F-15QA (Qatar Advanced) ‘Ababil’ no Farnborough 2024
Reportagem e fotos de Jean François Auran*
A Boeing exibiu a mais recente iteração do F-15 Eagle no Farnborough International Airshow e no Royal International Air Tattoo (RIAT). Quatro aeronaves F-15QA foram enviadas ao Reino Unido pela Boeing de sua fábrica em St. Louis.
Uma aeronave estava em exposição estática, duas foram usadas para demonstrações acrobáticas e uma serviu como reserva. Para se preparar para as exibições de voo no RIAT e Farnborough, eles primeiro voaram para a RAF Lakenheath, sede dos caças das Forças Aéreas dos EUA na Europa. Uma aeronave realizou demonstrações sem armamento, enquanto uma segunda aeronave realizou manobras com carga de mísseis ar-ar.
Depois que os pilotos da Boeing concluírem as exibições de voo do F-15QA em Farnborough, as aeronaves serão entregues ao pessoal da Força Aérea Emiri do Catar (QEAF) para que eles possam voar até a base no Catar.
Em 17 de novembro de 2016, os Estados Unidos concordaram em vender 72 F-15QA para a Força Aérea do Catar. Inicialmente, o país comprou 36 caças Boeing em 2017 sob um contrato de US$6,2 bilhões, com os primeiros F-15QA entregues à QEAF em 2021.
Doha adicionou posteriormente mais 12 aeronaves ao seu programa de aquisição, dos quais os quatro jatos em Farnborough são a primeira parte. O F-15QA completou o seu voo inaugural em 13 de abril de 2020.
O F-15QA é membro da família de aeronaves F-15 Advanced Eagle, um desenvolvimento adicional do ‘design’ do F-15E que começou com o F-15SA (Saudi Advanced). O modelo QA é equipado com um moderno cockpit com grandes telas sensíveis ao toque, proporcionando uma ‘interface’ de utilizador intuitiva e melhorando a consciência situacional do piloto.
O F-15QA possui o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) AN/APG-82(V)1 de última geração com alcance de mais de 400 quilômetros e sistema de visão noturna AN/AVS-9 com alcance de 27 quilômetros, além do sistema de alerta de radar e guerra eletrônica AN/ALR-56C.
Especificamente, os caças têm dois “hardpoints” adicionais de armas sub alares (aumentando de nove para 11). Com os seus 11 hardpoints, o F-15QA pode transportar uma grande variedade de armas, como os mísseis AMRAAM dedicados à intercepção aérea ou um conjunto integrado de mísseis de diversos tipos e missões, o que aumentará significativamente a sua capacidade de combate. Cada um dos dois turbofans General Electric F110-GE-129 pode produzir quase 30.000 libras (aprox. 14 t) de empuxo em pós-combustão total.
O F-15QA começou a substituir a frota Mirage 2000-5. Eles serão chamados ‘Ababil’. O caça serao operado pela Flying Wing 5, que consiste nos Esquadrões 51, 52 e 53. Os registros da aeronave (QA535, QA536, QA538) estavam visíveis. Especulamos que o QA537 possa ser a aeronave sobressalente.
*É militar reformado do Exército Francês. Faz reportagens e escreve artigos para revistas e sites de defesa
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“Em 17 de novembro de 2016, os Estados Unidos concordaram em vender 72 F-15QA para a Força Aérea do Catar. Inicialmente, o país comprou 36 caças Boeing em 2017 sob um contrato de US$6,2 bilhões, com os primeiros F-15QA entregues à QEAF em 2021.
Doha adicionou posteriormente mais 12 aeronaves ao seu programa de aquisição, dos quais os quatro jatos em Farnborough são a primeira parte. O F-15QA completou o seu voo inaugural em 13 de abril de 2020.”
E ainda querem me convencer de que dinheiro não traz felicidade…
Um país com uma população do tamanho da cidade de Belo Horizonte (sem a região metropolitana) tem uma força aérea dessa!
Aow Brasil
E tem o dinheiro do Estado de São Paulo pra pagar. Quiçá mais!
mas não tem um nordeste pra levar nas costas…
AVISO DOS EDITORES – LEIA AS REGRAS DO BLOG:
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COMENTÁRIO APAGADO. O COMENTÁRIO ANTERIOR JÁ HAVIA RECEBIDO ADVERTÊNCIA, NÃO ESCALE A DISCUSSÃO PARTINDO PARA ATAQUES PESSOAIS.
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É preciso dizer ao rapazinho que ajuda seja a nível individual ou as prefeituras e ao Estado do Sul estão sendo revistas por fraude.
Isso foi preconceituoso!
O país Brasil é um só. O grande problema da leitura é cansaço dos olhos e a falta de figurinhas.
A informação para conhecimento da geração perdida está centrada principalmente, no interesse da moda momentânea e no “me disseram” e “ouvi falar”, sabe-se lá de onde e de quem….Você tem melhorar muito para ficar ao menos ruim.
Respeito é importante, não importa a região, isto é um diferencial do brasileiro comum e de bem, em relação ao resto do mundo.
Comparação meio injusta.
Os caras estão sentados numa das maiores regiões petrolíferas do mundo.
Bota injusta nisso…
A riqueza do Qatar provém mais do gás do que do petróleo.
No país com a maior reserva de petróleo do mundo, o povo morre de fome em uma ditaduta…
Está enganado. O Brasil produz mais petróleo do que o Catar, por exemplo. Sem falar nas outras riquezas minerais que são extremamente abundantes no Brasil e extremamente raras no Catar. A questão se resume a uma única palavra: “prioridade”.
A turma da Faria Lima está tranquila, tem a Petro, a Vale, os juros, Brasil, bom demais….rsrsr, é só manter o cinturão de segurança satisfeitos.
Lí, não me recordo aonde, que os problemas do nosso petróleo são:
-difícil acesso, praticamente nossas maiores reservas estão a grandes profundidades no ocenano, ao contrário do OM, aonde o petróleo está em terra e “na superfície”, se comparado as nossas reservas;
-nosso petróleo é do tipo pesado, mais adequado a diesel e combustível pra caminhões e máquinas pesadas;
-nossa capacidade de refino sub-utilizada.
O problema das refinarias brasileiras é que elas foram construídas para refinar apenas o petróleo importado. O nosso petróleo é de alta qualidade, mas precisa de refinarias adequadas. Com o pré-sal e a recém descoberta reserva na foz do rio Amazonas, o Brasil só não fica autossuficiente porque não quer.
“nossa capacidade de refino sub-utilizada”
O problema é a nossa baixa capacidade de refino….o Brasil possui poucas refinarias….por isso o petróleo é exportado e volta depois de ser refinado.
A renda per capita do Qatar é muito superior a nossa, então além de ser rico, é uma ditadura e está no Oriente Médio, região onde (proporcionalmente) estão os países mais armados do mundo.
De fato. Mas a renda per capita é irrelevante. A questão é justamente as ameaças regionais que o Brasil não tem.
As pessoas esquecem que o Brasil é um país imensamente rico, mas subdesenvolvido e que desperdiça dinheiro todos os dias. Por exemplo, entre fundo eleitoral, Lei Rouanet e orçamento secreto dá fácil uns 30 bilhões de reais esse ano. Se separassem pelo menos uns 5 bilhões desse dinheiro para os Gripens, já ajudaria muito no programa.
E não só isso, petróleo tb temos, mas o deles está de fácil acesso, com extração de baixo custo, já o nosso está de 4.000 a 7.000 metros de profundidade. O custo de extração é alto. A margem de lucro deles é enorme.
E a vizinhança deles é igual a de BH, né?… Tranquilinha que só.
Ribeirão das Neves é muito perigoso, Contagem idem
Rj mais perigoso que o oriente médio
Caro Jorge, em Neves esse F-15 não dura 2 min rsrsrs
Um verdadeiro caminhão de munição, com autonomia pra entregar na porta do cliente mas mesmo assim perfeitamente capaz de se defender da maioria das ameaças. Em uma realidade paralela em que verbas não fosse um assunto tão problemático, esse sim seria um ótimo substituto para o A1 na função de ataque.
O F-15 faz bem mais que ataque. Substituir o A-1 por F-15 é um completo desperdício.
Se te negativarem não entenderam seu pensamento…
Dou a mínima…
Sei disso Nery, o intuito do comentário foi pra ficar na questão em moda no momento, que é são os famigerados F-16, supostamente pra cobrir a baixa de A1 e F5. Particularmente, entendo que o correto pra isso é o Gripen fabricado localmente. Contudo, se a FAB entende que precisa de uma aeronave mais econômica pra fazer outras missões onde não há necessidade de um Gripen, penso que o indicado seria o FA50 comprado de prateleira ou montado aqui num esquema CKD. A referência ao F15 na função de ataque é por muitos hoje entenderem que em um cenário de… Read more »
FA50, F15, F16, dá na mesma, “…é um completo desperdício…”
Para um cobertor já curto.
E se tiver mais recurso, mais Gripen,
Ou se está dentro, ou não se passa de um vacilo, com direito a tornar o objetivo do Projeto com a SAAB um fracasso.
Pra ser sincero, nem sei o que a FAB quer… Vou chutar que esta história do F-16 foi pra pressionar por verbas pra honrar o contrato do F-39. Espero.
Setenta e dois F-15! Para um país pequeno como o Catar. Se decolarem todos de uma vez o controle de tráfego aéreo vai bugar.
Kkk fecha o céu do país
Kkk
Não esquecendo os Mirage, Rafale, Eurofighter, C-17, AH-64 e etc…
Alguém sabe a taxa de disponibilidade para o F-15?
Pq negativar uma pergunta simples? Será que a pergunta foi fora de propósito ou irrelevante?
Argos,
Tem gente que negativa até bom dia.
Como ninguém lhe respondeu, sugiro matérias anteriores aqui do blog, digitando disponibilidade no campo busca do blog (ícone da lupa no alto da página).
Aparecerão várias matérias sobre o tema, e em algumas delas vc encontrará respostas a respeito de diversas aeronaves da USAF, incluindo o F-15
Pra facilitar, o resultado da busca:
https://www.aereo.jor.br/?s=Disponibilidade+
Obrigado Nunão!
…………..2023 2022
F-15C 33% 45.70%
F-15D 55% 58.50%
F-15E 55% 51.60%
F-15X 85% 84.60%
Essas são as taxas de disponibilidade das aeronaves por ano. Esqueci de colocar…
“… O F-15QA possui o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) AN/APG-82(V)1 de última geração com alcance de mais de 400 quilômetros e sistema de visão noturna AN/AVS-9 com alcance de 27 quilômetros, além do sistema de alerta de radar e guerra eletrônica AN/ALR-56C. …” O F-15QA não possui o AN/ALR-56C (nenhum dos chamados Advanced F-15 possui esse sistema). O AN/ALR-56C é apenas o RWR de versões mais antigas do F-15 como o F-15C/D e também dos F-15E Strike Eagle ainda não modernizados com o sistema EW AN/ALQ-250 EPAWSS. Em vez do AN/ALR-56C o F-15QA possui o sistema EW AN/ALQ-239… Read more »
Pois é… Lembra do debate dos “mais lindos” da Guerra Fria surgida em post recente sobre o MiG-31? Pois o F-15 fecha esse pódio.
E só o F-14 não voa mais, pode?
Como não voa? Tá lá firme e forte nos céus persas!
Seria esse o melhor 4++…??
Infelizmente o F-15 está seguindo o mesmo caminho do F-18, o F-15 será o próximo a ter a linha fechada por falta de encomenda.
Israel não fez pedidos de alguns F15 !
F-35 não faz a mesma função de F-15.
Cara, se não for é um dos melhores, batendo de frente com o Typhon tranche 4, Gripen E e Rafale.
O F-15 parece aqueles caras que na academia treinam os superiores e pulam o “dia da perna”.
Depois de todos esses anos, ainda é um dos aviões mais bonitos que existem
Tem cara de Fusca, é pau pra toda obra rsrs
A família Flanker é tão ruim que tem várias variantes. Até caça-bombardeiro Su-34…
Esse é imponente viu e tem uma história e tanto !!!! Vida longa à Águia !!!
Compraram um avião com projeto de 50 anos e ao que parece não tem surgido nada superior a isso, ou seria o F-22 ou SU-57 ou J-20 melhores… com a atual tecnologia do F-15 bate de igual pra igual…
Todos os de 5ª geração (F-22, F-35 e J-20) são superiores (o SU-57 talvez entre nessa lista no futuro, mas no momento ainda não é uma aeronave verdadeiramente operacional; o mesmo vale para o J-35).
No campo da 4.5 geração a competição já fica mais acirrada. Typhoon (os mais novos, equipados com radar AESA), Rafale e F-15 competem fortemente nesse grupo. Logo o KF-21 também entrará nessa seara.
Eu acho o jato coreano superestimado. Ainda não li nada de impressionante sobre ele.
E eu nem sabia que o Qatar tem Rafale, Typhoon e F-15!!!
Seria substituído pelo F22, depois pelo F35, mas continua aí e firme.