Gripen E voando com 4 mísseis Meteor e 2 IRIS-T

Novo gabinete ainda deve considerar a decisão após revisão das ofertas sueca e americana

A Força Aérea Real Tailandesa anunciou na terça-feira que escolheu adquirir jatos de combate Gripen da Suécia em detrimento dos F-16 fabricados nos EUA.

Um comitê de seleção da força aérea tomou a decisão após estudar detalhes adicionais apresentados por ambos os concorrentes em 20 de agosto, disse o comandante da força aérea, ACM Phanphakdee Phattanakul.

Esses detalhes trataram principalmente de compensações, como transferência de tecnologia e treinamento, aos quais os militares tailandeses têm dado maior ênfase ao realizar aquisições.

Após revisar todos os fatores, o painel escolheu o Gripen E/F em vez dos jatos F-16 Block 70/72, disse o ACM Phanphakdee em um comunicado.

Ele afirmou que a força aérea agora preparará documentos para explicar os detalhes fornecidos pelos dois fabricantes — Saab, da Suécia, e Lockheed Martin, dos EUA — ao público e a seus superiores.

A força aérea tem procurado comprar quatro novos jatos de combate para começar a substituir uma dúzia de antigos F-16 que devem ser desativados em um futuro próximo. Fontes indicam que a preferência inicial já era pelo Gripen.

A aquisição agora aguarda aprovação final do novo ministro da defesa e do gabinete, que se espera ser formado nos próximos dias, após a recente eleição da Primeira-Ministra Paetongtarn Shinawatra.

O ACM Phanphakdee expressou confiança na escolha da força aérea, afirmando que as novas aeronaves desempenharão um papel importante no desenvolvimento da capacidade da força aérea.

Além disso, os jatos de combate ofereceriam benefícios máximos em termos de segurança nacional e proteção da soberania, segundo o comunicado.

FONTE: Bangkok Post

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments