O governo da Venezuela acusou os Estados Unidos de “pirataria” após a apreensão do avião presidencial usado por Nicolás Maduro, em uma operação coordenada pelos EUA em colaboração com a República Dominicana. Em comunicado, a Venezuela classificou a ação como uma “prática criminosa” dos EUA, afirmando que o país utiliza seu poder econômico e militar para intimidar outros Estados e desrespeitar o direito internacional.

Os Estados Unidos justificaram a apreensão da aeronave, um Dassault Falcon 900 EX, alegando que foi comprada ilegalmente por meio de uma empresa fantasma e contrabandeada para fora do país, violando sanções impostas pelo governo americano contra Maduro. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o avião tem sido usado por Maduro e seus aliados para viagens oficiais.

A aeronave foi levada para Fort Lauderdale, na Flórida, e as autoridades americanas afirmaram que a operação de exportação ilegal ocorreu entre 2022 e 2023, com o avião sendo usado desde então para o benefício do governo venezuelano. O Departamento de Justiça dos EUA destacou que a apreensão faz parte de esforços para proteger os interesses de segurança nacional e política externa dos EUA.

O governo americano, sob a administração de Donald Trump, havia imposto sanções que proibiam transações com o governo da Venezuela, visando controlar exportações destinadas a usuários militares ou de inteligência venezuelanos. A apreensão foi considerada uma ação significativa contra as atividades ilegais do regime de Maduro, segundo autoridades americanas.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo de Guerra

Bem , não vou dizer que não gostei , seria hipocrisia… adorei, rs.

Mas , é questionável , o mesmo , foi comprado , houve transferência de dinheiro , confisca e está tudo ok…

Emerson

E pra não ter dúvidas, já mandava fatiar naqueles depósito no deserto.

Jaguar

Acho que não deu bom… Vai de Conviasa agora !

Léo

Muita confusão por pouca coisa! Quem tem uma certa experiência…vai lembrar dos contras…irã…. operações para burlar embargos sempre existiram e continuarão existindo…. Apenas penso que vantagem essa apreensão pode ter?!?!

Camargoer.

No caso do Irã tem que lembrar do Cel. Oliver North e do contrabando de cocaína feito pela CIA para dentro dos EUA…. Agora, este tipo de operação dos EUA foi o que minou a confiança no dolar como reserva cambial e meio de troca internacional. O Depto de Justiaç se dá o direito de processar na justiça dos EUA qualquer empresa ou governo faça operações com dolar… isso cria uma situação esdrúxula porque de um lado o dólar foi adotado em Bretton Woods como meio de pagamento no comércio exterior e por outro lado isso coloca qualquer pessoa ou… Read more »

André Macedo

Vai demorar um pouco, mas já foram dados os primeiros passos pra se desgarrar do dólar, que é mais um instrumento de soft power americano e de opressão econômica.

Sulamericano

Se fosse dar um palpite, eu diria que pelo menos umas duas décadas pra se notar uma diferença no caso do dólar cair em “desuso”.

adriano Madureira

depende de como tudo andar, pode realmente demorar uma década, duas ou um meio termo.

Camargoer.

Olá André. Pois é… um pouco antes do fim da II Guerra, quanto já estava claro que o resultado da guerra era apenas uma questão de tempo, a conferência de Bretton Woods discutiu como seria o sistema de comércio após o fim da guerra. Até então, o sistema era organizado em torno de Londres e em termos da libra esterlina. Entre as propostas, as duas principais era o uso do dolar atrelado ao ouro (ou seja, os EUA garantiriam a coversão do dolar ao ouro em uma cotação fixa). Os países poderiam fazer reservas em dolar que funcionaria como um… Read more »

Léo

Meu nobre…. excelente síntese do que aconteceu após a 2GM referente aos meio de pagamento.
Realmente o movimento por mudanças está ocorrendo há tempos e ainda veremos mais.

Jagder

Pirataria Yankee.

Leandro Costa

No caso, foi o oposto. Pirataria Venezuelana.

André Macedo

Acho que pirataria seria mais pro sentido de roubar, o problema central foi que eles supostamente fingiram ser outra pessoa pra comprar algo burlando as sanções kkkkkkkkk

Leandro Costa

Exatamente. Compraram de forma ‘pirata’ ou à margem da lei e levaram na cabeça.

silvom

Esse à margem da lei, que é bem questionável…

Leandro Costa

Não é.

Vitor

Mão grande

Eromaster

Isso aí é caso clássico de pirataria. Não se confisca um patrimônio de uma nação. Além disso, as sanções são unilaterais e não da ONU.
È por isso que muitos países estão entrando no bloco dos Brics pra fugir desse risco de confisco de seus ativos.

Willber Rodrigues

Galera que bate palmas pra isso e acha lindo, mas eles se esquecem que:

Hoje é Venezuela e Rússia.

Amanhã pode ser o Brasil.

Eromaster

Exatamente!
Podem inventar qualquer argumento que quiseram pra confiscar bens de qualquer país. Basta não fazer o jogo deles.

Charle

Perfeito. O dia em que bajulação e submissão enternecer o coração dos EUA, eles não serão mais EUA.

Allan Lemos

Quem dera. Alguém tem que fazer o Maduro pagar pelo que faz. Ou tá achando que é bagunça.

Maurício.

“Amanhã pode ser o Brasil.”

Tem muito, mas muito “patriota” que pede para o Brasil ser sancionado…

Daniel

Eu acho que é questão de tempo para o Brasil levar sanções dos EUA e outros países. Ele está alinhando com o que tem de pior no mundo e de todos os inimigos dos EUA. Me surpreende que ainda não tenha acontecido. Ainda mais agora que ficou claro para o mundo inteiro que os brasileiros sofrem censura nas redes sociais.

LUIZ

“Ele está alinhando com o que tem de pior no mundo e de todos os inimigos dos EUA.”

Então os EUA são os mocinhos e os outros são os vilões como nos filmes de Hollywood?

Vitor

Cinema está fadado a mundaça do intelecto.

Jaguar

‘Ele está alinhando com o que tem de pior no mundo e de todos os inimigos dos EUA’

Sim, olhe a formação do BRICS+. Busque conhecimento. esqueça Hollywood !

Talisson

Agora que falou em censura nas redes sociais me lembrou a época em que o ex-presidente dos EUA tinha sido banido do twitter enquanto o porta voz do Taleban postava de hora em hora na mesma rede… Democracia estranha, essa.

Last edited 3 meses atrás by Talisson
leandro

eu sou um deles…estamos do lado das piores ditaduras do mundo e chancelando a morte de cidadãos israelenses, iranianos, ucranianos e outros…na primeira vez que as fábricas brasileiras ficarem sem peças ou as aereas no chão por conta das certificações, param com essas baboseiras…se querem ser “independentes” pra apoiar qualquer um, que tenhamos a tecnologia necessária, do contrário, só bravata de governos bananeiros para alimentar militantes

André Macedo

Ainda essa história de que estamos contra a Ucrânia? Zelensky chegou a agradecer o presidente pelo seu posicionamento, os EUA agradeceram o Brasil pelo posicionamento na Venezuela e Milei agradeceu por nós termos cuidado da embaixada argentina lá. Não temos motivo pra sair nos metendo em toda briga que não tem nosso nome.

André Macedo

Talvez a aeronave tenha componentes fabricados nos EUA, o que dá aos americanos o direito de escolher pra quem vão vender, fora que os franceses também aderiram às sanções venezuelanas impostas. Não teve nada a ver com a ONU, muito provavelmente teve o aval da França e República Dominicana.
Pode-se discutir a legitimidade das sanções, mas com certeza os venezuelanos sabiam dos riscos e compraram sabendo.

Mirade1969

A Republiqueta de Bananas Dominicana fazendo as vontades do Tio Sam haja viralatismo latino americano e ainda tem muito até aqui no Brasil.

Bachini

Espero que esteja ciente que foi conprado irrularmente em nome de laranjas antes de opnão correto?

Willber Rodrigues

Deixando de lado a discussão do “bem-feito” ou se o regime do Maduro enceu legalmente ou não…

Essa apreensão foi realmente LEGAL, previsto em lei, ou simplesmente rasgaram leis internacionais pra que isso fosse feito?

Eromaster

Desde quando o titio do Norte respeita Leis internacionais? Na verdade as Leis internacionais servem para outras nações e não para eles.

Leandro Costa

O que aconteceu foi basicamente ‘extradição.’ Ou seja, um bandido (ou suspeito) procurado em um país é encontrado em outro país que tem tratado de extradição com você. É apreendido e enviado de volta. No caso foi por um produto. E garanto que os laranjas estão sendo procurados também. É basicamente isso. Se os dois países concordam com o ocorrido, então tudo beleza. Tem mais à ver com o Direito Público dos EUA e República Dominicana do que Direito Internacional. A aeronave foi adquirida de forma ilegal, e qualquer rusga diplomática tem que ser resolvida entre Venezuela, EUA e República… Read more »

Bernardo

O pessoal não gosta, mas sem juízo de valor sobre o ato (que é o que a turma não consegue separar), é basicamente isso. Não pode-se alegar que é propriedade de outro Estado porque não foi adquirido legalmente assim, foi por subterfúgios. Então não existe possibilidade de arbitragem pela “lei internacional”, em organismos internacionais, nem nada disso, que seria o caso da disputa entre dois Estados. Um rufião que tem 100 mil reais guardados, produto de crime, e tem a casa arrombada. É furtado, levam o dinheiro. Ele vai fazer o quê? Chamar a polícia? O jogo é esse mesmo,… Read more »

Leandro Costa

Pois é. O país afetado não gostou? Aplice reciprocidade ué. Se não vai ter o mesmo efeito, aí são fatos da vida. Trabalhe melhor sua diplomacia.

Rafael

Não duvido que daqui a algum tempo o Maduro tenha a sua disposição um Sukhoi Superjet 100…Amigo do vendedor ele é!

Manus Ferrum

Essa foi uma surpresa.

ERIVELTON

Sou completamente contra às sansões impostas pelos EUA. Isto levará a uma desconfiança cada vez maior do Dolar. Para mim, o Dolar deveria estar acima até mesmo de gerras. O dolar como a principal moeda internacional deveria estar acima até mesmo, dos interesses de estado, dos EUA e seus aliados. Seria melhor para a credibilidade do dolar e dos EUA, um esforço diplomático, um fortalecimento da diplomacia ou uma guerra direta contra os seus inimigos. Estas sansoes estão levando a um enfraquecimento da diplomacia dos países demacraticos, aliados dos EUA. Por outro lado militarmente, as sansoes tambem levam a um… Read more »

Last edited 3 meses atrás by ERIVELTON
Maurício.

Depois só os Houthis que são piratas…No mais, é ladrão roubando ladrão.