IMAGENS: Avião chinês Y-20B MRTT com motores WS-20
O Y-20B MRTT (Multi-Role Tanker Transport) é a versão mais avançada e especializada da aeronave de transporte estratégico Y-20 desenvolvida pela China. Projetado pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation e operado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), o Y-20B MRTT, dotado de motores turbofan chineses WS-20, foi modificado para atuar principalmente como um reabastecedor aéreo, capaz de prolongar o alcance e a autonomia de operações de caças e bombardeiros, além de manter a capacidade de transporte de carga e tropas.
Considerando o tamanho relativamente pequeno da frota de aviões-tanque da PLAAF (cerca de 20 Y-20A nos últimos 3 anos), a produção em massa subsequente do Y-20B provavelmente expandirá rapidamente a frota de aviões-tanque em pouco tempo, visto que espera-se que o Y-20B substitua o Y-20A na produção. Os aviões-tanque possibilitarão às aeronaves de combate da PLAAF um longo alcance, mobilidade entre teatros e grande autonomia, com imenso impacto estratégico.
Talvez ter 1-2 aeronaves de grande porte poderia ser oportuno para a FAB…
Essa aeronave tem dimensões similares ao C-17 GLOBEMASTER mas seu valor de mercado é um pouco menor…
As vezes é bom ter uma aeronave de tamanho superior em seu inventário.
A FAB não consegue nem manter as compras do C-390…
E pelo visto, vai ter que arrumar verba para o novo avião presidencial, espero que não afete mais ainda o Gripen.
Pode ter certeza que entre o Gripen e o avião presidencial, irão comprar Gripen.
Só que não.
Tenho a mesma certeza !!!
Abraços
Tem que tomar cuidado pra não ter o comentário rifado, mas esse assunto do novo avião já havia sido superado dado o absurdo da ideia que provocou reação negativa até mesmo na mídia amestrada.
Mas para desgraça do contribuinte brasileiro me ocorre esse incidente no México acendendo o fogo novamente.
Ao que parece houve histeria depois do pouso.
Calculada, é claro.
Eu postei realmetne com receio, mas acho que esta matéria estará logo no poder aéreo.
Abraços
O pior disso é que os aviões presidenciais (são 3) são praticamente novos, nenhum deles tem mais que 15 anos de uso.
O A319 já tem 20 anos….mas isso não significa muita coisa!
Sim, mas com baixa rodagem se comparado aos que foram fabricados e foram para as companhias aéreas pelo mundo .
em vez do c390 vamos ter estes maravilhosos avioes chineses, abaixo a embraer um viva ! para a china. quem é chinaboys aqui? legal né, meu sonho é viver em beijing
Não,isso eu sei, só estou dizendo que um cargueiro grande para complementar um médio, como é normal em algumas forças aéreas, seria oportuno…
Problema econômico para adquirir sei que há…
concordo com vc
Se a FAB fosse comprar um avião desse porte seria C-17 do deserto via FMS.
Pelo que me consta, não há nenhum C-17 no deserto ou retirado de serviço.
Então quando for será do interesse da FAB.
Ainda vão voar por muitos anos.
Interessante é por qual modelo a USAF irá substituir os C-5 e mais tarde os C-17!!
Para de insistir.
C-17 ainda não tem substituto.
E a linha de produção fechada.
Quando tiver um substituto os que estiverem em condições boas irão para “aliados” interessados.
E, estranhamente, nenhum programa para desenvolver um substituto.
Tem C-5, inclusive naquela cor verde da FAB.
Sim, C-5 armazenado no deserto tem; mas não seria (na minha opinião) uma boa idéia a FAB adquirir alguns.
São aviões já muito velhos, em péssimo estado e já parados há muitos anos.
Custo operacional e manutenção altíssimos….fora da nossa realidade….não é sem motivo que nenhuma força aérea além dos EUA opera o C-5.
Antes de C-5, a FAB precisa de várias outras coisas.
Que seria interessante ter um vetor deste porte na FAB , sim seria, mas concordo contigo, a FAB tem outras prioridades urgentes, antes de pensar em algo deste porte, poderia perfeitamente , por exemplo, elevar os C-30 para KC-330 MRTT.
2 C-5 Galaxy do deserto ja seria suficiente para a FAB.
Enquanto FAB, EB e MB continuarem mantendo em Washington-DC, Comissão Aeronautica, Comissão militar e Comissão naval, essas excrescências, curiosamente até hoje fora do alcance da indignação geral. pois é o que mereceriam , o escrutínio de quem paga a conta dessa auto-humilhacao, esqueça qualquer material de origem chinesa aqui.
Seja o bonitão aí ou um buscape de São Nanquim.
Ate que fim Apareceu alguem com coragem para dizer a verdade.
Linda aeronave, se há um design de equipamentos militares que evoluiu bem, nos últimos 25 anos, foi o Chinês, tanto nas aeronaves, quanto nas embarcações. O ponto fraco ainda é o dos veículos terrestres, mas tenho certeza que também nos encantará em poucos anos..
Um KC-tão quadrimotor…
usaf vai comprar esse ai pra substituir o c17 que deixou de ser fabricado.
Acho possível
O C-390 tem cerca de 35 m de comprimento e 35m de envergadura.
Pesa cerca de 50 toneladas e peso máximo de 81 toneladas. Carga máxima de 26 toneladas.
Esse Y-20B tem quase 50m de comprimento e 50m de envergadura.
Pesa cerca de 100 toneladas e peso máximo de 220 toneladas. Carga máxima de 66 toneladas.
2,5 X mais carga e 2,7x mais pesado.
Aeronaves de categoria completamente diferente.
Por isso os 4 motores.
Copiado russo IL 76
Não.
Podia vir pra FAB
Multi-Role Tanker Transport, algo como: Multimissão Transporte e Tanque. . Conceito semelhante ao Embraer KC-390, porém muito maior e bem mais pesado. . Estes novíssimos Y-20B MRTT com motores WS-20 de fabricação própria levarão a PLA-AF (People’s Liberation Army Air Force) para um novo patamar, especificamente aquele das poucas forças aéreas capazes de cumprir missões de transporte estratégico de grande porte e longo alcance. . Hoje, em 2024, quem pode cumprir missões assim? USAF – US Air Force; que tem essa capacidade e missão desde a Segunda Guerra Mundial; VVS – Voenno-vozdushnye sily Rossii; da atual Rússia, que tinha essa… Read more »
A fabricação de motores nativos para esse tipo de aeronave só mostra o grau de seriedade e comprometimento da China com as suas FAA. Bem diferente de um país chamado Banânia….