Pelo menos 550 pessoas foram mortas em intensos e abrangentes ataques aéreos israelenses que têm como alvo o Hezbollah no Líbano, segundo o Ministério da Saúde do país, no dia mais mortal de conflito na região em quase 20 anos.

Milhares de famílias também fugiram de suas casas, enquanto o Exército israelense informou ter atingido 1.600 alvos do Hezbollah em uma operação para destruir a infraestrutura que o grupo armado construiu desde a guerra de 2006.

O Hezbollah, por sua vez, lançou mais de 200 foguetes contra o norte de Israel, segundo o exército israelense. Paramédicos relataram que duas pessoas ficaram feridas por estilhaços.

Potências mundiais têm apelado por moderação, à medida que ambos os lados parecem se aproximar de uma guerra total.

O Ministério da Saúde do Líbano afirmou que 50 crianças e 94 mulheres estão entre os mortos, enquanto outras 1.835 pessoas ficaram feridas. Não foi informado quantas das vítimas eram civis ou combatentes.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou alarme com a escalada da situação e disse que não quer que o Líbano “se torne outra Gaza”. O chefe de assuntos exteriores da União Europeia, Josep Borrell, disse que a “escalada é extremamente perigosa e preocupante” antes de uma reunião de líderes mundiais na ONU em Nova York, acrescentando que “estamos quase em uma guerra completa”.

O presidente Joe Biden afirmou que os EUA estão “trabalhando para desescalar de uma forma que permita que as pessoas voltem para casa com segurança”, enquanto o Pentágono anunciou o envio de “um pequeno número” de tropas adicionais para o Oriente Médio “por precaução”.

Quase um ano de combates transfronteiriços entre Israel e Hezbollah, desencadeados pela guerra em Gaza, matou centenas de pessoas, a maioria combatentes do Hezbollah, e deslocou dezenas de milhares em ambos os lados da fronteira.

O Hezbollah declarou que está agindo em apoio ao Hamas e que não cessará até que haja um cessar-fogo em Gaza. Ambos os grupos são apoiados pelo Irã e são classificados como organizações terroristas por Israel, Reino Unido e outros países.

Na noite de segunda-feira, Israel afirmou ter matado um “grande número” de militantes do Hezbollah ao atingir cerca de 1.600 locais no sul e leste do Líbano.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, instou o povo do Líbano a “sair do caminho do perigo agora”, afirmando que “o Hezbollah está usando vocês como escudos humanos”.

IDF diz que 2.000 munições foram usadas em 1.500 ataques

O exército israelense disse em uma declaração que usou 2.000 munições em aproximadamente 1.500 ataques visando “alvos de infraestrutura terroristas no sul do Líbano e bem no interior do território libanês”.

O exército acrescentou que visava “remover ameaças a civis israelenses e degradar a infraestrutura e as capacidades terroristas do Hezbollah no Líbano”.

FONTES: BBC / Al Jazeera / ISW

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charle

Sinceramente, isso já é um escárnio contra a humanidade. A ofensiva em Gaza já ceifou a vida de milhares e milhares de palestinos, agora isso. A Palestina foi obliterada. São ataques tão mortiferos que me fazem pensar se, pelo menos na vida após a morte, aqueles que aceitaram participar disso se encontrarão face a face com suas vítimas. Pelo menos eu sei que há israelenses, judeus ou não, que também não concordam com tamanha matança indiscriminada. Os judeus sofreram no decorrer da história, isso é sabido. Mas agora cobram centavo por centavo, vintém por vintém uma dívida de pessoas que… Read more »

Bigliazzi

O problema não é o Líbano, o problema é o Líbano deixar o Hezbollah praticar o terror sem colocar nenhuma restrição para que isso aconteça. Porque o Líbano não retira o Hezbollah de seu território? Israel não quer atacar o Líbano, Israel não quer o território do Líbano, você já viu uma ameaça de conquista de território por parte de Israel contra o Líbano da mesma forma que a China faz com Taiwan?? Isso ninguém nunca viu, nunca leu e o Líbano nunca temeu sobre isso. Explica isso. O problema é o Líbano? É Israel? Ou é o terrorismo do… Read more »

Fabricio Lustosa

“…você já viu uma ameaça de conquista de território por parte de Israel contra o Líbano da mesma forma que a China faz com Taiwan?…” Meu nobre, Israel já tomou território libanês décadas atrás, território que ocupa até hoje – As Fazendas de Shebaa ou Sheb’a, uma faixa de terra cuja área mede cerca de 14 km de extensão, por 2,5 km de largura, totalizando aproximadamente 35 km², sendo inclusive um dos motivos que o Hezbollah cita: a “ocupação israelense contínua” das disputadas Fazendas de Shebaa como uma das razões para atacar alvos de Israel. https://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1584258-5602,00-ONU+PEDE+A+ISRAEL+QUE+SE+RETIRE+DAS+FAZENDAS+DE+SHEBAA.html Sobre a China querer… Read more »

Harpia

O Hezbollah vai sendo trucidado.
Sei lá, mas fico com a impressão que toda a propaganda sobre o poderio do grupo, (trilhões de misseis modernos, bilhões de drones ultramegapower etc.) são apenas propaganda mesmo para justificar a roçada do pasto.

Chris

O que mais acho engraçado neste conflito…

É ate os governantes reclamando da atitude de Israel… Ninguém pede pra esses extremistas pararem de atacar Israel ou pra esses covardes pararem de se esconder atras de mulheres e crianças…

No fundo… Parece que todo mulçumano (Alem dos vermelhinhos do mundo) deseja a extinção de Israel… O que infelizmente só justifica a atitude deste.

Last edited 2 horas atrás by Chris
André Macedo

Hmm, deixa eu ver, será que se um monte de europeu não tivesse saido de suas casas pra expulsar os habitantes da região e autodeclarar um país teríamos isso? Acho que não né…
Ou eu preciso falar novamente de quando Israel financiou o Hamas pra continuar tendo essas desculpas pra cometer atrocidades?

Last edited 1 hora atrás by André Macedo
Rinaldo Nery

Quando Israel financiou o Hamas? Não conhecia essa. É só uma pergunta mesmo.

André Macedo

Basicamente Israel financiou o Hamas no início do movimento para fazer oposição ao Fatah (o Hamas é fundamentalista e o Fatah é secular), para assim desestabilizar a Palestina. Oficiais israelenses confirmaram isso, como o próprio governador militar de Gaza (ocupada) na época.

https://www.japantimes.co.jp/commentary/2023/11/21/world/israel-failed-policy/

Bigliazzi

E$plica mais sobre isso… Israel financiando o Hamas??? Eu pulei essa capitulo da historia.

Bigliazzi

Nem os muçulmanos querem isso. É que o terror impera em uma população sob a mira de um fuzil. Você acha que os habitantes de Gaza queriam que seus políticos fossem um bando de terroristas? Ou isso aconteceu sob a mira de um fuzil? Quem paga é a população. Os terroristas agridem de maneira covarde e se escondem de maneira muito mais covarde nos subterrâneos de Escolas, Mesquitas, Hotéis e Hospitais. Acham que não serão atingidos? Ledo engano, a fúria dos Israelenses não poupará nenhum alvo. Tanto é que avisaram sobre os ataques no Líbano, pedindo que a população se… Read more »

Bigliazzi

Você iria pagar para ver um outro “7 de outubro” (daqui duas semanas)??? Você acredita (depois dos pagers assassinos) que Israel não religou todas as suas redes de espionagens pelo Mundo? Você realmente acha que o ataque foi em vão? Você acha que Israel não está alerta? Israel pode (e será) atacada no dia 07de outubro, mas o tamanho da gravidade do ataque foi tremendamente anulada.

Nilton L Junior

O sionismo faz isso no Líbano porque não existe defesa aérea, agora vamos esperar se tem essa disposição ir por terra.

Bueno

Fez isto na Síria, na verdade , sempre Fez!

Bigliazzi

Já tomou Beirute, basta ler um pouco de historia. O Líbano nunca foi uma potencia Militar.

Maurício.

“O Ministério da Saúde do Líbano afirmou que 50 crianças e 94 mulheres estão entre os mortos, enquanto outras 1.835 pessoas ficaram feridas.”

Se é a Rússia matando essa quantidade de crianças e civis, um pessoal por aí dá chilique, mas como é Israel…🙈🙉🙊🤐🤫🤷🏻‍♂️

Allan Lemos

Indignaçāo seletiva por parte de alguns. Há acadêmicos que dedicam vários anos de estudo a essa questāo do Oriente Médio, tamanha a complexidade, mesmo assim tem gente que acha que tudo se resume a 8 ou 80, fazendo uma análise simplória equivocada da situaçāo, e o que é pior, fazendo um paralelo implícito com as disputas político-ideológica do Ocidente.

Rinaldo Nery

Comprei um livro para entender o lado palestino da história: Dez mitos sobre Israel, de Ilan Pape, Editora Tabla, 2022. Interessante é que Pape é um israelense vivendo na Inglaterra. Não sei se judeu. Provavelmente é.

Groosp

A Rússia, assim como o Hamas e Hezbollah, deliberadamente visam civis.

João Pedro

Você tá precisando sair da caixa e ir pesquisar um pouco mais sobre o que realmente acontece em Gaza e na Cisjordânia. Tem vários videos de civis sendo massacrados sem motivo nenhum, não apenas por parte dos terroristas do IDF, mas também dos colonos terroristas. Snipers atirando em crianças, misseis jogados no apartamento de uma mãe com seus gêmeos recém nascidos, só porque ela filmava e postava tais crimes… crimes sexuais, racismo e tantos outros crimes que você não vê na mídia ocidental que eu poderia ficar o dia todo aqui postando links sobre. Não é atoa que estão matando… Read more »

Rinaldo Nery

Posta o link dos mísseis jogados no apto da mãe.

Fabricio Lustosa

Leiam esse comentário acima e pensem bem no que essa grande mídia ocidental canalha consegue fazer na cabeça de alguns. É surreal.

Lorde Baden Power

Tio Jacob não é de se “brincar”.
Abaixo o terrorismo defendido por algumas corjas por aqui.

Ricardo da Silva

E dizem que a política “entre o Nilo e o Eufrates” é teoria da conspiração . . .

Leonardo Bastos

500 mortos! Entre mulheres e crianças. E se fosse a Rússia…??

Rafael Aires

No caso de Israel não tem a tal de “ordem baseada em regras”.

João Pedro

Crimes ocidentais são um mal necessário, você já deveria saber disso… /s

vendéen

Bonjour le Brésil, Não sabemos muito sobre o centro de interesse dos alvos atingidos (?). Tal como o artigo especifica, estes ataques causaram pesadas perdas entre a população civil (número provisório: mais de 500 mortos e mais de 5.000 combatentes e civis feridos (?)) e isto é dramático. Além disso, na sequência do caso dos pagers e dos walkie-talkies com armadilhas na semana passada, os hospitais libaneses estão inevitavelmente completamente sobrecarregados pelo afluxo de vítimas. Caso contrário, estes ataques aéreos particularmente mortíferos são certamente a consequência do aninhamento voluntário ou mesmo forçado de combatentes entre civis. Para os combatentes, esta… Read more »

Allan Lemos

Reconhecer os limites a partir de onde a legítima defesa se torna excesso nāo é tarefa das mais simples.

A capacidade tecnica e intelectual das forças armadas de Israel é inquestionável, entāo com certeza sabem quais medidas sāo eficazes ou nāo. Dito isso, toda a operaçāo dos pagers valeu a pena em termos de custo-benefício? Quantos inimigos foram incapacitados permanentemente? Há outras formas de atacar sem envolver alvos civis? Ou o “Bibi” está usando a situaçāo como subterfúgio para fazer propaganda interna?

Eis os questionamentos, dos quais nāo teremos resposta, isso prejudica toda a análise.

Leandro Costa

Concordo.

André Macedo

Imagino que atacar hospitais, escolas e campos de refugiados conte como “excesso”, não sei, é só colocar a plaquinha do “Hamas” e tudo fica justificado.

vendéen

Bonsoir Allan Lemos,

Concordamos que as forças armadas israelitas são, sem dúvida, superiores e que a tarefa deste exército não é simples, mesmo quando se trata de autodefesa.
Assim, na situação em que os combatentes se misturam intencionalmente com a população civil (uma táctica amplamente utilizada pelo Hezbollah e pelo Hamas) e apesar da utilização das chamadas munições de precisão, não é fácil fazer distinções correctas de alvos, a fim de evitar danos colaterais ( numerosas perdas civis neste caso).

Fordo

O que mais me assusta é que Israel tem o conhecimento técnico e os equipamentos para realizar ataques de precisão, com um número mínimo de baixas civis, mas prefere promover um novo genocídio com a justificativa de que esta se protegendo, tudo para dar a Netanyahu uma desculpa para não sair do poder.

Fabricio Lustosa

“…tudo para dar a Netanyahu uma desculpa para não sair do poder. …” vc confirma então que o povo israelense quer ver é o genocídio mesmo.

leandro

mesma vibe do ministério da saude de gaza?

onde um mesmo figurante morreu umas 20 vezes?

Diogo Araujo

Israel é uma potência tecnológica, ainda por cima apoiada pelos EUA. E se o líbano tivesse, em uma situação hipotética, milhares de mísseis anti aéreos, de origem sul-coreana, turca, enfim, coisa que a gente sabe que funciona. Será que teríamos essas músicas heroicas, e esses f16 dançando prá lá e pra cá?. O que deve ter morrido de criança nesse bombardeio… Mas sem problemas né? É dano colateral que fala? Mas como eu disse há muito tempo já, quem pode, pode, quem não pode, se sacode. O mais avançado tecnologicamente vai obliterar o menos. Uma hora o brasil pode ser… Read more »

Gabriel

E segue o assassinato de civis, nem os judeus mais acreditam nas lorotas que o governo divulga

Fabio Araujo

Pelas imagens Israel tem atacado depósitos de armas e munições, infelizmente o Hezbollah tem a prática criminosa de armazenar armas e munições em casas civis e quando uma casa dessa é atingida com precisão por Israel as detonações secundárias dessas armas munições terminam atingindo as construções vizinhas causando dsnos a terceiros.

Sergio

A região é complicadissima. Sem novidade no atual quadro em comparação aos anos 60 ,70 e 80. Fato que os muçulmanos não querem Israel por perto e pronto acabou! OS Palestinos não passam, desde sempre, de cavalo de troia contra o estado judeu. Pobre do Líbano, outrora prospera e aconchegante nação que teve sua soberania e equilíbrio institucional destruídos nesse processo. Mas ultimamente, como já disse aqui, vigorava uma “paz” que se não a ideal mas o possível num ambiente conflagrado. Israel já estava fora de Gaza desde muito. Excetuando ações pontuais no âmbito de serviços secretos e ataques cirúrgicos… Read more »

Sergio

Eu não gostaria de ser um planejador Israelense.

Infelizmente pra se combater o terror é preciso abandonar certos cuidados e pudores.

Ou isso ou a a rendição a essa gente.

Lembrando que Obama, herói da galera de sempre ordenou centenas, eu disse CENTENAS! de ataques de drones no Paquistão contra elementos terroristas aonde um monte de gente explodiu junto dos alvos ” legítimos “.

Pois é, Obama o Deus , ele!

Não é fácil.