Equipe técnica especializada realiza atividade minuciosa voltada à extração, obtenção e análise de dados das caixas-pretas

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), realizou a extração das informações dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, do Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e do Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

Os equipamentos foram encaminhados, na manhã do último sábado (10/08), para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília (DF), onde uma equipe técnica especializada realiza uma atividade minuciosa voltada à extração, obtenção e análise de dados de componentes de última geração embarcado nas principais frotas da aviação mundial.

Brigadeiro Moreno em Vinhedo (SP). Segundo o chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, por meio dos recursos do LABDATA, certificou-se que as caixas-pretas gravaram com sucesso os dados de voz e de voo referente à ocorrência em Vinhedo (SP). “Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som. Por meio do FDR, já no início do processo, busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia”, explica.

Extração do conteúdo da memóriaNa medida em que a investigação avançar, os especialistas do LABDATA irão validar, por demanda, todos os parâmetros requeridos pela Comissão de Investigação. O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente. “Naturalmente, o trabalho requer qualificação excepcional de Recursos Humanos, demandando-se meticulosidade e precisão em todo processo, o que pode demandar uma grande variabilidade de tempo de resposta às indagações atinentes à investigação”, concluiu o Brigadeiro”.

Etapas seguintes: Com a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo (SP), nessa segunda-feira (12/08), a investigação agora avança para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

O CENIPA reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar com dados factuais do acidente aeronáutico.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Rinaldo Nery

Com esses dados intactos metade da investigação já foi. Aguardemos a análise dos motores, entrevistas com os envolvidos (controladores, companhia etc.), análise meteorológica, verificação das fichas de instrução dos pilotos, escalas de vôo (fadiga). Ministrei instrução pro Moreno na AFA. Tô velho…

juggerbr

A narrativa que a imprensa esta fazendo, de inúmeros problemas de manutenção, vai acabar falindo a empresa, quem hoje voaria numa aeronave dessas? Se os relatos realmente comprometem a segurança das aeronaves eu não sei, mas que o estrago já ta feito, tá…

Rinaldo Nery

E não seria a primeira empresa a fechar por acidente.

Jadson S. Cabral

Achei meio vagas as matérias que mostram esses problemas, porque elas não deixam claro se foram resolvidos, se as denúncias foram acaradas e devidamente investigadas pela ANAC… porque se tudo aquilo era de fato verdade, como a empresa estava estava optando? Como um piloto aceitava voar uma aeronave com “palito de dente” no lugar de um botão?
Fato é que as imagens existem

JuggerBR

O que mais me deixou surpreso foi eles manterem poltronas quebradas sem conserto, o que é algo muito estranho, poltrona quebrada é assento não vendido, perda de receita a cada decolagem da aeronave. Não deve ser algo tão caro, ou de peças tão raras que não podem ser adquiridas num prazo curto.

Rinaldo Nery

Ás vezes não tem a peça, noutras não houve tempo pro reparo.

Franz A. Neeracher

Realmente não causa uma boa impressão para o passageiro ver uma poltrona quebrada.

Mas isso não é uma questão de segurança; mesmo empresas aéreas com excelentes “safety records” decolam com poltronas quebradas ou toiletes bloqueados.

Chris

Em voo Tokyo-Abu Dhabi… Vi um avião da Qatar (Dita melhor companhia do mundo) com meu encosto de cabeça quebrado, USBs com mal contato e ate uma tampa do compartimento de bagagem de mão quebrado, quase despencando.

Chris

As redes sociais… Deram voz a 90% de uma população formada no Facebook com mestrado no YouTube…

A pior parte é que chove “likes” e por tabela, engajamento nas redes !

Last edited 3 meses atrás by Chris
Comte. Nogueira

A ainda ficam falando de regulação das redes e big techs… O poder constituído não consegue nem impedir que uma grande rede de TV em âmbito nacional, divulgue notícias claramente sem comprovação, depois de escutar alguns “ispecialistas”… Enfim, o tal jornalista sem diploma divulga o que quer e não há nenhuma consequência, nem para o veículo, nem para o escriba.

Nilton L Junior

É impressionante o que alguma mídia br é capaz, jah tem até o tal exclusivo audio da cabine.

JuggerBR

Alguma $$ trocou de mãos…