A Suécia manifestou interesse na potencial compra de três aviões cargueiros KC-390, fabricados pela Embraer (BVMF:EMBR3) em parceria com as Forças Armadas brasileiras, de acordo com o ministro da Defesa, José Múcio.

Em entrevista à Reuters após participar da abertura da XXI Conferência de Segurança Internacional do Forte, no Rio de Janeiro, Múcio disse que houve nesta semana uma nova reunião com representantes suecos para discutir o assunto.

Há anos, Brasil e Suécia conversam sobre a possibilidade de o país nórdico adquirir o KC-390. As relações entre os países no setor aeronáutico se fortaleceram após a escolha dos caças Gripen para as Forças Armadas brasileiras.

Múcio reconheceu que as negociações estão em andamento há algum tempo, mas acredita que elas têm “caminhado bem e sem problemas”.

O ministro lembrou que o cargueiro brasileiro é líder de mercado e que o país tem realizado vendas satisfatórias do KC-390. “Temos vendido bem o KC-390”, afirmou.

Além dos KC-390, o Brasil também está negociando a venda de aviões Tucano para Portugal e Colômbia.

FONTE: Reuters, via investing.com

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Underground

Tenho a impressão que esses kc390, se assinarem alguma coisa, vão ser totalmente entregues antes de termos os 36 Gripens. E a culpa não é dis Suecos.

Camargoer.

Será mérito da Embraer.

Allan Lemos

Parte é sim, os suecos não têm capacidade industrial para entregar os aviões rapidamente.

Se tivéssemos comprado dos franceses, todos os caças já estariam aqui, isso mitigaria o péssimo timing do programa FX-2.

Fernando "Nunão" De Martini

Allan, Se tivéssemos comprado dos franceses é quase certo que boa parte das aeronaves não estaria aqui. Isso porque os mesmos problemas para utilização das parcelas do empréstimo que afetam o Gripen afetariam o Rafale, e o cronograma de pagamentos e entregas teria sido esticado, com o agravante da dívida a pagar ser praticamente duas vezes maior. É só ver o caso do Prosub, cuja execução física-financeira (e que é bancada por empréstimo junto a bancos franceses) foi renegociada diversas vezes e, no cronograma original, já deveria ter entregue todos os submarinos. Assim como o programa dos helicópteros H-225M, também… Read more »

Jeferson

Existe algo chamado cronograma de entrega. Além disso, temos Gripens que serão montados no Brasil. Então não é um problema se não entregar tudo de uma vez. Aliás, olha a Lockheed-Martin penando para cumprir os cronogramas de entrega do F-35 (e nem estou falando da questão do software).

Se comprasse dos franceses, teria o mesmo nível de transferência de tecnologia, participação da Embraer no desenvolvimento de uma atualização? Certamente, não.

Nunes Neto

Agora destrava a compra dos 25% do contrato do gripem.

Santamariense

Eu penso que uma coisa nada tem a ver com a outra. O problema do Gripen na FAB é orçamentário, portanto una compra de cargueiros pelos suecos não vai aumentar o orçamento da FAB. Posso estar…espero estar errado…

Nunes-Neto

Sim , o problema orçamentário continua, mas nesse mundo existe uma coisa chamada pressão, essa semana comprei um carro e usei a estratégia antiga… Falei na Fabricante que eu queria : O concorrente me ofereceu mais barato, vai pagar isso aquilo etc… e provei que era verdade, o vendedor do carro que eu queria abaixou em 10 mil o valor, emplacou, colocou película etc… no meio militar isso acontece direto, olha a Argentina, então para a Embraer FAB fica estranho a Suécia não comprar o KC390 e comprar Hércules, e o Brasil comprar F16 e não comprar mais nenhum Gripen,fora… Read more »

Construtor

Com certeza. Nada como umas tratativas com os Indianos para os Suecos se mexerem. Acredito que agora sai mais um 13 ou 14 Gripens. Agora, vão faltar os substitutos do AMX.

RSmith

Se a FAB realmente tiver que adquirir caças de 2nd mão para substituir os AMX, na minha opinião, a melhor opção seria os Gripens F-39C e D. Creio que traria uma certa economia de recursos na parte de treinamento e logística, claro que são aeronaves diferentes mais não tão diferentes quanto seria se a escolha recaísse sobre o F-16.

Nunes-Neto

Construtor é a famosa pressão.

André Luis Lacerda

Já dá para colocar no currículo. Pelo menos foi avaliado. Depois de ter sido ludibriada pelos brasileiros a formularem proposta de venda do Gripen E/F, com fabricação sob licença, a troco de uma possível substituição de pelo menos 110 aeronaves para substituírem os F5, AMX e Mirage, começando por uma primeira fase de 36 aeronaves. Os Suecos precisam dar o troco. “Avaliar” o C-390 é parte do troco? Não sei. Vamos ver quanto tempo os suecos continuarão “avaliando” o C-390 até comprarem C-130 J ou um possível novo avião que o governo do EUA venha desenvolver para a substituição desse… Read more »

Bernardo Santos

Espero que essa venda se concretize, será importante mais um país da Otan fazendo parte do grupo operador do C390.

Filipe Prestes

Saíram de 5 para 3. Será que os suecos ainda contemplam a possibilidade de participar no hipotético A-200 tal qual os coreanos ainda almejam o MC-X? Talvez isso explique números tão modestos? Ou ainda a Suécia, agora um membro pleno da OTAN, tenha eleito o A-330 para a função de reabastecedor primário? Esperava um número um pouco superior.

Marcelo Bardo

Vamos torcer para a venda se concretizar. Já será alguma coisa.

Camargoer.

Talvez seja a maior eficiência e disponibilidade do Kc390. Creio que a maioria dos países que está comprando o avião está reduzindo a frota de aviões, exceto o Brasil que ficará com mais KC390 do que tinha de C130.

Além disso, a partir da experiencia de operação, nada impede que seja adquirido mais aeronaves…

Sergio Cintra

O 390 é muito superior ao 130, que sua rapidez requer menos meios para cumprir as mesmas missões e além de tudo para muitos países OTAN, a função reabastecedor ( não é o caso sueco) recai para o uso de flaying boom, então com uma função a menos e compatível com “C”.

EduardoSP

Com o F-35 substituindo os F-16 nos países europeus a necessidade de reabastecimento por flying boom cai bastante, já que aqueles podem usar o sistema de cesta.

Luís Henrique

Acho que a fala do comandante da FAB sobre considerar o Tejas está surtindo efeito. Talvez a Suécia comprando o KC-390 o Brasil adquira o complemento de + 14 Gripen E. Provavelmente o Brasil vai adquirir 24 F-16 usados para substituir os AMX. Mas este adicional de 14 Gripen ou até um segundo lote será necessário para substituir os F-5. Já, caso a Suécia não queira comprar equipamentos militares do Brasil, fica aberta a possibilidade da FAB adquirir 24 ou 36 Tejas e acabar com 3 caças, como indicou o comandante da FAB (no mínimo 2 e não mais do… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério

Se aquele ditado também se fizer válido para essa aquisição, ai faz todo sentido.

“Embraer ofereceu 3 células com opção para mais duas unidades”.

Gilson

Postei aqui esses dias atrás: ( ninguém sabe realmente o que se passa nos bastidores da SAAB e EMBRAER ). Taí possível decisão de bastidores. Vai entender o que vem por ai, sobre as negociações com a India

Construtor

Bingo. Sem esquecer que com as negociações com a Índia, o Brasil pode ainda conseguir se desfazer dos Ah-2 Sabre que estão estocados.

Tuxedo

Queria que priorizassem os três cargueiros C-390 para a nossa FAB.

Tutor

Vamos Suécia, tu podes e precisa de mais, que eu sei!!

Fernando "Nunão" De Martini

Gabriel, A oferta foi para a República Tcheca, que receberia a propriedade definitiva de seus 14 caças Gripen C/D, que são operados por leasing num esquadrão, caso comprassem o Gripen E para equipar um segundo esquadrão. Os tchecos preferiram o F-35 mas continuarão com o Gripen C/D operando por leasing no esquadrão que já é equipado com os caças, pois as entregas de F-35 vão demorar pra começar e só terminarão daqui a uns 10 anos. A Hungria recentemente ampliou a quantidade de Gripen C/D que opera por leasing (se não me engano, passando de 14 para 18 aeronaves) e… Read more »