Piloto de F-35 sem qualificação causou a queda de helicóptero AH-64 Apache da Guarda Nacional em Utah
SALT LAKE CITY, Utah — Quando um helicóptero da Guarda Nacional de Utah caiu no início deste ano, ele estava sob o controle de um piloto de caça sem as qualificações necessárias.
O acidente de 12 de fevereiro é descrito em um relatório investigativo que a FOX 13 News obteve por meio de um pedido de registros públicos. A queda ocorreu durante um “voo de orientação” para demonstrar as capacidades do helicóptero de ataque para um coronel da Reserva da Força Aérea, um piloto de F-35.
Pilotar um jato não é o mesmo que pilotar um helicóptero, e os investigadores disseram que isso foi crucial para o acidente. Antes do voo, a experiência do coronel no Apache consistia em cerca de 35 minutos em um simulador.
O voo no helicóptero real durou 90 minutos. No retorno ao aeroporto de West Jordan, o coronel tentou três vezes pairar e pousar, de acordo com o relatório investigativo. Em cada tentativa, o subtenente sênior no cockpit teve que assumir os controles. O coronel tentou uma quarta vez.
“Em um momento de pânico e devido à sua grande falta de familiaridade com os controles de voo do helicóptero,” escreveu um investigador, “o [coronel] recorreu ao seu treinamento em aviões de asa fixa e aplicou movimento descendente… Esse movimento… não era o comando correto em uma aeronave de asa rotativa.”
O Apache girou e caiu de cerca de 3 metros de altura antes que o subtenente sênior pudesse assumir os controles.
O subtenente sênior sofreu ferimentos leves. O coronel, segundo o relatório, “sofreu ferimentos mais graves, embora não fatais, que exigiram intervenção cirúrgica e serviços de reabilitação.” Voos de orientação são comuns. Um comunicado do Exército de 2021 descreveu um exercício onde pilotos de Apache fizeram esses voos para soldados húngaros.
Mas no acidente em Utah, os investigadores culparam o subtenente sênior, dizendo que a “excessiva confiança… levou a uma gestão inadequada dos controles de voo da aeronave e uma seleção inadequada de altitude com uma pessoa não qualificada nos controles de voo do helicóptero.”
O relatório também apontou problemas na cadeia de comando. Ele mencionou o acidente de 2022 de dois helicópteros da Guarda Nacional de Utah no Snowbird Resort e encontrou uma “falha de liderança semelhante” no acidente do Apache – que os comandantes não estavam transmitindo e aplicando os procedimentos operacionais padrão.
“A falha envolveu a necessidade de mais disseminação de informações das unidades superiores para as subordinadas e o pessoal,” escreveram os investigadores.
A Guarda Nacional de Utah não respondeu aos pedidos de comentário na sexta-feira.
O acidente pode ter implicações em todo o país. O relatório recomendou que o National Guard Bureau, um escritório do Pentágono, reavalie os voos de orientação em unidades de Apache.
FONTE: Fox 13 News
Conhecido vulgarmente como “pelada”, ou “manicacada”.
Piloto de F-35 sem qualificação?
Estão pegando uns “homeless” na rua e metendo pra dentro do cockpit apenas para cobrir a alta demanda?
Senhor.
Acho que vc não entendeu o texto.
Por ser piloto de F-35 não quer dizer que a pessoa esteja habilitada / qualificada para pilotar helicópteros…..
Mania da maioria do pessoal… De so ler o título, não o texto !
Me lembra um caso ocorrido no Brasil no qual teve uma ejeção no ST. Era um ofícial ou sub algo assim, que tava como passageiro e se ejetou. Agora um piloto com anos de treinamento iria ejetar do nada ?
Um soldado, no litoral potiguar.
O que levou a um soldado ser permitido voar no Super Tucano?
Ele pediu e o cmt autorizou. Já levei até civil no T-27.
Pra quem eu peço aqui em Canoas Coronel? Quero voar de F-5F. Rsrsrsrsrsrs
Quero voar em um Gripen, pra quem eu peço? Claro, na versão de 2 assentos hehe
Eu andei de M113 em Campinas com antigo amigo da intendência e pela aventura custou uma batida de frente em uma árvore.
Teve aquela famosa frase “Com emoção ou, sem emoção?”.
Piloto Reginaldo na época ficou extremamente preocupado pois houve lesões nos 8 “civis” que não deveriam estar ali, eu inclusive.
Bati e desloquei a clavícula.
Más não deu em nada para ninguém.
Opa!
Tô na fila pra voar de Gripen F.
Lembro que lá por 2002 ou 03, teve um grande exercício de C-130 e outros aviões e helicópteros Cougar em minha região e fui ao aéroporto ver as raras, para nós, aéronaves.
Quando eu estava dentro do C-130, depois de andar por todo ele e ver tudo e ia já entrar na cabine, com autorização de um oficial que acompanhava, veio uma ordem para os civís saírem da pista que os Hércules iriam decolar para outra etapa de exercício. Estavam fazendo saltos de paraquedistas. Vi uns 3
saltos com vários PQDs.
terceiro pra voar no grippen
Já tinha visto essa notícia antes, mas nenhuma delas dizia o que diabos um piloto de F-35 fazia num Apache.
Agora tá explicado…
As Forças Armadas dos EUA as vezes são extremamente confusas, pq diabos um helicóptero de ataque na Guarda Nacional?
Eles levam bem a sério a possibilidade de mais uma guerra civil. E com toda razão.
Isso não tem nada a ver….as “Guardas Nacionais” remotam da época da Guerra da Independência dos EUA.
É mais uma tradição que ele tanto gostam de preservar….sendo que em época de paz, o governador do estado pode comandar as forças para ajudar em caso de catástrofes naturais ou até mesmo em caso de desordem pública.
Mas hoje em dia, Forças Regulares, Guarda Nacional ou Reserva, a diferença é muito pequena.
“…em caso de desordem pública…” em um país que milhões de cidadãos (e até imigrantes ilegais) tem fuzis de todo tipo, granadas e etc. Em um país onde o índice de demência é tal que tiroteios com malucos abrindo fogo a esmo é cotidiano, trivial. Em um país onde a polarização política, a radicalização, aumenta a cada dia, onde conflitos raciais nunca deixaram de ser preocupantes, onde a revolta com a imigração é cada vez mais radical, onde governadores cada vez mais desrespeitam o governo federal (vide Texas recentemente). Em um país onde essa guarda nacional recentemente já foi acionada… Read more »
Fabrício
Já ví que não dá para dialogar com alguém do seu nivel.
Eu em nenhum momento te agredí, nem nunca falei que os EUA são o “norte” ou o “sul” de tudo que é bom ou ruim.
Os sérios problemas que os EUA tem, que vc citou são conhecidos e pelo que me lembro eu não toquei nesse assunto.
O tema foi sobre a Guarda Nacional, e vc parte para a agressão barata….então garoto, vamos encerrar o papo por aqui.
Franz, eu tenho uma dúvida sobre as Guardas Nacionais que talvez você consiga me ajudar.
Quem paga a conta? Estados com ajuda Federal, ou apenas o governo Federal mesmo?
Os Estados pagam a conta.
Olá Leandro. A Guarda Nacional dos EUA está subordinada ao Departamento de Defesa. Ela é considerada uma força de reserva do exército
Ao contrário do exército, que é uma força profissional, a guarda nacional é composta de civis que são chamados para atuar em tempo parcial. Sua origem são as milícias da época colonial
Claro que ela tem um efetivo profissional para manter as coisas funcionando, mas o grosso da tropa é formada por civis cuja fonte de renda são as suas profissões sem relação a GN.
Depende…..em missões domésticas, que são muito poucas, os estados pagam.
O resto como missões no exterior, treinamento, instalações, equipamentos e etc, o governo federal.
Franz, esse cara é um chato sem paralelo aqui na Trilogia. Nem perde teu tempo.
Qual a ligação disso com a matéria? Acho que você pensa que está no DCE da sua faculdade. Leve seus argumentos pra lá que vai fazer sucesso. Desculpem editores, mas ele expressa sua opinião dessa forma em quase todos seus comentários. Em alguns casos chega a ser preconceito, em minha opinião.
Alecs, esse sujeito deve ter tido o visto negado para ir para a Disney.
Provavelmente kkkkk
E ainda sim conseguem ser uma naçāo mil vezes melhor que o Brasil.
Olha o complexo batendo forte aí… Apesar de todos defeitos que muitos políticos e muitos cidadãos brasileiros possam ter, não existe nenhuma nação, repito, nenhuma, nação que seja, sequer, dez vezes melhor que a nossa. Quanto mais, mil. Isso é o que querem que tu pense. Todos os dias te programam para pensar assim e propagar isso. Tem gente que segue para sí os preceitos do Segredo e coisas do tipo, mas só faz isso dentro da sua zoninha de conforto. A nação brasileira supera a americana em muitas coisas, perde em umas e perde em outras. Normal. Não existe… Read more »
nação que seja, sequer, dez vezes melhor que a nossa. Quanto mais, mil. Ah cara, acorde. Brasil é uma m. Só a título de comparação, os estados mais violentos dos EUA têm taxas melhores do que os melhores do Brasil. Vi em uma reportagem que na Dinamarca, existem lojas que nem mesmo precisam de funcionários, você entra, pega o que quiser, deixa o dinheiro e sai. Tem ideia do quanto uma sociedade dessas está da nossa em termos civilizatórios? Não adianta ficar com esse ufanismo barato. Brasil até que é bonito em termos de belezas naturais mas é ruim é… Read more »
Calma cara, que isso
Sobre os estados desrespeitarem o governo federal, isso é possível e legal no EUA, pois são uma feredaração real. Lá o governo é bem descentralizado, podendo estados terem leis diferentes do governo federal e diferente entre si. O que os unem é a consttituição, e ela dá essa liberdade. Outro país no mundo que bem similar é a Suíça, em que cada cantão tem grande “independência” em relação ao governo federal. Outra coisa, a Guarda Nacional é força de reserva do exército e a Guarda aérea Nacional é a reserva da USAF, por isso ter apache, F22, F35, abrams, etc.… Read more »
Está falando do Brasil ????
Prezado Franz, a maior motivação para a existência da Guarda Nacional é a vedação prevista na Constituição para emprego das FFAA em território norte-americano… abraço…
Boa noite Fernando. Sim, correto….mas de uns 30 anos até hoje, devido as grandes reduções das Forças Armadas dos EUA, o uso da Guarda Nacional em missões no exterior aumentou muito. Por isso que tanto a National Guard como a ANG passaram e ainda estão passando por diversas reformas que resultou num aumento significativo da qualidade. Um bom exemplo é o programa de dividir um esquadrão de aviões: Um esquadrão “pertence” a USAF e o “associado” é da ANG ou da USAFR…..mas tb pode acontecer o contrário. Um esquadrão ‘pertence” a ANG ou a USAFR e o “associado” ser da… Read more »
É mais por uma questāo prática do que tradiçāo. Os EUA sāo uma federaçāo verdadeira. As guardas nacionais ajudam a manter o poder descentralizado entre os estados membros, possibilitando que estes tenham meios de manter sua independência em relaçāo a Washington.
Assim, evitam a hipertrofia do poder federal, permitindo que tenham meios de se levantar contra um possível regime autoritário.
Basicamente é o mesmo raciocínio que levou a ediçāo da Segunda Emenda.
Particularmente acho um sistema excelente.
A vá.
Tudo que o U.S.Army opera, a National Guard tb opera.
Desde os mesmos helicópteros, veículos blindados como o Stryker, carros de combate Abrams e etc…
No fim das contas, é tudo uma coisa só….existem diferenças somente na parte administrativa.
Entendo, faz sentido. Um tempo atrás vi que também tem as State Defense Forces (acabei misturando as duas na cabeça), que são basicamente forças armadas subordinadas aos estados e que não podem ser federalizadas como a Guarda Nacional, mas pelo visto não operam essa gama de equipamentos.
Os estados americanos tem uma certa tradição de demonstrar uma forte autonomia frente à União…
De fato, as ”Forcas de Defesas do Estado” NÃO podem ser Convocadas para Lutar FORA DO TERRITÓRIO NACIONAL DOS EUA, mas seus Membros podem ser Convocados Individualmente para Serviço Ativo nas Forças Armadas Federais, e geralmente são compostas por Ex-Militares que por motivos pessoais não querem estar nas Guardas Nacionais (Que podem ser FEDERALIZADAS e Convocadas para lutar no Exterior, como ocorreu nas Guerras Mundiais, pois o Exército era Pequeno para a Guerra, algo assim foi feito na Guerra do Paraguai com os “Voluntários da Pátria”
Nem tudo. O UH-72 é de uso exclusivo da guarda nacional. Salvo raras exceções, a guarda nacional emprega o material mais antigo do US Army. Provavelmente, o Apache acidentado é da versão mais antiga em serviço.
Pode acontecer de um equipamento ou outro seja de uso excludivo de um ou de outro.
No passado tanto a National Guard como a ANG eram “reservistas” e nem sempre recebiam o melhor material.
De uns 10-15 anos para cá muita coisa mudou…..mesmo treinamento, equipamento e operam em todos os teatros ao redor do mundo….sejam crises ou guerras.
A ANG por exemplo, tem esquadrões de F-35, C-17 ou KC-46.
Mas é um longo processo que ainda está em andamento 😊👍
Uma vez li que cada estado arca com as despesas, todas ou em parte, de suas respectivas ANGs e NGs, continua assim?
Depende…..o governo federal paga a maior parte da conta.
Esquecí algo:
O UH-72 tb é usado pelo U.S. Army, na função de treinador.
Na National Guard como Medvac e transporte.
Porquê e como na Aviação do Exército, e a G.N. e uma Força de Reserva do Exército Americano (Financiada pelos Estados), logo, possuí também sua própria Unidade de Aviação Orgânica.
Não se Confunde com a “Air National Guard” e é Componente da reserva da USAF, e também e uma Organização Separada da Própria “Reserva da USAF”.
E um pouco confuso nesse ponto, mas a ANG e financiada em parte pelos próprios Estados da União, e a Reserva da Air Force e pela União Federal, e também alguns Estados possuem “Componente NAVAL Estadual”, geralmente com funções auxiliares de Formação e Treinamento.
É bem confuso mesmo kkkkk obrigado pelo complemento
Realmente é muito complexo!!
No fundo estão implantando medidas para economizar e ao mesmo tempo melhorar o nível e a disponibilidade das forças em tempos de vacas magras e aumento no número de missões.
O Poder Militar Terrestre americano é dividido em US Army (chamam de ativa do exército), National Guard (Guarda Nacional) e Army Reserve (Reserva do Exército). Eles tem diferentes proporções de Unidades de Combate, Apoio ao Combate e Apoio Logístico. O mais necessário pra Hipótese de Emprego fica no Army. Depois as Guardas Nacionais e depois a Reserva. Obama, por exemplo, diminuiu a quantidade de Apaches na Guarda Nacional e aumentou de Black Hawk e Chinook. Também mudaram as proporções de Brigadas Pesadas e Médias. A União, por lei, não pode atuar dentro de território americano. O governo Bush foi muito… Read more »
Exatamente João.
Tb acontece com frequência em missões no exterior, de uma divisão ter brigadas de diferentes divisões…..
Principalmente na Europa ou na Coréia do Sul, por muitas brigadas operarem em sistema de rodízio, acontece isso.
Por serem brigadas modais (não sei se esse é o termo correto em português), ganham em flexibilidade.
Grandes reformas estão sendo introduzidas há vários anos…sempre estão se “transformando”.
Será que esse apache ainda voa?
Acho que a pergunta seria:
É economicamente viável fazer esse Apache voar de novo?
Não….foi perda total.
Um subtenente e um coronel pilotando. Quem levou a culpa? Nas F.A. a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Nas polícias militares estaduais também.
PS: Lá um ST pilota Apache, no Brasil pilota Reserva de Material e P Cag (latrina)!!!! Depois vem falar de valorização dos graduados….
A reserva de material é sempre lembrada kkkkkkkkkk. Uma verdadeira bomba rsrs.
Depois dizem que é só no “Braziu” que essas bizarrices acontecem…amadores são amadores, seja qual for o uniforme que usem ou a bandeira que carregam. A Guarda Nacional de lá são civis fardados!!
Será que esses F-15 da Guarda nacional que virão participar da Cruzex, seus pilotos são qualificados no F-15? rsrs
Deverão ser pilotos de Apache….
Geralmente são os F-15C, mais antigos, repassados pela Air Force, os Estados geralmente compram o F-16 que e mais barato. E seu Núcleo Profissional e de Pilotos Profissionais (Quadro de Comando e de Instrutores), mas a “massa” de pilotos e de Comandantes e Copiloto da Aviação Comercial e Privada em busca de um pouco de “Emoção” da “vida chata e previsível” cheia de Regulamentos da Aviação Civil… E uma Oportunidade de Treinar os “Caçadores de Fim-de-Semana” em algo diferente do habitual que eles já conhecem, enfrentar Pilotos, Aeronaves, Capacidades e Táticas diferentes (Fazer Turismo também e um Atrativo: “Conheça o… Read more »
Isso aí acima é um F-15EX zero bala. O primeiro à ser entregue para a Guarda Aérea Nacional do Oregon.
Isto de “pilotos de fim de semana”, já não existe há vários anos. Operam o mesmo equipamento, treinamento e doutrinas. A diferença básica é que eles não são militares 100% do tempo…..a depender de cada caso, passam alguns meses ou anos como militares de acordo com as necessidades ou especialidade do cidadão. Agora mesmo com a chegada de centenas de F-35 e de dezenas de KC-46, várias unidades da USAF, da ANG e da USAFR estão recebendo o equipamento ao mesmo tempo. Operam F-22, C-17, F-15, F-16 ou A-10….tudo que o pessoal da USAF tb usa. Existem até unidades da… Read more »
“…os Estados geralmente compram o F-16 que e mais barato.”
As aeronaves não são compradas pelos estados, são fornecidas pelo Departamento de Defesa.
As guardas nacionais dos estados americanos sao milícias (paramilitares)
OFF TOPIC
Leram algo sobre a Sérvia vender os MiG-29 para a França?
Li no X que no acordo da venda dos Rafale, ficou acordada a entrega dos MiG-29 que serão enviados para a França e depois Ucrânia.
Se isso for verdade, tá ai, a Sérvia que em tese é mais pró-Rússia que o Brasil ajudando a Ucrânia, enquanto aqui não aproveitamos em nada as oportunidades de se fazer dinheiro.
“o coronel tentou três vezes pairar e pousar, de acordo com o relatório investigativo. Em cada tentativa, o subtenente sênior no cockpit teve que assumir os controles.”
O tal coronel sabia que ia dar m*, mas o ego falou mais alto e não soube a hora de parar.
…”se eu piloto um F-35, “best of the best”, não vai ser um brinquedinho desses, pilotado por um Subtenente, que vai me fazer passar vergonha!!” (Extraído dos pensamentos do Coronel que achava que podia pilotar qualquer coisa). Põe um Apache novo descontado no contracheque dele agora!!!
O outro oficial era o comandante.
Era para esse ter intervenido energicamente e ter assumido o controle.
Ainda mais num momento que exige muita atenção como na hora do pouso.
O coronel era um mero convidado e espectador.
Passaram um belo de um pano pro tal do Coronel, que deveria ter rodado junto, pelo menos.
A responsabilidade é sempre do Cmte da aeronave.
Não era para ele ter deixado o coronel assumir os comandos na hora do pouso.
Ainda mais depois de ter tentado pousar sem sucesso por três vezes!
Mas isso é o que sabemos, não sabemos se houve mais algum detalhe não divulgado nesse relatório.
“O outro oficial era o comandante.”
“Era para esse ter intervenido energicamente e ter assumido o controle.”
Concordo, talvez faltou um pouco de atitude do oficial.
Esse caso me lembrou o acidente estúpido que um piloto de B-52 provocou em Fairchild, Estado de Washington, em 1994.
A investigação que se seguiu demonstrou falhas terríveis de falta de comando.
Eu lembro disso. Foi extremamente estúpido. Total falha na cadeia de comando em impor disciplina. O que mais me dói é que o infeliz levou a tripulação junto e as famílias estavam olhando.
Imagina se fosse em outro lugar do globo.
Coronel x Subtenente
O piloto de F-35 quer conhecer um AH-64? Pilota num simulador e voa na posição do artilheiro para sentir o helicóptero no ar. Taí o prejuízo!
Top Gun …Zé Ruela o filme.
Coronel sem experiência, vai pilotar sem ser habilitado para tal, e a culpa é do Subtenente, livraram a cara do Coronel, deixando a culpa só para o oficial de patente inferior
Conheci um armeiro que pilotou umas vezes o F-5.
Cada macaco no seu galho. mudou de galho, dá nisso.
Manchete meio abestalhada. Me lembrou as manchetes do finado “Notícias Populares”
“os investigadores culparam o subtenente” Mas, claro. No meus anos em uniforme presenciei inúmeras ações descabeladas e atos da mais alta incompetência cometidos por officials de alta patente, aonde as consequências sempre recairam nos oficiais de baixo rango, ou em NCOs. Assim sempre é.
Abs