Resposta da Força Aérea Brasileira sobre a possibilidade de aquisição de caças F-16 Fighting Falcon
Senhor(a) jornalista,
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon. A análise, no entanto, não guarda relação com as capacidades da aeronave F-39 Gripen.
Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados.
Atenciosamente,
Se não negaram, já sabem né.
Vem ae F-16.
Não é mais questão se vai comprar ou não o F-16, essa nota confirma a aquisição, infelizmente, nas entrelinhas…
A questão agora é onde essas aeronaves vão ficar baseadas…
Depende do estado de conservação.. Preços… Etc… Coisas óbvias !
Importante é que não iria atrapalhar o planejamento do Gripen !
Somando forças a um pais de dimensão continental… Que precisava é de, no minimo, uns 300 caças, se pretende garantir soberania aérea (So um inimigo atacar em diversas frentes e ja era para os simbólicos 36 Gripens).
Qualquer dinheiro investido em outro caça, já é atrapalhar o planejamento do Gripen.
Exato. Neste este caso, nem é investimento… é gasto perdulário mesmo
E infelizmente serei obrigado a ajudar a pagar esse disparate. Não seria melhor então ter comprado F–16 novos de fábrica do que “Grippen”?
A proposta da Lockheed para 36 F16 construpidos nos EUA e sem garantiua de acesso ao código fonte foi era de cerca US$ 4 bilhões (lembrando que o avião foi descartado pela FAB na análose comparativa com o GripenNG, Rafale e F18E.
O contrato (com tudo incluido, inclusive a linha de montagem do Gripen na Embraer) ficou em US$ 4,5 bilhões…
A licitação anterior, no governo Lula, deve ter sido cancelada porque, com certeza, a melhor proposta era da Sukov.
Eu não sei qual foi a melhor proposta no Fx. O Sukhoi e o F16 foram desclassificados no Fx2… isso dá um parâmetro
A Embraer fez uma associação com a Dassault para forçar o M2000-5..
O Gripen C/D estavam concorrendo.. o vencedor do Fc2 foi o GripenNG.. isso dá outro parâmero de análise..
para afirmar qualquer coisa, teria que ler o relatório da FAB ou perguntar para quem leu
Perfeita análise, dentro de uma quadro real de propostas apresentadas.
Não, pq na época os americanos não queriam transferir tecnologia, já os suecos sim , hoje a Embraer tem capacidade de produzir os gripens aqui no Brasil.
A Argentina pegou 24 F-16 (que passaram por atualizaçoes) por menos de 3 Gripens brasileiros…
E nem são dos EUA, que muitas vezes, ate doa seus equipamentos.
Duas linhas logísticas completamente diversas, custo de trinar equipes em dois sistemas diferente custos de integração e duas linhas de armamentos…
Até o sistema de reabastecimento é algo diverso do que a FAB domina além de ter que comprar um ou adaptar REVO para os F16.
Além disso quero ver liberar qualquer outra verba pro gripen junto ao governo e congresso ou seja F16 se vier mata o programa gripen no BR.
Concordo em gênero, número e grau. Desconfiava que essa história de avião novo para o BR seria “fogo de palha”.
Já disse e repito, antes tivessem fechado com os ianques por F-16 novos e usados. Pelo menos a logística seria amesma.
“…Além disso quero ver liberar qualquer outra verba pro gripen junto ao governo e congresso ou seja F16 se vier mata o programa gripen no BR.” Imagino que esse seja o objetivo fim dessa historia toda… o que interessa ao Tio Sam ter o Brasil com capacidade de projetar e montar caças? vamos doar duas dúzias de F-16 de segunda mão para manter o Brasil sobre nosso julgo!
É sempre culpa dos yankes opressores né? Nóis coitadinhos não temos culpa de nada, não é mesmo? Tá serto.
Incompetência nossa mesmo, não lembro nenhum programa das forças armadas que tenha sido completado da forma que deveria, ou foi reduzido ou foi abandonado ou simplesmente continua por décadas se arrastando e sugando recursos.
Por menos de 3 Gripens ele compraram aviões com 40 anos de uso com a parte eletrônica (radar e sistemas defensivos) já obsoletos.
Preferivel comprar 24 do que 3 novos
Falta de logistica
Os meios de financiamento estatais dos EUA para que outros países adquiram armas fabricadas por empresas americanas são como armas. Eles destroem as indústrias locais, empregos, pesquisa e, acima de tudo, a autonomia e independência, que são cruciais aos interesses nacionais. A aquisição desses meios compromete os investimentos no principal avião da Força, atrasa o cronograma de entrega e, acima de tudo, reforça a visão das escolas de oficiais em um alinhamento ideológico tão renitente dentro das Forças Armadas, beirando a vassalagem.
72 Gripens E já dão conta e muito bem.
24 F16 usados (compra emergencial) + 36 Gripens E, também não é ruim.
O problema é se descontinuarem o projeto Gripen.
Mas…Tudo de é possível nas Forças Desastradas Brasileiras
O Brasil, como parceiro na produção do Gripen, tem condições de fazer ele completo aqui, como fizeram com o F-5, que hoje é o F-5 mais moderno do mundo.
300 caças? Brasil? Se conseguir 20% deste valor é um milagre
Concordo com o milagre,( nesse país tupiniquim qualquer progresso é destruído) mas a colocação de 300 caças é correta. O país é imenso e desprotegido. O mesmo acontece com nossos portos marítimos, temos poucos e se qualquer barreira em dois ou três dos principais já estrangula o país.
Dificilmente o Braisl vai precisar de cacas. Ja basta os Gripen. Precisamos de muitos Super Tucanos, muitos helicopteros de usos multiplos, ataque, transporte, observacao, e avioes de transporte e reabastecimento aereo
Verdade Alexandre. A aviação de fato operacional da FAB é a de transporte. É preciso aumentar o numero de aviões e helicópteros de transporte. Esses são muito mais úteis ao país.
Tem razão minuteman e TJLopes. No entanto, se continuar a aquisição de F39 a partir de uma expansão do contrato, até se aceita. Agora ficam as reflexões: Será que o cronograma de entrega não condiz com a necessidade de suprir a FAB? Será que os nossos atuais vetores não estão piores do que se pensa? A necessidade é a mãe das ações realizadas. 50 Grippens não é suficiente para o Brasil. Aliás, 70 é razoável e talvez insuficiente para o tamanho do Brasil. Outro ponto, será que somente Suécia e Brasil como usuários não vai ser um pepino no futuro?… Read more »
108 é o mínimo do mínimo! Pelo tamanho do nosso país 300+ seria o ideal.
Contra qual pais
Acho que a escolha desse avião sueco foi pirraça da aeronáutica com o governo federal na época , o que os políticos da aeronáutica (não agiram como profissionais) não esperavam foi o governo federal fugir da briga e aceitar a escolha do pior avião disponível desenhado pela Suécia. Além do Brasil, nenhum país escolheu esse avião. Os pseudo técnicos da aeronáutica criaram problemas para os militares sérios de 2024, enquanto os militares da aeronáutica que fizeram a pior escolha, estão em casa descansando da bobagem que foi a escolha desse avião sueco
Difícil ler umas bobagens assim…
Pois é.
Os oficiais que trabalharam na seleção do F-X2, entre coronéis e brigadeiros, são os que estão no comando ou estiveram recentemente.
Vocês publicaram essas duas matérias e parece que soltaram a rolha da garrafa onde estavam presos os ‘jênios’
Tá braaaabo.
O gerente do FX-2 era o Brig Amaral. Hoje é ministro do STM. O Abrahão, quem definiu a formalística da seleção (trazida da USAF), hoje é professor no ITA.
Lembrei da COPAC, ontem mesmo, escrevendo a matéria do KC-390, e do roll-out do protótipo em outubro de 2014.
Depois de toda a cerimônia e com os convidados indo embora, eu e o Galante encontramos os brigadeiros Crepaldi e, se a memória não está me traindo, Baptista Jr, conversando embaixo da empenagem do KC-390 e nos juntamos à conversa. O papo incluiu o avião à nossa frente e o Gripen, escolhido no fim do ano anterior.
E ?? “Sob as asas dos pais” lhe lembra algo ?
Trabalho com o Abrahão, gente boníssima!!!
Não entendo o nexo .
O filho do Baptista não foi aquele que compareceu ( entre vários
outros filhos e parentes de oficiais da FAB) naquela matéria “sob as asas dos pais ” no rol de contratações da AEL ? Bruno Baptista, 27 anos, filho do brigadeiro Carlos Baptista Júnior,
na época presidente da Copac… Uma longa e extensa lista de apadrinhados … Nada de ilícito, não
fosse o evidente conflito de interesses e o forte cheiro nauseante de clientelismo, típico das instituições tupiniquins.
Não estou falando disso. Estou falando de oficiais que serviam na COPAC há dez ou quinze anos, participando da seleção do F-X2, e que depois prosseguiram na carreira e agora estão nas posições mais altas, neste momento em que o Gripen prossegue sua introdução na FAB. Comentei isso contrapondo o comentário de alguém, lá atrás, sobre geração atual estar pagando por escolhas de gerações anteriores, de que a geração anterior não era séria e a atual é. Em boa parte são as mesmas pessoas em momentos diferentes da carreira. Você pelo jeito caiu de pára-quedas na conversa e não leu… Read more »
O colega apontou a ausência de profissionalismo ou – no meu entendimento- que a escolha não seguiu critérios estritamente técnicos.
Os demais debocharam com certa arrogância recorrendo a própria posição de “autoridade” ou do conhecimento desse ou daquele “oficial” …
Entendo isso como uma falácia de autoridade querendo ridicularizar as argumentações ( ainda que não coerentes) do colega, como fosse algo impossível de acontecer nesse país, só porque você ou outra pessoa conhece aquele “boníssimo ” brigadeiro pessoalmente.
Não. Você viajou na maionese e agora quer partir pra ataque pessoal. Eu respondi especificamente sobre isso: “ Os pseudo técnicos da aeronáutica criaram problemas para os militares sérios de 2024” Minha resposta é que os tais “pseudo técnicos” do passado são em boa parte as mesmas pessoas que os “militares sérios de 2024”, pois quem estava selecionando caças na Copac na virada dos anos 2000-2010 continuou na carreira. São as mesmas pessoas em boa parte, não dá pra estabelecer essa dicotomia como se no passado só tivesse pseudo técnico e de repente agora, em 2024, só oficial sério. Não… Read more »
Calma lá, meu nobre !… Que ataque pessoal?! Onde você viu isso ? Pode citar o trecho onde ataco a sua pessoa ? Relaxe, respire, não ha mínimo indício de ataque pessoal nos meus comentários, apenas muita sensibilidade e nervosismo.
Você escreveu claramente que estou recorrendo a “falácia de autoridade” para ridicular alguém, por conhecer x ou y pessoalmente.
Isso é querer partir para ataque pessoal (e leia de novo, não escrevi que você partiu, mas que essa atitude indica que quer partir). E além dIsso, não condiz com o que eu escrevi
Enfim, leu e entendeu o que escrevi no comentário acima, e que isso não tem nenhuma “falácia de autoridade” ou intenção de ridicularizar, e sim apenas uma argumentação lógica?
100% de acordo coronel… Infelizmente teclado aceita qualquer besteira.
E tiveram a opção do Rafale e do F-18. Mas como dizem por aí… quem escolheu é “pessoal técnico”. Eu é que não embarcaria em uma guerra com esses “técnicos.
Ficaram uns 100 anos com Fx 1 Fx 2
Pra fazer pirraça ? kkkkkk
É muita ignorância somada a um viez distorcido…
Não teve nada de disso referente a escolha do caça. Foram questões políticas totalmente fora do controle da FAB que de certa forma definiram o vencedor, pois os 3 finalistas atenderam aos requisitos técnicos estabelecidos no programa. E se me lembro bem, a FAB nunca mostrou favoritismo para nenhum dos concorrentes, o que diferia da política, pois tivemos um presidente que anunciou o Rafale como vencedor e teve que voltar atrás pois, pelo que me lembro, a FAB ainda nem tinha terminado a análise das propostas ainda e depois o favorito passou a ser o F-18, que eu diria que… Read more »
O Canadá tem 70 cacas, mas eles fazem foronteiras com os EUA e são seu maior aliado. Para o Brasil, que ão faz fronteira com nenhuma potência que seja nossa alidas. acredito que o 70 sejam muito poucos. Talvez algo na faixa do que a França tem (acho que 250, somando força aérea e marinha) seria algo de tamanho adequado para nós.
Santa Maria
Santa Maria, Canoas, Santa Cruz, Anápolis, Natal e Manaus
A questão é quantas. É bastante ridículo o Brasil, com esse tamanho de economia, com esse tamanho de orçamento militar, com esse tamanho de contingente, ter essa quantidade pífia de jatos de combate.
So o porta-avioes americano que atracou no RJ… Carrega 90 aeronaves !
Mesmo com Gripen… Nossa FAB so teria condições de vencer uma guerra… Se for contra nossos vizinhos !
Oi Chris
Só para te chatear um pouco; o porta-aviões americano não atracou no RJ.
Ele fundeou na Baía de Guanabara.
A única coisa que a FAB não pode fazer… É comprar lixos… A exemplo dos Mirages 2000.
Concordo…..mas quem somos nós para decidir ou influenciar alguma coisa??
Só nos resta torcer pelo melhor!!
acredito que vai ser coisa boa, todos os equipamentos que o Brasil comprou dos EUA, nunca deram dores de cabeça, por exemplo os m113, m109, f5 e outros, o mesmo vai ser com os f16. Espero que os f16 seja pelo menos de block 40 para cima.
Amigo, vai procurar saber da história do F5 agressors comprados “como estavam” do governo americano.
.
Foi “sem dor de cabeça nenhuma” não. Foi com muita dor de cabeça.
Somos a tal da opinião pública. O Povo com direito a voto e influência. Podemos encher as caixas de e-mail de deputados e senadores com opinião a respeito dessas questões estratégicas. O problema é que sem essa mobilização em torno do assunto defesa ele não será priorizado.
Nosso voto não é um direito,é obrigação. Que tipo de democracia é essa?
Quem somos ? Apenas os tolos que bancam essa balbúrdia. E ainda alguns têm coragem de dizer que sonegar é crime. Um certo senhor uma vez me disse que, em determinadas situações, sonegar é legítima defesa contra uma estado feito por uma casta parasitária que não trabalha pelo bem coletivo mas apenas só para manter os próprios benefícios e interesses.
Eu não apostaria R$ 0,05 nessa possibilidade… o importante, ao final e à contento, é que o (bom) soldo está caindo direitinho na conta.
Mirage 2000 nunca foi lixo. Foi o melhor avião de combate que a FAB possuiu, até chegar o F-39.
Realmente era o que a força poderia ter de melhor para a ocasião.
Foi uma boa compra sim.
F16 é tão inútil quanto Mirage 2000 para o Brasil. Você só pode usar se tiver permissão do tio Sam.
Hummm. Aprendizado diário, a Baía da Guanabara fica Acre e não no RJ.
Valeu muito.
Vc leu direito e entendeu o que eu escreví?
Pelo visto não; o tema da conversa na qual vc se intrometeu era sobre os termos “atracar x fundear”.
Que a Baía de Guanabara fica no Estado do Rio de Janeiro, não se discute.
Nem no futebol se ganha dos norteamericanos, numa guerra seria impossível (e os políticos seriam cooptados antes)!
Quando em nossa História a realidade foi diferente? Nunca, especialmente quanto a aeronaves. Começamos na era do jato, por exemplo, com um aparelho, o Meteor, já então ultrapassado. Fora que fomos o último país do mundo a aposentar os P-40! Se nossos militares olhassem menos para seus umbigos e mais para o profissionalismo, talvez fosse diferente.
Ricardo, você lembra mais ou menos da situação política e econômica do país durante as décadas de 1950/60? Sabe quantos estudos e tentativas que foram feitas pela FAB de reaparelhar a força?
Gasta muito com o pagamento de juros.
A um tempinho atrás havia sido noticiado a possibilidade de arrendamento tal qual República Tcheca de gripens C e D. Talvez fosse até preferível por serem aeronaves que guardam muitas semelhanças com o Gripen E, e estariam fazendo um duplo serviço de tapa buraco e treinamento para os futuros caças a medida que fossem sendo recebidos.
Eu vejo os Super Tucanos como sobressalentes. São uteis, fazem bem suas funções mas podem ser facilmente substituídos pelos F-16 e até mesmo F-5. Os Gripen provavelmente protegerâo os interesses mais centrais políticos e econômicos. Ficarão bem dispostos em Anápolis GO. Os F-16 e F-5 podem cobrir o restante do país. Super Tucanos continuariam a em suas atividades de patrulha e ataque, especialmente nas áreas de fronteira.
Se é uma necessidade de reposição temporária de A1s, um novo lote de A29s resolve o temporário. . Não é a reação, mas mantém a lógica de esquadrão de ataque lá no sul. . Hoje devemos seguir a lógica de: Maior quantitativo de Gripens que pudermos: Modernização dos A29s; Necessidade de mais KC390? KC30; Manter os A1 e F5 que estão no nosso sistema é menos oneroso, até ser demais. . Nesse contexto da necessidade de modernização dos A29s, a aposentadoria dos A1s oportuniza alocar Santa Maria como base aérea que possa receber um lote da nova versão dos A29s,… Read more »
Eu estou é rindo e não é pouco! kkk
Posso rir com vc kkkkk
Esse país é uma piada.
Bora!kkkk
Então Marcos quando a gente analisa toda a situação não precisa rir. 1- a força de F-5 e AMX estão se desgastando rapidamente os AMX talvez não aguentem até o ano que vem. O gripen está sofrendo atrasos e não é por falta de grana, problema na Saab mesmo. O F-16 seria um tampão e complemento porque sempre ficou claro que os gripen não substituiriam toda a força de caças da FAB 1 por 1
Sem contar que, pelo preço de 2 ou 3 Gripens, a Argentina comprou 24 F16. Acho que, se houver um 2o. lote de F39 este deva ser um lote pequeno. A FAB não pode tirar do radar o desenvolvimento (em conjunto com outra força aérea) de aeronaves de 5a ou 6a geração, como a Coréia e Turquia vem fazendo.
velharias…
Não é por esse motivo meu riso. Sempre li aqui que a FAB não precisa disso(F-16) e aí está!
pessoas aqui falavam pela FAB. É isso.
Se o problema não fosse orçamento mas sim, de produção por parte da SAAB, a linha da Embraer poderia se ampliada para atender a demanda.
Claro que existe o treinamento dos técnicos, mas para isto existe planejamento.
Se a FAB e SAAB tivesse calculado um possível gargalo na produção, já teriam se organizado para resolvê-lo.
A Argentina pegou 24 F-16 (que passaram por atualizaçoes) por menos de 3 Gripens brasileiros…
Sinceramente… Não estou entendendo o drama desse povo em relação ao custo.
Alem do Brasil ser um pais de dimensão continental… E necessitar de muito mais que 80 caças (Se é que vamos chegar la).
O F-16 tem peça a venda ate em padaria… E ainda continua passando por atualizaçoes. Ate o Gripen vai morrer antes, ja que não vende e a SAAB vai para os 5a geração.
Ué??? Então por que os “técnicos altamente gabaritados da FAB” escolheram um avião (Gripen) com data de vencimento próxima já que a próxima geração está batendo à porta? Para jogar fora o dinheiro do contribuinte?
Por que não optaram por F-16 (que tem peças para vender na “padaria”) zerados de fábrica, Rafale ou mesmo o majestoso F-18?
Há de se pensar que um Gripen E/F tem melhor desempenho que 1 um f5/a1, não sei se valem por 3.
.
“1- a força de F-5 e AMX estão se desgastando rapidamente os AMX talvez não aguentem até o ano que vem”. O F-5M deve ficar na ativa até o final da década e ainda que essa compra dos F-16 vá para a frente, duvido muito que cheguem antes da retirada do AMX, mesmo que esta ocorra ao final do ano que vem, como programado. “O gripen está sofrendo atrasos e não é por falta de grana, problema na Saab mesmo”. O problema é principalmente falta de grana. Há vários anos que a FAB não vem cumprindo com o cronograma de… Read more »
Além de não negar, eles disseram literalmente isso: “ A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que está levantando dados para a realização de um estudo sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves de caça usadas F-16 Fighting Falcon.”
Jesus! Com pelo menor 20 anos de atraso e na hora errada.
Saudades do comando anterior.
E lá se vai a FAB se perdendo novamente. Era a força de melhor gestão… ERA!
Será que foi inveja dos Hermanos argentinos?
Os 24 F-16 argentinos (Que ainda passaram por renovações) custaram menos de 3 Gripens brasileiros…
So o porta-avioes americano que atracou no RJ… Carrega 90 aeronaves !
Um só míssil, tbm, pode acabar com o PA e as 90 aeronaves! Ou, não?
Até pode mas tem que ser um baita tiro de sorte para passar por todas as camadas de defesa do PA e de suas escoltas.
E o slide de apresentação da FAB, do início do ano, vai se tornando realidade.
Comprar F16 de segunda mão é o contrário de um projeto futuro
Só outro estudo então, tipo quando foi aquele fo Exército em relação aos Franceses e a midia falou que os EUA estava se preparando pra uma guerra contra a Franca.
“Faz o F-16 agora!!!!”
O sonho de muitos, ver o F-16 na FAB se realizou, para mim, é misto de tristeza e alegria, sei lá
Eu sempre fui um dos que sonhavam com o F-16. também não sei ao certo o que pensar. Mas me deixa muito feliz com tapa na cara que a FAB deu em muitos aqui.
Pra mim, se fosse pra acabar com os f-16 (usados ainda mais) de qualquer forma era melhor ter comprado os f-18 que são vetores melhores, com mais opções de armamento e teriam sido NOVOS. e já teriam sido entregues (imagino que há um certo tempo). eu acho f-16 muito bons pro que são, mas ainda acho os gripen a melhor decisão pra ser tomada lá na época. e se já escolheu, agora é continuar com a escolha. a frança já vendeu aquele lote de 12 Rafale F3 usados que ela tinha colocado no mercado (mais ou menos)? (não que eu… Read more »
Sobre o Gripen penso que deveriam ter somente comprado o avião pronto,sem se envolver no processo.
F-18F novos cairiam como uma luva. Apenas 12 para substituir os A-1M. A FAB teria que negociar com a USN para retirar alguns de suas entregas e acho que A USN não colocaria obstáculo e a Boeing fabricaria numa boa em pouco tempo. Além do mais haveria o motor seria o mesmo do Gripen E/F. A desvantagem seria o preço, mas nada que o FMS não resolvesse.
F-16 que realmente impressiona…
É o V… Mas foi lançado depois da assinatura do contrato com os Gripens !
Esse seria bom,mas…
Somos dois.
Somos 3. E pode colocar as fragatas Tamandaré no pacote…
Eu queria é uns 500 F-22 !
Mas qdo lembro da quantidade de Gripens que recebemos em ja 10 anos da compra…
Entendo a FAB ! Heheh
F22 é brabo heim !
F22? Vamos ficar apenas querendo. País nenhum tem F22 além dos Estados Unidos. São equipados com tecnologia que os americanos não dividem com ninguém.
Faz o V de Viper!
Que fique só no estudo, eternamente. Se passar disso, será um erro grave e um deboche com o contribuinte.
Investir em transferência de tecnologia, linha de produção, logística, etc. Tudo muito caro, para comprar F-16 usados, seria inacreditável!
Melhor 4 ou 6 F-39 novos, feitos no Brasil, que 8, 10 ou 12 F-16 usados.
Não me contem essa piada!
Exatamente!!!! MUITO MELHOR se gastar o mesmo em número menor de unidades novas e muito mais capacitadas tecnologicamente e aumentando assim a escala de produção do Gripen E/F com garantia de empregos nacionais.
” deboche com o contribuinte. “
´È o que mais fazem conosco….
Sei não hein,se estão admitindo isso publicamente é porque não é só um estudo qualquer.
Acho que nesses últimos dias o serviço de comunicação da FAB deve ter sido bombardeado com e-mails e telefonemas da imprensa perguntando sobre esse lance de F-16.
Aí para acalmar os ânimos e fazer o pessoal parar de ligar pra lá soltaram essa nota que basicamente não fala nada.
Nem estudo… cancela tudo isso… ou cancela o Gripen
Exato..
Se falta dinheiro para o Gripen, falta dinheiro para avião de usado.
Se sobre dinheiro para avião de segunda mão, então tem dinheiro para o Gripen
Logica aristotélica
Acredito eu que você é uma pessoa mais inteligente que isto. Quanto custa um caça gripen E e quanto sairia a compra de 25 aeronaves hoje, o tal sonhado segundo lote. Quanto a Argentina está pegando por 24 F 16 usado? A FAB vai convencer o congresso aprovar a compra do segundo lote de gripen como? O nosso legislativo que e maior problema do brasil (não e o presidente seja ele quem for) está disposta a negociar o orçamento em pró da FAB e perde dinheiro das emendas partidárias? Será que o alto comando da FAB já não colocou tudo… Read more »
Ele fala em cancelar o F-39, mas ele e muitos aqui não tem a responsabilidade que a FAB tem de ter um mínimo de aeronaves para garantir dissuasão. Esqueceram da Venezuela e Essequibo? Só para lembrar. Antes que falem alguma coisa, sei que é dever da FAB fazer um melhor planejamento, mas também deve ter muita coisa que não sabemos. O fato é que os A-1M vão dar baixa no final de 2025 e só temos 9. Os F-5 também são poucos e nem todos estão disponíveis o tempo todo. Além disso Só temos, até o momento, 7 F-39 em… Read more »
Foi +- isso que postei, melhor F16 do que AMX.. e qto tempo levaria para produzir os Gripen? Precisamos de caças para ontem.
E quanto tem de vida um caça F16 usado? 10 anos?
Estende a vida dos AMX e de uns 12 F5M além de 2030 e compra os 4 Gripen Zero do adendo..
o PAC da Defesa Era enrolação ?
Não deve ter caça F16 meia vida disponíveis pra venda…tipo 20 anos de uso com boa quantidade de horas de vôo disponíveis..
Se tem muita coisa que não sabemos ja tem coisa errada aí. Onde fica a transparência que é exigencia legal em compras governamentais?
Olá BR. Fazendo uma conta de padaria, cada um dos 36 Gripens do primeiro lote estpa custando cerca de US$ 110~120 milhões, incluindo as armas (Iris-T e Meteor), treinamento dos pilotos e mecânicos, instalação dos simuladores, apoio logpistico, desenvolvimento do WADS, desenvolvimento do Gripen F, implementação da linha de montagem na Embraer.. e outras coisas, alpem de um offset de R$ 9 bilhões. Se for comprar um Gripen seco (sem armas, sem engenharia, sem treinamento…) o custo deve ser da ordem de US$ 70 milhões… A Argentina vai pagar cerca de US$ 26 milhçoes por cada F16 usado, inclundo armas,… Read more »
Com certeza Camargoer, eu também prefiro mil vezes mais uns 6 ~9 Gripens novos do que 24 caças F16 usados. Fora que sabemos que um novo caça precisaria de treinamento, adequação de infraestrutura, etc.. Muito melhor para um país com orçamento pequeno como o nosso, se concentrar em apenas uma aeronave. Não entendi essa ansiedade toda da FAB, até ontem só tínhamos um punhado de F5 pouco capazes. Agora é ter paciência e ir recebendo os Gripens e guardar recurso para um novo lote, nem que seja pequeno ! Mesma coisa na MB, sempre vejo alguns querendo ver a MB… Read more »
Meu amigo Camargoer eu não discordo de você em nenhum momento, o certo e a compra de mais Gripens. E a FAB precisa de quantidade, porém o congresso sabe disso? Eu acho que este é o maior problema. Prefiro 12 caças Gripens dos que os 24 F 16.
Então… aproveitando as palavras do Barão de Itarare, em relação ao atual congresso, de onde menos se espera é de lá que nada sai.
Vi agora.. concordo com vc…
Teve os 4 do adendo na gestão passada, certamente apresentaram de onde sairia os recursos … Tanto que foi aprovado pelo governo anterior… Estende a vida dos AMX e de uns 12 F5M e compra os s 4 a 6 Gripen….
Não.
O Gripen depende de $$ do GF.
O F-16, aos poucos, a FAB compra com $$ do orçamento dela.
No fim, vc compra aeronaves mais rápido, do que a previsão de baixas das outras.
Todo dinheiro depende do GF.. a FAB não gera receita nem tem autonomia financeira… todo gasto de executivo depende de uma leia orçamentária para ser aprovada pelo congresso.
Não. Não colocou nada na mesa, ainda.
Só nos resta torcer para uma solução favorável aos Gripens.
Também acredito que você seja mais inteligente que isto.
A situação da Argentina tem.um contexto totalmente diferente.
Milei está aproveitando a necessidade do Ocidente de diminuir a influência chinesa, principalmente na Argentina.
Não a toa, já tem outras compras na lista a preços pra lá de convidativos.
MMerlin, acredito eu que você sabe que nada depende da FAB, e sim do congresso nacional, e pelo andar da carruagem não tem orçamento para um segundo lote de Gripens. Então fica a perguntar tem dinheiro ou não? Abraço.
E o PAC da Defesa… O grande PAC tem notícias?
Era só balela e teatro para a Plateia do alto comando que aplaudia o feito dos políticos?
Tem que saber o que levou a FAB a ter esta ideia de jerico. Falta de dinheiro não pode ser porque isso significaria um gasto de cerca de US$ 650 milhões a mais
ou seja, tem que pagar o Fx2 e vai ter que pagar este valor dos F16 …
esta ideia é jogar dinheiro no deserto
Nāo sei se está sendo irônico, mas esses aviões custariam bem menos que o Gripen, pelo menos no tocante a aquisiçāo e custos a curto e médio prazo.
Inacreditável como esse povo acredita que 36 Gripens iriam garantir a segurança de um pais continental como o Brasil…
Basta o inimigo atacar em 5-6 frentes… E ja era pra eles !
2o lote ? Não vai demorar muito pro 1o Gripen ja completar 10 anos de uso…
De que universo teórico vc tirou essa possibilidade? Não existe nenhuma força Sula-mericana capaz de atacar o Brasil em múltiplas frentes, ainda mais cinco ou seis. E fora da américa do sul o único pais capaz de projetar poder aéreo para atacar o brasil em mais de uma frente são os Estados Unidos e ai não importaria nada disso. O Brasil tem que dimensionar suas forças considerando hipóteses improváveis sim, mas que sejam minimamente factíveis em seu teatro operacional.
Concordo com vc…quem iria atacar o Brasil em 5 ou 6 frentes…Estados Unidos? So com mísseis hipersônicos acabam com tudo.. Orcamento onde 80% e para a folha de pagamento e pensoes, querem oque? As forcas armadas tiram leite de pedra.. Esta bom mais pode melhorar ai sim.
Como diriam lá em Minas, “quis nimigo?”
Claro que um F16 de segunda mão estocado no deserto custa menos que um Gripen… um Gripen sem os custos de armas, treinamento, sobressalentes, etc, deve custar uns US$ 70 milhões.. a Argentina vai pagar algo em torno de US$ 25 miljhões por cada F16 (pacote completo)
24 F16 de segunda mão seria sufience para comprar 6~8 Gripens novos, visto que a FAB jpa tem a infraestrutura necessparia
Se era para fazer isso então comprassem o Gripen sem ToT, que sairia mais barato tbm.
Você prefere ter 7 gripens E/F de fábrica com partes produzidas no Brasil, ou prefere 24 F-16 MLU usados e de prateleira? Para mim ao menos, parece óbvio que 7 gripens é um negócio muito mais viável.
Além disso, IRAN, lembrar que esses F16 semi – osso tem uma expectativa de vida útil remanescente da ordem de uns 15 anos, certo? Um GRIPEN zero bala terá um ciclo de vida de pelo menos 40 anos. Assim, a equivalencia não é de 3 para 1…Na realidade esses F16 são um quebra galho indescente. Se fosse para empregar material obsoleto e em vias de total substituição (veja quantos estão sendo disponibilizados por Dinamarca, etc…) então porque comprarfam F39 com ToT? Incopetencia total, planejamento estratégico zero!
Tudo uma questão de ser desonesto,vc não está sonhando,é ironia mesmo,comprando patente que ele mesmo inventou,o Brasil inventou o rádio para poder colocar no avião,inventou o relógio para ver os pontos cardeais,tempo de voo é só pensar um pouquinho 10 por cento do valor do avião ainda é super agil
Já ouviu aquela máxima ” o barato sai caro”?
Caro Camargo, não tem como comparar valores de um Gripen E e um F-16 usado.
24 unidades de F-16 mais peças e armamentos sairiam por em torno de US$ 600 milhões com base nos contratos argentinos.
Esse valor não daria para 4 Gripens e seus armamentos.
E a FAB precisa de mais aeronaves para ontem, não tem como esperar mais.
Se esse é o preço, preferivel 12 Tejas MK2 novos… tem AESA, mesma turbina do Gripem E, pode disparar qualquer missil e nao vai precisar passar por upgrade ou ser substituído daqui 15 anos.
O Tejas MK2 ainda está em desenvolvimento. Salvo engano, ainda nem voou.
Então.. usando os valores que a Argentina pagou (algo em torno de US$ 630 milhões (incluindo armas, sobressalente, treinamento, motores adicionais.. etc) é praticamente 12% do contrato de compra dos Gripen, o que deve ser suficiente para comprar 6~7 Gripens novos (já que os gastos com treinamento, armas, infraetrutura jpa foram feitos).
A FAB já comprou armas para o Gripen. Tem pilotos e mecânicos treinados, tem a Embraer para fazer a manutenção, tem um centro de treinamento com simuladores.. só precisa do avião.. Um Gripen sem os penduricalhos deve custar algo em torno de US$ 70 milhões
A FAB já comprou as armas mínimas para os 36, e olhe lá. Agora tu quer adicionar mais Gripen e dizer que já tem as armas? Ora, por favor …
F-16 FOC. Gripen IOC. Além do mais acredito que todo armamento e Pods usados no A-1M podem ser usados no F-16 sem muito esforço. Cel. Nery pode nos ajudar nessa dúvida. O RecceLite e Litening já são utilizados no F-16. Menos pessoal. Eu prefiro Gripen, mas a realidade é que já não haverá nenhum AMX em operação em 2026. Acho que vai ser Gripen para o Lugar dos Mirage 2000 e F-5 e F-16 usado substituindo AMX. Não é o ideal, é o que tem para o momento.
Isso de F16 com placa preta de colecionador só se for para o Musal.. riso.
Tem que pensar no valor do Gripen seco… Sem tudo que esteve envolvido no FX2… Cada Gripen seco deve custar entre Us$ 70 – 80 mulhoes
E agora? Vai continuar negando? Hehehehehehe
Cadê o PAC da Defesa… A grama foi pro ralo?
Então… a FAB quer dinheiro para comprar F16 por que?
Falta dinheiro para o Gripen? Mas a lei orçamentária de 2023 aprovou R$ 1,5 bilhão este ano… e isso é para pagar a parcela do financiamento…
Ou falta avião? A linha de montagem da Embraer tem espaço…
Um Gripen pode ser fabricado entre 2 ou 3,5 anos.. segundo a própria Saab.
Ou tem piloto sobrando sem avião?
Ou tem base aérea sem abandonada?
Ou a Argentina está se preparando para invadir Fernando de Noronha?
??????????
Então, se tem dinheiro pra 4 FIAT uno, que não dá 1 Honda Accord, tem dinheiro pra 4 Honda Accord?
Ou, se falta dinheiro pro Honda, mas tem pro FIAT, então na verdade não tem pro FIAT, mas tem pro Honda?
Parabéns….
Pensei que a FAB operasse aviões, ou você está sugerindo que os militares virem motoristas de UBER?
Vai ser no máximo 36 Gripen e F16 usados. As mordomias tem que continuar
Perfeito.
Ero e ter só um vetor de defesa , onde que força seria tem só um modelo de caça gente , tem que ter no mínimo mais três modelos de caça o gripe e um caça pequeno , n é essa maravilha toda n
Super Tucano modernizado, F-16 usado e F-39. Não é o Ideal, é o que tem para o momento.
Verdade.. compra uma dúzia de A29 novos.
Não precisa, tem varios estocados
Verdade! Estou com vc … Se o valor para 24 caças usados equivale ao valor de +/-6 Gripen Zero… Vale mais comprar os 6 e fabricar no Brasil ou os 4 do adendo feito na gestão passada; se fizeram a proposta para este +4 certamente projetava de onde sairia o dinheiro… Repetindo Melhor comprar os 4 Gripen para fábrica no Brasil do que 24 caças usados que certamente terão poucas horas de voo… questão de lógica , Linha de produção abertas no Brasil e Suécia.. dentro de 1 ano já teremos uma linha cheia… Com carga completa!! Estão matando o… Read more »
Só fico imaginando a logística.
Estudos as nossas forças armadas fazem, mas sempre esbarram nos orçamentos curtos e que ainda sofrem cortes de gastos. Vontade de um outro vetor existe, mas dificilmente vai sair do papel.
Isso de querer F16 de segunda mão não é estudo… é cola.
A FAB está colando da Argentina…
Mas o problema é que sempre esbarra no orçamento curto e que além de curto sofre cortes.
O corte nunca é nós 80% e sim nos 20%!
Bom, gastar quase todo o orçamento com salários, pensões e aposentadorias também não ajuda, né? Fica difícil convencer o povão a pressionar os deputados e senadores quando as forças armadas jogam pelo ralo o orçamento que recebem.
Concordo. Mas também não é o próprio legislativo que aprovou estas aposentadorias, a reforma nas forças armadas tem que partir do legislativo e executivo, mas não querem colocar ordem na casa, é bom do jeito que está. Aí a culpa não é deles, os gestores dos gastos públicos.
Sim, mas foi uma iniciativo do executivo que enviou a lei elaborada pelo próprios militares.. tem que avaliar o contexto no qual as leis são aprovadas..
aliás, o atual poder legislativo federal tem me assutado pelos retrocessos… estou me esforçando para suprimir qualquer expectativa porque a cada dia acabo me surpreendo (negativamente) pelo andamento das coisas.
O Ulisses Guimarães dizia que se você acha o atual congresso ruim, espere pelo proximo
Somos dois.
Também penso assim. Seria medo de alguns militares da aproximação argentina com os americanos e nao querem ficar pra tras? Ou loucura mesmo?
Não creio em loucura, mas ausência de bom senso
Perfeito!!! E toda “cola ” é desonesta….sinônimo de incopetência, falta de planejamento, dedicação e seriedade, para falar bem pouco. A transferencia da produção do F39F ja era um indício de que nem os recursos, inclusive, técnicos e morais, previamente, alocados, seriam devidamente respeitados. Colocar a culpa nos “políticos” somente é um ato de covardia.
Corri para ler a manchete, torcendo para que fosse realmente fake as notícias sobre aquisição deste vetor. Se há estudo, então há intenção! Se realmente formos adquirir este vetor ( ESPERO QUE NÃO) que seja o mais atualizado e que a aquisição, seja feita para cobrir o A1.
Torcendo para não desperdiçarmos mais um tot milionário.
Cê ainda tem alguma dúvida que esse TOT é outra piada de mal gosto.
Pois é. ToT é para países que podem fazer bom uso dela, como a Índia ou Israel.
Mas para o Brasil, mas vale comprar tudo de prateleira e ter forças armadas poderosas, como a Arábia Saudita.
Mas megalomania dos militares fala mais alto.
Também tinha a expectativa da FAB dizer que não nem houve intenção da FAB de comprar aviões de segunda mão…
mas realmente, a felicidade é a ausência de expectativa.
Acho que para cobrir os A1, como a logística terá que ser nova, seria melhor outro tipo de avião, como o T-50 ou of M-346. O T-50 tem a vantagem de poder usar o mesmo motor do F-39.
Se era para cobrir o A1, melhor perguntar para os italianos se eles teriam AMX estocados
Não é?
Concordo tbm.
Não tinha pensado nisso
Mas para peças de reposição ou mesmo células em bom estado.
Até virem novos Gripens e esses AMX italianos a preços bem mais acessíveis.
Já foi dito trezentas vezes que não existem mais suprimentos para o AMX, nem aqui e nem na Itália.
Olá Roger.. se for para comprar aviões de segunda mão, tem os F15 no deserto… deve ter até F18… tem até os SuperEntandard que a Argentina quer se livrar para abrir espaço no hanger…
tudo isso é remendo…
Continuo defendendo enfaticamente a compre de Gripen novos
Acho que a FAB também tem medo de colocar os ovos em só uma cesta, infelizmente o Gripen não vingou tanto no mercado quanto todos achávamos que seria, claro, ainda podem haver reviravoltas como no caso do Rafale, mas também pode não haver, e dai surge a preocupação da FAB de precisar ter um outro vetor, na USAF os F-16 vão voar até 2050 se não estiver enganado, então é um caça que ainda tem um futuro pela frente.
Mas se essa seria a opção, por que não terminar a atualização dos brasileiros? A Embraer está pronta para atualizar todos para A-1M.
Isso também… ou compra uma células de F5 e moderniza, aproveitando os dispositivos dos aviçoes que forem sendo retirados de serviço
Um monte de AMX já virou sucata, foram vendidos
Olá Pampa… exato. Por isso eu fiz a equivalência entro o AMX italiano e o F16 desértico… nenhum dos dois serve para a FAB neste momento
só existe um caminho. Gripens novos… se o programa tem problemas, é momento dos engenheiros, coordenadores do programa, militares e representantes do governo brasileiro, Embraer e Saab se reunirem e fazerem uma revisão do projeto e bucar solução para os problemas, como as pessoas inteligentes costumam fazer…
e abandonar esta ideia que se parece com uma miragem de deserto de comprar F16 que já nem pagam IPVA
Não tem suprimentos para manter as aeronaves em voo além de 2025…
Não tem mais motor. Já foi falado aqui mil vezes.
Tu não, lê não te informa? É sabido até pelos paralelepípedos da rua que não há mais suprimentos para os AMX, seja italiano ou brasileiro. Tu só pode estar debochando …
Não compensa. Isso já foi verificado. E são versões diferentes.
Olá RInaldo… riso. Mais diferente que o F16 de segunda mão não pode ser…
Acho importante esclarecer.. sou contra qualquer compra de caças de segunda mão, sejam os AMX italianos, F16 do deserto, SuperEntardart estocados na Argentina, F18 australianos ou M2000 dos Emirados Aráber (ainda que eu goste muto do M2000).
Defendo que, havendo recursos, compre mais Gripen… mesmo que sejam 6~8 ai invés destes 24 usados..
jogo que segue…
Tbm não gosto da ideia de comprar caças usados, é perdulário, como você disse, mas comprar os AMX da Itália seria a pior opção mesmo se tivéssemos as peças do motor. Na minha visão, a melhor compra seria dos Gripens C/D operados pela República Tcheca que serão trocados pelo F-35A.
A República Tcheca está negociando extensão do leasing até a próxima década pois está no fim da fila para receber os F-35
Olá Iran… sou absolutamente contra adquir aviões de segunda mão para a FAB. Defendo intransigentemente que sejam comprados um menor número de Gripens novos ao invés de duas duzias de aviçoes de segunda mão, seja lá qual for o modelo.. FIz algumas brincadeiras, como por exemplo sugerindo os SuperEtandard da Argentina ou até alguns Purará… os Amx italianos também foi no sentido jocoso, assim como compras célias de F5 para serem modernizadas.. talvez pareceu que eu realmente estivesse sugerindo a compra dests aviões de segunda mão.. pelo contrário. Acho que a única opção seria a compra de Gripens Se não… Read more »
Entendi kkkk, quem sabe poderíamos adquirir alguns P-51 americanos tbm.
Sobre os caças usados eu concordo plenamente com você, toda a verba possível para caças deveria ser colocado no gripen e no super tucano, o resto é maluquice.
Aí sim seria jogar dinheiro no lixo. Todos aqui sabemos que o problema de peças dos AMX é no motor. Tanto faz AMX Brasileiro o Italiano, eles usam o mesmo motor O Rolls-Royce Spey MK 807. Até agora foi o pitáco mais errado de todos.
Olá Alecs. Obviamente é uma crítica retórica para quem teve esta ideia de comprar F16 de segunda mão. Perceba que coloquei a ideia de comprar Pucara, AMX italiano, SuperEtandard argentino no mesmo pacote de comprar F16 de segunda mão. Para mim, são todas ideias absurdas.. O absurdo é incomensurável ao ponto que comentei que se escolha entre o Gripen ou a compra de aviões de segunda mão, porque é impossível que estas duas ideias possam conviver na mesma força aérea. Defendo, como sempre defendi, que sejam comprados mais Gripen… Cronograma, orçamento ou má vontade são obstáculos de todo projeto, pequeno… Read more »
O maior problema reside na falta de logistica destinada aos motores SPEY. A seção da fuselagem do AMX na qual é instalado o motor é usinada a partir de um bloco maciço de alumínio, tornando, inclusive, extremamente difícil substituir por outro motor. Infelizmente.
Considero o AMX um avião muito bom e é uma pena que tenha sido “descartado” pelos proprios brasileiros, que TAMBÉM naquela época nao cumpriram com o “desplanejamento oficial” para cidadões ingênuos sonhar.
OJFL,
só uma pequena correção…
A família de aeronaves T-50/TA-50/FA-50 talvez possa ter uma versão do F414 mas nada foi feito em relação isso até ao momento.
Ainda ninguém se interessou e pagou pela integração do F414 num F-50/TA-50/FA-50.
Hoje, a família de aeronaves T-50/TA-50/FA-50 usa apenas o motor F404-GE-102 que pertence à mesma família do RM12 do Gripen C/D.
Sim, ainda não pagaram e não voou, mas os estudos já foram feitos para o modelo. A fábrica já estudou para exportação.
T-50.
Foi o que pensei.
Moderno, compatibilização de motores do Gripen, e por aí vai.
Pra mim essa de F-16 está sendo de certa forma “enfiado” na FAB.
A Solução F-16 pode ser muito positiva para preenchermos a lacuna de desativação do AMX e F-5. Tal possibilidade pode existir sem a FAB e o Governo realizarem desembolsos o que ao contrário do programa Gripen, demanda pesados desembolsos antes do recebimento das aeronaves. No caso do F-16 , seria como pegar um Carro usado e pagar prestação suave ao longo de 20 anos. No Caso do Gripen, é como comprar um carro de luxo novo e precisar pagar Adiantado e com pesadas prestações em um período curto. O F-16 possui cadeia de suprimentos e inumeras aeronaves voando. O Custo… Read more »
Suponho que esse estudo de F-16 usados seja para cobrir o prematuro descomissionamento dos A-1M (prematuro se levarmos em consideração a sua recente modernização, não necessariamente seu tempo de uso). O F-16 usados trás alguns senões: não é compatível com a suíte de armas ar-ar adquiridas para o Gripen E/F e seu sistema de reabastecimento em voo (probe and drogue) tambem não é compatível com o utlizado pela FAB (flying boom). Provavelmente, para se instalar o nosso sistema de comunicação, o Link BR2, teria de ser feito lá nos EUA devido a restrições legais dos americanos, o que é um… Read more »
A economia de escala pesou no AMX, especialmente em relação ao motor.
Em relação aos sistemas ar-ar, o único míssil não integrado oficialmente é o Meteor, uma vez que a força aérea norueguesa e tailandesa integrou o IRIS-T nos seus F-16AM/BM, a Grécia idem nos seus “Charlie”. Porém, um AIM-120 não faria mal, não faria mesmo… Mas é interessante ressaltar que o F-16 tem uma gama de armamentos ar-superfície totalmente integrado, sem custo adicional mais vasto. JSOW, SDB, JDAM… Quem sabe o HARM (liberado no FX-2) e mais Harpoon?
Medo desse estudo… Não é hora para F16 e sim para mais Gripens! Essa novela ainda vai dar muito pano para manga…
Lógico que é n pode um país continental ter só um modelo de caça n , e já foi um erro ter comprado o gripen , era para ser o Rafale
Senhor.
Já não basta a notícia do F-16 ainda querem ressuscitar o “Le Jaca”….
Está enganado. São dois aviões da mesma categoria. Isso só causaria um pesadelo logístico e de treinamento das equipes de vôo e manutenção. Se você estivesse falando de um caça pesado com maior alcance e carga útil ou uma aeronave de 5° geração, até concordo com você. Mas duas aeronaves do mesmo tipo de países e fornecedores diferentes só atrapalha. A força Indiana é um exemplo disso. Eles perdem um avião por semana por causa dessa política.
Excelente notícia! Os nossos comandantes viram que a Argentina comprou F-16 e não querem deixar a FAB “para trás” por isso também querem os F-16s.
Off topic: fiquei sabendo que o Chile estará adquirindo dos estoques americanos F-4 Phantons. Tomara que nossos comandantes não deixem a FAB “ficar para trás” e também adquiriram um lote de F-4 Phanton
Phantoms? Tem certeza? Os EUA praticamente já explodiram seu estoque de Phantoms servindo como alvos na forma dos QF-4. Não seriam Sul-Coreanos ou Japoneses?
E por que alguém adquiriria Phantoms nos dias atuais? Por mais que eu goste do avião, o tempo dele já passou.
Você não entendeu!
Antigamente, chamavam isso aí era trolagem. Hoje, é normalizado.
Está difícil entender o que é sério e o que não é no meio de tanta gente postando alucinações.
Tem alguém aí que precisa entender ironia.
Sábias palavras!!!
É piada isso?
Os F-39 tem desempenho comparável aos F-16. Não faz muito sentido.
Parabéns!!!!!
Tá, ok.
Mas por qual motivo a FAB estaria “sondando” F-16, nessa altura do campeonato???
Espero, sinceramente, que esses “estudos” sejam mais longos que o estudo do EB pra escolher um sistema AA de médio e longo alcance, e nunca saia dessa “fase embrionária”.
Idem.
eu também
E agora? Pergunta para tua fonte se o comunicado da FAB também é fake news.
Pergunto. Sem problemas. São três Tenentes Brigadeiros da minha turma.
Não adianta teimar. A resposta da FAB disse que pensam na possibilidade de comprar F-16 usados. Então, a notícia da Jane’s não é fake news. Ou tu acha que a nota da FAB é mentira? Ou que alguém do Ceco saber resolveu escrevê-la sem autorização do alto comando?
Não estou teimando porra nenhuma.
Não adianta esbravejar. Sempre fui educado contigo. Mas, se tu quer ser deseducado, o problema é teu.
Cecomsaer*
Cel. Nery, boa tarde. Entendo sua posição pela escolha do Gripen e concordo que é a melhor opção para a FAB. Pessoalmente eu prefiro o Gripen também, mas e a falta de caças? Poderia nos dar alguma explicação mais profissional sobre isso? O Gap sentido com a desativação dos F2000 tampão não assustou pois ainda tínhamos muitos F-5M em operação. Com a desativação destes e também a do AMX a FAB não ficaria sem um mínimo de caças operacionais? Obrigado.
Ficaria. Mas, opinião pessoal, a saída é mais F-39. Mas não tem dinheiro prum segundo lote, por enquanto. E nem pra F-16. Quem dá o dinheiro é o GF. A FAB só pede.
Caro ALECS, me parece que o maior problema no sentido de mater operando uma aeronave militar está residente nos motores. Por exemplo, no caso dos fabulosos AMX, sua continuidade operacional está sendo simplesmente descartada principalmente pela falta dos SPEYs. No caso dos GRIPENs, os motores F414 são utilizados por inumeros outros vetores. Os componentes eletronicos são em grande extensão do tipo COTs , de uso até civil, componentes estruturais podem ser produzidos no país – desde que o “planejamento estratégico de excelente qualidade brasileiro” assim o perita/viabilise – e outros fatos similares. Assim em linhas gerais seria de se prever… Read more »
Idem.
Prefiro crer que a FAB fez o planejamento correto da cadência de produção do F-39 com base na desativação dos antigos vetores.
E que este estudo reflete apenas um possível plano B caso o seu orçamento receba efetivamente um grande corte devido aos últimos acontecimentos.
Tô dentro.
A Argentina esta com F-16, o Brasil não pode ficar para trás , nada melhor do que ter 2 Esquadrões de F-16, 24 Aeronaves são suficientes , e dopois evoluir para a plataforma F-35… A FAB foi inteligente e estratégica , no final de tudo vai dar em F-35 no Brasil, o Gripen serve para estruturar a industria bélica nacional e talvez pôr o Brasil na 6ª Geração… Mas o F-16 já foi provado em combate e é o caça mais produzido da história… o que oferece segurança a FAB.
Sabemos que o histórico geral das FA’s BR, como um todo, é de usar material de segunda mão, mas….
Eu queria entender de onde vem essa sanha desse povo em realmente querer que a FAB tenha F-16 de segunda mão….
Parece que, enquanto não tiver F-16 com 40 anos de uso com o cocar da FAB na cauda, esse povo não sossega, Jesus Cristo…
Sonho de infância não atendido ou fetiche só pode ser.
Melhor que ter F-5EM e AMX quase subarmados até 2040, não acha?
Um pacote contendo JSOW, SDB, JDAM já seria ótimo! Além disso, é literalmente a oportunidade do ramo adquirir mais AGM-84 Harpoon (integração praticamente nativa do F-16) incorporando um vetor supersônico com míssil antinavio.
Pois é. Mas a tempos isto tem mudado na FAB.
Seus atuais alicerces (A-29, F- 39 e KC-390) são todas aeronaves adquiridas novas.
Se for para adicionar aeronaves tampão, que seja Gripens C/D que podem passar por atualização que os torne similar às mais novas versões.
“Seus atuais alicerces (A-29, F- 39 e KC-390) são todas aeronaves adquiridas novas.”
Eu sei, mas, da história geral das FA’s BR, essa situação aonde a maior parte de seus meios é nova é a exceção da exceção, e não a regra.
Por isso que a compra dos Gripens foi 2 passos em frente, e a compra desses F-16 seriam 5 passos pra trás.
F35 35 n pelo amor de Deus , é a maior bomba já construído até hoje ,fizeram o F22 , quiseram fazer um modelo mais barato saiu essa desgraça e ainda muito caro
F-35
“Fioti” de F-22.
O pai é o pai.
O fi é o fi…
Felizmente a Argentina já deixou o Brasil pra traz!¡!! La tem um pior que o que aqui já não volta mais!!!!
Cogumelo?
Torci muito para que fosse.
Abraços
Estou aqui. Foi o que me disseram. “Estudo sobre a possibilidade de aquisição”. Até adquirir vai uma longa distância. E como os foristas afirmaram, será uma grande estupidez. A baixa dos A-1 não é motivo justificável. Estudos são realizados pelo EMAER. A qualquer momento. Decisão de aquisição é colegiada, pelo AltCom. Sugiro diminuírem o frenesi.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Pois é… Vou dar um esporro nos 4 estrelas!
Faça esse favor em nome dos palhaços contribuintes brasileiros.
Peço encarecidamente Coronel.
Obs. Faça um vídeo do momento da carcada nessa gente.
Obrigado.
“Amigos, essa notícia é fake news. Feliz em verificar que a maioria também não acreditou…”
Reconhece???
Primeiro disseram que haveria a encomenda do segundo lote de Gripens;
Depois a França estaria oferecendo o Rafale com desconto;
Agora é o F-16 de segunda mão.
Vamos acabar voando F5M por mais tempo ainda, MDC.
Podia comprar Pucará da Argentina… aliás, a Argentina esta dispponibilizando o SuperEtandart
Tenho a impressão de que se fossem MIG-29 ou SU-27 voce estaria até feliz né camarada
Você está equivocado, tem alguma dificuldade para compreender meus comentários ou prefere ignorá-los…
Defendo a comprar de Gripen novos… entendeu agora?
Para ter certeza, segue uma imagem… dai se quiser, nem precisa ler.
Camargoer, concordamos nisso! Ufa achei que nunca ia concordar contigo aqui. kkkkk Mas a falta de aeronaves por conta do preço/prazo de entrega? Por mim a FAB comprava logo um segundo e terceiro lotes de Gripen totalizando 108 ou até mesmo 120 que foi o número inicial divulgado. Acredito que a falta de aeronaves é o grande dilema. Se a FAB comprar 24 F-16 para substituir rapidamente o A-1M, mas também assinar um segundo lote de 36 Gripens estaria bom. Se mais no futuro, quando os F-16 tiverem que dar baixa, tivermos um 6ª geração desenvolvido, melhor ainda.
Se fossem 72 gripens e 36 F-16 totalizanddo 108 caças eu já ficaria louco de feliz kkkk, infelizmente 108 gripens é completamente irreal
Desce dai, quando a FAB comprar F-16 acabou programa Gripen e linha de montagem no Brasil, no máximo vão comprar mais F-16 usados e olhe lá. Nós não temos essa pressa toda de substituir o AMX, até pq nunca tiveram sua capacidade plena, não é esse caça todo importante aqui, quem segura o piano mesmo é o F-5.
Comprar segundo e terceiro lotes com aue dinheiro meodeos?????
Olá Alecs.. geralmente o primeiro passo é o mais difícil.. riso
Acho que daqui para frente vamos concordar cada vez mais..
Brincadeiras à parte, concordei com você em várias oportunidades. Tirando as filhas adolescentes, é sempre razoável que as todos nós tenhamos pontos em comum..
Concordar ou discordar é a razão do diálogo e do debate. Normalmente, é possível concordar ou discordar com bom humor também.
Uma pintura feia. Coisa de gente que tem mal-gosto.
Pode envelopar preto fosco, ou rosa Mary Kay… aquelas pinturas comemorativas da Azul de personagens da Disney também são bacanas
Aquele avião com o Donald na vanguarda ficou maneiraço. Substitui pelo Zé Carioca e pinta todo de verde. Padrão do Brasil.
Riso . Estás pinturas ficaram show.. tem a do Pateta também. São 5 personagens… A ideiacdevter um Zé Carioca é muito boa mesmo…. Verdade.
A gente poderia fazer uma campanha para isso. Falando sério.
http://www.b24bestweb.com/images/B24/JOSECARIOCA-V1-1.JPG Não deu muita sorte para a tripulação desse B-24D. Era do 93º Grupo de Bombardeiros (409º Esquadrão) e foi atingido sobre Ploesti durante a missão de baixa altura no dia 1 de Agosto de ’43. Ele se incendiou em vôo, perdeu o controle quando estava à mais ou menos 20 metros de altura e infelizmente caiu sobre a prisão feminina da cidade de Ploesti. No momento do ataque a prisão abrigava 100 presas e após o impacto, o combustível em chamas do B-24 vazou para dentro da prisão, e pouco menos da metade das presas conseguiu ser resgatada, mas… Read more »
Então,,, pode ter sido azar da tripulação ou sorte do artilheiro… riso.
Sempre tive uma certa simpatia pelo Pucara! Aparentemente superior ao Bronco!
Agora voando com PT6.
Aceita logo o F-16 na FAB. Vai doer menos…
Já que querem um caça de segunda linha pra substituir o A1, porque não comprar um ou dois lotes de Gripen C/D facilita logística e
Aumenta a relação entre Saab e Fab. E um número grande
Pilotos que depois de treinados estariam mais preparados para o treinamento Gripen E e F
Essa seria uma boa idéia.
É uma ideia. Se não me engano, os aviões sul africanos estão estocados e sem uso. De repente dá pra fazer um bem bolado. Os suecos devem ter também. Esses sim, seriam caças tampões que valeria a pena comprar ou alugar.
Os sul-africanos vão querer uma bela grana pelos seus e não será em suaves prestações como vemos via FMS, ou seja, sem chances….os suecos não devem disponibilizar os seus devido aos problemas com a Rússia por aquelas bandas …ou seja, só sobrou o F-16 para tapar buraco de quem não tem recursos imediatos
Prezado Daniel. Até que enfim um excelente ideia! Leasing de Gripens C/D até que tenhamos uma grande quantidade de E/F pode ser muito bom! Tem que ver o custo disso, mas me parece uma ótima ideia.
Os suecos tem? Quantos? Querem vender?
“porque não comprar um ou dois lotes de Gripen C/D facilita logística” Me conte o que o Gripen E/F em em comum com o C/D? Motor não é o mesmo, radar não é o mesmo, telas da cabine não são as mesmas, até célula é bem diferente. Só porque são da mesma empresa e parecidos visualmente não quer dizer que a logística será facilitada. No futuro pode haver mais peças de reposição de F-16 que foi produzido em quantidades maiores do que Gripen C/D que foram menos produzidos. Pode acontecer até mesmo com os Gripens E/F.
Pelo visto não e fake News.
Já comecem as pesquisas!! De onde vai vir esses F16 , e qual versão. Deus nos ajude
Pergunta que vale 1 milhão e que todos querem saber.
Se for comprar que seja ao mesmo a versão Block 50/52, mas não sei se os EUA têm essas células nos seus estoques tomando um “bronzeado” no Arizona.
Talvez a FAB tenha alguma informação e de algum esquadrão esteja desativando algumas dessas versões mais recentes, com as entregas dos F-35, mas é pura especulação minha.
Se comprarem F-16 padrão MLU, aí será o cúmulo da burrice.
Estudo e aquisição são coisas muito, muito diferentes. O tempo dirá, aguarde.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Acho que o M2000 tampou o buraco da retirada dos Mirage III
Vai que alguém começa a dizer que o M2000 era para substituir o A1. Ten gente que anda lendo os comentários na diagonal
Fi….as notícias que recebemos da própria FAB vem de ponta cabeça. Diagonal aqui ainda é lucro. Do jeito que tá o resumo é esse mesmo. O mundo está ficando doido. FX1 FX2 Uma década? Duas? Escolheram o Lê Jaca, depois não era bem assim.. O Gripado espirrou mais forte levou a bola da vez. Daí trocam IOT no documento e ficou TOT… Daí eram 36, depois mais 4… Então teve o frisson de “com ou sem IrisT”… Fora o cronograma. E muitos outros capítulos dessa novela Agora no meio da série que está aparece o cavalo branco do bandido vestido… Read more »
Já já muda-se de F16 para os Mirrages 2000-9 dos EAU.
Se não forem os dois juntos não digo nada.
Ja era para ter comprado , ainda voamos com F5 e tem gente reclamando de aquisição de F16 , vai entender
Sim.
Concordo.
Já era pra ter comprado.
Bem analisado.
Comprado.
Na conjugação do passado.
Lá em meados dos finais dos anos 90 e incio dos anos 2000.
Agora se comprar faz tanto sentido quanto naquela época.
Eramos para estarmos acompanhando o Milei na doação de F-16 para a Ucrânia junto com os Etenders dos hermanos.
Isso nāo invalida a premissa, se há estudo, há interesse.
Boa tarde! Incapacidade, incompetência, falta de visão e conexão com a realidade da guerra atual! Um tiro no pé! A FAB dá um passo a frente e dois passos atrás, de novo? Baixamos, mais uma vez, a cabeça e o olhar, enquanto outros olham pra frente! Um atestado de falta de planejamento mínimo! Esses caças, se vierem, precisarão serem modernizados nos EUA e virão, como sempre, via FMS em conta gotas, demorando uma eternidade para serem colocados em operação! Melhor seria esperarmos por mais F-39 e extendendo um pouco mais a vida útil dos F-5M, mesmo que isso implique em… Read more »
Totalmente de acordo, prezado RICARDO SANTOS.
Pessoalmente eu não entendo a vantagem de adquirir caças F-16 usados comparado com comprar mais caças F-39 novos. O problema de cadeira de suprimentos, modificações no mecanismo de reabastecimento por probe, etc. tornam a compra ainda mais complicada. Se fossem ainda novos talvez o estudo fizesse mais sentido. Entendo as dificuldades financeiras, mas o caso dos Mi-35 mostrou que o barato sai caro.
Nem eu entendo…
Estamos falando de um caça chamado F-16 que teve mais de 4.000 unidades produzidas no mundo, e só os EUA ainda tem uns 1.000 no serviço ativo ou mais, e que ainda estará sendo fabricado até 2030. Peças não faltam no mercado para ele. A compra se justifica se for para substituir os AMX e não interferir na meta de se ter 66 a 70 Gripen.
Não, amigo. Não se justificam. Foram gastos bilhões de dólares para a aquisição, transferência de tecnologia e a construção de uma fábrica para construir Gripens aqui.
Se fosse em um país sério e que o judiciário funcionasse, já estariam sendo abertas investigações para saber quem lucraria com essa história. Definitivamente, o Brasil é que não é.
Desculpe xará (meu nome é Daniel também), mas discordo em parte de você.
A assinatura do contrato diz respeito somente aos 36 Gripens, com ToT e montagem de umas células aqui.
A possível compra desses F-16, assinatura de um segundo, terceiro, quarto lote de Gripens, seriam outras compras, outros contratos.
Creio que uma coisa não tem nada a ver com outra.
O Mi-35 teve atravessador, sem transparência! A FAB foi responsável pelo contrato! Falta muitas explicação!
Mais barato.
O Mi-35 nāo serve como boa comparaçāo, os russos sempre foram péssimos na questāo de logística.
Mas se você balançar uma árvore vai cair peça de F-16.
Mais ou menos isso. Vc vai na padaria da esquina: quero 12 pães franceses e me veja umas peças do F-16 também…
…daí vc sai da padaria e tropeça numa pedra: puxa,que sorte,um trem de pouso do F-16…kkkk
Onde há fumaça há fogo, e esse fogo não é bom não… O Brasil cansa.
Onde há fumaça, há fogo.. vamos correr e pegar uma mangueira e um extintor para acabar com esta ideia enquanto é estudo
E quanto ao reabastecimento em voo do f16 como que fica pois e diferente dos atuais aviões da fab.
riso.. a FAB vai comprar 3 Kc135 para operar em consórcio com a Argentina
Foi desenvolvido e instalado num F-16, há uns anos, probe “padrão FAB” num dos tanques conformais.
Creio que isso seria o menos.
Está em produção? Onde compra? Tem alguém mais encomendando?
Em que block de F-16 ele serve? Blocks mais antigos não saíram de fábrica compatíveis com tanques conformais, e se não é compatível, não pode receber esse sistema de REVO adaptado em tanque conformal.
“Está em produção? Onde compra? Tem alguém mais encomendando?”.
Leia novamente o que escrevi.
Apenas disse que foi desenvolvido e instalado num F-16 num tanque conformal.
E se vier uma versão compatível com tais tanques?
Eu li antes de responder e li novamente agora. Você respondeu a outro comentarista, (que perguntou como ficaria o reabastecimento em voo dos F-16) informando sobre o desenvolvimento e instalação de tanque conformal adaptado para probe & drogue. Essa solução tem que estar em produção, com outras encomendas de outros clientes, e ser compatível com eventual block de F-16 usado a ser comprado. Compatibilidade de fábrica com CFT, até onde sei, é de block 50 pra frente: https://news.lockheedmartin.com/2003-03-19-Lockheed-Martin-F-16s-Fly-With-First-Production-Conformal-Fuel-Tanks Sem respostas positivas a essas questões que formulei em meu comentário feito ao seu, está muito distante desse problema ser “o de… Read more »
Esse aqui?
https://www.f-16.net/f-16-news-article4163.html
Ainda que a FAB alcance a quantidade 66 caças Gripen E/F este número é suficiente para substituir os F-5M e a lacuna deixada pelos Mirage 2000C na década passada. Acredito que a aquisição de F-16 se justifique para equipar os esquadrões que usam ou usaram o AMX. Ninguem achou estranho aliás que o esquadrão reativado em Anápolis tenha sido o Pacau em vez do Adelphi (que utilizava o AMX) ? Os 24 F-16MLU que Argentina comprou saíram por 300 milhões de dólares, com este valor voce compra apenas 2 Gripen E/F, a FAB precisaria de 36 F-16 para equipar os… Read more »
Não precisamos substituir os nossos caças atuais em uma razão de 1:1 em relação ao Gripen, pq um Gripen é muito superior a um F-5M e quando falamos do AMX capado que tínhamos é milhões de vezes superior. Comprar F-16 além de decretar a morte do programa Gripen no Brasil, significa que vamos precisar pensar em uma nova aeronave para daqui 10 ou 15 anos, pq por mais que possam ser modernizados, já são caças usados, vai ser igual quando compramos Mirage 2000
Sexta geração que n vai servir pra nada , como a quinta geração , para ter poder é força vão ter que continuar usando os caças de quarta geração
E a questão das equipagens?
Não teremos logo logo mais pilotos que aviões?? Vão pilotar o quê?
Inteligente seria usar esse noticia para negociar contrato mais vantajoso para o lote 2 de gripen, acho que tem que ser assim, chega metendo o louco na sAAB
Eu preferia mais Gripens, mas concordo, será histórico ver o F-16 com cocar da FAB
Chega ser ridículo não somente o levantamento , mais o que fizeram com amx não fizeram nenhum plano desenvolvimento de um versão totalmente nacional sucessor , chegar ser falta de alguém ser pensante dentro da fab, fazer levantamento de aquisição ou aeronaves italianas, ou eles faz projetos de verdade com tudo que já adquirimos , ou sai fora, deixa fab só como vetor de transporte logístico e acaba com sua função de ar- solo.
O Falcon será nos próximos 10 anos, um dos vetores de melhor custo benefício de aquisição e manutenção. Os MLU e até alguns lotes de C/E estarão disponíveis ao passo que as aeronaves da Europa estão sendo substituídas por Typhoons, Rafales, Gripens e F-35. A questão é que o custo operacional dele, apesar de ser o mais barato da 4ª geração, será uma potência comparado ao custo do F-5M. Lógico que as capacidades dinâmicas também aumentam muito, porém, quão mais barato é ter o F-16MLU ou C/D, ao invés do Gripen E? Quantos armamentos eles poderão compartilhar? Como seria a… Read more »
Pra mim isso aí é só pra forçar a SAAB a negociar, até citaram o Gripen na nota…
Ué, quando foi que a SAAB se recusou a negociar? Ela está lá, basta apresentar o cheque que eles mandam os aviōes.
Agora se a FAB quer pechinchar, entāo está no ramo errado.
Vamos comprar, também, os 5 Super Etendard da Argentina junto com um punhado de IA 63 e Pucará de nossos hermanos! Nosso poder aéreo ficará top! Mais os F-4 que deram baixa na Coreia do Sul e em negociação para os Kfir colombianos. Avião novo pra quê? Colocamos todos em intermináveis modernizações e teremos todos prontos por volta de 2040! Topezeira! E pra engrossar o caldo, uns 14-bis e Demoiselles que são patente aberta do Santos Dumont pra fabricação local.
Aproveita e também e reinicia o programa dos P51 Mustangs e dos B24 vamos dar uma de china e fazer uns clones modernizados KKKK teremos a maior força aérea do mundo rir pra não chorar
Faz sentido querer o F-16 pra substituir o A-1 se o Gripen não existisse. Então se fosse essa a intenção nem deveria ter gastado grana na modernização do A-1. Voltamos a 1980 com 2 vetores de 1 linha com manutenção e treinamento distinto. Seria melhor um treinador a jato e um segundo lote de 36 de Gripen do que esses F-16 aí…
Pois então… Cadê a turma do ” a fab não precisa disso…”
Presente
aqui
Puxa,que pena… a FAB pensa bem diferente de vcs…
Ela que está errada
Cúmulo da falta de humildade…
Tchurma, F16 com coleira, usa onde puder. Gripen é nosso, por sua vez. Onde onde quiser. Tá errado não. Aliás o F16 não vejo antes exatamente por isso, não liberação de tudo que a FAB queria.
“F16 com coleira, usa onde puder.”
Não teremos esse problema. Somos pacificos,não temos treta com ninguém. Somos a Terra do Paz e Amor. Logo não seremos “acoleirados” por ninguém.
Isso nós mesmos fazemos,dá licença.
Quero ver se embargarem manutenção e componentes do motor do Gripen.
Patético. E o povão pagando a conta de desmandos megalomaníacos e seus desvios de rota!
Os militares são os responsáveis! Decisão técnica!¡!
Acredito que seja pra pressionar a SAAB. Comprar F-16 é burrice!
Para os que estāo reclamando, está ai o erro de ter exigido ToT no contrato do Gripen, isso encareceu o custo unitário do aviāo. E agora, a FAB percebe que nāo terá condições de comprar o número inicialmente planejado de aeronaves e por isso busca adquirir alguns F-16 usados para tapar o buraco. Ou seja, teria sido muito melhor comprar os Gripens de prateleira, sem ToT, com um contrato que envolvesse mais unidades a um preço melhor. Talvez, com o mesmo preço, poderiamos ter comprados umas 5 ou 6 dezenas de Rafales. Ou seja, a FAB é vítima do próprio… Read more »
“Talvez, com o mesmo preço, poderiamos ter comprados umas 5 ou 6 dezenas de Rafales.” Não, com muita negociação e uns usados na conta, quem sabe chegaria no mesmo número se houvesse muito desespero por parte do vendedor. Porque os valores de contratos do Rafale sem ToT, para meia dúzia de clientes pelo mundo, contradizem essa hipótese que você levantou. Dividindo pelo número de caças (conta de padaria), saem mais caro que o valor unitário do contrato brasileiro do Gripen. 18 Rafales para a Grécia custaram cerca de 3 bilhões de dólares, sendo 12 aviões usados. 36 Rafales novos para… Read more »
Eu sempre tive uma dúvida, e agora com a compra de F-16 e as demoras nas entregas e produção do Gripen, isso ficou na minha cabeça:
Se tivéssemos comprado o Rafale no FX-2 com ToT, será que já teríamos recebido mais unidades que o Gripen no mesmo período de tempo?
???
Difícil responder.
Se a Dassault tivesse oferecido construção local, também haveria um tempo para tudo isso ser implantado.
Mas se formos aos fatos daquela época, em que a Dassault não conseguiu negociar produção local com os indianos ao longo de vários anos de negociações, e num contrato de mais de 100 aviões que acabou reduziro a 36 de prateleira…
Amigo, quem exigiu foi a própria FAB. Me irrita profundamente esse amadorismo que os militares brasileiros possuem. Eles são incapazes de gastar bem o dinheiro que recebem. É muita incompetência.
Os F16 MLU que o Chile comprou da Holanda em 2001 tinham sido ofertados inicialmente ao Brasil. O secretário de defesa da adm Clinton (William Cohen) nos anos 90 discutiu o F16 pro Brasil numa passagem por Brasilia. O F16 foi oferecido no FX2 numa configuração superior a que provavelmente está sendo estudada e foi eliminada na 1a fase com o Su35. Entao pelo menos em 3 ocasiões nas últimas 3 decadas o F16 foi deixado de lado. Considerar essa opção agora só pode ser loucura dentro da FAB, tipo medo da Argentina, ou devaneio mental mesmo. Melhor terminar com… Read more »
Prefiro Rafale usados do que F-16, aliás será que a Suécia não tem Gripen D usados para nos vender ou fazer leasing?
Alexandre GRS
E o FX-1 teve seu vencedor.
A dura realidade bate a porta… Que aprendam a lição e na próxima priorizem uma boa compra de prateleira com o menor valor possível visando uma maior quantidade que possa suprir as necessidades da força.
A Embrear e seus acionistas que se virem para absorver novas tecnologias por conta própria…..
Exato, a fab não pode pensar na Embraer mais sim nela mesma, a Embraer que se vire pra buscar as tecnologias que ela quer. Aliás é uma empresa que sempre espera dinheiro público pra fazer seus produtos.
Diga o nome de um grande fabricante de aviões e equipamentos militares que não possui relação financeira com o Estado do próprio país. Essa sua mentalidade nos apequena.
Diga aí uma empresa privada que queira comprar um esquadrão de F15s…
Aeronave boa pra eles. Pro Brasil todas aquisições deverão agregar aquisição de conhecimento. Fazer como a India
A melhor forma de entender este assunto, é criando uma (ou mais) linha do tempo, ilustrando o que dará baixa, o que será recebido e as perspectivas de futuro da Aviação de Caça. Isso é fundamental para que o público geral não fique preso em bobagens e narrativas toscas. . A maioria dos que transitam por este espaço não tem muita noção da situação. . Fica aqui um rascunho inicial, que óbviamente necessita ser refinado e corrigido: . Cabe relacionar ainda a situação do material com a sobrevivência dos Esquadrões de Caça, a manutenção e a motivação do pessoal treinado… Read more »
Caro Bardini, parabéns por sua explicação!
De fato a compra desses F-16 pode ser muito benéfica, inclusive para o programa Gripen como você falou.
Quem fez esse gráfico? Você ou a Fab disponibilizou?
Primeiro uma tabela não é um grafico. Segundo a FAB ja demonstrou nao ter competencia para fazer uma análise minimamente modesta.
Quando foi contratado o presente fornecimento dos Gripens sempre havia intenção, colocada pela propria FAB, de serem atingidos 120 vetores.
Essa análise do excelente BARDINI serve para colocar alguma racionalidade nesta, mais uma, confusão criada pelas nossas “otoridades”…
Perfeito! Mas, acho que nem um terço dos que escrevem aqui vão ler teu comentário e vão continuar postando bobagens.
No final das contas você está certo.
Perfeito Bardini! Muito bem elaborado e concordo 110%.
Melhor comentário da postagem! Perfeito Bardini!
Na hora que comprarmos F-16 não vem mais nenhum Gripen, anota ai! Quem define orçamento são os políticos e eles acham que comprar caças é para os brigadeiros brincarem e então tanto faz ser F-16 usado com mais uns 15 anos de vida ou um Gripen novo brasileiro. Em um país racional e que leva defesa a sério, seu raciocínio estaria perfeito
Concordo totalmente caro BARDINI. Sugiro denominar o quadro, que vc proativamente criou, como estando contemplando uma hipótese, dita A, na qual vc agregou um segundo lote de apenas 24 novos Gripens e outro, tambem com 24 unidades, de “velhos” F16; uma segunda hipótese, dita B, seria termos ao invés do lote de 24 F16, mais um lote de 16 Gripens (tornando o seu segundo lote com quarenta unidades) , somando um valor economico equivalente nos 50 anos de ciclo de vida … notar que na Hipótese A, aos 25 anos dos 24 F16 “anciões” deveria ser agregado mais um lote… Read more »
Os Gripe ganharam do exercícios militares contra os f16 de última geração, uma das versões mais modernas F5 50 Block, um só Gripe abateu 5 F16 no exercício, teve apenas dificuldades de abater os F35 devido a sua furtividade, mas o programa do Gripe anda muito lento, acredito que se nós pudéssemos modernizar os F16 usados com nossa tecnologia absorvidas dos Gripen , seria excelente para acelerar essa reposição, não só os F16 mas também comprar e modernizar os F15 que os EUA irão vender, F18 talvez, Gripen usados, se puder incorporar nossa tecnologia sem repassar essa tecnologia para os… Read more »
É o tal caça do slide veio assombrar quem dizia ser “apenas uma ilustração” ou “erro do estágiario”.
Hehehehe…eu nunca deixei de acreditar que aquilo ali não era erro…mas, muitos preferiram lacrar….eu sempre fui cético quanto a ser erro ou mentira. Se estava lá, não era por acaso. E eu disse isso “n” vezes aqui…
Exato!
Bom, parece que isso é um indício do fim do programa Gripen. Bilhões de dólares jogados fora com transferência de tecnologia e a construção de uma fábrica aqui no Brasil para se comprar aeronaves que os americanos não querem mais . . . Por que não compraram os F-16 desde o início?
E teve gente que ainda ficou bravo quando os deputados humilharam os militares na sessão do Congresso em que pediram o aumento do orçamento. Está aí o resultado para todo mundo ver de como a FAB cuida bem do orçamento que recebe.
Que morra de vez essa ideia de gerico de comprar equipamentos com ToT, isso só foi para engordar o bolso de alguns por aí.
A ideia de jerico é adotar a solução portenha
A 25 anos atrás, oF-16 tinha sido ofertado ao Brasil e foi negado.
Mas agora vai voltar.
Ou seja, todo o dinheiro gasto com ToT do Gripen vai ser jogado fora, novamente…
O Brasil não é sério. O pior é que tenho o pesamento de que nunca será.
O F16 foi oferecido no Fx e no Fx2, tendo sido desclassificado pela FAB.
A Argentina ficou mais de uma década com um ou dois esquadrões operando desfalcados para serem substituidos agora por F16 de segunda mão
Vai lá na África do Sul e faz um arrendamento de meia duxia de Gripen C
agora, esta história de comprar F16 como tampax é de um amadorismo serelepe
O fato do exército demorar 1 mês pra mandar meia duzia de jipes do país quando deu aquele problema com a venezuela e agora isso, já não me surpreende mais.
Leio noticias militares mais como um passatempo e como um hoppy pelo qual tenho curiosidade, porque como vou levar uma coisa dessas a sério se nem as Forças Armadas levam.
É triste.
Sinceramente nosso país e uma piada, com relação as formas armadas, com relação a aquisição de meios . Lamentável!!!!