Karel Čapek, departamento de imprensa do Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa comprará dois aviões de transporte Embraer C-390 Millennium. Graças a eles, o Exército da República Tcheca ganhará novas capacidades no transporte de pessoas ou materiais, no combate a incêndios de grande escala, na evacuação de feridos ou no reabastecimento em voo. A ministra da Defesa, Jana Černochová, informou o governo sobre o pedido hoje. O contrato com o fabricante brasileiro deve ser assinado nas próximas semanas, e o primeiro avião estará disponível para os soldados no próximo ano.

Atualmente, o Exército da República Tcheca não dispõe de aeronaves que, por exemplo, sejam capazes de evacuar um grande número de pessoas de áreas de crise ou, ao contrário, levar soldados e equipamentos a esses locais. “O Exército da República Tcheca tem uma necessidade de longo prazo de fortalecer sua capacidade de transportar cargas mais pesadas e volumosas por longas distâncias ou garantir o transporte de pessoas de áreas de crise. As evacuações do Afeganistão ou do Sudão, por exemplo, mostraram isso plenamente para nós”, observou a ministra Černochová. Ela também destacou que a necessidade de adquirir aviões de transporte médio o mais rápido possível foi sublinhada pela deterioração da situação de segurança no mundo. “Estou, portanto, feliz que receberemos o primeiro avião no próximo ano”, disse.

A República Tcheca comprará as aeronaves em condições semelhantes às de outros países aliados. O preço dos próprios aviões é comparável ou até melhor do que o que outros países, que muitas vezes encomendaram um número maior de aviões, pagaram, de acordo com as informações disponíveis, que são confidenciais. Além da aquisição dos próprios aviões, o Ministério da Defesa está comprando uma série de equipamentos adicionais que permitirão o uso completo das capacidades das aeronaves, algo que a República Tcheca atualmente não possui. Por exemplo, é a capacidade de combater incêndios aéreos, um módulo para transporte de pacientes ou reabastecimento em voo. O contrato também inclui a aquisição de equipamentos terrestres, o fornecimento inicial de peças sobressalentes e o treinamento de pessoal. O preço total do pedido, incluindo os próprios aviões e todos os equipamentos adicionais, é de 11,3 bilhões de coroas tchecas (no câmbio de hoje, cerca de 490 milhões de dólares ou 2,6 bilhões de reais) sem IVA, e a reserva de taxa de câmbio também está incluída no valor. “Estou convencida de que foi possível negociar as condições mais favoráveis possíveis”, enfatizou a ministra Černochová.

As aeronaves são capazes de transportar equipamentos de combate mais pesados. Como já mencionado, o contrato também inclui extensos equipamentos adicionais. Em particular, é um módulo para combate aéreo a incêndios, que permitirá que a aeronave seja usada para auxiliar o sistema de resgate integrado no controle de incêndios de grande escala. Também estamos comprando um módulo para reabastecimento em voo, um módulo para transporte de pacientes, incluindo a possibilidade de colocar macas para pacientes que necessitam de cuidados intensivos, tanques de combustível adicionais para aumentar o alcance, um sistema de autoproteção para operações em ambientes perigosos, um sistema de distribuição de combustível FARP e um módulo para operações de Busca e Resgate. A aeronave também terá equipamentos para transporte de passageiros com um padrão mais elevado e um Repetidor de GPS para forças especiais.

A participação significativa de empresas da indústria de defesa tcheca também é uma parte essencial. Ela é garantida pelo Acordo de Cooperação Industrial assinado hoje, que foi concluído em nome do Ministério da Defesa pela diretora sênior da seção de cooperação industrial, Radka Konderlová, com os representantes do fabricante. O valor estimado do programa de cooperação industrial é de mais de 82,3 milhões de dólares. Os projetos envolvem a expansão da produção existente na empresa Aero Vodochody Aerospace e a cooperação com a empresa estatal LOM Praha para garantir o ciclo de vida das aeronaves compradas. Ao mesmo tempo, a Embraer cooperará com universidades na República Tcheca no campo de veículos autônomos e voadores.

Os detalhes do pedido podem ser encontrados na seção de Perguntas e Respostas que publicamos no site do departamento do Ministério da Defesa da República Tcheca.

Perguntas e Respostas: Aquisição de aeronaves Embraer C-390 Millennium

Autor: Departamento de Imprensa do Ministério da Defesa da República Tcheca

Quantas aeronaves vamos comprar e de qual fabricante?

Queremos comprar duas aeronaves Embraer C-390 Millennium do fornecedor brasileiro Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.

Por que precisamos de aeronaves de transporte médio? E por que especificamente o Embraer C-390?

O exército tcheco tem uma necessidade de longo prazo de fortalecer sua capacidade de transportar cargas mais pesadas e volumosas a distâncias maiores, ou garantir o transporte de pessoas, incluindo para áreas de crise, como demonstrado pelas evacuações do Afeganistão e do Sudão. As aeronaves C-295 CASA não possuem alcance suficiente, e os aviões A-319CJ não estão equipados com um sistema de autoproteção que garanta sua segurança em áreas de risco. Eles também não são adaptados para operar em aeroportos não pavimentados.

Além disso, a República Tcheca carece de outras capacidades, como combate a incêndios em voo, transporte de grande número de feridos ou a possibilidade de reabastecimento em voo. Com base na análise realizada, a solução mais adequada para o Exército da República Tcheca é uma aeronave com capacidade de transporte de 25 toneladas. As aeronaves adquiridas têm capacidade de 27 toneladas.

A necessidade de aeronaves de transporte médio foi reforçada pelo agravamento da situação de segurança no mundo. A invasão russa da Ucrânia aumentou a pressão para que o exército tcheco adquira as capacidades necessárias o mais rápido possível.

Para que as aeronaves serão usadas?

Além do transporte de um maior número de pessoas ou cargas mais pesadas e volumosas a distâncias maiores, as aeronaves C-390 podem ser usadas para todos os tipos de lançamentos aéreos de pessoal, bem como para lançamento de carga em contêineres ou paletes com paraquedas. As aeronaves também são capazes de transportar equipamentos de combate mais pesados.

Além das aeronaves, também encomendamos equipamentos adicionais que permitirão que elas realizem tarefas de natureza especial, principalmente um módulo para combate a incêndios aéreos. A República Tcheca receberá assim uma ajuda significativa no combate a incêndios de grande escala. Nos últimos anos, os incêndios têm aumentado substancialmente na Europa, e há falta de capacidade de combate aéreo a incêndios.

Estamos também adquirindo um módulo que permitirá o reabastecimento em voo, tanto no modo de “emissão” quanto de “recepção”. Esta é outra capacidade importante que as forças armadas necessitam.

O contrato inclui ainda um módulo para transporte de pacientes, incluindo a possibilidade de colocar macas para pacientes que requerem cuidados intensivos, tanques de combustível adicionais para aumentar o alcance, um sistema de autoproteção para operações em ambientes perigosos (ou seja, proteção contra mísseis guiados antiaéreos e sistemas de detecção de fontes de sinais radiotécnicos), sistema FARP de distribuição de combustível e módulo para operações de Busca e Salvamento. A aeronave também terá equipamentos para o transporte de passageiros em um padrão mais elevado e um Repetidor GPS para forças especiais.

Qual é o objeto do contrato?

Além das próprias aeronaves e dos módulos e equipamentos especiais mencionados do fabricante, também receberemos equipamentos terrestres e estoques iniciais de peças de reposição, consumíveis e equipamentos de treinamento. O treinamento do pessoal de voo e terrestre também será realizado como parte do contrato. Inclui também suporte durante os exames militares.

O que a aeronave pode transportar?

Ela pode transportar até 26 toneladas de carga. Alternativamente, pode acomodar 80 passageiros ou 64 paraquedistas totalmente armados. Como em todas as aeronaves de transporte, o alcance varia dependendo do peso da carga transportada. Um avião totalmente carregado (26 toneladas) tem um alcance de 2.000 quilômetros, com uma carga de 23 toneladas o alcance é de 2.720 quilômetros e com uma carga de 14 toneladas chega a 5.020 quilômetros. O alcance máximo é de mais de 6.000 km, com tanques adicionais chega a até 8.000 km.

O Embraer C-390 também é capaz de operar em aeroportos com pistas não pavimentadas.

Qual o preço que a República Tcheca pagará pelas aeronaves?

A República Tcheca comprará as aeronaves sob condições semelhantes às de outros países aliados. O preço das próprias aeronaves é comparável ou até melhor do que o que outros países, que frequentemente encomendaram um número maior de aviões, pagaram, de acordo com as informações disponíveis, sujeitas a sigilo comercial. Além da aquisição das aeronaves em si, o Ministério da Defesa está adquirindo vários equipamentos adicionais que permitirão o uso total das capacidades da aeronave, que a República Tcheca atualmente não possui. Por exemplo, a capacidade de extinção aérea de incêndios, um módulo para transporte de pacientes ou reabastecimento em voo. O contrato também inclui a aquisição de equipamentos terrestres, o fornecimento inicial de peças de reposição e o treinamento de pessoal. O preço total da encomenda, incluindo as aeronaves e todos os equipamentos adicionais, é de 11,3 bilhões de coroas sem IVA, e a reserva de taxa de câmbio também está incluída no valor. “Estou convencida de que foi possível negociar as condições mais favoráveis possíveis”, enfatizou a ministra Černochová.

Neste ano, esperamos um pagamento adiantado de oito bilhões de coroas, graças ao qual receberemos a primeira aeronave no próximo ano.

A cooperação industrial com empresas tchecas fará parte do acordo?

Sim, como em outros contratos importantes adjudicados a fornecedores estrangeiros, uma de nossas prioridades é a participação de empresas tchecas. Representantes do Ministério da Defesa discutiram repetidamente a cooperação industrial com o fabricante. A empresa estatal LOM Praha e a Aero Vodochody Aerospace estarão envolvidas.

A participação da indústria de defesa tcheca é garantida pelo Acordo de Cooperação Industrial, que o Ministério da Defesa celebrou com o fabricante na quarta-feira, 2 de outubro. No mesmo dia, a empresa brasileira firmou acordos com as empresas tchecas mencionadas. O valor estimado do programa de cooperação industrial é de mais de 82,3 milhões de dólares. Os projetos tratam da expansão da produção existente na empresa Aero Vodochody Aerospace e da cooperação da empresa estatal LOM Praha para garantir o ciclo de vida das aeronaves adquiridas. Ao mesmo tempo, a Embraer cooperará com universidades da República Tcheca no campo de veículos autônomos e aviação.

Quando o contrato será assinado?

Planejamos concluir o contrato nas próximas semanas, o que deve ocorrer até o final de novembro.

Quando as aeronaves serão entregues?

Precisamos das aeronaves o mais rápido possível devido à deterioração da situação de segurança. Graças ao comportamento amigável do fabricante, foi possível acordar que a República Tcheca poderia receber a primeira aeronave já no próximo ano. Outra em 2027 ou 2028.

Quais opções vocês consideraram?

O estudo de viabilidade considerou duas alternativas: as aeronaves Airbus A400M Atlas e Lockheed Martin C-130J Super Hercules. Infelizmente, como o estudo de viabilidade é um documento confidencial, não podemos divulgar suas conclusões. No entanto, a aquisição das aeronaves brasileiras da Embraer mostrou-se a solução mais adequada para o Exército da República Tcheca.

Quais países operam o Embraer C-390 Millennium?

O Brasil e Portugal já o possuem em serviço, e a Hungria já recebeu a primeira aeronave. A Áustria, a Holanda e a Coreia do Sul também estão adquirindo, e a Suécia está considerando uma compra. Graças ao fato de que a aeronave também será usada por outros países da Europa Central, a cooperação, por exemplo, em reparos, é oferecida.

FONTE: Ministério da Defesa da da República Tcheca

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Willber Rodrigues

“O estudo de viabilidade considerou duas alternativas: as aeronaves Airbus A400M Atlas e Lockheed Martin C-130J Super Hercules. Infelizmente, como o estudo de viabilidade é um documento confidencial, não podemos divulgar suas conclusões.”

A conclusão é que o 390 foi escolhido, e os concorrentes acima, não.
Precisa dizer mais do que isso?

Embraer colhendo os frutos de ter sido ousada e de desafiar o Hércules em sua categoria, e a FAB colhendo os frutos por acreditar e comprar essa idéia.

Fabio Araujo

A FAB não só acreditou como teve participação no projeto a ponto de receber royalties de cada venda para o exterior.

Camargoer.

Então… foi o Tesouro que financiou o desenvolvimento do projeto. Isso mostra a importância do papel do Estado no fomento á economia. Eu preciso fazer as contas… mas o retorno em impostos e contribuições previdenciárias geradas pela produção do Kc390 já pagaram todo o investimento… Pelas minhas contas, já foram vendidas 37 unidades, das quais (eu acho) 10 já foram entregues (7 da FAB e 3 de expotação). O valor médio (padaria) de cada avião é cerca de US$ 200 milhões, O custo do projeto foi de US$ 4,5 bilhões. O valor exportado firme foi de US$ 1,6 bilhões. O… Read more »

Rafael Oliveira

Sou totalmente favorável ao projeto do KC-390 e torço por mais vendas, as quais geram empregos e divisas ao país, mas preciso corrigir algumas informações.

Produtos exportados são isentos de impostos.

Não sei o percentual, mas uma parte significativa do valor exportado foi anteriormente importado (motores, partes fabricadas em outros países, parte eletrônica, etc). Então o saldo na balança comercial do país e na contabilidade da Embraer é bem menor do que o apurado. No caso do valor das aeronaves da FAB, há uma grande importação que é internalizada por ela.

Ozires

São isentos de alguns impostos, mas não de outros. As vendas do KC390 geram receitas para a Embraer e lucro, este lucro é taxado.

A produção do KC390 geram empregos, esses empregos geram renda, que também é taxada.

Geram emprego e renda na cadeia nacional de fornecimento, que também é taxada…

E por aí vai…

Rafael Oliveira

Eu não sei qual o planejamento tributário da Embraer, para saber se ela paga imposto sobre o lucro real ou adota outro modelo, então não tenho como dizer se ela pagou ou não imposto “sobre o lucro”, até porque precisa ter lucro para pagar esse imposto.

Imposto de renda (IRPF) quem paga é o trabalhador e não ela. Como eu disse, é ótimo que a Embraer gere empregos, mas não dá para considerar esses impostos como sobre exportações.

Esteves

A Embraer paga IR.

Allan Lemos

Toda empresa é taxada sobre o lucro, isso não é uma escolha. Quem determina o modelo de tributação é o Estado, não o particular.

Esteves

A empresa gera lucro ou prejuízo. A empresa.

Camargoer.

Verdade. O lucro da empresa paga imposto de renda… os funcionários também tem o desconto em folha do imposto de renda.

Camargoer.

Pelo que lembro, a Embraer exporta US$ 3 para cada US$ 2 que importa. Quando os aviões são exportados, o imposto de importação é zerado. Se o avião for para o mercado nacional, os impostos são recolhidos. Agora, quanto a Embraer exporta um avião, o pais importador cobra um imposto de importação. Por outro lado, a empresa recolhe a contribuição previdenciária e tem alguns impostos sobre serviços e ICMS.. por exemplo, a energia elétrica consumida pela fábrica e coisas assim. No caso de importação de bens de capital, como equipamentos ou robôs, acho que existe isenção de impostos, mas existem… Read more »

Rafael Oliveira

Meu comentário foi técnico: há isenção de impostos. Taxas e contribuições previdenciárias (que são outros gêneros de tributos) podem ser cobradas. Nem o estado de SP pode cobrar ICMS sobre os aviões exportados, por exemplo. Agora, parte do dinheiro que ela gera acaba sendo tributado, inclusive indiretamente, como IRPF, IR sobre JCP, dentre outros. Mas isso é bem menor do que, por exemplo, o que seria arrecadado com ICMS caso fosse cobrado. Além disso tem vários mecanismos de compensação de crédito tributário. É uma coisa bem complicada. O setor jurídico-tributário da Embraer deve ter mais empregados do que a linha… Read more »

Camargoer.

Sim. Nenhum país tem impostos de exportação mas é comum ter impostos de importação. No caso das partes do KC390 que são importadas existe uma compensação para a sua exportação

Um coisa curiosa é a manutenção dos aviões de empresas estrangeiras aqui na oficina da Latam, em S.Carlos.

O avião entra no Brasil por meio de importação… depois da revisão, ele é reexportado para a companhia operadora.. é muito engraçado isso.

Rinaldo Nery

O Tesouro financiou porque é um produto de defesa. Mas não financiou o E195 E2. Nem tudo o Estado tem que meter a mão. Nos EUA não o faz tanto.

Alexandre

Dê forma indireta faz muito mais

Nilo

Financia até banco quebrado

Esteves

Com tradição não se brinca.

santiago

A maioria das empresas norte americanas só existe porque em algum momento o governo deu incentivo e dos grandes. A GM, boeing, a chevron e por aí vai … Wallstreet sempre está quebrando e o governo jogando perdões em forma de malas de dinheiro.

Esteves

Bem…quando houveram guerras e elas não saem de moda, foram essas empresas que botaram o p* na mesa.

Camargoer.

Então… a FINEP e o BNDES podem financiar o desenvolvimento de produtos. Se for a FINEP é praticamente a fundo perdido. Se for pelo BNDES, os juros podem ser menores do que o pago para bancos privados. A produção também é financiadas… o BNDES fornece recursos para a empresa produzir o bem (isso acontece para aviões, colhetadeiras, navios, fornos indlustriais.. etc.. qualquer equipamento de bem de capital produzido no Brasil) geralmente é em parcelas de 1/3… 1/3 para começar. depois um 1/3 e depois 1/3 para finalizar. Assim a empresa não precisa usar dos próprios recursos… depois a empresa paga… Read more »

ATS

“The U.S. government is the single largest customer for Boeing and brought in almost 31% of company’s revenue in 2018. Notably, Boeing accounts for 21% of the U.S. Department of Defense (DoD’s) procurement budget.”

https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2020/01/02/how-much-of-boeings-revenues-comes-from-the-us-government/

Last edited 1 hora atrás by ATS
Willber Rodrigues

Tem o “longo prazo” também, mantendo a Embraer “ocupada” com a manutenção desse produto e futuras atualizaçóes dele por, pelo menos, mais 30 anos.

Allan Lemos

Meu caro, estamos tendo décadas perdidas atrás de décadas perdidas somente com voos de galinha e você ainda vem aqui falar nessa ideia completamente ultrapassada de “papel do estado na economia”? Fala sério. Os méritos do sucesso do KC-390 pertencem à Embraer e somente à Embraer. O financiamento do projeto se deu unicamente porque a FAB precisava de um novo transporte. Mas todo o trabalho de pesquisa de mercado e marketing foi feito pela Embraer. Para cada projeto militar que o Estado fomentou, há outros 20 que não deram certo. Ou já esqueceu do A-Darter, MAR-1 e etc? Aliás, o… Read more »

José de Souza

Tadinha da Embraer, estado malvadão! Bom mesmo é o XP investimentos que investe em… em… ciranda financeira. Bú!

Carvalho

Todos os recursos das financeiras estão a disposição dos investidores. Agropecuária, indústria, capital de giro, comércio, indústria, déficit dos governos….
Tudo o que produz usa os recursos das financeiras….

Camargoer.

Sim. O BNDES tem vários tipo de financiamento. Por exemplo, um pequeno agricultor familiar tem uma linha especial para veículos e implementos… as prestação são anuais

A produção de bens de capital (como grandes fornos industriais ou mesmo grandes sistemas de refrigeração, fermentadores.. etc) também recebem financiamento do BNDES… a empresa que produz recebe parcelas em funçao do andamento da produção … assim a empresa não precisa de recursos próprios para a produção…

tem financiamento para cobrir os pagamentos de 13 no fim do anos…

No One

Piada. A EMBRAER só existe graças a iniciativa do ESTADO brasileiros e suas diversas instituições de pesquisa, ensino e defesa, além dos bilhões e bilhões investidos diretamente ou indiretamente. Não teve nenhum empresário visionário, ousado e corajoso o suficiente para se aventurar nessa odisseia que só foi possível através de um esforço coletivo e não individual.

No One

Isso não quer dizer que existe uma contraposição entre privado ou público, mas que simplesmente ambos são faces da mesma moeda, se o setor privado funciona é porque a sociedade ( e o seu ESTADO) está trabalhando bem . Não porque uma empresa como a EMBRAER vira “nominalmente privada” deixa de ser um patrimônio importante para a coletividade brasileira. Só uma pessoa obtusa não entende a importância, o trabalho e esforço coletivo que há atrás dessa gigante.

Joaquim Araujo

Foram vendidos 40 unidades: 19 Brasil, 5 Portugal, 2 Hungria, 5 Holanda , 4 Áustria, 3 Coreia e 2 Rep. Checa. A avaliação dos valores que vão retornar para o Governo, na forma de royalties, é quase impossível pois teríamos que conhecer detalhes dos contratos que não são divulgados. Vou citar um exemplo: o módulo de combate a incêndios é de propriedade intelectual do fabricante e portanto não incidiria royalty sobre o seu valor. O valor do aeronave é avaliado em 110 a 120 milhões de dólares. Esta deve ser a referência para estimar os royalties a serem recebidos pela… Read more »

Camargoer.

Opa.. obrigado pela correção.. acho que eu não contei os aviões da Coreia.. achei que ainda estava em negociação.. e alguma outra conta errada. A conta foi de memória… valeu… então sendo 40 ao invés de 37 pode significar mais uns US$ 600 milhões ou até um pouco mais, depende do pacote… O valor US$ 200 milhões é a média dos vários contratos de venda (padaria). Geralmente royaltes sao da ordem de 6%. Estamos negociando uma patente da universidade desenvolvida por mim e uns colegas. O ponto de partida seria 6% mas como é uma startup, vamos fazer um escalonamento… Read more »

PACRF

A invasão da Ucrânia pela Rússia repercutiu tão forte nos países europeus, no sentido de aumentar gastos militares, que até a Embraer está conseguindo sua fatia nos orçamentos. Creio que seria improvável a República Tcheca encomendar dois cargueiros militares se estivesse “tudo bem” entre Europa e Rússia.

Luiz

Palavras do CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Júnior Bosco da Costa Júnior:

“Nossa linha de montagem aqui em Gavião Peixoto está configurada para entregar 18 unidades por ano. Em 2024, entregaremos quatro unidades. Temos capacidade para entregar mais unidades a novos clientes.”

“No ano que vem, estamos mirando seis unidades. Em 2027, sete unidades, e até 2030, esperamos ter alcançado 12 unidades por ano.”

Isso me preocupa um pouco tendo em vista a escalada das vendas.

Ozires

Isso pode escalar mais caso apareçam vendas que compensem os investimentos necessários para ir além dos 18 ao ano. E no caso de grandes contratos, existe ainda a opção de abrir linha de produção local.

Santamariense

Se a linha atual não der conta, aumenta-se a linha ou monta-se outra. Se a linha atual não der vencimento, é porque está vendendo bastante, logo tem dinheiro para aumentar a capacidade de produção.

Last edited 1 hora atrás by Santamariense
Fabio Araujo

Se a disputa for mais técnica que política o KC-390 é imbatível, é um excelente projeto que vai conquistando o seu lugar ao Sol!

Augusto José de Souza

Outro cliente futuro do kc-390 será a Polônia,vendo os vizinhos dela comprando o cargueiro e com ela se armando por causa da Rússia,logo os poloneses começam a sondar o nosso cargueiro.

Ozires

Segundo consta, já existem sondagens!!

Welington S.

Com certeza. Tempos atrás saiu matéria falando dessa possibilidade. Questão de tempo.

Charles

Demonstra a Excelente Capacidade técnica e estratégica da Embraer ao executar o projeto do C-390, assim como ocorreu com o Super Tucano…assim como tantos outros comentários ditos aqui no fórum, muitos ainda virão…

Camargoer.

O valor do contrato destas duas aeronaves é da ordem de US$ 500 milhões, usando a conversão das coras

È bem caro, mas fiquei com a impressão que o pacote logístico é bem amplo.. e parece ter algum offset… fica a dúvida se vai ter BNDES neste contrato

Willber Rodrigues

Imagino que seja por causa disso:

“Os projetos tratam da expansão da produção existente na empresa Aero Vodochody Aerospace e da cooperação da empresa estatal LOM Praha para garantir o ciclo de vida das aeronaves adquiridas.
Ao mesmo tempo, a
Embraer cooperará com universidades da República Tcheca no campo de veículos autônomos e aviação.”

Augusto

É só passar para a República Tcheca as estruturas fabricadas na Argentina.

Welington S.

Não foi por acaso que, tempos atrás, li uma notícia em um site de defesa argentino (não o ZM) que a EMBRAER já estaria cogitando a retirada da fabricação das estruturas da argentina, uma vez que não houve um comprometimento, por parte dos argentinos, pela aquisição da aeronave, e que, provavelmente, essa transferência seria para algum país da europa. Acho que isso pode acontecer mais adiante. Bem, vamos ver.

Last edited 4 horas atrás by Welington S.
Willber Rodrigues

Sou totalmente a favor de tirar o que é fabricado na Argentina e “passar” pra algum comprador de grande escala do 390.
Sabemos muito bem que a Argentina não comprará o 390.
Ok, eles não são obrigados a isso, ok, mas…se não vão comprar, porque continuaremos fabricando peças do 390 com eles?
Só o bônus, sem o ônus?

Nilo

Será por isso o acordo Akaer FaDea, sai Embraer entra Akaer?

EduardoSP

Vai ver é mais barato comprar da Argentina, sei lá.

Last edited 1 hora atrás by EduardoSP
brutus

eu pensei assim tbm , achp que o preço mão de obra lá é mais baixo

Camargoer.

A vantagem da ter uma produção na Argentina são alguns benefícios em torno do Mercosul… por exemplo, a Embraer pode pagar a importação usando reais ao invés de dólares (o que reduz o custo financeiro cobrando pelo banco que faz o câmbio, por exemplo)

Acho que o fato da Argentina não comprar o Kc390 não é suficiente para abrir mão de alguns benefícios dos tratados do Mercosul… agora, se a Embraer perder esta vantagem competitiva, então é o caso mesmo de buscar outro fornecedor ou produzir aqui mesmo

Rafael Oliveira

Por que as montadoras de veículos tem diversos fornecedores em vez delas próprias fazerem tudo? Dentre outras coisas, porque repartem o custo do investimento. A FAdeA teve que investir para produzir as peças do KC-390. Se a Embraer ou outra empresa quiser fabricar as mesmas peças terá que fazer investimentos também. Se alguma fabricante e respectivo país quiserem assumir esse custo não vejo problema. Mas convenhamos que só valerá a pena se a empresa for produzir para muitos aviões, caso da Índia ou Arábia Saudita. Ou se ela passar a ser a fornecedora dos aviões já encomendados ou que serão… Read more »

Willber Rodrigues

Ainda não.
Isso aí tá “reservado” se a Índia comprar o 390.
Não vejo prpblema nenhum em transferir as partes fabricadas pela FAdeA pra Índia, se ela adquirir o avião.

Rafael Oliveira

Tem os “custos fixos” como treinamento, por exemplo, que encarecem compras de poucas unidades.
E pela notícia (apesar do título contraditório), estão comprando KC-390 e não C-390, assim como estão comprando MAFFIS (sistema de combate a incêndios).
É uma aeronave mais completa e, consequentemente, mais cara que o C-390 sem equipamentos.

JT8D

De 2 em 2 a Embraer vai enchendo a Europa de KC-390

Burgos

Isso Isso !!!
Vamos comprar !!!
De grão em grão a Galinha vai enchendo o papo !!!👍💪🇧🇷😎
Dois aqui, um ali e 3 lá 😏
E assim vamo indo !!!
Isso é bem feito pra Boing que abandonou e desistiu de uma parceria na Pandemia 😷
na época, com a Embraer 👍

Welington S.

A EMBRAER tem o molho e é por isso que a concorrência não consegue dormir direito. Meus parabéns, EMBRAER!

Leonardo

Recebo com felicidade as notícias de compras externas do KC 390. O grande problema que ainda pesa sobre tal aeronave é a altíssima quantidade de peças equipamentos estrangeiros que a integram, o que torna a EMBRAER bastante suscetível a eventuais restrições de venda.

Esteves

Normal em aviação.

O maior problema de Defesa na Embraer é a margem.

“Defesa e Segurança

O segmento, que havia sido destaque negativo no trimestre anterior devido a atrasos na cadeia de suprimentos, apresentou recuperação no 2T24, com receita líquida de R$ 982 milhões (+140% a/a) e margem EBIT de -0,5% (contra -4,0% no 2T23).”

982 milhões corresponde à venda de 1 unidade.

Last edited 3 horas atrás by Esteves
Nilo

Compreensível, exige muito investimento, um país sem forte tradição no mercado de defesa altamente competitivo, com forte apoio estatal, o que não é nosso caso, sem mencionar, o papel geopolítico secundário.

Esteves

Compromete o caixa. Se acelera a produção precisa de mais grana. A empresa deveria procurar fontes de financiamentos mas…claro que os donos preferem lucros maiores.

O faturamento de 1 unidade melhorou o caixa…uma. Pensa em 15, 20…

Last edited 1 hora atrás by Esteves
Nilo

Não é a toa as projeções para aumento na linha de produção, e as ações subindo rsrsrsrs

Rommelqe

Entendo que para atingir a meta da entrega da primeira aeronave em 2025 é necessário que alguma unidade em fabricação seja realocada. Quem terá a entrega postergada?

Ivan herrera

Eu imagino que seja a ???.

RPiletti

Valendo um caldo de cana: Brasil.

Nilo

Como assim? Vcs Estão tirando coelho da cartola rsrs.

Santamariense

Tomara que não, porque o Brasil já está recebendo a fantástica quantia de 1 (uma) aeronave/ano!!!

Esteves

Quem tem fé…

Camargoer.

Acho que o nosso colega EMB que conhece bastante a Embraer comentou que a cadência do Kc390 da FAB é um por ano…. como a linha tem maior capacidade do que isso, então é possível alocar outros aviões entre aqueles entregues para a FAB sem alterar o cronograma de entrega dela.

Eu também pensava que a FAB cedia “slots” para a exportação, como aconteceu com o A29, mas não é o caso do KC390… existe “slots” disponíveis entre os aviẽos programados para a FAB.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Boa notícia, alvíssaras!

Esteves

“O mercado de aviões cargueiros militares está em crescimento e possui um grande potencial. Um exemplo importante é o cargueiro KC-390 da Embraer, que se destaca por sua versatilidade e competitividade em relação a modelos tradicionais como o C-130 Hercules. O KC-390 pode transportar até 23 toneladas de carga e foi projetado para operar em pistas não preparadas, com capacidade de reabastecimento em voo e adaptação a diversas missões militares e humanitárias. Estima-se que o mercado global de cargueiros militares, nos próximos 20 anos, demande a substituição de cerca de 490 aeronaves, com um valor de mercado de aproximadamente US$… Read more »

Santamariense

O KC-390 FAB 2859 está aqui em SM desde o mesmo dia em que foi entregue para a FAB. Está fazendo campanha de REVO com os A-1M da BASM. Agora de tarde assisti a decolagem dele bem de pertinho, a poucos metros da pista. O som dos motores é bacana, os mesmos motores dos Airbus da família A320, com aquele som “vibrado” característico na decolagem. Logo em seguida decolaram o A-1BM 5654 e os A-1AM 5500 e 5526.

Leandro Costa

Altamente fapável! E o A-1BM é uma gracinha!

Nilo

Garoto de sorte rsrts

Bispo de Guerra

Curto muito o design desse avião … lembra uma abelha mamamgava.