Conheça no 13º episódio da 5ª temporada do “Colaboração Real – O Caça do Brasil” os detalhes do primeiro voo solo de quatro pilotos da Força Aérea Brasileira com o F-39E Gripen no país.

Os profissionais exploraram as características da aeronave e realizaram diversos exercícios, como velocidade reduzida e aproximação para pouso por instrumentos.

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Rinaldo Nery

Vi muito vôo solo de Mirage III e Mirage 2000 em Anápolis. Bebi muito espumante.

Bueno

KKK Vai matar a galera de inveja
kkk

Daniel

Eu vi a primeira apresentação do Gripen em Anápolis e vi a grande diferença pro Mirage!!

Santamariense

Abstraindo os percalços do programa, a aeronave é top! E alcançar o que esses pilotos alcançaram é fruto de muito estudo, dedicação e abdicação. Parabéns! Nossos pilotos, graduados, técnicos, etc, merecem muito mais, em termos de equipamentos e condições, do que o país lhes fornece.

Bernardo Santos

Não chegaram mais gripens esse ano?

Renato

Chegaram? (passado) Não.
Chegarão? (futuro) Não sei dizer, mas torço que sim.

Last edited 1 mês atrás by Renato
Elias

Essa história de atraso é o seguintes… pague conta que vc vai ter o produto hoje fim da tarde.. ninguém é trouxa para negociar no fio do bigode..

Elias

Alguém sabe quanto o Brasil ja pagou , exatamente o sete que tem . Quando pagar o montante do próximo.. de repente surgi o oitavo gripen . Enrrolation do fabricante, ninguém é trouxa

Leandro Costa

Sim, sabe-se o quanto o Brasil pagou, e o mais importante, sabe-se o quanto deveríamos ter pago e não pagamos. Aliás, pagar de fato, ainda não pagamos nada.

Rommelqe

Parabéns a toda a equipe da FAB. Entendo que a integração de uma aeronave tão complexa é uma tarefa extremamente difícil. O fato do GRIPEN E, conforme relatado, ser relativamente fácil de ser pilotado – por exemplo, ao ser comparado com um F5 – significa que possibilita com que o piloto possa se integrar mais facilmente a todo o complexo procedimento necessario a usufruir de sua capacidade de combate em rede, guerra eletronica, operação de armas, etc. Imagino que nossos pilotos tenham dedicado, até aqui, mais de 95% do seu período de treinamento voltado para atividades não diretamente vinculadas ao… Read more »

Antonioneto

Só pra apimentar. Alguém já viu a Esquadrilha da Fumaça treinando, de sua própria janela?? Dez vezes melhor que as apresentações.

Rinaldo Nery

Melhor é voar com ela no treinamento.

Cristiano GR

Vi muitos comentários aqui sobre atraso em pagamento, em só receber caças novos se não atrasar pagamento. Penso que estejam se equivocando um pouco. O Brasil fez um financiamento para a compra. Quando há um financiamento, um banco faz o pagamento da compra, praticamente, à vista e o comprador recebe o produto e segue, depois, pagando o banco. É o que reportaram esses dias aqui, que estava por acabar o período de carência e o Brasil teria de começar a pagar, não os caças, mas o banco de fomento que financiou a compra. Ou seja, o banco suéco que pagou… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Cristiano GR
Santamariense

Não é bem assim, Cristiano. O que foi pago até agora, e continuará sendo, são os juros e garantias do financiamento. A dívida propriamente dita será paga a partir de meados de 2025. E mesmo esse pagamento dos juros e garantias tem sido menor do que deveria, por conta do orçamento disponibilizado ser menor do que o necessário, isso já já alguns anos. Ano que vem, além dos juros e garantias, teremos que começar a pagar o principal da dívida. Se hoje já não conseguimos pagar, imagina com o valor de mais 1,5 bilhão de reais ao ano, aproximadamente, acrescido… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“E mesmo esse pagamento dos juros e garantias tem sido menor do que deveria, por conta do orçamento disponibilizado ser menor do que o necessário, isso já já alguns anos. ” Não, acho que você está se confundindo. Juros e garantias têm suas porcentagens estabelecidas no contrato financeiro, e vêm sendo pagos todos os anos normalmente. O que não vem sendo feito é o desembolso / utilização do empréstimo no nível necessário, por conta dos limites das leis orçamentárias anuais, que limitam os gastos da União (incluindo os que são oriundos de empréstimos). A média anual de utilização do empréstimo… Read more »

Santamariense

Nunão, agora já não entendo mais nada… Vamos ver: – Juros e garantias estão sendo pagos corretamente? Conforme você falou acima, sim. Então, ok; – O “principal da dívida, começará o seu “repagamento” no ano que vem. Ok; – “ O que não vem sendo feito é o desembolso / utilização do empréstimo no nível necessário, por conta dos limites das leis orçamentárias anuais …” – aqui é que complica o entendimento. Estamos pagando ao banco sueco a liberação de parcelas do empréstimo e o banco repassa à SAAB? É isso? Sei que tu já explicou e eu pensei ter… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Estamos pagando ao banco sueco a liberação de parcelas do empréstimo e o banco repassa à SAAB?” Só no ano que vem pagaremos ao banco. Só estamos pagando os juros ao banco sueco e comissões à agência sueca que garante o empréstimo, todos os anos. O desembolso é feito no banco sueco para a FAB pagar a Saab, mas o total que pode ser retirado a cada ano é limitado ao que a Lei Orçamentária estabelece. O orçamento anual inclui o que se prevê receber por impostos, por empréstimos externos, por emissão de títulos etc e tem limites estabelecidos pela… Read more »

Para complementar, essas são as tabelas que resumem tudo (tanto do valor emprestado em coroas suecas, que é o maior, quanto em dólares, que é o menor). A coluna da esquerda mostra tudo que foi “sacado” do banco sueco ao longo dos anos para a FAB pagar a Saab (empréstimo em coroas suecas) e fornecedores de armamentos (empréstimo em dólares). Depois, indo para a direita, estão as colunas dos repagamentos. A primeira é do que o Brasil pagou ao banco sueco (amortização): zero repagamentos. Zero porque até hoje foram 9 anos de carência. Depois vêm as colunas de juros e… Read more »

Santamariense

Entendi, Nunão. Então, mesmo para usar o valor do empréstimo, estamos limitados ao valor disponível em orçamento? Mas, isso é um contrassenso, pois não estamos pagando ainda! Esse limite de uso do valor do empréstimo (um dinheiro que AINDA não sai do tesouro) é um limitador sem sentido, pois, de qualquer maneira, iremos pagar. Se não há desembolso agora, por que não poder utilizar o empréstimo, visto que vai ser pago posteriormente? Sei que existe o limite legal e o teto, agora arcabouço. Mas, está se limitando um gasto que, ainda, não existe!!

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, entendo o estranhamento. Talvez porque você esteja pensando em receita ou orçamento apenas levando em conta a tributação, quase como um sinônimo de tesouro. Daí eu imagino que tenha escrito “valor disponivel em orçamento”, talvez entendendo orçamento como algo que só leve em conta as receitas tributárias. Mas o total do orçamento leva em conta várias receitas, e empréstimos entram no total do orçamento. A questão é que cada desembolso é uma dívida assumida e ela cresce a cada novo desembolso. Então cada desembolso entra na conta do orçamento anual. Lembrando que orçamento anual não é sinônimo de tesouro.… Read more »

Santamariense

Sim, eu entendi agora. Meu estranhamento é que, no ano que vem, iremos começar a pagar os 22 bilhões de reais, tendo usado, ou não, o valor do empréstimo em sua totalidade ou em parte. São amarras sem sentido, pois na realidade, liberando ou não, o uso da fração anual prevista, seja pelo motivo que for, no final das contas esse dinheiro vai começar a ser pago em 2025. Esse tipo de limitação é, no mínimo, contraproducente. Mas, eu entendi, sim. E podemos, “no frigir dos ovos”, confirmar que o atraso dos Gripen tem a ver com dinheiro, sim. Obrigado,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, é totalmente contraprodutivo, principalmente quando se leva em conta as consequências operacionais e também industriais. Não creio que o cronograma original seria cumprido mesmo sem essas restrições das leis orçamentárias, pois certamente houve atrasos no desenvolvimento (como em praticamente todos os programas de caças no mundo) e enormes dificuldades nas cadeias de fornecimento (por conta da Covid e início da guerra na Ucrânia). Mas chuto que, mesmo com esses problemas, pelo menos 1/3 dos caças, ou quem sabe metade, já poderia estar aqui neste ano de 2024 se os desembolsos anuais tivessem ocorrido numa média próxima a 2 bilhões… Read more »

Santamariense

Perfeito. Aqui, você resumiu muito bem. O dinheiro está disponível (não o usamos por conta das amarras legais, orçamentárias e fiscais) e tivemos muito tempo (10 anos)!! O erro maior e a responsabilidade maior são da nossa legislação tributária/fiscal e de nossos gestores. Lamentável. Enquanto isso, o tempo passa e as aeronaves atuais vão tendo suas vidas consumidas. Para nós, que gostamos do tema e temos uma visão mais profunda da importância de investir em defesa, ver esse imbróglio em que o próprio país colocou seu programa de reaparelhamento de caças é mais que decepcionante.

Fernando "Nunão" De Martini

“Então, os pagamentos recém estariam por começar e não dos caças, que já estariam pagos, mas do valor negociado junto ao banco.” Só para ajudar: os caças ainda não estão pagos. O uso dos recursos do empréstimo para pagar os caças sofre limitações todos os anos. O que está pra começar é o chamado repagamento ao banco, ou seja, o principal (juros e comissão/ garantias já vêm sendo pagos). Mas os caças (e tudo que está incluído no contrato com a Saab) ainda não estão pagos pelos recursos do financiamento contratado a um banco sueco. Ainda falta utilizar cerca de… Read more »