AVIC revela modelo do motor chinês SF-A para o jato comercial C919
A China Aviation Industry Corporation (AVIC) apresentou um modelo do turbofan chinês que espera-se equipar o futuro jato comercial C919 chinês.
O motor, desenvolvido pela AVIC Commercial Aircraft Engines (ACAE) será chamado SF-A. Um modelo do motor está exposto na China Industrial Fair de Shanghai.
Foi dito publicamente que o C919, que deverá entrar em serviço em 2016, será propulsado por motores ocidentais, mas o plano é que logo os jatos chineses sejam equipados com motores fabricados na China.
A ACAE disse que o motor deve estar pronto em 2016, mas levará alguns meses ou até um ano, para que o motor receba a certificação chinesa.
O jato comercial C919 é chamado de “big plane” na China. Será um avião de 190 passageiros para rivalizar com a Boeing e Airbus. O primeiro voo está planejado para 2014 e a comercialização a partir de 2016.
A China diz que o C919 será superior ao Boeing 737 e ao Airbus A320. Ele consumirá 12 a 15% menos de combustível e custará menos que US$ 50 milhões, que é a faixa de preço dos jatos concorrentes.
A Boeing diz que o mercado chinês para jatos comerciais será de 3.770 jatos na classe do C919 para as rotas domésticas nos próximos 20 anos. A preços atuais, isso significa negócios da ordem de US$ 400 bilhões. Globalmente, a Boeing prevê uma demanda de 19.500 jatos como o C919, 737 e A320, no valor de US$ 1,4 trilhões.
NOTA DO EDITOR: há quantos anos o Brasil fabrica aviões comerciais e não fabrica seus motores? Deveríamos aprender com a China.
Vai ser uma economia e tanta de $$$, fabricando as próprias turbinas….
Além de domínio da manutenção e expansão dos ´” Negócios da China “, como eles sempre fazem….
É assim que se faz um país crescer. Independência!!!
Alias o Brasil fabrica aviões a tantos anos e o lugar onde eles menos voam é no Brasil.
A China investe pesadamente é P&D e isso transforma a economia de qualquer país do mundo. O Brasil tem que produzir tecnologia.
É um belo exemplo esse da China!
Pois é…..Só que, falar em investimento de P&D aqui no blog, corre o risco de apanhar.
Lembro que uma vez eu disse que precisavamos investir mais em P%D e optar pelo caça que mais TT estratégica fizesse. Quase apanho, rs.
Mas tudo bem, o exemplo chinês mostra que só P%D transforma um país e alavanca a economia.
Li, não lembro aonde, mas acho que na revista Força Aérea, que a as turbinas dos jatos da Embraer custam em média 30% do valor do avião. A se essa grana ficasse toda aqui….
BRASIL!!!!
Eu é que não quero voar nisso.
Solta pecinha, né? 🙂
A china é um grande pais, forma muitos engenheiros… aqui no BR formam-se muitos médicos e advogados… e os que não dão certo viram políticos rsssss. O Brasil tem que correr atras disso também e a embraer tem que ser ágil senão vai perder mercado.
Mas que este motor parece que vai tocar uma nave dos contos de Julho Verne, ah parece!
Como tudo na china é muito nebuloso, basta saber se irá funcionar a contento e terá aceitação internacional.Pelo menos no ocidente.
Outra coisa que eu esqueci de comentar:
Mantendo a tradição chinesa de copiar produtos, posso dizer que, pelo menos, o formato do radome e da cabine são iguais aos da série 319/320/321 da Airbus.
O nome foi copiado da série “7” da Boeing, acrescido em 200: 919. Não duvido que o próximo seja chamado de 929 e assim por diante (ficou de fora o 909…).
Tenho que tirar meu chapéu para os chineses. Tenho muito medo deles!
[ ]’ s
Mas como diria o Bosco: esse motor tá com cara que SOLTA PECINHA…
O Brasil precisa investir em pesquisas para produzir o seus próprios motores a jato. Ainda quero ver um fabricante brasileiro neste segmento, até agora nem processadores para computadores a gente faz …