Após aprovação dos EUA, Turquia adquire 40 novos caças F-16 e moderniza frota existente
A Turquia e os Estados Unidos assinaram um contrato para a venda de caças F-16, após Washington ter aprovado o acordo de 23 bilhões de dólares, depois de meses de negociações, disseram fontes do Ministério da Defesa turco no dia 13 de junho.
“O contrato foi assinado e delegações de ambos os lados estão negociando os detalhes”, disseram as fontes do ministério.
No âmbito do acordo, a Turquia receberá 40 novos F-16 e atualizações para 79 dos caças de sua frota existente.
O Departamento de Estado saudou na semana passada “um grande passo em frente” na compra de novos caças F-16 pela Turquia, chamando-os de “os F-16 mais avançados já disponibilizados apenas aos aliados e parceiros mais próximos”.
“Apenas o exemplo mais recente do compromisso duradouro dos EUA com a parceria de segurança com a Turquia”, disse em uma publicação nas redes sociais.
Conforme exigido por lei, o Departamento de Estado notificou o Congresso sobre o acordo em janeiro, bem como sobre uma venda separada de 40 F-35 para a Grécia por 8,6 bilhões de dólares.
Os Estados Unidos não deram sinal verde à transação até que os instrumentos de ratificação da adesão da Suécia pela Turquia chegassem a Washington.
O parlamento turco ratificou a adesão da Suécia à OTAN em janeiro, após mais de um ano de atrasos que perturbaram o Ocidente a se unir diante da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Recep Tayyip Erdogan deve participar da cúpula dos líderes da OTAN em Washington no próximo mês.
Ele estava programado para conversar com seu homólogo americano Joe Biden no mês passado, mas o que seria sua primeira reunião na Casa Branca foi adiado por problemas de agenda.
FONTE: AFP