Atracou no porto de Navegantes (SC), no final da tarde de segunda-feira (23/9), o navio Heerengracht trazendo mais um caça F-39 Gripen, produzido pela empresa sueca Saab para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O caça FAB 4108 foi transportado de madrugada por via terrestre do porto para o Aeroporto de Navegantes (assista ao vídeo abaixo), como ocorreu com as aeronaves entregues anteriormente.

Com a chegada do FAB 4108, são nove caças F-39 Gripen entregues, de um total de 36 adquiridos (28 Gripen E e 8 Gripen F).

O primeiro caça Gripen, FAB 4100, chegou em setembro de 2020 e foi vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).

Os demais caças, FAB 4101 a 4107, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caravaggio

Em conta gotas.

Bernardo Santos

É vexatório a demora das entregas.

BLACKRIVER

FAB e Azul firmam primeiro acordo de cooperação do Programa Banco de Talentos
Fomentar a inclusão social e o bem-estar dos militares que já se encontram na reserva, remunerada ou não, e dos reformados é uma das metas da parceria

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43173

BLACKRIVER

Força Aérea Brasileira paga R$ 9 milhões à Azul para treinar pilotos Oito pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) passarão por treinamento prático e teórico da Azul para operar dois aviões específicos A Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Azul Linhas Aéreas por R$ 9,2 milhões, sem licitação, para treinar pilotos militares em duas aeronaves operadas pela corporação. O contrato tem duração de 36 meses e prevê o “treinamento completo, sob demanda, para pilotos, teórico e prático”. https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/forca-aerea-brasileira-paga-r-9-milhoes-a-azul-para-treinar-pilotos Conta feita com lápis de pedreiro em papel de saco de cimento 9.000.000 Real brasileiro igual a 1.625.370,30 Dólar americano US DOLLAR… Read more »

Bispo de Guerra

Qual o motivo dessas entregas “conta gotas” … …?

Bernardo Santos

Só tem dinheiro pra pagar os salários deles, para os programas estratégicos não tem.

J R

quem esta pagando isso é banco, o programa é todo financiado, isso é incompetência da SAAB

Luís Henrique

Isso já foi esclarecido aqui no blog.
Mesmo sendo financiamento o governo tem que ter “capacidade” para colocar o valor nas contas.

Leandro Costa

JR, quem autoriza a utilização dos recursos disponibilizados no banco, é projeto de lei orçamentária no congresso. E não estão autorizando a utilização do montante de recursos previstos dentro do programa. Portanto… atraso de pagamento.

https://www.aereo.jor.br/2024/05/24/f-39-gripen-e-os-contratos-da-fab-pagamentos-aditivos-e-mais-informacoes-do-ultimo-relatorio-de-gestao/

Tem mais matérias que o Nunão publicou aqui que explicam tudo.

Boa leitura.

Luís Henrique

“eles” não controlam o dinheiro. Quem manda é o governo. É obrigatório pagar os salários dos funcionários públicos, então o governo paga, já investimentos (aquisições) e custeio são “opcionais”. De acordo com o orçamento aprovado e destinado para as forças armadas é possível para as forças honrar ou não os seus compromissos.

Pampa08

Se não paga, não recebi.

ANDRÉ GARCIA

Recebe.

Neto Vecc

“Normal” toda montadora de caças são assim, esse caça é produzido desde 1987 e tem pouco mais de 300 montados. claro que tem uns do EUA que foram produzidos em escalas muito superiores.

Dudu

Em 2060 chega o último desse lote e em 2100 assinaremos o contrato para mais 14 do segundo lote.

Aguardem……

Nunes Neto

Antes de segundo lote têm os 25% de aditivo do 1 lote o qual a FAB pode solicitar sem a burocracia da compra de um segundo lote,seriam até 8 caças adcionais, se não fez nem essa solicitação,imagina segundo lote.

Luís Henrique

25% é em relação ao valor do contrato. Isso já foi dito de forma oficial pela SAAB que daria entre 12 e 15 Gripen e muitas matérias citaram o número sendo 14 Gripen.
Provavelmente porque custos de TOT, treinamento, armas, etc já foram contemplados e agora seria 25% do valor total do contrato para se adquirir apenas mais unidades. Então não seriam 8 e sim 14 ou um número entre 12 e 15.

Bernardo Santos

Lamentável vir apenas 1 unidade. Esse cronograma de entregar os 36 até 2027 não será cumprido.

Nunes Neto

Isso é certo,lembrando que boa parte vai vir da fabrica da EMBRAER, nao serão 36 de navio.

MARS

Fico imaginando o constrangimento dos suecos em ter que participar de todo esse circo (e nós somos os palhaços)…

Em 2040 ainda estaremos recebendo esses aviões… Isso se não derem uma tesourada como o kc390…

As FA precisam de uma profunda reestruturação mais do que urgente!!!

Marcelo Tatsch

O circo do projeto do F-35 desde a concepção ao primeiro esquadrão nos Estados Unidos foram mais de 15 anos.

Snake

Cara num fala isso, senão daqui a pouco vc vai ser xingado, lembre se que aqui tem gente aí da da até a esposa e a casa pra norte americano usufruir

Leandro Costa

A diferença é que o F-35 foi algo inteiramente novo, com novas tecnologias em todos os níveis do programa com diversos atrasos no desenvolvimento, inclusive motor. Ainda assim foi escandaloso.

Já o Gripen E está pronto e não temos entregas mais rápidas por causa de pagamento, coisa que não faltou no programa F-35.

Daí a crítica do MARS. É só pagar em dia e receber. Não tem mistério. A única coisa que poderia atrasar mais agora é a versão ‘F’ que ainda está sendo desenvolvida, mas cujo primeiro já está sendo fabricado.

Plínio Jr

Sem contar uma imensa frota de F-16s, F-15s, F-18s operacionais cujos atrasos de desenvolvimento do F-35 não comprometeram a segurança do país .. diferente daqui que A-1s e F-5s estão no limite operacional.

Luís Henrique

Sim, mas os 36 Gripen E também são completamente insuficientes para garantir a segurança do país.
Contra um país pequeno, um vizinho, os F-5 e A-1 dão conta, contra uma potência militar não dão, mas os 36 Gripen também não. rss

Beto

Muito bem lembrado.

J R

até onde eu sei quem esta atrasado são eles, os aviões saem de lá, fabriquinha medíocre que nunca exportou nada agora esta toda atrapalhada pra atender a demanda.

Leandro Costa

Então sabe errado. É falta de pagamento mesmo.

OBS. Os caras fabricavam centenas de aeronaves de combate à jato, modernas, antes de a Embraer sequer existir. E exportavam também.

Emmanuel

Depois da Suécia, o Brasil é o maior comprador do Gripen.
Eles devem estar dando graças a Deus que as entregas estão sendo a conta gotas.
Iriam entregar 36 caças para quem além do Brasil?

Gilson Elano

Não duvido que a tesoura, cedo ou tarde, vai aparecer nesse programa.
Começo a acreditar que vamos acabar recebendo apenas 28 unidades, sendo 20 monoplaces e 8 bipostos.

MMerlin

O MD passa por restrições orçamentárias mas decide trazer um único caça.
Qual o custo de transporte para trazer a aeronave da Suécia para o Brasil?
Não vale a pena segurar mais um pouco e transportar duas (no mínimo) em vez de uma, diluindo assim os custos?

juggerbr

Desde quando lógica e economia de custos é relevante pras FFAA?…

Nunes Neto

Concordo,em número,gênero e grau.

Luís Henrique

Não sei ao certo, mas talvez o navio esteja trazendo outras coisas para cá também e a SAAB só paga o valor referente a entrega do Gripen e não pela viagem toda.

ERIVELTON

Poderia fazer um toor pelas maiores cidades brasileiras, junto com a esquadrilha da fumaça, para despertar o sentimento patriotico de nossas crianças.

737-800RJ

Nem que a vaca tussa o cronograma, que já está em sei lá qual versão, será cumprido. Como diz aquele velho meme, poderíamos “xingar muito no Twitter”, mas em época de democracia relativa isso pode dar cadeia.
Mas uma coisa é certa: não existe um dia sem emoção nesse país!

Rafael Cordeiro

Em época de democracia relativa o “X” antigo Twitter já foi tirado do ar, nem no Twitter você pode xingar mais, esse país é só ladeira abaixo.

Camargoer.

Caro.

Creio que existe um diferença entre “poder xingar” e “dever xingar”… poder, pode xingar até dentro da igreja, mas ninguém deve fazẽ-lo.

Beto

O eterno defensor da democracia relativa.

Nunes Neto

Muito bom ,mas poderia ser melhor, tenho quase certeza que lá na SAAB deve ter uns 3 caças brasileiros prontos, por que só veio 1? Pagamento,possivelmente?No Mínimo cada viagem dessas deveriam vir de 2 a 4 caças, é muito gasto de tempo e dinheiro vir de 1 em 1.

Bueno

Chegou +1, o Programa continua.. Não é o Ideal., mas segue as entregas
Esta igual obras de prefeitura, a cada mandato um tijolo , rsrs.
É o jeito Brasil de ser putencia … (ou algo próximo a esta palavra)

Dudu

Uma pena pra gente a Suécia ter deixado a neutralidade e ter se alinhado a uma aliança militar. O Gripen E é bonito, viu? O F então deve ser uma joia. Se tudo tivesse saído conforme o planejado e a EDS fosse produzir 87 dos 108 Gripens E/F desejados, ia ser foda. Já que não dá pra investir mais nesse projeto, vamos nos concentrar em ganhar dinheiro com o mesmo, o exportando porque ele é o super caça que cabe no orçamento de qualquer força aérea do hemisfério Sul. Mas vida que segue e vamos abraçar novos desafios. O futuro… Read more »

MMerlin

“…Já que não dá pra investir mais nesse projeto…”

?

Não da mais por que? Não existe recursos suficiente ou a Suécia está alinhada com a OTAN?
Se for o primeiro, a sua solução é investir em um caça de 6a geração? Tem que rir pra não chorar.
Se for o segundo, aponta uma alternativa de um país que não esteja alinhada com algum lado e que tenha a mesma neutralidade (bem relativa por sinal) que a Suécia tinha?

Leandro Costa

Nem adianta. Esse aí só no mega chapéu de alumínio.

No One

Mais um lote … russo!

Nunes Neto

Repararam que essa unidade já veio com o Iris-T instalado? As únidades anteriores falava-se que não vieram com Iris-T instalado pq seriam muito sensíveis etc…

Alexandre Galante

IRIS-T é o míssil, o sensor de rastreamento é IRST.

Nunes Neto

Obrigado,sempre cometo esse erro,nomenclatura parecida,kkk

Nunes Neto

Galente, parece que esse já veio com as modificações estruturais , confere?

Alexandre Galante

Não veio com as modificações, ele será modificado no Brasil, assim como os demais.

Last edited 33 minutos atrás by Alexandre Galante
Snake

A mano tá de sacanagem só pode , caramba de novo Íris-T

Emmanuel

Será essa ladainha até o último.

Gilson

Calma: nem tudo está perdido. O TEJAS, está vindo aí.

Bueno

vira a boca para o outro lado do Atlântico, 10 batidas na madeira , trevo da sorte e pé de coelho!

Ivan herrera

Mais um grande lote, incrível 😂😂😂

Snake

Anao tem do, pelo seu nome vc deve ser de algum país vizinho aqui, nã melhor das ipoteses tem f16 caindo sozinho 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😭😭

Last edited 1 hora atrás by Snake
Ivan herrera

Que português é esse. Quase não entendi jovem 😂😂, sou brasileiro acompanho a trilogia faz muito tempo e sim tá pior que lote de caças russos.

Snake

Não me interessa meu português muito menos pra vc meu camarada, 🤣🤣🤣, se não entendeu o problema é seu e quem falou em caça russo

Snake

E outra trilogia infelizmente virou circo, infelizmente não sei se por falta de um filtro ou por falta de administradores que bloqueiem comentários úteis e deixam comentários simplesmente ridículos só pra fazer graça

Plínio Jr

Vai recebendo pouco pois o governo federal vai pagando pouco , simples ..

marcelo

Sinceramente sem comentários . Brasil país do futuro !!!!!!!!

Douglas Rodrigues

Quantas vezes o cronograma de entrega já sofreu alterações? Temos 9 Gripen’s no Brasil agora, e esse número deveria ter sido alcançado ainda em 2023… A culpa é de quem afinal? Da SAAB? Da FAB? Da logística utilizada pra que fossem trazidos ao Brasil? Ou, mais provavelmente seja isso mesmo, dos repasses financeiros do Governo Federal e MD para a SAAB? Essa falta de informação que nos consome… A não ser que a FAB receba + 3 caças até o final do ano, o cronograma terá que ser reavaliado e consequentemente a última entrega que deveria ser realizada em 2027… Read more »

Abymael

Amigo, não sei se você é novo por aqui, mas para todas essas suas perguntas deve ter umas dez matérias aqui no blog que respondem, não vou colar aqui os links porque não sou editor do site, mas recomendo a você, se quiser, procurar na lupa lá em cima, vai ser tranquilo de achar.
Sem deboche ok, só estou querendo ajudar (em tempos de rede social e interpretações das mais diversas sobre o que se escreve, melhor sempre esclarecer de antemão rsrsrs).

Leonardo Bastos

Vergonha nacional! Esse país é uma piada de mau gosto…

Ivan herrera

Agora é torcer pra a partir do ano que vem com as entregas também das instalações da Embraer, que a rapidez no recebimento dos caças acelerem.

Abymael

Para aqueles que sempre dobocham quando Rússia ou China anunciam o recebimento de mais um “lote” de determinada aeronave, dizendo coisas do tipo “onde já se viu? lote de uma (ou duas) aeronaves???”, tá aí.
Nada como um dia após o outro. O mundo dá voltas.
Quando recebermos o último, já estará na hora de modernizar o primeiro. E assim a roda gira e não para.

Leandro Costa

Está comparando um país em guerra, que teoricamente detém todas as tecnologias e todos os processos produtivos de suas próprias aeronaves de combate, e que já faz isso tem mais de 80 anos, com um país que está atrasado nos pagamentos de sua própria aeronave de combate, co-produzidas com outro país?

Bem, se rebaixou a Rússia à esse patamar, não sou eu quem vai reclamar, porque é isso mesmo.

Emmanuel

Receber 1 caça é ruim.
Vexame.
Humilhação.

Bom mesmo é o VESTUTO F-5. Esse é caça de verdade.

Tá achando ruim? Vota diferente em 2026.