Novas imagens do caça naval furtivo Shenyang J-35 da China, destinado principalmente para os novos porta-aviões chineses, visando a expansão das capacidades navais e de projeção de poder da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy).

O J-35 possui design furtivo com foco na redução da assinatura de radar, semelhante a outras aeronaves de quinta geração, como o F-35C dos Estados Unidos. Espera-se que o J-35 tenha capacidades multimissão, podendo realizar operações de superioridade aérea, ataque à superfície, reconhecimento e guerra eletrônica. Seu design naval o torna adequado para decolagens e pousos em porta-aviões, com trem de pouso reforçado com barra para engate em catapulta e gancho de parada.

O J-35, derivado do FC-31, evoluiu ao longo dos anos, com vários protótipos sendo testados. O J-35 deve iniciar em breve as operações a bordo do porta-aviões Fujian (Type 003). O novo porta-aviões chinês, conta com catapultas eletromagnéticas (EMALS), que possibilitarão decolagens mais eficientes e frequentes. Com essa integração, o J-35 terá um papel crucial na defesa aérea de grupos de batalha de porta-aviões e na projeção de poder chinês em áreas de interesse estratégico, como o Mar do Sul da China.

Embora o J-35 tenha sido inspirado em outros caças furtivos, a China tem investido pesadamente no desenvolvimento de sua própria tecnologia, buscando reduzir sua dependência de equipamentos estrangeiros. Motores de alto desempenho, radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e capacidades de guerra eletrônica são alguns dos avanços previstos para o J-35, garantindo que ele tenha um desempenho competitivo com outras aeronaves de quinta geração.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joe Safo

Impressionante! É notável a evolução no refinamento do design furtivo.
Duvido que a China disponibilize essa ave rara no mercado internacional.

MMerlin

Talvez com algum parceiro que agregue algo ao projeto.
E não falando em recursos financeiros.

Dagor Dagorath

O Paquistão estava interessado em adquirir o J-35 como contraponto aos Rafale indianos.

Hamom

J-35 naval e a versão J-31 parece que tb equipará a Força Aérea Chinesa. Além da versão para exportação FC-31…
comment image

Last edited 3 horas atrás by Hamom
Heinz

Se o Brasil fosse um país esperto, adquirimos mais gripens, e quem sabe outro caça poderia ser o FC-31, assim como a índia que diversifica seu portfólio de armamentos não ficando a Mercer 100% de nenhum grupo de poder mundial.

Rinaldo Nery

Somos bem espertos: vamos adquirir um avião novo pro Nine.

Wagner Figueiredo

Ainda bem que trocaram a letra, F por J, ou iria achar que era americano…rsrsrs

Joanderson

Pelo menos no refinamento do caça a china esradando uma aula nos russos.

Bigliazzi

Nessas horas que não entendo mais nada… Todo mundo fala mal do F-35 e os chineses vão lá e… Copiam o F-35. Ou o avião americano tem os seus méritos não reconhecidos pela torcida… Ou os chineses são otários de copiar um negócio dito como fracassado pela torcida chinesa.

Conty

O F-35 teve problemas que foram sendo resolvidos ao longo do tempo, mas nada que desabone seus méritos.

Jorgemateus77

espera até essa glr que criticar o F-35 descobrir que o Gripen E tb tá dando problema na sua implementação, algo que é normal na implementação de qualquer vetor, especialmente os “de luxo”

Jorgemateus77

1 gripen solo é capaz de eliminar 4 desses