O M-346 da Leonardo será o futuro avião da equipe de acrobacias Frecce Tricolori da Força Aérea Italiana. O anúncio foi feito em uma cerimônia em Istrana, na Itália, marcando o retorno da equipe após sua turnê pelos Estados Unidos. O M-346, com a pintura oficial da Frecce Tricolori, é considerado o mais avançado treinador a jato do mundo e já acumulou mais de 125.000 horas de voo, com 126 unidades vendidas globalmente. Além disso, a aeronave é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo em Decimomannu, Sardenha, uma referência mundial no treinamento de pilotos militares.

O M-346 é um jato bimotor transônico de última geração, com assentos em tandem e controles de voo totalmente digitais. A aeronave possui um sistema de controle fly-by-wire com redundância quádrupla e uma interface avançada homem-máquina, oferecendo alta manobrabilidade e desempenho, ideal para levar a Frecce Tricolori a uma nova era com segurança e eficiência.

O sistema de treinamento do M-346 inclui tecnologias avançadas de simulação de voo e um Sistema de Treinamento Tático Integrado (ETTS), que permite simular sensores e armamentos de aviões de combate. O sistema terrestre de treinamento (GBTS) inclui simuladores de voo e missão, cursos em sala de aula e serviços de suporte logístico integrado, otimizando a gestão da frota e dos simuladores para uso operacional ideal.

Uma das inovações mais notáveis do M-346 é a capacidade de operar em modo LVC (Live, Virtual e Constructive), combinando voo real, simuladores e cenários gerados por computador, permitindo que múltiplas aeronaves operem simultaneamente em rede, independentemente de estarem no ar ou em simuladores no solo. Essa tecnologia permite a simulação de cenários operacionais complexos.

O M-346 já está em serviço com as forças aéreas da Itália, Singapura, Israel, Polônia, Catar e Grécia, e foi escolhido por outros países, como Turcomenistão e Nigéria, como caça leve. Vários outros países estão enviando pilotos para treinamento avançado na Escola Internacional de Treinamento de Voo em Decimomannu, reforçando o papel global da aeronave.

A versão do M-346 para a Frecce Tricolori será produzida com requisitos específicos da Força Aérea Italiana. A Leonardo já trabalha na configuração Block 20 da aeronave, que introduz novas funções digitais e inteligência artificial para manter o M-346 no topo do desempenho no treinamento de pilotos militares.

Com mais de 70 anos de experiência na produção de treinadores, a Leonardo exportou mais de 2.000 aeronaves para mais de 40 países. A demanda europeia por aeronaves de treinamento avançado prevê a necessidade de mais de 400 novos aviões nos próximos 20 anos, com um investimento estimado de 12 bilhões de euros em serviços de treinamento de pilotos.

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Rinaldo Nery

Acho a Frecce Tricolori uma das melhores esquadrilhas de demonstração do mundo. Lembro quando tiveram aquele horrível acidente (acho que na Alemanha) que matou muitos espectadores. Anos 90.
Agora vamos esperar as dezenas de comentários tipo “a FAB deveria adquirir pra LIFT, substituto do A-1, CMTAER fez um vôo nele, ouvi dizer que a FAB vai adquirir etc.”

Bernardo Santos

Isso poderia não ser nem falado se o programa gripen andasse bem, mas não é o que acontece, por isso essa insistente afirmação de um lift. Pra piorar o dasmaceno fala que quer 2 ou 3 tipos de caças, não sei como já que não tem dinheiro nem para o gripen.

Leandro Costa

Sim, foi na Alemanha.

Acho que a escolha pelo M.346 é bastante natural. Já estava esperando algo assim.

Infelizmente não tive o prazer de ver uma apresentação deles.

Fernando Vieira

O que eles voam hoje?

Leandro Costa

MB.339

Rommelqe

Sim, na ocasião deste tristíssimo acidente eu estava trabalhando em Heindenhein, Alemanha….

BLACKRIVER

Realmente os italianos fazem um SHOW, quando assisto vídeo das apresentações deles fico impressionado com a quantidade de fumaça colorida que eles produzem.
Obvio que o T27 deixou saudade

Franz A. Neeracher

Foi em agosto de 1988 na base aérea de Ramstein.

Ivo

É por que seu Rinaldo, nossas FA e políticos levam o assunto na brincadeira. Um país desse tamanho com um punhado de caças desde sempre dá margem para devaneios. Na hora que o bicho pega quantidade conta também, estamos vendo isso agora mesmo. Deus nos livre de uma guerra. Vamos perdee feio.

Dragonfly

A galera do “LIFT na FAB” vai até sugerir o M346 no EDA. Rs

Marcos

OFF

O Brasil comprou mais um Hermes 900.

Talisson

Provavelmente pra repor o que foi perdido no RS.

BLACKRIVER

Já tem “uns” dias isso…
Foram ou iriam buscas de KC390…

Ou esse já é outro?

Rinaldo Nery

O mesmo.

Nunes-Neto

A FAB deveria adquirir pra LIFT, substituto do A-1 🙂

Rinaldo Nery

1.

Leandro Costa

Faça um favor aos seus dedos. Não conte todos! Hehehehehe

Nunes Neto

Tô brincando,kkkk….deveria comprar mais Gripen, mas cadê a grana? O problema é que o chefão fala que a FAB têm que ter 3 modelos, ele já começa a atiçar a especulação, acho triste comprar tecnologia e só fazer 1 punhado de Gripen,chega a ser piada se parar em 36.

Miguel Felicio

Padrão Brasil,……precisam de 100, compram 36 e não existe certeza de receberem todos (e ainda disparam dizendo de um segundo ou terceiro vetor) Contratam a compra de 28, diminuem e ainda querem diminuir mais. Programam reforma (sem estudar ou analisar se haverão peças no futuro bem próximo) de 43, recebem menos de um terço, e pensam e gastar milhões para manter 5 por mais um ano, já compraram jatos para a Fumaça, que não tinha onde pousar (pelo menos um dos problemas), etc, etc……é o dinheiro do contribuinte pagando megalomaníacos……e nas três forças.

BLACKRIVER

Antes de um LIFT, precisamos de:

  • Infraestrutura de pistas em regiões remotas como na Amazônia para que possamos operar o Gripen e outros meios.
  • Helicópteros BlackHawk distribuídos ao longo da fronteira Amazônica
  • Radares de controle de tráfego aéreo ao longo da fronteira seca para fechar a cobertura radar em níveis mais baixos.

Vai fazer o que com um LIFT num país com área territorial como a nossa?

Rinaldo Nery

O Gripen opera na maioria das pistas amazônicas. Conheço a maioria. O problema na região é urubu.

Rommelqe

Meravigliosa forza aerea, ma per essere eccellente richiede l’incorporazione di almeno dodici KC390. Congratulazioni alle frecce tricolori! 

ElBryan

Brasil sendo parceiro da Saab, faria sentido a Esquadrilha da Fumaça usar o Gripen algum dia para ajudar “vender o peixe”?

Afonso Bebiano

O Gripen não será adquirido em quantidade suficiente nem para suas missões precípuas, então não dá para cogitar seu uso na Fumaça.

Marcelo Tatsch

A melhor forma de vender o peixe do Gripen, é adquirir mais lotes, e deixá-lo amplamente operacional dentro da Força em alguns esquadrões, participando inclusive de exercícios internacionais, tipo Red Flag, Salitre, Cruzex, etc.

O que está chamando atenção do mundo, sobre o KC-390 é justamente sua operacionalidade, e disponibilidade.

Last edited 2 meses atrás by Marcelo Tatsch
Bernardo Santos

Quem tem que vender o peixe gripen é a Saab.

Nunes Neto

Não têm nos grupos de combate,imagina se teria na esquadrilha da Fumaça,kkkk

Esteves

Seria uma opção? Enquanto não resolvemos as novelas Gripen e F16.

https://youtu.be/NH8WH3TqCk8?si=5vcHjaWICUn1VkIO

Groosp

Era pra ser o M-345 HET, até pintaram um avião nas cores da Frecce Tricolori. O que será que aconteceu? A hora de voo do M-346 deve ser ais cara.

Santamariense

Sim, alguns anos atrás dói divulgada a substituição dos MB339 pelo M345, mas penso que o desempenho do 345 seria um downgrade em relação ao MB339. Talvez por isso tenham optado pelo M346.

Santamariense

Foi*

Bernardo Santos

OFF

1 f16 chileno sofreu um incidente ao pousar, ocasionando em problemas na fuselagem. O piloto saiu ileso.

Last edited 2 meses atrás by Bernardo Santos
Leandro Costa

O importante foi o piloto ter saído ileso. O resto, dá-se um jeito. Martelinho de ouro aqui, um pouco de massa ali, uma pinturinha e tá novo.

Andiere

O M-346 é hoje um dos dois aviões militares mais bonitos ao lado do Rafale.
Uma exibição com essas aeronaves deve ser simplesmente um delírio.