Vi uma matéria falando que um F-8 crusader consegui abater vários MIG-15 na guerra da Coreia. Isso aconteceu mesmo?
Impossível. O F-8 Crusader não existia durante a Guerra da Coréia. O Crusader tem uma média de abates por perda excelente obtida durante a Guerra do Vietnã. Não Coréia.
Já deve ter estudos dentro da Embraer para um Ipanema de vôo autônomo, com possível conversão, porque na forma em que os drones estão cada vez mais aumentando suas capacidades ao setor agrícola rsrs
Err… mas hein?
Essa matéria? F-8 Crusader, Vietnam 1963-73 | AeroScale
“In Battle spotlights the capability of the F-8 in recounting an incredible dogfight between a single F-8 and six MiGs. Whereas most aerial attacks or dogfights lasted less than a minute, this virtuoso performance spanned 10 minutes of high-G turning, zooming and high speed diving.”
Jugger, essa matéria é sobre o Vietnã e não sobre a Coréia. E por acaso, eu tenho esse livro.
Se não me engano o Vietnã usava em sua maioria o Mig-17.
Totalmente OFF-TOPIC:
https://www.airway.com.br/em-crise-financeira-boeing-vende-subsidiaria-de-vigilancia-para-a-thales/
Lembro de ter lido uma notícia na época, acho que em uma revista avião revue, o tempo passa muito rápido.
Uma pena que a versão elétrica do Ipanema visava apenas ser um protótipo para testes de tecnologia. Talvez fosse interessante, visando o mercado Europeu e Americano, onde veículos elétricos estão em evidência.
Mas, para nosso mercado que tem abundância de etanol, essa opção é mais viável.
Aqueles Ipanema da AFA, usados para rebocar planadores, são desse modelo a etanol?
Boa pergunta. Eu não sei. Voei os antigos, com AVGAS. U-19 0151 e 0152.
A Embraer poderia armar este aviãozinho e nomear de Super Tico-Tico.
Se não fosse privatizada ainda estaria fazendo só aviões pulverizadores, 1 ou 2 por ano.
Realmente… antes de ser privatizada ela só fez pulverizadores como Bandeirante, Xavante, Xingu, Brasília, Tucano, EMB-145… Tudo sobrevoando lavouras Brasil afora…
Fui à cerimônia após a certificação, em 2004. Nem parece que já se foram 20 anos.