Polônia e Lockheed Martin celebram a estreia do primeiro F-35A ‘Husarz’ da Polônia
FORT WORTH, Texas, 28 de agosto de 2024 /PRNewswire/ — A Lockheed Martin (NYSE: LMT) apresentou o primeiro F-35A Lightning II da Polônia ao governo polonês durante uma cerimônia de lançamento na fábrica de produção de F-35 da Lockheed Martin. Este evento marca um marco significativo na história da Força Aérea Polonesa e fortalece a aliança entre os Estados Unidos e a Polônia, um importante aliado da OTAN.
“Em mais de 100 anos da Força Aérea Polonesa, muitas gerações de pilotos e aeronaves passaram por aqui. Tenho orgulho de fazer parte da história hoje, introduzindo o F-35 como a próxima geração, que protegerá e defenderá o futuro da Polônia por muitos anos. Estamos nos unindo a uma forte coalizão de caças de 5ª geração em toda a Europa, reforçando a superioridade aérea por meio da dissuasão aliada”, disse o Major General Ireneusz Nowak, Inspetor da Força Aérea Polonesa.
Como a solução de segurança mais avançada do século 21, o F-35 é a aeronave de escolha da OTAN e ajudará a ampliar a forte liderança da Polônia na OTAN através de investimentos em modernização militar e maior participação em missões no exterior. A Polônia é uma das várias nações da OTAN a investir na dissuasão aliada do F-35. Com sua interoperabilidade incomparável, os F-35 da Polônia, chamados “Husarz” em homenagem a uma unidade de cavalaria do passado militar do país, conectarão ativos em vários domínios para aumentar a consciência situacional da Polônia e de seus principais parceiros europeus.
VÍDEO: Apresentação do primeiro F-35A da Polônia
“Como a aeronave de escolha da OTAN, o F-35 é um poderoso multiplicador de forças e crítico para dissuadir e derrotar ameaças para a Polônia e seus aliados”, disse Greg Ulmer, presidente da Lockheed Martin Aeronautics. “Estamos honrados em fortalecer nossa duradoura parceria com a Polônia através da celebração de hoje, garantindo a segurança nacional polonesa e o desenvolvimento de capacidades a longo prazo para as próximas décadas.”
Líderes governamentais e militares seniores da Polônia e dos Estados Unidos compareceram à cerimônia para celebrar o primeiro dos 32 F-35As da Polônia em seu programa. A primeira aeronave, designada AZ-01, será entregue à Força Aérea Polonesa em dezembro e será baseada na Base da Guarda Nacional Aérea de Ebbing, no Arkansas, onde a Polônia será o primeiro cliente internacional a realizar o treinamento de pilotos de F-35.
Os F-35 já estão operando em 32 bases em todo o mundo. Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 1.000 F-35s, treinou mais de 2.540 pilotos e 16.690 mantenedores, e a frota de F-35 já ultrapassou 889.000 horas de voo acumuladas. A Lockheed Martin continua a trabalhar lado a lado com os operadores de F-35 para garantir que os aliados permaneçam à frente das ameaças em evolução.
Sobre a Lockheed Martin
A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e avança na descoberta científica. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão de Segurança do Século 21® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles que servimos sempre se mantenham prontos. Mais informações em Lockheedmartin.com.
DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin
https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/statements-speeches/2024/lockheed-martin-update-on-f-35-technology-refresh-3.html
Esperado depois do resumo das entregas com o upgrade TR3 há pouco mais de 1 mês.
F35 – Os números ao redor desse avião são impressionantes, tanto números de encomendados, números de aviões entregues, custos de produção e manutenção, atualizações, enfim, tudo é superlativo quando se fala do F35. Esse avião é o “MIG21” “F16” deste século, imagino que dentro de dez ou quinze anos vai ter um punhado desses disponíveis no mercado de usados de segunda mão, óbvio que o custo de operação continuará alto. POLÔNIA 🇵🇱 – Diferentemente da UCRÂNIA 🇺🇦, os poloneses ao longo das duas últimas décadas vem fazendo um trabalho bem feito, não somente nas forças armadas, mas também na economia,… Read more »
Infraestrutura da URSS???!!!?
Souberam ampliar com biliões e biliões de fundos da coesão da UE e souberam e sabem aproveitar o mercado interno da UE, de 450 milhões de consumidores.
Putin deve estar extremamente feliz com uma notícia dessa… pô, F-35A do ladinho de casa que maravilha. Kkkkkkkkkk.
Bem a essa altura os sistemas de defesa anti aereo russo na Siria e na fronteira com a Ucrania ja devem ter sido usados pra coletar informação sobre o avião (quando voa em Israel e no Mar Negro), como o radar cross section. A tendência será que os russos irão se adaptar pra detectar a ameaça desse caça.
Na teoria, na vida Real tem S-300 e S-400 sendo destruido a torto e a direito. nem a porcaria de um cesna controlado remotamente eles conseguiram abater.
Os EUA ja os estudaram e sabem como desviar dos sistemas.
Certamente repassaram os dados pra Ucrânia.
Não era Cessna, mas Yakolev.
Já vimos a eficiência dos sistemas russos na Ucrânia e na Síria kkkk
Os F-35 raramente voam sem refletores de radar.
Os israelenses realmente estavam fazendo isso com o Adir pois os russos tem algumas baterias S400 na Siria.
Que informações? os radares deles não tem como ter informações do F35 pq nunca conseguiram nenhuma, o máxímo que daria era tentar ver a presença deles na região por meio do Datalink
Pq isso importaria tanto? Já tem ogivas nucleares na porta da Rússia há tempos…
Esses F-35 não vão voar na Ucrânia.
É… Os números impressionam… São mais de 1000 fabricados e na OTAN… E ja com capacidade nuclear.
Pelo preço pago por cada uma dessas máquinas, tem mesmo que ser uma superprodução cinematográfica cada entrega….
O F35A é a versao mais barata, 100 mi dolares a unidade.
O programa do F35 em 2001 era de 200 bilhões de dólares. Agora foi atualizado para 2 Trilhões de dólares. Fazendo as contas no “papel de pão”, tem que vender 20 mil f35 para empatar. Baita negócio para os pagadores de impostos. Ainda bem que eles podem imprimir dólares. Veremos até quando.
Os EUA incluem o custo de fabricação de todos os F-35… Nesta conta !
Alguns números que os EUA reportam, incluem, além de todas as aeronaves que serão fabricadas, o custos de manutenção e operação durante todo o ciclo de vida útil.
Polônia tem um histórico em guerras muito longo, e de muita bravura. Sempre espremida entre gigantes, e sempre lutando até o fim.
Inglaterra, França e EUA tem uma enorme dívida pelos atos de covardia na Segunda Guerra Mundial, abandonando os poloneses nas mãos dos Soviéticos.
Ingleses e franceses sim. Esses devem muito pra Polônia.
Ingleses e Franceses foram os únicos que declararam guerra á Alemanha, por terem invadido a Polónia, os EUA só entraram na guerra mais tarde, quando o Japão os bombardeou em Pearl Barbour.
Por isso não digas que foram melhores ou piores.
Abandonaram porque foi o custo para derrubar a Alemanha Nazi, que como se vê, precisaram de unir esforços (os Aliados) para conseguir a derrota do Nazismo, que até seria derrotada na mesma, mas com ainda mais anos e mortos na II guerra mundial.
Não força a barra, a própria Polônia tinha uma política expansionista nos anos 1920, fora que se aproveitaram da invasão alemã da Checoslováquia pra tomar terras do país (chegaram a cooperar com os nazistas nessa história), a Polônia inclusive afirmou que se oporia a qualquer tentativa dos soviéticos de defender os checos.
É interessante como muitos mitos ainda permeiam a Segunda Guerra…
Capaz de entregarem todas as encomendas antes de recebermos os nossos primeiros (e talvez únicos) 36 unidades. Tem chances deles atingirem o FOC antes de nós com o Gripen.
Que tristeza.
Isso tem a ver mais com atrasos no pagamento e alteração do cronograma.
Lá eles compram e já recebem aqui demora décadas para comprar e décadas para receber .
Lá eles pagam em dia.
Sem contar em ter políticos mais sérios e preocupados com defesa do que aqui…
Exato. Aqui só elegemos 26 Deputados. O resto foi pela proporcionalidade.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO DESTE OU DAQUELE GOVERNO.
VOCÊ JÁ TEM TEMPO SUFICIENTE COMENTANDO AQUI PARA CONHECER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
O projeto FX BR foi uma das coisas mais absurdas que eu acompanhei na vida .
O Senhor, eu e milhares de outros. Não estamos sozinhos. E o pior de tudo é constatar que deu tremendamente errado e vem dando até agora, não pelo avião mas pela forma como o processo foi conduzido e contrato assinado.
Se vc escreveu isso pensando que o F35 seria o melhor pra FAB, sugiro vc ler o que aconteceu com os Emirados Arabes pra vc entender que esse aviao não vai voar com o símbolo da FAB mesmo se dinheiro nao fosse problema.. só uma palavra: Huawei.
Não me refiro ao avião , e sim a esse processo extremamente moroso, cheio de cancelamentos , atrasos etc .
Não é só por isso, mas também.
Também tem a ver, quando os EUA entram em uma guerra, pedem apoio e eles sabem quem tem estado com eles e os que querem ficar contra eles e os que querem ficar de bem com todos, pela frente, mas pelas costas, até lhes espetavam a faca nas costas.
Programas de defesa no Brasil são um doutorado excelente para quem quer aprender como nunca se deve fazer.
As ameaças não são dos outros países. Elas surgem de dentro do nosso país…
Parabéns a Polônia por se associar aos usuários desta moderna plataforma .
A Polônia está determinada a ser uma potência militar e não depender de terceiros na sua luta por independência ……
está numa posição geográfica que ou se torna parede ante a invasão da Europa ou se torna corredor para a invasão da Europa …
Pretendem ser parede desta vez , vejamos .
Parece que um drone russo invadiu o espaço aéreo da Polônia esses dias, a Polônia não abateu o tal drone, colocando a culpa nas condições climáticas.
Será que este problema de 2020 já foi solucionado?
‘A arma de 25 mm nos modelos do Joint Strike Fighter da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), tem precisão “inaceitável” para atingir alvos terrestres e está montada em um compartimento que está apresentando rachaduras, disse o escritório de testes do Pentágono em sua mais recente avaliação do sistema de armas’.
Não da para não lembrar dos hussardos alados do século XVII e como dominaram os campos de batalha da europa. Tendo participações decisivas em muitos confrontos, como na batalha de Polonka, de 1660, quando hussardos e dragões poloneses tiveram uma grande vitória sobre a infantaria russa.
A Rússia terá de engolir o orgulho nacional e adquirir aeronaves Stealth da China, já que o numero e aeronaves dessa nauureza no Ocidente é de quase 1400, e em seu inventário existem, se muito, uns 50 PAK-FA (e estou sendo otimista).
Acho que o Sr Putin terá que pedir ajuda chinesa…
Uma pena que:
“É demais para nós”
Não é, Saito?
E é mesmo. Quero uma Ferrari mas não consigo pagar o IPVA. Nem o seguro. Nem a revisão.
Dinheiro tem sim! Uma pena que precisamos pagar a maior carga tributária que o planeta Terra já viu, para sustentar salários exorbitantes de políticos, juízes, magistrados e pensões milionárias. Fora os fundões eleitorais bilionários e todas as falcatruas políticas que nós já conhecemos. Muito dinheiro pro ralo, infelizmente…
Por que não consegue pagar, Rinaldo?
Porque o orçamento da FAB, historicamente, nunca saiu de 2 bi. E, no caso do Gripen, nem o dinheiro do financiamento conseguimos usar devido ao teto orçamentário. E, a FAB não consegue operar nenhum avião com custo superior a 15 mil dólares/hora de vôo.
Jobim? lembro que essa frase saiu do Jobim, quanto ao Saito, ele foi pra mim um dos melhores Comandantes, pq peitou oPR da época super popular, e deu um chega pra lá no Sarkozy traidor, e não nos entubaram Le-Jacquê
Polônia se modernizando cada vez mais com sua força aérea e suas forças armadas como um todo.