Campanha de REVO do Gripen com KC-390 está prevista para 2025-26
Por Fernando “Nunão” De Martini*
O Poder Aéreo acabou de participar de uma visita da imprensa (Press Trip) às instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (SP) e esta é uma das várias novidades que mostraremos numa série de matérias que começa agora.
Vimos de perto a aeronave Gripen 4100, utilizada na campanha de testes e certificações, e apuramos que a campanha de reabastecimento em voo (REVO) com o par KC-390 / Gripen E está entre as futuras atividades de testes, mais para o fim da fila, por ser uma das mais exigentes. Segundo um dos envolvidos no programa, da equipe da Saab, a previsão é realizar essa campanha de REVO entre 2025 e 2026.
Até lá, diversas outras séries de provas, como as campanhas ligadas a armamentos, ainda serão realizadas com o Gripen 4100, equipado com novas superfícies de controle (elevons e canards).
Aguarde por muitas informações, fotos e vídeos nas próximas matérias, incluindo detalhes sobre as linhas de montagem do Gripen e do KC-390.
* O editor viajou a Gavião Peixoto a convite da Saab.
Excelente!
Boua, Editor!
Manda ver!
Esse é o espirito!
Muito bom, Nunão!
Obrigado pela Matéria!
Excelente, Nunão!
Ansioso para as próximas matérias.
Bem que poderia ser aqui na área Barreiro…
Prezadois, é logico que todos estes desenvolvimentos são imprescindíveis para garantir um desempenho comprovadamente eficaz. Não dá para abreviar os prazos tanto quanto gostariamos. Mas um coisa é certa, o sucesso no reabastecimento em voo do Gripen por intermédio do KC390 será, acredito, a peça mais importante no marketing de venda de ambas aeronaves. Assim entendo que tanto a EMBRAER quanto a SAAB e a FAB devem agilizar o máximo possível ações no sentido de antecipar esses ensaios e certificação dessa fantástica dupla!
O que tem de tão complexo para demorar tanto assim?
O Caça já está sendo entregue a conta gotas e a capacidade de reabastecimento só 2025!
Está no texto. Há outras etapas de testes e certificações na frente.
A capacidade existe, está instalada nas aeronaves, no ano que vem chegará a hora de fazer a campanha como deve ser feita, com as aeronaves instrumentadas, testando todos os parâmetros necessários.
Também preferiria que fosse antes, mas o cronograma tem outras coisas na frente, e há razões para isso.
Há um outro problema que a EMBRAER não contou. Parece que foi resolvido. Mas não vou postar aqui.
Olá Rinaldo. Use um apelido sigiloso (sei lá, “garganta profunda” como no caso do Watergate) e conta para gente…
Um Capitão da turma do meu filho que voa KC-390 falou pra ele. Pode não ser uma informação correta.
Caro Comandante, Rinaldo. Sei que é complicado expôr algumas informações das FA por Ns motivos e um deles seu filho na Ativar, porém se não é algo que coloque em risco o projeto a soberania do país te peço um grande serviço como cidadão e militar que vc é ; se possível, levantar mais dados e passar para os editores que poderão verificar com a força e publicarem uma reportagem. Não estou querendo saber por curiosidade apenas mas com o intuito de ser uma pressão de certa forma para uma tomada de decisões e a solução do problema ou limitação… Read more »
Todos os pilotos de ensaio da FAB são habilitados no REVO. Não há necessidade de pressão alguma de ninguém. A COPAC e a EMBRAER sabem o que fazem.
Oi Nunão. Vocẽ teve oportunidade de perguntar a razão dos Gripens da FAB feitos na Suécia virem para o Brasil para trocar as superfícies das asas?
Olá Camargo.
O assunto da troca dos elevons e canards foi abordado, em breve estará em matéria específica sobre a aeronave de testes (FAB 4100), que já está com esses itens trocados, e sobre o Centro de Testes de Voo do Gripen (GFTC). Aguarde!
Agora a pergunta que nao quer calar:
-Qual dessas bundas ai e a do nosso querido Nunao??
Abracos,
Mr. White
Prezado White: sou o sujeito de camisa pólo white.
Entendo que são inumeros os parametros a serem verificados e certificados para estabelecer a faixa operacional segura e eficaz. Por exemplo, as distâncias entre aeronaves, extensões de uma magueira em função, entre outros fatores, das velocidades, extensões de ambas as mangueiras, distâncias entre duas ou mais aeronaves a serem reabastecidas, altitudes, temperaturas, pesos, armamentos, taxa de transferencia do combustível, forças de tração da mangueira e esforços dai solicitantes principalmente na dinâmica de voo do caça e indução de vibrações no reabastecedor, e assim por diante…Os principais fatores decorrem da interação aerodinâmica entre aeronaves, incluindo a esteira de turbulência induzida pelo… Read more »