Primeiro lote de caças F-16 chega à Ucrânia em meio a atrasos e desafios de treinamento
De acordo com fontes, o número total de caças esperado para ser entregue em 2024 e 2025 é de 79
Os primeiros dez caças F-16 chegaram à Ucrânia em 31 de julho, “um ano após a administração Biden, inicialmente hesitante, finalmente permitir que seus aliados europeus mais ansiosos os enviassem”, relata a revista The Economist. Até o final de 2024, a Ucrânia deverá ter 20 F-16s em operação. O restante, que faz parte do compromisso assumido pela coalizão de F-16 liderada pela Dinamarca e pelos Países Baixos, será entregue em lotes ao longo de 2025.
Ben Hodges, ex-comandante das forças americanas na Europa, expressou em entrevista à revista que há uma grande frustração devido à demora na entrega das aeronaves para a Ucrânia. Um dos motivos para o atraso em disponibilizar uma quantidade significativa de F-16s, segundo ele, é a “lamentável” escassez de vagas de treinamento para os pilotos ucranianos — uma “decisão política da administração”. Além disso, as barreiras linguísticas também foram um obstáculo.
VÍDEO: Cerimônia de entrega dos F-16 à Força Aérea da Ucrânia
A Ucrânia possui pilotos altamente capacitados e experientes em combate, mas os F-16s são significativamente diferentes e mais complexos do que os MiG-29 e Sukhoi Su-27 da era soviética, com os quais eles estão familiarizados.
Espera-se que a chegada dos F-16s reduza a liberdade com que os Su-34 russos têm atacado as linhas de frente ucranianas. Os russos têm lançado diariamente mais de cem bombas planadoras rudimentares, porém eficazes, sem sair do espaço aéreo russo.
Durante uma cerimônia de premiação em comemoração ao Dia da Força Aérea da Ucrânia, em 4 de agosto de 2024, o Presidente Volodymyr Zelenskyy confirmou a chegada dos F-16 ao país. No entanto, ele não revelou a quantidade exata de aeronaves recebidas.
FONTE: Euromaiden
Game Change!!!????
Agora vai!
Com 20 aeronaves?
Contra caças que “só servem para dar piruetas em shows aéreos e encantar os incautos”, como um pessoal diz por aí, essa quantidade inicial dá e sobra!
Não provoca a torcida os “Russos estão atolados na Ucrânia” eles são sensíveis, a propaganda é forte.
Os EUA também ficaram atolados no Vietnã e na Coreia, vcs costumam comparar a Ucrânia com a invasão dos EUA no Iraque em 2003 onde os EUA avançaram em 1 mês até Bagdá, a Ucrânia é diferente do Iraque, é uma guerra sustentada por uma potencia (EUA) o Iraque não estava sendo sustentado por ninguém, além do que o desenvolvimento da estrutura militar da Ucrânia foi bem diferente do Iraque, eu recomendo que vc estude um pouco o avanço dos blindados dos EUA sobre o Iraque em 2003 e o avanço dos blindados Russos na Chechênia e na Ucrânia como… Read more »
Para os russos, que segundo o Oryx, já perderam mais de 300 aeronaves, vai precisar derrubar mais que essas aeronaves para provar alguma coisa.
Calma, o principal oponente dos F-16 da Ucrânia não vai ser os russos, e sim as pistas, que devem ser muito bem limpas!
O principal problema vai ser que os russos vão aprender a se defender dos AIM 120, isso sim vai ser o maior tiro no pé do ocidente, pois isso ai é o principal meio de ataque aéreo do ocidente, se os russos acharem o antidoto para isto, até o F 35 vai ficar comprometido e ninguém esta prestando atenção nisto
Os Russos já combatem os Aim-120 desde a chegada dos NASAMS em 2022, se não aprenderam a jammear até hoje, não vai ser operando contra os F-16 que vão…
Neste caso vc tem razão, porem caça contra caça o alcance do AIM 120 é estendido, os caças russos não costumam chegar perto das baterias NASMS.
3 dias em Kiev ?
“3 dias em Kiev”
Essa será a life expectancy do piloto.
Ainda tem Mig-29 ucraniano voando, até parece que agora que a Ucrânia está cheio de SAMs que a Russia vai começar a voar em cima só pra combater um punhado de F-16….
😂
Por um lado a quantidade é significativa, mas por outro a variedade de versões e equipamentos integrados em cada lote doado vai deixar a logística num pais em guerra muito difícil, mesmo que a LM e fornecedores tivessem fabricas em solo ucraniano. Treinamento deficiente, como mostrado na reportagem também torna a chance de ‘game changer’ bem menor…
Onde está escrito que o treinamento é deficiente?
“Um dos motivos para o atraso em disponibilizar uma quantidade significativa de F-16s, segundo ele, é a “lamentável” escassez de vagas de treinamento para os pilotos ucranianos — uma “decisão política da administração”. Além disso, as barreiras linguísticas também foram um obstáculo.”
Ucrânia até agora só formou 6 pilotos de F-16, tendo em vista a ameaça existêncial enfrentada é bem pouco
Então é por escassez de vagas,não por deficiência de ensino…
Tem muita diferença nisso.
O que não vai faltar é piloto para voar o F-16, uma galera “aposentada” com saudade de emoção estará na porta da base pedindo p voar
Há fortes indícios que quem opera Himars, Patriots, entre outros armas ocidentais sofisticadas, são grupos de operações especiais dos respectivos países doadores dos equipamentos.
Com os F16 não será diferente.
Nao vai negar a entrada de caças russos no espaço aereo ainda, mas é um começo para a ocidentalização da FA Ucraniana, em mais 2-3 anos terao varios pilotos ja com grau de proficiência decente.
Imagino que nesse momento seriam usados para lançar JDAM-ER ou outros misseis em direção ao fronte russo ou alvos dentro da Russia. Mas combate ar-ar ainda vai levar tempo.
No fim, a Ucrânia vai lentamente virando uma grande base da OTAN, isso o Putin nao consegui evitar. Daqui 10 anos os Ucranianos vao receber F35.
Em mais 2 ou 3 anos será mais fácil, pois naquele então a Ucrania será do tamanho de Luxemburgo.
Já tem 3 anos de guerra e as trincheiras mudaram bem pouco desde então, nesse ritmo pra ficar do tamanho de Luxemburgo vai demorar uns 30 anos…
Vai ter ucranianos vivos daqui a 30 anos lutando no front?
A Russia não voa em território ucraniano tem um tempo já, não se arriscam devido à cobertura SAM pós 2022 ter aumentado, a Rússia abdicou de contestar o espaço aéreo confiando nas suas munições de longa distância, e misseis também claro.
… será que em “dois ou três anos” a Ucrânia, como conhecemos hoje, ainda vai existir?
Vamos ver os primeiros Sukois abatendo F-16
Ou o contrário.
Dadas as vergonhas que os equipamentos russos teem demonstrado no cenário real de uma guerra, não duvido que com esses poucos F-16 eles façam um belo estrago tanto em operações aéreas quanto ao solo.
Vamos aguardar.
Vergonha?? Como assim?? As FFAAS da Rússia estão varrendo do tabuleiro tudo o que ao redor de 41 (!!!) paises mandaram para a Ucrania, e estão avançando em todas as frentes e mesmo assim são eles que estão fazendo vergonha??? Eta, universo paralelo.
Acho que vc esta vendo outra guerra, o segundo maior exército do mundo tem usando carrinho de Golf, motocicletas e veículos estilo kombi; para cada baixa Ucraniana tem15/16/17… baixas Russas, a artilharia antiaérea russa foi reduzida a metade ou menos, seus caças estão limitados ao seu território temendo os eficazes mísseis AA ocidentais; a marinha saiu de mudança do mar negro e olha que os Ucranianos nem te navios. A única coisa que os valorosos comandantes russos são bons é a corrupção, vendem fardamento, combustíveis, armas e tudo mais; ficaram famosos no Afeganistão e continuaram como se houvesse amanhã, a… Read more »
A passo de formiga e sem vontade…
Qual o avanço dos russos no território ucraniano hoje, 2 anos e meio depois do início da guerra? Os russos estão varrendo? E as perdas russas? E p que esses 41 países mandaram pra guerra? Quantas tropas desses países foram para lá? Quantos F-22, F-35, F-15, A-10, V-2, B-1, B-52, Super Hornet, Rafale, etc, estão envolvidos nos combates? Os maiores envios foram, e são, de equipamentos em vias de desativação ou de versões mais antigas. Armas de ponta são casos pontuais ou em menor quantidade. Me admira um dito ex-soldado do US Army fazer um comentário tão superficial como esse.
Exatamente…fazem isso desde o primeiro dia da invasão.
Essas suas afirmativas estão 100% corretas.
Só faltou combinar com os russos.
Os Iskanders tão fazendo a festa na Ucrânia. Vc tá deve tá acompanhando a guerra pelo HNMM da OTAN.
Sim. A festa do crioulo doido.
Venceram a guerra em três dias más vivem encenando que a guerra continua só por ego e frescura mesmo.
Viva os Iskanders…
“Vamos ver os primeiros Sukois abatendo F-16.”
Esses F-16 são antigos, mas mesmo assim, continuam sendo um caça de alta performance, pela imagem, se for um F-16 ex-Dinamarca, eles estão com aim-9l e aim-120b, ou seja, nada de aim-9x ou aim-120 c7, mas já é melhor que o aim-7 da força aérea do Iraque!
Se os caças russos derem bobeira, se não tiverem apoio dos AEW, eles podem ser abatidos.
Eles estão armados com AIM-9M e AIM-120C
https://bulgarianmilitary.com/2024/08/04/see-ukrainian-f-16-mlu-with-aim-9m-and-aim-120c-amraam-missiles/
Se eu não me engano, as superfícies de controle do aim-120c e suas variantes são menores, a Dinamarca usava a versão B, que é a mesma que aparece nas imagens da matéria aqui do aéreo.
Embora cansados, são melhores que os vetores da era soviética , possuem eletrônica , radar, RWR , capacidade de armas muito superior ao que os ucranianos vinham operando, será mais uma dor de cabeça aos russos se os ucranianos souberem operar o vetor.
Não sabemos de fato que armas eles vão operar… é somente uma apresentação …
“Embora cansados, são melhores que os vetores da era soviética , possuem eletrônica , radar, RWR , capacidade de armas muito superior ao que os ucranianos vinham operando.” Vamos por partes, a Ucrânia tinha alguns Mig-29 modernizados por Israel, ou seja, a Ucrânia tinha, pelo menos alguns caças com aviônica e sistemas mais atualizados. Quanto ao radar, em capacidade de alcance, é melhor que o do Mig-29, mas não é melhor que o radar do Su-27. Quanto a capacidade da aeronave em si, velocidade, teto operacional, manobrabilida, etc, não vejo o F-16 superior ao Su-27, diria que está no mesmo… Read more »
As modernizações na frota de Mig-29s foram bem modestas, não as deixam no nível dos F-16s que eles estão recebendo em termos de aviônica , o mesmo se aplica a frota de Su-27, nenhum deles tem a capacidade de operar um missil como o AIM-120 , somente mísseis da classe R-27 em que tem que ficar direcionando o míssil pelo radar o que deixa o vetor muito vulnerável fazendo isto . Não vejo estes F-16s sendo usados em combates a curto alcance, vão disparar seus AIM-120 e fugir , aumentando suas chances de sobrevivência … aliás, vimos alguns pilotos ucranianos… Read more »
Olha, visto a incompetência Russa nessa guerra…
Um ou outro F16 vai ser abatido sem sombra de dúvida, mas tem muito russo borrando a cueca…
Os ucranianos mal terminaram o treino em F-16, pilotar uma aeronave assim não é fácil, é muito mais provável que os ucranianos estejam temerosos do que os russos, sem ser clubista.
Interessante, pilotos são treinados e estão no cenário da guerra, e você no teclado, quem é o melhor?!
Sentado na cadeira é muito fácil emitir opiniões, detrás de um manche a dez mil pés, com sua vida em risco é outra, não importa lado. Só em subir num cockpit de piloto e decolar, ninguém borra às calças!!!
Acho que a maioria dos abates serão pelos S-400. Estou colocando a pipoca no microwave…
Os S-400 já estão sofrendo nas mãos de drones , Scalps , Storm Shadows, Atacms entre outros …
Vai ser desafiador. Vão ter que burlar ou anular a vigilância dos Russos em áreas de operação conhecidas (bases e aeroportos), e ao mesmo tempo ainda tem um número reduzidor de pilotos treinados para operá-los, para não falar de mantenedores, a maioria provavelmente terceirizados. Qualquer F-16 vai ser alvo primordial, e qualquer um deles destruído será usado como propaganda.
Boa sorte para os Ucranianos. Vão precisar.
Pois é, foram formados por enquanto apenas 6 pilotos.
Se algo aprendemos nos anos de guerra é que não devemos confiar nas informações oficiais de ambos os lados. Deve ter muito mais q 6 pilotos Ukrania os formados, os F16 podem sair de pistas de fora da Ukrania e até podem ser limitados por terceirizados. E vão usar quaisquer arma que aparecer, fundamentalmente o que não vai aparecer na foto oficial.
Limitados não, terceirizados*
Acho que foram formados mais do que isso. Os números oficiais eu nunca vi ninguém informar. Mas são bem menos do que se gostaria, isso é certeza.
Chamou minha atenção a dificuldade para conseguir vagas para fazer o treinamento dos pilotos… pensei na dificuldade que a Argentina encontrará para treinar os seus pilotos, já que está difícil até para treinar os pilotos ucranianos..
Um ponto contra para a aquela ideia de comprar F16 de segunda mão para a FAB
Concordo. Apesar que a FAB tem pilotos familiarizados com o F-16. O problema para a Ucrânia acho que é mais com o idioma e o fato de operar aeronaves soviéticas.
Familiarizados com o F-16? Só os pilotos de ensaio do GEEV.
E na Cruzex tbm…
De longe….kkkk
Não sei de onde tiram certas afirmativas…
Melhor não tentar entender Rinaldo…kkk
Pelo que entendi existe o problema com o idioma, mas o gargalo são as vagas para treinamento de pilotos.
Lembre que os países que operam o F16 também precisam treinar os seus próprios pilotos… a capacidade de treinar um pilito de F16 para combate são limitadas…
como a prioridade parece ser os próprio países e depois os ucranianos, a Argentina vai ficando para trás.. vai conseguir treinar uns poucos que servirão de instrutores.. etc..
O treinamento dos pilotos ucranianos está sendo feito nos EUA.
Os argentinos podem fazer o treinamento em outro país que opere o F-16….o grupo de pilotos argentinos será bem menor do que o grupo de pilotos ucranianos.
Mesmo assim, os EUA ainda possuem capacidade para treinar os argentinos, se for o caso.
Só como detalhe, os EUA possuem no momento, somente como esquadrões de treinamento para o F-16:
5 esquadrões da USAF
4 esquadrões da ANG
1 esquadrão da USAFR
O treinamento dos ucranianos está sendo realizado por um esquadrão da ANG.
Olá Fraz, segundo o texto “é a “lamentável” escassez de vagas de treinamento para os pilotos ucranianos”… isso pode significar que as vagas estão escassas ou que os ucranianos estão sendo colocados em segundo plano.
A Ucrânia pretende ter mais de 100 pilotos de F-16. Simplesmente não é possível enviar um grande número de pilotos ao mesmo tempo para fazer o curso do F-16 Muitos tém que ficar na Ucrânia combatendo, descansando ou treinar no equipamento operado atualmente. A “falta de vagas” refere-se principalmente a falta de instrutores / tradutores ucranianos. O plano inicial era de formar um “Cadre Team” de pilotos ucranianos, para esses serem os futuros instrutores para os demais pilotos…..o problema do idioma está se relevando mais difícil do que o esperado Não é fácil organizar todo o “Syllabus”, todos os pilotos… Read more »
Tá certo… curioso que antes faltava avião.. agora falta instrutor… riso. Daqui a pouco vai faltar piloto..
Torço para que este conflito acabe logo.
Camargo. Podes rir a vontade. Os EUA liberaram os F-16 para a Ucrânia há cerca de um ano attás. E vc acha que nesse curto prazo já existe dezenas de aviões e pilotos prontos para combate?? Para não falar em engenheiros, mecânicos e técnicos especialistas em diversas áreas!! Há falta de tudo….aviões tem que passar por modificações e manutenção……falta de pilotos, falta de instrutores…. Não se trata de somente de um simples curso de transição de um type rating para outro. Mas sim de uma troca de filosofia, de conceitos….a doutrina da era soviética a qual os pilotos ucranianos estão… Read more »
Olá Franz. Peço desculpas se fiz uma piada sobre algo que não tem graça. Esta guerra é terrível. É sempre importante reafirmar que defendo o imediato cessar fogo e que os dois países iniciem uma negociação de paz. Sobre os F16, chamou a minha atenção no texto a ausência de vagas para a instrução dos pilotos ucranianos. Pensei.. se faltam vagas para os ucranianos, que suponho serem a prioridade, faltariam vagas para os demais… Segundo o texto “é a “lamentável” escassez de vagas de treinamento para os pilotos ucranianos”. Esta parte do texto ainda chama minha atenção. Estariam faltando vagas… Read more »
Oi Camargo Não tem do que se desculpar! É preciso ler com cautela as notícias, sejam elas qual for a fonte….aqui no caso o “Euromaiden”. Como escreví antes, os EUA possuem nada menos que 10 esquadrões de F-16 dedicados unicamente para treinamento…..isso são cerca de 120 aviões. Desses 10, um é dedicado exclusivamente para o treinamento de pilotos de Taiwan. Um outro é dedicado para pilotos de Cingapura. Um terceiro esquadrão é dedicado para outros pilotos estrangeiros, no caso para pilotos ucranianos no momento. Sobram 7 esquadrões para os pilotos dos EUA. Com a introdução do F-35A, os EUA precisam… Read more »
Valeu Franz.
De onde tu tirou que a Argentina tem ou terá problemas para formar seus pilotos?
Mas, se bem me lembro, o lote da Argentina vem com simulador, o que facilita o treinamento.
São situações diferentes, os ucranianos estão em guerra , precisam urgentemente de pilotos e pessoal qualificado , os argentinos por sua vez não estão em um conflito, então os desafios serão bem menores….
Ainda assim, parece que faltam vagas para treinar pilotos…
Para os ucranianos sim, devido as perdas em 03 anos de conflito, doutrina soviética , o próprio conflito em si, para eles o desafio é grande….
para os demais, argentinos ou na especulação brasileiros, os problemas não são os mesmos …
Riso.. vamos ver o Milei furando a fila de treinamento dos pilotos ucranianos.. riso
Lembrei do personagem argentino do Jô Soares.. “Mui amigo”
Não há necessidade de furar a fila, os ucranianos estão em uma situação e os argentinos em outra completamente diferente..
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Casa caso é um caso. Lugar e instrutor para treinar novas equipagens é o que não falta. No caso ucraniano, tem a dificuldade da disponibilidade de pilotos e ainda o fator político. Não tem como comparar o caso da Ucrânia com o da Argentina.
Vai ser interessante ver o F-16 em ação no campo de batalha, ansioso por vídeos, acredito que vai ter bastante conteúdo nas mídias
O que muda é que agora a força aérea Ucraniana terá meios de atirar de volta para, pelo menos, manter os bandidos afastados em operações aéreas. Um radar com capacidade real de TWS + um Míssil Fox3 faz toda a diferença. Nem o N-001 do Su-27 nem o N-010 do Mig 29 que eles tinham possuíam essa capacidade, somado ao R-27 que é um Fox1. Ao tentar engajar qualquer alvo com esse combo os ucranianos ficavam imediatamente vulneráveis, pois seus radares perdiam a varredura ao entrar no modo de acoplamento para guiar o R-27… Os russos, do outro lado, já… Read more »
Vai levar um tempo considerável (caso exista esse tempo) até que consigam dominar o combate com o novo avião. Se com os modelos soviéticos, já operacionais há décadas, muitos pilotos ucranianos morreram, imaginem até se acostumarem com o novo sistema de armas. Até lá mais pilotos morrerão. Não adianta ter alguns dos melhores mísseis por si só…Esses F-16 me lembram esse vídeo: https://youtu.be/0GasR5yO2uM?si=fFlhSQuf9BkjcJpa.
Exatamente Sérgio!
Que ótima notícia!
Agora a guerra finalmente termina
Não termina mas, sim, reduz um pouco a desvantagem aérea ucraniana. De todo modo, será interessante ver as capacidades aéreas dos dois países e não me refiro somente ao equipamento (aviões, radares, etc) mas, principalmente, ao elemento humano que os opera.
Na minha opinião, o F-16 é de longe o melhor equipamento que a OTAN/EUA já enviou para a Ucrânia, eles podem causar um bom estrago nas forças armadas russas.
Sério? Deus te ouça, embora ache que não ouviu.
Esta guerra já deveria ter terminado.. nem devia ter começado
Já era para ter acabado :
https://www.forte.jor.br/2022/06/12/se-eu-quiser-ocupo-kiev-em-duas-semanas-disse-putin/
Agora vai!
Uma guerra estúpida que precisas ser interrompida imediatamente
É só o invasor dar meia volta
Até o mundo mineral sabe que isso é improvável acontecer enquanto a Russia tiver capacidade de sustentar uma guerra de atrito. Este cenário só mudaria se 1) a ajuda militar para a Ucrânia for interrompida. 2) a ajuda militar para a Ucrânia for maior que a capacidade militar da Russia. Ainda que sejam possíveis, são cenários improváveis. Isso significa que a guerra continuaria indefinidamente, destruindo a infraestrutura civil, causando baixas (feridos e mortos) civis na Ucrânia, baixas nos dois exércitos, aumento dos refugiados ucranianos e destruição da economia ucraniana… então, para os dois países o melhor é um cessar fogo… Read more »
Concordo. Isso tudo por culpa do Invasor. Falta colocar isso nos seus gigantescos textos de sempre
Isso de fazer juízo de valor… de dizer que está certo, quem está errado.. quem é santo e quem é pecador… isso eu deixo para que gosta de filme da Marvel.
Eu prefiro avaliar o contexto presente e como ele foi afetado pelas decisões do passado… futuro é aberto, ainda que seja possível perceber o que é provável ou improvável.
culpa é coisa de quem vai no confessionário pedir perdão
Pois é Camargo, como disse o nosso PR, quando um não quer, dois não brigam.
Filosofia que atualmente serve para Ucrânia e Rússia, Maduro e oposição etc., mas no passado poderia ter sido usada por Alemanha e França (algumas vezes), Alemanha e Rússia, Japão e EUA, entre outros casos.
Pena que nesses casos o pessoal insistiu em resistir e não quis interromper logo as hostilidades. Muitas vidas teriam sido poupadas.
Pois é Edu. O início da I Guerra foi um desastre. Há um livro muito bom (dificil de encontrar) chamado “Os sonãmbulos” que descreve como o militarismo, a falta de democracia e uma crise capitalista resultou em uma guerra conduzida por líderes fracos. A II Guerra é resultado do fracasso do tratado de Versalhes e do fracasso a Liga das Nações. È preciso lembrar a responsabilidade do Congresso dos EUA no enfraquecimento da Liga. No caso específico de Hitler, ele foi amplamente festejado no mundo inteiro, tendo sido inclusive capa da revista TIme. O Fascismo era visto como a solução… Read more »
Só os EUA pararem de enviar “oxigênio” ao paciente na UTI ..rs
Está na UTI faz quase 3 anos. E era para ser duas semanas
https://www.forte.jor.br/2022/06/12/se-eu-quiser-ocupo-kiev-em-duas-semanas-disse-putin/
Não deixa de depender do hospital Tio Bob…mais um lote de obuse 152mm , respira , respira …rs
Trump , empresário que é, já deixou claro , se eleito, não irá mais fornecer armas “sem ônus” a moribunda Ucrânia , irá fazer leasing.
Pretende fornecer crédito de até U$500Bi(o país , Ucrânia , entra como garantia…rs)
Óbvio que a máquina militar americana quer uma Ucrânia sangrando, dependente, assinando qualquer acordo em quaisquer termos. ☠️
cara, toda noticia vc só posta o mesmo link dezenas de vezes. Não tem outro assunto, tipo aquele que a Russia está lutando com pás, que está sem munição, que Putin está com cancer terminal, etc?
Então peça para os EUA retirar do mundo inteiro toda e qualquer parafernália bélica e retornar para dentro de suas fronteiras.
Pronto.
50% Safo.
Já é um caminho.
Estão indo: para o brejo.
Quase 3 anos de Guerra heim. A operação Esoecial não está saindo com planejado
A invasão da Ucrânia mudou a geopolítica europeia, mas não como Putin esperava. A Rússia isolou-se, está sendo desgastada em seu poder econômico; com perdas demográficas de homens jovens e, neste momento, em posição de dependência da China. Por outro lado, a União Europeia fortaleceu sua identidade comum e viu-se obrigada a criar estratégia e buscar meios próprios para sua defesa
Essas informações vieram depois do consumo de cerveja ucraniana em excesso? …rs
Alemanha(e UE), UK , economicamente numa “sinuca de bico”…
A Rússia mudou seu foque econômico para a Eurasia…está em um boom de consumo exacerbado, visto ao aquecimento acima do esperado de sua economia(obviamente devido a economia de guerra).
O tempo dirá caro Bispo. Há o fatos e observacoes jocosas negando-os
Totalmente dentro do cronograma..20% da porção mais rica da Ucrânia já virou território russo.
Quais riquezas a Rússia esta tirando ? Nem porto estão utilizando na Crimeia, como medo dos dromes navais ucranianos kkkkkk
Solo extremamente fértil , há região tem a maior usina nuclear da Europa, na região ficava a maior parte da fábricas siderúrgicas ,
Os territórios anexados eram responsáveis por 25% do PIB ucraniano.
Pior pra Russia é que Sevastopol esta cada dia que passa virando alvo pra ataques ucranianos, parece que mais uma embarcação foi afundada (submarino classe Kilo) usando ATCMS, e os russos já vem movendo alguns navios para uma outra base no Mar Negro numa outra regiao contestada da Georgia (Ossetia do Sul). Agora com os F16 armados com JDAM-ER, ainda mais possibilidade de ataques na Crimeia.
https://www.twz.com/air/ukraine-situation-report-russian-submarine-destroyed-kyiv-claims
Se foi muda nada ,estrategicamente, pelo relato o “sub” estava em doca seca , ou seja já estava manco, precisando de reparos ..rs
Disparar mísseis Kalibr , até navio mercante com “gambiarra russa” o faz ..rs
Dane-se. Não faço parte de nenhuma torcida, ao contrário de você. Aliás, dane-se não, porque essa guerra virou um moedor de carne.
Rinaldo como acha que os F-16 vão ser usados ?
1- Levando em conta número de pilotos/aeronaves.
2- E as defesas da Rússia e os próprios caças russos ?
Vão atacar de dentro do espaço aéreo ucraniano, mesmo ou vão arriscar na linha de frente.
Faço a mínima idéia.
Não vai ter Himars, Não vai ter Patriot, Não vai ter Atcm , não vai ter F16. Os especialista andam errando todas
Salvo engano essa foi a 346° vez que a linha vermelha foi cruzada.
Os russos são uma piada e o jogador de dama 2 D é o cúmulo do ridículo.
Os cossacos (rsss) vão levar um coro de alguns poucos F-16 antigos pilotados por pilotos formados às pressas, com mísseis de segunda linha.
Já comprei a pipoca.
A grande maioria de “cossacos” formava o extinto exército Branco e o finado exército Polonês dos anos 20 e 30, exterminado de forma criminosa em emboscada pelos russos nos inícios da WW2.
Blz!
Vivendo e aprendendo.
*https://www.aereo.jor.br/2017/09/18/eu-o-avisei-disse-piloto-russo-sobre-o-acidente-com-o-tenente-coronel-schultz/
Teve tudo isso e o que vemos atualmente é o governo do boneco zé fazendo recrutamento forçado, incluindo deficientes físicos e mentais, mulheres (até grávidas), idosos (faixa etária dos combatentes já passou dos 50 anos) e etc. Fato que fala por si só, o famoso raspando o tacho do tacho. O próximo “guêimitíandíer” vai ser o q será? Mísseis nucleares? Armas biológicas? Enfim, a realidade continua impulsionando vcs para a fila do cinema mesmo. Só filmes de hollywood para suprir vossas ilusões.
E bebês também. Dizem que as fraldas das maternidades já são em tom de verde e cinza
Existem centenas de vídeos confirmando o q eu disse mas… Realmente vcs vivem em um mundo q é um misto de ilusão e negação.
Me indique um.
Mas ainda que esse absurdo seja verdade não isenta a Rússia de ser um invasor covarde e cruel.
Ainda estou aguardando ansioso.
Já mandei meu caro, vários vídeos e reportagens, mas o post está aguardando a liberação da moderação.
Vamos lá. Lá vai alguns das centenas, senão milhares, de registros em vídeo e reportagens – pasmem que até BBC, DW e Reuters publicaram algumas situações o que indica que o desastre é bem pior: Recrutamento forçado: https://www.youtube.com/watch?v=UjlJoLT1Df0&t=8s https://www.youtube.com/watch?v=Xnw2Abqmu64 https://www.youtube.com/watch?v=KXhC8WREVKM&t=11s Combatente ucraniano com síndrome de down: https://www.youtube.com/watch?v=tykybyzkMus Combatentes ucranianos com pernas mecânicas, sem braço e etc, sendo obrigados a lutar: https://www.youtube.com/watch?v=wy9aWhGJjpc Mulheres no front combatendo pelo governo do boneco: https://www.youtube.com/watch?v=IGa-EfK9MKg https://www.youtube.com/watch?v=LUaXU2g_RHY – Obs: DW News informando que algo em torno de 60000 (sessenta mil) mulheres estão no front combatendo pelo governo Zelensky. https://www.youtube.com/watch?v=9D0trUjhpsQ Idosos sendo enviados ao front pelo governo… Read more »
Vou ver tudo com calma. Analisar as fontes e se há viés midiático ou se é informação isenta e volto aqui.
Já adianto que as primeiras impressões mostram o que já estamos carecas de saber, que é a devastação imposta pela guerra à condição humana.
Inicialmente a “dose de realidade” que salta aos olhos nas primeiras reportagens que vi dizem respeito à imensa provação a que a ambição do Putin submeteu o povo ucraniano.
Fabrício, Desculpe-me mas a sua atitude de criticar a Ucrânia por estar tomando atitudes extremas para se defender equivale a de cara que fica indignado em ver uma garota que está sendo estuprada enfiar o dedo no olho do estuprador. Você considera a dedada no olho injustificável mas passa pano para o estupro. Acho que você está tendo uma percepção invertida da realidade, o que atualmente se denomina de “pós-verdade”. Ainda que seja norma o que é mostrado nos vídeos e reportagens, que devo confessar serem altamente enviesadas, se configura em atitudes extremas de um povo que luta pela própria… Read more »
Excelente, mas em se tratando de pro Russia ele fará questão de não entender meu amigo.
A única realidade mensurável de forma objetiva é que a “operação especial” já
perdura por 2 anos e meio e não há previsão dela ser terminada.
O resto todo são desculpas para justificar que o damista do Kremlin , tido por alguns como sendo infalível (ser iluminado que é) e um contra ponto ao odioso Ocidente, meteu os pés pelas mãos.
Esse vídeo de “entrega” foi feito na Romênia? 😆
Pelo que se especula é que boa parte dos F16 que serão entregues é que operem de bases da OTAN nos países proximos como a Romenia para evitar que sejam destruídos em solo ucraniano.
Sim
A Rússia já destruiu 30 f16
30 com laser orbital.
Falando em armas “especiais” saiu no “X” que a Russia enviou para o Irã o avançado sistema Murmansk BN.
Não funciona na Ucrânia e não deve funcionar no Irã.
Como disse uma vez um general israelense: a melhor CME é uma bomba de 2000 lb.
A Ucrânia tem 30 pilotos?
Quantos falam ucraniano ?
😆
Não importa a cor do gato desde que ele mate o rato.
O Zé sempre cobrou a entrega desses F-16, dizendo que a demora na entrega deles amarrava as máos dos ucranianos.
Mas digamos que esses F-16 não mudem o cenário…
E agora?
PS: vocês estão cientes de que esses F-16 serão os alvos n°1 dos russos, né?
Olá Wilber. Tenho dúvidas se qualquer ajuda que a Ucrãnia esteja recebendo impactará no resultado da guerra… Zelensky criou uma armadilha para si.., sua permanência no poder depende da continuidade da guerra, porque ele apostou seu capital político em uma vitória que não acontecerá (ao menos em prazo). Ele precisa manter mobilizados tanto a população e os soldados ucranianos quanto o fluxo de ajuda, mesmo que seja para um zero-a-zero. A Russo esperava ganhar a guerra rapidamente, mas errou na avaliação conjuntural. Agora, ele tem mantido a guerra no limite de sua capacidade de sustentar a guerra… isso pode durar… Read more »
“Zelensky parece que adiará as eleições o que criaŕa uma situação pelo menos constrangedora para os países que forem manter o apoio.” Os países europeus já jogaram sua vergonha pela janela e rasgaram trocentas leis pra manter o apoio a Ucrânia. Até quando, não sei. “(…) eleição nos EUA está indefinida até aqui” Mesmo se ocorra um milagre a vice do Biden ganhar, tem que ver seo Senada / Câmara não estará nas mãos da oposição. O problema é o que ambos os lados entendem como vitória. Como eu disse antes, ambos os lados chegaram muito longe pra aceitar qualquer… Read more »
Creio que estes aviões farão pouca diferença estratégica… talvez afete alguma coisa taticamente, mas algo que a Rússia vai absorver… Sobre os países europeus, eu acredito que o eleitorado vai mudar de posição. Este tipo de situação é pendular… a Guerra na Ucrãnia começa a ser um peso para os orçamentos apertados europeus.. A guerra tomou uma direção ruim para os dois lados, mas ambos estão presos na arapuca. Em algum momento, a correlação de forças vai mudar… como a Ucrãnia está no “teto”, qualquer mudança só vai piorar para o seu lado é como a piada do mágico que… Read more »
Eu achava que uma guinada pra direita na Europa levaria os governos dos países a discutir uma saida com a Russia, mas depois que os franceses rejeitaram a vitoria da direita na snap election tenho a impressao que as coisas mudam pouco (vamos ver o que acontece na Alemanha). A situacao do conflito esta num stalemate. E Inglaterra, França e Alemanha no momento vão continuar a apoiar a Ucrania. Se a Kamala Harris ganhar, tambem acho que a Ucrania segue recebendo todo tipo de ajuda militar dos EUA. Pode ser que esse conflito esfrie em algum momento, mas nao termine… Read more »
Olá R. A situação ideológica nesta guerra é inconsistente. Tem gente que se coloca ao lado da Russia porque ela antagoniza aos EUA… Putin e Zelensky estão bem á direita de qualquer governo dos EUA, exceto o de Trump. Na verdade, o mundo se parece muito com aquele que antecedeu a I Guerra em um contexto de crise do capitalismo mundial após 2008 agravada pela pandemia. Eu não sei por quanto tempo os governos europeus manterão o apoio á Ucrãnia… Uma coisa qua gente sabe… em algum momento no futuro a correlação de forças no mundo vai mudar.. porque sempre… Read more »
A Alemanha é o segundo maior doador pra Ucrânia, atrás apenas dos EUA. A Alemanha não dá, em material e grana, nem metade do que os EUA doam. Se ( ênfase no “se” ) o Trump ganhar, e se ( ênfase de novo no “se” ) ele cumprir sua promessa de “fechar a torneira” pra Ucrânia, nenhum país europeu terá condições de continuar financiando essa guerra por anos, eu duvido que eles continuem financiando por meses até. Como disse acima, os europeus já pararam de “tirar do próprio bolso” a tempos, usando os juros dos ativos que eles roubaram (… Read more »
“a Guerra na Ucrãnia começa a ser um peso para os orçamentos apertados europeus..” Os europeus drixaram de “tirar do próprio bolso” pra ajudar a Ucrânia a tempos. Eles usam os juros dos ativos russos roubad…ops, congelados. É uma maneira diabolicamente experta de continuar ajudando a Ucrânia, enquanto param de gastar a grana do contribuinte com isso. Contribuinte esse que começava a ficar bem “melindrado” com essa história de gastarem seus impostos pra isso… Fazer caridade sem tirar da própria carteira é uma delícia… “Creio que estes aviões farão pouca diferença estratégica… talvez afete alguma coisa taticamente, mas algo que… Read more »
Olá Wilber.
É muito difícil neste momento avaliar o que vai acontecer na Ucrãnia a médio e longo prazo… a curto todo mundo sabe: a guerra vai continuar.
Lamento que esta a guerra ainda esteja longe do fim
Só o tempo dirá o impacto que estes F-16s vão proporcionar no conflito, creio que em 2024 eles vão focar em treinamento , familiarização e combate a drones e mísseis de cruzeiro que atacam cidades ucranianas afastadas da linha de frente, com o tempo e claro a chegada e formação de mais pilotos e equipes de apoio , sim, podem atuar em missões na linha de combate .
Que serão alvos prioritários , os ucranianos e a OTAN sabem disto….
Cara, como eu já disse diversas vezes aqui na trilogia, esses caças serão utilizados primordialmente para atacar alvos que geram ganhos políticos: ponte da Criméia – alvo político vez que os russos já tem vasta linha logística por terra para suprir a Criméia; cidades Rússia adentro – alvo político que trará manchetes na mídia ocidental e com isso proporcionará mais rios de dinheiro no entanto fará a opinião pública russa cada vez mais coesa o mesmo vale para os ataques contra a Criméia como aquele com bombas de fragmentação contra uma praia lotada de banhistas. Quando começarem a serem abatidos… Read more »
Pombas, que bom alguém aqui com o mínimo de bom senso e sem torcida.
Bom, o Zé colocou muito alarde midiático sobre como a falta desses F-16 faziam a maré virar pro lado dos russos.
Se esses F-16 não mudarem nada pro lado dos ucranianos, qual a próxima desculpa deles?
Que a culpa é dos Ocidentais, em não terem liberado uns Arleigh Burke, FREEM’s e uns F-22 com Meteor?
Esses F16, Ucranianos, serão destruídos em questão de pouco tempo.
Vai ser o sucesso para VKS.
Que bela aeronave!
Se ficarem dentro da Ucrânia, logo, logo os iskanders os vão encontrar.
Mr Islander e Mr Kinzal daqui a pouquinho farão uma visita de surpresa…
Chegaram bem equipados, o número de caçad e de pilotos é pequeno para grandes operações, vão ficar a princípio em voos de treinamentos e voos para defesa aérea atacando drones e mísseis, mas não duvido que até a nível de testes de ações de vez em quando vão atacar algumas áreas ocupadas.
Fico imaginando o responsável pela logística das Forças Armadas Ucranianas, com a quantidade de armamentos de países diferentes. Loucura.
Empregues em um teatro super populado pelas melhores baterias anti aéreas do mundo, que abatem de uma distância de 150 quilômetros de distância, começarão a cair como moscas assim que decolem. Lutar contra a Rússia é muito diferente do que disparar seguramente contra pastores de ovelhas e vilarejos no deserto…
permita um adendo, empregues em um TO com 2 e 7 meses de atraso e numero de unidade insuficiente fora a condição de operação.
Os russos em quase 3 anos de guerra não conseguiram liquidar com a FA ucraniana com velhos aparelhos soviéticos com os recursos que tem …
Guerras se fazem com estratégia…
Estes F-16s vão trazer uma dor de cabeça maior que os vetores que os ucranianos vinham operando…
Essas tais baterias só não conseguem abater os droneso que estão fazendo a festa mas refinarias russas kkkkkk
Agora os ucranianos vão tomar Moscou.
Os russos chegaram em Paris em uma semana?
Mesma bobsgem de sempre esse tipo de comentário. Seria legal falar do F-16, o que pode ou não fazer, se vai dar certo ou não…
Meus centavos de opinião é que estão num patamar superior a tudo que a Ucrânica tem voando. Apesar da pouca quantidade ainda, já é uma virada de chave certa para a aquisição de novas aeronaves ocidentais, dando adeus a era russa.
Com a chegada dos F16s, seria uma boa estratégia, tornar um inferno a vida na Criméia ocupada.
Se isso acontecer, Kiev ficará muitas noites sem energia. Além disso, muitas infraestruturas sensíveis do governo e de militares serão destruídos em Kiev.
Barbaridade!
Bota pensar maldade nisso!
A OTAN não quer deixar um morto morrer.
Achei que eles só fossem anunciar depois dos primeiros ataques bem sucedidos. Qual o sentido de dar a notícia em público? Não existiria espaço para algum ataque supresa?
Dificilmente um equip. desses daria pra esconder por dias, mesmo porque a inteligência russa deve ter colocado a localização desses caças como objetivo n° 1.
Além do mais, é bom mostrar isso pra ver se eleva o moral do infante ucraniano na linha de frente.
Não precisou nenhum espião zanzando pelas unidades militares ou cidades ucranianas para saberem a localização. Basta um informante que acompanhe as notícias do país e que saiba filtrar as informações. E outra, os russos acompanharam tudo ao vivo, via satélite, desde a preparação das bases e paiols até a entrega oficial e deslocamento para angares. Hoje Rússia, EUA e, talvez, China possuem satélites com tanta capacidade de detalhamento, que podem não apenas ver as horas de um relógio de pulso de um piloto, mas ler as letrinhas miúdas do relógio. Podem ver, inclusive, a temperatura corporal de pessoas e animais… Read more »
Não estou entendendo todo esse alarde por a Ucrânia esta recebendo algumas dezenas de F-16… Tem alguém que realmente acredita que mesmo que a Ucrânia recebesse uma centena de F-16 armados ate os dentes e com tripulação total e excepcionalmente bem treinada vai conseguir mudar o rumo dessa guerra? … todo esse “alvoroço” só este servindo para desviar a atenção do que esta acontecendo no campo de batalha bem como na retaguarda… não precisa ter uma bola de cristal para saber no que vai da, podem ate conseguir alguma vitória pontual aqui e e ali, fora disso não vai mudar… Read more »
Qual última guerra tivemos aeronaves russas x norte americanas ? Vietnã?