Há 38 anos, voava o demonstrador do caça Dassault Rafale
Em 4 de julho de 1986, o demonstrador Rafale A fez seu primeiro voo a partir da base aérea de Istres. O Rafale foi então equipado com reatores americanos F404-GE-400 – os do F/A-18 Hornet.
Ao final da primeira fase de testes, o avião iniciou os trabalhos de substituição do motor esquerdo por um SNECMA M88-2, enquanto o F404 direito permaneceu. A segunda fase de testes de voo começou em 27 de fevereiro de 1990, concentrando-se no motor francês que deu total satisfação.
O desenvolvimento do Rafale começou na década de 1980, quando a Dassault Aviation, empresa francesa com uma longa tradição em fabricação de aeronaves militares, iniciou o projeto para criar um caça capaz de substituir diversos modelos em operação na Força Aérea e na Marinha Francesa.
O objetivo era desenvolver um caça que pudesse realizar uma ampla gama de missões, desde superioridade aérea e interdição até reconhecimento e ataque ao solo.
FONTE: Safran
Caças excelentes,sem dúvidas,top demais, SHOWWWWWWWWWWWWW
Passando um pouco antes pelo Mirage 4000, cujo desenvolvimento ajudou muito no projeto do Rafale.
Ainda lembro da época do FX-2, em que o chamavam de “Le Jaca” ou “invendável”, vomo o tempo passa rápido…
Pois é… o Rafale é excelente caça.
Era o meu favorito no Fx2, ainda que eu entendesse que o Gripen seria o mais adequado.
No Fx, eu torcia pelo Gripen, ainda que sempre achei o Mirage 2000 muito mais bonito
Quem dera que o lule tivesse realmente adquirido….
Era o meu preferido também no fx2
Praticamente 18 anos entre primeiro protótipo e o primeiro operacional, mais uns 5 anos de projeto antes.
Grandes projetos aeronáuticos não nascem de um dia para o outro…
Alguns europeus tem costume de dizer que é difícil trabalhar com os franceses, o que não tenho posição de desmentir, mas tendo o benefício do retrospecto, os franceses tinham razão na direção que deram ao seu “eurofighter”. Enquanto franceses e suecos planejaram seus caças para serem multifuncionais desde o início, os membros do consórcio Eurofighter insistiram em dar uma ênfase exagerada para o emprego ar-ar no EF-2000, tornando-o deficiente na função ar-solo, quando comparado ao Rafale. Eu baseio essa ideia no fato do EF-2000 não ter recebido um ponto duro dedicado a um casulo de designação de alvos ar-solo como… Read more »
A melhor coisa que a Franca fez foi abandonar o frankstein chamado Eurofigther e conceber, desenvolver e construir um aviao puro sangue francês.
Hoje tem Alemanha e Espanha como parceiros no FCAS, mas deve da aos mesmos participações mínimas das quais a indústria francesa seja plenamente capaz de fazer, para quando a linha produção estiver ativa, caso surja um cliente que seja desafeto de um dos sócios franceses, estes não embarguem a venda como o EUA fez com o Rafale para o Egito, devido a alguns pequenos componentes no scalp, armamento exigido pelo Egito pra fechar a compra.
Verdade…
Como não comprovam esses Rafale Egípcios…
Não consegui concluir o raciocínio no texto: O EUA embargou, mas os franceses conseguiram desenvolver os componentes do scalp a tempo da venda nao ser cancelada. E se não me engano, isso aconteceu em um segundo lote de Rafales.
O Rafale é como bizz: Tem sabor de quero mais.
Recentemente a Alemanha embarcou a venda de um novo lote de Eurofigthers para a Arabia Saudita e esta respondeu com o desejo de comprar até 200 Rafales.
Moral da historia : O melhor prato é aquele que você mesmo faz.
Sempre achei um caça de beleza atemporal.
Verdade. Mas…
…se tivesse duas derivas ao invés de uma enorme,ficaria ” mais bonito”.
Bom,isso é minha opinião.
Na minha opinião, o mais belo dos 4,5 gen, a Dassault se superou com o design do Rafale. O único detalhe fora do lugar é a sonda de reabastecimento fixa.
Esse protótipo do Rafale não tem a sonda, e creio que é mais comprido que o modelo de produção.
Assim, o protótipo ficou mais bonito do que a versão definitiva.
O Rafale já é um projeto defasado e o F-16 com seus 65 anos ja é um velho gagá.
Olá Marcelo, Ok, sou muito chauvinista, mas ainda assim lol. O Rafale não é mais um projeto; entrou em serviço em 2002 na Força Aérea Francesa e para não ficar muito desatualizado, o Rafale evoluiu muito ao longo das décadas (conforme previsto no projeto). Em suma, o Rafale percorreu um longo caminho desde o primeiro voo do demonstrador de tecnologia Rafale A em julho de 1986, a aeronave original está agora muito longe de suas novas iterações. Desculpe, mas atualmente a versão F4 do Rafale (Rafale M compri) não precisa “Corar ou ficar complexado” contra outros aviões de combate. Esperando… Read more »
Monsieur Vendéen, ne nourrissez pas le troll, sil vouz plait 😛
Bonjour Leandro Costa,
Par principe je suis toujours magnanime. Aussi je n’ai pas le (ou le vôtre) recul pour me permettre de juger si Marcelo est réellement un troll ou pas lol. Par contre en mode non magnanime vs le contenu de son message vous avez certainement raison lol.
Bonne journée à vous
Olá Vendden,
Sabe me dizer se o Rafale F5 trará uma tela larga (WAD)? Já pesquisei e ainda não consegui confirmar esta informação.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os Rafales operados pelos franceses só trabalham com o sistema spectra e o hologramas adiante. Não vão de tablets
nao kkkķkkkkkkk
AVISO DOS EDITORES: RESPEITE OS DEMAIS COMENTARISTAS E SUAS PERGUNTAS DA MESMA FORMA QUE VOCÊ GOSTARIA DE SER RESPEITADO.
VOCÊ JÁ RECEBEU VÁRIAS ADVERTÊNCIAS NOS ÚLTIMOS DIAS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
65 anos? F-16 com 65 anos???
É impressão minha ou o demonstrador possuía traços mais elegantes do que o projeto finalizado?
O mais belo caça em produção hoje.
Eu vi ele no museu em Paris em 2010. É simplesmente lindo, junto com o mirage 4000, o mirage IV e o foguetão ariane.