IMAGENS: Caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira chegam a Natal-RN para o exercício Cruzex 2024
Segundo o Blog Spotter Brasil-RN, desde o sábado, 12 de outubro, esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a chegar à Base Aérea de Natal para o início do Exercício Cruzex 2024, uma das principais operações de treinamento militar da América Latina. No sábado, três caças F-5EM e um F-5FM do 1º/1º Grupo de Aviação Caça pousaram na base.
No domingo, 13 de outubro, o movimento continuou com a chegada de quatro F-5EM do Esquadrão Pampa e cinco caças F-39 Gripen do Esquadrão Jaguar, com as aeronaves de número 4102, 4103, 4106, 4107 e 4108. Além disso, um avião de transporte C-105 Amazonas do Esquadrão Arara também chegou à base.
VÍDEO: Chegada dos caças F-39 Gripen a Natal-RN
O Exercício Cruzex 2024 reúne forças aéreas de diferentes países e tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as nações participantes em missões de combate aéreo, defesa e apoio logístico, fortalecendo a capacidade de atuação conjunta.
NOTA DO EDITOR: Atualizamos com as imagens da chegada dos F-39 gentilmente cedidas pelo Blog Spotter Brasil-RN.
Por que os F-39 do 1 GDA ainda não apareceram com tanques externos ?
Ainda falta alguma certificação para isso ?
Já voaram com tanque externo várias vezes. Tem fotos e matérias aqui no site.
Aliás, no vídeo da matéria os cinco aviões estão com tanque externo na estação central.
A foto de abertura da matéria é apenas ilustrativa.
Realmente não reparei…
Talvez tu tenha comentado antes da colocação do video, pois nele, os 5 F-39 estão com tanque extra no centerline. Mês passado, o Gruprn que fez passagens pela AfAA durante os portoes abertos, estava equipado com tanque no centerline. Segundo o site spotter.com.br , em uma atualização de agosto do site, o tanque no pilone central passou a ser configuração padrão da aeronave na FAB: http://spotter.com.br/atualizado.htm “…Na imagem acima, o SAAB F-39E Gripen FAB-4102 do Esquadrão Jaguar pousando na BAAN no dia 08 de agosto. Essa aeronave está equipada com o tanque de combustível no cabide central, que será a… Read more »
Achei que pela maior autonomia não seria necessário ter sempre um tanque extra, nos F-5EM isso faz sentido, no F-39 não.
Não é necessidade, é opção para as surtidas de treinamento durarem ainda mais. Com a experiência adquirida no Gripen E com ou sem o tanque central, concluíram que o arrasto gerado pelo tanque extra é mínimo e as características de voo e manobra não mudam quase nada em relação à configuração limpa. A comparação com o F-5 é descabida. O Gripen sem tanque extra tem alcance muito maior do que o F-5 com tanque extra, e com o tanque essa diferença fica enorme. Para ter uma ideia, Mirage III precisava de três tanques extras de grande capacidade para cumprir sem… Read more »
Tem ideia da autonomia do gripen com apenas um tanque?
Muito bonitos! Será que irão operar o seu “incomparável” pacote de guerra eletrônica?
Sim, irão.
Bom… É interessante entender que todos os participantes também usam os exercícios para colher o maior número de informações sobre as plataformas, especialmente em se tratando de emissões (frequências de transmissão, modos, frequência de repetição de pulso, largura das bandas, saltos de frequência, etc etc) . Ou seja, nem tudo em todos os modos é desejável usar, por razões óbvias, porque mesmo que conste em publicações do gênero, ainda assim, as capacidade e estratégias de uso precisam ser secretas. Espero ter contribuido. Sou cursado em Guerra Eletrônica e CTA.
Sim, a FAB sabe disso. Há muito tempo.
Que bela cena! Nos faz esquecer dissabores decorrentes de populismos.
E nada de portões abertos ainda né? Alguém sabe o dia que os visitantes inscritos poderão ir fazer a visita?
Se a gente se empolga com esse evento, imagine os caçadores que estão nas máquinas!
Essa Cruzex será uma excelente oportunidade para nossos pilotos de F-39 que poderão saber na prática exatamente do que o Gripen é capaz.
Olha a rainha do baile chegando…
Vão fazer história, que venham os Eagles.
Chegarão os F-15 dos USA aí que a coisa vai ficar interessante.
Não seriam 4x F-16C Fighting Falcon?.
Não. Virão F-15 mesmo.
E que chegada!
E anda tem os sem noção que falam em comprar Outros vetores de origem 🇺🇸 🇮🇹 🇨🇳 🇮🇳
Temos o melhor vetor que poderíamos ter, basta ter infraestrutura nos mais longínquos cantos desse país para que possamos operar em quantidade e qualidade.
Muito massa ver essa formação dos gripens, que venham muito mais unidades!
Vi de camarote hoje a tarde na praia de Ponta Negra (tava surfando kkk), na hora que chegaram. Muito legal. Emocionante para quem é entusiasta. Hoje na praia foi melhor que muito show aéreo no Brasil. Passagens de Gripen, F-5 e AMX. A do Gripen foi muito legal, bem baixo mesmo e várias vezes.
Acredito muito que os americanos estão bem interessados para ver de perto o desempenho dos F39,tanto que mandaram seus F15 .
É capaz de logo logo eles convidarem a Fab (os Gripen especialmente) para a Red Flag nos EUA.
Eu ia falar exatamente isso !!!
👍
É o famoso,agora vale a pena mandar F15, antigamente o F16 dava conta sozinho…
Mas será que os EUA não têm acesso a Gripens E via Suécia?
Bosco, vai ver eles querem ver o desempenho da versão brasileira, que tem um componente distinto daquele da Suécia, o piloto
Como os aviões têm desempenho similar (os suecos e os brasileiros) e mesmo que os EUA terão inúmeras oportunidades de ver os desempenho dos aviões suecos, a Cruzex é o primeiro exercício do Gripen E, ainda que as versẽos A/B e C/D já devem ter participado de muitos exercícios conjuntos.
Essa semana os F-5 de Canoas estavam bem ativos, deveriam estar treinando para o exercício, os Gripen e F-15 vão dar uma cara nova para o exercício.
Algumas observações:
.
O 4108 é o Gripen entregue recentemente. Chegou e passou a operar.
.
Os cinco caças aparentam estar sem as modificações nas asas e canards. Esta modificação ainda deve estar restrita ao 4100, que é uma aeronave de testes…
.
Somente dois dos cinco caças chegaram com o pilone de interface para o míssil Meteor.
.
Desde o 4105, não pintaram mais o “F-39E” na deriva.
“Os cinco caças aparentam estar sem as modificações nas asas e canards. Esta modificação ainda deve estar restrita ao 4100, que é uma aeronave de testes…” Acredito que essas modificações serão feitas mais para frente, na Embraer. Se não me engano, li em algum lugar que ocorrerão em 2025. “Somente dois dos cinco caças chegaram com o pilone de interface para o míssil Meteor.” Três deles chegaram com o cabide, e destes, dois com o trilho do Meteor, que também simula o míssil em si, nos exercícios. “Não pintaram “F39E” na deriva dos três últimos caças entregues.” Os exemplares 4101… Read more »
Os esquadrões da FAB foram bem adiantados. A Cruzex começa só em 03/11, e hoje, faltando exatos 21 dias para início do Exercício, já estão todos lá. Ralvez irão fazer algum Exercício dissimular entre F-39, F-5M e A-1M e também familiarizar-se ao local dos voos da Cruzex.
Já estão bem familiarizados com o local. Todos passaram pelo 2°/5°, e alguns foram instrutores lá.
E tem algum motivo especifico de chegar com antecedência?
Essa vai ser a primeira CRUZEX que a FAB vai de igual com os EUA e Chile, por mais que o F5 tenha sido modernizado não estava no mesmo nível, agora está aos melhores meios do exercício, talvez falte mais experiência com o F39, introdução muito recente,mas veremos.
Agora sim,gostei de ver, lindo.
Bacana! De quebra vão reunir os principais esquadrões e treinar por um bom tempo antes da Cruzex.
Quase todos os gripens entregues em uma só imagem….
Portões abertos por favor! Portões abertos por favor!
Estou escutando o sons dos caças passando sobre minha casa, chega a ser como uma sinfonia,quase tendo um orgasmo só de escutar 😆😆😆😆😆😆🇧🇷
Lindo de vê e é dissuasorio!
o aeroporto vai abrir para visita^?
Leitura possível, F-16 tá um pouco abaixo do gripen E , entao para não fazer feio vamos enviar F15 também, F35 tá em outro patamar não é necessário numa cruzex….