O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) afirmou que disparou dezenas de mísseis contra Israel em resposta à morte de pessoas em Gaza, bem como à morte de líderes do Hamas e do Hezbollah.

A agência de notícias Fars do Irã relatou que o IRGC declarou que o ataque com mísseis em curso contra Israel é uma retaliação ao assassinato do chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, na semana passada, assim como à morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, no início deste ano.

“Em resposta ao martírio de Ismail Haniyeh, Hassan Nasrallah e [o comandante do IRGC Abbas] Nilforoushan, miramos o coração dos territórios ocupados”, disse o IRGC em um comunicado.

Ele disse que o Irã lançou dezenas de mísseis contra Israel e que, se Israel retaliasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa”. A televisão estatal do Irã informou que 80% dos mísseis lançados contra Israel atingiram seus alvos.

VÍDEO: Israel sob ataque de mísseis iranianos

Enquanto isso, os militares israelenses disseram que um “grande número” de mísseis foi interceptado. Falando aos repórteres, o porta-avoz das IDF Daniel Hagari disse que o ataque foi sério e terá consequências “em tempo hábil”.

Vídeos compartilhados as redes sociais mostram mísseis e fragmentos de mísseis interceptados caindo em solo israelense. Há relatos de que bases aéreas foram atingidas.

Um alto funcionário iraniano disse à agência de notícias Reuters que a ordem para lançar mísseis em Israel foi feita pelo Líder Supremo do país, Aiatolá Ali Khamenei. Khamenei permanece em um local seguro, acrescentou o alto funcionário.

Esta matéria será atualizada à medida que novas informações sejam disponibilizadas.

Subscribe
Notify of
guest

331 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Não há dúvidas alguma que o Aiatolá Ali Khamenei não conhecerá 2025.

Romão

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Victor Filipe

Oque eles tem haver com o assunto do Iran e Israel no oriente medio?

Romão

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rinaldo Nery

Os EUA? Tudo, principalmente petróleo.

Chris

Ja faz um bom tempo que os EUA são os maiores produtores de Petróleo do mundo…

Eles não precisam…

Alias . Duvido que o ocidente seja a favor de guerra por ali… Logo depois do ataque, o petróleo ja subiu 5% !

Last edited 1 mês atrás by Chris
Jacinto

Os EUA ainda importam petróleo para a formação do blend, mas principalmente do Canadá e do México que juntos correspondem a 2/3 das importações de petróleo dos EUA. O maior fornecedor de petróleo do Oriente Médio e a Arábia Saudita, com 5% das importações americanas o que é pouco mais do que o Brasil fornece (3%)

Heli

Também são os maiores consumidores. Portando eles serão afetados sim. O preço da gasolina lá varia quase todo dia, e isso pesa no bolso de quem não é rico.

groosp

Sim, os EUA hoje não são dependentes do petróleo do Oriente Médio. Por que os EUA se importam? Acho que porque o mundo ainda é dependente e tem a questão de Israel. Tanto aliados quanto países como a China. O lobby judaico sempre foi muito forte mas está perdendo força por causa da esquerda. Contudo tem algo que eu notei recentemente: a população evangélica é pró Israel. Depois do ataque de 7 de outubro vi umas entrevistas de deputados de baixo clero defendendo Israel por motivos religiosos. Os eleitores desses político são religiosos. Políticos que são contra ajuda à Ucrânia… Read more »

Bispo de Guerra

Explica sua teoria …

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rafael Santos

Verdade. O que são os caças de Israel perto do poderosíssimo Qaher-313?

Mirade1969

Bem se eles puder sair da base e se suas pistas de pouso e estiveram intactas caso não tenha sido atingida por missies não poderam fazer muito.

Leandro Costa

Verdade…. pistas atingidas nunca podem ser reparadas e jamais poderão ser utilizadas de novo. Afinal de contas, para se efetivamente tirar algum aeródromo de operação não é necessário atacar com regularidade.

Também é impossível utilização de pistas improvisadas. Isso é coisa de hollywood.

Ou não…

Fernando

Da mesma forma que nao sao somente os Qaher-313 no inventario dos iranianos.

Bosco

Leandro, armas antipistas dedicadas viraram moda na década de 80 e depois caíram no ostracismo por conta exatamete disso. É necessário um imenso volume de fogo e a pista volta a funcionar em menos de 12 horas. Sem falar que muitas das armas especializadas eram verdadeiras arapucas suicidas. Hj a velha e boa bomba JDAM de 2000 lb nuns 3 pontos ao longo da pista é a melhor solução e de preferência cobrir a pista com uma duas bombas WCMD com minas para dificultar os reparos. Sem querer ser pessimista mas duvido que a precisão dos mísseis iranianos compita com… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Jacinto

Em 2022 os engenheiros da USAF fizeram um treinamento de reparos de pistas no Catar (Al Udeid Air Base). Em 5 horas a pista estava pronta para uso.
https://www.af.mil/Reoptimization-for-Great-Power-Competition/videoid/857109/dvpTag/RADR/

Last edited 1 mês atrás by Jacinto
Mirade1969

Bem tem que ser feito aterro, compactação, regularização, asfaltar ou concretar e isto leva um pouco de tempo.

Jacinto

Isso leva 5 horas. A fase de concretagem, por exemplo, leva 30 minutos com o CTS Rapid Set Concrete Mix. Em duas horas após o concreto ser colocado ele tem resistência suficiente para suportar aviões de carga.

Santamariense

Poderam? O que seria poderam??

Marcelo Andrade

Se vai ver 2025 não sei, mas o Irã esta em crise econômica e ja ha setores da sociedade protestando pois eles não aguentarão essa guerra por muito tempo, 2025 dirá!!

Chris

Por incrível que pareça… O Brasil foi um dos países que escaparam mais ilesos aos efeitos da pandemia…

Japão continua ate hoje vendo os preços subirem, ja que se recusam a subir os juros (Por la é 0,3% ao ano)… Depois de uns 40 anos sem verem aumentos ! Ate EUA ainda cambaleiam…

Last edited 1 mês atrás by Chris
Fernando

É… 800 e poucas mil pessoas mais ileso!

Alexandre

Conclusão indecente.

Fernando

E nao há crise nos USA? E em Israel? kkkkkkkkkkkk

deadeye

Israel tem armas nucleares, apenas dizendo

Chris

Sabe… O Irã hoje é um país muito bonito, próspero.. E grande parte da população não apoia esses extremistas. Colocaram ate um presidente mais liberal, pra amenizar os protestos…

Realmente tenho minhas dúvidas se irão realmente se envolver com guerras… Não por acaso, usam “Hamas” e o “Hesbolah” pra fazer o serviço sujo…

Last edited 1 mês atrás by Chris
curisco

e daí se tem. Vai usar?

Fernando

E como vc sabe que o Irã tambem já não tem?

Bosco

Fernando,
Para que servem armas nucleares secretas se seu inimigo já as têm?

Fernando Rodrigues Martins

Para impedir que o inimigo o ameace com as dele.

Bosco

Mas aí não pode ser secreta. A dissuasão só funciona se o inimigo sabe que você tem poder de contra-ataque.
Se você esconde que tem ele te mata e aí… você tá morto.

carvalho2008

pois é..

Camargoer.

Exato… é como o cachorro bravo.

È uma tolice deixar o cachorro escondido para atacar quem pula o murro. O que se quer é evitar que a pessoa pule o murro.. por isso a placa de cachorro bravo…

eventualmente é um blefe… o cachorro é mansinho, ou é um cachorro de pelúcia ou na verdade é um gato.

Agora, esconder o cachorro não evita ninguém de pular o murro

Camargoer.

Após Hiroshima e Nagasaki, as armas nucleares se tornam um fator de dissuasão. Todo o esforço e investimento para construir uma bomba só faz se todos saberem que o país tem capacidade de retaliação em caso de ataque.

Construir uma bomba e deixá-la guardada em segredo anula o principal poder de dissuasão de uma arma nuclear.

Wilson França

O que não se pode negar é que eles têm coragem.

Leandro Costa

Eu nego. É muito fácil para o Irã financiar e equipar elementos (Hezbollah, Hamas, Houthis) que causem instabilidade e fazer atos como esses, esporádicos, de enfrentamento direto para ‘levantar a moral’ desses elementos, quando fica teoricamente intocado em berço esplêndido, enquanto que esses mesmos elementos levam bombas na cabeça. Isso não denota coragem. Exatamente por isso que imagino que Teerã agora seja alvo de Israel, já que é algo que imagino que os Iranianos acreditem que não vai acontecer e que Israel irá atacar alguma instalação portuária ou centro logístico periférico que abasteça tais elementos de material bélico. O que… Read more »

Fernando

É… Corajoso mesmo é Israel, que se esconde embaixo da saia dos USA.

Leandro Costa

O que você postou não faz sentido.

Fernando

Nao faz sentido pra quem?

Jacinto

Coragem? Você acha que os verdadeiros responsáveis – quem dá a ordem, não o moleque de 20 anos que aperta o botão – correm algum risco? Você corre mais risco atravessando a rua do que ordenando um ataque a outro país. E talvez este seja o problema.

Fernando

o mesmo pode ser dito dos Israelenses, não é?

Jacinto

Óbvio.

Chris

Ja o levaram para um esconderijo !

Enfim… Esses 2 ataques iranianos parecem mais pra atender as reclamações dos extremistas, que acusam o Irã de falta de apoio. E aparentemente os israelenses sabem disso, se ja ate reabriram seu espaço aereo.

Eu só espero que Israel não responda… Pois ai a guerra iria começar pra valer, e com participação americana.

Alias… Parece que nada escapa aos “olhos” americanos.. Avisaram a Ucrânia e agora Israel, com antecedência, que os ataques viriam…

Last edited 1 mês atrás by Chris
Luís Henrique

Duvido que Israel não responda. Da outra vez Israel respondeu mas com um pequeno ataque.
Acho que dessa vez Israel vai dar uma resposta bem maior.

Fernando

E a tréplica do Irã será ainda maior!

C G

Das duas uma, ou o Aiatolá vai jogar no Vasco ou vão passar o cerol no complexo nuclear!
Eu chuto a segunda opção mas no momento certo, assim como resolveram o Hamas antes de pegar o Hezbollah, vão resolver o Hezbollah para mexer com o Irã!

Fernando

Ou os israelenses vão ficar no cheirinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Heinz

difícil eles ficarem no cheirinho, o Hamas já perdeu 90% de sua força de combate, seus principais comandantes, está abeiro do abismo.
O hezbollah perdeu a maioria dos seus comandantes experientes, mais de 2000 membros morreram ou foram ferido com perda de visão, membros, o sistema de comunicação do hezbollah foi comprometido, perdeu seu líder principal. Dífícil eles ficarem no cheirinho, acho que o Irã que está ficando.

C G

Confia!

Marcelo

Bom mesmo foi ver a defesa anti aérea de Israel que nao seguro o (B.O) ataque de saturação de míssil iraniano.

Marcelo

Os iranianos atacaram com 200 míssil a base onde israel opera seus F-35.
A mídia internacional esta noticiando que a base foi destruída e que foi destruído 14 aviões F-35.
Deu ruim para Israel !!!!

Marcelo

Video do ataque a base de nevatim onde estava os F-35,os radares do arrow-2 foi destruído.
https://www.facebook.com/reel/1045218253546016/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

Fernando

Eu acho que o Bibi é quem nao conhecerá.

Gerson Carvalho

melhor você saber que 2+2 nem sempre é 4

Last edited 1 mês atrás by Gerson Carvalho
Cafasape

Caminhamos a passos largos para um grande confronto bélico/nuclear mundial. Os terroristas, incluindo o regime iraniano, não medem e nunca mediram as consequências dos seus atos porque só tem ódio. Israel, obviamente vai retaliar duro, inclusive em usinas nucleares Iranianas.
Tio Jacó vai passar o carro nos terroristas da região!

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Mirade1969

Não sei se vc esta a par do que esta ocorrendo mas a resposta do Irã é devido aos ataques de Israel que tinham como alvo guerrilheiros do Hesbolah (não sei se isso assim que se escreve)mas que de fato estavam matando civis mais de 40 mil pessoas que não deviam morrer pois não erram soldados ou terroristas mesmo tendo uma desculpa de vingar o ataque terrorista do Hammas. Israel queria isso e agora vai ter ou seja uma guerra contra o Irã mas pode ter certeza que quem está patrocinando isso é os EUA ja que Israel é uma… Read more »

Luís Henrique

O sr. não viu o que os terroristas fizeram? Mataram crianças, mulheres, idosos, homens, civis aos milhares. Estupraram, raptaram, queimaram pessoas vivas, mutilaram, decapitaram. É cada um que aparece. Basta meia hora de noticias em alguma mídia esquerdista e a lavagem cerebral está feita e Israel é o grande vilão da história. Piada. Israel está se defendendo. Israel tinha acabado de assinar acordos de paz com países árabes, por isso foi atacado e agora está respondendo. Não tem como Israel atacar os terroristas do Hamas, do Hezzbollah e não causar nenhum dano aos civis, porque os terroristas instalam suas bases… Read more »

Victor Carvalho

E no olho por olho, e dente por dente todo mundo sai cego e banguela…
Essa guerra não começou agora e nem vai terminar tão cedo. O ciclo de ódio vai se retroalimentando até chegar ao ponto que ambos os combatentes nem mais se lembrarão do que outrora já foi uma justificativa de conflito, e futuramente, no máximo, as histórias sobre quem tem a razão não passarão de uma simples e antiga lenda.

Manus Ferrum

Admita logo que você defende que os palestinos deveriam se deixar ser sufocados e extintos sem resistência como antes de sete de outubro.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES OU ATAQUES PESSOAIS
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luís Henrique

Se os palestinos quisessem viver pacificamente com Israel e aceitassem os 2 estados, eu apoiariam. Mas eles declaram abertamente que querem a destruição de Israel. Não vi nenhuma noticia que os palestinos estavam sendo sufocados, o que houve é que países Árabes aceitaram assinar tratados de paz com Israel e o Hamas decidiu praticar estes horripilantes atos terroristas. Se tivessem atacado as bases militares, os soldados, teria sido uma provocação militar, mas resolveram atacar os civis, homens desarmados, mulheres, idosos e até crianças. Israel não ataca deliberadamente a população civil, eles atacam os terroristas que se misturam em residências civis… Read more »

Mirade1969

Tipo a sua.então? para vingar 1200 mortos mataram mais de 40 mil mortos civis, voce acha isso certo? Melheres, crianças e idosos não são terroristas. A desculpa de quem esta em guerra contra terroristas não cabe quando se mata gente que não esta na luta e ainda destrói a infraestrutura para poder tomar a terra legitima dos Palestinos.

Raphael

não é o voto dos 40mil que legitima os terroristas? E guerra não é briga de irmão. Quem disse que a matança deve ser meio a meio? O fraco se submete e perde mais.

Fernando

Perfeito!

Argos

Acho q nunca vi um comentário tão desequilibrado e tendencioso… Acho q vc ou é ___________

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Magno

Terrorismo maior do que Israel faz? Matam milhares de civis e acham que ninguém vai retaliar

Douglas Rodrigues

Tudo começou, quando terroristas da faixa de Gaza resolveram entrar em Israel matando todo mundo que visse pela frente (as imagens mostram, não eram militares, não eram terroristas e sim famílias inteiras e até turistas mortos por mercenários). Levaram centenas de pessoas para servirem de escudo pra dentro da Faixa de Gaza. Óbvio que isso exigiria uma resposta contundente… E aproveitando disso, há que se enfrentar todo um complexo sistema que financia e protege Hamas, Hezbollah, entre outros, inclusive países em volta como o Líbano e a Síria. A briga não era contra o Irã, que agora deu uma de… Read more »

Manus Ferrum

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES OU ATAQUES PESSOAIS
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Manus Ferrum

E só lembrando que o Hamas começou não em pouca parte como uma cria da direita israelense pra degradar a então OLP.

Nilo

Como dito, Iran está no Objeto a ser alcançado, Natanyahu pediu, terá, haverá uma sequência de escalonamento, o ápice, destruição da infraestrutura do Iran pela força aérea israelense, a bala está na agulha. EUA, já está transferindo quantidades de material e homens para P. Arábica.

RPiletti

3 esquadrões da USAF

Nilo

Natanyahu está fazendo o trabalho que EUA queria e não podia arrasar com Hezbollah e os Houthis e agora incluindo o Iran, e pasme, EUA ameaçando o Iran caso reaja, ou seja, ou aceita a humilhação, vendo aliados serem dizimados ou então volta para século 18.
A questão é que tanto Iran,
Hezbollah e os Houthis sabem das consequências, quanto uma resposta do poderio militar israelense e o apoio americano. Existem consequências desastrosas com a falta de alternativa de capacidade de negociação. Lembrando apenas alguns atores importantes com interesses no resultado A.Saudita, Emirados e Turquia.

Fernando

Será?

Nilo

Não entendi o será…mas…..
Hoje houve uma inundação de publicações de especialistas dando como objetivo final de toda essa movimentação dos israelense o Iran,
O Iran acaba de anunciar ter concluído a resposta a Israel a não ser em caso de haver retaliação, e ela virá, Israel já anuncia uma resposta rápida e precisa, o conselho de segurança da ONU está se reunindo hoje, já sabe a pauta urgente da discussão.

Fernando Rodrigues Martins

Não entendeu? Vocês estão assumindo que será muito fácil para Israel dobrar o Irã. Eu não tenho essa certeza, acabo de ler que a Síria está posicionando unidades S-300 e S-400 especialmente para trackear os F35 israelenses a caminho de um ataque. Aliás, ontem mesmo, vários foram atingidos no ataque a base aérea. E se os USA se envolverem diretamente, será que todos os outros países que apoiam o Irã vão ficar só olhando?? Tem “se” demais nessa equação.

Nilo

Caro, Israel tem uma máquina de guerra tremenda, pode destruir a infraestrutura do Iran, com fez com GAZA e como pretende fazer com Hezbollah é fato, assim como EUA no Afeganistão, com todo o poderio não irão dobrar o povo palestino na sua vontade de ter seu estado, sua independencia.

Wagner Figueiredo

… se Israel retaliasse, a resposta de Teerã seria “mais esmagadora e ruinosa!!!
É pra rir agora?!?! Parece criança birrenta..rsrs

Bispo de Guerra

Dizem que o Irã também tem a “B” … Israel responder com B …toma B.

soldado imperial

Ataque do Irã,foi um fracasso! Um ataque com uma marreta em um tanque Merkava israelense teria sido mais útil, vai que alguma marretada destruísse uma anteninha do Merkava…..
Atacou e pagou vexame o Irã…

RPiletti

Palavras de um familiar que está em Israel:
“[15:16, 01/10/2024] : Acabou já
[15:17, 01/10/2024] Nao sei se terá outrs leva de madrugada
[15:17, 01/10/2024] : Mas os mísseis é o que menos me preocupa na verdade. O pior são esses loucos extremistas que saem atirando
[15:18, 01/10/2024] Hoje teve ataque terrorista em Tel Aviv. Dois terroristas saíram atirando na estação
[15:18, 01/10/2024] Foram mortos

Rodrigo Maçolla

A julgar os dois tipos de ataque preocupam…., Mas com certeza pego de surpresa Israel não foi ,tudo indicava que esse ataque do Irã ocorreria. E destes terroristas que sairam atirando as informações ainda são divergentes, mas na verdade seriam três , dois foram mortos e o terceiro ainda esta sendo procurado….

Last edited 1 mês atrás by Rodrigo Maçolla
Marcelo Soares

https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/israel-libano-conflito-oriente-medio.ghtml?postId=4f40e239-2452-4b55-8038-365d5c192619

Ataque a tiros no sul de Tel Aviv. Segundo a agência de notícias Reuters, oito pessoas morreram.

Bispo de Guerra

Só o fato de N mísseis cairem em solo israelense após 1.500 / 2000km de voo … diz muito.

MAURICIO SIQUEIRA

Diz o que? alvo relevante foi atingido? Foi apenas para falar para seu séquito, que vibra com essa história. Irã sabe que não tem condições nenhuma de sobrepor Isrrael… o presidente deles caiu com um Heli de 1968.. É só olhar sem fanatismo, que vai perceber a realidade.

Mirade1969

Isso não vai ser dito porque não é de interesse de Israel mostrar que foi atingido, mas as imagens não mentem não foram poucos misseis que atingiram o território Israelense. Espero que os alvos tenham sido atingidos.

Bispo de Guerra

EUA, Jordânia, ajudaram , novamente, Israel atacando os misseis…e mesmo assim…N cairam lá.

Prova que Israel está vulneravel … precisa dos “parças” para não virar peneira…

E o que tem haver queda de helicoptero com ataque / defesa aerea.

Chris

As defesas antiaéreas de Israel talvez sejam as melhores do mundo… 90% de eficácia !

O detalhe é que os misseis do domo de ferro são caros… Se insistirem e insistirem… Uma hora, os misseis, ou o dinheiro, pode acabar.

Last edited 1 mês atrás by Chris
Bispo de Guerra

Israel é igual a Ucrania… dizem que abatem 90% … se verdade porque pela 1ª vez na historia Israel proibiu a divulgação de qualquer imagem aonde os misseis cairam….

Jacinto

O Iraque atacou Israel com misseis em 1991 e misseis balísticos existem desde 1944 (V2) e nos anos 50 já existiam misseis balísticos de alcance intercontinental (R-7 Semyorka). Não é um grande feito tecnológico ter mísseis balísticos.

Mirade1969

Não me parece pois o nosso pais não tem nenhum para qualquer ataque a um oponente. Então para o Brasil seria um feito.

Jacinto

O Brasil não tem porque fez a opção política de não ter. Vou te contar um segredo: o Veículo Lançador de Satélite era um míssil balístico dissimulado.

Jefferson Ferreira

Ao que parece atingiram as bases aéreas que eram os alvos, inclusive esse vídeo do post é de uma delas… e outro missil caiu a menos de 1km da sede do mossad

https://www.cnn.com/world/live-news/israel-lebanon-war-hezbollah-10-1-24-intl-hnk#cm1qzjbfq00223b6qrv9v35n5

https://www.cnn.com/world/live-news/israel-lebanon-war-hezbollah-10-1-24-intl-hnk#cm1qxfgob000v3b6q9hrg67x8

Felipe

Foi pra mostrar que a defesa aérea de Israel cotra mísseis balísticos (mesmo de baixa tecnologia como os do Irã) é precaria…prova que os Patriot são ruim mesmo

Bosco

O sistema Patriot não foi acionado.
Pelo menos não contra os mísseis balísticos de médio alcance (MRBMs).
Se algo foi ruim foi o sistema Arrow.
Inclui o Patriot fora disso. rss

Bosco

O sistema Patriot é até capaz de interceptar MRBMs mas se dotado do radar MPQ-65 e de mísseis PAC-3.
Israel não os possuem.

Groosp

E o David’s Sling ou SkyCeptor?

Bosco

Groosp,
Pode ser que no futuro o Stunner/SkyCeptor seja testado e aprovado contra ameaças além de mísseis balísticos táticos (tipicamente com até 300 km de alcance) mas ainda não foi anunciado isso.
Mas não duvido que tenha sido utilizado contra mísseis hipersônicos , que são menos velozes do que os MRBMs.

Fernando

Sim, alvos relevantes atingidos e destruidos, bases aereas e varios F-35.

JBS

Bispo

Vc está desconsiderando no mínimo 2 coisas:

  • Os destroços de um míssil abatido cairá no solo Israelense.
  • O sistema Iron Dome analisa de o míssil vai atingir um alvo de valor, se não for o caso, o mesmo deixa passar.

Saudações

Bosco

JBS,
Nesse caso é o sistema Arrow.

Perigoso

Já foi noticiado que foi atingido duas bases aéreas da Força aérea de Israel e uma base do serviço de inteligência.

Maurício.

“Os destroços de um míssil abatido cairá no solo Israelense.”

Eu acho que nos vídeos não parecem ser apenas destroços (que costumam cair em várias direções), todos os artefatos que impactaram no solo possuíam a mesma trajetória, parecia de fato um alvo válido. Claro, muito provavelmente Israel abateu vários mísseis, mas esses do vídeo, parece que de fato acertaram algum alvo, seja lá qual for.

Bispo de Guerra

Sei…ate a CNN (a mais pro Israel impossivel) diz que cairam….

Marcelo

O alvo de valor era a base cheia de F-35 que o Iron Dome e o sistema Arrow deixou passar.

Bosco

Meu caro clérico, Ainda que os 180 mísseis tenham atingido Israel representa não mais que 90 toneladas de carga letal. Essa carga é levada facilmente por 15 F-15. ______ ______ Tão só cutucando o Leão com vara curta. Como diz o velho Chaves: nem doeu! Rsss Na Faixa de Gaza Israel jogou cerca de 20000 t de bombas e ela ainda tá lá interinha. 90 t nem arranha. Mísseis convencionais de longo alcance não ganham guerras e por si só não mudam nada e esses abestados os utilizam como arma de terror , sem objetivos estrategicos/operacionais perféricos dentro de um… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Bosco

Só pra deixar claro eu não acredito que a Israel tenha lançado 20.000 t de bombas na Faixa de Gaza.
Só repeti informações bizarras divulgadas pela mídia antissemita.

JHF

” Na Faixa de Gaza Israel jogou cerca de 20000 t de bombas e ela ainda tá lá inteirinha.” Totalmente negativo. A faixa de Gaza hoje é um buraco em ruínas donde morreram mais de 25.000 mulheres e crianças e mais de milhão de pessoas continuam a tentar sobreviver sem comida, água e mínima higiene.

Bosco

Tá vendo? Vocês apoiam o Putin massetando a Ucrânia e aí dá nisso. Israel tá fazendo o mesmo com os Palestinos.
E pra piorar ainda o Hamas em vez de ajudar fica roubando a ajuda humanitária da população.

Atirador

¨Na Faixa de Gaza Israel jogou cerca de 20000 t de bombas e ela ainda tá lá interinha¨, cara fala isso para as famílias dos 50.000 mortos e mais de 100.000 feridos

______
_______

Em tempo, não defendo Hamas, acho que terrorista tem que ser punido, mas o que esta sendo feito lá não é isso.

EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Abymael

O vídeo que ilustra a matéria mostra que “fracasso” não dá pra dizer…muitos impactos ali.

Bispo de Guerra

Caminhamos fortemente para a III-W.

China testando mísseis…

E se ..

A China aproveita uma guerra aberta entre Israel x Irã e “desembarca” em Taiwan…

EUA teriam 03 frentes(contando Ucrânia) vai faltar munição*

*já falta, faz tempo, só com a Ucrânia
** Europa energia barata ,só via fotossíntese 😆
***Brasil – tá achando o combustível caro. 🙃

Dragonfly

Nesta sua hipótese, caso o cobertor fique curto, acho que Taiwan e Ucrânia ficariam na mão.
A relação entre EUA e Israel é mais forte, sobretudo porque muitos poderosos e influentes americanos são de origem judaica.

João Pedro

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Bispo de Guerra

Taiwan produz CPUs que os EUA precisam deseperadamente…se a fabrica inteira cair nas maos dos chineses ..EUA surtam..rs

Jacinto

Que é o motivo pelo qual os EUA vão defenderTaiwan.

Argos

Existe um acordo de proteção entre eles. Se será cumprido já é outra história…

Neural

Taiwan o próprio Trump disse que vai começar a cobrar pela proteção

Allan Lemos

Espero que não, porque dessa vez o Brasil ia estar do lado errado.

Gustavo

Também espero que o conflito não escale para uma “3ª GM”, mas se ocorrer a tradição diplomática do Brasil, pelo menos desde a 1ª GM, é declarar o país neutro no conflito num primeiro momento e depois se aliar aos vencedores.
Não acho que seria diferente agora.

Bispo de Guerra

Não há lado errado … e sim qual lado te beneficia como país…

Last edited 1 mês atrás by Bispo de Guerra
Nei

Essa é sua mentalidade. Eu prefiro o lado certo.

Bispo de Guerra

Mais isso que estou tentando explicar … o certo é uma falacia… em casos geopoliticos … países tem que pensar a frente e nao no momento….

Military Cake

Só que os EUA entrariam em economia de guerra, caso as coisas cheguem a esse nível. E o mais importante, os EUA não estão sozinhos. No caso de Taiwan os países que estão ajudando os EUA são muito mais significativos em capacidade em comparação com a ajuda europeia na Ucrânia. Essa história de faltar munições que você falou é típico da propaganda chinesa. Mas acho que não vale apena começar uma discussão aqui sobre o mito da produção chinesa, isso sem falar da má qualidade do produto. Taiwan está, e ficará muito bem (vão receber esse ano o primeiro lote… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Military Cake
Bispo de Guerra

Não sou eu que disse ou fontes chinesas ..as fontes são do proprio EUA e UK … o parque industrial da OTAN não da conta da demanda….fato.

Military Cake

Além disso, uma coisa interessante que a mídia brasileira, diferente da mídia estrangeira, não mostra: a China está passando por grande crise econômica que já dura alguns anos.

Bispo de Guerra

A meta declarada do governo chines é crescimento do PIB em 5% para 2024.. muito acham dificil…mais sendo China…melhor aguardar.

O maior problema da China é de liquidez ..

No dia 24/09 o BC de lá anunciou um mega pacote para fazer a economia girar…

Sergio

Embora seja prematuro, aparentemente segue o script do ataque anterior. É para consumo interno no Irã. Para apaziguar os radicais. Foram longe demais na provocação a Israel contando sempre com a complacência do estado judeu e o cansaço da sociedade israelense. Mas o Hamas, como dizemos por aqui, “Ca… e sentou em cima” e desencadeou uma reação inesperada pela magnitude. E nem poderia ser diferente. A maioria desses mísseis e drones foram já, certamente interceptados. Mas uma hora Israel terá de atacar o território iraniano para valer e aí o caldo vai entornar. Vejo o Brasil, desse tamanho todo, rico,… Read more »

Sergio Machado

Quase sempre é para consumo interno, um ataque do tipo “equalização”. Toma lá, dá cá.
Parece que os EUA também perceberam que BIBI é um fio desencapado e vai fazer o que for para se manter no poder. Se preciso, por fogo no mundo.
Por outro lado, o poder iraniano na região está em xeque e Teerã precisa também de uma resposta dura para consumo interno.
Interessante que desta vez parece que EUA e Jordania lavaram as mãos. Se confirmado, é um recado direto ao atual governo israelense.

Jorgemateus77

Vídeos fakes feito por IA
O domo de ferro é impenetrável

Navigator

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Rafael Santos

Domo de Ferro é o sistema usado para abater foguetes de curto alcance. Mísseis balísticos é um outro sistema que esqueci o nome.

Jota

Acho que o David Sling

Bosco

É o Arrow.

Hcosta

arrow 3

Bosco

H,
E o 2.
O 3 intercepta mísseis balísticos no espaço, na fase intermediária, e o 2 intercepta os mesmos mísseis balísticos além dos hipersônico (BGW) na atmosfera, na fase terminal.

Bosco

Arrow.

F-5

Cara, para de consumir certas coisas. De boas…

Leonardo

EDITADO
COMENTARISTA EXPULSO.

Tiago

Rapaz .
O que passou de mísseis ilesos não é brincadeira .
Se conseguiram interceptar 10 % é muito.

Tiago

Peneira Dome

Bispo de Guerra

Já esta sendo rebatizado de domo suiço…rs

comment image

Elintoor-_

kkkkkkkkkkkkk

Bosco

É frustrante dialogar com adultos que são assíduos na Trilogia há anos, décadas, e ainda não sabem como funcionam sistemas de armas básicos e que se alegram do Iron Dome não ter conseguido interceptar mísseis balísticos de médio alcance.
_____
_____

EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS AO DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

Doi né Bosco, ver os impenetráveis Arrow e Patriot deixarem passar tantos mísseis porcaria Iranianos desse jeito…imagine se fossem mísseis melhorzinhos (Iskander, Onyx, Kalibr)

Bosco

Em mim não tem nada doendo não. Não sei em você. Rss Primeiro vamos zerar nossos conhecimentos sobre o tema. A Rússia não tem nada parecido com isso . O míssil balístico russo de maior alcance é o Iskander M, com cerca de 500 km. Esses do Irã têm pelo menos 1300 km. São muito mais difíceis de interceptar que os mísseis russos , mesmo porque saem para o espaço. Se a Rússia fosse atacar um alvo a essa distância teria que utilizar mísseis de cruzeiro subsônicos Kh-101 e Kalibr ou o Kinzhal que é semibalístico. Todos interceptáveis por diversos… Read more »

Sergio Machado

____
___

COMENTÁRIO APAGADO.
DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES OU ATAQUES PESSOAIS
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

E ficar cego , né? Pra não ler nunca mais que o Iron Dome deixou passar MRBMs.

Groosp

181 mísseis segundo Israel.

Jonas K

Com pouco poder explosivo, apesar de balístico… Explosões pequenas, comparadas ao armamento israelense. Estranho

Abymael

Que bagunça que virou aquilo ali. Tudo isso num espaço que é menor do que o Estado do Rio de Janeiro. Não deve ser fácil levar a vida num lugar desses. Quando não é um sujeito se explodindo dentro de uma cafeteria, é uma chuva de mísseis. Vamos ver o que o Bibi vai inventar agora, mas se eu fosse um dos barbudinhos em Teerã teria dificuldades para dormir a partir de hoje à noite. Eu tô até com medo de opinar aqui porque daqui a pouco posso escrever algo que o Bibi não goste e amanhã receber a resposta… Read more »

F-5

Joguei fora meu page por via das dúvidas….

Renato

Ainda existe isso por aqui?
Putz.. A última vez que vi um treco desses já faz 30 anos.

Jacinto

Em ambientes hospitalares é comum encontrar pagers ainda.

Bispo de Guerra

pager…. coisa de museu…rs

Elintoor-_

A propósito, me sentiria mais seguro em Israel do que no Rio de janeiro…

Abymael

Todo mundo fala isso. Até que começam as explosões. Aí é um tal de “o governo do Brasil tem que fazer alguma coisa, tem que tirar a gente daqui rápido!!” É aquele momento em que todo mundo lembra que é brasileiro, até quem já está por lá a uns 50 anos e nem sabe mais falar português. O Rio de Janeiro tem problemas muito sérios de segurança, mas não dá pra comparar com um país em guerra. Pelo menos no RJ, quando você chega em casa vivo, pode dormir tranquilo sabendo que não vai receber a visita de um Scud… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Abymael
Jonas K

As explosões dos mísseis são pequenas perto das armas usadas por Israel… Mísseis balísticos com pouco poder explosivo?

Wellington R. Soares

Provavelmente foi proposital Jonas, cargas explosivas menores, menos danos.
O Irã também é calculista. Um ataque poderoso sobre Israel seria o protesto que Israel e principalmente EUA teria pra atacar eles com força total.
Me desculpe se ofende alguém, mas EUA junto com Israel o Irã iria virar cinzas, sem chances e eles sabem disso.

sergio 02

cara eu não acho, pra mim esta tudo “normal ” acho quie por que esta de noite tem essa impreção, lembra do ataque de abril. veja os videos do impacto dos 3 na base aerea, ta igual, mesmo clarão etc.

Bosco

Jonas,
Israel tem utilizado bombas de 1 t.

Bosco

Essa maioria são destroços. Um veículo de reentrada não deixa essa trilha. Daí as explosões no solo parecerem pequenas.
O rastro devido ao plasma formado não teria essa aparência.

Perigoso

Não foram destroços não Bosco, diversos sites de notícias já noticiaram que várias bases Israelenses foram atingidas, o Irã focou em atingir infraestrutura militar e não atacou alvos civis.

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/ira-lanca-ataque-de-misseis-contra-israel-governo-israelense-entra-em-alerta

Bosco

Não disse que são só destroços. Disse que a “maioria” me parecem ser destroços.

Guilherme

Nevatim foi destruída cara. _____
______
______
Israel tem logicamente mais força que o Irã, mas não é uma diferença absurda. Ele depende muito da vontade política americana. Se Israel lançar um ataque nuclear abrirá um precedente que autorizará a Rússia a fazer o mesmo na Ucrânia. É isso que os EUA temem. Portanto, precisam ajudar Israel para que ele possa prevalecer convencional mente. _____
______

EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

_____

COMENTÁRIO APAGADO.
AVISO DOS EDITORES: PAREM COM ESSA BRIGA PESSOAL INÚTIL OU OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS E OS COMENTARISTAS BLOQUEADOS SEM MAIS AVISOS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sergio Machado

Entram sincronizados e com mesma trajetória. Destroços não possuem ângulos de entrada iguais, tampouco a mesma velocidade.

Bispo de Guerra

focaram em bases militares ..nao predios com familias com Israel adora fazer.

Gilson Elano

É só falar para terrorista não se esconderem embaixo de tais prédios.

Bispo de Guerra

Sei ..seus país compram um imovel…e tempos depois ..terroristas se mudam para perto….merecem serem mortos… quem mandou continuar morando lá…

Pimenta nos olhos dos outros…

Bosco

Claro que eu me mudaria.
Minhas filhas e eu não existimos para servir de escudos para terroristas e seres iluminados.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Bispo de Guerra

E todo mundo naquela região pode se mudar ao “bel prazer” …

Seja menos pedante , a maioria por lá já vive no limite…muitos não escolhem aonde morar e sim aonde dá para morar.

A velha máxima… “no…, dos outros, pode tudo”.

Bosco

Agora, se quem fica e se presta a, de livre e espontânea vontade, servir como arma defensiva dos terroristas é porque defende a causa e aprova os métodos dos terroristas e aí se torna um alvo legítimo e coloca a sua família inocente em sério risco já que quem devia protegê-la a coloca na linha de tiro. Também tem o caso de gente que foi morar sem saber que em baixo tinha um bunker de terroristas. Devo dizer que é difícil de acreditar nessa hipótese mas se houver situações assim a culpa ainda é dos terroristas, dos vizinhos e do… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Bispo de Guerra

Vamos transpor esse seu “pedante raciocínio ” para quem vive no Brasil..

Vamos para SC , especialmente na região de inundações anuais …entra ano sai ano as mesmas “vítimas” tem prejuízo econômicos , as vezes , perdas de parentes próximos…

Culpa dos mesmo na sua “visão míope” e nada humanitária..se sabem que vai inundar porque continuam por lá…

Bosco

Você está acrescentando variáveis que não estavam na proposição inicial.
Aí fica complicado.

Proposição inicial:

“Sei ..seus país compram um imovel…e tempos depois ..terroristas se mudam para perto….merecem serem mortos… quem mandou continuar morando lá…

Pimenta nos olhos dos outros…”

Bosco

Bispo, Se o Hamas e o Hesbolah que deveriam ter empatia pelos civis inocentes já que defende a causa deles não têm e, ao contrário, os colocam em risco quando os utilizam como escudos humanos, se o governo do Líbano que deveria ter empatia pela sua população e zelar pelo bem estar do seu povo permite que seu território seja livremente utilizado para lançar ataques a partir de áreas civis e densamente populosas contra Israel e permite que se construa bunker sob edifícios residenciais não tem empatia pelos palestinos e por seus cidadãos, você quer que Israel que é o… Read more »

Leandro Costa

É um tanto absurdo ler uma porcaria dessas, sinceramente.

Bispo de Guerra

Concordo… tem espelho ai..rs

Bosco

Mas só vc tem um telefone vermelho direto com o líder iraniano.
Nós ainda não sabemos.

Bispo de Guerra

Tenho a incrível capacidade cognitiva de interpretação do contexto e raciocínio lógico…rs

Devo ter consumido mais fosfato na 1ª infância …Thanks mommy 😁😇

Leandro Costa

______

COMENTÁRIO APAGADO.

PAREM COM ESSA BRIGA DE QUINTA SÉRIE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bispo de Guerra

______

COMENTÁRIO APAGADO.

PAREM COM ESSA BRIGA DE QUINTA SÉRIE.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

Agora tu aprendeu a diferença, Israel tem bases militares, o Hamas e o Hezbollah se escondem como ratos embaixo da casa dos outros

Bosco

Touché!

Bispo de Guerra

Pas tout à fait 🙃

Bispo de Guerra

Mais um equívoco. Na II-W o exército russo usou intensamente táticas de guerrilha dada a superioridade do exército alemão na 1ª fase da operação Barba Barbarossa. Só índio em filme americano tem viés suicida de combater um inimigo muito mais forte “vis a vis”. Israel é um país que gasta U$30 Bi por ano em sua defesa Os “Hs” são grupos um insurgentes…sem infraestrutura alguma, se comparado a um país. Israel somente dos EUA recebe “di grátis” U$5 Bi por ano para sua defesa.. e mesmo assim toma coro ..rs. Melhor exército do mundo ..01 ano em Gaza (uma faixa… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bispo de Guerra
Bjj

As explosões não foram pequenas, os vídeos é que foram feitos de longe. No primeiro vídeo, o tempo entre o primeiro impacto e o som da explosão foi de aproximadamente 3.6 segundos. Considerando a velocidade média do som como 340 m/s, dá para estimar a distância entre o ponto do impacto e o ponto de filmagem em cerca de 1,2 km.

Fabricio Lustosa

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Santamariense

Esse cara aí foi bloqueado?? Aleluia!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Desculpa, editores…mas, tive que me manifestar!

Allan Lemos

É por isso que é preciso pensar duas vezes antes de criticar Israel, nós, como brasileiros, jamais saberemos o que é estar debaixo de uma saraivada de fogo do inimigo. Não temos “lugar de fala”.

Perigoso

Mas Israel atacou primeiro.

Rodrigo Maçolla

Quando ? Se desde o 1º momento que o estado de Israel foi criado, desde que a bandeira de israel foi hasteada ja foi atacado por países Arabes…

Perigoso

Israel já tinha atacado o Irã em Julho explodiu uma bomba dentro do Irã e matou um integrante do Hamas, o Irã tinha dito que ia retaliar e até hoje não tinha atacado, recentemente Israel mataram o líder do Hezbollah, o ataque de hoje foi uma resposta a morte do líder do Hezbollah, mas não podemos esquecer que Israel já tinha atacado o Irã em Julho, então quem atacou primeiro foi Israel.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0krl82zqjzo

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Leandro Costa

Uma análise bem…. míope, digamos…

Perigoso

Contra fatos não a argumentos.

Leandro Costa

A resposta adolescente mais sem sentido durante um debate?

Precisa tentar com mais afinco.

Carlos Campos

ainda bem que ele mentiu

Santamariense

Nesse caso, o certo é “há”, não “a”.

GuiBeck

Até porque o ataque foi no Líbano, contra o Hezbolah, e quem se revolta e ataca de volta é o Irã… o que só prova de uma vez por todas que está por trás de toda essa cambada.

Leandro Costa

O Irã não se dá ao trabalho de esconder que está por trás dessa cambada. Ele inclusive gosta de anunciar ao Mundo não apenas que apóia esse pessoal, como também que Israel tem que sumir do mapa.

E ‘Israel atacou primeiro’ hehehehe

Rodrigo Maçolla

hehehe 🙂

Carlos Campos

Irã não deu armas para o Hamas? nem du armas para o Hezbollah atacar Israel ? isso tu esquece né

Atirador

Sabias que foi criado em terras árabes, imagina criarem um estado novo dentro do território brasileiro, você ia achar legal ?

Leandro Costa

Atirador, as terras eram de quem? Qual Estado havia ali antes? Os palestinos foram convidados à participar do processo?

Explica pra gente aí.

Allan Lemos

Entāo, se ficarmos nessa de “ele que começou”, acredito que haverá uma regressāo que nos remeterá aos tempos de Adāo e Eva.

Particularmente, nāo acho que nenhum lado esteja 100% certo ou 100% errado.

Um lado claramente instrumentaliza o conflito para fins políticos domésticos, o outro tem como meta de vida a destruiçāo de Israel por motivos religiosos.

Situaçāo lamentável.

Perigoso

Também acho que nenhum dos lados esta certo.

Eu acredito que esta guerra não vai terminar tão cedo, o governo de Israel é muito radical eles desejam a guerra e erradicar todos que eles acham que são seus inimigos, a guerra só vai acabar se os EUA deixarem de apoiar Israel(oque eu acho bem difícil).

Acredito que o que mais dificulta o fim da guerra é o próprio governo de Israel ele não esta disposto a abrir mão do controle da Palestina oque seria necessário para chegar a paz no Oriente médio.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Jacinto

O problema é a crença, que existo nos dois lados do conflito, de que o outro não pode existir. Se um grupo não admite o direito do outro existir não há como haver paz.

Perigoso

Sim concordo com vc, os dois lados existem pessoas que desejam a destruição do outro lado.

É uma situação complicada e ainda tem países de fora do oriente médio que colocam mais lenha na fogueira e mais atrapalham que ajudam, os EUA tem atrapalhado bastante no Oriente médio.

Jacinto

Este conflito existe antes do Colombo chegar no continente americano. O verdadeiro estopim de todos os conflitos que envolve o Irã/Pérsia está na cisão do islamismo que separou os xiitas dos sunitas. Não se engane perigoso: o conflito entre Irã e Israel não é real. É um subterfúgio que o Irã usa para ganhar influência política desproporcional para a população xiita no Líbano e na Síria. Os xiitas, por exemplo, são 28% da população libanesa, mas controlam a política do país porque têm um braço armado (hezbollah). E advinha: não faz bem para a saúde fazer oposição a um partido… Read more »

Sergio

Da onde você tirou isso? Israel era o maior amigo do Irã até 1979 quando os aiatolas chegaram ao poder. Israel deseja e sempre desejou viver em paz com seus vizinhos. Não quer a aniquilação de ninguém! Foi atacada primeiro em 07/10/2023 da maneira mais vil. É uma conta simples. São os muçulmanos que não aceitam o estado judeu ali. Alguns, depois de derrotas dolorosas no campo de batalha passaram coexistir com o estado judeu numa boa. Ex: Jordânia, Egito e até pragmaticamente, Turquia e arábia saudita. Esses dois últimos com o detalhe que não foram as vias de fato… Read more »

Jacinto

O Hezbollah é tão terrorista quanto o Hagana foi. Milicias armadas utilizadas para massacrar a população civil dos inimigos, como o Hagana fez no Massacre de Balad al-Shaykh, um ataque tão violento e injustificável que até a Agência Judaica condenou.

Argos

Nunca vi nenhum comentário que Israel quer destruir os muçulmanos, mas sim os extremistas/terroristas.

Carlos Campos

Acredito que o que mais dificulta o fim da guerra é o próprio governo de Israel ele não esta disposto a abrir mão do controle da Palestina oque seria necessário para chegar a paz no Oriente médio.””””” kkkkkkkkkkkkkkkk

Bosco

Ele não está disposto porque sabe com quem está lidando e como estes pensam e o que proclamam em alto e bom som.

Jacinto

Guerra é uma escada para o Irã se tornar uma potência regional. Porque um país que não tem fronteira com Israel, que é persa e xiita está tão preocupada com os sunitas árabes (palestinos)? e antes de dizer que é solidariedade, lembre-se que a guerra entre o Irã e o Iraque matou muito, mas muito mais muçulmanos do que o conflito árabe palestino.

Bispo de Guerra

se voce invade terra que não é sua… não ha o que pensar…

se voce confina uma etnia em guetos ..não tem o pensar….

se voce mata familias inteiras e alega ..estou caçando terroristas…

Perigoso

Sim concordo com vc Israel invadiu e controla o território Palestino a décadas, quando vc invade uma terra que não é sua não há o que pensar, vc disse isso corretamente.

Bosco

Uma droga o Império Otomano estar do lado que perdeu a PGM, né?

Bosco

Cncordo com você .
*Fora Rússia da terra dos ucranianos.

Carlos Campos

Fora Rússia das terras da Georgia

Bispo de Guerra

Que bom então racionalmente concorda em FORA Israel:

Da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã.

Pau que bate em Chico …🙃

Bosco

Sem dúvida que eu concordo. Quem parece não concordar são os próprios palestinos.
E você esqueceu da Faixa de Gaza. Pra mim os palestinos tinham que ter sua nação , mas para que isso ocorra com certeza não será com terrorismo contra Israel financiado pelo Irã.
Até lá haverá guerra.

Bispo de Guerra

Concorda que a Faixa de Gaza é um Gueto criado por Israel aos moldes Nazi ?

Last edited 1 mês atrás by Bispo de Guerra
Jacinto

Os guetos Nazistas ficavam encravados em território controlado pelo nazistas. Gaza não fica encravada em território controlado por Israel, já que tem saída para o Egito – que não permitia a saída dos palestinos. Por que? Bom, porque o Hamas é um braço da irmandade muçulmana que os egípcios consideram uma organização terrorista.

Santamariense

Tu cobra que os outros se dobrem ao teu discurso. Então, te pergunto: concorda que a rússia invadiu a Ucrânia e, por isso, precisa sair do território ucraniano imediatamente?

Bosco

Não concordo.

Leandro Costa

Imagino que agora Teerã seja alvo. Pelo visto essa porcaria não vai acabar tão cedo.

Bosco

O regime “aiatolático ” vai cair

Leandro Costa

Eu queria acreditar nisso, Bosco. Mas acho que infelizmente não vai acontecer. O Ayatollah pode muito bem ser pulverizado por alguma bomba de Israel que isso vai servir apenas para inflamar ainda mais a região. E isso é mais ou menos o que eles querem que aconteça. Claro que, estivesse eu no lugar de Israel, eu faria diversas instalações Iranianas desaparecerem do mapa, mesmo que causasse baixas entre os atacantes. Mas o fato é que, novamente, o Irã faz o máximo possível para causar mais instabilidade na região. E até o momento ninguém tem feito nada diretamente contra ele. Até… Read more »

Rinaldo Nery

Não vai. Regime de fanáticos.

Abner

Rinaldo li em um noticiário, que metade dos F-35 foram destruídos e uma base completamente destruída com esse ataque. Fiquei sem saber o que pensar sobre a notícia.

Bispo de Guerra

sei …. em 2055 diretamente de marte..rs:
comment image

Sergio

Difícil! Sao fanáticos e tem o controle absoluto sobre a oprimida população.

Mas o mundo as vezes surpreende.

Há milhões de insatisfeitos e insatisfeitas.

Numa dessas…

wilhelm

Existem culturas que não são compatíveis com os valores políticos do Ocidente e nem desejam mudar.

Vocês tem que parar de julgar o resto do mundo com a própria régua. Essa ideia de que todos os povos do planeta são pobres coitados esperando serem libertados pela democracia é uma idiotice que só existe na cabeça de europeus e americanos loucos na própria ideologia.

Bosco

_____

COMENTÁRIO APAGADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

wilhelm

Na realidade, o que eu disse é algo bem simples e nem precisa de nenhum contorcionismo mental pra ser entendido: em sociedades mais tradicionais, como é o caso do Irã, existem certos valores culturais que são naturalmente incompatíveis com as visões políticas ocidentais de sociedades abertas. Você pode até tentar implementar sistemas políticos alienígenas nessas sociedades, assim como os americanos e soviéticos tentaram, mas a tendência é sempre fracassar justamente devido ao fato de não serem arranjos orgânicos. Quem aposta no simplismo barato de que a questão gira em torno da lógica “população sendo oprimida por meia dúzia de religiosos”… Read more »

Bosco

Wilhelm, Creio que você cai em contradição quando diz que aqui também somos governados por tiranos com a diferença que os nossos são piores que os deles porque nos faz acreditar que não somos. Então, na verdade não há diferença deles e nós. Todos gostamos de tiranos. Engraçado que os valores culturais do Ocidente também eram tradicionais e conservadores mas desde a maravilhosa Revolução Francesa (e antes, a Reforma Protestante) que o modo de pensar foi completamente subvertido. Talvez esteja na hora de haver uma revolução iluminista nesses países tão tradicionais para que eles passem a não serem massa de… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
wilhelm

Na realidade esse tipo de pensamento de que todas as pessoas do mundo devem ser “instruídas” a seguir um determinado modo de pensar tido como superior por um grupo é justamente uma das características mais marcantes do racionalismo da modernidade. É justamente através dele que surge a noção de que a sociedade é uma grande máquina que pode moldada por uma elite intelectual capaz de prever o que é melhor para os outros. Nesse sentido, apesa de você não perceber, o ocidental que acha que pode alterar a cultura de um determinado local a bel prazer é tão “iluminado” e… Read more »

Victor Carvalho

Essa sua linha de raciocínio sobre o racionalismo moderno me remete aos séculos de problemas que tivemos pelo mundo com o processo de subjugação de culturas e modos de vida de nações pelo tão propagado desenvolvimento ocidental, quando as pessoas eram divididas entre civilizadas e selvagens. Durante décadas o oriente e demais áreas periféricas ocidentais tem tentado se adaptar aos parâmetros desenvolvimentistas ocidentais. Porém, a tentativa de ocidentalização impositiva trouxe diversos conflitos pelo mundo, principalmente e mais recorrente no século XX. A não inserção dos novos players globais no seleto clube de países desenvolvidos/avançados/livres, e, por outro lado, a completa… Read more »

JHF

Maias, Aztecas e Incas podem concordar com vc tranquilamente.

George

Não sei como alguém nessas bandas do mundo vê isso aí escalando do jeito que tá e fica animado. Pra além da já notória falência do sistema ONU a gente nitidamente tá numa fase de pouca ou nenhuma moderação das potências, pois tá meio que claro que os EUA aí tem uma posição pública pedindo desescalada, mas nos bastidores vem trabalhando/encorajando ou ao menos auxiliando Israel a arrastar a região pra um conflito regional (que já tá rolando). Sei lá, países mais fracos militarmente (NUNCA vamos ter poder bélico comparável ao desse pessoal) da borda do mundo como o nosso… Read more »

Jacinto

Mundo multipolar é inerentemente mais instável e violento.

Rinaldo Nery

A ONU tá preocupada com a agenda 2030. Vamos plantar árvores, salvar as baleias e construir banheiros sem gênero.

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Saldanha da Gama

E salvar as girafas da Amazônia…

Rodrigo Maçolla

Sim morreram tantas foi um genocídio… a ONU falhou…. e agora ? a preocupação é com os Leões das montanhas da Amazônia e as baleias do Pantanal.

Camargoer.

Então… Israel agora proibiu o Secretário Gteral entrar no páis…

Rodrigo Maçolla

Sim a ONU é uma piada , falida, e sem crédito só fazendo reuniões inuteis…. Funcionou nos pós II Guerra porque havia basicamente dois lados somente ,EUA e a União Sovietica, quando estes concordavam em não discordar dava certo um acordo… Agora o cenário mundial é outro, mais complexo e com multiplos atores e a ONU parada no tempo,, Só serve de palanque pra maluco contar mentira.

Leandro Costa

A única saída para a ONU é a tão falada reforma que deveria ter sido feita nos anos 90, aumentando o número de cadeiras permanentes no conselho de segurança e eliminando o poder de veto.

Carvalho2008

E pum de boi

Carlos Campos

Ai meu deus, Como pode Israel atacar um grupo que tenta matar eles com 8000 mil foguetes, que mundo esse que não se pode mais matar pessoas a esmo, onde já se viu autodefesa, tem que esperar e morrer calado, mundo maluco em que vivemos onde as pessoas não aceitam a morte

Marcelo Andrade

Israel é muito mal mesmo!!!! Cadê a hipocrisia europeia? Se fosse o contrario……

Perigoso

Na notícia que vi fala que duas bases aéreas da força aérea de Israel foram atingidas e também uma base do serviço de inteligência.

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/ira-lanca-ataque-de-misseis-contra-israel-governo-israelense-entra-em-alerta

Sergio Machado

Basicamente foram alvos militares. Mérito para os persas pela precisão. 200 mísseis e morreu menos civis que um dia em Gaza.
Noticia-se até 20 F35 destruídos em solo na base de Nevatim, que foi muito atingida. Muito embora 8 min não dá para se fazer muita coisa, mas se confirmado perdas com estes números, porque os israelitas não removeram esses valiosos ativos para o Chipre?
Difícil Israel falar agora em 99% de interceptações pela defesa aérea. Passou muita coisa.

Mrabello

“Basicamente foram alvos militares. Mérito para os persas pela precisão. 200 mísseis e morreu menos civis que um dia em Gaza”.

Isso porque Israel possui áreas militares, onde civis não devem estar. Diferente de dois grupos que se entocam debaixo de casas, hospitais e escolas. Talvez possamos pedir através da ONU para que os terroristas coloquem quartéis, estacionamentos de veículos e outros ativos militares de forma bem identificada e longe da população civil, creio que diminuiria bastante o número de baixas civis não?

Jordan Silva

Vendo esses acontecimentos vem na minha cabeça que o Irã já se garante pq já deve ter adquirido artefatos nucleares…

Maurício.

E lá vamos nós! 😴

Pragmatismo

Caiu o mito da infalibilidade do Iron (e demais).

Bosco

Esse mito só existia na sua cabeça.

Perigoso

Eu também já vi várias pessoas dizendo isso que ele era infalível e impenetrável.

Não existe sistema infalível.

Bosco

Todo sistema defensivo finito é passível de ser saturado por um sistema ofensivo finito + 1

Perigoso

Exato concordo com vc, não existe sistema infalível, mesmo o Iron Dome que é um ótimo sistema pode ser penetrado, o Irã produz equipamentos militares usando peças de baixo custo como motores de moto em seus drones, então não é impossível e nem tão caro para os Iranianos realizarem um ataque de saturação que penetre o Iron Dome e o Arrow(mas como deu para ver nestes ataques do Irã não é fácil atravessar o Iron Dome).

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Luís Henrique

Adorei a definição. rss

Bosco

Em toda Israel há somente 10 baterias do Iron Dome.
Isso significa cerca de 80 lançadores com 1600 mísseis de pronto emprego.
Não há mágica.

Perigoso

Acho estas 10 baterias e 1600 mísseis um excelente número para um país com extensão pequena igual Israel.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Maurício.

Muitos criticam o “Iron”, mas eu acho ele um sistema muito bom pro que se propõe, ele abate muito míssil, principalmente os de fundo de quintal do Hamas (que também causam danos e mortes), mas claro, alguma coisa sempre vai passar, não existe arma game changer ou divisora de águas, por mais que alguns acreditam nessas balelas, mesmo assim, a taxa de eficácia dele deve ser bem alta.

Leandro Costa

Vou fechar as janelas aqui de casa porque a tempestade resultante de eu concordar totalmente com você será mais devastadora que um ataque de mísseis balísticos iranianos.

Maurício.

Discordamos em 99,9999% dos casos, mas eu realmente gosto do Iron Dome, ele abate muito míssil do Hamas, que na verdade são seus verdadeiros alvos, mas como ele é muito famoso, e existe bastante mídia da defesa quase que “impenetrável” de Israel, quando passa algo, quem leva a culpa é o Iron Dome, que é só parte do sistema de defesa de Israel.

Jacinto

Na verdade, quem diz que o Iron Dome falhou não sabe o que está falando. O Iron Dome é um sistema para engajar foguetes simples – ou seja, em trajetória balística rasa e em relativa baixa velocidade. Misseis balísticos vindo do Irã chegam em velocidades muito mais altas e em ângulos mais elevados que estão fora do envelope de atuação do Iron Dome. Dizer que o Iron Dome falhou em evitar um ataque de misseis balísticos iranianos é o mesmo que ser atingido por um tiro no carro e reclamar que o airbag não funcionou.

Maurício.

Sim, David’s Sling, Patriot e Arrow, todos capazes de abater mísseis balísticos, mas quem leva a culpa é o Iron Dome, feito para abater foguetes espartanos de curto alcance movidos a açúcar do Hamas.

Jacinto

Exatamente. Quem esta falando do Iron Dome abater míssil balístico de médio alcance não sabe do que está falando.

Pragmatismo

Concordo!
Por isso era mito. É excelente, mas não infalível. Por lógica.

Perigoso

Oque os EUA tem haver com Israel e Irã. 🤦

Sempre eles gostam de entrar na briga dos outros.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Bosco

O que o Irã tem a ver com o Líbano?

Perigoso

O Irã não deveria ter nada haver com a situação do Líbano, mas como os EUA apoia Israel isso leva as organizações que lutam contra Israel também buscarem apoio externo de outro países como o Irã.

O erro começa com os EUA se esforçando muito pouco para resolver o conflito e chegar a paz, mas mandando armas a vontade para Israel.

Jacinto

Você ja pensou na hipóteses de que o verdadeiro conflito no Oriente Médio não ser entre Israel e Irã – dois países que não têm fronteiras e que se ajudaram na Guerra Irã-Iraque (Israel forneceu misseis anti-tanque TOW para os iranianos no esquema Irã-Contras e o Irã ajudou a destruir as instalações nucleares do Iraque) mas entre sunitas (árabes) e xiitas (iranianos) e que “organizações que lutam contra Israel”, na verdade serem ferramentas para o Irã ter uma influência desproporcional da política destes países? Veja o próprio Líbano: os xiitas são 28% da população, mas controlam a política porque veja… Read more »

Jota

O conflito árabe-judaico começou no início do século xx. O conflito xiita-sunita começou no século Vll !
Sem Israel a Palestina logo seria uma nação xiita,via terrorismo. O objetivo dos xiitas não é Israel mas o mundo sunita e o reino saudita . Esse é o grande alvo. Aonde fica meca?

Jacinto

Palestina xiita? So se os xiitas matassem tipo, 90% dos palestinos, porque os palestinos são em sua enorme maioria sunitas. Há minorias bem minoritárias cristãs e xiitas.

Bosco

EUA não é uma ONG de ajuda humanitária nem uma Santa Casa de Misericórdia . Ela não tem que se enforçar pra nada. É só ela agir como a Rússia e a China que também não se esforçam.
Ela é aliado de Israel assim como o Irã é aliado dos libaneses e da causa palestina. Ponto!

Carlos Campos

O erro tá na cabeça em achar que isso traria a paz, imaginamos que Israel ficasse sem armas, tua ideia genial de paz é genocidio dos Israelenses?

Tiago

Será?

MGNVS

Parece que o Iran não tem mísseis tão ruins assim, como alguns aqui gostam de fazer parecer. O video mostra varios impactos diretos no territorio israelense, e não pareciam ser só “destroços caindo” como muitos estão dizendo em vários comentarios. Mas a pergunta que realmente tem que ser feita: pq dessa vez os EUA e outros países como Jordânia e até Arábia Saudita não ajudaram a interceptar os mísseis??? Afinal de contas, os EUA avisaram Israel com antecedencia sobre esse ataque e mesmo assim vários misseis atingiram as cidades israelenses. Esse seria um recado velado dos EUA para que Netanyahu… Read more »

Perigoso

Exato, não foram destroços, foram vários impactos de mísseis em alvos importantes.

Foram atingidos duas bases aéreas e uma base do serviço de inteligência.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Carlos Campos

T emos que pedir, para os combatentes do Hamas e do Hezbollah saírem de dentro da casa de civis

MGNVS

Carlos, seja honesto vai, vc tbm sabe, mas vc só nao admite publicamente aqui no site, que esta havendo um massacre contra os palestinos. São mais de 41 mil civis mortos. Agora me diga, essas 41 mil pessoas eram todas terroristas? Nesse ponto Netanyaho é tão culpado quanto o Putin, com relação a crimes de guerra. Agora imagine que você é palestino, tem família e fica refém dos terroristas do Hamas e não tem para onde ir? Me diga, vc merecia morrer num ataque criminoso de Israel que nao faz distinção entre terroristas e civis? Israel já atacou ate um… Read more »

Last edited 1 mês atrás by MGNVS
Perigoso
Luís Henrique

Irã cometeu ‘grande erro ao atacar Israel e vai pagar por isso’, promete Netanyahu

https://noticiabrasil.net.br/20241001/ira-cometeu-grande-erro-ao-atacar-israel-e-vai-pagar-por-isso-promete-netanyahu-36744249.html

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Irã não é a Faixa de Gaza, tampouco o Líbano. O Irã é uma potência militar e uma potência econômica regional. Entrar no Líbano, país cuja força aérea resume-se a 5 ou 6 super-tucanos, e as forças terrestres são praticamente inexistentes, é moleza, dá para posar de super-potência caçadora de terroristas. Afrontar o Irã é bem diferente. Se o país repetir este ataque de mísseis em tempo curto, não haverá Iron Dome que garanta a incolumidade de Israel, e havera baixas, mortes e enormes prejuízos à infra-estrutura, inclusive a militar. O senhor Netanyahu, na sua ânsia em manter-se no… Read more »

Miguel Carvalho

O Irão é uma potencia militar e económica ?
A economia é toda baseada na exportação de petróleo e o poderio militar é dependente da Rússia.
Isso é ser potencia militar e económica
?
OK.
Tenho muitas dúvidas que o Irão tenha capacidade de voltar a fazer um ataque destes. O ultimo só foi possível, graças ao senhor Putin.
Mas, vamos ver.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Iron Dome não suportará levas consecutivas de mísseis. E o exército de Israel não tem efetivo suficiente para manter uma guerra em larga escala. E se parte da força aérea de Israel for paralisada, as coisas vão se equiparar.

As coisas não são tão simples quando aparentam, a superioridade tecnologica de Israel não é suficiente para manter uma guerra em larga escala.

E não conte com o auxilio direto dos EUA, porque eles não vão afrontar Russia e China que acudirão o Irã, se necessário.

Miguel Carvalho

A sério ? Vamos lá ver então. Os EUA, não vão afrontar a Rússia ? Então não sei o que está a acontecer na Ucrânia. Pode ser que agora os ucranianos possam ter acesso a melhores armas. A força aérea israelita está intacta e logo vai poder ser usada para responder. Os EUA, já devem ter enviado pelo menos 2 porta aviões para o mediterrâneo. já estou a ver a chuva de misseis de cruzeiro sobre o Irão, é que estes tipos nunca aprendem. Quanto á China, pode ficar confortável a ver, enquanto manipula as suas marionetes numa tentativa de… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Uma coisa é você oferecer armas e apoio, outra completamente diferente é colocar soldados na linha de batalha, contra soldados russos.A última vez que os ameficanos enfrentaram os russos/soviéticos de modo direto, foi no Vietnã.

Miguel Carvalho

Israel apenas precisa de apoio material. O resto tem de sobra. O Irão pediu e vai pagar. E não vai ser muito difícil saber como. Vai receber na mesma moeda, retrocedendo á idade da pedra. Sendo um país dependente das exportações de petróleo, toda a infraestrutura de produção e exportação de petróleo irá ser destruída. Mais importante será a destruição da infraestrutura que visa a produção de armas nucleares. Só isto basta para incapacitar o Irão. Isto só poderá amenizado se a China e a Rússia servirem como fornecedores e compradores de bens manufaturados e de matérias primas. Mas, vamos… Read more »

Pedro I

A natureza humana…
Isso aí não tem solução, a menos que Deus ou Alá se cansem da brincadeira, e promovam um “arrebatamento” ao contrário, tirando de lá todos que não prestam, e mandando-os direto para o inferno… Livre arbítrio realmente não é para qualquer um.

Sergio Machado

Foi uma cataprada forte. É basicamente apenas alvos militares.
Consta que a sede do Mossad ficou em ruínas e bases muito destruídas.
Creio que EUA irá por panos quentes a fim de evitar um escalonamento que caminhe para o descontrole.
Qual o estoque estimado de mísseis do regime persa?

James

Rapaz, pelos vídeos aí de cima podemos constatar que o Domo de Ferro israelense, feito com mísseis ocidentais de alta tecnologia, é realmente impenetrável, não é mesmo?

Carlos Campos

Tu nao sabe o que éIron Dome nem nada de sistemas Antiáereos não é mesmo, só assim para comentar uma coisa dessas

Gabriel

Pareçe que estão querendo minimizar dizendo que vários misseis foram interceptados, não é.o que parece… agora o povo de tel-aviv tem bombas sobre suas casas graças ao bibi que quis levar essa desgraça até as ultimas consequencias por não quer largar o poder

Carlos Campos

Pra mim é o que parece, de 181 mísseis, os Estragos foram mínimos,

James

Carlos, e olha que o Irå só tem aqueles mockups de quinta categoria que imitam os mísseis ocidentais de alta tecnologia, mas saltam pecinhas, não é mesmo?

Jota

Estou curioso para ver a eficiência do equivalente iraniano do iron dome, sob fogo real.

Rodrigo Maçolla

Sim eu também…hehehe, Agora a verdade é que nenhum sistema de defesa é infalivel ou 100% eficaz…. Mas o que chama a atenção é a noticia dos 20 F-35 destruidos, será? verdade ??? a se confimar isso ai seria uma dura perda militar para Israel.

Abymael

Muitos vídeos surgindo de impactos diretos de mísseis. Passou muita coisa.
Parece que quem “soltou pecinha” dessa vez foi o Iron Dome.

Bosco

O Iron Dome não foi acionado.

Bosco

Pelo menos não contra os MRBMs iranianos.

Felipe

Mesmo decreto do governo Ucrâniano (depois que vazou aquele vídeo do Patriot explodindo)… viva a democracia e liberdade de imprensa ocidental (seletiva).

Piters

Um ano atrás, muita gente aqui desdenhou do Fattah 2. Eles varreram 4 alvos militares.

Heinz

Fonte confiável mesmo é o ministério da informação do Hamas, Al jazzera, Sputnik, e claro o porta voz do do Irã ( Hezzbolah) um tal de nasrallah, ix esqueci, esse já foi de vasco.

Nunes Neto

Quando vejo, só penso na defesa antimisseis do Brasil .

BraZil

Eu fico imaginando como será esse “local seguro” em que o Khamenei está. Sem eletrônica, tudo enrolado em papel alumínio, falando baixo, enterrados a metros no chão, muito concreto etc ou escondido a plena vista, entre aldeões em algum cafundó, com dublês por aí. O medo gerado pela expertise de Israel gerou novos parâmetros…

vendéen

Olá Brasil,

De acordo com o “Army Recognition”, em relação aos dispositivos (mísseis e drones) utilizados durante o ataque iraniano de 01/10/25 contra Israel:
Que mísseis foram usados ​​no ataque iraniano contra Israel?
what-missiles-were-used-in-irans-strike-on-israel

Bosco

Vendéen, Sobre o artigo algumas considerações. Não há como o Irã saber a quantidade de mísseis que passaram pelas defesas. Sequer de fazer uma estimativa. A avaliação de danos de combate só poderia ser feita durante um período de tempo que ainda não ocorreu via informações advindas dos próprios israelenses acerca de danos, de espiões e através de imagens de satélites. Só daqui uns dois dias para essa avaliação ser mais robusta. Por enquanto é só achismo dos iranianos que 90% passaram. Quanto ao míssil hipersônico citado, o Fatah-2, com 1300 km de alcance, e o colocando como mais veloz… Read more »

Cristiano ciclope

Pelas imagens e pelos relatos um bocado de mísseis passaram pelas defesas israelense, atingiram as 3 bases alvo e um míssil caiu a menos de 1km do Mossad. Isso no caso de 200 mísseis e os sistema tendo fama de abater 99% dos mísseis. Se fosse isso mesmo, só 2 mísseis deveriam atingir o solo, e vimos muito mais que isso atingindo com sucesso o solo.

James

E olha que o Irå só tem aqueles mockups de quinta categoria que imitam os mísseis ocidentais de alta tecnologia, mas soltam pecinhas, não é mesmo?

Roberto

Por que o Iron dome não consegue abater mísseis balisticos ?

Bosco

Roberto, O sistema Iron Dome conta com o míssil denominado de “Tamir”. Esse míssil tem 90 kg, tem um alcance horizontal de uns 20 km e um alcance vertical de uns 10 km. Sua velocidade é pouco maior que Mach 2 e sua ogiva está na faixa de uns 10 kg, de alta fragmentação, detonada por uma espoleta de proximidade laser / impacto . Seu sistema de orientação combina um data-link (up-link) para atualização de meio curso e um seeker baseado em um radar ativo de baixo custo (porque é utilizado contra ameaças que não reagem com ECM). De acordo… Read more »

Roberto

Obrigado Bosco pela excelente resposta.

Bosco

O ideal é que mísseis balísticos de médio alcance sejam interceptados no espaço, bem longe dos seus alvos. E aí os que passarem sejam interceptados na atmosfera por sistema sup-ar de alto desempenho.
Daí os israelenses terem o Arrow 3 que intercepta no espaço, defendendo uma imensa área no solo, e o Arrow 2, que intercepta na atmosfera, defendendo uma área bem mais restrita.
Fosse os EUA combinaria o sistema THAAD para interceptação no espaço com o sistema Patriot utilizando mísseis PAC-3 MSE para interceptação atmosférica.

juggerbr

Creio que a estréia do F-35 em combate aéreo está próximo, seja pra entrar no território Iraniano, seja pra um provável contra ataque aéreo

Emmanuel

Parece que a Ucrânia vai ficar para depois.
Tem coisa mais importante no momento. Tio Salim está “baixando” a vara nos “prima”.

Roberto

Semore achei que os mísseis balisticos tinham propulão apenas na subida e depois um leve impulso para sair da órbita e cair na terra , mas eles caem com fogo na tubeira tipo foguete .
Alguém sabe como funcionam esses mísseis balisticos ? ou tem algum linl ? obrigado

Bosco

Roberto,
Você achou certo.
Os mísseis balísticos só têm propulsão na subida. O que vemos e que parece “fogo na tubeira” muito provavelmente é o resultado da ionização da atmosfera formando um plasma combinado com a queima do material ablativo do veículo de reentrada.

Roberto

E eles podem fazer correção de rota para atingir os alvos correto ?
Obrigado Bosco

Last edited 1 mês atrás by Roberto
Jacinto

Sim. São maneuverable reentry vehicle (MARV or MaRV).

Bosco

Roberto, Ao que parece são veículos de reentrada balísticos convencionais. Se for assim a orientação final é feita ainda no espaço antes do último estágio ou do “ônibus” fazer seus acertos de atitude e lançar o RV que vai mergulhar na atmosfera girando para ter estabilidade. A precisão depende do sistema de orientação (se só inercial ou se combinado com satélite) e da qualidade do sistema inercial e do refino controle de atitude do míssil por meio de minifoguetes. Se for MaRV, ou seja, um veículo de reentrada manobrável como citou o Jacinto, tem um sistema de orientação no próprio… Read more »

Groosp

Como algumas das “bolas de fogo” mostradas nos vídeos explodiram e outras não, será que não eram pedaços de mísseis interceptados? As que explodiram eram warheads que não foram destruídas/danificadas. Tem um vídeo circulando de um impacto que não tem “bola de fogo”.

Bosco

Sim. Muito provável. A maioria das “bolas de fogo” eram destroços de misseis interceptados.
Só os que explodiam é que realmente penetraram na defesa e a maioria porque foi decidido não gastar caros mísseis intercepadores com ogivas que iriam cair em áreas ermas.

Rodrigo

Eu acho que foram 19, o outro só arranhou um pouco a asa com estilhaços.

Fábio de Souza

As imagens não mente, os misseis acertaram Israel desta vez .

Abner

Em uma matéria relatava mais da metade dos F-35 destruídos e uma base completamente destruída/aniquilada.
Fiquei sem saber o que pensar sobre a matéria ou sobre quem a escreveu.

Jose Pereira

Boa parte do povo iraniano não aprova o envio de bilhões de dólares para o Hamas, Hezbollah e cia…
Pais que precisa gerar empregos, renda, evoluir como um todo.
lamentável ver países como Iraque, Síria, Irã neste atoleiro sem fim.

Dexter

Mesmo quase 15 dias depois, nem vou ler nenhum comentário… Pq já sei que 90% é lixo puro…
Eu passo…