O avião, destinado ao resgate de aproximadamente 220 pessoas, decolou às 00h47 (horário de Brasília) com destino a Beirute, no Líbano, fazendo uma escala em Lisboa, Portugal

Na madrugada desta quarta-feira (02/10), a Força Aérea Brasileira (FAB) deu início à Operação “Raízes do Cedro” com a decolagem de uma aeronave KC-30 da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. O voo partiu às 00h47 (horário de Brasília) com destino a Beirute, no Líbano, e uma escala em Lisboa, Portugal. A viagem do Brasil até Lisboa teve duração de 9 horas e 20 minutos, e a aeronave pousou na capital portuguesa às 14h10 (horário local), cumprindo rigorosamente o cronograma da missão.

O retorno do KC-30 ao Brasil dependerá de coordenações e protocolos adicionais, que serão estabelecidos conforme o desenvolvimento da operação. A FAB continua em alerta para assegurar a eficácia das ações em andamento.

KC-30: Capacidade e Versatilidade

Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB ampliou significativamente sua capacidade em diversas operações estratégicas, incluindo reabastecimento em voo, apoio logístico e missões humanitárias, tanto nacionais quanto internacionais. Em casos de calamidade pública, como desastres naturais ou emergências médicas, a aeronave também pode realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para atender a múltiplos pacientes.

O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave operada pela Força Aérea Brasileira, com capacidade para transportar até 238 passageiros e 45 toneladas de carga, além de um alcance de 14,5 mil quilômetros. A incorporação dessa aeronave ao Esquadrão Corsário representa um incremento significativo na eficiência operacional da FAB, reforçando a defesa do país e o apoio ao desenvolvimento nacional.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Os portugueses com receio de pousar o KC-390 em Beirute levou o KC-390 para Creta e um Falcon 50 da FAP fez vários voos de Beirute para Creta levando os resgatados e de Creta embarcaram no KC-390 para Lisboa. Vamos pousar em Beirute? Creio que vai ter alguma coordenação com os governos do Líbano e de Israel para diminuir o risco de algum ataque próximo ao aeroporto ou no aeroporto durante a operação de resgate.

Renan

O governo brasileiro tem uma ótima relação com Hezbolla, Hamas, Iran, etc.. E sabem que Israel não dá ponto sem nó, afinal, Israel não é grupo terrorista. Operação segura e cara em Beirute, para repatriar “brasileiros” que não pagam impostos nem contribuem com o desenvolvimento do nosso país. É minha opinião e peço que a respeitem, não estou atacando nenhum dos lados, apenas demonstrando fatos. Essas operações de repatriação para mim mais parece uma propaganda midiatica a fim de demonstrar alguma preocupação com nosso povo, porém, nos que vivemos no Brasil não temos nenhum ato de benfeitoria em nosso favor.… Read more »

guest

Se a questão é não pagar imposto e não contribuir para o desenvolvimento do país, talvez devêssemos introduzir pena de banimento para rentistas sonegadores rs

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Operação de repatriação ocorre em qualquer governo, independente de ideologia. O Brasil já repatriou pessoas de outras nacionalidades, inclusive. É ação humanitária, nada mais que isso.

Gabriel

______

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE PESSOAL A OUTRO COMENTARISTA.

ESTE BLOG TEM REGRAS DE CONDUTA, ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE TODOS LEREM:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Matheus

Tenho certeza que você teve a mesma opinião quando buscaram os Brasileiros em Israel, correto?

Wilson França

A sua primeira frase foi uma forma disfarçada, ou elegante, de atacar um dos lados. Mas respeito sua opinião.
E opinião não demonstra fatos.

Renan

Duplicado

Last edited 2 meses atrás by Renan
Burgos

Cadê o outro KC 30 ?!
Tá em conversão, parado ?!
Bem que podia ter mandado os C 390 da FAB também, são cerca de 3000 solicitações de repatriação para o Brasil dos 21.000 Brasileiros morando por lá 🤷‍♂️

Rinaldo Nery

O KC-390 leva 80. O KC-30 leva 240.

Burgos

Sim perfeito👍 Quanto a lotação eu sei, mas a faina em si tá morosa demais por parte do Governo e até do chefe do executivo E aonde que tá outro KC 30?!🤷‍♂️ Foi cogitado até em comentários da ida do NAM Atlântico, mas ele parou pra PDR. Pq não mandam o NDM Bahia+2 Napoc Amazonas pra lá que já esteve 1 por lá levando peças/material e mantimento pra Fragata União quando ela docou na Itália para reparos emergenciais 🤷‍♂️ Nesse Governo nada funciona, tudo travado 👀🤦‍♂️ Péssima gestão/administração. É pq deve ser que eles não tem parentes lá para serem… Read more »

Burgos

Só relembrando !!! Quando da queda do voo AF 447 da Air France a MB instaurou Sar no Brasil e foi disponibilizado todos os meios em condições de navegação para efetuar busca de sobreviventes desse voo. Então pq o Governo não pode se empenhar um pouco mais pra retirar os solicitantes da repatriação em Beirute para o Brasil. Não brinquem com o povo Judeu, eles aguentaram simultaneamente ataque de 8 países muçulmanos. Eles tem essa mística de serem bem sucedidos nesses tipos de conflitos/guerra no último conflito contra o Líbano, precisou do exército dos EUA e da França para “empurrar”… Read more »

Rawicz

Seu ponto de vista não está errado, mas suprime um ponto importante chamado recursos. Uma operação deste porte necessita de recursos, não é simplesmente pegar o avião e ir lá.

Chegou a ver o que aconteceu ontem com o VC1?

O avião teve pane, o Lula reclamou que o avião está com a televisão quebrada, o telefone via satélite não está funcionando, e quando tiveram que trocar o vc2, não tinha internet. Sabe o que a FAB alegou? Falta de recurso. Se não tem nem para o avião presidencial que dirá para outros itens…

Abymael

_____

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO E NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS AO DEBATE. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Burgos

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

OS EDITORES AVISARAM.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

MMerlin

“… ponto importante chamado recursos …”

Importante mesmo. E tão importante é o Governo repassar os valores da operação para a FAB.
Recentemente foi divulgado que o Governo deu o calote no EB referente as movimentações e reforço nas fronteiras com a Venezuela e Guiana. Nada mais nada menos que RS 200 milhões.

Fonte: https://www.sociedademilitar.com.br/2024/10/exercito-cobra-reembolso-de-r-200-milhoes-mas-governo-da-calote-com-crise-orcamentaria-militares-ficam-sem-ressarcimento-e-enfrentam-cortes-de-122-milhoes-de-reais-sp1.html

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
Burgos

Vergonha nacional isso daí !!!
Chefe do executivo dando calote no EB !!!👀🤦‍♂️
Agora quando precisar do EB sabe aonde pedir 😏

MMerlin

Pois é.
Mas tem gente que acha certo…
Ou deve levar pro outro lado.
Uma pena.
Bandeira partidária nubla o poder de julgamento. E quem se ferra é o poder de prontidão (já comprometida) do EB.
Como você falou, uma vergonha.

Saldanha da Gama

Em relação ao calote, temo o que vem pela frente….
Abraços

Santamariense

A pane do VC-1, pelos noticiários, foi em um dos motores. Quanto às reclamações do atual ocupante do planalto, provavelmente agora vai aparecer dinheiro para arrumar os confortos que ele ficou irritadinho por não estarem disponíveis. Mas, dinheiro vai aparecer só para os aviões do GTE…o resto da Força que se vire.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO. VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Exato. Se comprarem outro avião esquece Gripen. O GTE é um câncer.

adriano Madureira

“Ah, minha aeronave teve um problema na turbina”, vamos comprar uma nova?! Que comprar turbina nova?!
Não, vamos comprar um avião novo…

Palhaçada…

Bobear os recursos sairão da FAB.

Rinaldo Nery

Pode ter certeza.

Camargoer.

Antes é preciso saber o quê aconteceu… acho que é a regra de ouro sobre acidentes e incidentes aéreos.

MMerlin

O avião é relativamente novo.
Tem 20 anos.
E, de longe, tem bem menos horas voo que uma aeronave comercial.
A cara precisa se barrada no congresso.

EduardoSP

Deve demorar uns 20 dias para chegar lá.
Demorado demais se o problema é urgente.

Wilson França

Na ânsia de criticar, nem se informa antes…
O avião já está na Europa. O primeiro voo de repatriação seria hoje. Foi adiado para amanhã em razão dos bombardeios ocorridos próximo do aeroporto de Beirute.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que na ânsia de criticar o colega, foi você que não entendeu o comentário dele.

Na minha interpretação da conversa, o Eduardo respondeu a um comentário de outro colega mais acima, o Burgos, que escreveu sobre a possibilidade de também enviar navios da Marinha (sendo a referência a 20 dias para os navios).

Burgos

Ao período de travessia eu sei !!!
Indo e fazendo 2 escalas, no total da 28/29 dias de travessia.
Com uma escala somente, digamos em Las Palmas (Esp) levaria 23/24 dias.
Como pode navegar direto sem escalas , mas é muito cansativo.
Eu fiz essa travessia (UNIFIL III) na F 42 com escala em Las Palmas/Civitavechia (Ita)👍
Mas é aquilo, “Se não tem tu, vai tu mesmo” em relação a urgência se vira com que tem.💪

Ramon

Vou bater novamente na tecla de defender que não se deve cortar os pedidos de KC – 390 , e que se tenha mais algumas aeronaves na categoria do KC-30 para reabastecimento e transporte de passageiros, estamos passando por constantes emergências climáticas e humanitárias, as aeronaves da FAB estão voando com uma constância parecida com companhias aéreas, o KC-390 tá carregando esse país nas costas de tantas missões.

Sensato

“Com a aquisição dos Airbus A330-200, a FAB ampliou significativamente sua capacidade em diversas operações estratégicas, incluindo reabastecimento em voo, apoio logístico e missões humanitárias, tanto nacionais quanto internacionais.”

Como assim ampliou reabastecimento em voo? Enquanto os aviões não forem convertidos, eles não fazem reabastecimento em voo nenhum. Não deveria nem ser chamado de KC30 mas apenas C30.

Last edited 2 meses atrás by Sensato
Clésio Luiz

O FAB2901 pousou ontem em Portugal e ainda não seguiu para o Líbano, segundo o Flightradar24.

Santamariense

Está em Portugal aguardando autorização para decolar em direção ao Líbano.

Marcelo Lobo da Silva

Enquanto esses aviões não passarem pela conversão para MRTT, sua designação correta é C-30. Por enquanto são meros transportadores. É errado chamá-los de KC-30 pois não cumprem a missão de REVO.

Camargoer.

Olá Marcelo. Eu critiquei a compra dos dois C30 (Kc30). Estava errado. O avião já fez muito.

MMerlin

De acordo Camargo.
Mesmo não tendo sido convertido para o seu real objetivo, ambos já valeram, e muito, mais do que foi pago.

Rawicz

E sejamos justos, o país de dimensões continentais como o nosso, precisamos de aernovaes de long range. Os Kc390 desempenham um papel fantástico, mas com carga plena limitam demais o alcance. O C30 atuam nesta lacuna. Não a toa várias nações europeias tem várias unidades dele. É uma grande Kombi faz tudo

Marcelo Lobo da Silva

Não questiono o uso deles. Também acho que são essenciais para as tarefas a que se destinam e deveriam ser mais até do que dois. Minha crítica é apenas à designação KC-30, que não é verdadeira no momento.

Nunes-Neto

O lula já estava de olho em um dos KC-30, depois dessa situação no México tenho certeza que não viaja mais no VC-1,ou compra outro ou entuba um KC-30

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO DESVIOU TOTALMENTE DO ASSUNTO PRINCIPAL E ESTÁ CHEGANDO AO PROSELITISMO POLÍTICO. VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jmoura

Última missão do KC 30 antes de virar VC, enquanto isso nem combustível para patrulha marítima dizem que tem, projetos importantes para defesa precisam desse dinheiro mais…

Fabio Araujo

A FAB desde o ano passado a FAB mostrou que seria melhor, mais barato e mais rápido comprar um avião presidencial ou um VIP já pronto, o governo depois desse incidente já esta falando em comprar um avião presidencial!

Santamariense

Não duvido nada que comprem um avião novo. E que comprem…desde que deixem os 2 KC-30 no 2º/2º GT, cumprindo as missões que já cumprem, sem virar VC-30.

Leandro

Para mim essa falha do vc1 é cortina de fumaça para comprar outro aviao, faz tempo que _______
________ estao criticando o vc1 para compra de um com autonomia e tamanho maior…

COMENTÁRIO EDITADO.
OS EDITORES DO SITE JÁ AVISARAM MILHARES DE VEZES: O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NÃO É LUGAR PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio

Esse avião trabalhou bastante nos últimos anos aliás desde que foi adquirido, é pena que está sendo cotado para _____
______

COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES JÁ AVISARAM CENTENAS DE VEZES PARA NÃO USAREM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA FAZER PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Fabio