VÍDEO: O último episódio da 5ª temporada da web série Colaboração Real – O Caça do Brasil

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O último episódio da 5ª temporada da web série Colaboração Real – O Caça do Brasil está no ar!

Nesta despedida, mergulhamos em detalhes dos treinamentos operacionais e no processo de implantação do F-39E Gripen, conduzido pelos profissionais do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira.

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Roberto

Setembro chegando e nada de novos caças esse ano .

Luís Henrique

No defesanet saiu matéria indicando que o governo quer comprar caças Rafale franceses ou M-346 italianos.

O que isso tem de verdade?
E agora José?

Rinaldo Nery

Nada.

Luís Henrique

Que bom. Rss

Akhinos

Olha , por causa da natureza do meu trabalho eu acabo tendo contato com figurões da política e pessoas públicas. Ontem quando li a reportagem da Defesanet entrei em contato com 2 deles e lamento informar que o site não está comendo bola nem especulando. Realmente existe esse debate no governo e existe um lobby muito poderoso pelo Rafale. Os motivos são acordo da UE e uma preferência velada do PT por tudo que é francês. Uma outra coisa que me foi dito é que não seriam apenas 24, pois no PT se acalenta fortemente o sonho do porta aviões… Read more »

Rodrigo Maçolla

Rapaz , RAFALE a esta altura só podia sair do cérebro de um molusco mesmo… e em um pais onde o proprio estado defende a saida temporária para presos eu não duvido de nada mesmo.

AVISO DOS EDITORES: CONTRIBUAM PARA NÃO DESVIAR A DISCUSSÃO PARA A DISPUTA POLÍTICA PARTIDÁRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Akhinos

Só mais uma adendo rápido aqui do que me foi falado ontem. Os franceses tem a faca e o queijo na mão. Lembrem-se do acordo para o submarino nuclear. Quem quer rir tem que fazer rir. Os franceses não vão perder essa oportunidade nunca. Não haverá submarino nuclear sem eles.

Santamariense

Se você tem esses contatos mesmo (e deixo claro que não estou duvidando disso) e eles te passaram essas informações, caso se concretizem será o fim do program do Gripen, pois não tem nexo ter dois caças desse porte. É Gripen OU Rafale. Não tem condições da FAB manter e operar ambos. Vamos aguardar. Sendo Brasil, com os governantes que temos (e isso falo independente da vertente ideológica destes), TUDO é possível. Aguardemos.

Akhinos

Eu concordo. Mas na política as coisas não são lineares. Tudo isso pode ser apenas burburinho para negociar um segundo lote do Gripen E. Ou pode ser verdade e o governo está buscando agradar os franceses.

O que eu sei é que o assunto defesa no Brasil não é sério e isso é tambem consequência da visão deturpada da nossa sociedade sobre o tema. que vive nesse delírio de que não deveríamos sequer ter FAs.

Santamariense

Concordo com tudo que escreveu.

cipinha

O problema não é nem operar os dois caças, mas deixar de investir dinheiro na linha de produção que já existe aqui. No caso da matéria do DefesaNet,fala-se em produção local desses caças, isso é, abrir uma segunda linha de caças aqui, o que custaria muito caro, no lugar de estarmos triplicando o numero de Gripen, vamos comprar mais 3 dúzias de um novo caça.

cipinha

Pelo último vídeo do Caiafa, alguma coisa pode ter acontecido e a Marinha está procurando em parceiros não convencionais (Índia e Paquistão) tecnologias não disponibilizadas a nós. Talvez resistência francesa ou pressão dos EUA tenham colocado água no chopp. Vou assistir novamente o vídeo e ver se não me equivoquei, também convido a assistir, Canal Caiafa Master

Rodolfo

Também acho que os franceses não iriam repassar tecnologia pro reator assim, com a guerra na Ucrania a importancia da OTAN pra defesa da Europa aumentou e consequentemente menos independência geopolítica. Parece até um certo desespero se essa história for verdade, conversar com dois rivais (Índia e Paquistao) sobre transferência de tecnologia nuclear, assim vai até afastar os indianos. Ta na hora desse programa ser enterrado de vez, ta so consumindo capital politico internacional fora recursos financeiros. As forças armadas precisam de um shake up assim como toda estrutura do GF, ou nesse ritmo não irão conseguir cumprir com o… Read more »

Rui Mendes

“motivos são acordo da UE…” o que é que isso tem???
A Suécia também é da UE.

Akhinos

A França bloqueou o acordo com a UE, uma simples pesquisa teria feito vc descobrir isso. Eles temem a concorrência da agricultura brasileira.

Rafael Coimbra

Rafale ou M-346…???? Falam como se fosse da mesma categoria… é como comparar… Um Renault Fluence e um FIAT MOBI…

Camargoer.

Olá Luis. Acho improvável que a FAB queria adquirir aviões novos diferentes dos Gripen. Se a FAB tiver recursos para comprar mais avioes novos, serão Gripens adicionais

Sobre avióes usados, eu também entendo que se a FAB tiver recursos disponíveis, ela usará para comprar Gripens novos.. se não tem dinheiro para Gripen, então não tem dinheiro para nenhum outro avião usado

MMerlin

Tinha colocado esta informação em outro artigo. Também achei bastante estranho. A FAB está preocupada com o orçamento destinado ao F-39 e resolve ir em busca do Rafale. O artigo ainda fala que a busca por versões C/D do Gripen sepultaria o projeto do F-39 devido a inexistente comunalidade de peças e equipamentos. Ora, a própria SAAB já falou que o C/D suporta atualização da maior parte dos aviônicos da versão NG. E se as versões C/D tem nenhuma comunalidade com as versões E/F, imagine então outras aeronaves como Rafale e F-16. Essa história que saiu no defesa.net está mal… Read more »

bjj

Li agora e me veio exatamente esse questionamento: como a compra do Gripen C sepultaria o projeto do F-39 e seria, como descrito, “um pesadelo logístico”, mas compra do Rafale não? Aliás, a matéria fala do Rafale produzido aqui, em território nacional, imagina o custo disso.
É um artigo sem pé nem cabeça, completamente descolado da nossa realidade.

brutus

E agora , como que fica os grupos mecanicos e tecnicos auxiliares que adequaram programa da SAAB , sera que vao criar outros grupos pra estudar caças Rafales

Rodolfo

Esse site viaja bastante na maionese.

Fernando "Nunão" De Martini

Caças Gripen A e B foram convertidos em C e D justamente para terem comunalidade entre si.

Parte da frota sueca de Gripen C/D é formada de caças produzidos já nessas versões, parte como conversões de A/B.

Ter sido A ou B antes de virar C ou D não é fator decisivo para um caça da geração Gripen C/D não ter comunalidade com o Gripen E/F, e sim as próprias diferenças entre a geração E/F para a C/D.

Camargoer.

Olá Merlin. Li a matéria do DefesaNet.. é muito esquisita. Há algum tempo, saiu o boato dos F16 de segunda mão para substituir os AMX. Teve até a nota da FAB confirmando que ela fazia estudos para a aquisição de aeronaves de segunda mão. https://www.aereo.jor.br/2024/06/14/resposta-da-forca-aerea-brasileira-sobre-a-possibilidade-de-aquisicao-de-cacas-f-16-fighting-falcon/ Então, é possível que a FAB tenha avaliado a aquisição de Rafales, Gripen C e tudo é quanto avião de segunda mão. Agora, seria estranho a FAB pensar na aquisição de Rafales novos para serem construídos no Brasil já que o problema seria a retirada dos AMX daqui em breve. Ai vem as coisas mais… Read more »

cipinha

Camargoer, só tem um problema que você ainda não entendeu, o artigo é muito claro sobre ser um interesse do governo (político) na compra de outro caça, talvez por isso essa mistura de M346 com Rafale

MMerlin

Concordo também que fatores que contam contra este estudo são tempo e recursos. Fundamentais para a situação. E tudo se resolveria e, do meu lado com aplausos, se a Suécia disponibilizasse versões C/D para substituição dos AMX. Importante que estava dando uma pesquisada e como o Nunão falou, já existe células A/B já atualizadas para C/D mas outras vão ter seus avionicos atualizados direto para as versões E/F. É a lógica a escolha dessa aeronave se possível no orçamento. E é preciso envolver o Itamaraty neste esforço. Pressionar o Governo Sueco para que priorizem a parceria que tem tudo pra… Read more »

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
Fernando "Nunão" De Martini

“como o Nunão falou, já existe células A/B já atualizadas para C/D mas outras vão ter seus avionicos atualizados direto para as versões E/F.” Só pra deixar claro: a conversão de células A/B para C/D foi logo no início da produção das versões C/D, uns 20 atrás, mais ou menos. Parte das versões C/D foi produzida nova de fábrica e parte por conversões de A/B. O último C/D novo de fábrica foi entregue a cerca de 9 anos. Já essa mencionada atualização de C/D para aviônicos das versões E/F, eu não falei nada disso e, até onde sei, isso não… Read more »

MMerlin

Depois dou uma pesquisada e tento postar o link onde encontrei as informações.
Nele mencionava que estava prevista a atualização das versões A/B/C/D seriam todas migrados para as versões E/F.
Referente a questões de produção de energia, tem bastante lógica, mas deve ser possível expandir. Se o custo supera os benefícios deve ser outra história.

Fernando "Nunão" De Martini

Se for coisa de muito tempo atrás, trata-se de uma ideia (produzir novos Gripen E/F a partir de células C/D) que foi considerada anti-econômica. No fim das contas, aproveitariam apenas partes do canopi e itens menores. Tem materias aqui a respeito.

Luís Henrique

Sim, concordo.
Mas a matéria não fala sobre desejo da FAB e sim do Governo.

Talvez para sair aquele acordo com a UE o Lula prometeu que compra uns 24 Rafale. Rss.

Rui Mendes

Aí seria a Suécia a ser contra o acordo.

Luís Henrique

Na matéria diz que a FAB está buscando 24 caças usados para substituir os AMX. Que a FAB está estudando F-16 C e Gripen C e que inclusive a SAAB divulgou uma imagem do Gripen E ao lado do Gripen C, o que o autor entendeu como uma propaganda para tentar vender os Gripen C usados para a FAB. Mas o autor indica que o Governo quer Rafale francês ou M346 italiano e exige construção no Brasil. Talvez faça parte de um acordo estratégico entre os países, talvez seja uma forma de conseguir aquele acordo de comércio com a UE,… Read more »

Toro

Engraçado… lembro ainda quando o Gripen foi escolhido e a FAB dizendo que iria comprar Gripen C como “tampão”.

Ganhou um belo “não” na época. Agora com todos esses atrasos do Gripen E, e o risco (aparentemente real) de rolar ou F-16 ou M-346 e o fantasma do segundo lote que está condicionado ao KC390 vemos a generosidade da oferta de Gripens C.

Na época nenhum Gripen C poderia ir para a FAB com a desculpa do mínimo de quantidades necessárias em serviço na Suécia. Muito mudou pelo visto… a ver no que vai dar…

Last edited 3 meses atrás by Toro
Matheus R

“Ganhou um belo “não” na época.”
Do governo brasileiro ou sueco?

Last edited 3 meses atrás by Matheus R
cipinha

O que o artigo deixa claro é que não é uma vontade nem da FAB e nem da Embraer, mas termina com uma foto do ministro da defesa dentro do M346 e diz “Será que a FAB ainda não entendeu a mensagem do Governo?”

Roberto

Comprar Rafale KKKKK seria muita burrice , com uma linha de montagem do Gripen no Brasil .

Plínio Jr

Para comprar rafale melhor comprar mais Gripens, não faz o menor sentido

Augusto

Credibilidade 0 (zero)! Esse artigo foi uma patacoada, que ligou o nada a lugar algum e veio com dois disparates: 1. pegou uma foto aleatória do calendário do Gripen e chegou a uma conclusão sem pé nem cabeça e 2. diz haver possibilidade de escolha de outro caça, com produção no Brasil de míseras 24 unidades… é muita criatividade!

Luís Henrique

Acho que confundiu uma notícia com outra. Uma coisa é a FAB na busca por 24 caças usados para cobrir a aposentadoria os AMX. Nesta busca os candidatos são apenas F-16 usado e Gripen C usado. Outra notícia é atrelada ao governo federal e fala sobre interesse do governo de adquirir caças franceses Rafale ou caças italianos M346. Neste caso cita a produção no Brasil mas não cita a quantidade. Este “possivel” interesse do governo pode estar atrelado a muitas coisas, como acordo de livre comércio com a UE, e até um desejo pessoal do Presidente de adquirir um navio… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Algumas coisas. Se o interesse do Governo Federal [não da FAB] é real, soa estranhíssimo considerar duas aeronaves díspares entre si, uma vez que suas capacidades são muito diferentes. Parece algo político e isso não costuma ser bom. Considerar o Rafale M parece ainda pior uma vez que seria necessário um novo PA e uma montanha de tempo e dinheiro para adquirir e treinar. Há um bom tempo já li que a Suécia não estaria disposta a abrir mão de seus Gripen C por conta do aumento da ameaça russa nas suas vizinhanças. Se há $$$, que aumentem a compra… Read more »

Last edited 3 meses atrás by André Sávio Craveiro Bueno
brutus

verdade , porem sera que os militares sabem disso , sera que vao manifestar ou aceitar ideia.

Fernando "Nunão" De Martini

“pegou uma foto aleatória do calendário do Gripen e chegou a uma conclusão sem pé nem cabeça” De fato concordo quanto ao sem pé nem cabeça, mesmo evitando dar pitacos em matérias de outros sites. O autor, porém, não a pinçou de forma aleatória porque é a do mês atual, e até faz sentido mencionar a imagem de agosto quando colocada em meio a toda a celeuma sobre os lobbies de caças usados. Mas, na minha opinião, colocar a referida imagem de um Gripen E, voando com um C, como uma prova ou teoria da conspiração é uma viagem na… Read more »

Eduardo Lima

Está com dificuldade de se pagar os Grippen! Imagine ter outros vetores! Cortes de verbas em todos os ministérios.

cipinha

Não é possível dizer se é verdade ou mentira, jornalista trabalha com fontes e algumas pessoas gostam de usar esse meio como balão de ensaio,vamos ver a reação, outra hora jogam algo que escutaram em qualquer contexto, a culpa não é do jornalista, mas da intenção de alguns

alexandre

Jabale ? Rainha do hangar ? nao há dinheiro o M346 seria bem vindo…

MMerlin

A questão é que o M-346, na versão jet trainer, sai por volta de US$ 30 milhões. O custo para ataque leve deve ser maior. Dá pouco menos da metade do F-39. Mesmo sendo bem mais em conta, vale a pena para a FAB manter duas linhas de produção no país? No artigo da DefesaNet a própria Embraer falou que não vai aceitar assumir outra linha. Ou vale mas apenas gastar e fomentar o programa do Gripen? Aqui existem opiniões diferentes. Eu sou a favor do segundo. Mesmo que isto exija um esforço do MD (em busca de recursos), da… Read more »

cipinha

24 M346FA comprados pela Nigéria custaram 1.2 bilhões de euros, 50 milhões de euros por unidade, hoje um Gripen custaria entre 60 e 80 milões de dólares, isso é, o preço nem é tão diferente assim, imagina se colocarem em jogo a versão mais moderna com radar AESA, a fabricação no Brasil… vai sair do mesmo preço ou até mais caro

Leandro Costa

Meu caro, sem dinheiro, até Aero Boero não voa.

Bernardo Santos

Quase 10 anos de contrato e 8 caças, parabéns FAB.

Rinaldo Nery

Acho que os parabéns devem ser direcionados ao Ministério da Fazenda. Não leu a matéria anterior explicando a impossibilidade de utilizar os recursos do financiamento devido ao nosso arcabouço fiscal? Foi mais que explicado, com centenas de comentários. Entrou hoje aqui pela primeira vez?

André Macedo

Arcabouço fiscal é a versão light do teto de gastos (mas tão danoso quanto), não é como se a Fazenda “quisesse” isso, só foi o jeito de aliviar o desastroso teto de gastos original de uma forma que o Congresso aceitasse.

MMerlin

O que é desastroso?
A emenda que obriga o Governo a respeitar o teto de gastos ou o controle de gastos da gestão atual?

André Macedo

Desastroso é o Teto de Gastos, desastroso é limitar o Estado de investir quando já existem muitos outros órgãos de controle fiscal como o TCU. Com o Estado sucateado desde 2016 vai precisar de muito dinheiro e tempo pra recuperar mesmo.

Falar em controle de gastos quando a gestão passada furou o teto em quase 800 BILHÕES, que piada.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A DISPUTA POLÍTICA E PARTIDÁRIA.

VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA. O AVISO É PARA TODOS E NÃO APENAS AO AUTOR DESTE COMENTÁRIO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

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Santamariense

“… Com o Estado sucateado desde 2016 …”

Hehehe…quer dizer que antes de 2016 não estava sucateado?!?! Meu Deus … kkkkkkkkkkkk

AVISO DOS EDITORES: NÃO LEU A ADVERTÊNCIA NO COMENTÁRIO ACIMA?

VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA. O AVISO É PARA TODOS E NÃO APENAS AO AUTOR DESTE COMENTÁRIO OU DO ANTERIOR.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Perdão. Desculpe.

Felipe

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

MMerlin

“…desastroso é limitar o Estado de investir quando já existem muitos outros órgãos de controle fiscal como o TCU” Você esta misturando as competências. O TCU não tem esse poder de limitador de gastos do Executivo. Seu poder é fiscalizador e consultivo. Se você não limita um Governo, como aconteceu na gestão antes de sua criação, pode ocorrer descontrole fiscal e aumento do déficit primário. As consequências disto deixo pra você procurar. É um mecanismo de controle contra gestões incompetentes. Bom, era pra ser. Mas tanto a gestão atual quanto a anterior deram mais de um jeito de burlar a… Read more »

André Macedo

Eu quis dizer que existem órgãos como o TCU, e mesmo esse é plenamente capaz de realizar essa fiscalização.

O poder “limitador” do TCU é detectar uma anomalia no fisco e tomar as devidas providências pra investigação e possível constatação, é diferente da limitação do teto que simplesmente estabelece um valor X sem mais nem menos, condicionando a uma arrecadação cujo Estado precisa aumentar se quiser investir.

MMerlin

Você subestima demais as pessoas que escreveram e aprovaram a Emenda mas, principalmente, as regras que estabelecem o Teto de Gastos. Não é um “estabelece um valor X sem mais nem menos” como você citou.
Mas paremos por aqui que este tipo de discussão, pelo jeito, vai levar pelo caminho que moderadores apontaram.

Leandro Costa

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Rinaldo Nery

Que seja! Que culpa a FAB tem?

Last edited 3 meses atrás by Rinaldo Nery
André Macedo

Agora dá pra concordar.

Rafael Costa

A indignação dos contribuintes vem pelo fato da FAB ter optado por pagar mais caro pela ToT do Gripen e construção local, sabendo dos contingenciamentos orçamentários que ocorrem independente de qual for o governo. Afinal, os políticos não estão preocupados com a defesa do país. Então explique coronel, pagar um valor maior por cada avião para receber 8 aeronaves em 10 anos realmente compensou? Além disso, tem a questão que o prazo de entrega possivelmente será ainda mais dilatado, haja vista as últimas matérias no blog sobre o assunto. E após todo esse gasto já iniciado no Gripen, a FAB… Read more »

Leandro Costa

Acho que você está latindo contra a árvore errada, Rafael. ToT com produção local é política de Estado já a muito tempo. Sem isso para certas compras importantes o governo nem conversa à respeito. A idéia é justamente trazer algum benefício (além da Defesa) para o Brasil. A política em si é acertada. A FAB fez o trabalho dela em selecionar as opções e conseguir um bom financiamento que foi aprovado pelo governo. Se os políticos não conseguem cumprir prazos e cronogramas, o problema não é da FAB, que fez o serviço dela. Não é a primeira vez que um… Read more »

Bernardo Santos

Exatamente, a FAB tem culpa sim por achar que tudo ia se desenrolar como ela queria, mesmo sabendo que a qualquer momento poderia sofre cortes no orçamento. Do que adianta TOT se o país não investe na continuidade dessa tecnologia? Agora estão ai correndo atrás de caças usados.

Leandro Costa

Então, para a FAB era simples. Ou ela arranjava um bom processo de ToT como parte de um excelente offset, ou não teria nada além de uns 12 aviões.

Que tal? Se tivessem lutado por compra de prateleira haveria um número ainda maior de pessoas criticando a FAB pelo pensamento de cabra cega, sem nem ao menos tentar adquirir o máximo de independência para a manutenção da aeronave e seus sistemas, integração de armamentos, etc.

Last edited 3 meses atrás by Leandro Costa
Camargoer.

Então.. considero que a escolha de um programa militar com o de um caça supersonico inclui vários órgãos do governo. A FAB tem interesses óbvios, mas isso também interessa ao Ministério da Fazenda (considerando o impacto econômico de curto e longo prazo), interessa ao ministŕio do Desenvolvimente, Industria e comércio.. interessa o a Ministério da Ciência e Tecnologia.. etc.

A decisão técnica da FAB foi a escolha dos trẽs finalistas… Gripen, Rafale e F18… depois disso, a discussão subiu para outro nível

André Macedo

O papel da FAB é analisar realisticamente suas necessidades e repassar aos poderes competentes, não o de prever como tais poderes vão agir diante dessas necessidades.

Rinaldo Nery

Exato. Como você vai negociar com o banco sueco? Um plano sem contingenciamento, e outro com contingenciamento? Contingenciamento de quanto, e quando? Impressionante como viajam na maionese… “A FAB é culpada porque não leu as cartas do tarô”. Faça-me o favor…

Samuka

A FAB Pode começar com uma coisa revolucionária chamada: “planejamento”… análise de riscos..plano de contingências etc..basta olhar para o histórico dos programas militares brasileiros e descobrir que tudo que está acontecendo hoje era extremamente previsível há 10 anos atrás… felizmente temos os ‘jenios’ que merecemos..

Rinaldo Nery

Não existe “plano de contingência ” para contratos de financiamento, “jênio”… Que planejamento? “Se cortarem meu orçamento eu não pago. Pago quando puder e você continua entregando os aviões “.

Rinaldo Nery

Vou avisar o TB Ary que você vai na SEFA ensiná-los a fazer contrato de financiamento. Imagino que cursou economia em Chicago, junto com o Paulo Guedes.

Bernardo Santos

Ou com o Haddad……

Leandro Costa

Rapaz, de mau olhado o Mundo já está cheio. Vira essa boca pra lá

Rui Mendes

Quem tem que pensar nisso, são os políticos, não a força aérea.

José Luiz

Parabéns mandou a real. Basta voltar para o passado e examinar o programa AMX, fragatas Niterói e sub Tupi, ver os ganhos, os custos e o desenrolar de tudo. Que cada um tire suas conclusões.

Rinaldo Nery

O programa AMX alçou a EMBRAER à terceira posição como fabricante de aeronaves no mundo.

Samuka

E esse era o objetivo do programa? Ou deveríamos ter uma aeronave capaz de cumprir a missão, com sensores, radares e armamento para tal finalidade?

Rinaldo Nery

Era um objetivo secundário e muito importante. Assim como está sendo no projeto Gripen.

Camargoer.

Olá Samuka. Uma empresa privada depende da geração de receita. Então, ela irá minimizar os gastos e maximar os ganhos. Neste cenário, se for mais barato comprar uma maquina na China ou qualquer coisas assim, faz sentido. O governo federal é completamente diferente. Ele possui recursos escassos em sua maioria receita tributária. Assim, cada gasto é ponderado em seu impacto amplo. Um programa militar que custa mais de R$ 20 bilhões qua vai levar 15 ou 30 anos tem que ser avaliado sem toda a sua extensão… inclusive o seu impacto social e econômico. É ótimo que o governo brasileiro… Read more »

Rui Mendes

FAB???
Por eles já teriam os 36 Grippen voando com eles.

Jose Pereira

A Embraer teria condições de aumentar a linha de produção do Gripen ?
Poderia ter uma mudança de contrato e todos os Gripens restantes do atual contrato ser montado aqui ?

Leandro Costa

Aumentar a cadência de produção é simples. É só injetar dinheiro e ter encomendas que justifiquem esse investimento. Sobre alteração do contrato nas condições que você propõe, eu acho impossível.

Fernando "Nunão" De Martini

Vale lembrar que quase todos os 28 aviões ainda a serem entregues ou sairá da linha de montagem da Embraer em Gavião Peixoto (15) ou já está em algum estágio de produção nas linhas de montagem da Saab em Linköping.

Lembrando também que, embora boa parte dos componentes das células dos caças Gripen com produção brasileira seja produzida no Brasil, fuselagens dianteira e traseira, cone de cauda, freios aerodinâmicos e caixões das asas), outros tantos são produzidos na Suécia e mandados para cá.

Nunes Neto

O Brasil não é para iniciantes, quem como eu têm mais de 45 anos já sabe como acontecem essas compras…nunca o planejado é alcançado, o contratado sempre sofre atrasos,o sonhado nunca é alcançado, e nosso equipamento de ponta sempre será um punhado, o resto é velho e de segunda mão,que vergonha um país que nao consegue cumprir os contratos….36 caças ,enquanto tem pais menor que compra de 80 de uma vez, povo ainda achando que teriamos mais de 100 gripens,kkkk, se tivermos 36 F39 e 24 usados qualquer modelo, estamos no lucro, o resto vai ser super tucano, e nao… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo. Mas a culpa é da FAB que não consultou a Mãe Dinah pra saber quando e de quanto seria o contingenciamento.

Nunes-Neto

Não é da FAB, a mesma fez o papel de solicitar o equipamento e ainda solicitou em quantidades dentro da realidade, culpa do nosso sistema (econômico, político etc…) , realmente a única coisa que concordo com os críticos mais ácidos é o famoso pagar mais caro por” transferência de tecnologia”, para fazer meia dúzia e logo depois perder a capacidade de produzir, no caso da Embraer ela vai absorver, mas vale lembrar que ela é uma empresa privada, pode comprar… os demais projetos das FA no qual se comprar a tecnologia para produzir é só furada….a história não mente.

Camargoer.

Rinaldo. Nem cabe á FAB avaliar a execução do orçamento nem cabe á Fazenda avaliar a capacidade técnica do Gripen. Contudo, a FAB é um dos comandos sob a alçada da Ministério da Defesa. Por isso, a FAB deve seguir tanto a orientação do Ministro da Defesa (superior ao comandante da FAB), seguir a orientação dos ministérios da Fazendo e do Planejamento e em última análise, a FAB deve seguir a orientação do gabinete da presidẽncia. Nem a FAB teria o que perguntar á Mãe Dinah, nem ao MEC, nem ao Ministério da Saúde ou qualquer outro órgão da administração… Read more »

Rinaldo Nery

Mas não é ela quem define a política econômica. Tampouco contingenciamentos. A SEFA reclamou mas foi ignorada. Se não tem dinheiro a FAB NÃO tinha como prever! É um completo absurdo a afirmação de alguns aqui.

Camargoer.

Concordo com você. O dinheiro não á da FAB. A administração dos recursos é papel da Fazenda e do Planejamento ainda que caiba à FAB otimizar os gastos focando a sua missão institucional. É impossível fazer qualquer previsão econômica de longo prazo. Eu sempre menciono aqui que o Capitalismo é um sistema de ciclos de expansão e recessão… isso vai mudando mesmo… eu costumo brincar que se alguém está incomodado com estes ciclos então tem que ir para o comunismo de economia planificada, ainda que quase ninguém entenda esta alfinetada. basta lembrar que poucas pessoas previram a crise de 2008…… Read more »

Rosi

Tem informação de quantos pilotos estão em treinamento na Suécia?

Se não estou enganada,até final de 2023 tinha um total de 10 pilotos já treinados na Suécia no Gripen C/D

Last edited 3 meses atrás by Rosi
Rinaldo Nery

Agora ninguém.

Rosi

Obrigado!
Isto porque será feito no Brasil ou porque já concluíram as formação das turmas ?

Fernando "Nunão" De Martini

Rosi, São 14 os pilotos que realizaram o curso de Gripen C/D e agora estão no Esquadrão Jaguar (além de alguns pilotos do IPEV / DCTA), conforme esta matéria do fim do ano passado. https://www.aereo.jor.br/2023/11/15/em-2024-piloto-do-1o-gavca-vai-treinar-no-gripen/ A matéria é sobre o envio de um piloto do 1º GAVCA, mas chequei agora que, pouco mais de um mês depois da publicação, acabaram suspendendo a portaria que autorizava o envio do oficial. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gabaer-n-2.051-gc1-de-29-de-dezembro-de-2023-535353137 Até onde sei, a partir do ano que vem serão entregues os primeiros Gripen F da FAB, então é possível que alguns meses depois dessas primeiras entregas comecem a converter… Read more »

Rosi

Obrigado Fernando!
Vc acha que sera tão rápido assim?.
Os Gripen F passarão por um tempo de testes já que é outro projeto e isto eva um tempo e que deve passar 2025!

Fernando "Nunão" De Martini

Rosi, Só pra deixar claro minha referência a alguns meses, pois não escrevi sobre isso ser rápido: não se sabe em que meses do ano que vem os dois primeiros F-39F chegarão (e espero que cheguem mesmo no ano que vem…). Antes do envio ao Brasil, a própria Saab deverá realizar uma campanha de provas, na própria Suécia, onde estão sendo produzidos os F-39F. E, chegando esses dois primeiros ao Brasil, imagino que um deles fique ainda sob responsabilidade do GDDN e do GFTC, em Gavião Peixoto, sendo o outro entregue ao 1º GDA. É o que acontece hoje com… Read more »

Rosi

Ótimo!! compreendi
E no Brasil já tem 1 simulador do Gripen!! Vi na matéria que vc fez.

Obrigado!!

Fernando "Nunão" De Martini

Tem mais de um.
Se não estou errando as contas, há dois em Anápolis para o 1º GDA e dois em Gavião Peixoto (estes focados no desenvolvimento e testes da aeronave) no GDDN.

Rosi

Que ótima notícia!!
Muito obrigado

Rinaldo Nery

Como já há 7 aeronaves no 1° GDA, não parece ser mais necessário enviar pilotos para a Suécia. A formação pode ser realizada aqui. Mesmo sem o o Fox.