O primeiro EA-37B Compass Call (19-5591) foi entregue ao 55th Electronic Combat Group na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona.

A nova plataforma de guerra eletrônica EA-37B será usada para interromper as comunicações de comando e controle do inimigo e suprimir as redes de defesa aérea das forças inimigas.

Ela também será utilizada para atacar ameaças de radares de alerta antecipado e aquisição do inimigo, além de realizar operações de contrainformação.

A nova aeronave de guerra eletrônica terá a capacidade de operar em altas altitudes com velocidades aumentadas e executar missões a longas distâncias. Ela também será capaz de realizar missões em condições de negação de acesso e em guerras irregulares.

A aeronave fornecerá capacidades modernas de processamento digital de sinais, que serão úteis durante missões avançadas.

As primeiras cinco aeronaves EA-37B serão equipadas com a configuração Compass Call Baseline 3, enquanto as cinco aeronaves subsequentes receberão o pacote Baseline 4.

O pacote Baseline 3 oferece mais capacidades de guerra eletrônica em comparação com o pacote instalado nas aeronaves EC-130H Compass Call.

O Baseline 4, que traz mais melhorias em relação ao Baseline 3, introduzirá uma arquitetura de sistema aberto com a ajuda da tecnologia SABER.

A arquitetura de sistema aberto proporcionará flexibilidade para integrar as tecnologias mais recentes por meio de atualizações de software e melhorias no sistema no futuro, a fim de enfrentar ameaças emergentes.

FONTE: @airsuperiorx, no X

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Franz A. Neeracher

Uma versão do Gulfstream G550….irão substituir os EC-130H.

Fabio Araujo

O R-99 tem essa capacidade? Se não tiver seria interessante pensar junto com a Embraer num avião com esse tipo de capacidade!

Rinaldo Nery

E quais seriam essas capacidades? O que consta nesse Baseline 4?

Allan Lemos

Pelo que sei, os E-99/R-99 são plataformas usadas para AEW&C, não têm capacidade de guerra eletrônica ativa. Seria interessante, como muitas outras coisas, mas temos necessidades mais urgentes e nem há interesse político e/ou dinheiro para se investir em uma plataforma dessas, é brinquedo de gente grande.

Rinaldo Nery

Os E-99 são AWACS, e os R-99 aeronaves de reconhecimento (imagens). Ambas com o mesmo sistema ELINT, sem capacidade de interferência. A capacidade COMINT anterior foi retirada. São aviões ISR.

Fabio Araujo

Estão pensando em substituir os ISR? Hoje em dia guerra eletrônica é muito importante, interceptar e interferir em comunicações, interferir em drones. Precisamos de aviões com essa capacidade COMINT e ELINT.

Rinaldo Nery

Substituir? Não que eu saiba. Até a torcida do Flamengo sabe que isso é importante.

Jefferson Henrique

Os E/R-99 podem sofrer interferência?

Rinaldo Nery

Qualquer avião pode sofrer interferência. Até o F-35.

Marcelo

Se ate o F-35 ja foi jammiado (sofreu guerra eletrônica) pelos russos .
Voce imagina o que pode acontecer com nos que não investimos $$ nada nessa tecnologia.
https://moderndiplomacy.eu/2023/06/11/how-su-30-has-intercepted-the-f-35-he-came-almost-out-of-nowhere/

Leandro Costa

Um dia eu vou escrever uma matéria anônima, mandar para um site anônimo desses, sobre Su-35, envolvendo F-35 e F-22, e vocês vão replicar ela aqui como se fosse verdade.

Jadson S. Cabral

Escreve que um Su-30 russo pilotado por cubanos derrubou um F-22 e um F-35 na Ucrânia

Leandro Costa

Óbvio demais. Tem que ser algo que não seja facilmente verificável logo de cara.

Marcelo

Voce acha que BlackRock que controla toda mídia ocidental vai deixar sair uma noticia dessa para desvalorizar o preço dos ativos (Lockheed martin) administrado pela BlackRock.
https://m.youtube.com/watch?v=1fBO2wbOD3Y&pp=ygUKQmxhY2sgcm9jaw%3D%3D

Bardini

Como se a Aeronautica Militare fosse deixar mesmo um de seus pilotos ter o callsign “Falco”, sendo que ela desempenha operações chamadas “Falco Strike” ou “Task Force Falco”, rsrsrs… . O cara mete o papo do chapéuzinho de alumínio mais mequetrefe que existe e é incapaz de verificar que a imagem que ilustra essa peça de ficção é de 2021, quando os italianos interceptaram o An-12 escoltado por Su-30. Ou seja: antes da fracassada invasão russa à Ucrânia, como ilustra o texto. . E o mais engraçado, é escrever que essa peça de ficção não aparece na mídia ocidental pq… Read more »

Marcelo

MiG-21 Bison que derrubou F-16 MLU tambem é mentira kkk.

Rinaldo Nery

Que coisa…

RSmith

WOW

JuggerBR

Modificação extensa, nariz, traseira, topo da cauda, laterais inteiras… O que devem ter gastado de tempo de engenharia nessas alterações… Provavelmente até túnel de vento pra verificar o voo…

Jefferson Henrique

Com certeza! Se eu não me engano o “19” na matrícula dele é o ano de encomenda. Aí são 5 anos.

Franz A. Neeracher

Ano fiscal de 2019, que vai de 01/10/2018 até 30/09/2019….caso, por exemplo, este avião ter sido encomendado em agosto de 2019, seriam agora 5 anos….o que é normal para a primeira encomenda de um novo modelo….pensando bem, foi até rápido para um modelo desse tipo e com várias modificações.

Last edited 2 meses atrás by Franz A. Neeracher
André Macedo

Gosto demais do conceito de guerra eletrônica, o EA-6B é um dos meus aviões favoritos (assim como o A-6 mesmo).

Leandro Costa

Concordamos com isso. Espero que já tenha lido o ‘Flight of the Intruder’ e a primeira continuação ‘The Intruders’

André Macedo

Li o original há muito tempo, uma excelente leitura e com detalhes riquíssimos, a continuação eu não cheguei a ler, mas vi o filme também.

Leandro Costa

Vai gostar. Tem participação especial do EA-6B eheheheh

André Macedo

Ai tu apelou kkkkkk vou procurar na Amazon, tem umas “novels” antigas dessa por um preço bem bacana

Carlos Campos

OFF TOPIC
Israel fez mega operação Aérea contra o Hezbollah no amanhcer com cerca de 100 caças
https://x.com/hoje_no/status/1827679501649645776