No vídeo, um caça F-35 realiza testes de ejeção estática de armamento. A aeronave é cuidadosamente posicionada sobre um poço cheio de espuma, e armas inertes instrumentadas são liberadas da aeronave.

VÍDEO: Caça F-35 em testes de ejeção estática de armamentos

Este tipo de teste, também conhecido como teste de poço, permite que os engenheiros avaliem como a aeronave é fisicamente afetada pelo lançamento da arma, bem como como os computadores de gerenciamento de armas de bordo funcionam.

O teste de poço é um pré-requisito para o teste de lançamento de armas em voo.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

😉 Aguardando noticias do desembarque do Gripen! ou dos!

Saldanha da Gama

Tomara que sejam 2!!!!!!!!

Ivan herrera

Segundo aviacao em floripa é apenas um caça.

Rinaldo Nery

Já pode voar na chuva?

Bueno

só com capa de chuva, este acessório deve ser adquirido separado do contrato, retirar no posto autorizado mais próximo.

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Bardini

Desde de abril o F-35 está liberado para operar em condições meteorológicas de tempestades com raios…

Rinaldo Nery

Desde Abril? Nossa. Deveria ser desde o primeiro avião de produção.

Bardini

O F-35A estava liberado para voar nestas condições meteorológicas desde 2014, quando começaram as grandes entregas. Em 2016 o caça recebeu o IOC e operou até 2020, quando descobriram problemas no sistema de geração de gás inerte, para os tanques de combustível. Por segurança, colocaram a restrição em sua operação, ao passo que desenvolveram uma solução para implementar.

Fabio Jeffer

Ele vai resfriar na chuva e voltar pro hangar pra não cair

André Macedo

Sabe aquela cena de desenho que você tapa um furo no barco e depois aparece outro? “Por segurança” também fizeram uma gambiarra temporária no motor.

Bigliazzi

Pode…

Pedro I

Bom mesmo deve ser o F5, que está voando por aí há mais de 50 anos sob tempestades atmosféricas, econômicas, e políticas…
Vamos ver como ele se comporta sob chuvas de balas e mísseis.

Rinaldo Nery

Uai! O F-35 não tinha essa restrição? Usa a camiseta do F-35?

Pedro I

Na verdade não, sou só curioso…
Independentemente de qualquer restrição econômica, política, ou ideológica, qual seria na sua opinião o melhor caça para a FAB?

Rinaldo Nery

Aquele que a FAB consegue manter e operar: F-39 Gripen.

Pedro I

Quanto a isso concordo plenamente, mas vou reformular a pergunta:
Independentemente de qualquer restrição econômica, política, ou ideológica, qual seria na sua opinião o melhor caça na atualidade?

Rinaldo Nery

Não tenho opinião formada. Não acho que seja o F-35, com a infinidade de problemas.

Pedro I

Entendi, obrigado.

Aéreo

Esse tipo de teste fornece validações para questões lógicas de sistemas. O ensaio de lançamento em voo, esse sim valida as premissas de relação aerodinâmica entre armamento e plataforma. Várias coisas podem sair erradas quando se dispara o armamento. Os níveis de vibração do canhão causam danos ou mal funcionamento de algum subsistema da plataforma?  Os gases de exaustão do canhão ou de um míssil lançado, serão sugados pela entrada de ar do motor? se sim, causaram algum mal funcionamento? Haverá uma correta separação entre a aeronave e o armamento? Essas questões só em ensaio de voo para certificação. Houve… Read more »

Clésio Luiz

Teste de separação de armamento é coisa muito séria. Um dos protótipos do F-14 “abateu a si mesmo”, quando um teste de disparo do Sparrow deu errado e o míssil colidiu com o caça logo após a separação. Outro caso sério foi o flagrante de uma bomba lançada por um F-18 colidindo com o TA-4 paquera:

https://www.youtube.com/watch?v=5f9cfdsfTvQ

Bigliazzi

Boa matéria, vivendo e aprendendo

Léo Neves

J-20. F-22, F-35 e todos outros caças de quinta geração operacionais já mostraram o compartimento interno de armas , o único que não é o Su-57…
Logo lá russos que adoram fazer propaganda isso eles nunca mostraram.
Provavelmente é algo bem secreto o funcionamento.

Abymael

Com a quantidade de problemas dessa rainha de hangar (F35), melhor seria testar bem outro tipo de ejeção…aquela para cima, do assento do piloto.
Acho que vamos receber o último Gripen e esse F35 ainda não estará pronto.

Mr. White

Interessante notar que cada armamento tem uma forma especifica para ser lancado!

Viva a engenharia!

Abracos.