Os caças F-16 ucranianos, recém-adquiridos da Dinamarca, registraram suas primeiras vitórias aéreas ao abaterem mísseis de cruzeiro russos durante ataques aéreos na segunda-feira, conforme relatado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Este feito ocorreu três semanas após a chegada dos primeiros F-16 à Ucrânia, parte de um total de 85 caças prometidos por países como Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega.

Desde o início, era esperado que a Força Aérea Ucraniana usasse os F-16 para defesa aérea, armando-os com mísseis AIM-9 e AIM-120, conhecidos por sua precisão em combates aéreos. Apesar de serem capazes de carregar armamento ar-terra, os caças têm sido empregados exclusivamente em patrulhas de defesa aérea, dada a intensidade dos ataques russos sobre o país.

Os ataques de segunda-feira foram os mais devastadores desde o início do conflito, com centenas de mísseis e drones russos atingindo várias cidades ucranianas, causando mortes e grandes danos à infraestrutura elétrica. A resposta ucraniana, porém, foi significativa, abatendo 102 mísseis e 99 drones, com o apoio de uma rede de defesa aérea reforçada, que agora inclui os F-16.

Os caças F-16, embora antigos, são eficazes no combate aéreo, equipados com mísseis confiáveis, embora não sejam os mais modernos. A Ucrânia deve conseguir manter seus F-16 totalmente armados à medida que mais unidades chegam, dada a disponibilidade de armamentos nos arsenais de seus aliados.

Inicialmente, os F-16 têm sido utilizados contra mísseis de cruzeiro russos, que não oferecem contra-ataque. No entanto, à medida que a Ucrânia recebe mais caças e aprimora suas operações, esses aviões poderão ser usados contra alvos mais perigosos, como caças e baterias antiaéreas russas.

Os preparativos para enfrentar esses desafios incluem a instalação de sistemas de defesa PIDS e ECIPS nos F-16, que protegem contra mísseis guiados por radar e infravermelho. Esses sistemas foram adaptados com a ajuda da Força Aérea dos EUA, que forneceu suporte técnico crucial.

A capacidade dos F-16 de alcançar superioridade aérea em momentos críticos, mesmo que temporariamente, pode permitir que a Ucrânia alcance objetivos estratégicos importantes no conflito em andamento.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Hummm..que F16s amostradinho!!!
E logo na minha presença,?! Que audácia!!
Perai que já vou fazer sua passagem !!
💀👻🔥🧨⛏️

Victor Hugo

kkkkkkkkkkk

Paulo Roberto Alves

Gostei kkkkkk

Magalhaes

Que viagem…

JPonte

São excelentes plataformas , com bom radar e eficientes mísseis , se bem pilotados apenas os SU35 e seu míssil R37 darão trabalho a eles , se conseguirem trazer pilotos americanos e europeus para pilota los …… ai a coisa ficará bem complicada , pelo treinamento e táticas usadas e aprimoradas por americanos e europeus com esta plataforma .

Sérgio Santana

“…se bem pilotados apenas os SU35 e seu míssil R37 darão trabalho a eles”. Pra não falar nos MiG-31, que podem detectar e abater aviões adversários sem precisar sair do território russo… Já abateram pelos menos um F-16…🙄

Gilson Elano

Fonte?

KKce

Deve ser as vozes na cabeça dele.

Magalhaes

Pois é. Esse pessoal posta muita desinformação sem nenhuma fonte ou algo parecido.

Felipe

vozes da cabeça divulgadas pela propria Ucrania

Mauro Cambuquira

A mesma do Zé Lascado…

Underground

Por que Zé Lascado?
Tá com inveja?

Joao

Arial 12

Orphel

É mais fácil os F-16 detectarem os MIGs-31 primeiro, agora se vão ou não entrarem em combate, aí já é outra coisa.

JPonte

O MIG 31 não foi concebido para combate aéreo mas para abater a longa distância bombardeiros …. não é prático e ágil para combate aéreo e até onde se sabe não tem radar eficiente comparado aos F16 da Ucrânia …. e o míssil R33 não é tão eficiente quanto o R37 ..
Enfim o MiG 31 é outro grande avião mas não creio que os russos o usariam para combater os F16

Plinio Jr

Sim, o Mig-31 foi concebido para combater bombardeiros, AWACs e aviões reabastecedores , não foi feito para combater outros caças, quem deve dar combate aos F-16s são Su-35 e Su-30.

Maurício.

“até onde se sabe não tem radar eficiente comparado aos F16 da Ucrânia …. e o míssil R33 não é tão eficiente quanto o R37 ..”

O radar do mig-31 não é tão eficiente quanto o an/apg-66(v)2? Conte-me mais sobre isso!
E outra, o mig-31 não usa o r37? Sinceramente não entendi esse seu comentário.

Infocosta

Também gostaria de saber de onde saiu essa informação.

Santamariense

Os russos já abateram um F-16???

Felipe

Ja

Chris

Do jeito que esses ucranianos andam ficando “corajosos” (Ou pirados)… Daqui a pouco estarão sobrevoando Moscou !

Mirade1969

É mesmo é um voo só ida, não tem volta….kkkkk

Paulo Roberto Alves

Já usaram o fator surpresa em kursk

Paulo Roberto Alves

Não se pode duvidar disso não

Santamariense

“Rapaz a máquina russa tem hoje 6 000 AERONAVES…”

??????

Jaguar

É um caça incrível disto não temos duvidas, mas e os pilotos…São ucranianos mesmo ou será que tem Player’s (Mercenários) no campo aéreo ?

Victor Hugo

Você ainda pergunta.

Magno

Abateram 102 mísseis e 99 drones? Então as explosões e incêndios foram fogos de artifício?

Rinaldo Nery

Também esse elevado número chamou minha atenção… Qual a fonte? Só a Forbes? Baseada em que?

Carlos 07

É baseado no comunicado do governo ucraniano. A matéria da Forbes utilizou basicamente, a nota do governo ucraniano após o primeiro ataque. No mais, há pouca credibilidade, uma vez que está repleta de propagandas.

Sergio Machado

Acho que podemos ignorar estes números como regra, além do bom senso. Tudo indica que é aquela tentativa de por pedaço de carne na sopa rala. É do jogo.
O próprio Oleksandr Syrskyi durante um evento fechado em Kiev teria relatado que os números de interceptações são infinitamente mais modestos. Haveria modelos de mísseis russos com índice de interceptação inferior a 3%.
As explosões em Kiev e ausência de interceptações em filmagens por drones russos coadunam estes dados, muito embora quem for pego filmando explosões por impactos na Ucrania é literalmente preso.

Chris

O texto diz que a Ucrânia os abateu… Com ajuda dos F-16.

Last edited 2 meses atrás by Chris
Comte. Nogueira

Os danos foram provados pela queda dos destroços de mísseis e drones, na versão oficial.

Maurício.

“conforme relatado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.”

Sem provas vira um “La Garantia Soy Yo”.

Leonardo

Disse tudo…. kkkkk

Cleiton

Vocês não acham que seria interessante ver como se saem contra baterias AA,já que temos vizinhos armados com essas mesmas AA ?

Fabio Araujo

Era de se esperar que começassem nesse tipo de missão, a princípio is F-16 vão ficar bem longe da linha de frente!

Andromeda1016

Mais armas para prolongar a guerra, em vez de defini-la. Lembra o tal acordo caracu, em que a Otan entra com o primeiro e a Ucrânia com o segundo. Bravo Volodymyr !!!! Você é o cara !!!!

Last edited 2 meses atrás by Andromeda1016
Marcwlo

Sem sombra de dúvida para abater tantos mísseis e drones com a experiência adquirida pelos ucranianos em pouco tempo não duvido que tenha pilotos da reserva de outros países.

Allan

A questao nao é quem pilota os caças, é muito simples, o ataque ocorreu varias partes do País, quantos caças tem q se ter para conseguir abater tantos meios em uma area tão grande em um curto espaço de tempo é isso que se tem que se atentar, afinal é muito pouco improvavel que a Ucrania tenha tantos F16 a disposição.

Carvalho2008

A matéria não diz quantos mísseis e drones foram abatidos por F16….apenas fala que eles ajudaram

Rinaldo Nery

Concordo.

Macgaren

Ou a ucrania entra em um acordo desses de abatedouro ou entrega o território para os russos que teriam grande prazer em ocupar o país todo e fazer pagar a conta pelas baixas e prejuízo.

Léo Neves

Hoje um governador da Ucrânia anunciou a morte de um piloto de F-16 em um ataque russo a uma base aérea .

Nilton L Junior

Poxa o Tenente-Coronel Alexey Mes não teve essa oportunidade, virou fantasma, deixando a ironia de lado, em resumo não adiantou nada, vário alvos foram atingidos.
Os F-16 chegaram tarde e em quantidade insuficiente, não vai alterar a realidade no campo de batalha, a certeza é que só vai prolongar a agonia dos ucras.

Allan

Alterar vai, a final vc leva a guerra pra dentro da Russia, “fragilizando” o governo e tentando fazer o povo russo ser contra a guerra, agr se isso vai dar certo ai é outros 500

Andromeda1016

Isso não vai acontecer. Ninguém quer uma guerra de grande escala, nem mesmo a OTAN, logo a guerra não vai acontecer dentro do territorio Russo

Marcos Silva

Não vai? Já está ocorrendo.

Andromeda1016

Alguns ataques sim, com pequena incursão também, mas sabemos que uma guerra no sentido tradicional da palavra não ocorrerá lá. É uma guerra por procuração com propósitos bem definidos, e uma guerra franca com a Rússia não passa na cabeça dos outorgantes da procuração.

Nilton L Junior

Sério, você acredita nessa fantasia?? amigo é bom começar a ler as mídias Russas, para fragilizar a ponto de fazer o governo do Putin cair nesse contexto da SVO só milagre.

Magalhaes

Ler mídia russa mesma coisa que ler um papel higiênico sujo e usado….rsrs

Felipe

Fonte confiável é do MoD Ucraniano né, ondem abatem 120% dos misseis e drones lançados contra seu territorio e que disseram que apenas 31 mil ucranianos perderam a vida (contra 600 mil Russos kkk)

Nilton L Junior

____
____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE PESSOAL A OUTRO COMENTARISTA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vertigo9

Só acredito vendo

Infocosta

De vez em quando entro neste fórum de opiniões do Poder Aéreo. Todas as vezes me surpreendo com os argumentos de alguns que alimentam o desejo de outros. Nota-se claramente o desejo de ver a Ucrânia se dar mau. Ver uma nação inteira ser massacrada parece ser divertidos para alguns. O fato de receberem caças e usarem pra defesa, no mínimo é o mais correto a se fazer e torcer para que defendam sua soberania torcendo ainda mais para que está guerra acabe o mais rápido possível, assim serão poupadas mais vidas. Mas vemos que o chefe de estado da… Read more »

Allan

Quando um nao quer, dois não brigam, oportunidade para a paz teve, e foram mais de uma vez, agr tanto a Russia quanto a Ucrania nao querem, é complicado ambos tem os seus motivos, essa guerra não começou do dia pra noite, e poderia ser evitada muito antes de chegar a esse nivel.

Leonardo Cardeal

Típica desculpa pra tentar justificar o injustificável. Colocar a culpa em quem foi invadido. O mundo está ao avesso mesmo.

Tipo, culpar a vítima do sequestro, a vítima sdó assalto..

A que nível de distorção chegamos…

Last edited 2 meses atrás by Leonardo Cardeal
Nilton L Junior

Tipo Afeganistão, Iraque, etc etc

Santamariense

Se tu é contra a invasão do Afeganistão, Iraque ou qualquer outro país, por que tu é torcedor dos russos, invasores da Ucrânia?

Magalhaes

Ele mesmo se contradiz…pra eles vale a máxima “Se um pode, eu posso” …independente do que seja.

Vitor

Explica o tentáculo externo que originou o conflito … sem romance .

Marco Aurélio

A Ucrânia tem direito a defender sua soberania. Todavia, dos 15 países limítrofes com a Rússia (os antigos países da Cortina de Ferro), 14 deles estão com a Otan armada dentro deles e só falta a Ucrânia para cercar totalmente a Russia. Pra quê a Otan quer se expandir tanto? Pra que cercar a Russia? Se tomarem a Criméia, a Rússia perde a saida para o Mar Negro que dá caminho para o Mediterrâneo. Putin alertou, mandoy2 cartas. Mas os EUA dependem da guerra para vender armas e ZELENSKY desafiou a Rússia achando que ia ser fácil.

EduardoSP

Os países do leste europeu PEDIRAM para entrar na OTAN para ter proteção contra a Rússia, que eles veem como uma ameaça a sua integridade territorial o que é, como pode ser visto na Ucrânia, bem real. Se a Rússia não fosse vista como uma ameaça, se garantisse a integridade territorial dos vizinhos, se adotasse formas de cooperação econômica e política com esses países, talvez eles não tivessem corrido para entrar na OTAN. A Rússia é a potência naquela região. Medo dela os vizinhos já têm, pelas condições geográficas e políticas. Nesse cenário a Rússia deveria ter procurado criar políticas… Read more »

ALLAN

Faltou um pouco de estudo sobre a Rússia pós URSS pra dizer no mínimo.

Felipe

Igual a Ucrania pediu para tomar um golpe em 2014 e trocar seu presidente (legitimamente eleito) por um capacho dos EUA e dos partidos de ultra-direita, correto?

Hermes

Bem que poderiam usar o f16 e seus mísseis para destruir a potência da Criméia

Bardini

102 mísseis de 127 mísseis. 99 drones de 109 drones. . 109 Shahed 77 Kh-101 03 Kh-22 28 Kalibr 06 Iskander-M 03 Kh-47M2 Kinzhal 10 Kh-59/Kh-69 . Isto bate mais de 85% de eficiência, embora não tenham divulgado quais modelos passaram. . Dúvidas a parte a respeito dos números, existe o indicativo de que mísseis de cruzeiro sem características stealth se tornaram alvos fáceis perante sistemas de defesa aérea mais modernos. Assim como os lentos drones, que tem de se valer do volume para representar alguma eficiência prática. . Por outro lado, o que passou pelas defesas neste ataque, provocou… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bardini
Nilton L Junior

Claro claro misseis poucos eficientes, inclusive foi a primeira vez que os Russos fazem ataques na infraestrutura ucras.

Vitor

Vdd. a luz se apagou .

Felipe

Se um missil stealth é facilmente abatido como indica a Ucrania, abater um caça stealth seria muito mais facil (tem RCS maior que o missil)… por isso não dá para acreditar nessa taxa ridicula de abate que a Ucrania informada ou isso decreta o fim dos caças de 5° geração, antes mesmos de se consolidarem.

Bardini

O que eu escrevi: “… mísseis de cruzeiro sem características stealth …”
.
A distorção: Se um missil stealth é facilmente abatido como indica a Ucrania…”
.
A Ucrânia não indicou nada, além da quantidade e dos modelos. Quais os mísseis tem características stealth nessa lista? Um modelo. Quais foram os mísseis que passaram pelas defesas? Não foi divulgado, embora existam indicativos de sucesso para parte dos mísseis balísticos e o de cruzeiro, com características stealth.
.
Caças de quinta geração são sistemas muito diferentes e mais complexos do que mísseis, lançados do ponto A, para atingir o ponto B.

Maurício.

Os russos mataram um piloto de F-16 em um ataque de mísseis? Será que é verdade? Aparentemente foi um prefeito ucraniano que deu a notícia, agora, se é verdade eu já não sei.

https://eadaily.com/en/ampnews/2024/08/28/the-first-ukrainian-f-16-pilot-lieutenant-colonel-oleksiy-mes-was-eliminated

Jrrb.

A morte do piloto foi confirmada, como a destruição de um F16 Ucraniano. Agora não se sabe se foi alvo da defesa aérea, e/ou durante combate aéreo com a aviação russa, talvez sofreu acidente durante uma missão ou mesmo durante um ataque Russo há uma base aérea.
Acho que dificilmente os detalhes serão publicados.

Felipe

adivinha quando que a Ucrania vai confirmar que foi abatido….nunca

erik

Faltou falar na reportagem que um caça f-16 foi destruido em solo!

RESPOSTA DOS EDITORES: LEIA MATÉRIAS ANTERIORES.

Bucaneiro Yankee

É relatado que um dos primeiros pilotos do F-16, o Tenente-Coronel Aleksey Sergeevich Mes, que serviu anteriormente na 204ª Brigada de Aviação Tática, morreu.

O deputado do Conselho Municipal de Lutsk, Igor Polischuk, escreve que Mes morreu em 26 de agosto, durante um ataque de mísseis a instalações militares e industriais no oeste da Ucrânia.

É possível que o piloto do F-16 tenha sido destruído no campo de pouso da base durante um dos ataques de mísseis.

Eromaster

Verdade, esse piloto de F-16 ucraniano treinado pela OTAN, Tenente-Coronel Aleksey Sergeevich morreu durante o bombardeio russo no dia 26.
Há relato que pelo um F-16 foi destruído na base.

Vinicius

A imprensa faz parecer que a Ucrânia está vencendo a guerra contra a Russia, o vilão preferido do mundo ocidental, SQN.

Lamento meu jovem! A Rússia está queimando gordura, a Ucrânia já perdeu

Eromaster

Propaganda do Zé Lascado….

Fausto

Até pode ? hum ? A conferir em canais mais fidedignos. Mas não foram os hipersônicos.

erik

Nos canais do telegran Ucranianos e Russos, relatam que 01 F-16 foi destruido em solo dentro de um Hangar por um missel Iskander!

erik

Inclusive relatam que o piloto Ucraniano mais bem treinado até o momento morreu em solo!

AVISO DOS EDITORES: CONCENTRE SEUS ARGUMENTOS AO INVÉS DE ESCREVER COMENTÁRIOS SEGUIDOS COMO SE ESTIVESSE NO WHATSAPP. AJUDE A MANTER O BLOG LIMPO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato de Mello Machado

Sim. aconteceu.

Bispo de Guerra

Já está saindo em vários canais 01 F-16 já virou fumaça e 01 piloto foi morto… em solo.

E quanto a Ucrânia “sempre” abater 95% do que os russos enviam..rs … só a chapelada acredita…

Assim como esse suicídio estratégico em Kursk … um sucesso no numero de ucranianos mortos e equipamentos destruídos.

Last edited 2 meses atrás by Bispo de Guerra
Santamariense

Hummm…e a rússia já conseguiu tirar os ucranianos do seu território? Segundo vocês é apenas uma pequena incursão dos ucranianos.

Bispo de Guerra

Se você tem uma infestação de formigas ..rs, em uma grande área , concorda que … levará um tempo para anular as mesmas…Rússia estima mais 01 mês para a dedetização..rs.

Antonio Palhares

102 mísseis e 99 drones . .Agora o Zé Ruelensk ganha a guerra Nem Israel conseguiu tanto

Felipe

Baita vitoria…perderam 2 ou 3 F-16 neste ataque Russo. Um por “erro do piloto”, segundo a Ucrânia (provavelmente abatido) e outros dois podem ter sido atingidos em solo, num ataque a um hangar de aeroporto em Ivano Frankvsk. (https://eadaily.com/en/news/2024/08/26/underground-a-hangar-with-two-f-16-fighters-was-hit-in-ivano-frankivsk)

Jhon

Mesma história do fantasma de Kiev?