A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que mais uma aeronave F-39 Gripen chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (23/09). O caça, de matrícula 4108, foi transportado de navio, a partir de Norrköping, na Suécia, até o porto de Navegantes, no litoral catarinense, em uma viagem de cerca de 20 dias.

Depois de desembarcada, a aeronave seguiu até o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários que permitirão a decolagem rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN).

FONTE: Assessoria de Imprensa da FAB

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Luis Lacerda

Eu fico imaginando como estão os executivos da SAAB que formularam uma proposta vencedora para o FX2 acreditando na conversinha do brasileiro que o vencedor substituiria os Mirage, AMX e F-5.

Tá certo eles, tem que demorar mesmo para mandar os caças fabricados lá. O máximo possível, até onde o contrato permitir. Porque foram enganados.

Wilson

Não existem ingênuos no mundo dos contratos militares (exceto, é claro, o pessoal que comprou a tecnologia de Jet Nozzle para enriquecimento de urânio).

James

Quando o último gripen for entregue, o primeiro já estará no MUSAL. 🤣

Willber Rodrigues

As vezes eu me esqueço do quanto esse cocar da FAB é bonito…

Marcos

Alguma coisa pelo menos>

Atirador 33

o que seria o cocar? seria esse símbolo da FAB?

Leandro Costa

Isso.

Dudu

A chegada de caças a conta gota está ligada a desoneração dos tributária de 17 setores econômicos para ajudar a normalização da produção no pós-pandemia.

Pelo visto, a FAB so vai ter dinheiro pra receber quantidades expressivas de Gripens, a partir de 2028, quando a arrecadação voltará ao normal.

Santamariense

Ah, entendi. Então, quer dizer que o resto da economia e das contas do governo estão todas em dia, tudo correndo bem? É só a desoneração dos 17 setores que mais empregam no país que causam essa dificuldade orçamentária? Hummm…tá bom, então….

Wilson

Mas obrigado pela informação.

Wilson

A compra foi toda financiada e os “repagamentos” ao banco iniciam ano que vem. Não tem relação com grana. Alguns foristas afirmam que é decisão da própria FAB.

Rinaldo Nery

Não foi decisão da FAB. Garanto

Wilson

Agora fiquei com medo. Se não é grana e não foi decisão da FAB, isso é sinal que problemas existem.

Leandro Costa

Sim. Problemas com grana.

Curiango

As vezes acho q pode ser devido a guerra(operação especial) da Rússia na Ucrânia. Os Suecos devem estar fazendo estoques.

Groosp

E a oneração das brusinhas da Shein e das minhas tranqueiras do Ali?

Elintoor-_

Pague o o finado DPVAT e seja feliz, rs
O zumbi, que estava morto, ressuscitou !!!
Os zumbis, do planalto, que estavam mortos, o ressuscitaram !!!
Nossa população “preparada” costuma ressuscitar zumbis, na base do voto !!!
É padrão aqui no Brasa…

Last edited 1 hora atrás by Elintoor-_
Marcos

Daqui 50 anos teremos na trilogia a minissérie sobre a chegada dos Gripens do que seria o primeiro lote. O planejamento previa 108 aeronaves novas que seriam o único tipo de caça da FAB. Porém,cortes no programa levaram a aquisição de somente 50 aeronaves,as 36 inicias e um posterior aditivo de 14…
Nossos netos irão ler isso

Carlos Pietro

Novinho em folha. Parabéns.

Wilson

O site Defesanet em um editorial afirma que “enfrentamos problemas com os caças F-39 E/F Gripen sem uma solução a vista”. Pode ser que eles estejam se referindo às entregas em conta-gotas ou podem ter informações de outros problemas. Algum dos foristas sabe alguma coisa?

Jorgemateus77

Ouvi de fontes que alguns dos caças F-39 tem.apresentado panes na implementação, e que quando ocorre isso ficam muito tempo fora para elucidar o problema todo…
Isso é normal de qualquer projeto novo (veja o F-35) mas para.uma.força q carece urgentemente de caças o problema fica maior

Last edited 3 horas atrás by Jorgemateus77
Nelio

Trouxeram o avião junto com carga a granel?
Era o que o resíduo no porão?
Enxofre, açúcar, nitrato, soda, etc?

Ricardo Cuore

É o turtle gripen. 1 por ano. Faltam 27.

Fabio

É o terceiro desse ano? Acho que falta mais um de quatro.

Curiango

Nesse ritimo sei não

Curiango

Suecos estão entregando a conta gotas devido receio da Rússia, só pode. Ou alguém aqui tem alguma outra suspeita. Se financiamento está em dia, que será! Suécia na Nato deve estar boicotando o Brasil devido as posições do governo? Ou por mando do chefe da NATO?

Leandro Costa

O financiamento está em dia. A autorização para o uso da grana do financiamento não está em dia.

Bernardo

Nem um nem outro, senão os E da Suécia estariam todos entregues, não? Bobagem de teoria conspiracionista. O Brasil tem peso zero hoje na disputa entre Rússia e OTAN. Tivesse alguma relevância estaria sendo pressionado pelos dois lados ou por um deles e não tá, além dessas bobagens que inventam.
O problema é: orçamento e capacidade de entrega MUITO ABAIXO do esperado mesmo, unindo o inútil ao desagradável. A Saab tem entregado poucas unidades por ano, muito abaixo de basicamente qualquer fabricante (só no caso dos gripen msm).
E a Embraer começou agora.

Marcelo Baptista

Vou tocar fogo na casinha, hehehe. Este veio com o IRST montado, heheheh.

Gilson

Respeito todas as opiniões postadas aqui. Mas abem da verdade ninguém sabe o que realmente está acontecendo nos bastidores, entre a SAAB e a EMBRAER

Aéreo

É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
É devagar, é devagar
É devagar, é devagar, devagarinho
Devagarinho é que a gente chega lá
Se você não acredita, você pode tropeçar
E tropeçando, o seu dedo se arrebenta
Com certeza não se aguenta, e vai me xingar

Bernardo

Eu já preocupado aqui com os elevons em posições diferentes com medo que tenha escaralhado no transporte (mas tá tudo bem)
Só Jesus sabe o parto que é cada avião desse

ChinEs

36 Gripens + 24 Tejas = 60 caças monoplaces de primeira linha

Camargoer.

Caro. O Telhas não faz o que o Gripen faz…. O Gripen tudo que o Tejas faz e faz melhor.