Saint-Cloud, 8 de outubro de 2024 – Sébastien Lecornu, Ministro das Forças Armadas e Assuntos de Veteranos da França, anunciou o início do desenvolvimento do veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) que complementará o futuro padrão Rafale F5 após 2030.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia que marcou o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas Francesas (FAS) na base aérea de Saint-Dizier, na presença do General Jérôme Bellanger, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), e Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

“Este drone de combate furtivo contribuirá para a superioridade tecnológica e operacional da Força Aérea Francesa até 2033. É significativo que esteja sendo iniciado hoje, enquanto comemoramos o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas e o 90º aniversário da Força Aérea e Espacial: na aeronáutica — um campo altamente complexo — o futuro tem raízes profundas, e a inovação se constrói com base na experiência. A Dassault Aviation e seus parceiros estão orgulhosos de servir às Forças Armadas Francesas e à Agência de Aquisições de Defesa da França (DGA). Sua renovada confiança nos honra e nos obriga”, declarou Éric Trappier.

Este UAV será complementar ao Rafale e adaptado para combate colaborativo. Ele incorporará tecnologias furtivas, controle autônomo (com intervenção humana), capacidade de carga interna, entre outras características. Será altamente versátil e projetado para evoluir conforme futuras ameaças.

O programa se beneficiará dos avanços do projeto nEUROn*, o primeiro demonstrador europeu de UCAV furtivo.

O Rafale F5, combinado com o UCAV e suas evoluções, assim como o Mirage IV em seu tempo, garantirá a independência e a superioridade de capacidades da França nas próximas décadas.

Rafale M e UCAV nEUROn – © Dassault Aviation – A. Pecchi

* Iniciado em 2003, o programa nEUROn reuniu os recursos aeronáuticos de seis países europeus, com gestão de projeto pela Dassault Aviation. O nEUROn realizou seu voo inaugural em dezembro de 2012. Mais de 170 voos de teste foram realizados até hoje. O programa nEUROn cumpriu todas as suas promessas em termos de níveis de desempenho, prazos e orçamento.

Sobre a Dassault Aviation

Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis (incluindo 2.700 Falcons) entregues em mais de 90 países ao longo do último século, a Dassault Aviation construiu uma expertise reconhecida mundialmente no design, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, que vão desde o caça Rafale até a família de jatos executivos Falcon, drones militares e sistemas espaciais. Em 2023, a Dassault Aviation registrou receitas de € 4,8 bilhões. A empresa conta com 13.500 funcionários.

FONTE: Dassault Aviation

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

Desde que as forças aéreas consigam garantir a inviolabilidade de comunicação com os drones, será o futuro.

Inka

El Rafale 4 es un caza de primer nivel, el Rafale 5 con esas mejoras lo ponen a la altura de un F 35. Su antecesor el Mirage también lo fue, cazas probado en el campo de batalla. Las fuerzas aéreas de Francia, India, Qatar, Egipto, Indonesia, Croacia y Serbia, se dan el gusto de poseer magnífico caza de combate. He leído que la FAP de Perú ha pedido la cotización de 24 cazas Rafale a Francia, si se da esa compra, Perú vuelve a tener el mejor vector de combate de todo Latinoamérica, como pasó en la década del… Read more »

Bruno Vinícius Campestrini

O Rafale é um excelente caça da geração 4,5, mas nunca deixará de ser um caça de sua geração. A enorme redução no RCS das aeronaves de 5ª geração (sejam americanas ou chinesas) lhes dão uma vantagem ímpar sobre as da geração anterior, incluindo o Rafale.

vendéen

Bonsoir Bruno Vinicius Campestrini, As vantagens dos aviões de 5a geração podem não ser permanentes. Ele diz a si mesmo: O radar de nova geração (RBE2-XG) do Rafale F-5, com tecnologia baseada em nitreto de gálio e cálculos de IA, representa um salto significativo em relação aos radares atuais da AESA. Este novo radar será capaz de identificar todas as aeronaves, incluindo os caças de 5a geração em modo furtivo. Também será capaz de detectar alvos como os microdrones que até agora eram quase indetectáveis pelos aviões de combate. Também com este novo radar, o optronico de sector frontal (OSF)… Read more »

Aéreo

Estão há 20 anos recebendo recursos para o desenvolvimento desse projeto. Agora parece que vai receber mais um pouco de euros do contribuinte. Como diria Capitão Nascimento, nada como uma crise para aumentar a criatividade do sistema.