Cerca de uma dúzia de caças F/A-18 do porta-aviões USS Theodore Roosevelt voaram para uma base militar no Oriente Médio, como parte do esforço do Pentágono para ajudar a defender Israel de possíveis ataques do Irã e seus proxies e para proteger as tropas americanas, segundo um oficial dos EUA.

Os F/A-18 e uma aeronave de vigilância E-2D Hawkeye decolaram do porta-aviões no Golfo de Omã e chegaram à base não divulgada na segunda-feira, diz o oficial.

O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou o aumento da presença militar na região, pois os oficiais estão preocupados com a escalada da violência no Oriente Médio após os assassinatos na semana passada de um comandante sênior do Hezbollah no Líbano e do principal líder político do Hamas no Irã, em ataques suspeitos de serem realizados por Israel. Ambos os grupos são apoiados pelo Irã.

Espera-se que o deslocamento dos jatos da Marinha seja temporário, porque um esquadrão de caças F-22 da Força Aérea está a caminho da mesma base, partindo de sua base de origem no Alasca. Espera-se que cerca de uma dúzia de F-22s cheguem ao Oriente Médio nos próximos dias, diz o oficial.

Não está claro por quanto tempo todas as aeronaves permanecerão juntas na base, e isso pode depender do que — se é que algo — acontecer nos próximos dias.

FONTE: The Times of Israel

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagder

Sinto muito pessoal do apocalipse, mas não haverá ataque, pelo menos diretamente por parte do Irã.
China botou o time em campo e segurou a cachorrada.

Wagner

China tem muito interesse nesse conflito, pois tirou os EUA de suas portas.

Iran

É exatamente o oposto, a China tem um grande desinteresse nisso porque prejudica o comércio e nova rota da seda, não sei da onde tiram isso.

Joanderson

O mundo árabe é muito desunida se atacar Israel só se fosse todo mundo juntos,Irã, Turquia,todd dia ameaça os judeus,porém até agora só bravata.
Hj uma colisão dos países arabes invadissem Israel como a anos atrás,Israel só aguentaria se usassem armas nucleares se realmente as tiverem,porq no modo convencional nem com a ajuda da otan eles resistiram.
Turquia, Irã, arábia saudita,catar, tem forças armadas fortes e juntos superariam em muito as forças de Israel, a otan teriam que rebolar para lidar com a guerra no oriente médio, Ucrânia, África, e conter a China ao msm tempo.

leandro

EDITADO

Joanderson

Hj Irã e Turquia fabricam muito equimento militar,arábia saudita,catar Egito e Turquia têm forças armadas modernas e hj existe muitos países fortes economicaente e militarmente falando que não são tão aliados dos EUA assim

Santamariense

Arábia Saudita e Catar usam equipamentos militares majoritariamente, pra não dizer exclusivamente, de origem ocidental, principalmente dos EUA. Os mercados consumidores do petróleo de ambos também são majoritariamente ocidentais. Turquia é parte da OTAN. Para atacar Israel teria que possuir um motivo extremamente forte. Jordânia e Egito tem boas relações diplomáticas com Israel já há algum tempo. Então, tira teu cavalinho da chuva…essa “união árabe” contra Israel é praticamente impossível.

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
Camargoer.

Nem Turquia bem Irã são arabes

Joanderson

Foi só um raciocínio rápido amigo vc ra certo,quis dizer islâmico porém já vi muita gente confundido isso é até eu corrigindo,hj eu msm confundi.
Desculpem aí.

Afonso Bebiano

Joanderson, outro fator a ser incluído na equação é que o Irã é uma teocracia xiita, ao passo que todos os outros países islâmicos que você mencionou são majoritariamente sunitas.

A rivalidade entre sunitas e xiitas é maior do que a de qualquer um desses grupos islâmicos em relação aos judeus.

Para os salafistas, que são uma corrente fundamentalista do sunismo, os xiitas sequer seriam muçulmanos, mas sim apóstatas. O salafismo, por sinal, é a corrente sunita predominante na Arábia Saudita e nas demais monarquias do Golfo.

Então, esses países temem mais o Irã do que Israel.

Franz A. Neeracher

Além do Irã, os xiitas tb são a maioria no Iraque, Azerbaijão e Bahrain.

Afonso Bebiano

Sim, mas o Joanderson não mencionou nenhum desses países.

No cômputo mundial, os xiitas são de 10% a 15% do total de muçulmanos. Os demais são sunitas.

Isso reforça a sensação iraniana de viver sob cerco.

Franz A. Neeracher

Difícil dizer….varia de acordo com a fonte.

Algumas dizem 10% a 15%, outras especulam algo em torno de 20%.

Camargoer.

Adota 15% +/- 5%.

Chris

A única constatação certeira… É que a região é um verdadeiro barril de pólvora.

Camargoer.

Fica tranquilo. Achei importante apontar o erro para evitar confusões na discussão. Os debates envolvendo o Irã acabam despertando muita paixão.

Marcos

Arábia saudita e irã ,são inimigos , arábia não atacaria Israel pelo motivo de desestabilização da região,eles quer vender seu petróleo não quer guerra ,só se for contra o irã pelo motivo de um ser xiita e outro sunita

Camargoer.

É muito difícil acompanhar a política externa na região… as posições são contraditórias. Aliados possuem interesses divergentes, inimigos possuem interesses convergentes. Estou preocupado com a evolução das coisas na região. A maioria das ações dos EUA agravam a situação Creio que os únicos presidentes que atuaram efetivamente pela paz na região foram Carter e Clinton. O Irã entrou na lista de inimigos dos EUA após os sequestros na embaixada. No caso iraniano, a queixa era o apoio dos EUA á ditadura do Xá, que foi derrubado na revolução islâmica. Passou do tempo dos dois países normalizarem as relações… praticamente, todos… Read more »

André Garcia

É muita vontade de ver uma guerra…especialmente quando não se está lá para viver o inferno pessoalmente.

Joanderson

Aqui é uma lugar para isso msm,falar de assuntos militares e equipamentos, td isso serve para quer se não for guerra.
Não desejo guerra em nem um amigo,fiz só uma suposição.

CLAUDIO

Vc só fala besteira, está colisão muçulmana não é ameaça para o exército de Israel.

Danilo Alves

Não escreva bobagens; Irã não faz parte do mundo árabe, muito pelo contrário.
Outra, Estados Unidos nunca atacarão o Irã. Preferirão que Israel faça o serviço sujo, como em Sabes e Chatila…

Adilson

Tanta besteira

André Macedo

EDITADO

Last edited 5 meses atrás by André Macedo
Camargoer.

EDITADO

Romão

EDITADO

Last edited 5 meses atrás by Romão
André Macedo

EDITADO
Um aviso para todos:
Os tradicionais bate-bocas Hamas x Israel serão apagados!

Last edited 5 meses atrás by André Macedo
Maurício.

O Hamas colocou Yahya Sinwar no lugar do Ismail Haniya, dizem que Yahya é ainda pior que Ismail. Ou seja, o ciclo nunca tem fim.
Em Israel, a população e as autoridades estão apreensivas, estão querendo que o Irã ataque logo, assim podem ficar mais tranquilas e podem sair dos bunkers.
Dizem que o Irã quer atacar, mas quem quer atacar de verdade, não fica anunciando.

Heinz

Esse é o próximo a ser eliminado, aguarde…

Maurício.

Onde está o Mossad e a IDF que deixam esse pessoal fazer quilômetros e quilômetros de túneis reforçados, praticamente uma cidade, com luz, água, lugar para armazenar munições, foguetes, os caras tem até quartos e banheiros! Ninguém vê nada? Ninguém escuta nada? Ninguém ouve nada? Quanto a política, o TPI está na cola de um pessoal por aí…

Leandro Costa

Se conseguiam cavar túneis em campos de prisioneiros durante uma guerra sem que os carceireiros percebessem, imagina em uma cidade, que tem que fazer obras de serviços públicos, etc., e que ainda é comandada pelos caras que querem cavar os túneis?

Maurício.

Leandro, tu está colocando o Mossad e a IDF no mesmo nível de um carcereiro? Onde está a inteligência de Israel que não vê nada? Veja bem, não estamos falando de simples túneis, estamos falando de túneis reforçados, onde as fronteiras em tese, deveriam ser bem monitoradas, mas passa até RPG norte-coreano. Mas, é aquilo, na teoria, Israel tem um dos melhores serviços de inteligência do mundo, na prática, não é bem assim.

Leandro Costa

Vou te dar outro exemplo, Maurício, e talvez você consiga entender o desafio da coisa. O país mais poderoso do Mundo, tem uma fronteira seca, no deserto, relativamente fácil de se vigiar e muito imigrante, drogas e armas ilegais ainda passam por ela diariamente. Não é tão fácil e nem tão preto no branco quanto as pessoas imaginam que seja. Da mesma forma que de um lado tem um grande número de profissionais tentando fazer de tudo para barrar esses esforços, do outro lado tem gente disposta à fazer o possível para o contrário. São pessoas que aprendem todo santo… Read more »

João Moita Jr

A novela continua…

Jacinto

Por que um país persa e xiita iria se meter numa rodada de ataques e contra-ataques extremamente custosa por conta de um árabe sunita que já foi substituído? Vai fazer um ataque simbólico, se fizer, e cada um sai gritando para a respectiva torcida.

Nilton L Junior

Poxa faltou o dia e o horário

Jefferson Ferreira

Fico imaginando o custo desses deslocamento para o contribuinte americano…

Allan Lemos

Culturalmente, eles não ligam, apesar de algumas pessoas desejarem que os EUA adotem uma política mais isolacionista, geralmente isso não se aplica a Israel. Esse tipo de coisa garante o poder dos EUA mundo a fora, então é dinheiro bem gasto.

adriano Madureira

Isso só mostra o quanto Israel não é essa força toda que alguns acham que eles são…

Ao perigo, necessita da ajuda do cafetão yankee.

Miguel Alberton

A China não tem interesse em confrontar os americanos agora. Primeiro quer se tornar a maior potência econômica. Depois, verão a fúria do dragão.

Tuxedo

A guerra vai ser longa…