Airbus VC-1A - Foto: Alexandro Dias

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, afirmou que ainda não há indícios de que o motor do avião presidencial tenha sido atingido por um pássaro no incidente ocorrido após a decolagem na Cidade do México. O problema, identificado como alta vibração em uma das turbinas, forçou o retorno da aeronave ao aeroporto. Técnicos da Cenipa e da empresa Latam estão no México para avaliar a situação da aeronave.

Damasceno defendeu a compra de uma nova aeronave para o presidente Lula, destacando que o atual avião tem 20 anos de uso e que um modelo mais moderno ofereceria maior autonomia e espaço, condizente com o status de uma das maiores economias do mundo. Ele ressaltou que, apesar de seguro, o atual avião não possui sistema de alijamento de combustível, o que forçou a aeronave a voar em círculos para reduzir o peso antes de pousar com segurança.

O incidente ocorreu logo após a decolagem no dia 1º de outubro, quando a aeronave precisou realizar cerca de 50 voltas sobre o território mexicano durante quase cinco horas para esvaziar o tanque de combustível. Lula e sua comitiva embarcaram em um avião reserva e seguiram viagem para Brasília, chegando apenas na manhã do dia seguinte.

Lula demonstrou insatisfação com as condições do voo, relatando falta de comunicação com o Planalto em alguns momentos, devido à ausência de telefone e internet. Damasceno reforçou que a troca de aeronave seria benéfica para garantir mais conforto e eficiência nas viagens presidenciais.

O atual avião, apelidado de “Aerolula”, completará 20 anos em janeiro, e Damasceno lembrou que esteve presente quando a aeronave foi recebida pela FAB. Ele destacou a importância de um avião maior e com melhor autonomia para atender as necessidades de deslocamento do presidente de um país como o Brasil.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

_______

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES A TODOS:

COMENTÁRIOS COM PROSELITISMO POLÍTICO (E TANTO FAZ O LADO QUE O COMENTARISTA DEFENDA OU ATAQUE) SERÃO APAGADOS NA ÍNTEGRA E SEM MAIS AVISOS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

KarlBonfim

Já passou da hora de trocar esse avião, e tem mais eu advogo a compra de dois, um para a reserva. Como era na época dos famosos “sucatinhas” (Boeing 737-200). Não importa quem seja o nosso maior dignatário que vai andar neles…

Allan Lemos

Realmente tem que ser dois, mais acho que não vai adiantar nada se pensarem apenas no conforto e se esquecerem de equipar o avião com contramedidas e uma comunicação decente.

Paulo T.

Olha mas os aviões (Air Force One) da maior economia do mundo tem 33 anos…. Manutenção e atualizações são possíveis e devem ser feitas

Carlos Campos

______
______

COMENTÁRIO APAGADO.

AVISO DOS EDITORES: QUE PARTE DA REGRA SOBRE NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO VOCÊ NÃO ENTENDEU?

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SUAS TENTATIVAS ANTERIORES JÁ FORAM APAGADAS E SE CONTINUAR VOCÊ SERÁ BLOQUEADO. ESTE NÃO É SEU PRIMEIRO AVISO.

Sensato

Está aeronave sempre foi inadequada desde que foi comprada. Até aí, só há novidade para os desavisados. Por outro lado, já que o GF não libera a grana para a FAB converter os A330 para MRTT, que se use um deles para a função de transportar o PR e sua corte. Quanto a comprar uma nova aeronave ou mesmo converter o A330 para versão VIP, penso ser totalmente injustificável no momento atual e penso ser vergonhoso que o 01 da FAB defenda a ideia.

Fernando Vieira

Eu concordo que essa aeronave sempre foi inadequada. Ele tem perna curta. Se o Brasil ficasse na Europa, seria perfeito, mas dada a localização do Brasil, para voar para a Alemanha por exemplo, precisa de escala. Ela provavelmente foi um caso de “barato que saiu caro” porque, vinte anos atrás, o presidente era o mesmo e sim era necessário comprar outro avião, FHC nem usava mais o 707 depois que teve um incidente de fogo em um motor com o vice Marco Maciel a bordo. Naquela época deveria ter se decidido por um A330 ou um 767 ou chutando o… Read more »

Neto

É necessário uma aeronave com comunicação confiável.
.
Não sei se é suficiente, mas um 190E2 VIP poderia ser mais viável financeiramente?

Franz A. Neeracher

Para vôos dentro do Brasil, a FAB já possue 2 Emb190, que dão conta do recado.

O que a FAB precisa é de uma aeronave de maior porte e alcance; algo como um A330, A350, B787 ou B777.

adriano Madureira

Melhor Airbus, porquê a confiabilidade da Boeing está semelhante a da HAL…

Roberto Fabiano Santana

Um Airbus ACJ 350.
Um Boeing BBJ 787 de reserva (diferente para não sofrer embargo no meio da viagem).
Um cargueiro Aitrbus A400M transportando um helicóptero Merlin e dois automóveis Rolls Royce Phantom blindados.
Um cargueiro Aitrbus A400M transportando um helicóptero Merlin e dois automóveis Rolls Royce Phantom blindados. (não repeti, é o reserva).

Rinaldo Nery

Mais um transatlântico pra transportar a comitiva. Cada uma que leio aqui…

Welington S.

O que me deixa triste é que, infelizmente, a conversão dos dois A-330 para o MRTT, realmente, subiu no telhado e ninguém sabe quando e se teremos a conversão, uma vez que é um processo demorado e há uma fila de espera. Não tenho a menor ideia do avião ideal e mais adequado para o Brasil. Além disso, seria extremamente relevante uma matéria a respeito. Fica a dica aos editores.

Marcos Silva

Demorou nada…

Junior

Tão óbvio. Super oportuno um novo avião presidenciavel.

Maurício

Os kc30 podem fazer transporte presidencial, a conversão em mrtt é mais importante. Quem decidirá é o congresso.

Rinaldo Nery

Sim, com banco de tropa. Aquele de rede.

Rinaldo Nery

Se fizerem isso, em hora inoportuna, esqueçam segundo lote de Gripen e mais KC-390. Inacreditável. E gente aqui defendendo. Como se uma vibração no motor fosse justificativa.

Clésio Luiz

Pois é. Se o motor está ruim, faz manutenção ou troca. Muito mais barato que aeronave nova.

Moreira

Querem sucatear as Forças Armadas! Um dia a conta chega. E esta chegando, isso é só o começo. Depois estes caras querem reclamar do que?

Gustavo Leite

É perfeitamente possível atualizar esse avião para que ele alije combustível e tenha melhor comunicação. A vontade de comprar um novo avião presidencial deveria ser melhor analisada diante das necessidades atuais da FAB, mas quando se trata de políticos e a sede de conforto que eles tem sabemos que outro avião presidencial, maior, com mais capacidade de levar apadrinhados políticos do momento e afins vai de fato ser comprado.

Salomon

Uma boa opção, em todos os sentidos, seriam dois Tupolev Tu-95 adaptados para uso VIP.

Rogerio

Sem entrar na discussão se eh adequado ou não:

Um A330 ACJ novo …. Uns 250-300 milhões de dólares. E entrega em 3 anos.

https://www.controller.com/listings/for-sale/airbus/a330/aircraft

Um usado 2012 …. Oferecido a 45 milhões de dólares. A entrega deve ser imediata, mas sempre tem que dar uma garibada .
(uns 6 meses).
Obs: os da FAb são motores trent esse eh CF6.

Allan Lemos

Independentemente do governo, sempre achei que o avião presidencial brasileiro era inadequado por ser pequeno e provavelmente não ter medidas de segurança necessárias para a proteção de um Chefe de Estado(e por consequência a segurança nacional).

Em uma crise, esse avião não pode ser usado como um hub de comando, assim como é feito com o Air Force One, do qual sou muito fã. Em uma situação dessa, de onde o presidente e o vice exerceriam suas funções se não do avião(semelhantemente ao que aconteceu durante o 11/09)? O Brasil deveria pensar mais nesse tipo de contingência.

Marcelo

Mais dinheiro jogado fora . Dinheiro pro gripen não tem.

Carlos

Ótimo, então que os membros da FAB façam uma vaquinha e comprem o avião !

Plinio Jr

Não faz o menor sentido trocar de aeronave agora, este A-319CJ é pouco rodado, se o problema é o motor, simplesmente troca o motor por um novo…. caso a comitiva for maior , frete alguma aeronave comercial … enfim… existem soluções econômicas para a atual situação, mas para variar , politicos adoram faz mal uso do dinheiro público …

Elintoor-_

Não !!!
Arrumem os motores !!!
Precisamos de mais Gripens NG !!!