A Fábrica de Aviação de Irkutsk fabricou e entregou ao Ministério da Defesa da Rússia novos caças multifuncionais Su-30SM2. O equipamento de aviação passou nos testes de solo e voo necessários e foi para o local de serviço.

A IAZ cumpre oportunamente o plano de produção de novas aeronaves no âmbito da ordem de defesa do estado. Os caças Su-30SM2 representam um desenvolvimento adicional das aeronaves em serviço nas Forças Aeroespaciais Russas.

VÍDEO: Novo lote de caças Sukhoi Su-30SM2

Os novos aviões receberam um conjunto aprimorado de equipamentos radio eletrônicos de bordo. Graças à modernização realizada de acordo com as especificações técnicas do Ministério da Defesa da Rússia, as capacidades de combate da aeronave aumentaram.

Em particular, o alcance de detecção e identificação de alvos aéreos aumentou. Novas armas de alta precisão foram introduzidas no armamento de caças para destruir alvos aéreos, terrestres e marítimos a um alcance de várias centenas de quilômetros.

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iran

Os russos fabricaram cerca de 35 novos SU-30 desde fevereiro de 2022, é um bom número tendo em vista as grandes perdas, é um número que excede o número de aeronaves abatidas.

Joao

Será que estão vindo com o “CarPlay”, pros GPS já estarem integrados com a tela?

Iran

Se você mandar um e-mail para a Sukhoi perguntando sobre isso talvez eles te respondam.

Rafael Coimbra

As atualizações proporcionam o uso de armas de altíssima precisão… os Russos colocam 2 asas de chapa galvanizada em uma FAB500 e atiram de longe…

Fábio CDC

O importante é que funciona.

Fabio Jeffer

E bem, diga-se de passagem

Fernando Vieira

Mas tem que espelhar sem cabo, porque o cabo fica desconectando, é uma droga.

RRN

Sinceramente duvido desses números.
É sabido que algumas aeronaves que são contabilizadas ficam em armazenagem e algumas estão inacabadas, não possuindo equipamentos de alto valor como radares e eletrônica, sem nenhuma possibilidade de prontidão para vôo.

Paulo

É sabido…. Como ? Por quem? Qual a quantidade da fonte? Muito blá blá blá

Rogério Loureiro Dhierio

Quantos itens são 100% fabricados na Rússia e quantos tantos outros são “contrabandeados” para esses caças terem todas essas potencialidades mencionadas?
Se fechar as porteiras da ilegalidade por onde passam os mais de 1000 itens “importadinhos”, esses caças lançam no máximo uns morteiros de 20 ou biribinha.

Romão

O mesmo vale para o mundo todo. Sem os recursos naturais da África e da América Latina o que seria da tecnologia americana, europeia e chinesa ?
Vivemos num mundo globalizado: todos precisam de todos.

Willber Rodrigues

Cara, sejamos sinceros:

Sanções funcionavam quando os EUA eram responsáveis por mais de 70% da produção industrial mundial, após a WWII, e a Europa era responsável pelo resto.
Mas hoje, com todo mundo precisando de todo mundo e quando a produção industrial mundial está no leste europeu e China?
China, Índia, Asia, Africa e América Latina tão c…. e andando pra sancões russas, e a Eiropa compra produtos russos por meio de terceiros.

João Moita Jr

Eu lembro quando, no começo dos anos 90 quando EU era ainda garoto aqui na California os CEOs de praticamente todas as corporações começaram a levar as fábricas americanas à China, com o fim de embolsar um sem fim de bilhões de dólares, tudo com o apoio do governo na forma de bilhões de dólares em incentivos fiscais para isso. Isso levou à situação que temos hoje, aonde o único que produzimos são duas coisas; sistemas de armas que se provam impotentes frente a inimigos que podem revidar, e especulações financeiras, usura e escravidão atravéz de dividas exorbitantes ao belo… Read more »

Last edited 3 meses atrás by João Moita Jr
Nilo

….”todos precisam de todos”???
Quando vc tem seu país com cobertura nuclear e uma poderosa poderosa forças armadas, aí pode-se fazer essa afirmação rsrsr caso contrário cheira a submissão voluntária rsrs

Willber Rodrigues

Sua pergunta é tão válida quanto a pergunta “quantos países europeus, que sancionam os EUA, compram titânio, ouro, diamentes e gás natural russo por meio de terceiros?”.

Camargoer.

Provavelmente, parte dos dispositivos eletrônicos são fornecidos pela China, incluindo pricessadores. Peças estruturais e partes de compostos são russos. Software também são russos. Provavelmente ussm alguma plataforma operacional

Sabemos que os motores e armas são todos russos aberta, algo que deveria ser padrão no Brasil… Imagino a economia na balança de pagamentos se houvesse um programa nacional para usar software livre

Felipe

F-35 sem peças da China nem levanta voo.

Marcelo

Esqueceu das varias peças usadas no F-35 de origem Chinesa por causa do preço.
Bom mesmo é o F-35 furtivo com preço de ouro que foi jammiado (guerra eletrônica) pelo Su-30 da era soviética kkk !
https://moderndiplomacy.eu/2023/06/11/how-su-30-has-intercepted-the-f-35-he-came-almost-out-of-nowhere/

Sergio Machado

Pois… situação relatada pelo próprio piloto italiano do F35 em patrulha sobre o Báltico. O Khibiny obrigou o piloto a reiniciar os sistemas da aeronave diversas vezes.
Curioso é como o piloto vem a público expor uma situação delicada como essa. E dá nome aos bois.
Interessante seria vir a público o alcance efetivo do Khibiny contra o F35.

Santamariense

Sim, sim…o piloto italiano falou para o site em questão, dando todas essas informações, demonstrando todo seu medo e inércia em reagir em uma situação crítica. Ele não deve ter muito apego ao emprego e ao cargo que ocupa, além de estar se lixando para a confidencialidade de suas missões.
O F-35 tem “n” problemas, mas essa matéria do link é tão verdadeira quanto uma nota de 3 reais.

Leandro Costa

Como aquela do Su-24 jameando um Arleigh Burke. Tudo no Báltico. É o triângulo das bermudas dos EW!

Santamariense

Exato, Leandro. Hehehe

Sturmgewehrstgde

Kkkkkkkkkkkk
Esse site e o mesmo daquele que disse que a UKRANIA iria se render em uma semana.
Continua acreditando.

MMerlin

Salvo engano a “peça” era uma liga metálica magnética importada por um fornecedor americano.
Não era um circuito integrado ou qualquer equipamento crítico.
Independente, o projeto da aeronave proíbe.

RRN

É sabido que há muito discurso, para não dizer mentiras, nessas divulgações russas.
A todos momento eles soltam notas na imprensa sobre melhorias e avanços em tecnologias militares, mas a grande maioria é somente papel sob a mesa, não existindo nada de concreto.
No caso desse tipo de atualização em aeronaves quase sempre apenas uma ou duas recebem tais melhorias, se é que realmente recebem.

Willber Rodrigues

A Rússia sancionada até o talo, mas continua produzindo caças, tanques e outros sistemas complexos, e além de produzí-los, ainda aprimorá-los.
Sim, as sanções funcionam sim, confiam….

Quer dizer…não funcionaram contra Irã e CN, mas vai funcionar contra a Rússia…

Hcosta

Grandes exemplos de economias pujantes e competitivas. Pode até acrescentar Cuba e Venezuela…

E mesmo assim não consegue supremacia aérea com tantos sistemas complexos ao seu dispor…

Camargoer.

Cuba e Venezuela nunca atingiram o grau de países industrializados.

Antes da revolução, Cuba era um país agrário pobre sob uma ditadura… Depôs da revolução c9ntinuou igual, mas sem as empresas americanas explorando a produção de açúcar e frutas.

Anres de Chávez, a Venezuela era m paus corrupto no qual o controle da exploração de petróleo era de um elite liberal que nunca se preocupou em industrializar o país.. depois de Chávez, ficou igual mas sem aquela elite que morava em Miami..

A URSS se tornou uma potência industrial e a Rússia herdou a maior parte disso

Allan Lemos

. depois de Chávez, ficou igual mas sem aquela elite que morava em Miami..

Não sei se ainda moram em Miami mas a Venezuela ainda tem uma elite que vive no luxo, como os parentes do Chaves, do Maduro e a cúpula militar e política aliada do regime, todos lucrando milhões com o fato de terem transformado o país em um narcoestado.

Isso é bem típico em países que decidiram seguir por esse caminho, pobreza para o povo, luxos para o rei e seus amigos.

Iran

Luxo para a elite e pobreza para o povo é tradição na América Latina e países de terceiro mundo no geral.

Allan Lemos

Comparativa e relativamente falando, existem muito mais pessoas vivendo bem na maioria dos países de terceiro mundo do que na Venezuela.

Aqui no Brasil mesmo, “apenas” 27% passa fome, na Venezuela o número é de mais de 90%.

Fernando

Quanto era mesmo a percentagem de famintos no Brasil a dois anos atras?

Allan Lemos

A mesma que é hoje.

Fernando

Creio que sua fonte está errada.

Rinaldo Nery

A sua é a da ONU(FAO)?

Comte. Nogueira
  • Cara, na real: ninguém no Brasil passa fome, digo, sem ter absolutamente nada para comer. Pode haver (e há) déficit nutricional, ausência de alguns nutrientes, pouca variedade na mesa e no prato… Há muitos que passam vontade de ingerir esse ou aquele alimento, principalmente proteína… Mas não ter absolutamente nada, é difícil.
Charle

Mas me diga em qual país da América Latina os militares não se esforçam para fazer e se manter como parte de uma determinada elite social independentemente do regime adotado?
Os privilégios para militares tão comentados na trilogia são bastantes característicos desse esforço por ascensão e manutenção social.
Mas, voltando ao assunto da matéria, que caça lindo. Gostaria de vê-lo espantar os F-16.

Last edited 3 meses atrás by Charle
Sturmgewehrstgde

Ta mais para eles tomarem um pau dos F16.
Vão levar um míssil na tubeira isso sim.

Fernando

Narcoestado para os narcoconsumidores dos USA?

Allan Lemos

Dos EUA, da Europa, do Brasil, infelizmente, esse tipo de consumidor existe em todos os lugares.

Hcosta

E qual é o seu ponto? Irão e Coreia do Norte podem ter alguma indústria mas não têm uma economia sustentável. De que serve ser industrializado se não conseguem (ou não querem) rentabilizar os seus produtos? A questão é se as sanções afetam as economias de cada país e a sua capacidade de criar riqueza. Algo que é exponenciado com a necessidade de regimes autoritários direcionarem os recursos para as forças armadas/segurança. Entra-se num ciclo que, para alguns destes regimes, já dura há 70 anos. Eu ficaria assustado se a Rússia vendesse material militar em quantidades semelhantes antes da 2ª… Read more »

Fernando

Na verdade as exportações da Russia até cresceram…

Sturmgewehrstgde

Cresceram?
As exportações caíram, o que cresceu foi a economia doméstica, motivado pela produção de produtos/serviços para atender as forças armadas.
Esse ciclo não se sustenta.

Fernando Rodrigues Martins

Não. As exportações cresceram, impulsionadas principalmente prla China e pela Índia.

Santamariense

E as importações, principalmente da china e coréia do norte? Diminuíram ou cresceram?

LUIZ

“é o enfraquecimento e empobrecimento da população Russa, que é também vítima deste regime autoritário.” Pelo que vejo no nivel de novas construções em Moscou e em outras cidades russas o país não tá com esse empobrecimento. Bairros inteiros da era Soviética estão sendo demolidos e construindo novos edifícios mistos com moradias e lojas. São edificações de alto padrão sendo construídos nas grandes cidades russas. O país não tá empobrecido assim como vc fala. O comércio de alimentos e de luxo na Rússia continua com as sanções. Os pobres e os ricos na Rússia continuam vivendo normalmente. Moscou hj em… Read more »

Sturmgewehrstgde

kkkkkkkkkkkkk

Conta agora uma de papagaio.

Essa de russos foi muito boa.

LUIZ

E além de ser uma potência industrial, é uma potência energética. É uma potência Agrícola que produz mais da metade dos alimentos que consome. A Rússia não é Cuba e nem Venezuela que não tem base industrial forte e quase autossuficiente.

Eduardo Neves

Vamos imaginar que Israel fosse invadir o Líbano e os EUA, Inglaterra, Polônia, França, Alemanha, Itália, e outros da OTAN enviassem armas , tanques, blindados, caças, drones, peças de artilharia, mísseis de cruzeiro, mísseis antiaéreos, um festival de soldados mercenários e colocasse todo o pacote da constelação de satélites e aeronaves de guerra eletrônica da OTAN a serviço do hezbollah, será que Israel iria aguentar dois anos de conflito???????

Willber Rodrigues

CN conseguou suas nukes, mesmo com embargos.
E é por ter suas nukes que você não vê nenhum americano com vo tade de fazer com eles o que fizeram no Iraque e Afeganistão.
Irã, idem.
Mesmo com embargos, tem sua indústria de defesa. Se os EUA realmente achassem que invadir o Irã fosse um passeio no parque, eles já o teriam feito.
Porquê não fizeram? Vontade não falta…

Hcosta

Sim, o Iraque era um país indefeso e com umas forças armadas muito fracas, até acho que eram comparáveis com as forças armadas do Mónaco…
E nem sei como a Coreia do Norte aguentou 50 anos sem bombas nucleares. Ou talvez as coisas não sejam assim tão simples como escreve…

Os EUA não atacam porque não lhes interessa mas esses dois países também não atacam diretamente outros países porque não é do seu interesse e porque sabem qual seria a resposta dos EUA.

Allan Lemos

o Iraque era um país indefeso e com umas forças armadas muito fracas, até acho que eram comparáveis com as forças armadas do Mónaco… De qual Iraque você está falando, se for o da Guerra do Golfo, isso não é verdade, o Iraque era um país bem equipado, legado da guerra contra o Irã, apesar o imenso débito, ainda se fortaleceu um pouco após o fim da guerra fazendo muitos contratos de armas com empresas do Ocidente. E tinha também, de longe, o maior e melhor sistema de defesa AA do Oriente Médio, tanto é que foi um trabalhão para… Read more »

Hcosta

Obviamente que não é verdade…

Ou deveria escolher um outro país com forças armadas ainda menos relevantes? Talvez Nauru ou o Vaticano, mas este tem a guarda Suíça…

É a lógica de os EUA não atacarem países com forças armadas de grandes dimensões e que só por isso explica porque o Irão e outros não são atacados. O que discordo…

Kornet

O Iraque era um verdadeiro tigre de papel,teve jornalistas na época da guerra do golfo que desenharam um Iraque que não condizia com a realidade.

Willber Rodrigues

“Sim, o Iraque era um país indefeso e com umas forças armadas muito fracas, até acho que eram comparáveis com as forças armadas do Mónaco…” Iraque tinha saído de 1 década daquela guerra contra o Irã + aquela invasão do Kwait, aonde a Coalizão Ocidental e EUA botaram o Iraque pra correr, fora a crise econômica deles por causa das duas coisas acima. Ou seja, as FA’s iraquianas eram só a raspa do tacho na Segunda Guerra do Golfo. “E nem sei como a Coreia do Norte aguentou 50 anos sem bombas nucleares. Ou talvez as coisas não sejam assim… Read more »

Hcosta

Então como ficamos? As sanções não resultaram para o Iraque e até para o Irão? E como qualquer um compreende, uma guerra total contra esses países seria um desastre em termos humanitários e com o risco de não resultar. Sendo assim, o que faria? Deixaria estes regimes continuarem a desenvolver as suas armas ou usaria outros instrumentos, como as sanções, para abrandar ou travar esta escalada? E o sonho dourado dos EUA não é fazer o Irão desaparecer, é fazer o regime iraniano desaparecer, algo que é muito diferente… Principalmente quando todas as guerras no Médio Oriente tem sempre o… Read more »

Fernando

Sim… E os USA como ator primário.

Tobias

o Irão foi um grande país, um país de liberdades e desenvolvilento, hoje como qualquer outro local comandado por lunáticos é um local onde a elite prospera e o povo não tem liberdade. Sabes quantas pessoas foram nforcadas este ano no Irão? e não foi por crimes de sangue!

Kornet

Olha o Irã da época do Xá Reza Pahlevi não era essa maravilha toda para a população,havia muita desigualdade,pobreza e muita corrupção.
O problema é que derrubaram um governo de corruptos e ajudaram a colocar um de fanáticos religiosos.

Tobias

E o que fez a russia no Afeganistão? e antes da Russia ….

Sergio Machado

E quando alguém conseguiu supremacia aérea em céu efetivamente contestado?

Leandro Costa

Quantos exemplos você quer?

rfeng

Qual supremacia voce se refere já que a força aérea da Ucrânia não existe e as bombas Russas que chegam estão em uma média de 100 por dia.
Isso não é supremacia???

Santamariense

Supremacia aérea é você voar impunemente sobre o território inimigo. E não é isso que vemos na Ucrânia, pois os russos lança suas armas de dentro do espaço aéreo russo.

LeoRezende

Alguns confundem “supremacia” com “superioridade”,que é a vantagem aérea da Rússia sobre a Ucrânia.

Tutor

Esperando as análises de alguns colegas que juram que esse avião derruba F-15, F-16, F-22, disco voador, asteróide, cavalo alado e etc.

Cleiton

E irão estar certos se falarem que derrubam. Basta acertar haha.

Sérgio Santana

E por que não derrubariam? Vai depender do sangue frio da “peça” entre o painel e o assento, bem como do apoio de inteligência, vigilância e etc…Percebo que muitos aqui costumam tratar combates aéreos como, por exemplo, “F-isso é imune a MiG-aquilo”, esquecendo que não são drones. O treinamento, suporte e doutrina são decisivos para o resultado…

Maurício.

Se o fantasma de Kiev ganhou fama nos comandos de um Mig-29 antigo, imagina ele nos comandos de um Su-30 novinho em folha, né? Rsrsrs.

JHF

Fantasma de donde? O papai Noel também derrubou quantos Migs ahi?

Fernando

Mais ou menos a mesma quantidade que os F-16 derrubaram.

RRN

Ter aviões é uma coisa, eles voarem e cumprirem suas missões é outra história.

Charle

Esses daí eu não sei. Mas derrubaria F-5, Super Tucano, AMX e Gripen com toda a certeza. E se a FAB contasse com um esquadrilha só deles, novinhos em folha e com todos os armamentos possíveis para ele disponíveis, mal servida não estaria. Quem falar o contrário será apenas por motivo ideológico.

Fernando

Gripen? Vc acha mesmo que seria tão facil?

Cadu

Notícias boa, mais aviões para os ucranianos derrubarem.

RRN

Se os F-16 realmente estiverem munidos de certos pods de guerra eletrônica e mísseis que estão divulgando a coisa realmente ficou séria.
Hoje uma aeronave é apenas o meio de transporte até a área de atuação dos equipamentos que realmente fazem a coisa acontecer. Não importa mais questões como velocidade máxima, capacidade de manobra e até mesmo a geração do avião. Se um velho caça estiver “anabolizado” é tão letal quanto um oponente mais moderno.

Charle

Ou morrerem ao serem atingidos pelos sistemas de armas que o caça disparará.

Fernando

E mais 20% da Ucrania para os russos ocuparem.

Maurício.

“A quantidade e severidade das sanções econômicas aplicadas são simplesmente sem precedentes.”

“As sanções vão fazer a Rússia colapsar.”

“A economia da Rússia é similar a do Brasil, se a guerra durar muito tempo, vai ficar insustentável.”

“EUA vão atingir ainda mais a indústria de defesa da Rússia.”

👀

Fernando

Pois é…..

Joanderson

Alguém sabe explicar porque a Rússia não fabrica só o su-35,O su-30 tem alguma vantagem em relação ão 35 ?

Luís Henrique

O Su-30 é Biplace. A Rússia projetou o Su-27 como contraponto ao F-15 americano. Índia, China e outros se interessaram pelo Su-30 biplace, a Rússia acabou gostando do resultado e projetou uma versão para uso próprio. O Su-35 S sendo mais novo veio com motores mais potentes, radar mais potente, menor RCS, etc e fabricados por outra fábrica. O Su-30 SM modernizado focou mais em ser multimissao, ter o segundo piloto e custo mais baixo de aquisição. Agora mais recentemente a Rússia começou a produzir a versão SM2, este está vindo com os mesmos motores do Su-35 e também o… Read more »

Sergio Machado

Creio que o Su35 faz maior uso de compósitos e possui um RCS menor. São linhas de montagem distintas.

Gabriel Pereira Lima

Resumindo: é um Su-35 biplace

Joanderson

Caças com 2 pilotos tem tanta vantagem assim ?
Se sim,porque os EUA não tem f35 com 2 pilotos ?
Obrigado por responder a dúvida acima amigo

Rinaldo Nery

Depende da missão, dos sistemas a bordo…

Carlos Campos

Falando sobre SU30, tive que ver um Venezuelano dizer que o Gripen é sucata pq só tem 1 motor, e o SU30 é superior, mesma coisa um Chileno dizendo que o F16 é Block 50 é superior

Camargoer.

Os argentinos também vão dizer que seus F16 são melhores… Já tem gente afirmando que os supostos F16 da FAB serão Aida melhores.

Tobias

Os F16 são aviões antigos (têm 50 anos), as forças áreas modernas estão a descomissiona-los, por isso que alguns paises europeus estão a entregar alguns dos seus (F16) à Ucrania e a encomendar F35!

Chris

Se voce se refere a idade do projeto, o Gripen tbem não é recente…

Mas existem o Gripen E e o F-16 V… Com todas as tecnologias atuais !

Last edited 3 meses atrás by Chris
Tobias

O F16 é uma avião em fim de vida, só paises pobres não ponderem a sua substituição!

Hcosta

Os EUA ponderaram isso mas vão ter os F-16 por mais vinte anos…

Carlos Campos

Gripen é dos anos 2000

Leandro Costa

Primeiro vôo do protótipo foi em 1988, se não me engano.

Carlos Campos

do NG?

Leandro Costa

Gripen A.

Você falou Gripen. Não especificou qual.

Carlos Campos

Ué falei que foi anos 2000 tu que enfiou o A na história kkkk

Chris

Assim como nos vivemos dizendo que o Gripen é melhor… heheh

Carlos Campos

Pois é, mas pelo menos a gente só diz a verdade

RRN

É como comparar uma Ferrari com motor 1.0 com um Golzinho que recebeu um V8. Tudo é muito relativo.

Carlos Campos

Parece que vc é igual os Venezuelanos, não entende de caça

JPonte

Aviões muito grandes e pesados demais para a guerra aérea moderna ….. alvo muito bom para pilotos bem treinados ….. até hoje não os vi ganhar combate aéreo frente a aviões ocidentais manejados por pilotos lado a lado bem treinados .
Tem um erro na concepção dos aviões russos , grandes demais , pesados demais ….. consomem demais …..
Os F16 vão abate los numa proporção maior que serão abatidos .

Felipe

Kkkkkk

Chris

“grandes demais , pesados demais ….. consomem demais..”

Feitos para carregar muito mais armas (E fazerem mais estrago) !

JPonte

Grandes demais e pesados demais demandam grandes motores que deixam grande rastro de calor pela ineficiência tecnológica russa ; o desenho também incluem grandes estabilizadores verticais duplos mais parecendo uma mira na visada ……
como a tecnologia de mísseis embarcados rudsas é inferior a ocidental e o treinamento combate ar – ar também ; os aviões russos são bons alvos em combate aos bons pilotos ocidentais .

Iran

Se fosse assim França não operária o Rafale e os EUA e aliados não usariam o F-15

JPonte

F15 é Rafale possuem embarcados excelentes radares e meios de defesa eletrônica bem como mísseis embarcados de melhor qualidade que seus oponentes russos e por serem menores que os adversários são mais difíceis de acertar .

Luís Henrique

Os caças que mais tiveram vitórias aéreas nos últimos 40 anos acho que foram F-14 e F-15. Dois caças pesados com porte semelhante aos Sukhois russos.

JPonte

F15 e F14 não tem nada semelhante aos Sukkhois a não ser o fato de voarem .
Sao tecnologicamente muito superiores e possuem filosofia de emprego muito diferente no campo de batalha .
A tecnologia de radar embarcado , contra medidas eletrônicas e mísseis dita toda a diferença , bem como a maturidade no emprego dos meios e o menor treinamento dos pilotos ocidentais frente aos pilotos russos .

Luís Henrique

O sr. disse que são ruins por serem grandes demais, pesados demais e consomem demais e indica que um caça mais leve o F-16 irá abate-los por isso. Os caças pesados possuem vantagens óbvias, possuem mais espaço e isso possibilita ocupar estes espaços com sensores maiores e/ou em maior quantidade, armas maiores e/ou em maiores quantidades e mais combustível para missões mais distantes. O F-15EX usa o mesmo motor do F-16V, porém 2 motores em vez de 1. É óbvio que consome mais combustível, mas com um radar muito maior, bem mais potente, carga de armas bem maior e alcance… Read more »

Avelino Dias Ferraz Filho

Não adianta nada a Rússia estar recebendo aeronaves novas mas está perdendo o combate para o ator de televisões coordenado com informações e táticas de ataque e onde atacar pelos EUA que faz o rastreamento e fornece dados e armas parA taL ação.

A Rússia vai ser dizimada pelas forças ucranianas com a coordenação do EUA, OEA e OTAN que estão agindo juntas para derrubar a nação Russa,física e econômicamente,agora atacando pontos de distribuição de gaz e combustíveis russos.

Afonso Bebiano

OEA?

Fernando

Perdendo a guerra? Ocupando 20% da Ucrania??

Felipe

KKK o unico ponto que a Russia está perdendo ée na midia, pois o comediante e a midia ocidental fazem o bem querem das noticias…faz ate parecer que estão vencendo as vezes.

Luís Henrique

Algumas fontes russas indicam que o número de Su-57 produzidos em 2024 já é superior ao de Su-35 ou Su-30.

Indicam que produziram 12 Su-57 em 2023 e planejam produzir o dobro este ano, 24 unidades.
Já a produção de Su-30 e Su-35 deve estar na casa de 10 à 15 unidades de cada.

RRN

Quem lê a palavra “lote” pensa que foram entregues muitas aeronaves, porém na maioria dos casos a quantidade de resume a duas ou três aeronaves apenas.
Diferente do que a maioria das atualizações de empresas ocidentais, os russos nomeiam qualquer tipo de atualização como” lote”, mesmo sendo uma única aeronave como já ocorreu.
O famoso “block” que refere-se a uma enorme quantidade de aviões recebendo melhorias é muito diferente do que vemos na aviação russa.

Kleber Peters

Os lotes não significam o famoso block. Não tem nada relacionado com diferentes versões mais ou menos capazes. Significa que foram entregues X aeronave(s) em determinado período. Podem ser exatamente iguais as anteriores do mesmo modelo entregues no lote anterior. Mesmo as centenas de blocks dos F-16, por exemplo, foram entregues em lotes.

Rodrigo G C Frizoni

Qunato tempo ate serem abatidas ?

Tuxedo

Qual é a diferença do caça Sukhoi Su-30 para o Sukhoi Su-35?

Rinaldo Nery

Um é biplace e o outro monoplace.

Tuxedo

Entendi. Ambos possuem as mesmas funcionalidades né? Só muda o cockpit de monoplace para biplace.

Rinaldo Nery

Parece que sim. Postaram aí que há algumas pequenas diferenças.

vmax

Mais um lote de uma aeronave para o time que está perdendo.

Vamos lá Ucrânia!

Dani

Pelo número absurdo de caças que estão perdendo pra Ucrânia, precisam colocar em vôo o maior número de aeronaves possíveis!
Já que o su-57 é mito e não deu as caras, o SU-34 tá sendo abatido pelos Patriots e NASAMS e IRIS-T, até o suprasumo SU-35 virou fumaça sobre os céus Ucranianos!
A Russia faz uma coisa muito bem, que é propaganda, pq caças, deixou a desejar!