Caças F-15 Eagle da Guarda Aérea Nacional da Louisiana estarão no exercício CRUZEX 2024
Nesta semana houve uma reunião na Base Aérea de Natal (RN) sobre o exercício CRUZEX 2024 e um dos pilotos de F-15 Eagle da 159ª Ala de Caças da Guarda Aérea Nacional da Louisiana estava presente. Segundo fontes locais, o piloto não seria apenas um observador e os caças F-15 Eagle deverão participar do exercício em Novembro.
A 159ª Ala de Caças (159 FW) é estacionada na Base Aérea Naval Conjunta de Reserva de Nova Orleans, Louisiana. Se ativada para serviço federal, fica sob o comando do Comando de Combate Aéreo da Força Aérea dos Estados Unidos.
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um dos maiores e mais importantes exercícios operacionais conjuntos do mundo, que ocorre periodicamente e visa fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos de operações aéreas.
O CRUZEX 2024 está programado para ocorrer no mês de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo mais de 10 países. Espera-se a participação de aproximadamente 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras, com um total previsto entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
Ok… tô indo para Natal. Só preciso saber se vou conseguir tirar férias…. hmm….
Alguém pode me dizer a diferença de Guarda Área Nacional e Força Área? Com o EB tbm, em algumas notícias dizem que veio a Guarda Nacional de tal lugar, etc.
São da reserva, é isso? Quer dizer que eles mandam a reserva quando é pra treinar aqui? A reserva da conta? Rrsrsr
Eu já tinha respondido essa questão há algumas semanas atrás para um outro comentarista, segue novamente: “De uma maneira bem resumida; é uma questão histórica. Antigamente ANG e USAFR eram realmente reservistas, chamados de “pilotos de fim de semana”. Mas devido ao aumento de operações ao redor do mundo e ao mesmo tempo uma redução do efetivo; o jeito foi mudar de estratégia. Hoje em dia é como se fosse tudo uma coisa só; os “reservistas” nada devem ao pessoal da USAF….recebem o mesmo equipamento, treinamento, táticas e também operam em todos os teatros que o pessoal da ativa opera.… Read more »
As UAE norte americanas, durante a CRUZEX, estarão subordinadas à 12a Força Aérea, com sede em Tucson, Arizona. A 12a Air Force é a subordinada ao US Southcom, com sede em Miami. Oficiais da FAB já foram oficiais de ligação na 12a Air Force, inclusive um da minha turma. O histórico do 350th Fighter Group, onde o 1° GAVCa estava inserido, na Itália, está lá. O Vasconcellos, da minha turma, trouxe documentos de lá para o INCAER. O MB Davi foi Chefe de Planejamento no US Southcom, na presidência do Trump.
Elevou o nível do exercício. Vai ser bem interessante para o Gripen E.
Parece que nosso Gripen fez os EUA levaram a brincadeira um pouco mais a serio… heheh
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Meia dúzia de grispen nem chama a atenção.
“Grispen” não chamam mesmo…
Se enviarão o F-15 só confirma que o Gripen E é superior ao F-16C.
Não há qualquer relação.
Queria poder ir em Natal, seria legal se pintasse um Rafale aí também,
Tinham que vir a nata toda..
Índia com seus Sukhoys.
França com seus Rafales.
Inglaterra com seus typhon.
EUA com seus F-15.
E por aí…..
Ótimo. Se fosse para ser fácil, não teria motivo. Com RCS de um “Boeing”, esses F15 devem vir com eletronica a full. Melhor teste, só o F35.
Irão levar uma serrinha dos Gripen ..
Também acho hehehehehe
Depende da “peça” entre o painel e o assento do Gripen, que no caso dos esquadrões da ANG costuma ser extremamente experiente.
Tbm acho..
A exemplo dos Sukhoys o F_15 já está obsoleto em sua assinatura radar, muito grandes, chamuscam como Zepelim no radares mais modernos.
Todos os F-15 Eagle não haviam sido aposentados ou atualizados para a versão Strike Eagle? De qualquer forma, será um bom adversário para o Gripen, que enfrentará um caça pesado e com uma capacidade de combate ar-ar superior as demais aeronaves que estarão presentes, como o mirage-2000P peruano e os F-16 chilenos. Veremos o quão bom é a nova versão E do Gripen em combate.
Saudações a todos!
A USAF aposentou os da versão A.
A USAF e a ANG ainda operam as versões C e D.
Os “Strike Eagles” foram todos construídos novos; por ser uma versão diferente, nunca houve uma “atualização” ou “modificação” de F15 C/D para Strike Eagle.
Exato Franz.
Séria legal ver o F-35 ou F-22 nesse exercício.
Assim como o Rafale ou Eurofighter Typhoon.
Mas será que eles estarão em lados opostos no exercício? Se não me falha a memória o Cel.Nery havia dito que o Gripen estaria do mesmo lado dos F-16 americanos (que agora serão F-15).
São muitos F-15 C/D em operação, a intenção pode ser essa, mas vai levar algum tem até concluírem e as trocas começaram esse ano, então vai levar anos até serem concluídas.
F15 Eagle e F15 Strike Eagle, são 2 versões diferentes, uma de supremacia aérea e outro de ataque, o Strike Eagle nunca substituiu o Eagle, talvez o F15EX substitua uma parte dos F15 C/D EAGLE.
O exercício está subindo de nível. Será bastante interessante. Uma pena que jamais saberemos os resultados dos treinamentos.
Após o encerramento da CRUZEX 2024, será crucial para o GRIPEN, F39, da FAB, mostrar tudo isso que ele é, ( ou pelo o menos o que dizem, não tenho dúvidas sobre as capacidades do avião na teoria, apesar do exercício ser teórico também, mas acredito que a verdade sobre o F39 GRIPEN, vai aparecer ).
A verdade é que ele voa. Carrega armamentos. Por enquanto é cinza, mas pode ser pintado de outras cores também. Acho que começa por aí…
Vamos ver se aqueles vídeos de YouTube de Gato X Rato realmente são verdadeiro.
Tem alguns wow simulam Gripens versus F-15.
O Gripens batem como nunca.
Subiu o nível do Exercício. Daqui algumas edições, talvez os EUA tragam F-35 e a França, o Rafale. É bom para todos os envolvidos e até para nós, que assistimos de fora, mas somos fãs de aviação militar.
Eu fico pensando no formato. Até onde eu sei, todo o grosso das capacidades é da coalizão fictícia azul, sendo os agressores, o país vermelho, os F-5EM da FAB. Não sei as regras do exercício, mas os E-99M fornecem informações para ambos os lados? Ou no caso, Gripens, F-16, F-15, Mirage, AMX, Super Tucano, todo mundo contra os “agressors” com todo o suporte e consciência situacional? Ou durante o exercício há alternância de peso entre os oponentes? Se for todos contra os F-5, não haverão embates entre Gripen e F-15. Outra observação, não me recordo se os E-99 da FAB… Read more »
Já expliquei o formato. Os E-99M são Blue. Sim, todo mundo contra Red. Não há alternância de peso, porque o objetivo maior do exercício é o treinamento do Estado Maior da FAC. Haverão embates entre os F-15 e F-39 na fase FAM/FIT. Os E-99M nunca traquearam F-15.
Entendi Coronel, obrigado. Meu comentário foi liberado após a sua explicação no outro post, eu havia perguntado antes.
O Rafale já participou da CRUZEX.
Ah, é mesmo. Não lembrava.
Estes F-15 que virão são da última versão, o EX?
O que achei na internet… é que em 2006 trocaram os F-15A por F-15C…
Mas o EX já foi recebido pela Guarda Nacional do Oregon !
A 159 FW é composta por 9 Unidades, entre grupo de operações, esquadrões de controle de tráfego aéreo, apoio, comunicações, etc, e a Unidade de caça da Ala é o 122⁰ Esquadrão de Caça, que opera F-15C/D.
Exatamente….
No momento o 122nd Fighter Squadron da 159th Fighter Wing da Louisiana ANG opera 23 F-15C/D que a partir de 2025 serão substituídos por 18 F-15EX.
Primeira vez que a USAF manda outro caça que não é o F-16. Acho que é receio de outro FOD na pista, já que o F-15 não é aspirador de pó como o Viper…
Sempre enviaram F-16s e nunca tiveram problemas com FOD, o mesmo se aplica aos chilenos com os seus , interessante enviarem algo diferente …vai elevar o nível do exercício , o que é muito bom…
Nunca tiveram problema com FOD? E a última CRUZEX?
E as edições anteriores ?
F-16s operam com os mais variados usuários e nos mais variados ambientes, não creio que seja o motivo de não virem para cá …em termos de desempenho ar-ar , os F-15s são superiores em relação aos F-16s da ANG que estavam vindo aqui ..
Mais uma lenda da internet. Vários países operam o F-16 há décadas e nunca lí ou escutei que o F-16 tém mais problemas assim de injestão de FOD do que outras aeronaves. Só no Brasil que não opera o F-16 existe essa celeuma e discussão. Caso o F-15 realmente venha para a Cruzex, os motivos podem ser vários: Testar o F-15 no exercício. Esse esquadrão irá iniciar a introdução do F-15EX em 2025 e este poderá ser a última comissão para o exterior. Demais esquadrões estarem com a “agenda ocupada” com períodos de manutenção, missões no exterior, outros exercícios e… Read more »
Pois é… Este problema de ingestão de objetos depende mais da limpeza da pista do que.do projeto do avião.
O sonho de muitos,seria legal se o Peru trouxesse o MIG 29(se eles estiverem operacionais).
Não importa a versão, o F 15 é uma águia lindíssima.
O F-15 e o F-39 voarão do mesmo lado (Blue Force). A OPFOR (Opposite Force) será um dos Esquadrões de F-5 (1° GAVCa ou 1°/14°), que ficarão sediados em Fortaleza. Durante a fase FAM/FIT (Familiarization/Integration Training) haverá combates dissimilares entre os participantes (1 vs 1 e 2 vs 1). Depois da fase FAM/FIT ocorrerá a fase LIVEX, o conflito em si, quando Blue combate Red para defender Yellow. É a fase de ataques em pacote (COMAO – Composite Air Operation), conduzida pela Força Aérea Componente, com estrutura de Estado Maior e COAT (Centro de Operações do Teatro) multinacional. O cmt… Read more »
Acho que o “red” vai ter problemas… heheh
Não esqueça:
Os melhores são de caça! Os melhores de caça são PAMPA!
Que venha F-15 e Gripen! 😅😂
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/42999
Rinaldo, saudações! O porque não acontece a cruzex no centro do Brasil como em 2006 ?
Pelo que lembro, ja teve Cruze no sul e no centro oeste…. Mas lá em Natal a base é enorme, tem um ano espaço aéreo reservado, o tráfego aéreo é reduzido e o tempo mais estável.
Porque a estrutura da BANT é melhor, bem como a capacidade hoteleira da cidade de Natal. E em 2006 a BACG ficou distante (500 NM) para sediar a OPFOR. Os Mirage 5 da Venezuela não tinham autonomia para atacar lá.
Espero poder visitar essa Cruzex. Nem que seja para ficar numa cabeceira de pista esperando os aviões passarem.
Quem sabe os americanos não vendem alguns deles modernizados para a FAB via FMS. Seriam um ótimo complemento para os Gripens.
Quem sabe eu ganhe na Mega hoje…
Se eu ganhar essa semana, certamente vou ficar de butuca na cabeceira da pista durante o exercício.
Quem sabe aparece alguém inteligente para debater o assunto com argumentos . . .
Vou verificar o resultado da mega. Sonho por sonho melhor a mega.
Não ganhei.
Então na próxima proponha algum assunto factível que a gente debate..
Daniel.
Dê o primeiro passo.
Bora começar?
O primeiro passo ele já deu, abrindo a discussão. É o primeiro comentário desta sequência.
Tenho medo do Brasil não conseguir operar todos os gripen direito, quem dirá um F15. O custo hora vôo é alta, aeronave com dois motores, e o Brasil não tem necessidade geopolítica mente. O gripen com toda sua tecnologia cumpre bem a missão para o Brasil.
É o que dizem. Também disseram que seria 108 e que substituíram todos os aviões de primeira linha da FAB. Aí vieram com a história dos F-16. Avião por avião, se for para ter aeronaves americanas por aqui via FMS, prefiro que seja F-15. Como disse, seriam um ótimo complemento para os Gripens com seu longo alcance e sua capacidade de levar armamentos. E os americanos tem milhares deles pegando pó em depósitos.
Daniel
Nunca saiu da FAB oficialmente q seriam 108. Saiu na imprensa dirá especializada.
O número foi de 36 mais um lote de até 36. Ou um aumento no primeiro lote mais um segundo, q seria então menor.
O número 108 surgiu de hipótese, pelo número máximo aproximado q a FAB já operou.
Seria ótimo, mas não vejo num médio prazo ameaça q justifique esse número.
João,
O número de 108, como meta estabelecida por volta de 2014, foi informado por oficial da FAB numa palestra realizada em Londres, não foi uma hipótese levantada pela imprensa:
https://www.aereo.jor.br/2014/11/18/forca-aerea-brasileira-vai-adquirir-um-total-de-108-cacas-gripen-ng/
https://www.flightglobal.com/brazilian-air-force-confirms-gripen-acquisition-numbers/115177.article
De lá pra cá, o país passou por fortes crises econômicas e políticas, com reflexos em restrições nos orçamentos da União por vários anos, e revisaram o número do que seria ideal para o que seria o mínimo necessário (algo próximo de 66 caças).
Esquece…não vendem, não venderão e, além de tudo, a FAB não tem como manter Eagle voando. Imagina o custo da hora de voo ? Pés no chão meu amigo.
Duelo entre F15 e Gripen. Cada um de um lado. Será interessante e um aprendizado e tanto.
Estarão do mesmo lado.
Uma pena, obrigado.
Lembrar que poderão ser comparados os desempenhos em relação ao mesmo “inimigo” em mesmas condições.
Confronto simulado entre o F-15C/D e o Gripen E, vai ser interessante! Os americanos já conhecem as capacidades dos Gripens C/D agora vão mandar ver para conhecer os Gripens E, creio que será a primeira vez que eles vão enfrentar essa versão!
Estarão do mesmo lado, exceto alguns vôos no FAM/FIT.
Amigos, boa noite!
Foi neste exercício ou na Red Flag ,que um AMX da FAB deu uma “coça” em um F-16 da USAF. Uma não, duas, porque no “tira-teima” o nosso “abelha”, venceu o “falcão” novamente! Concordo quando falam que o piloto, em certos momentos, faz toda a diferença.
Sendo bem sincero, um F-16 só entra em combate contra um AMX se o piloto do F-16 quiser, se não, o piloto do AMX nem sabe de onde veio o aim-120!
Nem num nem noutro.
Foi contra os F-16 dos EUA, da Guarda Aérea Nacional, em 1994, em Porto Rico, na Operação Tiger I.
E não deu “coça” nenhuma.
Lembrei duma CRUZEX onde o site Defesanet publicou um artigo “gaúcho ufanista” dizendo que o Pampa tinha sido incrível, abatendo todos os inimigos. Eu estava nessa CRUZEX. Tive que mandar um e-mail pro articulista, explicando que exercícios dessa natureza não tem como objetivo “saber quem é nelhor”. O gaudério respondeu tentando se explicar.
Esse tipo de artigo só atrapalha. Cria lendas e estórias que nunca mais consegue-se desmentir.
Exato. Pelo que lembro, ocorreram dois enfrentamentos iniciais, onde os A-1, após realizar suas missões de ataque, engajaram os F-16 que faziam a defesa dos alvos e conseguiram o “abate” em dogfight. Os norte-americanos pediram um combate 1×1 e o A-1 saiu vencedor. O piloto brasileiro usou a capacidade do A-1 em fazer curvas apertadas e conseguiu engajar o F-16 bem no início do combate, pois sabia que se deixasse o F-16 manobrar não teria como escapar, pois o jato dos EUA tem muito mais potência e poderia manobrar à vontade, enquanto o A-1 perde potência após 2 ou 3… Read more »
Creio que o piloto era o Mangrich.
Tem matéria do Poder Aéreo sobre este evento:
https://www.aereo.jor.br/2020/01/13/amx-da-fab-abelha-brasileira/
Não é o objetivo do exercício.
Quem sabe a demonstração do F15 no CRUZEX não sirva como propaganda do mesmo, para o “tampão” que necessitamos (sonhar não faz mal a ninguém)…