O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira de “intromissão”classificou nesta sexta-feira de “intromissão” o pedido de informações feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos à fabricante sueca de aeronaves Saab sobre a venda de caças Gripen ao Brasil, assinada em 2014.

“Eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão dos Estados Unidos em uma coisa de outro país. É descabida essa informação. Não sei qual é a informação que eles estão pedindo, também não quero fazer julgamento precipitado, mas não tem sentido pedir informação de um avião que o Brasil comprou”, respondeu Lula ao ser questionado sobre a intimação em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.

Lula disse ainda que os norte-americanos são “meio hegemonistas”, e que reclamaram após o Brasil decidir não comprar os seus F-18. Durante a escolha dos novos caças, o governo brasileiro considerou os F-18 americanos, os Gripen suecos, e os Rafales franceses. A compra foi realizada durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas era estudada desde o primeiro mandato do petista, no início dos anos 2000.

Na entrevista, o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros, após a aeronave presidencial que o traria de volta do México enfrentar problemas durante um voo.

Lula também assegurou que o ministro da Defesa, José Múcio, permanecerá no cargo, afirmando que ele não perdeu importância mesmo após críticas públicas que fez sobre a influência da diplomacia em decisões do governo.

AVISO DOS EDITORES: conforme as regras do blog, comentaristas que utilizarem o espaço de comentários para proselitismo político, independentemente da ideologia, terão os comentários apagados e, caso insistirem, serão banidos.

FONTE: Reuters / Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

juggerbr

Nem ofendi ninguém…. Pelo visto será o post com recorde de comentários apagados/bloqueados…

RESPOSTA DOS EDITORES: O MOTIVO DO SEU COMENTÁRIO SER APAGADO ESTÁ NO AVISO DOS EDITORES AO FINAL DA MATÉRIA E NAS REGRAS DO BLOG.

VOCÊ JÁ FOI CONVIDADO A LER AS REGRAS, APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Ricardo

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Underground

Não duvido que renovem toda a frota do GTE, afinal é necessário transportar as autoridades de um lado para outro.

Saldanha da Gama

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 3 horas atrás by Fabio
Underground

E bom lembrar que a há outra investigação em andamento na França, também envolvendo venda de armas ao Brasil.

Jorge Cardoso

Bem lembrado.

Carlos Campos

é o ataque ao Brasil pelo posicionamento do governo atual

José de Souza

Que baboseira, hein? bela chance de ficar calado perdida…

elias

está corretíssimo esta investigação,

elias

afinal não temos justiçai condizente no Brasil

brutus

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Matheus

EUA acusando Brasil de propina em contrato militar seria a piada do século.

LUIZ

Tem que ter a benção do Tio Sam pra comprar uns aviões né?

João Moita Jr

Claro. Colônia é assim mesmo…

Nilo

Saab pretende cumprir o pedido de fornecimento de informações e cooperar com o Departamento de Justiça dos EUA neste assunto. As ações da Saab caíram quase 6,4 por cento após a notícia. Há confidencialidade no trato do assunto com EUA, mais há algum tipo confidencialidade do acordo Brasil Suécia, ou é um livro aberto? Rsrsr Os Suecos que escolheram fazer parte da OTAN, sabem agora como a França o que é ter os Préstimo do órgãos do Estado Americano. Isso é que é uma espionagem dentro da lei, respostas que determinada empresa americana quer ter, em que detalhe a sueca… Read more »

Last edited 1 hora atrás by Nilo
Rafael Coimbra

E sempre será, enquanto comprarmos aviões com tecnologia americana, nada vai mudar…. Era bm mais fácil, barato e eficaz comprar logo o F-18E… Já que obviamente seríamos controlados pelos americanos, que nós comprássemos um avião mais capaz, provado em combate e que o incomodo fosse menor. Essa papo de o avião é sueco é balela… Quer um pouco mais de autonomia em relação aos americanos, compre armas russas ou chinesas, será que vale a pena?

felipe

Não, o melhor mesmo seria comprar avião com nenhuma ligação com EUA ou Otan, dado o histórico de intromissões…a casa caiu para o Brasil quando a Suécia aderiu a Otan. Essa compra dos Blackhawk também vai dar chabú, qualquer desagrado brasileiro aos EUA, EUA vão descontar nesta venda.

Camargoer.

Creio que a preocupação dos EUA são as vendas do F35 e do F16 daqui para frente… o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes.. O F35 pode ter atingido o seu teto de vendas…. a Tailândia escolheu o Gripen E ai invés dos F16 da Lockheed. Esta notícia tem cheiro de Lockheed. Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB…até o financiamento foi feito com um banco sueco… Fazendo uma conta aproximada, acredito que o mercado de caças da classe do F16/Gripen nos… Read more »

No One

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 3 horas atrás by No One
MMerlin

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

MMerlin

De acordo.

MMerlin

“o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes” Concordo. É uma aeronave de projetos e equipamentos modernos. Tem integração com vários armamentos europeus de ponta. Não possui intenção suporte a artefatos nucleares como alguns apontam, mas ainda assim é bem capacitada. E tem custos de aquisição e compra muito bons. É o maior concorrente das aeronaves de geração < 5 americanas. “Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB” O contrato não tem, mas de barrar o envio de componentes específicos eles tem. Daí… Read more »

Camargoer.

Outra alternativa, mas não acredito, seria problemas de contrato entre a Saab e seus fornecedores… mas acho mais provável mesmo que os EUA estejam buscando uma estratégia de projudicar as futuras vendas de Gripen em concorrências que possam disputar com o F16

mais do mesmo

MMerlin

Mais provável.
Se a intenção fosse prejudicar especificamente o Brasil, esperariam mais um pouco a assinatura do segundo lote e soltariam a bomba de barrar, prejudicando, atrasando ou até inviabilizando todo o programa.
É questão comercial mesmo.

Camargoer.

Ou teriam interferido quando o MP brasileiro estivesse investigando a denúncia de favorecimento da Saab.

Estas interferências do DoJ dos EUA reforçam a tendência das empresas de ser afastarem do dolar.

Rafael Coimbra

Barata p quem? Olha o quanto o Brasil teoricamente vai gastar…

Camargoer.

Para a Tailândia, por exemplo, que escolheu o Gripen na disputa contra o F16… bem, o Brasil também escolheu o Gripen e descartou o F16

Charle

Mas a pergunta que fica, Carmagoer é esta. Eles (EUA) se assim quiserem têm as condições de embargar essa venda? Pergunto isso por que fiquei sabendo, aqui mesmo na Trilogia, que esses aviões têm tecnologia norte-americana em sua composição. Outra coisa. Caso façam esse tipo de movimentação – estranhamente hostil, por sinal, visto que meia dúzia de aviões nada significam para eles -, como o Estado brasileiro poderia proceder? Em toda a minha ignorância eu faria o seguinte. Já que querem arruma problema, vão ficar latindo para a parede. Devolveria tudo, e com o dinheiro do ressarcimento iria até uma… Read more »

Last edited 2 horas atrás by Charle
Camargoer.

Os EUA não tem condições de cancelar o contrato da Saab com o Brasil nem cancelar os contratos entre a Saab e fornecedores dos EUA,,,, mas tem condições de criar problemas para a Saab nas futuras concorrẽncia que disputar com o F16… Os contratos entre o Brasil e a Saab foram auditados aqui e na Suécia… lembre que havia uma animosidade entre os procurados e o juíz de Curitiba contra o ex-presidente… se tivesse algum problema, teriam usado.. não usaram porque não tem problemas… o objetivo dos EUA nada tem a ver com o Brasil mas com os contratos com… Read more »

carvalho2008

Sim, EUA tem total condição de embargar o Gripen ao Brasil…o motor é deles e outras peças tambem…se eles definirem que não quer…ponto….eles so vendem para quem eles quiserem….embargo é isto e eles podem fazer isto….qualquer país pode fazer isto com seus produtos….

O Brasil por exemlo, embargou venda de munição a Alemanha…bem como vendas da Avibras a Ucrania….qualquer país delibera sobre o que é seu…

Antonio Palhares

Não é apenas os Estados Unidos que tem avião bom para vender.

carvalho2008

sim, é o que disse no meu texto completo, mas infelizmente saiu apenas um paragrafo truncado que a moderação por algum motivo retirou. Não tem viés…

Um dos trechos a que o colega tambem se refere é que o Brasil deveria flertar fortemente material chines e ate Russo…se o assunto é Poker…joguemos poker…a India jogou e ganhou…tem material de todos inviabilizando embargos….perde quem encher mais o saco…

EduardoSP

Acredito que não há intenção ou interesse em anular contrato nenhum. Os EUA fizeram um esforço para colocar a Suécia na OTAN, e não tem sentido cativar um aliado para depois prejudicá-lo. O peso político/econômico/estratégico deles é ínfimo perto dos EUA. A Suécia não tem como concorrer significativamente com os EUA no mercado internacional. Por isso o Gripen tem um mercado reduzido. E mesmo que a Suécia venda alguns Gripens por aí, a aeronave tem um conteúdo americano importante, de forma que a indústria americana também ganha alguma coisa com essas vendas. Para mim a investigação é para levantar a… Read more »

Allan Lemos

Lógico que tem, de onde vem a maioria das peças? É só parar de dar suporte que os caças ficam no chāo.

Quanto ao banco sueco, certamente tem negócios nos EUA, entāo se for ameaçado fará o que os americanos mandarem.

Camargoer.

Então.. existe um contrato assinado entre as empresas dos EUA e a Suécia… se estes contratos estão certos, as empresas sediadas nos EUA que fornecem para a Suécia seriam prejudicadas e teriam acesso á justiça nos EUA contra o próprio governo…

O que está em jogo é a concorrẽncia na Tailândias e as futuras disputas entre o Gripen E e o F16

Allan Lemos

Um pedaço de papel é um pedaço de papel.

Nāo pense que a justiça americana nāo seria casuística se isso envolver uma questāo de segurança nacional.

Sem falar que bastaria uma ameaça de proibir, tácita ou expressamente, a tal empresa litigante de ter contratos com o governo se ela nāo desistisse do processo para fazê-la recuar.

Entāo certamente nāo será um pedaço de papel que salvaria o Gripen se os EUA quisessem prejudicá-lo.

Camargoer.

Explico de novo. Empresas dos EUA fornecem equipamentos para a Saab usar em diversos produtos. O governo dos EUA atuarão para proteger os interesses de todas as suas empresas, até porque, insisto, a questão nada tem a ver com o contrato entre a Saab e o Brasil, mas criar uma situação que possa dar uma vantagem ai F16 nas futuras concorrências….

Um pedaço de papel é um pedaço de papel, mas o tribunais dos EUA levam em conta.

DInheiro também é um pedaço de papel

MMerlin

“o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros” Essa compra apenas se justificaria por alguns motivos: 1. Necessidade de uma aeronave maior. 2. Troca devido a algo que não possa mais ser ajustado. 3. Idade da aeronave. Acredito que a situação e estado da aeronave não se encaixa em nenhum desses fatores. A VC-1 é relativamente nova, com menos horas voo de uma aeronave comercial. Quase off-topic: Lembro que ainda este ano a Embraer já tinha divulgado a intenção de desenvolver uma aeronave para 200 passageiros com alcance entre… Read more »

Saldanha da Gama

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

ESTA JÁ FOI A SUA SEGUNDA ADVERTÊNCIA

Plinio Jr

Sim em tempos de problemas orçamentários o mais viável é buscar soluções mais econômicas , por exemplo, resolver o problema de motorização e atualizar o VC-1 que é uma aeronave relativamente pouco utilizada.

Se precisa levar mais gente, freta com alguma companhia aérea…enfim… o povo gosta de fazer farra com dinheiro publico ….

Cerberosph

Vc-1 foi comprado usado e pode ser dizer qua apartir daí pouco usado mas relativamente nova não, já vai fazer 20 anos.

Atirador 33

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

737-800RJ

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Fabio

É só cortar o bolsa, 500 bi da saúde, mais uns bi da educação e aumentar 90% de imposto que está resolvido.

F-5

Acha certo tirar verbas da educação e da saude????

Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM PARA NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

NÃO INSISTA.

LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 3 horas atrás by Fabio
Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio

Não acho, mas já foi, e se dizer quem fez está APAGADO.

Last edited 54 minutos atrás by Fabio
F-5

Se fez o comentário, acha certo. Ainda bem que vc está errado.

Fabio

Analfabetismo funcional é um caso grave no Brasil.

Saldanha da Gama

Já cortaram…. No caso, iriam cortar mais….

Last edited 3 horas atrás by Saldanha da Gama
F-5

E isso é um erro enorme. Mas não irei prolongar para não ver um bocado de resposta bloqueada!!!

Leonardo Bastos

Coisas do Tio Sam, meus caros…

Saldanha da Gama

Gostaria de saber, se realmente o problema apresentado, o estado da aeronave, horas de voo, requerem uma nova…

José001

Como disse na outra matéria.

Hora de criar vergonha na cara e começar negociações para aquisição do J-31.

Ou vamos acabar com F-39 armados com AIM-7.

Saldanha da Gama

E o avião presidencial, seria de qual fabricante?

José001

Por mim vai de avião fretado.

Ou tem necessidade de um avião com as mesmas especificações dos aviões dos EUA, Rússia, França e China?

Leandro Costa

Que bom que já temos Meteors, então.

José001

Temos quantos entregues?

Santamariense

Todos os 100 comprados.

José001

Até receber um não para novos.

Last edited 6 minutos atrás by José001
Renato

Será que os chinas não passariam uns J-20? Rsrsrs

felipe

Concordo, devemos buscar fornecedores neutros fora da esfera politica de EUA ou Otan. (Suecia até era antes de entrar na Otan). India, China, Africa do sul estão aí para isso.

Emmanuel

Beleza fera, agora veja isso como algo perigoso e assina a compra do 2º lote.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo, é o momento de dar um jeito e encomendar mais Gripen, começando com o aditivo para chegar a 50.

O Comentador

Depois dessa, deveríamos é encomendar 2 dezenas de Sukois, J10, depender desses Suecos pau mandados é fogo.

MMerlin

Um contrato não muda nem garante nada.

Eles podem barrar o uso dos componentes mesmo a SAAB tendo em estoque.
Duvido que o governo desse país é os executivos da empresa resolver enfrentar uma possível determinação da justiça americana que seria claramente aplicada devido a uma determinação política.

Já pensaram também que uma das intenções dos EUA é prejudicar a comercialização do caça sueco com outros países?

Last edited 2 horas atrás by MMerlin
Renato

Fera.. Isso foi uma ironia né?

Antonio Palhares

Não vai adiantar assinar o segundo lote nestas condições.

BLACKRIVER

Alem do motor que é fabricado sob licença pela SAA.
Alguém já viu a porcentagem de componentes do Gripen que são da fabricação norte americana?

Caso alguém tenha essa informação em relação ao Gripen BR agradeço se puder compartilhar

Antonio Palhares

É realmente muito triste isso. São contra o submarino nuclear. São contra o programa aeroespacial brasileiro. Está na hora do Brasil acordar. Desenvolver com seriedade sua indústria de defesa. E começar comprar aviões da Russia ou da China. Tem que ficar independente dos Estados Unidos tal como o Irã ficou e desenvolveu sua industria de defesa .

Renato

São e sempre foram contra o desenvolvimento Brasil, simples assim.
Só a ________
_______

_____

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA O DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cadu

O ideal seria nos tornarmos independentes em tudo…. mas a realidade esta muito longe.. Nosso povo não tem estudo e cultura para desenvolver quase nada (salvo alguns casos especiais). Somos um país atrasado devido a uma eterna cultura de ToT e de busca por soluções prontas de prateleira, no qual não precisamos investir esforço algum. Para sermos realmente independentes, precisamos desconstruir toda nossa cultura. Se quiséssemos, poderíamos ter desenvolvido um avião nacional, mas para isso, jamais deveríamos ter abandonado o AMX. Poderíamos, lá no passado, ter mantido sua produção e constante evolução…. incentivando cada vez mais a nacionalização de seus… Read more »

Last edited 59 minutos atrás by Cadu
Carlos Campos

E quem é favor desses projetos? Ninguém!!! Nem a França, temos que parar de fazer de coitados e investir dinheiro nisso, e ganhar dinheiro depois com esses projetos, nem China nem Rússia tem interesse em ver o Brasil independente em nada, pq é ruim pra eles

Augusto

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Renato

Isso.. Me bate mais tio Sam eu mereço… Me perdoe.. Agora eu vou te obedecer..

É cada uma..

Antunes 1980

Veja o que se opor à Rússia, “exemplo de democracia” fez com a Ucrânia.

Logo será Taiwan com a China e por fim, a Coreia do Sul será ainda mais ameaçada.

Essa turma do lado de lá é super pacífica. ________

EDITADO. COMENTE SEM ATACAR OS OUTROS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JCGomes

A hipocrisia americana e sua maldita mania de se intrometerem em assuntos de outros países.

MMerlin

Hipocrisia? Nos contratos que fecho da minha empresa, está especificado que é proibida a revenda de um produto (seja hardware ou seja software) sem aprovação prévia. Incluiu desde multas até cancelamento unilateral de contrato. Investi no desenvolvimento deste produto, que vão desde construção de código até compra de componentes (hardware) de terceiros para montar outro produto. Preciso ser obrigado a aceitar a revenda? Claro que não. Essa prática, dependendo da área, é comum no mercado. Imagine então no setor de Defesa? Vai tentar revender uma Ferrari sem a aprovação da fabricante. Romário hoje não pode mais ter uma exatamente porque… Read more »

Last edited 2 horas atrás by MMerlin
Allan Lemos

Mencione uma superpotência que nāo tenha se intrometido nos assuntos dos outros, em toda a história da humanidade.

Por isso sāo superpotência, nāo adianta ter influência e nāo exercê-la, como eu em uma alcateia de lobos, você só é respeitado como alfa enquanto agir como o alfa.

Se estiver achando ruim, faça como a China, Índia ou Israel, que construíram armas para nāo terem que ficar levando desaforo, do contrário, tem que abaixar a cabeça.

Antonio Palhares

Exatamente. Tem que ser independente e desenvolver sua industria de defesa.

Rinaldo Nery

O blog coloca uma matéria com motivação eminentemente política, e não quer que ninguém fale de política…

Nota da moderação:
Não confundam “falar de política” com proselitismo político!

Camargoer.

Suponho que o foco da discussão poilítica sejam os EUA com a Suécia.. não tem nada a ver com o governo brasileiro

Carlos Campos

Não tem nada a ver o Brasil, quem comprou os Gripens foram os marcianos

Santamariense

Pois é! Como vai se falar sobre o assunto sem envolver o Brasil?

Camargoer.

Então.. a discussão è sobre como o DoJ dos EUA solicitou a uma empresa sediada nos EUA cuja matriz é a Suécia…

Não tem nada a ver com marcianos.

MMerlin

“Não confundam “falar de política” com proselitismo político”

Dizem que uma das maiores vantagens e diferenciais do brasileiro é ser mais emotivo.
Eu discordo totalmente, no quesito de ser uma vantagem.
O ponto negativo, referente à questão mencionada, é tentar discutir política (que no fim das contas é uma ciência) sem misturar questões ideológicas e partidárias, sem que alguns levem pro lado emocional.
Daí sai argumentações sem sentido, fake news à revelia e ataques pessoais.

Last edited 1 hora atrás by MMerlin
Ivanmc

Eu já percebi isso a mais de 10 anos, Coronel Nery.
Nem me canso.

RESPOSTA DOS EDITORES: AS REGRAS SÃO CLARAS E SERVEM PARA TODOS. LEIA.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

Concordo com vc, é sem sentido

Fabio

Caramba, quando não é a federal se intrometendo a investigar são órgãos fiscalizadores de outros países. Que mundo intrometido esse.

Gabriel

Imagina se tivessemos optado pelo f-18… ia chegar pelado e com motor 1.0

Last edited 2 horas atrás by Gabriel
Alexandre

Se estivessem escolhido o F18SH sem tranf de Tecn, com kit espionagem,fusão Embraer/Boeing..aí tava tudo de boa..esperaram 10 anos pra questionar..

carvalho2008

______

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Carvalho, bom comentário, só discordo nesse ponto “Não é nada contra o Brasil”
Errado, eles são e sempre foram contra o Brasil, eles perdem o sono só de imaginar um concorrente à altura com o peso do Brasil.
Essa é a politica deles desde o tal “destino manifesto”.

carvalho2008

Ahhhh…sim, eles não querem nem nunca quiseram uma China no mesmo contnente….mas querer e poder não significa ser a mesma coisa….quando a coisa ficar aguda mesmo, e ficará….o papel do Brasil será cobrado a peso de ouro….pois a europa já etá caido e os EUA não perceberam que ja perderm o bonde e feio….não adianta mais sequer avançar na europa…precisam se entrincheirar nas americas….e para tanto, o Brasil precisa estar com eles nesta trincheira…e forte….quanto mais demorarem a digerir isto, mais terreno eles perderão…A Europa já foi…a Asia já foi….

carvalho2008

É so não bloquear…tive de postar 4 vezes…e olha…ele já estava no ar e depois retirado e não tinha qualquer vies…então colaborem tambem…ali não foi programa…

RESPOSTA DOS EDITORES:

8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 hora atrás by carvalho2008
carvalho2008

não foi automatico, pois ele já estava num topico e sumiu….

abriu-se novo topico sobre o mesmo tema e postei aqui de novo….ai ficou preso…

parcelei os paragrafos para permitir sair…e não tinha nada…

Agora veja, como o amigo pretende ajustar isto?

O texto sem fratura, não está em lugar nenhum…

cadê a mensagem…? Complicado não?

carvalho2008

Isto é sinal que a temperatura vai aumentar muito no nivel global (Ucrania, Taiwan, Irã) EUA ainda tem visão antiga, o ponto de atrito e corte de pressão já passou uns 20 anos atras, pressionar demais o Brasil a tomar uma posição, pode impulsiona-lo justamente ao outro lado;É uma briga entre os Falcões e os Democratas EUA, esqueceram e erraram feio permitindo que sua politica interna suplantasse a Política de Estado, era óbvio que ia dar “M” apoiar em outros países lideres que poderiam e era a grossas vistas, com algum alinhamento a Irã, China e Russia….deu no que dá….não… Read more »

carvalho2008

Agora é a hora da verdade, EUA precisara conscientizar que não tem grana para pagar ou compensar o Brasil por uma perda dos lugares ocupados com China e Russia. Brasil tem de bater o pé e jogar forte, mantendo sua neutralidade e cobrara caro, carissimo, os olhos da cara e da alma, qualquer mudança pendular…..quando voce pensar caro, multiplique por 10 e depois por mais dez….Brasil deve realmente prospectar material Chines como forma de contra pressão…se encher mais, ameaçar comprar Russo….temos a faca e o queijo na mão, pois todas as FAs brasileiras estão necessitando revitalizar e sair do zero,… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Também acho estranho que os EUA investiguem uma operação como esta. Não se justifica sequer pelo uso de equipamentos made in USA no Gripen, o Brasil sempre foi considerado uma nação amiga,com relações normais em área de defesa, sem contar que a Suécia é OTAN.

Allan Lemos

“Amiga” até certo ponto, nāo confunda amigo íntimo, que é aquela pessoa que cresceu com você e a qual você pode confiar alguns segredos(UK, Canada, Austrália) com aquele vizinho com quem você só troca bom dia, boa tarde e boa noite.

O Brasil sempre foi visto com desconfiança, é só ver o caso que levou a escolha do próprio Gripen ao invés do F-18.

carvalho2008

Brasil deve seguir o caminho Indiano….fincar o pé….inclusive India, pode ser um razoavel fornecedor….Aos EUA, melhor uma Embraer no Brasil que uma Embraer na China….vide Avibrás….A coisa vai piorar no mundo….e a pergunta está sendo feita…Você está comigo ou está com eles?

carvalho2008

Nosso maior ponto fraco, é que somos uma país desestabilizado e polarizado, tal como vemos aqui no forum, divididos, um prato cheio a desestabilização, o que consta na pagina nr. 01 do manual de influencia internacional nos governos internos de países não alinhados…..é o nosso ponto fraco e desastroso…

Esteves

A quem interessa manter essa polarização? Quem lucra com um Brasil polarizado?

carvalho2008

a qualquer concorrente

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

E sobre aeronaves presidenciais: que eu saiba, o Airbus ACJ e os dois Embraer 190 que servem a presidência não podem ser considerados aernaves obsoletas ou velhas. Se existe algum problema, só pode ser de manutenção, e dapi a FAB tem que se explicar.

Comprar 3 novas aeronaves para esta tarefa, implicará certamente em adquirir menos KC390, menos Gripen e menos contratações de modernizações importantes, como do Super Tucano.

Augusto

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vagner

“Quando expor um crime e tratado como estar cometendo um crime, voce esta sendo governado por criminosos” Edward Snowden

Esteves

Fala do MD. Não vi nada. Manter uma posição frente ao que Israel faz em terras alheias é uma atividade da diplomacia. Os sionistas (não confundir com judeus) também declararam o Secretário Geral da ONU persona non grata. Deixar de atender uma licitação internacional com vencedores lícitos é uma resposta infantil. Certamente Brasil e Israel tem muito o que conversar e acordar sem interferir nos negócios. Negócios geram prosperidade. Diplomatas devem ter capacidade acima das picuinhas. Se o Catar pediu para o Brasil não comprar de Israel…vamos acertar um financiamento com eles para outros obuseiros talvez alemães JAC a Alemanha… Read more »

carvalho2008

Mestre Esteves…eu acho que tem mais coisa aí…..sabíamos que este momento chegaria….e 2024 ainda não acabou….tem umas nuvens mais negras e espesas que antes….

Esteves

Mestre,

Amadores. Quando o orçamento apertava eu falava com os russos…Tim e Claro.

– Vamos dar resultado. Não vamos deixar o resultado na rua. Eu recolho X de investimentos, vocês também. Certo?
– Ou preferem brigar e perder grana?

Nossa política externa esta na década de 1960. Ainda.

carvalho2008

pois é…..a verdadeira guerra é economica…somos 50% do PIB Latino Americano….um celeiro absurdo….recursos absurdos….isto tem um preço no Poker….esta hora iria chegar…eu acho é que em seis meses…o mundo vai pro vinagre…e aqui…é a tabua salvadora…salva vidas é caro quando tem buraco no casco….

Esteves

Dinheiro…dinheiro.

Vitor Botafogo

Tem caroço nesse angu

Camargoer.

Sim… a partir do momento que a Tailândia descarou o F16 e escolheu o Gripen, o angu da Lockheed desandou… tá fácil entender.

Machado

Lawfare

Camargoer.

de novo

BraZil

Pedido normal, protocolado pelos meios de praxe.. Cada um deve cuidar do que lhe pertence…

Luís Henrique

Para mim parece óbvio que se trata de suspeitas de corrupção.

Os EUA solicitariam informações sobre desempenho dos caças? Óbvio que não.

Por isso está nota da previdência criticando era esperada, e até o aceno com a possibilidade de adquirir novas aeronaves é um sinal para não se envolverem que podem vender algumas aeronaves para nós.

O “medo” não está relacionado ao cancelamento de contrato, mas o que um escândalo de corrupção poderia atrapalhar as eleições futuras.

Saldanha da Gama

Parece quer tem acusação de tráfico de influência…

MMerlin

Mais do que foi exercida pelo país francês sobre o Brasil na predefinição, por parte da FAB, da escolha técnica em prol do Gripen?

Era de conhecimento público que o Sarkozy utilizava trafico de influência quando presidente mas, condenado mesmo, foi por situações que ocorreram após sua gestão, onde tentava utilizar o mesmo recurso, mas como ex-presidente.

Bispo de Guerra

_____________ os EUA creem regiamente que a América do Sul continua a ser o quintal deles …

Os EUA já não são mais uma potência hegemônica…ainda mais com uma dívida publica de $35Tri e crescendo…

A era do petrodólar já acabou , com o advento da moeda dos BRICS… o mundo não sustentará mais o valor do dólar e a capacidade até então infinita dos EUA se individarem …

O rei está nu…

_____

COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 hora atrás by Bispo de Guerra
Aéreo

Os EUA estão adotando um comportamento similar ao que adotou contra a cúpula do futebol mundial no passado recente, quando a copa do mundo de 2022 foi ganha pelo Qatar, com a justiça americana processando e prendendo altos figurões da FIFA e CONCACAF.

Em resumo, quando eles são contrariados eles aplicam “a lei” contra os concorrentes.

Esta situação não isenta necessariamente o acordo de seleção do Gripen. Essa reportagem da VEJA fala sobre um processo arquivado contra o atual mandatário e cujo filho recebeu dinheiro da SAAB.

https://veja.abril.com.br/politica/processos-contra-lula-tudo-arquivado-nada-esclarecido

Comte. Nogueira

Nunca imaginei que esse dia chegaria, mas concordo que se trata de intromissão indevida em assuntos internos de outro país, algo que macula nossa soberania. Ora, os EUA já sabiam dessa venda quando aprovaram, ou pelo menos não vetaram, o fornecimento dos motores GE F414.
Resta considerar o aspecto temporal do pedido de informação, ou seja, o que está de fato acontecendo no cenário geopolítico que motivou a decisão do depto. de justiça dos EUA.

Last edited 57 minutos atrás by Comte. Nogueira
Bachini

Que algums acessor corajoso (visto como acontece na Russia) explique para o soberano que motores e demais componentes são americanos,

Pedro

Facil assim…deu manutenção..compra avião novo.mais facil….nao importa que aviao eh novo e moderno…
afinal a frota da fab taxi aereo tem que ser excelente..se sobrar dinheiro a gente ve algo pra uso militar…

vendéen

Normalmente se a Saab utiliza componentes/equipamentos americanos na construção do Gripen ele conhece muito bem (espero!!!) o procedimento essencial. Se você estiver interessado, um pequeno trecho sobre a França, mas obviamente não só: “BENEFICIÁRIOS Qualquer empresa, pública ou privada, desde que importe, exporte ou reexporte sistemas controlados, componentes, software, serviços de defesa (incluindo know-how), dados ou tecnologias (mesmo integrados num sistema francês). PROCEDIMENTO • É necessário que os fabricantes de defesa conheçam as regras de compliance em vigor. Devem ser implementadas medidas adequadas para garantir o seu cumprimento. • Na aquisição de equipamentos americanos deverá prestar especial atenção aos compromissos… Read more »