Emoção e alívio marcam o retorno de brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira

Com lágrimas nos olhos e corações aliviados, os 228 repatriados pisaram novamente em solo nacional na manhã deste domingo (06/10), ao desembarcarem na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. A bordo do KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo foi trazido de volta para casa como parte da Operação “Raízes do Cedro”, nome escolhido em referência ao cedro, árvore símbolo do Líbano.

O voo é uma iniciativa do Governo Federal, que partiu de Lisboa na noite anterior, trouxe consigo histórias de superação e esperança, marcando um novo capítulo para as famílias que aguardavam ansiosamente. A operação, coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, reafirma o compromisso do Brasil com a segurança de seus cidadãos no exterior, especialmente em momentos de crise.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu os repatriados com boas-vindas e explicou um pouco sobre a operação. “Nos próximos dois dias, esperamos trazer cerca de 230 pessoas de volta ao Brasil, com a meta de transportar 500 por semana para a Base Aérea de São Paulo e Guarulhos. As aeronaves da FAB continuam essenciais na reintegração de brasileiros em momentos difíceis”, comentou.

“O Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – opera o KC-30, a maior aeronave da Força Aérea Brasileira, realizando voos para Beirute a cada 48 horas, desde que as condições de segurança e triagem sejam atendidas. Após o primeiro voo, estamos em São Paulo (SP) e nos preparando para seguir para Lisboa. Dividimos a tripulação em duas: uma responsável por buscar os repatriados em Lisboa e a outra por trazê-los ao Brasil”, disse o Comandante da Aeronave, Major Aviador Rafael de Oliveira Bertholdo.

A médica integrante da equipe de saúde a bordo da aeronave, do Hospital Central da Aeronáutica, Major Médica Ana Maria da Trindade Castello Branco, falou sobre o objetivo de ter uma equipe médica na aeronave. “Contar com uma equipe de saúde não é apenas uma possibilidade, mas uma medida essencial para garantir o bem-estar físico, emocional e mental dos passageiros. Eles se encontram em uma situação de estresse, deixando suas casas, pertences e, muitas vezes, suas famílias. É sabido que isso pode agravar condições de saúde preexistentes ou até mesmo desencadear novas. O corpo é fortemente influenciado pelas emoções, e nossa equipe está aqui para minimizar esses impactos nos passageiros”, concluiu.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira continuará a realizar a missão de repatriação até a conclusão da Operação “Raízes do Cedro”. O retorno desses cidadãos marca o sucesso contínuo da iniciativa e reafirma o compromisso do Brasil em proteger e apoiar seus cidadãos em tempos de crise, demonstrando solidariedade e empenho até o fim da missão.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Segundo voo deixa o Líbano com 227 resgatados

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Beirute, no Líbano, às 18h30 (horário local) – 12h30 (no horário de Brasília) – desta segunda-feira (7) com 227 resgatados – incluindo 49 crianças (7 de colo) – e 3 pets a bordo.

O avião fará uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, e seguirá para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.

De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros.

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.

Os primeiros brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. Logo após o desembarque, ele fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de “matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”.

“O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, disse o presidente.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Luis Lacerda

Alguma dúvida de que no meio da criançada esse governo possa ter usado a FAB para transportar alguma futura nova liderança do Hamas e parentes?

Quero saber se alguém tem dúvida disso.

Ed

O numero de negativação no seu comentario responde sua pergunta.

André Luis Lacerda

Dá uma força ai DBA!

update wp_comments set positive = 20, negative = 19 where comment_id = 192314;

Last edited 3 horas atrás by André Luis Lacerda
Bernardo Santos

A polícia federal barrou a vinda de 2 pessoas que eram suspeita, então acho que todos esses que estão vindo a polícia federal está de olho para não ocorrer esse problema. Há um tempo atrás um palestino foi barrado já aqui no Brasil com suspeita e enviado de volta pra Malásia com a sua família.

Nativo

E demência que falam?

José de Souza

Tá com abstinência de cloroquina? A PF fez um pente fino nessa lista. Que comentário desnecessário…

Nilo

Poderia demonstrar minha indignação a tal comentário sobre crianças, mas………. referente a uma criança palestina ou libanesa, também poderia ser de uma criança israelense, é assim, os extremos são iguais, se autorizam a pratica de omissão de socorro, em situação de vulnerabilidade das crianças. CP, artigo 286. Apologia, texto em que se defende, justifica.
De ascendência palestina, libanesa ou israelense são crianças brasileiras.
Algum ser coloca a cabeça acima do solo, mas….(como disse no inicio) não é maior que as crianças, seja palestina, libanesa ou israelense.

Last edited 12 minutos atrás by Nilo
Ozawa

Parabens às autoridades envolvidas nesse socorro, com agradecimento especial à FAB.

Sejam bem vindos todos os repatriados!

Pablo

E pra isso que esse aviao foi comprado (além das outras missões), para servir o Brasil e nao um hipocrita.

Rinaldo Nery

Milagre não terem apagado teu comentário! Tem uns editores “progressistas” aqui. A não ser que pensaram que o “hipócrita ” é outro…

José de Souza

O “hipócrita” que ele citou é aquele que “não é coveiro”…