Bombardeiros B-52 da USAF são interceptados por caças russos enquanto voavam em direção à base romena
Dois bombardeiros B-52 dos EUA foram interceptados por aeronaves russas durante uma missão sobre o Mar de Barents.
As aeronaves B-52H Stratofortress da Força Aérea dos EUA, os primeiros bombardeiros americanos a operar a partir da Romênia, estavam em uma missão pré-planejada e voavam em direção à Base Aérea de Mihail Kogalniceanu quando encontraram dois caças da Rússia.
Apesar da presença das aeronaves russas, os pilotos americanos não mudaram de curso e continuaram seu plano de voo programado sem incidentes.
O General James Hecker, Comandante da USAFE-AFAFRICA (Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa – Forças Aéreas da África), disse: “No ambiente global de hoje, é vital que estejamos posicionados para fornecer uma gama de capacidades sustentáveis a grandes distâncias.
“Esta iteração da Força-Tarefa de Bombardeiros oferece uma excelente oportunidade para refinar nossas táticas, técnicas e procedimentos de emprego de combate ágil.
“Através de esforços colaborativos com nossos aliados, os EUA permitem que nossas forças combatam ameaças atuais e futuras.
“Os EUA estão dedicados a trabalhar ao lado de nossos aliados da OTAN ao longo da fronteira leste para garantir que tenhamos as habilidades combinadas e capacidades de coordenação necessárias para manter a segurança, a proteção e a estabilidade regional.”
Desde o início do conflito na Ucrânia, aeronaves militares ocidentais e russas têm se encontrado por todo o continente.
No início deste ano, um bombardeiro tático russo Sukhoi Su-24 foi interceptado por um JAS 39 Gripen sueco quando violou o espaço aéreo sueco.
Em 2023, a Força Aérea Real Britânica escoltou aeronaves russas sobre o Mar Negro, forçando-as a retornar ao seu espaço aéreo.
FONTE: Forces.net