A Boeing planeja levantar até US$ 25 bilhões por meio de ofertas de ações e dívidas nos próximos três anos, ao mesmo tempo em que fecha um acordo de crédito de US$ 10 bilhões com credores, de acordo com os registros regulatórios de ontem.

A fabricante de jatos busca reforçar suas finanças e aumentar seu saldo de caixa enquanto trabalha para evitar um possível rebaixamento para o status de “junk” pelas agências de classificação de crédito, o que geraria custos de empréstimos mais altos.

A mudança ocorre enquanto a Boeing enfrenta uma série de contratempos este ano, incluindo novas preocupações com a qualidade após a perda de um tampão de porta em pleno ar de um 737 Max 9 em janeiro e uma greve de maquinistas em andamento que interrompeu parte da produção.

A empresa também está demitindo cerca de 17.000 funcionários — 10% de sua força de trabalho — como parte das medidas de corte de custos e está atrasando o lançamento de novos modelos de avião.

A Boeing não conseguiu dar lucro desde 2018 e tem cerca de US$ 58 bilhões em dívidas, acima dos US$ 9 bilhões de uma década atrás. As ações da empresa caíram quase 56% nos últimos cinco anos.

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Maurício.

É essa mesma Boeing que iria salvar a Embraer da falência? Os anos se passaram e a realidade dos fatos mostrou quem estava certo e quem estava sendo patrocinado para defender aquela “parceria”…Rsrsrs.

Willber Rodrigues

Como eu já disse várias vezes sobre esse assunto:

Já agradeceram a Deus hoje por essa “parceria” não ter ido em frente?

Ozawa

E essa ideia ganhou músculo justamente em uma época de “patriotismo” à flor da pele no país … Enfim. Deus parece ser brasileiro mesmo …

JOSE DE PADUA VIEIRA

E teve tanto usuário aqui falando que sem a Boeing a Embraer iria desaparecer…

André

Interessante refletir com a questão da Sabesp e a distribuidora de energia em SP. Neoliberalismo logo sendo defendido aqui por “arautos”.

Allan Lemos

Bom mesmo é o estatismo que quase levou a Petrobrás à falência e os Correios a ter um prejuízo acumulado de mais de R$1b, né?

Tá “serto”.

ATS

São os mesmo que diziam que em 6 meses o Brasil iria virar uma Argentina e em um ano uma Argentina.

Willber Rodrigues

“A mudança ocorre enquanto a Boeing enfrenta uma série de contratempos este ano, incluindo novas preocupações com a qualidade após a perda de um tampão de porta em pleno ar de um 737 Max 9 em janeiro e uma greve de maquinistas em andamento que interrompeu parte da produção.” Se o problema da Boeing fosse “apenas” as suas burradas criminosas no 737, ainda estariam “bem”, mas ela enfrenta problemas na área comercial, aeroespacial ( perguntem a NASA o que eles acham do Starliner… ) e Defesa ( a USAF está “feliz da vida” com os atrasos do KC-46… ). Quem… Read more »

Emmanuel

A Boeing não tem problemas financeiros. Tem sempre um governo amigo preparado para dar aquela mãozinha, como aconteceu com os bancos no crash de 2008.

fewoz

E viva o livre mercado! Ooops, quer dizer… Quando estas empresas estão bem. Quando estão mal, se esquecem do livre mercado e do liberalismo num piscar de olhos.

Emmanuel

Muito isso.
Capitalismo para mim. E liberalismo também.

Nolasco

Você sabe a diferença de entre democracia e ditadura? Quando eu mando em você é democracia, quando você manda em mim é ditadura.

Sequim

Já disse, digo e irei dizer até os neoliberais mequetrefes aprenderem: não existe capitalismo sem Estado. Sempre que uma empresa do tamanho da Boeing está enrascada , quem vem em salvamento é o Estado. Nada e ninguém mais.

Allan Lemos

É por isso que os países mais desenvolvidos são justamente os que estão no topo da lista de nações com mais liberdade econômica?

Já disse, digo e irei dizer até os estatistas mequetrefes aprenderem: Estado não produz nada.

Cassini

Na crise, todo mundo é keynesiano.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Os Estados nacionais salvam bancos, porque políticos sabem que o sistema financeiro cai em cascata, e atinge mesmo os bancos e empresas mais poderosos numa crise sistêmica. E se o sistema financeiro de um país quebra, o Estado quebra junto, toda a economia vai pro buraco mais rápido do que soletrar paralelepípedo!

Hoje em dia, não existe capitalismo sem Estado, e não existe Estado sem capitalismo. Aquela economia centralizada que se viu até meados dos anos 80, em que o Estado existia sem capitalismo, não funciona mais nem na Coreia do Norte, que é bancada pelo capitalismo chinês.

Willber Rodrigues
Pedro Fullback

Que triste, espero que piore.

Lembrando que para não imundar de Airbus nos EUA, os americanos fazem lobby para Embraer. Obviamente, não desmerecendo a tecnologia da Embraer.

Está na hora da Embraer fazer um avião de maior porte.

fewoz

Isso já foi discutido algumas vezes, mas o próprio CEO negou que eles têm planos de partir para um avião maior, infelizmente. Preferem continuar a ser líderes em nichos. Se não me engano, os custos seriam 3x (ou mais) que o próprio valor de mercado da Embraer! Um dos dois: ou daria absurdamente certo ou seria um suicídio e a Embraer iria à bancarrota. De quaqluer forma, todos sabemos que o Deep State americano jamais permitiria o nascimento de uma potência na América Latina, então fariam de tudo para minar o crescimento da Embraer, pois isso poderia piorar a já… Read more »

GFC_RJ

E natural. 
Os EUA são disparado o maior mercado da Embraer.
Os principais fornecedores de componentes críticos são americanos.

Duvido que a Embraer vá fazer qualquer movimento que se arrisque àquele mercado.

Uma canetada do governo e a empresa…

Willber Rodrigues

A última empresa BR que apostou o que não tinha pra entrar num mercado aonde ela não tinha experiência, mercado esse que é praticamente um “clube do Bolinha”, foi a Engesa com o Osório, e sabemos como a história termina.
Melhor a Embraer investir no VTOL, no 390 e no mercado de aviação aonde ela domina mesmo…

EduardoSP

O fracasso o Osório não tem nada a ver com os americanos. Eles jogaram o jogo deles e, após alguns anos, com a invasão do Kuwait pelo Iraque, ficou muito claro que a Arábia Saudita tinha feito a melhor opção para eles.

Last edited 3 horas atrás by EduardoSP
Diego

Adoraria ver isso mas acho bem difícil.

Last edited 3 horas atrás by Diego
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Não caia na armadilha de tentar acabar com a Boeing, jogando dentro do quintal dela. Se a Embraer resolver competir diretamente com a poderosa de Seattle, vai enfrentar o governo dos EUA, a Boeing e a Airbus.

juggerbr

Vamos ver se a expressão “Too Big to Fail” será verdade ou não pra Boeing. O fato de ter muitos projetos militares e espaciais com o governo americano é um bom motivo pra ela ser salva, ou ao menos fatiada em civil e militar e a parte militar ter salvação.

fewoz

Os EUA não permitiram nem mesmo a queda de suas empresas automobilísticas. Você acha mesmo que permitirão a queda de uma empresa estratégica e gigante como a Boeing? Continuarão a despejar bilhões e bilhões, não importa o quanto falhem.

marcos

Logo o Tio Sam acha um país de terceiro mundo do outro lado do Oceano que precise dos aviões Boeing para levar toneladas de democracia e liberdade.

Cerberosph

Perigo é só sobrar os de terceiro mundo que não precisem atravessar oceano nenhum.

Jefferson Ferreira

A Embraer devia comprar a Boeing

juggerbr

Sei não… lá tem tantos problemas, melhor crescer organicamente, com projetos pé no chão e custos muito controlados.

Iran

Sei que é impossível, mas seria muito cômico se acontecesse kkk

Fábio CDC

Seria o mesmo que o Grupo Pão de Açúcar tentar comprar o Walmart. Simplesmente não há nem 1% do capital disponível para isso.

Jmgs

Mesmo ma situação atual wu aposto mais na boeing que na embraer. Alguem aqui acreditar que o governo americano deixaria a boeing quebrar? Ja a embraer não receberia o mesmo tratamento de nosso governo.

Andrigo

A Embraer só seria salva por aqui se isto rendesse alguma vantagem par os nosso governantes.

Willber Rodrigues

Que os EUA jamais deixarão a Boieng quebrar, isso é fato, principalmente a área de Defesa.
Mas acho “curioso” que a Boieng precise disso, e a Embraer, não.
Quem tem melhor gestão entre as duas?

Matheus

O governo literalmente deu centenas de milhões pra Embraer durante o covid.
Cacete vocês não se informam não?

Ivan herrera

Foi por pouco em Embraer rssss, bom em relação a Boeing que quebre e desapareça.

BraZil

Concordo que a Embraer tem que caminhar para aeronaves de maior porte e acho que acontecerá, no momento certo. Uma coisa que temos que elogiar (dentre tantas outras) é o timing perfeito que a empresa demonstra até hoje, na hora e no tipo de lançamento de produtos, continuo me preocupando com a quantidade de ativos da empresa em terras do Titio Samuel, mas enfim, que continue crescendo e ocupando nichos lucrativos.

fewoz

Já afirmaram que não têm planos de um avião maior. É absurdamente arriscado para uma empresa do porte da Embraer. De resto, concordo que o timing e a visão que eles têm é muito boa, mas se quisessem mesmo tirar proveito da situação da Boeing, o momento seria agora (Mesmo que o setor aeronáutico esteja passando por um momento de transição, especialmente de combustíveis e motores). Projetos podem ser modificados.

fewoz

A gigante Boeing tem US$ 58 bilhões em dívidas?? Depois disso vejo que eu até nem estou tão mal com minhas pequenas dívidas, haha

EduardoSP

Lembrando que por volta de 2015/2016 a Petrobrás tinha o dobro dessa dívida (US$ 126 bilhões). Era a empresa mais endividada do mundo e se recuperou.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O melhor negócio do mundo é uma companhia de petróleo bem administrada. O segundo melhor negocio do mundo, é uma companhia de petróleo mal administrada.

André Sávio Craveiro Bueno
Last edited 3 horas atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Bachini

Sei ser algo extremamente demorado e custoso, mas a Embraer com um wide-body na mão neste momento….rsrs

André Sávio Craveiro Bueno

As aeronaves de maiores vendas são narrow body, famílias B-737 e A-320.

Luís Henrique

Tomara que piore

Daqui 10 anos a Embraer compra a Boeing. Rss

Diogo Araujo

Calma gente, já já o governo faz aquela comprinha do tamanho do PIB de uns par de país, apenas por interesse da nação, nada pra alviar a boeing, nem pensem nisso, nananinanão. E viva o livre mercado! (Som de águia).