Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal e executada pela FAB, repatriou 1.105 brasileiros em apenas 8 dias, garantindo a segurança de cidadãos, animais domésticos e donativos

A Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo Governo Federal, atingiu um marco significativo ao repatriar 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação (quatro cachorros e dez gatos) do Líbano em apenas 8 dias. O quinto voo pousou às 6h06 (horário de Brasília) desta segunda-feira (14/10), na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). Estavam a bordo 220 repatriados e 2 pets.

Em meio ao conflito que abala o país, a Força Aérea Brasileira (FAB), utilizando a aeronave KC-30 do Esquadrão Corsário, conduziu uma série de voos de resgate, assegurando a proteção dos cidadãos e transportando 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas. Iniciada em 2/10, a operação, que envolve o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Defesa (MD) e a FAB, com o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) coordenando as equipes de saúde da FAB, já se consolidou como um dos maiores esforços de repatriação em zonas de conflito.

Desde o início da missão, a tripulação da FAB, que partiu do Brasil com destino a Lisboa, permaneceu em constante alerta, aguardando as condições adequadas para seguir até Beirute. No dia 5/10, a aeronave decolou de Portugal para o Líbano, e no dia 6, o primeiro grupo de cerca de 230 repatriados chegou ao Brasil. Desde então, cinco voos foram realizados, transportando 1.105 brasileiros, todos desembarcando na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). No total, a operação contabiliza 18 pousos bem-sucedidos.

O Comandante do Esquadrão Corsário, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri, relatou a tensão vivida no solo libanês. “Nós ouvimos explosões na zona de conflito. Sabemos que há risco de bombardeios próximos ao aeroporto ou até de fechamento do espaço aéreo. O momento mais crítico seria se isso acontecesse com a aeronave em solo, durante o embarque, o que nos impediria de decolar. Toda essa tensão se transforma em alívio assim que a decolagem é autorizada. A maior recompensa é ver o sorriso no rosto dos brasileiros, especialmente das crianças”, destacou.

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), por meio da Subdiretoria de Saúde Operacional (SDSOP) e com o apoio do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), tem coordenado de forma integrada uma equipe multidisciplinar para atender os repatriados do Líbano, garantindo assistência médica e psicológica com acolhimento e empatia. “Nossas equipes, formadas por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Técnicos de Enfermagem, estão preparadas para atuar em cenários críticos. Enfrentamos desafios como diferenças culturais, condições de saúde diversas e o tempo limitado para realizar avaliações completas, além da incerteza do cenário encontrado”, declarou a Major Médica Juliana Freire Vandesteen, membro da equipe de coordenação da equipe multidisciplinar de saúde.

Ainda de acordo com a Major, o atendimento contínuo, que começa no embarque e vai até o desembarque, exige um planejamento detalhado e uma equipe altamente qualificada em saúde operacional e medicina aeroespacial. “Entre as medidas adotadas estão o monitoramento de saúde durante o voo, o apoio psicológico imediato e atendimentos emergenciais. Os casos mais frequentes são distúrbios gastrointestinais, crises de ansiedade e picos hipertensivos, em sua maioria relacionados ao estresse. Dedicamos um cuidado especial às gestantes, idosos e crianças, que estão em condições mais fragilizadas”, finalizou.

O impacto emocional da operação foi profundamente sentido pelos repatriados. Linda Ahmat Nassar, mãe da gestante Fátima Karim, expressou imensa gratidão por ter conseguido deixar o Líbano. “Quero agradecer à Força Aérea por permitir que meu neto nasça no mesmo país onde sua mãe nasceu, um lugar seguro, onde as crianças têm liberdade”, disse emocionada.

Fátima Karim também compartilhou seu alívio. “Obrigada, Força Aérea Brasileira, por tudo o que estão fazendo por nós. O apoio da equipe foi incrível, nos sentimos cuidados desde o primeiro momento até o desembarque no Brasil. Agora eu terei o meu filho em segurança”, concluiu.

Com duas tripulações se revezando, cada uma composta por 18 integrantes, a FAB mantém um fluxo contínuo de resgates, assegurando que mais brasileiros possam retornar ao país com segurança e dignidade.

CTLA apoia transporte de medicamentos humanitários para o Líbano

O Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) executou, no dia 7/10, uma missão essencial de apoio humanitário, transportando três toneladas de medicamentos do Consulado Geral do Líbano, no Rio de Janeiro, para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). O carregamento faz parte de uma ação coordenada para ajudar as vítimas do conflito no Líbano.

A carreta do CTLA partiu às 19h30 e chegou a Guarulhos às 3h, garantindo a entrega rápida e segura dos medicamentos que chegaram ao Líbano em 9/10 a bordo do KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Diretor do CTLA, Coronel Aviador Leandro Fernandes da Silva Roman, destacou a relevância da missão. “É uma honra participar de uma missão humanitária e mostrar a prontidão da Força Aérea Brasileira em atender às demandas logísticas”, afirmou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Allan Lemos

Alguma notícia da conversāo dos 2 aviões? Acho que nāo vai rolar mais.

Camargoer.

Allan… há verbas aprovadas na lei orçamentária… se vão fazer, é outra história.

Convertidos ou não, a operação de repatriamento é um caso de sucesso. É o tipo de coisa que precisar ser feito sempre que for necessário.

Douglas Rodrigues

Parece ser prioridade a compra de um avião VIP para substituir o VC1, e agora a ideia de comprar outros aviões também para os ministros… Ou seja, a prioridade é sempre (ah, vcs bem sabem).
Até a compra de um terceiro A330 e conversão desse em MRTT com VIP igual o Voyager, seria mais negócio que comprar um ACJ330.

Camargoer.

A prioridade é repatriar os brasileiros…

Douglas Rodrigues

Sim, isso deve ser a prioridade em termos de assistência aos brasileiros em qualquer zona de guerra… Mas em se tratando em investimento na frota de aviões…

Camargoer.

Considerando que já existe um contrato para a compra dos F39 e dos Kc390 estão assinados, que a modernização dos A29, do T27 e do T25 já estão definidas, que a compra do helicópteros de treinamento (Tx) já estão em andamento, sobram os seguintes problemas… 1) substituição dos AMX (um ou dois esquadrões) 2) avião de patrulha (um esquadrão) 3) avião VIP (um avião) o mais simples e barato seria o avião VIP. Considerando o valor pago pelos argentinos no F16 de segunda-mão, os aviões de patrulha seriam mais caros. Se for considerado Gripens novos para substituir os AMX, então… Read more »

Maurício.

Da maneira que as coisas estão no Líbano, daqui um tempo os países vão ter que resgatar até os soldados da ONU…

GFC_RJ

Bem… Não seria a primeira vez…

A missão da ONU no Suez foi “corrida” na guerra dos 6 dias.
Meu avô participou desta missão… Mas em 67 já estava de volta já.

guest

sorte de um país que tem uma força aérea eficiente como a FAB

Camargoer.

Olá Guest. Acho que a coisa vai mais longe. Seria necessário uma pesquisa de opinião se os brasileiros apoiam ou são contra o uso dos aviões da FAB para a repatriação de brasileiros, mas os comentários dos entusiastas aqui na trilogia (que é um grupo bem diferente da maioria da população) tenho a impressão que há uma maioria que apoia. O apoio ao resgate dos brasileiros reflete bastante os valores morais e éticos da população brasileira. Isso nada tem a ver com a figura do “brasileiro cordial” de Sergio Buarque, mas tem a ver com a base cristã da moral… Read more »

Douglas Rodrigues

Acredito que a maioria da população acharia positivo o uso de aviões da FAB para essa finalidade, haja visto que os custos em transporte de políticos sobrepõe muito os custos com repatriações.

Camargoer.

Acho que ninguém faz uma conta comparativa com o GTE. Aliás, acho que a maioria da população desconhece quanto custa o GTE, ainda assim são favoráveis ao serviço de repatriação.

Saldanha da Gama

Boa tarde Camargoer!
A maioria da população, nem sabe o que é o GTE, imagina os custos….

Camargoer.

Exsto… por isso considero improvável que as pessoas concordem ou discordem das missões de repatriamento comparando com os gastos do GTE.

Tenho a impressão que o apoio é bem grande por questões de solidariedade e empatia..

Neto

As missões de repatriação de BRs e da ajuda humanitária no RS já pagaram a necessidade dos dois C30.
.
Acredito que outro com pacote de padrão VIP seja suficiente para a presidência.

Rinaldo Nery

A presidência não precisa de nada. Já tem o VC-1.

Saldanha da Gama

Coronel, boa tarde !!!

A presidência afirmou, que devido ao ” problema ” ocorrido no méxico, precisam de um novo, assim como, para os ministros! Será que o vc-1 está velho, ruim e com pouco conforto a bordo?

juggerbr

Mas se o problema foi no motor, nada tem a ver com a aeronave em si, motores vivem dando (poucos) problemas, independente da idade das aeronaves.

Saldanha da Gama

Boa tarde Jugger!
Pelo que já li aqui, o VC-1 é novo, bom, confortável, parece que o governo deseja um com mais autonomia !!! Ahh sim, não sei se foi boato, mas parece que foi uma ave na turbina…

Camargoer.

Olá Saldanha.. .sobre a autonomia, eu tenho uma curiosidade… em dezembro de 2022, o ex-presidente decolou de Brasiia com o VC1 indo para Miami.. mas fez uma escala em Boa VIsta de cerca de 2 horas… nunca entendi a razão

Leandro Costa

Provavelmente autonomia. Mesmo que tivesse o suficiente para chegar à Miami, era provável que não tivesse margem de erro. Sempre necessário levar combustível extra para alternar em caso de necessidade.

Na época em que o VC-1 foi comprado, já haviam críticos (inclusive eu) que diziam que era uma aeronave de baixa autonomia. Até hoje não sei por que essa aeronave foi a escolhida entre as diversas opções melhores no mercado disponíveis naquela época.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo plenamente.

Camargoer.

Olá Saldanha… a gente sabe que o avião tem cerca de 20 anos e tem relativamente poucas horas de voo comparado coim aviões comerciais fabricados no mesmo período. Não sei dizer se ele tem mais ou menos horas do que aviões executivos com a mesma idade. também sabemos que o avião teve uma pane envolvendo uma das turbinas, fica a dúvida sobre o que causou a pane. Se foi pássaro, se foi um objeto que estava na pista, se foi defeito da turbina, se foi problemas de manutenção… falta o relatório do Cenipa… outro problema tão grave foi a pane… Read more »

Saldanha da Gama

Boa tarde Camargoer!
Não me lembro onde eu vi e se era o lula, mas, a intenção de outro avião, desde 2023, era por causa da autonomia. Abraços

DanielJr

Precisamos de 3 MRTT, 0 VIP. Se for necessário, seria ok uma “modernização” do VC1, mas eu acho que não, o avião deve estar em ordem.

André Sávio Craveiro Bueno

Não que eu seja exatamente a favor da troca mas e se o 319 ACJ entrasse como pagamento de um A-330 VIP?

juggerbr

Quantos brasileiros vivem no Irã? Acho que algum planejamento pra essas pessoas deve ser feito, mesmo que jamais seja necessária essa evacuação.

Camargoer.

Segundo o Itamaraty, 180 brasileiros vivem no Irã, a maioria em função diplomática ou familiares.

Gabriel

Bravo Zulu à tripulação e aos envolvidos !!!

Iran

A coisa está feia lá, vi hoje os vídeos mostrando o resultado do ataque israelense no Hospital dos Mártires no Líbano, simplesmente uma das imagens mais brutais, sanguinárias e cruéis que já vi nada vida. Fico muito feliz que esses brasileiros estejam voltando em segurança pras nossas terras tropicais seguras e bem.

Rubens Sommer Junior

Quantos são de fatos os cidadãos brasileiros, nesses resgates.

André Sávio Craveiro Bueno

É o tipo de missão que faz bem para a alma, aquela para lembrar para o resto da vida. Salvar vidas é um presente divino.