Determinação para operação é do presidente Lula, segundo o Itamaraty

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá buscar brasileiros que estão no Líbano nos próximos dias. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa.

A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.

Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

FONTE: Agência Brasil

Imagens em caráter meramente ilustrativo

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santana

O cidadão escolhe ir morar nesse fim de mundo perigoso,aí da mErda o governo do seu país de origem tem que gastar dinheiro de quem está aqui pagando impostos pra lhes buscar, lamentável isso, deveria ao menos fazer que nem os ingleses, cobrar por isso ou deixar lá… isso seria respeito ao dinheiro público

Jadson S. Cabral

Você fala isso porque não é ninguém da sua família que está lá. Enfim, a velha hipocrisia.
Não tem nada para falar, melhor ficar calado.
Eu prefiro que o dinheiro da FAB seja gasto indo buscar brasileiros em zonas de guerra que apenas levando políticos para cima e para baixo.

Nilo

Como dito, a invasão por terra deverá ocorrer, o Líbano estará um caos. 21.000 cidadãos brasileiros, seria melhor enviar o muntiproposito Atlântico, mais está na doca, é o que da ter só um.

Last edited 5 horas atrás by Nilo
Fábio CDC

É o que dá ter só 1 o que, criatura de Deus? A MB mal tem dinheiro até para comprar sabão para lavar as cuecas, que dirá 2 monstros daqueles! Fora a quase inexistência de Navios de Patrulha Costeira, Oceânica, Corvetas, Fragatas, Submarinos, falta de tudo!

Nilo

E daí….hum??? MB mal tem dinheiro…e….???, só tem um, contínua com um, deveria ter no mínimo dois.

Camargoer.

Creio que o A140 demandaria algum tempo para ser preparado… mas a ideia é boa.

Nilo

Não irei abrir discussão sobre assunto do PN mais, meu caro, o mundo está entrando em um estado de convulsão, ali não se tem garantias nenhuma, nem de Israel ou Iran, o que está se passando no momento no O.Medio, terá repercussão sobre o jogo geopolítico das três, Rússia, China e EUA, mesmo que o conflito terminasse agora, como isso não acontecerá, o que estar por vir irá alterar profundamente o poder dessas três de influir no mundo, veja não citei Europa. E nós na mesma situação precária em que estamos no início da segunda guerra mundial, um só navio… Read more »

Last edited 3 horas atrás by Nilo
Camargoer.

ainda assim a ideia é boa, mesmo considerando que levaria um mês para atracar lá… podia levar o Bahia também

Fernando "Nunão" De Martini

Não usaria a palavra “também” nesse caso, já que o NAM Atlântico iniciou manutenção em dique seco e não está disponível para a missão.

Nesse caso (a hipótese de mandar um navio da MB para a missão de repatriação) o NDM Bahia seria tão adequado para a missão quanto o Atlântico.

Camargoer.

Olá Nunão. Obrigado.
Faltava um navio de assistência hospitar ocênico
Acho que os atuais meios da MB são fluviais.. mas como disso o Nilo, tema a o PN.

Falar nisso, desistiram do AT26 do Deserto? riso

Last edited 2 horas atrás by Camargoer.
Fernando "Nunão" De Martini

Camargo,
Tanto o Atlântico quanto o Bahia têm instalações hospitalares, e pelo que me lembro quando fiz reportagens a respeito, são escaláveis.

De qualquer forma, todo o planejamento já feito sobre envio de aviões (ou mesmo a hipótese de navios que vocês estão debatendo) terá que ser revisto pois a guerra deverá escalar e muito após o ataque de centenas de mísseis iranianos a Israel, ocorrendo neste momento.

Nilo

Hoje no Sociedade Militar: “…Atualmente, cerca de 3 mil brasileiros já pediram ajuda para sair do país. Inicialmente, o Palácio do Planalto avaliava a hipótese de repatriar 2 mil pessoas;….”
O número de brasileiros que desejam sair do Líbano tende a aumentar consideravelmente.
A inclusão do NDM Bahia, se faz necessário, mais não substituiu a capacidade e infraestrutura que oferece o Atlântico.

Last edited 1 hora atrás by Nilo
Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei, para esse tipo de missão tanto o Bahia quanto o Atlântico têm capacidade para receber mais de 1000 pessoas em situações emergenciais. Eles se equivalem nesse aspecto, com a maior vantagem do Atlântico pelo hangar e convoo bem maiores.

Nilo

Blz Nunao.

Fernando "Nunão" De Martini

Ia esquecendo: eu passei a bola do AT-26 camuflagem Aggressor para o Galante, mas acho que ele esqueceu.

Nilo

Sim, considerando também o tempo de deslocamento, ainda seria de importância vital, em uma ação humanitária, o Atlântico não serviria só para retirada dos brasileiros de origem libanesa, mais tem também de outros países, inclusive nossos vizinhos na A.Sul.

Joao Argolo

Perdoe-me a discordância mas vivemos num mundo onde os movimentos de imigração e emigração fazem parte da realidade de qualquer país e o resgate nestas situações também, por muitas e diversas situações, inclusive de parentesco, de afinidade econômica, religião, etc. Toda vez que temos este cenário, os países mais proeminentes deslocam seus aviões para buscar os seus cidadãos, não importa o motivo da sua estadia. lembrando que há sempre pessoas de embaixada, empresários tratando de negócios do seu país, missionários, turistas, estudantes, etc. Além disso, no caso de utilizar o C-190 sempre acaba sendo uma divulgação do excelente produto brasileiro.

Rinaldo Nery

Permita-me uma correção: não existe C-190 na FAB. É VC-2. O da foto é o C-30.

Last edited 5 horas atrás by Rinaldo Nery
Joao Argolo

Opa. Quis dizer KC-390. Obrigado

Camargoer.

O Poggio ou o Galante fez uma pegadinha… antes era a foto do KC390..

Fabio

Pois é, também vi kkk

Willber Rodrigues

Se é pra usar essa “lógica”, então vamos parar de custear tratamento pra militares e PM’s quando eles tomam tiro. Afinal, eles sabiam dos riscos antes de entrar nessa profissão, né?
Todo país repatria seus cidadãos, mas só o Brasil está errado em fazer isso.
Aliás, não deveríamos ajudar aquele pessoal do Sul atingido pela inundação, né? Afinal, eles escolheram morar lá porque quiseram…

Pago caro pra caramba em óculos de miopia, pra ler uma bobagem dessas ( e estou pegando muito leve no termo… ).

Last edited 5 horas atrás by Willber Rodrigues
Allan Lemos

Nem sempre é uma escolha, as vezes tem que ir por trabalho ou porque a própria família é de lá. Circunstâncias da vida.

Todo mundo iria morar em Miami se pudesse.

Camargoer.

Eu iria para Tokyo,…

Allan Lemos

Japoneses nāo gostam muito de estrangeiros, preferem manter suas linhagens puras. É por isso que sāo uma das nações mais homogêneas do mundo em termos de populaçāo.

Só toleram se você for turista ou for descendente de japonês, se nāo, vāo sempre te olhar de cima.

Camargoer.

Eu morei anos em Tokyo… amo aquele lugar tanto quanto onde nasci.

Seu cometário está longe da realidade.

Allan Lemos

Não está.

Gosto muito da cultura japonesa desde a adolescência porque cresci assistindo animes, mas o povo de lá é inerentemente racista contra estrangeiros.

Inclusive, há estabelecimentos que colocam placa “Japanese only”.

Leandro Costa

Miami sem Crocket e Tubbs é um tédio. Prefiro Pindamonhangaba, WY.

Camargoer.

Então…. talvez o governo brasileiro deveria cobrar de Israel…

Monarquista

Por quê?

Camargoer.

Ora… a FAB enviará aviões para resgatar brasileiros em uma região em conflito devido a invasão de tropas de Israel, que é o evento que desencadeou a crise. Assim, termos trẽs possibilidades …

1) o governo brasileiro arca com os custos
2) os brasileiros que estão sendo resgatados arcam com o custo
3) o governo de Israel que invadiu o Líbano arca com os custos da retirada dos brasileiros..

GFC_RJ

No caso, vai ser 1).

Se sempre que ocorrer isso, for levado à tal regra, tanto Russia (Ucrânia), quanto à China (Wuhan) nos devem uma grana!!! E pra muitos outros países!

Camargoer.

Olá GFC. SIm.. e eu concordo que seja assim, como foi feito antes com os brasileiros repatriados de Gaza e, creio, de Israel também… foi apenas uma resposta irônica. Quando alguém sugere que o custo deveria ser pago pelos próprios brasileiros.. que é errado o governo brasileiro cobrir os custos.. que ninguém mandou os brasileiros irem morar no Líbano… e coisa e tal… então.. os brasileiros são as vítimas de uma guerra que nada tem a ver com eles… se o governo brasileiro não poderia pagar (mas que bom que vai), então que o Itamaraty cobre o ressarcimento de Israel… Read more »

Last edited 5 horas atrás by Camargoer.
Monarquista

Quem começou essa foi o Hamas e o Hezzbollah, além, do Irã. Não seria melhor o custo ser do agressor e não do agredido?

Camargoer.

Então… uma coisa é a briga entre o Hesbolahm, o Hamas e quem quiser que seja, e Israel.

O Brasil e os brasileiros nada com esta briga…

como na canção do Chico… “vocẽ que inventou este estado faz favor de desinventar”

Monarquista

Então se um país atacar outro, e esse outro responder, o Brasil vai cobrar do país que está respondendo pelo valor de tirar seus cidadãos dalí? Não do que agrediu primeiro?

Rafael Aires

Então teremos voltar ao romanos, ao babilônios, etc, e saíremos do assunto. Rs

Monarquista

Essa guerra, atual, começou em 07/10/2023, e desde esse dia o Hezzbollah ataca o norte de Israel. Ou seja, se alguém é culpado da situação do líbano, é o Hezzbollah.

Matheus R

O Brasil tem a obrigação de resgatar aqueles que estão em risco.
Mas se você está preocupado com dinheiro, não se preocupe: 133,6 bi em 2025 para a Defesa.
Esse ano foi de 124 bi, só espero que não tenham mais cortes.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/09/19/com-5o-maior-orcamento-ministerio-da-defesa-reserva-r-25-bilhoes-para-submarino-nuclear-e-cacas-gripen-em-2025.ghtml

Last edited 5 horas atrás by Matheus R
Bernardo Santos

Da pra quantos gripens esse dinheiro?

Camargoer.

A FAB fica com 25% do orçamento…, destes cerca de 80% (pode ser mais…) é para pagamento de ativos e inativos (o gasto com inativos é maior que o gasto com ativos)… Dai tem os gastos com o Kc390, manutenção, tem o TH-X, tem a modernização do T27… Tem a manutenção das bases, tem os gastos com a Cruzex2024, tem o sistema de defesa aérea 24/7, tem a formação do pessoal na AFA, tem o ITA e os institutos de pesquisa.. tem os hospitais da aeronáutica… tem o custeio das aeronaves.. tem a manutenção dos motores do AMX.. O orçamento… Read more »

Last edited 2 horas atrás by Camargoer.
F-5

Num caos desse vc preocupado com caças? Literalmente, vai caçar o que fazer….

Gabriel

Cara não aguentei. Que comentario mais sem noção !!!

Groosp

Os EUA cobram em caso de furacão. Vi um vídeo de uma brasileira casada com um americano que foi evacuada por causa de um furacão no Caribe. Ela mostrou a conta. Acho que era cerca de USD 500, se não me engano.

Camargoer.

Nos EUA cobram até as ambulâncias de resgate que fazem o que o Samu faz no Brasil

Turco

Esse é um dos comentários mais medíocres que já li nesse site. Acho que vocês que esta morando no país errado. Brasil é um país se desenvolveu por com imigração de vários países. As pessoas que moram no Líbano são brasileiros com família no Brasil assim como Judeus em Israel que escolheram o Brasil para viver. A comunidade Libanesa no Brasil é uma das maiores fora do Líbano, muita gente veio e preposterou no Brasil mas não perderam os laços. Isso vale para descendentes de Italianos, Japoneses, Libaneses, Alemães qualquer povo. Agora sobre gastar dinheiro para repatriar os Brasileiros Libaneses,… Read more »

GFC_RJ

Eu poderia listar vários políticos famosos de origem libanesa, inclusive ex-presidente.
Mas acho que o bloqueio automático irá atuar… só acho!

Dagor Dagorath

O Brasil também é um fim de mundo perigoso…

Bueno

Ocorre muito de pessoas com dupla nacionalidade, e tendo a sorte de ter uma nacionalidade que possam serem repatriados , é um escapa de um conflito.. quando a coisa melhorares e a paz voltar , alguns retornam…
Muitos deixa tudo que construíram para salvarem suas vidas e de seus filhos!

Marcio Cosentino

Sinceramente, tão sem noção quanto este comentário é existirem 27 (até o momento) curtidas, incrível.

Bueno

sim, Márcio, entendo seu argumento , isto só evidencia que o mundo é multi polar e que princípios que deveriam ser universais e a temporais são relativizados.
Tem ou tinha no Líbano Judeus , Cristãos , Muçulmanos ateus etc até os radicais tomarem o poder…

Iran

O que me assustou foram os 31 likes também

Ghaal

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Iran

Ser alfabetizado é uma barganha faustiana. Complicado ter que ler esse tipo de coisa.

Douglas Rodrigues

Mas isso não representa uma pequena porcentagem do que gastam em comitivas para político ir na ONU falar asneira…

Welington S.

Onde estão os dois A330? Não seria melhor o envio deles invés do KC-390?

Jadson S. Cabral

O que está sendo dito na TV é que será o KC-30. Acho que os editores usaram o KC-390 apenas como imagem ilustrativa, por não terem ainda. certeza de quantas e quais serão as aeronaves

Domanski

Bom, a matéria não fala sobre qual aeronave será utilizada. Acredito que colocaram a foto do KC-390 de forma ilustrativa. De qualquer forma, compartilho da sua opinião

Welington S.

Agora com a atualização da imagem fez mais sentido.

Camargoer.

Caro. A imagem parece ser ilustrativa… o texto diz que um avião será enviado… pode ser o Kc30, pode ser o VC2, pode ser o Kc390… pode até ser um avião fretado

Camargoer.

Riso… agora tem o Kc30, o Vc1, Vc2 e Kc390.. acho que todos eles estiveram na operação de repatriação dos brasileiros em Gaza

Welington S.

Kkkkkkkkkkk.

Jadson S. Cabral

Segundo a Globo News, já existem mais de 1000 brasileiros lá que demostraram interessem em voltar. Está sendo veiculado que o Itamaraty está recomendando que as pessoas tentem ao máximo voltar em voos civis (que ainda estão operando, embora em menor quantidade), e só aí, as que não conseguirem, seriam resgatadas.
Certamente não será um único voo.

George

Segundo O Globo são mais de 3000 brasileiros interessados em ser resgatados e a FAB teria colocado um KC-30 e um KC-390 à disposição pra essa operação.

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/10/01/precisamos-retirar-os-brasileiros-que-queiram-sair-diz-amorim-apos-invasao-de-israel-ao-libano.ghtml?utm_source=Bluesky&utm_medium=Social&utm_campaign=Globo

Tamo aí na atividade!

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Francisco

KC390 alongado apenas se algum comprador externo grande quiser. No caso eu acredito que apenas a Índia teria essa capacidade. O certo mesmo era ter o MRTT. Ferramenta certa para o trabalho.

Quanto aos Correios usar KC390, isso foi puramente uma propaganda lá do inicio do projeto do KC para endossar o projeto, nunca houve inciativa e nem vai ter

Welington S.

Amigo, não faz sentido alongar o KC-390, uma vez que ele é um transporte tático e não estratégico, assim como o A-330. Uma versão alongada futuramente? Eu não sei. Haverá interesse? De qual ou quais países? A FAB vai querer uma versão alongada? Países que já possue o KC-390 apoiaira? Haverá uma necessidade de uma versão alongada? Todas essas perguntas e muito mais são consideradas na balança. Atualmente, o KC-390 está perfeito como está e veio para substituir o C-130; é o substituto natural.

Francisco

PR pretende enviar “ajuda” “humanitária” também?

Camargoer.

O que é “ajuda” “humanitária”? ao colocar entre “aspas” sugere que nem é ajuda nem humanitária… neste caso, tem que explicar… eu não entendi.

Francisco

veja a política externa do Brasil no último ano e você vai entender

Last edited 5 horas atrás by Francisco
Camargoer.

Não entendi ainda o que é “ajuda humanitária” e o que isso tem a ver com a política externa..

Francisco

você claramente entendeu…

Camargoer.

Não entendi., por isso pergunto.
Se tivesse entendido, provavelmente teria concordado ou discordado. Discordando, teria colocado uma resposta.

Francisco

A maior prova que você entendeu é que você ainda está aqui se fazendo de desentendido.

batava ignorar o comentário, mas pelo jeito a carapuça serviu.

tenha um ótimo Rosh Hashaná

Last edited 3 horas atrás by Francisco
Camargoer.

Estou apenas curioso….
Há anos frequento a trilogia… provavelmente estarei aqui amanhã também.
Pelo menos, torço para isto

Francisco

👍

Rafael Oliveira

O aeroporto de Beirute está funcionando. Poderiam muito bem pegar um voo comercial para um país próximo, como a Itália, e depois outro para o Brasil.
Acaba sendo mais uma exposição midiática mandar aviões da FAB buscar, como se fosse algo muito perigoso que só ela pode fazer e que o governo está ao lado do povo, onde ele estiver.
PS: é óbvio que é melhor usar os aviões da FAB para isso do que para transportar políticos e magistrados. Só que um erro não justifica o outro.

Camargoer.

Então… ninguém afirmou ou estaria afirmando que é perigoso pousar em Beirute.. perigoso é ficar onde estão ocorrendo os combates.

Vocẽ afirma que é um erro enviar os aviões da FAB para repatriar os brasileiros por que, em sua opinião, é uma ação midiática.

Afirma que o aeroporto de Beirute é seguro mas ao mesmo tempo sugere que os brasileiros deveriam viajar para a Itália ou outro país, onde embarcariam nos aviões da FAB.

Isto não evitaria o pouso em Brasília e a presença de uma autoridade para recepcioná-los

F-5

Vai lá pegar um comercial quando vc não tem nenhuma estrutura emocional, física ou principalmente, econômica. É muito fácil falar estando confortável, sem bombas no pé do ouvido e do outro lado do planeta….

Roberto

Sou totalmente contra , eles deveriam voltar por meios próprios .

Gabriel

De acordo com sua linha de pensamento então os atingidos pelas chuvas no RS deveriam retomar suas vidas sem ajuda nenhuma do estado, somente por meios prórpios….Ainda bem que não é vc quem toma as decisões !!!

Matheus

Queria muito que um familiar seu ou até você mesmo se encontrasse numa situação dessas.

Talisson

Duvido que tu pensou isso quando a FAB trouxe aqueles cidadãos israelenses no inicio do conflito.

Last edited 3 horas atrás by Talisson
Thunder

500 anos depois…

Dagor Dagorath

Ventilaram na mídia que o Brasil estuda a opção até de usar a infraestrutura russa na Síria para resgatar os brasileiros no Líbano, se necessário.

Quanto as críticas nos comentários, eu pergunto-me se elas ocorreriam em uma hipotética operação de resgate de brasileiros em Israel.

Camargoer.

Se for preciso usar aviões russos, chineses, italianos.. até israelenses, que seja.

Talisson

Lembro dos comentários calorosos quando aviões trouxeram israelenses pro Brasil. A maioria segurava bandeiras de Israel, não do Brasil.
Quando os primeiros palestinos chegaram ao Brasil tive que ler comentários de cunho claramente racista.

Dagor Dagorath

Também me recordo dessa discrepância de tratamento.

Paradoxalmente, a presença árabe (ainda que majoritariamente cristã) no Brasil foi muito maior e mais importante no aspecto sociocultural brasileiro do que a judaica.

George

Sim, bizarro…
Sem contar o escrutínio absurdo que até a mídia tradicional fez na vida passada dos refugiados palestinos…

Idenis Pereira Matos Medeiros

Essa pode ser a última missão internacional de um dos A-330.
No máximo ano que vem o Musk põe a mão em um deles.

Rinaldo Nery

Não entendi. Explica pra gente.

Idenis Pereira Matos Medeiros

Explico sim. Você espera?

Rinaldo Nery

Espero sim.

Iran

?

Jose Pereira

poderiam pagar para a latam, azul, gol ou outra empresa estrangeira ir buscar .
Seria muito mais rapido e se bobear mais barato

Camargoer.

Creio que seria mais caro.

Os aviões da FAB estão disponíveis, as tripulação da FAB receber os salários…
Demandaria uma licitação… agora como explicar que a FAB tem os aviões e estaria abrindo uma contratação emergencial, sem licitação, para alugar aviões?

Durante a pandemia, o governo brasileiro precisou de um avião de carta… dada a urgência, quem bancou o custou foi a Vale.

ainda assim, creio que levou duas semanas, já que as empresas tinham uma escala sem disponibilidade imediata para arrendamento

Rafael Santos

Não sei não, mas do jeito que as coisas estão escalando daqui a pouco vai ficar meio complicado voar naquela região.

RPiletti

Com o ataque iraniano de agora à pouco, vai ser difícil de algo pousar no Líbano.

Abymael

A operação já começou natimorta.
São mais de vinte mil brasileiros no Líbano.
Supondo que apenas a metade queira retornar, vai faltar avião.
Vamos ter que alugar a United inteira.
Não sei como pretendem fazer isso.
Acho que a ideia de usar o Nd Bahia faz sentido. Mas se preparem para a choradeira.

Camargoer.

Então… uma boa estimativa é avaliar quantos brasileiros que moravam em Gaze foram repatriados. Existiam 6 mil brasileiros em Gaza e 14 mil em Israel. Foram repatriados cerca de 1400 que moravam em Israel e quase 200 de Gaze, além de meia centena de animais Então, uma boa estimativa com folga seriam 2 mil brasileiros Pelo que li, cerca de 3 mil brasileiros em vivem no Líbano pediram a repatriação. Um número bem parecido ao que estimei. Cada Kc30 tem capacidade para 230 passageiros.. supondo 200 e 3000 pessoas, seriam 15 voos. Pode supor 20. Considerando os dois Kc30 operando,… Read more »

Matheus

Alem do C-390 que carrega cerca de 80 pessoas.
4 voos de cada, dá pra trazer o pessoal que pediu repatriação.

Abymael

Sim, se for dessa forma, será mais factível.

Rodrigo Maçolla

A julgar pela escalada dos rescentes conflitos a FAB vai precisar triplicar sua frota….