Pelo menos, o Gripen apareceu no cartaz do evento

Por Fernando “Nunão” De Martini e Alexandre Galante

Neste domingo, 29 de setembro, o tradicional evento Domingo Aéreo PAMA-SP – 2024 foi realizado no Campo de Marte, em São Paulo, sede do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). Para a alegria dos visitantes, contrariando as previsões que costumam alternar entre sol e chuva, o dia permaneceu seco, permitindo que todos aproveitassem a exibição ao ar livre.

Entre os destaques, uma área chamou a atenção: o setor onde aeronaves aguardam para saber se serão desativadas ou passarão pelas inspeções de 600 ou 1.200 horas. Ali, cinco caças F-5 estavam dispostos em fileira, com matrículas que, embora desgastadas, puderam ser identificadas como 4850, 4827, 4823, 4824 e 4860. Desses, quatro pertenciam ao lote original, enquanto o último era um ex-Aggressor. Junto ao grupo de caças, também estava um helicóptero Black Hawk, de matrícula 03, atraindo olhares curiosos.

Na área destinada à montagem final, os visitantes puderam observar algumas das aeronaves mais bem conservadas. Entre elas, um helicóptero Esquilo recentemente pintado se destacava. Já entre os caças F-5, estavam as matrículas 4856, 4859, 4873 e o F-5FM 4808. No entanto, apenas o F-5FM 4808 apresentava sinais visíveis de trabalho em andamento, com técnicos realizando testes no sistema hidráulico e no trem de pouso. Os demais, embora estacionados no hangar, poderiam estar aguardando desativação ou o início das inspeções.

Nos bastidores, protegidos pelas cortinas de camuflagem, outros três F-5 foram avistados. Um deles identificado como 4837, enquanto os outros dois exibiam as estrelas do Pampa, mas suas matrículas estavam apagadas ou cobertas, dificultando a identificação.  Vimos também o 4828 sozinho do lado oposto dos F-5 que aguardavam inspeção ou desativação, quase na saída do fundo do hangar (onde estava o Super Puma), perto de um míssil Meteor de manejo.

Além disso, em exibição estática no pátio, o público pôde admirar o F-5 de matrícula 4871, que estava ao lado de um Impala (versão de um só lugar do conhecido AT-26 Xavante) muito bem preservado, além do 4845  imortalizado como monumento.

Com uma mistura de nostalgia e curiosidade sobre o futuro dessas aeronaves, o Domingo Aéreo PAMA-SP 2025 ofereceu uma viagem pela história e pelos bastidores da aviação militar brasileira, consolidando-se como um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por aeronaves.

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Rafael Costa

Então podemos dizer que na prática a FAB tem hoje disponível/voando entre 25 a 30 caças F-5? Somado com um punhado de 8 Gripens…bom, é o que temos pra hoje. Não deixa de ser uma vergonha, mas o que esperar da má administração do dinheiro da defesa e falta de investimento do governo federal, não é mesmo. O maior problema da FAB acredito eu sempre foi a aviação de caça, com aviões em quantidade aquém do necessário e antigos. Enquanto o Chile e a Venezuela estavam recebendo F-16 e SU-30, a FAB dava início ao programa de modernização do F-5.… Read more »

Construtor

É, parece que o AMX precisa ser reposto urgentemente. O que um motor velho e sem peças faz com um planejamento.

Plinio Jr

A situação dos F-5Ms é muito preocupante , pois formam a espinha dorsal da força de combate da FAB …creio que muitas aeronaves que vi no PAMA hoje não devem voltar a ativa….precisa de uma definição para a substituição dos mesmos …e urgente …

Augusto José de Souza

Poderia ter uma unidade do musal no campo de Marte, eles já tem um vasto acervo de aeronaves históricas da FAB.

Leandro Costa

Tá maluco?! Quer tirar de mim a única coisa da qual posso me gabar do Rio?? Ok, o resto todo é uma porcaria, mas o MUSAL é muito bom heheheheh

Ok, estou brincando. Eu sei que a proposta seria pegar as aeronaves históricas já presentes no PAMA e colocá-las sob os auspícios de um ‘braço’ do MUSAL no PAMA-SP em si. Acho a idéia válida. Mas como não conheço o PAMA-SP, já que estive muito brevemente no Campo de Marte, então não sei como anda a disponibilidade de instalações, pessoal, etc., para pelo menos saber se é viável.

Rinaldo Nery

Houve uma proposta de construir um museu no Campo de Marte, com o acervo do museu da TAM. Área tem. TB Damasceno era cmt do COMAR 4 à época. Mas o sr Doria não apoiou o projeto, porque era mais lucrativo (pra ele) construir prédios residenciais.

Last edited 55 minutos atrás by Rinaldo Nery
Leandro Costa

Acompanhei essa novela. O Campo de Marte seria o lugar ideal. Dá para ir andando tanto do Terminal Tietê quanto do Ibirapuera. Fácil acesso de onde quer que seja. Infelizmente agora vou ter que ir até Itu para ver o acervo do Musem da TAM.

Carlos Pietro

Olha, concordo com o Doria neste caso, prédios residenciais, moradia, é muito melhor do que museu.

Zorann

Muito triste.

Quase metade dos F5 da FAB amontoada dentro destes galpões. E sem substituto. Fora o fim melancólico dos A-1

Mas é oque merecemos mesmo. Nós que permitimos isto: 75.000 militares e sem aeronaves para voar.

Se a FAB fosse medíocre, já seria muito melhor do que sua situação hoje. É uma força inexistente.

E não digo só nos caças. O Exército Brasileiro demorou 60 dias para enviar um punhado de blindados à fronteira com a Venezuela e isto numa situação de emergência, porque a FAB é incapaz de prover transporte estratégico com os pouquíssimos c390 que dispõe.

Plinio Jr

Foi muito legal, um dia de muito sol e calor , muita gente lotou o PAMA hoje, gostei muito das apresentações aéreas do F-5M e do EDA, mas foi pouco, o publico paulista gostaria de ver KC-390, Gripens, BH voando, e até mesmo A-1s como despedida… e creio que os recursos, para variar , não ajudaram…

Carlos Pietro

Que decadência! Uma vergonha, um país rico como o nosso, contar com estes meios aéreos.

Abymael

Ótimas fotos, parabéns pela matéria, ficou muito boa (especialmente para quem não foi, meu caso).