Bombardeiros furtivos dos EUA atacam depósitos de armas dos Houthis no Iêmen
Bombardeiros furtivos B-2 da Força Aérea dos EUA atacaram cinco instalações subterrâneas de armas controladas pela milícia Houthi no Iêmen, em uma ação que pode ser vista como um sinal indireto à Irã. Esse ataque faz parte de uma estratégia dos EUA para enfraquecer a capacidade dos Houthis de ameaçar o fluxo de comércio no Mar Vermelho e no Golfo de Áden.
O Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III explicou que o presidente Biden ordenou os ataques para impedir os Houthis de realizar ações que poderiam afetar a navegação internacional. Embora Austin não tenha mencionado o Irã diretamente, o uso de bombardeiros B-2, que são capazes de atingir instalações profundamente enterradas, levanta especulações sobre o recado indireto à Teerã, em meio à crescente tensão entre Israel e o Irã.
A utilização dos bombardeiros B-2 demonstra a capacidade dos EUA de atacar alvos altamente protegidos, independentemente de quão profundamente estejam enterrados ou fortificados. Austin ressaltou que essa operação foi uma prova da habilidade dos EUA de realizar ataques precisos em qualquer parte do mundo, a qualquer momento, quando necessário.
O Comando Central dos EUA informou que unidades da Marinha também participaram da operação, que visou neutralizar armas avançadas usadas para atacar navios militares e civis em águas internacionais. Este ataque é parte de uma série de operações contra os Houthis, que têm ameaçado a navegação internacional desde o ano passado.
VÍDEO: B-2 Spirit lançando a MOP
Bombardeios contra instalações subterrâneas reforçadas geralmente exigem o uso de bombas especialmente construídas, conhecidas como “destruidoras de bunkers”. Essas bombas possuem invólucros de aço reforçados que permitem penetrar solo, rocha ou concreto antes de explodir, garantindo a destruição de alvos fortificados.
O B-2 é o único avião capaz de carregar a maior arma desta categoria, a GBU-57 Massive Ordnance Penetrator (MOP), uma bomba guiada por GPS de 30.000 libras. Embora o Pentágono não tenha confirmado se essa arma específica foi usada, ela é projetada para atingir alvos a até 60 metros de profundidade.
A Força Aérea dos EUA tem apenas 19 bombardeiros B-2 operacionais, baseados permanentemente no Missouri, mas ocasionalmente são enviados para missões em outras regiões. Para o ataque no Iêmen, esses aviões provavelmente realizaram reabastecimento aéreo ou decolaram de uma base mais próxima dos alvos.
Os Houthis têm atacado navios-tanque e cargueiros civis desde o ano passado, em apoio ao Hamas. As forças dos EUA têm respondido abatendo drones e mísseis lançados pelos Houthis, além de realizar ataques aéreos frequentes contra suas posições estratégicas.
FONTE: The New York Times
Lembrete pros aiatolás…
.
Lembrete: utilizaram bombas para destruir cavernas em que os talibãs se escondiam com seus arsenais.
Então… bombardearam as montanhas no Afeganistão e Osama esta no Paquistão.
O objetivo deste tipo de ação é para o público interno. Estas microguerras sem baixas dos EUA são comuns em períodos de baixa popularidade ou perto de eleições.
“…Osama esta no Paquistão.”
Está? Ele não virou pó há anos?
Os EUA bombardearam os talibãs no Afeganistão porque eles lutavam contra…os talibãs!! Que estavam onde? No Afeganistão! Veja só! Que curioso!!
Ora, por favor…a luta dos EUA não era apenas contra o Osama.
Para atacar , um país sem qualquer controle ou proteção aéria , até o kc390 , com bombas burras serve
Eles possuem defesas antiaéreas…
Mas o recado ao Irã… É da capacidade americana de destruir bunkers escondidos no subsolo.
Leia-se… Muitas das instalações nucleares !
Discordo… o mais provável que seja uma daquelas micro-guerras cujo objetivo é tocar o sentimento de patriotismo do eleitor nos EUA e influenciar o resultado eleitora.
mais do mesmo
Todos os anos , com ou sem eleição, há no mínimo 4 operações militares americanos que se encaixaria nessa sua aposta.
Se vc estiver certo na sua avaliação é uma benção que os políticos americanos mostrem serviço perto das eleições , aliás, igual os nossos.
Vive a democracia.
Bem. Ai já não sei… teria que avaliar qual o nível de aprovação do governo, depende de como está a relação entre o governo e o congresso, se há algo que precise ser retirando da paula dos jornais… eventualmente, pode ter alguma relação com política externa… pode ser que tenha ocorrido algum evento, como um atentado contra uma base dos EUA ou um navio que exija algum tipo de retaliação para evitar críticas internas… sei la. cada caso é um caso. e todos sempre estão tangenciando algum aspecto politico nesto caso, acho que esta microguerra tem a ver com a… Read more »
Experiência em combate
Uma idéia que me parece há muito ultrapassada.
Uma parte significativa dos americanos está se tornando cada vez mais isolacionistas e uma das promessas que o Trump faz desde a primeira vez que concorreu é justamente a de reduzir as intervenções militares dos EUA no exterior, reduzir os compromissos militares dos EUA com seus aliados (sair da OTAN, por exemplo, exigir que Taiwan pague por segurança, etc) e parar de gastar os recursos americanos no exterior.
Um ataque pequen no Iemem não serve para atiçar o sentimento nacionalista/patriótico nos EUA.
Bem… a gente sabe da existência de uma “cultura patriótica” nos EUA que parece ter atingido seu ápice após o ataque ás Torres Gêmeas… Se no Brasil existe o “complexo de vira-latas”, nos EUA existe o “complexo de Capitão América” A disputa política entre Trump e Kamala continuam nas mesmas bases da “cultura patriótica”. seja por meio do “American FIrst” ou do “Respeito obsequioso” em torno do ex-combatente. Não percebi uma alteração deste sentimento cristalizado na sociedade dos EUA. Uma coisa são as situações conjunturais que mudam com frequência. Outra coisa é uma mudança cultural que demandaria décadas ou até… Read more »
Me parece, salvo melhor juízo, que tráfego naval está comprometido naquela parte do globo, com consequentes prejuízos econômicos. Talvez o ataque fosse necessário.
Neste ponto vocẽ tem razão… eles estão criando bastante problema no tráfego naval naquela região.
Simples como 2+2=4. Ataque bem feito… E ninguém viu… Hahahahaha
O 11/09 gerou um movimento nacionalista porque foi um ataque aos EUA. Os houthis nunca chegaram nem perto de fazer um ataque aos EUA que seja algo parecido com o 11/09.
E sobre mudança cultural, o isolacionismo não é uma mudança cultural nos EUA; lá sempre existiu isso – lembre-se o pai do Kennedy – , mas foi exacerbado após os 20 anos de guerra ao terror que custou US$ 1 trilhão e não gerou nada de bom aos EUA.
Atacar pais sem nenhuma defesa aérea e fazer propaganda disso, é a especialidade dos EUA. Quero ver fazer isso no Irã que possui o sistema russo Murmansk-BN…
Meu nobre… desculpe a intromissão. Mas, os “sistemas russos” não estão dando conta nem da Ucrânia, o que poderiam fazer contra o poderio dos EUA?
Tem apenas 19 b-2 kkkk
Os outros países tem nada similar.
O da China está no forno:
.
http://www.aereo.jor.br/2024/03/11/vice-comandante-da-forca-aerea-chinesa-bombardeiro-stealth-h-20-sera-revelado-em-breve/
.
E quando a produção em massa começar, logo logo haverão mais H-20 voando e em construção do que B-2 e B-21 somados. Mas o problema chinês será, como sempre, a qualidade: Externamente serão similares aos citados acima, já os aviônicos…
Duvido que haverá, os planos pro B-21 é que eles sejam fabricados em quantidades vezes maiores que o B-2. Seria uma comparação tipo F-35 e F-22. Os B-21 irão substituir os B-1B e os B-2, e ainda é para haver mais deles.
Sempre sem confirmação,
mas há boatos que um protótipo do H-20
será exibido na ”Air Show China 2024”
Pessoalmente não acredito nisto, porque
existe algum bombardeiro ultra secreto no mundo que fez seu primeiro vôo ou aparição em um show aéreo?
E os B 21 em fabricação? Não conta que poderão ser mais de 100 unidades.
Há quem defenda que a USAF adquira 200 unidades do B-21.
O certo são 100.
150 é cogitado.
O programa B2 nos anos 80 previa 132 aeronaves, terminou em 21 visto os custos elevados (mais de 2bi de dolares por aeronave). O F22 também eram previsto mais de 700, depois 380 e terminou em 186.
O B21 também deverá sofrer cortes caso os custos subam, coisa que as empresas de defesa americana tradicionais como Northrop tem todo incentivo em inflacionar.
A questão nao foi o custo em si e sim o custo/benefício numa era pós URSS.
Esses 2bi foram em dolar nos anos 90. Naquela época um carrier Nimitz custava 4.5 bi. Entao 21 B2 foi quase o preço da frota inteira de carriers nucleares americanos.
O custo foi altíssimo.
Funcionam… Isso basta…
Mas o custo ficou tão alto por conta de terem sido fabricados apenas.
21
Uma coisa interessante envolvendo esse avião é que NorthropGrumman foi atualizar eles, mas eles esqueceram como fizeram o avião, o que atrasou os trabalhos
Tá bom, quantos guarda-roupa voadores que os Russos fizeram… 15 em 10anos,?
Doutrina e experiência em usar estes vetores não se faz do dia para noite .. nisto os americanos tem larga vantagem ….
Igualmente o seu país…..seu país?….acho rsrsr
E o seu então que todo mundo só pensa em futebol e escuta funk.
O “BLU-109” não deve ter bastado lol.
Com o “GBU-57” (13,6 T incluindo 2,7 T de cargas explosivas e capaz de ter uma penetração de aproximadamente 60m Max) consideraram que as instalações visadas estavam realmente profundamente enterradas.
Resumindo, temos que esperar para ver os resultados (?).
Contudo, esta acção é também uma mensagem para o Irão.
Então, poderão os “GBU-57” destruir as instalações do complexo subterrâneo iraniano destinadas ao enriquecimento de urânio ?
les-bombes-anti-bunker-americaines-peuvent-elles-detruire-les-abris-iraniens
Imagine o seguinte cenário: 4 B2 fazendo esse tipo de ataque, contra o mesmo alvo, em intervalos de no máximo 2 minutos. A meu ver podem atingir uma profundidade de mais de 200 metros.
Os americanos e israelenses utilizam essa técnica de fila indiana. Cada bomba aterriza 2 segundos depois qua a anterior explodiu. Muito provavelmente nem foi preciso as MOPs. Vale salientar que sempre há um ponto fraco por mais que seja profundo ou resistente um bunker, que são os pontos de acesso. Contra armas de alta precisão não há como se proteger de ataque aéreo. O que valia até a década de 70/80 já não vale mais. Eu fico imaginando países que adotam abrigos tipo “grutas” para submarinos. Ora! É só atacar a entrada e fazê-la desmoronar que o que está dentro… Read more »
Realmente um ” aviso” ao Irã, passaram pelas defesas Houthis,rsrsrsrs .
É.. As vezes… A gente precisa desenhar…
O recado ao Irã… É da capacidade americana de destruir bunkers escondidos no subsolo.
Ou seja… Instalações nucleares que eles possuem no subsolo (Top Gun II, teve sua inspiração).
Mesmo Israel, com nem tanto poder destrutivo, mas ainda assim letal, possui capacidade de soterrar a máquina de guerra dos aiatolas é congêneres.
Porque ainda nem um nem outro o fizeram é assunto para os analistas.
Uma guerra não é uma briga de cães onde uma dentada é respondida imediatamente com outra.
A resposta do Ocidente está em processo , e a todo vapor.
Pelos dislikes aqui e lá no forte, a turminha que defende ter.ro.rista de turbante, ta bem atuante.
Pois é, no momento tem 47 sujeitos que deram dislike, mas 1 pra rebater com ideias não tem.
Acho que os deslikes representam desaprovação à maneira como vocês tomam partido facilmente e tratam essas guerras como partidas de futebol. Vejo a quantidade de delike e noto quão infantil, ingênuo e sem noção é o comentário
Muito confortável esse discurso generalista.
Pontue os comentários que vc considera ingênuo ou sem noção porque aí estará realmente colaborando com a melhora do nível da discussão.
Há comentários extremamente técnicos e imparciais que tomam um número desproporcional de deslikes, é justo o oposto do que vc colocou, é a massa de pessoas que negativam um comentário assim que tratam um assunto técnico como uma torcida.
É que aqui no Brasil estão as maiores comunidades russas, iranianas, iemenitas e afegãs do mundo, tu não sabia? E todos eles leem, comentam e dão deslikes aqui na Trilogia… hehehehe
Deu medo…
Realmente.
Tem um gabinete do ódio agindo na Trilogia. Rsss
As grandes redes sociais aboliram o dislike.. Não servem como parâmetro de nada.
“Pelos dislikes aqui e lá no forte, a turminha que defende ter.ro.rista de turbante, ta bem atuante.”
Tu poderia ser mais claro quanto a “turminha que defende ter.ro.rista de turbante”?
Pergunto isso por que tem um pessoal que se diz contra o terrorismo, mas defendem a Arábia Saudita, Catar, ISIS, fazem acordo com o Talibã, uns até são chamados de “moderados”.
Para quem especula ( ou acha que ) em Dólar , ou em Bitcoin , sempre será mais vantajoso , torcer para os terroristas, só que os de Wall Street.
A turma de revoltados com a própria vida, A do contra em tudo que se destaca… É a maioria nas redes sociais.
As vezes acontece isso, pode olhar como toda a linha de comentários esta corrompida nos likes e dislikes, algum doente usando VPN provavelmente!
Gastaram quantos milhões nesse ataque? Pra não destruir mais que tendas no deserto e tropas de camelos…
O complexo industrial militar americano que alimenta o capitalismo predatório e opressor não está preocupado com a relação custo/benefício da operação mas vc está.
Tá bem, então !
Interessante. Então os Houthis usam instalações subterrâneas para guardar tendas e camelos?
Ola Nunão.
Este tipo de ação neste momento parece ser mais do mesmo… são aquelas guerras para tocar o sentimento de patriotismo e influenciar os níveis de aprovação nas vésperas de eleições ou em períodos de crise política…
Sério Nunão? Houthis tem o que guardado lá debaixo da areia? SU-57 e bombas termobáricas? Ou guerrilheiros de turbante e milhares de Ak-47…
juggerbr, acho que você está um pouco mal informado acerca das capacidades dos houthis, que têm equipamentos militares mais sofisticados do que quase todos os países do mundo – incluindo toda a América Latina. Misseis de cruzeiro anti-navios, misseis balísticos anti-navios, Misseis Balísticos de Alcance Intermediário…
Quando os Houthis atingem um navio civil esses mesmos são os primeiros a debocharem do poder americano e israelense frente ao poderio militar iraniano e seus vassalos.
Vivem de narrativas e as reconstroem ao sabor dos ventos sem o mínimo pudor.
Para mim, acima de tudo, é preconceito.
Eu não sei o que tem lá embaixo, mas foi você quem escreveu que os alvos foram tendas e camelos. Como o ataque foi a alvos subterrâneos (caso você tenha lido a matéria, já que a informação está no primeiro parágrafo) concluí, pela lógica, que no seu entendimento os Houthis construíram depósitos subterrâneos para armazenar tendas e camelos. Seguindo essa mesma lógica também é possível supor que os Houthis entendam que as tendas e camelos são mais valiosos e carentes de proteção, no subsolo, do que os mísseis e drones que eles mesmos informam usar em ataques a seus desafetos… Read more »
Não adianta Nunão, tem uma turma aqui com sérios problemas de interpretação de texto, ou, na melhor (?) das hipóteses, com uma enorme má fé e visão distorcida da realidade…
Isso sem falar naqueles que sequer se dão ao trabalho de ler a matéria ou o comentário, vão direto no “não li e não gostei”, ou já negativam direto pelo autor.
Seria cômico se não fosse trágico, reflexo da nossa cultura…
A ideia dele faz sentido…
To pensando em construir um abrigo subterrâneo pra guardar meus cigarros…
😀 Muito bom!
Hummm…entendi. Só fiquei com uma dúvida: eles atacam os navios mercantes e petroleiros no Mar Vermelho com tiros de AK-47? Ou lançam os camelos contra os navios usando catapultas?
Kkkkkk
Creio que escondem camelos explosivos e voadores, aqueles mesmo que atacam navios e Israel
Tá explicado!
E olha que usaram peças de F5….
E consultoria do Anakin Skywalker.
Leandro,
Mas cadê as asas do bicho?
Acha que isso não voa não.
Rss
As asas estão do outro lado. O motor de dobra (tipo origami) fica em um lado e a asa do outro. Não tem IRST
bem… agora deixa eu volta para a tema da matéria
Tem também o assento ejetor, que é o tapete voador embaixo do piloto do camelo.
Ops, correção: dromedário.
“Jack Camel” era um dromedario
bem.. definitivamente, deixa eu voltar para o tema da matéria
Acho que sem querer você acabou de iniciar outro papo paralelo, porque esse não é o “Camel” e sim o “Domedary” 😛
Jack Camel, com o homem nele e tudo, continua sendo um camelo hehehehehe
Eu sei…. risoa piada era esta.
Mas essa imagem é de um camelo rsrsrs.
Precisa ajustar esse IRST.
Asas para quê? Com empuxo, tudo sobe! Ou vai na direção em que está apontado 😛
Bosco, a sela é um tapete voador. A sustentação vem dali 🙂
Quase como o camelo voador do antigo desenho animado Shazaam, aquele dos anéis mágicos.
Pior que eu assisti esse aí pouquíssimas vezes. Não gostava tanto da animação. Ainda assim, bons tempos…
Kabup
ahhhh… Supercalifragilisticexpialidociousmente… preciso voltar ai tema da matéria.
Curioso como a inteligência militar dos EUA, que é a melhor do mundo, não viu que os bunkers houthis tinham apenas camelos e tendas, mas graças a Deus um brasileiro entusiasta avisou sobre o equivoco da USAF no emprego desses meios.
…e lançam camelos contra os navios…kkk…qta besteira digitada…
Você não sabia?
Os houthis (com minúscula mesmo) dominam tecnologia avançada em catapultas e trebuchets….
Só optaram pelos mísseis iranianos em função do custo/benefício, já que os recebem de graça, enquanto o suprimento local de camelos anda escasso e caro…
Jogaram a GBU-57 em cima de camelos.
eles tem pra jogar…o Irã tem o que?
Tem camelos.
Olá Jug.
Creio que esta operação está mais focadas na “eleição” que no resultado militar.
É uma estratégia manjada de marketing político nos EUA…
tem um filme que ironiza este tipo de ação chamado “Mera coincidência”. Creio que em inglẽs é “Wag the dog”
Camargoer,
Tudo é política.
Os ataques perpetrados pelos Houthis há meses, praticamente inúteis, têm que ser entendidos dentro de um contexto maior inserido na estratégia política dos Iranianos e seus vassalos para o OM, caso contrário, do ponto de vista exclusivamente militar, não teria nenhuma validade.
Mais ainda, dentro dos EUA, um país democrático, o governante atual deve deixar claro aos cidadãos qual o seu posicionamento .
O interessante é que só o transbordar político das ações militares americanas causam estranheza ou repulsa.
Olá Bosco. Exato, até os objetivos práticos tem impacto político. Concordo.-As vezes, tento explicar isso mas nem sempre consigo Neste caso, acho que a mobilização dos B2, o calendário, o baixo risco de baixas dos EUA, a incapacidade do Iemên em retaliar e provavelmente, o caráter inócuo da ação e a coincidência do calendário eleitoral sugerem que o objetivo era mesmo o público doméstico. Perceba que esta análise esta longe de ser um juízo de valor. Se é certo, errado, justo ou injusto., não importa. Fiz apenas uma análise de mérito, Acredito que o impacto naquele conflito é praticamente zero..… Read more »
Eu moro nos EUA. Ninguém ta preocupado com esse ataque contra os Houthis aqui, isso foi mesmo recado ao Irã, ainda mais porque Israel está pra revidar o mais recente ataque de mísseis balisticos. Quanto ao oriente medio, o risco de perda do voto da comunidade arabe em swing states como Michigan por conta da causa palestina é mais preocupante pros democratas e a opiniao cresce que os americanos nao deveriam cair na cilada do Netanyahu e terminar numa guerra contra o Ira… quem quer guerra sao os Neocons em Washington, não o povo americano. Nessa altura o voto ja… Read more »
Então… uma opinião.. talvez 10 opiniões… são estatisticamente insignificantes. Uma pesquisa razoável de opinião demanda mil, dua ou trẽs mil entrevistas… e é preciso um critério de distribuição.. se a entrevista for feita para mil pessoas de um mesmo grupo, o que se terá é a opinião do grupo…. Não sei se o objetivo é influenciar votos da comunidade árabe ou das pessoa do meio oeste, ou se seria influenciar os eleitores típicos de Trump… pode ser apenas ocupar os espaços nos jornais, como o NYT, para reduzir o espaço para outras notícias… tomando como exemplo o primeiro turno da… Read more »
Ah, é?!?! Tem as imagens??
Você tem alguma imagem que mostre o contrário?
Fonte?
Calma, ____________foi o outro que disse que atacaram camelos e tendas, enquanto a matéria dize que foram alvos no subsolo. Entre a opinião dele e a matéria, prefiro a matéria. Portanto, volta à tua fixação no Bosco…hehehe
EDITADO
“Gastaram quantos milhões nesse ataque? Pra não destruir mais que tendas no deserto e tropas de camelos…”
Errado, o alvo não era tendas e camelos, o alvo era mísseis que não servem pra nada, porcarias, tranqueiras, que não possuem precisão alguma, que são espartanos e que até nossas escolas de samba fazem melhor, bem, isso é o que alguns entendidos afirmam pela internet.
Custo do ataque : 50 milhões
Alvos atingidos :
1 camelo
3 cachorros caramelo
1 carroça com 1 jumento
5 gatos
2 terroristas ( sic )de havaianas
Por essa relação de custo da máquina de guerra dos envolvidos (EUA e Houthis) que podemos ver o porquê os Houthis são uma potência enquanto os EUA são miseráveis.
*São muito espertos esses Houthis.
Agora vai!
A idéia de caracterizar os houthis como um grupo militarmente atrasado está profundamente fundamentado em preconceito.
Os houthis operam misseis balísticos anti-navios, uma tecnologia que nem a OTAN domina. Os houthis operam misseis balísticos e já usaram contra Arábia Saudita e Israel. Nenhum país da América Latina tem esta capacidade. Os houthis já abateram (ou danificaram) um F-15 com um míssil ar-ar adaptado para ser lançado do solo.
A Rússia usando o Kinzhal contra a Ucrânia, gerou o maior mimimi, “não teria efetividade”, “era só propaganda”, “pouco efeito prático”, “bombas convencionais fariam o mesmo trabalho” e blá blá blá… Os EUA, usando bombardeios stealth, que possuem a hora de vôo entre as mais altas dos EUA, para atacar um buraco de um bando de barbudinhos de sandálias e ak-47, lá onde o Judas perdeu as botas é o suprassumo da inteligência e ataque! Rsrsrs. Ah, mas é aviso para o Irã, então por que não param com os tais avisos e vão atacar logo o Irã, afinal de… Read more »
Tu parece ser adulto…e comenta aqui há tempos. Tu sabe que os alvos atacados não devem ser depósitos de barbudinhos e de AK-47, não é? Então, tu sabe que devem ser depósitos de mísseis e foguetes usados contra os navios mercantes e petroleiros que navegam pelo Golfo de Áden e pelo Mar Vermelho, não é?
Flanker, com todo o respeito, tu faz parte da turma que crítica o Kinzhal no armazém do seu Ruslan, mas bate palmas para o B-2 atacando os buracos e tendas dos Mohamed, ou seja, eu passo!
Onde eu já me referi ao míssil em questão? Tu tem algum comentário meu falando desse míssil? Eu não lembro de ter escrito nada…
Quanto a atacar tendas, tu sabe que não foi isso…logo, tu tergiversou…segue o baile.
Tem alguma foto que comprove?
Fonte?
Você está brincando, né?
Aprendi com ele que sempre devemos questionar os comentários de outros participantes.
Você tem alguma foto ou fonte que comprove ou é apenas adivinhação?
Não. É análise. Ou você acha que teriam depósitos subterrâneos, prontos para aguentar impactos de munições normais para armazenar AK-47’s quando você vê em qualquer imagem do Iemen que todo mundo por lá, seus cachorros, camelos e, infelizmente crianças, tem seus AK? E sabendo disso, ainda sabe que os Houthis tem atacado com frequência qualquer tipo de navio que passe pelo estreito de Bab El Mandeb com diferentes tipos de mísseis, drones aéreos e aquáticos, e todo esses aparato precisa ser armazenado em algum local, de preferência protegido? Eu não sei se é má fé, de querer ser do contra,… Read more »
Você precisa ser mais específico: foto do camelo morto ou da tenda rasgada?
Outras combinações…. um camelo rasgado ou uma tenda morta… uma tenda de camelo ou um morto rasgado..
Isso. E tem um complicador adicional.
Para esconder um camelo são necessárias duas tendas.
Para o dromedário basta uma tenda.
Então eram dromedários guardados nos abrigos subterrâneaos. Tem maior custo de operação e manutenção, mas tem o dobro do alcance. Agora tudo fez sentido.
Tem camelos que usam corcovas ejetáveis
agora, deixa eu voltar ao tema da matéria
Isso é um Dro Man Dário.
Qualquer uma das duas.
Pode ser até de estilingue.
Desde que seja de fonte confiável.
Eu questiono, sim, tudo que é colocado como verdade sendo que não passa de simples opinião pessoal. Simples assim. O problema é que a grande maioria esquece, ou não quer usar, o famoso “na minha opinião”. Quanto à vossa pessoa, nunca, em momento algum, vi tu escrever um comentário informativo e que esclarecesse uma dúvida sequer. Tu só faz trolagem. Nada mais!
OFF TOPIC:Parece que o Marrocos selecionou o KC 390,se for verdade é mais um cliente do Millenium.
Bombardear os maltrapilhos Houtis utilizando um caríssimo bombardeiro B-2 pra no imaginário ser um recado ao Irã que atacou duas vezes Israel logo na gestão do democratas BIDEN e Kamala risonha? Tá de zueira né?
Maltrapilhos?
Maltrapilho que opera míssil balístico anti-navio – uma classe de armas que nem a OTAN opera?
Entendo o que quiz dizer mas só para deixar claro para outros , os EUA operam alguns mísseis que podem ser classificados como balísticos antinavios.
São eles:
AARGM: Mach 2-3, 150 km
AARGM-ER: Mach 3-4, 300 km
SM-2 Block 3C: Mach 3.5, 250 km
SM-6: Mach 4, 500 km
AIM-174A: Mach 4, 500 km ????
Todo míssil pode ser utilizado em trajetória balística de forma secundária porque tudo o que sobre desce, mas eu me refiro àqueles que são utilizados em trajetória balística de forma primária.
Jacinto, Mas os mísseis “balísticos” antinavio dos Houthis são todos semibalísticos. Os únicos mísseis realmente balísticos antinavios são os DF-21D chineses com 1500 km de alcance que têm apogeu fora da atmosfera e libera um MaRV. *O nível de operacionalidade do DF-21D é questionável Todos os mísseis antinavios dos Houthis têm no máximo 300 km de alcance, apogeu atmosférico, e planam na fase intermediária , portanto têm asas ou um corpo que serve de sustentação aerodinâmica. Diferente do DF-21D que ou está subindo ou descendo e em momento algum voa. *A ogiva MaRV do DF-21D permite um grau mínimo de… Read more »
Maltrapilhos… Mais bem armados pelo Irã que o Brasil !
Os cara tem mais B-2 do que a gente tem de Grispen.
“Grispen” realmente não temos nenhum.
Essas bombas de penetração são geralmente baseadas em peso. Imagino qual foi a vantagem que levou a adotar essa opção contra um modelo mais leve, porém propulsado por foguete.
A espessura da carcaça dessa bomba deve ser enorme e feita em aço especial, com elevada resistência ao impacto, para manter a cabeça de guerra preservada no impacto e posterior penetração. E isto também deve ter alguma influência no direcionamento da explosão, para a sessão frontal da bomba. Creio que é daí que vem o peso. E diria até que é bem capaz que o peso do material explosivo desta bomba não chegue a 1/4 do peso total. . Outra coisa interessante, é reparar na robustez das aletas. Aquilo ali também deve ter a serventia de direcionar a bomba durante… Read more »
Que é impressionante e bonita isso é. Qual o valor de uma unidade dessa? Teria alguma aeronave no Brasil capaz de operar?
A capacidade de penetrar 60 metros de concreto armado deve justificar o seu preço.
.
Essa bomba foi especialmente desevolvida para fazer parte do arsenal do B-2. E é justamente por isto que o B-2 foi empregado.
.
Poderia ser lançada de um carguerio? Talvez… Depende do limite da carga que pode ser lançada pela rampa de forma segura.
.
A MOAB foi testada com o C-130. Mas a MOAB é mais leve e para outra finalidade.
.
A FAB testou a Trocano, que também é mais leve que a MOP…
.
https://www.aereo.jor.br/2017/11/08/trocano-mae-de-todas-as-bombas-brasileira/
Vc está certo.
Só o B-2 opera a MOP.
E ainda que outro o fizesse o B-2 é o único qualificado para entrar em espaço contestado.
B-1 e B-52 operam em espaço contestado utilizando mísseis cruise.
E os Houthis operam sistemas AA.
Para que os B-1 e B-2 operem em espaço contestado só numa operação de grande porte onde se adota atividade SEAD, que é tudo, menos discreta.
Tem certeza da afirmação de penetrar 60 metros de concreto armado?
KC-390. A bomba pesa mais de 13 ton.
Na segunda guerra o material explosivo das bombas navais perfuradoras de blindagem japonesas giravam em torno de 5% do peso total
Já é um aviso para o Irã.
Governo americano:
— o que vamos fazer com esse bombardeiro de 2 bolhões de dólares?
— sei lá. Usa para jogar umas bombas em uns camelos ali no Oriente Médio.
“bombardeiro de 2 bolhões de dólares”
Um dia essa bolha tinha que estourar.
Agora que eu vi que escrevi bOlhões.
Ainda bem que iniciei a palavra com B e não C.
kkkkkkkkkk
EDITADO
EDITADO
EDITADO
EDITADO
EDITADO
EDITADO
Em 2012 foi noticiado que o Irã desenvolveu um “super concreto” designado como “ultra-high performance concrete” (UHPC) que é pelo menos 4x mais forte que o concreto comum. Ele usa quartzo na fórmula e é reforçado com metal e fibras.
Esse concreto foi criado principalmente para a proteção das instalações nucleares. O desenvolvimento desse material continua.
Só pq não tem nukes…cadê que usa pra ajudar a Ucrânia…será se é medinho do Putin, acho que sim neh.
No início desse século, não me recordo se antes ou depois da Guerra do Iraque, o CHEM da Força Aérea Brasileira deu uma entrevista (Revista Força Aérea, vendida nas bancas) na qual ao ser questionado a respeito da USAF disse aproximadamente o seguinte: eles (USAF) tem um poderio fantástico, que desce como uma marreta sobre países que não tem condições de se auto defender.
O Putin não tem qualquer receio, é o perfeito herói anti-ocidental.
Só que aquelas “linhas vermelhas” que ele colocou, mas os países que apoiam a Ucrânia não respeitaram, não resultaram em nenhuma retaliação dele. Acho que é “medinho”.
Os brasileiros que se consideram parte da civilização sul-americana (seja lá o que isso seja) aprenderam a odiar o Ocidente e amam as civilizações islâmicas e “istas”.
Esses mesmos nunca visitaram uma tribo de indio mas costumam passar férias ou morar nos EUA.
Se políticos ou ativistas usam belos cocares cerimoniais (ou turbantes).
Bosco. Creio que Darcy Ribeiro tem uma visão diferente. O base da cultura brasileira é o indígena, o português e depois o negro. Ao contrário da América Espanhola, o português se miscigenou com o indígena… este mestiço nem era indígena nem era português e foi ele que ocupo o território, usando o que aprendeu com o indígena e com o português para sobreviver. O negro escravizado com o português, com o indígena e com o mestiço deu origem a um outro mestiço, mais mestiço. A diferença entre a América Espanhola e a América Portuguesa foi que aqui ocorreu a miscigenação… Read more »
Me parece bastante duvidosa a efetividade desses bombardeios “subterrâneos”. Teria que se ter uma informação muito precisa pra conseguir ser bem sucedido sem conseguir ver o que se está bombardeando. E outra, para quê alardear o uso de B-2 Spirit contra os Houthis??! Tudo soa muito Hollywoodiano…
1 – A bomba utilizada estava integrada ao B-2, e;
2- Se você leu a notícia, deve ter visto que a especulação é de que isso seja um recado para o Irã, cujas instalações nucleares também são subterrâneas.
Quanto ao ponto nº 1, parece pouco crível, para não dizer incompreensível, se projetar uma bomba poderosa cuja utilização está limitada a apenas um vetor. Quanto ao ponto nº 2, cabe lembrar que o Irã tem uma capacidade de defesa um “pouco” mais poderosa que a dos Houthis…
Há um monte de antecedentes na história a respeito de armas específicas para uma determinada aeronave. O caso do B-2/MOP está longe de ser um caso isolado. E no caso tem uma explicação lógica que é o fato de que ela é lançada a mais de 10 mil metros de altura e chega a velocidade supersônico. Num cenário de conflito de alta intensidade nem o B-52 e nem o B-1-B seriam capazes de penetrar em espaço contestado e subir a 10.000 m para poder lançar a MOP. Eles até podem penetrar no espaço contestado fazendo parte de um pacote de… Read more »
Mestre Bosco
Um B-2 tem condições de penetrar tão fundo em uma defesa AA com S-400 , pantsir e radares de baixa frequência integrados o suficiente para lançar uma bomba dessa e fugir? Na teoria pois na prática tudo pode acontecer…
Léo, Na teoria tem , senão os EUA não estariam investindo bilhões no B-21. Claro, como eu disse num comentário anterior nesse post há variáveis decorrentes do caos de uma operação real que pode alterar o programado mas o B-2 em tese pode sobrevoar impunemente até Moscou sem ser detectada. É dito que os radares de baixa frequência são capazes de detectar aeronaves como o F-117, F-22 e F-35 mas não o B-2 ou o futuro B-21 ou o provável RQ-180. O B-2 pode lançar bombas sobre Moscou. Vai funcionar em 100% ? Aí só a Mãe Diná par responder,… Read more »
#1 Tipo o AIM-54 que foi por muito tempo o melhor míssil ar-ar de longo alcance do Mundo e foi integrado à apenas uma única plataforma de lançamento?
#2 Avisaram que os B-2 estão na região e utilizando armamento de penetração. É a aeronave mais adequada e com o armamento mais adequado para atacar os alvos mais valiosos do Irã. Qual parte disso você não entendeu?
O ALCM AGM-86 só é lançado pelo B-52.
A MOAB só pelo MC-130
A BLU-82 idem.
A GBU-28 só pelo F-15E
#1 Míssil é diferente de Bomba de perfuração, a qual deveria ser mais compatível com outros Bombardeios, não…??
#2 Então tudo não passou de uma advertência implícita ao Irã…???
#1 – Grand Slam, Tallboy, Little Boy e Fat Man… enfim… exemplos de bombas que só podiam ser carregadas por Avro Lancaster modificados e B-29 modificados, respectivamente. Acontece.
#2 Não apenas isso, mas provavelmente foi a única arma capaz de destruir depósitos subterrâneos.
Leonardo,
Em tese o B-52 e o B-1B também são capazes de lançar a MOP mas na prática só o B-2 está certificado.
Não foi difícil conseguir a informação precisa sobre o que iriam bombardear.
Como alguns comentaristas asseguram que os alvos foram tendas e camelos, os americanos identificaram a entrada do depósito subterrâneo seguindo a trilha do cocô de camelo.
Aí foi fácil concluir que os depósitos subterrâneos dos Houthis estavam repletos dos valiosos camelos.
Agora só falta descobrirem a pista para o depósito subterrâneo das valiosas tendas.
Que feio para o Brasil…
Temos alguns bois dos mais caros do mundo… E nem água mineral bebem !
Hehehehehe…
O problema da inteligência dos EUA em achar tendas é a falta de rastro que elas deixam após serem operadas, é uma tecnologia stealth
Tem alguma matéria falando sobre os componentes do gripen Brasileiro? De onde são? EUA, Suécia e de mais quais países? Poderia mim informar por favor.
Meu palpite é que Israel intensificando os ataques ao Hezbollah e agora os EUA com estes bombardeios ao Houthis, estão na verdade pavimentando um ataque ao Irã. Estão a meu ver, anulando quem poderá fazer um contra-ataque depois de bombardearem o Irã. ( acho que os alvos serão as instalações nucleares)
Xii. É medo de serem abatidos. Já virou rotina.
Vai que agora derrubam um b2 com um missel com o preço de troco. Seria humilhação total.
Se tivessem medo de abate do B-2 não teriam mandado justamente o… B-2.
Eu acho que ele não estava se referindo ao medo e abate do B-2, e sim de qualquer outra aeronave, por isso os EUA enviaram o B-2, que é uma aeronave stealth, com menos chances de ser abatida.
Ué… Eles possuem defesas antiaéreas… Porque iriam de jegue, se possuem cavalos ?
Imagina que reviravolta na aviação militar se o B-2 ou mesmo o F-35 for abatido num possível ataque contra o Irã.
Em um ataque ao Irã, baixas seriam esperadas. Aeronaves Stealth ou não.
Sinceramente, acho que ngm espera um vetor de quinta geração americano ser abatido no Irã, por isso mesmo eles operam vetores de quinta geração, o que eu esperaria seria um F-15I israelense, por conta do RCS.
Iran, A tecnologia militar, qualquer uma, não é uma ciência exata. Em havendo um ataque aéreo ao Irã, com ou sem os EUA, há possibilidade real de aeronaves stealth serem derrubadas tendo em vista uma série de variáveis. A proposta do stealht não é ser invulnerável mas reduzir drasticamente os riscos em relação à defesa aérea e AA em relação a uma aeronave convencional e não eliminá-los totalmente haja vista o “caos” reinante em operações militares de alta intensidade contra um país par, onde há um acúmulo de variáveis fora de controle. *Todos os aviões stealths americanos (F-117, F-22, F-35,… Read more »
Exatamente. Por isso o S-400 deixa passar mísseis do Himars , o pantsir e Tor são destruídos por drones mas na maioria das vezes estes destroem os drones , o mesmo valor para os foguetes do Himars . Também por isso o Patriot deixa passar muitas vezes mísseis Skander , por isso também as vezes o T-80 russo resiste a 5 disparos de mísseis AT mas muitas vezes um só o destrói. Por isso também o T-90 na versão A resistiu já a um TOW na fuça na Síria mas a versão mais nova a T-90M já foi arrebentada por… Read more »
Sim , Léo. Mas os projetistas têm que ter parâmetros baseados na média. A média de abates de um B-2 penetrando um sistema AA ou de defesa aérea altamente denso e avançado é muito maior do que a média de um B-52, por isso o B-2 utiliza bombas de queda livre e o B-52 mísseis cruise de longo alcance. Um ataque com B-2 contra uma AA consistente como a do Irã tem que ser muito bem planejado e cronometrada junto com uma séria de ações distrativas que façam com que a defesa seja dispersa para que os bombardeiros B-2 subsônicos… Read more »
Muito bom… Ninguém viu… Tem gente no Irã coçando a cabeça
A mais bela aeronave do mundo, parece um falcão.
B-2 e o F-22 parecem coisa de ficção científica.
Eu sou fã do bombardeiro Victor inglẽs… tem linhas que lembram a nave do FlahGordon
Assista isso. Vai gostar:
https://www.youtube.com/watch?v=TGjPu6DPzWU&list=TLPQMTgxMDIwMjTdcD9MklMh-A&index=31
Por que não mandam uns desses para a Ucrânia, só mandam F16 no fim da vida pra caírem com honra lá.
O avião mais lindo do mundo.
Será que alguém do chat já teve o prazer de ver um desses voando ou em exposição?
Perfeição da tecnologia.
html
_____
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esta errada
Esse tipo de ataque só serve para virar roteiro de Hollywood.