ATENAS, Grécia – Caças aliados, participantes do exercício Ramstein Flag da OTAN, decolaram para uma missão combinada sobrevoando a Grécia no dia 4 de outubro de 2024, para demonstrar a capacidade multinacional de poder aéreo.

Caças de diversas nações, que estão contribuindo para o novo conceito de exercício que o Comando Aéreo Aliado e a Força Aérea Helênica estão executando pela primeira vez na Grécia, sobrevoaram marcos históricos gregos. Os pilotos e caças mostraram a prontidão e o compromisso do poder aéreo conjunto da OTAN, treinando e voando juntos, proporcionando a postura de dissuasão necessária no ambiente de segurança global em mudança.

“A execução desta demonstração altamente complexa foi uma verdadeira prova da agilidade de nossos pilotos aliados, coordenando habilidades de precisão de doze nações nesta formação de voo de caças. Conduzimos a missão quase na metade do tempo de execução do Ramstein Flag”, disse o Coronel Alexandros Chalkopoulos, porta-voz da Força Aérea Helênica, que voou no assento traseiro de um F-16 da Força Aérea Helênica durante a missão combinada. “Os aliados participantes demonstraram sua estreita relação durante a missão de hoje, o mesmo espírito exibido nos cenários exigentes que os planejadores do exercício desenvolveram para o Ramstein Flag na Grécia”, acrescentou.

Durante o exercício, mais de 130 aeronaves de combate e de apoio da Grécia, Canadá, França, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, além de aeronaves AWACS da OTAN e drones de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento RQ-4D da OTAN, contribuíram para as missões complexas. Esses ativos, juntamente com o centro de vigilância aérea e controle desdobrável da OTAN, são complementados por sistemas de defesa aérea baseados em terra da Grécia, além de navios da Marinha Helênica, Forças de Operações Especiais, sistemas de Guerra Eletrônica, capacidades espaciais e cibernéticas.

Este exercício multidomínio garante que todos os participantes executem táticas aprimoradas e uma integração robusta, levando a uma dissuasão e defesa mais fortes.

FONTE: OTAN/NATO

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mr. White

Quero saber quando o BRICKS vai formar sua alianca militar?

Abracos.

Leandro Costa

Não sei quanto à tijolos. Fazem boas estruturas. Mas dar tijoladas nos outros não é muito prático.

Quanto aos ‘BRICS’ eu espero que nunca. Não faria sentido.

Rinaldo Nery

Hahaha! Boa. Não sei de onde o caboclo tirou a letra K. Acho que de Korean. Ou Kazaquistan.

Last edited 2 horas atrás by Rinaldo Nery
Mr. White

Eu contei a piada mas ninguem riu! Acho que vou ter que ser mais descritivo…

🤦‍♂️

Mr. White

Mas gente, o pessoal nao entende mais sarcasmo mesmo… Esse foi o motivo da chacota…

Que povo triste!

Abracos.

Welington S.

O BRICS nada mais é que uma aliança que visa o desenvolvimento econômico dos países compostos nele. Nada, além disso. Será muito difícil ver exercícios conjuntos; se bem que, recentemente, os chineses estiveram em nosso solo treinando com o CFN e os Marines. Quem sabe mais para frente, de repente, os russos aparecem por aqui. Eu não duvido, conduto a proposta dos BRICS é econômica.

Carlos Campos

Eu espero que nunca, não quero ajudar a China invadir Taiwan, nem a Russia a atacar seus vizinhos

Rinaldo Nery

Nem quero ver os Brasil peitar os EUA.

Carlos

Com a animosidade entre a India e a China, Irã e Arábia Saudita e entre o Egito e a Etiópia, a aliança militar dos BRICS irá surgir quando os patos tiverem dentes

Joao

Agora q a Rússia chamou o Taliba…. Nunca….