O protótipo YRF-4C (número de série 62-12200) foi usado como protótipo para o F-4E, o Phantom armado com canhão. Quando o 62-12200 concluiu suas funções de teste, foi selecionado para ser usado como plataforma de testes do sistema de controle fly-by-wire (FBW). As portas das câmeras do nariz do RF-4C foram cobertas, e um sistema FBW foi instalado.

A aeronave ficou conhecida como o demonstrador da Tecnologia de Controle de Aeronaves de Precisão (PACT). Fez seu primeiro voo com o novo sistema FBW em 29 de abril de 1972. Para os testes de voo iniciais, o sistema FBW era apoiado por controles mecânicos convencionais, mas à medida que a confiança foi sendo adquirida com os testes de voo contínuos, esse sistema de backup foi gradualmente eliminado. O demonstrador PACT realizou seu primeiro voo totalmente FBW em 22 de janeiro de 1973.

Após a conclusão bem-sucedida dos testes FBW, o 62-12200 foi selecionado para pesquisas sobre Veículos com Configuração de Controle (CCV). Para este programa, ele foi equipado com um conjunto de canards montados nas entradas de ar superiores. Esses canards tinham 20 graus de movimento. O primeiro voo na configuração CCV ocorreu em 29 de abril de 1974. Para mover o centro de gravidade para trás e desestabilizar a aeronave em arfagem, lastro de chumbo foi adicionado à fuselagem traseira. Um total de 30 voos de teste foram realizados.

Após a conclusão do programa CCV, o 62-12200 foi retirado de serviço. Ele foi doado ao Museu da Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Wright-Patterson em 5 de dezembro de 1978. Atualmente, está em exibição no museu.

Os gráficos mostram os ganhos de desempenho do FBW, estabilidade reduzida, slats e canards.

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