Por Fernando “Nunão” De Martini*

O Poder Aéreo acabou de participar de uma visita da imprensa (Press Trip) às instalações da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (SP) e esta é uma das várias novidades que mostraremos numa série de matérias que começa agora.

Vimos de perto a aeronave Gripen 4100, utilizada na campanha de testes e certificações, e apuramos que a campanha de reabastecimento em voo (REVO) com o par KC-390 / Gripen E está entre as futuras atividades de testes, mais para o fim da fila, por ser uma das mais exigentes. Segundo um dos envolvidos no programa, da equipe da Saab, a previsão é realizar essa campanha de REVO entre 2025 e 2026.

Gripen 4100 no hangar do GFTC - Gavião Peixoto - foto Saab
Gripen E 4100 e jornalistas no interior do hangar do GFTC (Gripen Flight Test Centre – Centro de Testes de Voo do Gripen) em Gavião Peixoto – Foto Saab

Até lá, diversas outras séries de provas, como as campanhas ligadas a armamentos, ainda serão realizadas com o Gripen 4100, equipado com novas superfícies de controle (elevons e canards).

Aguarde por muitas informações, fotos e vídeos nas próximas matérias, incluindo detalhes sobre as linhas de montagem do Gripen e do KC-390.

* O editor viajou a Gavião Peixoto a convite da Saab.

 

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Neto

Excelente!

GFC_RJ

Boua, Editor!
Manda ver!

Blits157

Esse é o espirito!

Alexandre

Muito bom, Nunão!

Bueno

Obrigado pela Matéria!

BK117

Excelente, Nunão!

Ansioso para as próximas matérias.

BARAK

Bem que poderia ser aqui na área Barreiro…

Rommelqe

Prezadois, é logico que todos estes desenvolvimentos são imprescindíveis para garantir um desempenho comprovadamente eficaz. Não dá para abreviar os prazos tanto quanto gostariamos. Mas um coisa é certa, o sucesso no reabastecimento em voo do Gripen por intermédio do KC390 será, acredito, a peça mais importante no marketing de venda de ambas aeronaves. Assim entendo que tanto a EMBRAER quanto a SAAB e a FAB devem agilizar o máximo possível ações no sentido de antecipar esses ensaios e certificação dessa fantástica dupla!

Rosi

O que tem de tão complexo para demorar tanto assim?
O Caça já está sendo entregue a conta gotas e a capacidade de reabastecimento só 2025!

Rinaldo Nery

Há um outro problema que a EMBRAER não contou. Parece que foi resolvido. Mas não vou postar aqui.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Use um apelido sigiloso (sei lá, “garganta profunda” como no caso do Watergate) e conta para gente…

Rinaldo Nery

Um Capitão da turma do meu filho que voa KC-390 falou pra ele. Pode não ser uma informação correta.

Rosi

Caro Comandante, Rinaldo. Sei que é complicado expôr algumas informações das FA por Ns motivos e um deles seu filho na Ativar, porém se não é algo que coloque em risco o projeto a soberania do país te peço um grande serviço como cidadão e militar que vc é ; se possível, levantar mais dados e passar para os editores que poderão verificar com a força e publicarem uma reportagem. Não estou querendo saber por curiosidade apenas mas com o intuito de ser uma pressão de certa forma para uma tomada de decisões e a solução do problema ou limitação… Read more »

Rinaldo Nery

Todos os pilotos de ensaio da FAB são habilitados no REVO. Não há necessidade de pressão alguma de ninguém. A COPAC e a EMBRAER sabem o que fazem.

Camargoer.

Oi Nunão. Vocẽ teve oportunidade de perguntar a razão dos Gripens da FAB feitos na Suécia virem para o Brasil para trocar as superfícies das asas?

Mr. White

Agora a pergunta que nao quer calar:

-Qual dessas bundas ai e a do nosso querido Nunao??

Abracos,

Mr. White

Rommelqe

Entendo que são inumeros os parametros a serem verificados e certificados para estabelecer a faixa operacional segura e eficaz. Por exemplo, as distâncias entre aeronaves, extensões de uma magueira em função, entre outros fatores, das velocidades, extensões de ambas as mangueiras, distâncias entre duas ou mais aeronaves a serem reabastecidas, altitudes, temperaturas, pesos, armamentos, taxa de transferencia do combustível, forças de tração da mangueira e esforços dai solicitantes principalmente na dinâmica de voo do caça e indução de vibrações no reabastecedor, e assim por diante…Os principais fatores decorrem da interação aerodinâmica entre aeronaves, incluindo a esteira de turbulência induzida pelo… Read more »