Embraer receberá financiamento do BNDES para alta tecnologia, diz ministro Padilha
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a anunciar um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Embraer até o final desta semana.
Durante uma entrevista no Ministério da Fazenda, Padilha explicou que o financiamento será destinado a fomentar a produção de alta tecnologia no Brasil.
Será que conseguiram algum bom contrato do KC e vão aproveitar e anunciar na feira internacional? Fumaça…
O lula cobrou o presidente italiano a aquisição da italia do kc-390 depois que o exercito escolheu o guarani,o centauro e o lince italiano nas trocas comerciais entre os países.
Kkkkkk
Cobrança mais do que justa: os italianos deveriam comprar pelo menos uns 30 kc 390, para tentar retribuir os € 6 bilhões ( mais de R$ 30 bilhões) investidos na Iveco. O que a Itália, faria com 30 kc 390 não sei, mas ela tem que tentar compensar os lucros da IDV em Sete Lagoas..
Naaah, pelo que se fala são mais E2 pra Azorra, uma empresa de leasing. Esse deve ser o anúncio em Farnborough.
Sobre o KC, os indícios de boas notícias é que além de Suécia e Uzbequistão, agora também Polônia e Tailândia estão em negociações com a Embraer. Se futuramente incluirem a Itália será perfeito mas eles tem Hércules de sobra no momento e tão tentando se livrar dos mais surrados.
Ótimo, o BNDES finalmente uso a grana do contribuinte com algo REALMENTE útil, e que realmente formenta a indústria nacional.
PS: sobre aquela última matéria sobre o programa FX-2 e seus atrasos de pagamento, o BNDES poderia ser usado nisso?
Não sei. Mas o governo poderia fomentar produção de alta tecnologia no Brasil ao liberar a grana para os Gripens. E encomendando mais.
Mas não apostaria nem meio centavo furado nisso.
Acredito que colocar grana do BNDES na linha de Gripen da Embraer não seja errado.
Mas eu também não apostaria nada nisso.
Lei Complementar 101/2000:
Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.
Traduza.
O estado não pode financiar uma compra pra si mesmo com o banco estatal.
O estado está liberando crédito para a Embraer (empresa privada)
Mas no caso em tela o cliente da empresa não pode ser a União.
Os principais objetivos do BNDES são: apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País; e. estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público.
Ah, entendi. Grato. Refere-se às compras da FAB.
Este artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF foi criado para coibir uma prática muito comum principalmente entre os estados. Estes entes financiavam seus gastos através dos seus bancos estaduais, não os pagavam, assim, as suas instituição financeira “quebravam” e tinham que ser socorridas pelo Banco Central. Na prática estavam “terceirizando” o orçamento a expensas da União. O caso mais paradigmático foi o do Banespa. De qualquer forma, a LRF coibiu esta prática nos três níveis da federação, portanto, ficando a União impedida de contratar operações de crédito com o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A… Read more »
Ok, se aplica ao Gripen correto?
Sim, o BNDES não pode financiar a venda de Gripens para FAB. O BNDES poder financiar a venda dos Gripens feitos pela Embraer no Brasil para outras Forças Áreas, mundo afora, mas para a nossa não.
Seria melhor ainda se o banco vendesse as ações que possui da Embraer e usasse o dinheiro para financiar mais projetos industriais. Geraria mais empregos
Tá com cara de e vendas isso
Acredito que sim. Talvez um cliente que precise de financiamento do BNDES. Qualquer venda é positivo.
Pode ter haver com vendas na exposição de Farnboroughde, são os E-Freighter, KC390, A-29N, próxima semana, de 22 a 26 de julho, na Inglaterra.
A ver*
Pode ser para os A-29 Uruguaios. O BNDES paga a Embraer pelos aviões e o Uruguai paga ao BNDES pelo empréstimo. Semelhante ao contrato do Brasil para a compra dos Gripen.
Farnboroughde, as expectativas de anúncio das vendas são grandes, mais que a venda para Uruguai e que assim seja rsrsrsr
O Uzbequistão havia pedido financiamento do BNDES e pode ser algo também para Holanda/Austria.
O governo deveria dar um jeito de por dinheiro no programa do Gripen, não ficar inventando novidades para ficar bem na foto.
Isso sim é um investimento bem feito, que vai render bons frutos!
Alem de ficar anunciando financiamento, deveria botar bun… na estrada e sai procurando cliente.
A Embraer vai muito bem. E que planos o governo tem para a Avibras? Vai ter alguma ajuda ou o governo vai deixar quebrar?
Boa pergunta
No caso da Avibras é uma tempestade perfeita.
Governos ruins nos últimos 40 anos.
Empresa que também não produz nada de novo e inovador nos últimos 40 anos.
PS: Produzir é diferente de construir protótipos e mockup, que estão a muita distância de poderem ser vendidos e empregados em cenário de combate.
Mas dá para entender a não produção em série. Seu cliente principal tem que ser as forças armadas do seu país. Você gasta desenvolvendo um míssil, testa, ajusta, homologa, faz lote de pré-produção, vai lá as forças armadas e compram… cinco unidades. Como você vai amortizar custo de desenvolvimento aí?
Olha o Mansup: Se a Marinha resolver armar as quatro Tamandarés com eles, ela vai comprar 16 unidades. E olha que isso seria um número recorde.
Eu concordo que a demanda interna as vezes torna o projeto inviável. O MSS1.2 é um exemplo disso. O míssil já foi re-projetado umas 3 vezes para atualizar componentes que não são mais produzidos. Falando da Avibras em mim, eu acrescendo dois pontos que são normalmente pouco discutidos. O primeiro é sob a incapacidade da empresa de produzir algo guiado. O FOG-MPM (Fiber Optics Guided Multiple Purpose Missile) tem uns 35 anos que só passou de protótipo de ensaio aerodinâmico em voo. Até hoje não existe uma única imagem do buscador do míssil travando em um alvo demonstrando uma missão… Read more »
A Embraer pode receber dinheiro do BNDES, ela própria, para investir em algum novo produto. Mas, a pergunta é? Ela está com todas suas obrigações tributárias, em todas as esferas, em dia? Esse é pré-requisito básico para obter um financiamento do BNDES.
Uma empresa mesmo em recuperação judicial desde que apresente um plano factível de uso do empréstimo e capacidade de pagamento e com as autorizações necessárias não vejo porque não.
Não é o caso da Avibras no momento.
Em caso da Avibras estar no Cadin, a dever com tributos, o estado retém os pagamentos, os créditos da Avibras, para ressarcir a dívida tributária.
Cada instrumento de financiamento do BNDES se destina a um ou mais perfis de clientes, dentre os quais: empresas sediadas no Brasil; empresários individuais (pessoa física com CNPJ) microempreendedores individuais (pessoa jurídica); entidades ou órgãos públicos, da administração direta e indireta, das esferas Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal; fundações e associações de direito privado; cooperativas; pessoas físicas domiciliadas e residentes no país, desde que exerçam atividades econômicas e sejam devidamente registradas, como por exemplo caminhoneiros e produtores rurais; consórcios e condomínios que exerçam atividade produtiva; e sindicatos e clubes Para pedir um financiamento com recursos do BNDES, o… Read more »
A questão é; que alta tecnologia seria essa?
Alguma tecnologia disruptiva para o Brasil ?
Espero que a Embraer esteja entrando para a área de turbinas em cooperação com a Turbomachine ou outra empresa nacional.
Assim como o desenvolvimento e fabricação do drone C em parceria com a MB, já que a FAB vive de “namoricos” com os Israelis !
EVE!
Eu acho que será para a área Civil da Embraer , Taxi aéreo e etc.
Maracutaia à vista.
Espero que o BNDES lembre da AVIBRAS.
Ainda há tempo.
Eu só acho – e é “achismo” – que se continuar com esta política de apoio a Irã, China e Rússia, vai acabar levando um “gancho” de Tio Sam… E aí a coisa pode complicar para a EMBRAER. Só acho…
Não existe essa politica que tu alegas. O Brasil tem boa relação com todos, e ponto. Mas, se tu achas que os yanks estão dispostos a nos sancionar ou sabotar, dá uma olhada no comercio Brasil/EUA, nos últimos 1 ano e meio. E de quebra, estão nos vendendo os Black Hawk(e talvez o F16?). Nada é o que parece.
Quanto a Embraer…não se trata de uma venda. É investimento no “desenvolvimento de tecnologia”. Então, é algo meio que extraordinário, não simples, uma novidade, talvez não esperada. Vamos torcer pelo Brasil e pela Embraer.
Não existe a política que eu alego? Olha, eu juro que vi um Destróier chegar no Rio e rolar uma “festinha” por lá… Aliás, o apoio à entrada do Irã no BRICS não é um exemplo do que eu disse? É, eu devo estar vivendo em Marte. Obrigado por me avisar!
E sobre a EMBRAER: Os caras estão felizes em ver nosso KC390 dando um baile no C130… Eles nem vão querer uma desculpa pra nos boicotar, não é? Eu tenho certeza que não. Confia.
Joby Aviation H2FLY voou está semana com um EVTOL a baterias de hidrogênio. Um vôo de 800km. Isso é virada tecnológica. A EVE voa 250km máximo. Precisa de dinheiro para acompanhar a transição tecnológica.
Olha o KC-390 sendo destaque!
Avião fabricado no Brasil é eleito o mais elegante do mundo em festival do Reino Unido | Mundo | G1 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/20/aviao-fabricado-no-brasil-e-eleito-o-mais-elegante-em-festival-do-reino-unido.ghtml
Avião fabricado no Brasil é eleito o mais elegante do mundo em festival do Reino Unido
Aeronave vencedora é da Força Aérea Portuguesa, primeiro país fora do Brasil a encomendar o KC-390.
Por g1