Ilustração de satélites da Starlink

Uma equipe de cientistas chineses desenvolveu um método inovador para detectar objetos furtivos no radar

Um experimento inédito no Mar do Sul da China pode mudar o futuro da guerra. Utilizando um drone DJI Phantom 4 Pro, do tamanho de um pássaro e com uma seção transversal de radar comparável à de um caça furtivo, a equipe o lançou da costa de Guangdong.

O radar terrestre não emitiu ondas de rádio, mas o drone apareceu na tela. Isso aconteceu porque o drone foi iluminado pelas radiações eletromagnéticas emitidas por um satélite Starlink, sobrevoando as Filipinas, segundo os cientistas. Nenhum outro país demonstrou essa capacidade antes.

Aeronaves furtivas, como os caças F-22 e o F-35 americanos, reduzem a reflexão de ondas eletromagnéticas através de formas geométricas e revestimentos que absorvem essas ondas, dificultando sua detecção por radares.

No entanto, se uma estação de radar puder usar sinais de satélites Starlink, que são fortes e estão presentes em quase todo lugar, suas capacidades de detecção podem não ser afetadas pela forma ou material da superfície do alvo, afirmaram os pesquisadores liderados pelo professor Yi Jianxin, da Universidade de Wuhan.

Além disso, radares militares comuns revelam suas posições ao operar, tornando-se alvos potenciais. O uso de fontes de radiação de terceiros poderia melhorar o disfarce e a resistência a interferências dos sistemas de radar, segundo o estudo.

O experimento foi supervisionado pelo Centro Estadual de Monitoramento de Rádio da China e os resultados foram revisados por pares antes de serem publicados.

Quando uma aeronave passa entre satélites de comunicação e antenas terrestres, ela pode dispersar algumas das ondas eletromagnéticas emitidas pelos satélites, criando pequenas perturbações que os cientistas podem analisar para identificar e rastrear alvos.

A ideia de usar essa dispersão para detectar drones foi inicialmente proposta por cientistas russos em 2015, mas o Starlink não existia na época. Atualmente, a constelação de satélites Starlink tem mais de 6.000 satélites que emitem sinais de rádio de alta frequência para conexões de internet.

Os sinais de satélite de baixa órbita, como os do Starlink, têm vantagens como cobertura em qualquer clima, abrangência regional e baixo custo, o que os torna ideais para combinar com radares ocultos de dispersão.

Embora os sinais da Starlink sejam criptografados e o serviço não esteja disponível para usuários chineses, a equipe de Yi afirma que pode construir um receptor Starlink com componentes acessíveis no mercado de eletrônicos.

Apesar dos desafios para detecção de alvos furtivos, a equipe de Yi aprimorou o modelo de radar de dispersão e desenvolveu um novo algoritmo, além de utilizar um chip de alto desempenho para processar os sinais recebidos.

Embora o experimento tenha sido limitado a drones em baixa altitude e o sistema ainda não esteja pronto para uso militar, o sucesso no rastreamento de movimentos detalhados dos drones confirmou a viabilidade da tecnologia para aplicações futuras.

FONTE: South China Morning Post

VEJA TAMBÉM:

Acabou a furtividade? Hensoldt diz que rastreou o jato F-35 em 2018

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo de Guerra

Se esse estudo “vazou” para todo mundo …já devem ter um meio de detecção muito mais apurado.

RenanZ

Pensei algo similar, este tipo de conhecimento é uma arma de guerra, ainda mais envolvendo a furtividade de aeronaves de combate, então OU possuem algo muito mais avançado, OU estão longe ainda de conseguir isso

Willber Rodrigues

Das duas, uma:
1- ou é um “migué” dos grandes;
2- ou os caras já tem algo muito mais avançado no “forno”, e que, por isso, publicar essa descoberta não faria diferença.

Qual das duas é verdadeira? Vai saber…

Camargoer.

tem a terceira opção.. é um estudo de uma universidade para ser publicado em uma revista científica. Agora, o pessoal do grupo de pesquisa poderá receber um contrato com o governo para avançar nos estudos. Cientista precisam publicar os resultados… quanto mais publicações, quanto maior o impacto e maior a repercussão do estudo, mais fácil conseguir recursos para continuar a pesquisa…. As equações usadas para projetar os aviões “invisíveis” foram publicadas em um artigo escrito por cientistas soviéticos… isso muito antes de existi capacidade de computador para fazer os cálculos Esta dificuldade de fazer os cálculos fez a LM projetar… Read more »

Willber Rodrigues

Qualquer coisa publicado por lá precisa do aval do PC chinês.
Sinceramente, acho pouco provável que o PC tenha “deixado passar” um artigo científico demonstrando uma tecnologia com essas implicações.
Então, ambas as opções acima permanecem, mesmo que se trate apenas de um artigo científico.

Camargoer.

Não. Conheço vários pesquisadores chineses, inclusive alguns que são professores visitantes em outras universidades em vários países, inclusive no Japão.

Existe ampla liberdade de publicação, excluído os estudos financiados pelo setor de defesa.. mas isso acontece no Brasil também. Há muitos anos, trabalhei em um projeto de defesa… a gente tinha um compromisso com a divulgação de resultados.

Isso também acontece com projetos envolvendo empresas… antes de publicar, é preciso um sinal verde da empresa..

Eu teria que ler o artigo (espero que esteja em inglês), mas tem cara de prova de conceito.

Camargoer.

Infelizmente, o artigo está em chinês… mas dá para usar o tradutor do google https://jeit.ac.cn/en/article/doi/10.11999/JEIT231293 Abstract In the broad and unknown environments, mobile deployment of passive radar often faces challenges in promptly obtaining the precise location information of third-party transmitter stations. To address this issue, a transmitter localization method based on cooperative Unmanned Aerial Vehicle (UAV) path planning is proposed. Firstly, a single UAV is used as a cooperative target to establish the localization model and measurement equation in a two-dimensional scenario, and the Levenberg-Marquardt (LM) algorithm is employed for solution. Then, an optimization function is constructed by integrating Fisher… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
Antônio

Falou o especialista em política internacional.

ALLAN

Difícil ser a primeira opção, essa ideia conforme relatado no texto é antiga, e é exatamente a absorção de sinais faz com que ele seja detectável, inclusive a muitos anos é usado esse conceito para detectar submarinos com base na dispersão do campo magnético da terra que eles causam.

Camargoer.

Creio que o usado para detectar submarino é a anomalia magnética. Como o submarino é uma peça enorme de metal, ele responde de modo diferente do meio em que ele está imerso… isso cria uma distorção magnética que pode ser detectável. O que parece ser o conceito dos chineses é a impossibilidade do desenho de um avião de dispersar a radiação provinda de centenas de fontes simultâneas, como os satélites da Starlink ou mesmo de um sistema de satélites de baixa altura projetados para isso. O conceito é bem legal. Suponha que a FAB coloque uma ou duas centenas destes… Read more »

Cristiano ciclope

Migue acho que não pois os EUA e seus aliados podem replicar esse experimento com um caça F-35 e confirmar ou não essa informação.
Se confirmar, os compradores do F-35 vão chorar pelos bilhões gastos.

Jaguar

A China ‘comunista’ pelo jeito está investindo em estudos e tecnologia… Até quando a narrativa continua ? é cada vez mais evidente que em breve teremos uma nova potencia mundial hegemônica vinda da Asia ! Me orgulha o Brasil ser membro dos BRICS+ !

Underground

Você, tão crítico aos EUA, se orgulha de então trocarmos o

Camargoer.

Jaguar… e porque um comunista é menos ou mais inteligente que um capitalista?

que conceito mais estranho.

O Trump afirmou no debate com a Kamala que existe um gene marxista… “Seu pai era marxista, sua mãe era marxista… então você também é marxista”

mas isso abre outra discussão. Existe um gene marxista ou é influência do meio? Se for influência do meio, então o mérito também o é. Deste modo, não existe meritocracia e é preciso criar politicas de compensação…

olha que vespeiro

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
André Macedo

A título de curiosidade: O marxismo é baseado no materialismo, então não há essa de dizer que algo é “da natureza do homem” na visão marxista, o indivíduo é fruto do meio e das duas experiências concretas.

Camargoer.

Olá André… concordo com você e com Marx.

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
Maurício Veiga

Rousseau e Byron também são exemplos dessa linha de pensamento, porém a “Natureza Humana” não necessariamente segue esse modelo…

Allan Lemos

Kamala é isso por causa das ações e histórico dela e dos membros atuais do partido. Nāo tem “gene”.

É óbvio que ela teve influência do pai nessa questāo, do mesmo modo que o filho de um flamenguista provavelmente será flamenguista, o filho de um palmeirense provavelmente será palmeirense e assim por diante.

Meritocracia é algo intríseco, que serve justamente para se sobrepor a fatores externos desfavoráveis, nāo tem nada a ver com essa questāo.

Camargoer.

Então, havendo influência do meio, então as habilidades necessárias para o mérito também sofrem pressão do meio. Isso significa que o mérito também é influenciado pelo meio…

como escrevi, é um vespeiro e tem gente alérgica ás picadas de vespa.

melhor tomar um anti-histamínico.

por isso concordo com André, com Marx e com Darwin..

Luís Henrique

Marx foi um ateu que acha que a religião é o ópio do povo. Essa ilusão de socialismo nunca funcionou em lugar nenhum do mundo e nunca vai funcionar. A beleza do capitalismo é que um pobre pode se tornar rico, se estudar, trabalhar e montar seu próprio negócio. Os países que tentaram implantar um governo socialista, substituíram os grandes empresários ricos, por grandes políticos e autoridades ricas e o a maior parcela do povo continuou pobre, aliás, a maioria ficaram ainda mais pobres. Se você tem 3 pedreiros, um excelente que assenta 200 m de tijolo por dia, um… Read more »

André Macedo

1. “A beleza do capitalismo é que o pobre pode se tornar rico” kkkkkkkkkkk e em quantos % dos casos isso acontece? Em quantos casos eles ao menos conseguem sair da pobreza? Os mais ricos do mundo sempre foram os que herdaram fortunas de alguma forma, tirando uma ínfima minoria. No modelo capitalista o que ganha mais é o que casou com a filha do dono, ou é o próprio dono, é ingênuo achar que todo mundo é o Neymar que é procurado por todos os empregadores, basta demitir quem não gosta, hoje em dia não faltam desesperados procurando uma… Read more »

Bosco

Ah, tá! Jênio!
Capitalista quer todo mundo na miséria e só ele bilionário , né? E quem você acha que vai comprar as porcarias que esse capitalista burguês explorador e opressor vai produzir? Os ETs de Alpha Centauro?
*Quem adora pobreza material, intelectual e espiritual é comunista porque aí tem-se uma massa submissa e ansiando pelas esmolas estatais advindas dos seres iluminados.

Last edited 18 horas atrás by Bosco
Carvalho2008

Pois é….mas não existe um unico Neymar em países socialistas…eles não conseguem porque o estado decidiu que eles tem de trabalhar na fundição das 06 as 20hr….

Camargoer.c

Bem …. vou começar com Darwin… o ser humano NÂO descende dos macacos. Alguém que não entende de evolução entende errado ou tentou fazer uma piada… vou explicar devagar… lá no início surgiram vários sistemas de proto-bactéricas competindo entre si. Aquelas que tinha uma vantagem evolutiva avançaram.. as outros foram extintas… isso é a origem das bactérias procariontes… em algum momento, uma bactérica procarionte tentou fagocitar uma outra bactérias procarionte menor… mas este bactéria pequena se tornou parte da bactéria maior dando origem ás bactérias eucariontes…. algumas células desenvolveram a capacidade de fazer fotossíntese, dando origem ás plantas. isso levou… Read more »

Camargoer.

Sobre ser ateu, cristão, budista, luterano, xintoísta, judeu, acreditar nos deuses do Olimpo ou nos corpos celestiais que tinham trajetórias diferentes nos céus.. creio que nada disso afeta a racionalidade… É curioso lembrar de pensadores como Erasmo ou Copérnico, ambos cristãos e católicos.. e suas descobertas. Ou os indianos que invetaram o zero ou os árabes que inventaram a álgebra… Darwin planejava ser sacerdote da Igreja Anglicana e só se tornou ateu após a morte de sua filha, ainda que sua esposa era muto carola. Gosto muito da visão de Zizek sobre como o cristianismo (solidariedade e caridade principalmente) influenciaram… Read more »

Camargoer.

sobre os pedreiros.. recomendo estudar o conceito de “vadiagem sistemática”

Camargoer.

capitalimo.. uma coisa bem estabelecida é que só existe capitalismo após a revolução industrial.. antes era feudalismo, mercantilismo ou qualquer outro modelo.. .mas capitalismo só após a revolução industrial Antes dela, a riqueza era a terra porque a economia era baseada na agricultura. Quem tinha poder tinha a posse da terra… o feudalismo é o melhor exemplo… sobre a remuneração pela habilidade, isso é bíblico. Quanto maior a habilidade, maior é a renda.. seja isso criando ovelhas, plantando trigo ou pescando… Os soldados romanos recebiam um salário em função da patente… diz a lenda que o salário dos soldados era… Read more »

Carvalho2008

O capitalismo já tinha seu embrião na existência secular e milenar de mercadores…associar capitalismo a produção industrial é um erro….produção industrial apenas revolucional a massificação de produção de bens…que antes eram unitária e artesanalmente construídos…mas a relação de troca mercantil privada que é o fundamento sempre existiu O embrião do capitalismo milenarmente não é defidido pela posse dos meios de produção….pois se assim fosse, o Estado tal como antes, detém posse…na realidade é a definição é o conhecimento e acesso aos meios de produção e liberdade de distribuição de venda. O artesão era o mestrado, o mestre que investia em… Read more »

Last edited 9 horas atrás by carvalho2008
Sequim

Não. O capitalismo começa com a apropriação da mais-valia do trabalhador (proletário) pelo capitalista. Mais-valia é a diferença entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe por sua produção. São conceitoa básicos, sendo a mais-valia o centro do sistema capitalista.

carvalho2008

mais valia…ou não valia nada de mão de outros…. As pessoas possuem atitude diferentes, umas neutras, outrs positivas, outras negativas….ninguem rouba ou sequestra valor….e voltando ao exemplo do artesão até o empreendedor atual, acsados da “Mais Valia”…ele sou agluitinar os rescursos financeiros ao empreendimento, ele soube aglutinar os recursos materiais e humanos ao empreendimento, e ele tinha o conhecimento na cabeça, no desejo, de transformar aquele produto imaginario em um produto real no meio físico…. 1 bate o rebite numa sandalia…seu produto é um rebite batido com perfeição o outro, desenhou a sandalia, pesquisou o melhor curtume do couro, comprou… Read more »

Sequim

Não sei se deliberadamente, ou não, mas você confunde mais-valia com divisão social do trabalho. Interessante é que você fez um libelo contra o que você entende por mais-valia, mas não tocou no conceito material histórico dialético do mesmo conceito. Interessante.

Santamariense

Concordo com a parte do socialismo, que é um lixo total e completo. Já sobre a teoria da evolução de Charles Darwin, você precisa estudar e se informar em fontes sérias e confiáveis. E, se puder te dar um conselho, procure não misturar fé e ciência…normalmente não dá certo.

Bosco

Teste para descobrir um “ista”:
Dê duas opções e pergunte para o indivíduo qual das duas faz mais por um país, pelos trabalhadores e pelos menos favorecidos:
A- Chico Buarque cantando “Construção” no Teatro Municipal do RJ combrando R$2.000,00 o ingresso e sendo financiado pelo BB e pela Petrobras.
B- Elon Mosk gerando 60.000 empregos diretos e pagando 30 bilhões em impostos por ano.

Se o indivíduo responder a letra A já sabe que ele é “ista” e aí só camisa de força e remédio tarja preta.

Sequim

Ah, a desonestidade intelectual! Chico Buarque é um artista fundamental para a cultura brasileira e que tem uma carreira consagrada há 60 anos. Elon Musk é um burguês mimado que desconhece o sentido da palavra “limite.

Bosco

Ista detectado.

Sequim

Concordo. No caso é vc , terra-planista.

Bosco

Rsss
Essa foi boa.
Só que o meu ista é real já o seu é irreal e vc sabe disso.
O Criador poderia ter criado a Terra com qualquer formato mas sabemos que as leis universais , impressas por Ele , a fez ter a forma esférica (ou quase).
Mas realmente não me incomoda esse rótulo. O prefiro do que o outro “ista”

Carlos Campos

facilmente detectado kkk

Bosco

Também pensava isso dele até jogar a porcaria de minha coleção de livros e discos dele no lixo há uns 8 anos.
Ele me enganou direitinho.
Ele sim é o tipo do pequeno burguês mimado e inútil que não esta6nem aí para co certos de liberdade e democracia mas tão somente para a ideologia criminosa que defende.
*Tenho um amigo que o conheceu pessoalmente e pegou na mãozinha dele. Disse na época que era mais lisa que bunda de neném e ficou impressionado com o tamanho do cabeção do sujeito.

Sequim

Deixa eu tentar adivinhar: daí vc trocou a obra do Chico Buarque pelos “ensinamentos” do “grande intelectual ” (SQN) Olavo de Carvalho. Acertei?

Bosco

Acertou em cheio.

Sequim

Aaahh, tá! Tá explicado. Sem mais perguntas, meritíssimo.

Bosco

Não tem muito a ver mas não custa repetir: o diabo conseguir realizar 3 proezas:
1- fazer as pessoas acreditarem que ele não existe;
2- fazer as pessoas acreditarem que o “ismo” (braço político do diabo aqui na Terra rsss) acabou;
3- fazer as pessoas acreditarem que Deus é amor incondicional.

Sequim

Aleluia, Zézuis.

carvalho2008

Aquele da Space X que está resgatando astronautas da NASA?

Fez foguete dar marcha a Ré???

Da Starlink?

Sequim

Aquele que não vive sem subsídios estatais? Aquele que está perdendo a competição dos carros elétricos para os chineses? Sim, o próprio.

Carvalho2008

É ele que está competindo?

Não mais competidores….então é o melhor competidor aos chineses…

Bosco

Luís, Sou deísta e acredito num Criador e em um propósito na Criação e que tudo foi criado já pronto (ou muito próximo de como está hoje) e claro, considero a teoria da evolução de Darwin (e o neodarwinismo) uma tolice (como tantas outras tolices ditas científicas) só perdendo em estultice para a hipótese da evolução química (hipótese de Oparin e Haldane), mas sou o que se chama hodiernamente de criacionista da Terra antiga. Mas entre você que acredita numa Terra de 6000 anos criada completa por um Criador e um cientista PhD que acredita no big bang que cuspiu… Read more »

carvalho2008

Hehehehe….um dia te converto aos espiritualismo de forma geral mestre Bosco…bas o inicio acreditar na preservação da inteligencia e principio vivo independente do senso comum da materia….o resto vai facil facil….prinpipalmente ao seu estilo logico de raciocinio…logica e empirismo…..e não acreditar em coincidencias…pois o mundo é universo é matematico…não existem coincidencias…..apenas um mapa ja traçado e real de infinitas probabilidades materializaveis….sem fim…

Camargoer.

Olá Carvalho. Tem uma história engraçada mas ilustrativa. Tem o pessoal da limpeza da universidade. Conheço quase todo mundo Um dia cheguei para dar aula e elas estavam discutindo isso de ser ateu, Respondi que sou ateu, Elas me olharam e disseram “professor, mas vocẽ é tão educado e gentil” riso mas é importante pontuar que meu ateísmo é anterior á minha formação científica. só não consigo aceitar a ideia de um deus como descrito na Bíblia.. nem em outras descrições acredito que meu humanismo é resultado de meu ateísmo mas isso é outra hirtória que nem vale a pena… Read more »

carvalho2008

Bem, não sou ateu, acredito no principio divino….sou espirita….ou melhor espiritualista… pois no momento é o mas aproximado…não acredito num ser individual ou melhor uma mente individual e personalizada…..mas uma mente coletivizada pelo proprio principio que toda mente se expande e conecta a outras a caminho do inifinito conhecimento e experiencias…então por logica…uma união indivizivel….em que cada vez mais…outros se agregam….e como o infinito é abstrato e descomunal, irrelevante discutir especificamente este aspecto enquanto somos seres que ainda tem de ir ao banheiro…deixa lá para frente… estamos num grão de pó na Via Lactea, dentre infinitas Galaxias….infinito…bem…é grande o suficiente… Read more »

Last edited 3 horas atrás by carvalho2008
Sequim

Aleluia, Zézuis.

Bosco

Políticas de compensação tipo “cota”?
Mas por que não faz um ensino público de qualidade? Em vez de ensinar “funk” ensina português e matemática que aí o aluno chega na faculdade sem precisar de “esmola” estatal.
Eu estudei nas décadas de 60 e 70 só em escolas públicas e passei em 79 no primeiro e único vestibular que fiz para uma federal de alto nível altamente concorrida para a época e na minha turma de 25 alunos haviam duas negras e somente 11 homens e não se falava de cota.

Sequim

Vou te falar uma coisa que talvez te choque: você NÃO é o centro do Universo e o que se aplica à sua realidade não se aplica a de todos. De nada.

Bosco

Eu não sou Deus mas sou filho dele.
*Tô mal de pai, hem?

Camargoer.

Bosco.

Voce me deve desculpas.
Voce disse que não o faria.
Por respeito aos colegas da trilogia decidi ignorar seus comentários.

Pedi que fizesse o mesmo com os meus.

Desejo sorte e paz.

Last edited 8 horas atrás by Camargoer.
Bosco

Realmente.
Desculpe-me!

Camargoer.

Olá Bosco.
Legal.
Fico feliz.

às vezes, a gente exagera.
eu pedi desculpas diversas vezes, inclusive á vocẽ…

vamos em frente.
tem algumas coisas nas quais somos muito diferentes… nestes casos, vou evitar o debate.
Assim a gente evita um desgaste desnecessário nesta altura da vida.

Antônio

O trump também falou que estão comendo os pets, rs.

Camargoer.

Acho quão PET invisíveis .. riso

Carlos Campos

vc se orgulha de ser subserviente aos chineses? kkkkk qulquer potencia hegemonica, não é bom

JHF

Pensando aqui com os meus botões, se eu empurrei para uns 20 aliados um treco realmente caro falando que era o suprassumo por não ser detectado, fiz todo mundo pagar o dobro do preço de um avião “normal” e ainda mandei produzir mais de 1000 deles, o que eu falo em reunião da NATO na hora que começarem a detectar o F35 usando tecnologia nova? A ideia de voltarem com força a produzir F15 e Viper bombado faz cada vez mais sentido.

Leonardo Angelozi Cardeal

É assim mesmo amigo, o que hoje é inovação, amanhã é história..

Comenteiro

Corrida armamentista.

Camargoer.

O Pentágono pode pedir para desligar o Sraelink quando operar o F35 em missão real..

Rodolfo

Exato, provavelmente isso já ocorre.
O starlink também poderia ser usado como GPS, como alguns pesquisadores também já demonstraram, por isso o interesse dos militares americanos numa nova rede chamada starshield que a SpaceX vai fornecer ao Pentagono.

Rodolfo

E talvez por isso os chineses já anunciaram sua propria rede de satelites de baixa orbita pois perceberam o potencial.

Camargoer.

Uma rede de satélites de baixa órbita tem muitas aplicações. talvez seja momento do governo brasileiro criar uma rede destas sobre a América do Sul que poderá ser usada para comunicações civis e miltiares, sensoriamento ambiental, sensoriamento agropecuários e até como sistema alternativo de vigiância Depois que a China demonstrou uma capacidade de destruir satélites de órbita elevada, a melhor alternativa é esta rede de satélites em baixa órbita usando dezenas, centenar ou até milhares de pequenos satélites, algo virtualmente impossível de destruir Uma história curiosa contada por um colega da Embrapa.. após o ataque do Hamas, os EUA precisaram… Read more »

Rodolfo

O problema é a quantidade necessária para uma rede de baixa órbita. A starlink tem 6.000 com previsao de 30.000. A Blue Origin, rival da SpaceX nos EUA, quer uma rede com 11.000 e ja contrataram ULA, Ariane fora o foguete deles. Os chineses também querem milhares em orbita. Seria mais sensato o Brasil se associar a uma outra constelação como a chinesa ou discutir com os indianos a partir pra uma sozinho, seria impossivel o GF arcar com os custos.

Jadson S. Cabral

Essa quantidade de satélites é necessária para cobrir o globo inteiro. Pensando apenas no território brasileiro, ou até mesmo na América Latina, a quantidade necessária para ter uma cobertura 24/7 seria muito menor.
Ainda assim, muito caro para quem mal tem um único satélite geoestacionario de defesa e ainda depende de starlink pq segundo o governo, “é mais barato”.

Camargoer.

Ola Jadson. Por outro lado, são satélites pequenos, mais leves e mais simples. Como ficam em orbitas mais baixas, o custo de lançamento é bem mais barato que usar um foguete grande como o Ariane. Então, é possível colocar uma dezena ou até um centena pelo valor um grande e pesado satélite geoestacionário em uma órbita mais alta

Luciano

Olá, Camargoer. Isso também geraria informação, basta monitorar o funcionamento dos satélites/rede. Claro que resta ai a incógnita sobre o ataque, aliás, pode ser apenas diversionismo.

Aproveitando o contexto, existem regras internacionais para o uso da órbita do planeta? Qualquer empresa/pessoa pode lançar material sem restrições? Isso não compromete a segurança das pessoas e das nações?

Camargoer.

Oi Colega…

tudo bem?

Provavelmente existam regras internacionais para organizar o uso de satélite.
A dificuldade para destruir uma rede de dezenas, centenas ou milhares de satélites é como fazer isso.., levaria meses ou mais que isso para acertar tantos satélites pequenos aqui,…

mas vida que segue

Luís Henrique

A China está construindo sua própria rede de satélites que será similar ao Starlink.

Zorann

So que ai os caças chineses ficam invisiveis tb

Camargoer.c

Segundo o Trump, se vocẽ estiver ao lado de um F35 não vai conseguir vê-lo porqur ŕ invisível

Sensato

A questão central é que China e Rússia não podem pedir o mesmo, logo, eles estão publicando algo que pode trazer muito mais vulnerabilidade para os stealth deles que para os ocidentais.

JPonte

Isso mesmo , F15 , F18 , F16 bombados e vitaminados com alta capacidade de carga e estrutura mais resistente e maior autonomia… q simplicidade com qualidade voltará a prevalecer pelos custos inerentes à possibilidade de perca quando se luta com um igual .

Rommelqe

Vale o mesmo para os Gripens F39E/F

João Augusto

Fala que tem um produto novo e empurra mais. O maior desejo do otário é ser enganado.

Renato

Desse modelo.. Vão inventar um pod tabajara mágico ou coisa do tipo. kkkkkkkkkkk

DanielJr

Isso é comparando a China com todo o mundo (apesar da China ser o atual “arqui inimigo” dos EUA, então é justo uma comparação entre ambos isolados do resto). Somente um país possui essa tecnologia em forma de protótipo (a de detecção). Mal sabem a real eficácia dele ainda. Para todos os outros países o F-35/22/B-2 ainda são o suprassumo. Mesmo que a China e outros países consigam desenvolvem essa tecnologia, e provavelmente conseguirão, precisarão dela em alta quantidade para enfrentar os jatos furtivos em vários locais ao mesmo tempo. Se for uma coisa muito cara, talvez façam alguns batalhões… Read more »

Mib

É claro, um país que não divulga nem fotos nítidas de seus aviões em teste vai liberar uma informação dessas para todos ficarem sabendo, se fosse real, iriam guardar essa vantagem a sete chaves.

Camargoer.

Então…vice percebeu que foi um experimento de uma universidade? E que os cientistas de universidade publicam seus resultados? E que é a publicação de resultados e que a repercussão é que gatante a vida acadêmica e mais recursos?

Aliás, a ideia de ajustar a forma do avião para dispersar a radiação, inclusive as equações usadas para isso, foram publicadas em um artigo científico escrito por cientistas soviéticos

Rodolfo

The theory of stealth technology in USSR was indeed, developed by Ufimtsev in parallel with Lockheed works. Lockheed engineers actually used his book to check their own progress on ECHO-1 program.

Marcos R

Notando que o estudo considera apenas a seção transversal, desconsiderando revestimento, formato defletor e interferência eletrônica.

Gynaviacao

Você que não entende as estratégias, isso literalmente coloca mais de 5 trilhões de dólares estadunidenses no lixo que já foram gastos em tecnologia stealth, o impacto dessa notícia é abissal e hecatombico, e o pior, força a América a gastar mais ainda em algo que nem existe ainda, e isso não é economicamente saudável

Last edited 1 dia atrás by Gynaviacao
Bosco

Ah! Sim!
Agora todas as aeronaves, mísseis e navios voltarão a ser “convencionais” com RCS na casa das dezenas.

Rommelqe

Ola grande BOSCO, tudo bem com vc? Tentando entender um pouco mais em relação ao pouquissimo que possamos depreender a respeito, a rede de detecção em questão utiliza, pelo menos em tese, milhares de satélites, bem como que as frequencias de comunicação via Starlink diferem das frequencias dos radares militares padrão, correto? Então o algoritmo utilizado por este sistema tem que ser muito diferente, logicamente, e diria que tem um pouco a ver com os sistemas de medição de velocidades aerodinâmicas utilizando distorções em campos de fluxo. Como os satéçites estão em altitudes muito maiores do que os aviões, o… Read more »

Bosco

Rommelqe, Citei algo sobre mais em baixo, mas vamos lá. O Starlink opera na banda Ka que é utilizada militarmente em radares de curto alcance, geralmente nos de controle de tiro de canhão e eventualmente de mísseis de curto alcance . A banda Ka (e a Ku e K) tem penetração reduzida na atmosfera e sofre interferência devido às condições atmosféricas, por isso tem curto alcance. Em satélite é utilizada porque ,claro, no espaço há vácuo e sua penetração na atmosfera é feita de forma vertical, tendo que atravessar uma camada fina dela. E como é uma banda de altíssima… Read more »

Rommelqe

Sim, como os satélites da Star Link estão operando em orbitas baixas podem – e são otimizados para – operar com frequencia de transmissão apta a penetrar em camada atmosférica com menor espessura e maior precisão. Esse fato foi primeiramente explorado pelo projeto Iridium (cujo responsável no Brasil foi o Atilano, CEO da INEPAR ) que tinha que operar com uma orbita mais alta porque tem apenas 77 satélites (quantidade de eletrons do átomo de Iridium). O efeito das distorções no campo de velocidade causadas na atmosfera por objeto voando pode ser detectado por uma técnica específica por meio da… Read more »

Bosco

Rommelqe,
Você está dizendo que o “experimento” detectou a “flutuação” atmosférica e não a aeronave stealth em si.
Não deixa de ser uma possibilidade. Falavam antes que uma forma de detectar aeronaves stealths era buscando o “vazio”. rsss
Haja algoritmos complexos e capacidade de processamento e IA. rsss
Na boa, apesar de possível acho que essa tecnologia para fins práticos militares não vai dar em nada. É parecida com a tecnologia soviética que queria achar submarinos nucleares utilizando um “nariz” sofisticado. rsss

Gustavo Gimenes

Detalhe fundamental detectar é uma coisa outra é travar o alvo, precisa de um sinal constante e muito mais potente coisa q ninguém conseguiu até hoje com os aviões invisíveis F 22, B 2 e F 35, se não travar o alvo no radar não dá p mirar e disparar um míssil portanto não adianta saber q os aviões stealth estão encima de vc se vc não consegue abatelos

Afonso Bebiano

Deve ser por essa razão que a China vem desenvolvendo aviões stealth, alguns dos quais bem semelhantes em desenho ao F-22 e ao F-35.

Só para deixar claro: isso foi uma ironia.

Santamariense

Calma, meu caro, muita calma. Diminui na hipérbole e no exagero…menos, bem menos…

Leandro Costa

Tem uma coisa que você precisa entender. Stealth chegou para ficar. É mais uma contramedida que aumenta a probabilidade de sobrevivência de uma aeronave de combate. Da mesma forma como Chaff, Flares e ECM não tornaram mísseis antiaéreos e ar-ar inúteis. Sempre vão surgir mísseis melhores, que por sua vez vão alavancar desenvolvimento de contramedidas melhores e por aí vai. É um desenvolvimento constante.

André Macedo

A China não criou o conceito, ela o testou, na Segunda Guerra já era basicamente um consenso mundial que a bomba nuclear era plausível, por exemplo.
E a última foto do J-10 aqui no site me parece bem nítida kkkkkkkk

Santamariense

https://www.airway.com.br/surge-nova-imagem-do-caca-chines-j-20-na-versao-de-dois-lugares/

https://www.aereo.jor.br/2024/09/09/primeiro-prototipo-do-caca-j-20a-da-china-com-novos-motores-ws-15/

“ Se a foto for legítima, a primeira imagem nítida do protótipo J-20A aprimorado n.º 2052 equipado com dois motores WS-15.”

Imagens nítidas de equipamentos novos, informações sobre problemas técnicos, percalços tecnológicos, etc, nada disso é divulgado pelos chineses. Dos EUA, tu fica sabendo de todo e qualquer problema no desenvolvimento e operação dos equipamentos.

André Macedo

1. Quando surgem essas fotos existem vários especialistas que a analisam de diversas formas, com o Qaher 313 iraniano eles concluíram que era basicamente uma maquete usando, por exemplo, o fato do radome do radar ser pequeno demais para um radar moderno, com o J-20 não há tais questionamentos, é torcida. 2. O fato de não divulgarem não significa nada, nem pro bem nem pro mal. 3. Nos EUA fica sabendo de todo e qualquer problema, mas ainda assim continuam gastando rios de dinheiro em projetos defeituosos, grande vantagem essa, ao menos você sabe que seu dinheiro está indo pro… Read more »

Santamariense

Eu sei de tudo isso que tu escreveu … mas, não adianta discutir com a realidade. Os chineses são muito mais fechados e com segredos de seus projetos. Quanto aos custos e problemas técnicos não publicam nada…zero informação! Ou tu acredita que os caças chineses não tem problemas, tanto de desenvolvimento como de implantação?

JPonte

Quer dizer a China desenvolveu um sistema de captação de sinais emitidos por reflexão pelos satélites da Starlink ( de seu inimigo a priori )
, ou seja está usando as armas do inimigo contra o próprio inimigo !?!!
Se for isso , estes caras são incríveis …. isto é pesquisa e desenvolvimento , isto é inteligência , pois a partir de um conceito absolutamente simples ser capaz de traduzir um conceito em realidade …..
Nota 10 aos chineses .

SmokingSnake 🐍

Só esqueceu que os EUA controlam os satélites e podem desligar eles sobre a região que vão atuar. Isso é ruim para a própria China que também tem aeronaves furtivas que agora passam a ser inúteis.

André Macedo

Nada impede a China de lançar seu próprio similar ao Starlink, com a vantagem de ser ainda mais voltado a essa função de detecção, o estudo ainda está em fase inicial.

Santamariense

Concordo. Entretanto, nada impede também os EUA usarem o mesmo tipo de tecnologia contra as aeronaves chinesas. E essa tecnologia mostra apenas “bips” no radar. Não tem como acompanhar o alvo usando essa técnica. A aplicação prática não é isso que dá a entender.

SmokingSnake 🐍

Tem coisa que impede sim, a China não tem foguete reutilizável. Os próprios chineses admitem que é fundamental ter foguetes reutilizáveis para colocar grandes constelações de satélites em órbita que nem da Starlink.

André Macedo

Fundamental? Pode ter um custo benefício grande, mas um foguete convencional sempre fez esse papel, e por ser descartável ainda pode levar mais carga sem se preocupar com a volta, sua lógica não faz sentido.

SmokingSnake 🐍

Constelação desse tamanho nunca foi feito antes, a Starlink já tem mais satélites em órbita do que todo o resto do mundo junto. O custo do negócio fica inviável se não tiver foguete reutilizável.

André Macedo

Se for usar na mesma escala talvez, mas podem fazer da mesma forma que o GPS deles, mesmo que não tenha a mesma abrangência do americano.

Jadson S. Cabral

Eu acho que você esqueceu que está falando da China, com dinheiro infinito… o modelo é inviável para uma empresa, que precisar obter lucros, mas para um estado, que é o segundo mais rido do mundo, e é governando por um governo autoritário… o que é impossível ou inviável?
Além do mais, a China já está desenvolvendo uma cópia do Starship, nem do Falcon é, é do Starship. Vão cortar caminho, igual fizeram com os porta-aviões com catapultas eletromagnéticas.

Bosco

Não por isso. O Falcon 9 e o Falcon Heavy podem ser utilizados com carga máxima sem previsão de recuperação e aí nesse caso o trem de pouso é removido

DanielJr

Tenho uma revista T&D do início dos anos 2000 com uma matéria sobre isso. Não é uma ciência nova, essa tecnologia é. Na reportagem mostrava testes autralianos, americanos, russos e chineses em usar ondas de rádio FM, de TV, de satélites e até a reflexão de ondas de radar contra a ionosfera para a detecção de longo alcance ou captando reflexos inesperados das ondas de rádio presentes no ambiente. Dizia que a Austrália conseguia detectar, vagamente, mas conseguia, a decolagem dos B-52 dentro dos EUA através de uma antena gigante que emitia contra a ionosfera, ela refletia a onda para… Read more »

Clésio Luiz

Pela milionésima vez: aeronaves “stealth”, ou “furtivas”, não são “invisíveis” aos radares. Apenas são de detecção mais difícil. E outra: uma coisa é saber que um alvo está em determinada área. Outra é seu sistema de armas conseguir travar e fazer uma ogiva de algum míssil atingir tal alvo.

Dito isso, o primeiro abate de um uma aeronave furtiva foi a mais de 25 anos.

Rodolfo

Essa história publicada também lembra o desenvolvimento de radares de ondas UHF dos russos que teriam maior chance de detectar caças stealth porém com menor precisão.

Emmanuel

Russos cantando a pedra, chineses jogando a pedra e americanos tomando a pedrada.
Não tá fácil essa vida de “istelfi”.

Até os chineses devem estar repensando agora no investimento massivo dessas aeronaves.

E quanto a nós….a espera de um milagre para um segundo lote de Gripen.

Bosco

Será que esse sistema estará operacional antes ou depois dos radares quantico fotônicos quarkiônicos?

André Macedo

Não é um sistema, é um estudo, um experimento de conceito, assim como o radar foi (ou é, não sei a quantas andam).
Engraçado é você brincar com os radares quânticos mas acreditar que os EUA vão lançar uma estação laser orbital num futuro próximo…

Bosco

O artigo utiliza o termo “sistema” e diz que ainda nao está pronto.
Quanto ao laser em satelite não será só americano.
É simplesmente inevitavel tendo em vista ser uma evolução tecnológica previsível.
Na verdade é só uma combinação de tecnologias que
já existem

Last edited 1 dia atrás by Bosco
André Macedo

Utiliza, mas com a ênfase no “experimento” e “estudo”, da forma que você usou seria no sinônimo de protótipo, já que um estudo não tem a intenção de estar “operacional”.

Bosco

Desculpas aceitas.

Jadson S. Cabral

O estudo chinês é tbm só uma combinação de tecnologias que já existem. Até obvio se pensarmos um pouquinho. Tão óbvio que os soviéticos já chegaram a prever algo do tipo há décadas.
Não entendo o motivo da sua descrença e deboche. Seria por que não é um estudo americano ou europeu? Seria por que você acha que só ocidental sabe fazer ciência? Seria preconceito?

Bosco

Sim, tenho preconceito contra regimes autoritarios sim . Você não?

Last edited 21 horas atrás by Bosco
Jadson S. Cabral

Contra regimes, sim. Contra a ciência, não.
Se determinado país faz um avanço científico importante, se seus cientistas publicam um estudo promissor, eu não irei duvidar da sua capacidade só porque não gosto do regime

Bosco

Você parece desconhecer o tema e acredita em qualquer coisa . Eu não. Sou o que vc deve rotular de “negacionista”.
Mas se ler com cuidado um comentário meu embaixo vai entender minhas “dúvidas” acerca da tecnologia citada.

Jadson S. Cabral

Eu pareço desconhecer o tema é? Quem é o senhor, senão um poço de arrogância?
Longe de mim querer apelar ao argumento da autoridade, ou dar carteiradas (e olhe que eu poderia, se quisesse), mas o que vejo aqui é o senhor sempre cheio de certezas sobre tudo

Bosco

Não é questão de arrogância . Eu citei porque acho que a tecnologia não terá futuro sendo só mais do mesmo (propaganda pró China) que é o que mais têm.
Vc partiu para ironias e sarcasmos e deu a impressão de fazer parte da turma do “se é chinês ou russo é bom, se é ocidental opressor é ruim”.

Bosco

Aviões convencionais são detectados há 90 anos por radares convencionais e nem por isso deixaram de ser uma ameaça consistente.
Aviões stealths são detectados por sistemas adequados e nem por isso deixarão de ser ameaças consistentes.
Vida que segue.

Tutu

Mas aí uma reflexão terá que ser feita, faz sentido pagar caro por algo que não tem mais a sua principal virtude?

Reginaldo

Isso me lembrou de quando eu era pequeno e assistia TV via satélite, havia um avião que quase todo dia passava sobre minha casa eu achava incrível que ele sempre conseguia passar sobre a antena e causar uma rápida interrupção no sinal.

Bosco

Os EUA querem migrar todos o seus sistema ISTAR (reconhecimento e aquisição de alvos) para o espaço num “curto” espaço de tempo. Também sua capacidade de monitoramento do espaço aéreo via radar. Com monitoramento constante em todo o planeta Terra em tempo real e aquela máxima de que “se pode ser visto pode ser destruído” nunca foi tão verdadeira. Em implementando essa “rede global de matança” qualquer alvo (fixo, móvel, relocável, de tempo crítico, tático, estratégico, operacional, etc.) estará sujeito a ser atacado por mísseis de longo alcance e num futuro próximo, por estações orbitais armadas com lasers de alta… Read more »

JHF

Quer dizer, saberemos do início da terceira guerra mundial na hora que a imagem da TV por satélite desapareça. Vão detonar alguns objetos na órbita e deixar a nuvem de destroços fazer o resto do trabalho.

Bosco

O espaço próximo à Terra é um lugar bem, bem, bem grande.
Os escombros dos que forem destruídos não têm potencial de destruir os restantes.
Mais um alarmismo tipo “pum de vaca aquece a 🌎 “

carvalho2008

Mas no 11 de setembro os satelites cairam….a TV de casa entrou naquela sinistra tela de faixas coloridas com zumbido…foi um terror naquele dia…morava em carapicuiba…no meio da região militar…o EB foi as ruas….todos entraram em prontidão achando que seria o inicio do The Day After…

EduardoSP

Provavelmente essa tecnologia já está sendo pesquisada pelos americanos. No mundo de hoje, a possibilidade de alguém aparecer com algo totalmente inovador e surpreendente é muito pequena.
E pau que bate em Chico bate em Francisco.
Emissões do Starlink também devem permitir a identificação dos Chengdu J-20 e dos Shenyang FC-31.
Será que a China vai parar com o desenvolvimento desses caças?

Bosco

O Starlink opera na frequência Ka que é justamente a frequência onde a tecnologia stealth se mostra mais efetiva. Há muito tempo de sabe do conceito de radar passivo, que é um sistema que adota um receptor separado dos emissores , mas estes operam em bandas UHF. Também um satélite emitido um feixe de radiofrequência diretamente para baixo pega o avião furtivo no seu “lado” menos furtivo mas ainda assim há o material RAM que é mais efetivo na faixa de frequência mais alta, como a Ka do Starlink. Num primeiro momento , até maiores informações, esse sistema seria interessante… Read more »

Groosp

Radares passivos já existem há muito tempo. O Silent Sentry da Lockheed usa transmissões FM e o CELLDAR da BAe utilizada sinais GSM de celular, por exemplo. Existem outros. A novidade neste caso é usar os sinais da Starlink. O Silent Sentry me chamou a atenção deste o texto publicado no site sistema de armas na década de 90 se não me engano.

Luciano

Só falo uma coisa não subestimem os norte americanos eles agem calados ! Estão muito a frente em várias situações não fazem propaganda do que tem em mãos coisas que só saberemos num futuro distante !

Carlos Campos

parece o mesmo papo de usar as ondas de antenas de celular para detectação de aviões furtivos, mas até hj ninguém conseguiu usar

Camargoer.

Celulares usam frequẽncia na região de microondas, entre 700 MHz e 2,5 GHz… os satélites da starling usam 80 GHz. Quanto maior a frequência, maior é a energia.. pode ser isso a diferença..

além disso, é preciso ver a intensidade da radiação e a cobertura espacial. Os celulares comuns operam próximo ao solo e as antenas tem no máximo a altura de um prédio… os aviẽos voam muito mais alto.

Carlos Campos

Bom, daria pra detectar com uma onda assim, porém não teria uma exatidão da localização

Ernesto

Sempre pensei na possibilidade do starlink ter câmeras de altíssima resolução e funcionar como um google earth em tempo real. E nada impediria de usar para triangularizar imagens de aeronaves usando várias fotos dos vários satélites e assim rastrear todas as aeronaves do mundo por imagens de infravermelhos ou cores reais. Lembrando que os caças su57 russos usam cores chamativas, ao contrário dos f35 e f22 que usa um cinza sem graça e por isso que eu acho que muitos acham o su57 mais bonito que os f22 f35 que eu acho muito mais bonitos é bem feitos. E assim… Read more »

Carlos Campos

não seria usar radares de abertura sintética? assim nem as nuvens e fontes de calor poderiam dar sinais falsos prejudiciais na aquisição de alvos

Paulo Lisboa

Ondas de rádio irradiam ondas eletromagnéticas. Materiais radioativos emitem radiação. O que não é o caso dos Starlinks.

Camargoer.

Então… O espectro eletromagnético começa lá com o rádio…microondas.. infravermelho.. visível..ultravioleta.. reais X e raios gama… Rádio tem menos energia. Raios gama mais energia….

A energia total depende da frequência e da intensidade.

Cuidado aí misturar radiação alfa e beta, que são partículas de alta energia, com radiação gama, que são onda eletromagnéticas.

A Sraelink usa radiação na região das microondas

Fabio Araujo

Se não me engano já se falava em usar as transmissões de TV e rádios AM e FM para ajudar a localizar aviões furtivos. Se já pensaram nisso não duvido que já tenham pensado nisso na Rússia, nos EUA, na Europa e em vários outros países tecnologicamente avançados, só que se o fizeram foi na surdina, os chineses pisaram na bola ao divulgar.

Aldo Fernando

Na china nada se cria e nada se inventa.. tudo se copia e cola.. simples assim… hshs

Alex Barreto Cypriano

Como eu já disse em outro lugar, de cima, ninguém é stealth. Todo stealth geométrico privilegia uma direção de incidência. No caso dos jatos, incidência frontal ou lateral, sempre vindo de terra ou pouco acima do nível de vôo. No caso de um satélite Starlink, em LEO de 340 milhas, a emissão é praticamente vertical, de cima pra baixo, cobrindo uma célula com 15 milhas de diâmetro, o que dá um feixe cônico de uns 2,5° de abertura angular. Na verdade, cada satélite cobre 7 células, a central e seis ao redor desta. Ora, a frequência de emissão Starlink é… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: onde se lê GH leia-se GHz.

Alex Barreto Cypriano

Ainda, acredito que a faixa de 2GHz corresponda a banda L e não Ku como escrevi, segundo uma fonte consultada. Efetivamente, há registro de downlinks nas bandas Ku,K e Ka, que correspondem a frequências de 12 a 40 GHz. Sempre bom olhar as frequências e bandas correspondentes. Aqui:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGGlMOfUoQ7bxRaa4t7oxjjE2Y43FRZ7gq2E_bUpn7aRg6g8_u5-h1a28&s=10

Last edited 1 hora atrás by Alex Barreto Cypriano
RSmith

Fake News ou mesmo um engodo? Seriamente acho difícil que quem desenvolveu essa tecnológica iria deixar a sua existência sai assim tão fácil….

Abymael

Faz sentido a procura por tais tecnologias. Desenvolver aeronaves stealth é caro e mantê-las custa mais um preço alto.
Que o diga o F-35.
Então mais “fácil” é atalhar e melhorar a detecção para tentar anular a furtividade. Em tese, fazer isso custaria menos.