Um jovem piloto ucraniano de Sukhoi Su-27, lutando desde o início da guerra, compartilhou relatos emocionantes de combate aéreo e sobrevivência contra a Força Aérea Russa vastamente superior, onde os desafios continuam até hoje.

O piloto, com o codinome “Saber”, narrou momentos de engenhosidade tática ucraniana e vitórias que não impediram o avanço russo, diante de um número cada vez menor de caças na Força Aérea Ucraniana. Um relatório do Pentágono mencionado no documentário afirma que a frota atual da Ucrânia possui apenas 56 aeronaves de combate operacionais.

O relato de Saber surge pouco antes da chegada iminente dos caças F-16, com cerca de 26 dos 85 jatos prometidos por aliados sendo entregues. A reportagem destaca como, apesar da “dominância aérea” geral da Rússia, os pilotos ucranianos conseguiram “segurar o céu por dois anos” contra probabilidades esmagadoras, impedindo que a Força Aérea Russa sobrevoasse territórios não ocupados.

Em uma entrevista de nove minutos pela United24, Saber descreve vitórias ucranianas no ar e no solo, incluindo abates de caças russos e momentos aterrorizantes de serem alvos de disparos inimigos.

Saber relembra situações onde dois caças ucranianos enfrentaram 13 aviões russos e momentos em que quatro caças enfrentaram 24 caças  inimigos. Apesar de serem superados em número, os pilotos ucranianos engajaram em batalhas aéreas para impedir que os russos completassem suas missões.

Em situações onde os caças ucranianos “manobravam e desviavam” de mísseis, os russos eram ouvidos dizendo no rádio “oh, um ágil”, indicando que não conseguiam abatê-los. Inicialmente, os russos não tinham táticas específicas e ambos os lados usavam “jammers” que deixavam os dois lados cegos e que resultavam em “caos puro”, o que provavelmente salvou os ucranianos, disse Saber.

Com o tempo, tanto pilotos russos quanto ucranianos refinaram suas táticas. Pilotos russos foram observados destruindo muitos radares de defesa aérea ucranianos e bombardeiros como o Su-24, usado em sincronia o Su-35S e o Su-30SM. Os pilotos ucranianos voaram em táticas perigosas e “agressivas” de baixo nível, subindo depois para surpreender os caças russos.

Em “dois anos”, o estado-maior geral ucraniano registrou “mais de 350 aeronaves russas abatidas” apesar de usarem “equipamento obsoleto”. Os russos têm vantagem em sistemas de defesa aérea modernos, como S-400 e S-300, que são abundantes.

A luta contra aeronaves inimigas e sistemas de defesa aérea é apenas parte do desafio, pois os caças Su-27 e MiG-29 ucranianos também precisam abater drones de reconhecimento e ataque russos, além de interceptar mísseis.

Saber descreve missões intermináveis, onde frequentemente são ordenados a decolar novamente logo após pousar devido a ataques iminentes de mísseis. Isso reflete uma estratégia russa de atacar bases aéreas conhecidas onde os aviões ucranianos pousam após uma missão, cansando seus pilotos e permitindo pouco descanso.

Saber finaliza dizendo: “o treinamento dos russos é bastante elevado e eles voam intensamente. Eles poderiam ter destruído completamente a aviação da Ucrânia e eliminado a nossa defesa aérea, mas falharam devido à incompetência, à falta de planejamento adequado e ao excesso de confiança.”

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
silvom

Saber, codinome Pescador…

Nereu

NOVO Ghost of Kiev

Kornet

Tá mais para loroteiro.

Rafael Coimbra

1 semana para ter uma homenagem ao piloto morto em combate pelos russos…

Tomcat

Ele pode contar a história que quiser, desde que seja livre para contar. Enquanto isso, o russo não pode nem dizer que é uma guerra. De qualquer forma, o cara está lutando pela liberdade dele. Eu faria o mesmo. Não ia querer ser dominado por uma ditadura.

Last edited 4 meses atrás by Tomcat
Guacamole

Tem alguem aí que ainda cai nessas histórias a lá “Ghost of Kyev”?

Ramon

O que me impressiona nem é essas histórias, mas sim o fato de que a Rússia até hoje não destruiu a força aérea ucranianas, jogam mísseis as centenas na cabeça de civis, mas os caças ucranianos ainda continuam voando e lançando mísseis ocidentais .

O vingador com cérebro

Pois é, e tem gente laureando os russos kkkkk incompetência total, como bem dito pelo “Saber”

Plínio Jr

Isto é fato, depois de 2 anos , a força aérea ucraniana ainda resiste apesar da superioridade russa e dá trabalho usando mísseis ocidentais como a dobradinha Su-24 / Storm Shadow…

Com os ucranianos tirando de circuito A-50s e vários sistemas S-300/400 vamos ver como a guerra aérea ficara nos céus ucranianos

LUIZ

Se a Rússia tão jogando bombas nas cabeças de civis ucranianos, porque a imprensa ocidental não repercute as milhares de mortes de civis ucranianos como acontece em Gaza?

Fernando "Nunão" De Martini

Ignora?
As mortes em Gaza são noticiadas todos os dias nas mais diversas mídias do Ocidente, com números cada vez maiores.

De resto, o assunto aqui é outro. Foquem no tema da matéria, por favor.

Dam

Foi exatamente oque ele disse a imprensa noticia uma e não a outra parecendo que guerra só tem um lado!

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade, li apressadamente e entendi errado.

Rafael Coimbra

O que me assusta é o papo de “mais de 350 aeronaves destruídas”… conta até aviões de papel? Seria tudo que voa da FAB no chão… (que voa, não números absolutos)… desses 350, quantos caças? não chega a 40…

Renato B.

A força aérea do então Vietnã do Norte também passou a maior parte defensiva, mas ainda assim continou existindo mesmo com a superioridade aérea americana.

Mirade1969

Quem quiser acreditar mas não é toda verdade.

Minuteman

Com todo respeito ao Saber.

Mas esta história parece uma peça criada pelo departamento de propaganda do Pentágono, para levantar o humor do público norte-americano e europeu já casando de bancar uma guerra perdida desde o primeiro dia.

Bom conto por sinal.

Bernardo Santos

Não acho já que a Rússia não conseguiu ” tomar” o espaço aéreo ucraniano, então tem chance de ser verdade as vezes ele só aumentou um pouquinho mais é normal fazerem isso.

Mirade1969

é para levantar a moral que está lá no chão.

Kornet

A melhor parte é a que a Rússia perdeu 350 e a Ucrânia menos de 50,rs.
Esses ucranianos depois da guerra vão trabalhar ou no meio jornalístico ou financeiro,sabem mentir e inflacionar números muito bem.

LUIZ

50 X 3= 150 aeronaves ucranianas abatidas.

Sergio Machado

Cara, é do jogo. Quando a coisa esta feia, inflar números é o que resta. Os ucras são bravos.
Mas assim, tem gente aí que acredita nesses números.

JHF

Suspeito que a matéria cometa foi escrita só para “engordar” as últimas 6 linhas…..

Aéreo

Me parece pouco crível os números desta matéria.

Ucrânia 56 aviões aeronaves de combates operacionais
350 aeronaves russas abatidas
Combates 24 vs. 4
S-400 e S-300, que são abundantes

Todos estes números me parecem um pouco inflacionados. 

Roi

Vai que cola!

Dario

Com certeza inflacionado, os caras desconsiderar bateria antiaérea, faça me um favor acreditar nessa matéria

Leonardo

Fonte: Kyev Ghost Writer…

Bryan

História de pescador!

Bispo

Relato extremamente crível , deve ter selo de autenticidade Zelensky.

Bispo

Voltando para o mundo real …

comment image

Uso de RSs incendiários de Grad(projéteis incendiários 9M22S) utilizados pelos sistemas de foguetes múltiplos de lançamento BM-21 Grad.

Esses projéteis são equipados com cabeças de guerra incendiárias, que contêm elementos feitos de liga de magnésio, criando fogo em massa ao atingir o alvo.

Danos físicos e psicológicos extremamente graves.

Em termos humanitários é um crime, mais em uma guerra, somente os perdedores são julgados e efetivamente condenados.

Joanderson

Depois que eu vi a Ucrânia até hj de pé eu não duvido de mais nada.
Até 3 anos a trás eu pensava que a Rússia conseguiria invadir todo leste europeu em uma invasão relâmpago aí sim viria uma guerra de atrito com os países da Europa ocidental apoiada pelos EUA.
Mas a Rússia tá até hj enrolada na Ucrânia.

LUIZ

Isso pode ser colocado pra todas as Forças Armadas,não só as Forças Russas. Quem ia imaginar uma guerra de drones? Os russos tinham um planejamento antes e no início da guerra. Tanto os russos como os ocidentais não tinham ideia do que seria essa guerra.

Algol

Exatamente. Eu acho que ele pode ter exagerado mas tem algo de verdade aí pois não só eu e você mas até analistas ocidentais achavam que a Ucrânia cairia em dias ou poucas semanas. Como um país com uma superioridade militar tão grande como a Rússia ainda está tão atolada na Ucrânia após quase 2 anos e meio e, mesmo com os recentes avanços, ainda está tão longe de uma vitória? A ajuda militar ocidental foi essencial mas pra Ucrânia ainda estar resistindo eles só podem estar infligindo baixas muito, mas muito maiores nos russos do que sofrendo baixas pois… Read more »

Fabricio Lustosa

Ao começar a ler o artigo e já, lógico, sabendo o q viria pela frente, me lembrei de um artigo publicado na “Veja” poucos dias atrás, pela jornalista colunista Vilma Gryzinski https://veja.abril.com.br/coluna/mundialista/ucrania-ainda-nao-esta-perdida-grandes-baixas-russas-e-misseis-americanos , no que faço um paralelo entre esse artigo e aquele da jornalista. Ambos são mais do mesmo, nas cansativas tentativas de não só esconder o desastre que o ocidente meteu a Ucrânia como de inventar fatos e maquiar a realidade de formas até grotescas. “Todos os participantes de guerras inflam os números em favor próprio, mas o Ministério da Defesa do Reino Unido confirma uma média de… Read more »

Bispo

Aos que querem acreditar nas mentiras, os fatos são a Lanterna de Diógenes (Dizem que Diógenes vagava pelas ruas de Atenas, na Grécia, com uma lanterna procurando “a verdade” ou “um homem honesto). A Ucrânia literalmente está caçando “mão de obra” nas ruas… há relatos que a grande maioria dos policiais, bombeiros, etc, do país …foram enviados ao front .. Quando a guerra eclodiu a Ucrânia tinha 220.000 soldados na ativa … EUA / UK sua mídia , atestam que 500.000 ucranianos morreram em combate e os aleijados , desaparecidos passa de 200.000. A cada dia , a Rússia avança… Read more »

Willber Rodrigues

“Um relatório do Pentágono mencionado no documentário afirma que a frota atual da Ucrânia possui apenas 56 aeronaves de combate operacionais.”

Partindo-se do princípio de que isso seja verdade:

Se essas 56 aeronaves de combate que a Ucrânia ainda tem ( e o fato da Ucrânia ainda ter essas aeronaves nessa altura do campeonato é um ponto a menos pra Rússia e sua Força Aérea, que não foram capazes de exterminar a Força Aérea ucraniana ), não mudaram o resultado até aqui, porque esses 26 F-16 mudariam algo?

LUIZ

Essas aeronaves ucranianas devem estar em bases na Polônia e são transferidas de uma a duas pra Ucrânia decolam do território ucraniano. Por isso eles ainda tem aeronaves.

Mcruel

Sei lá… em se tratando de guerras a única coisa que dá pra acreditar é que não dá pra acreditar em nada!

Rodrigo Maçolla

Olha já que a Russia não aniquilou a Força Aérea ucrâniana eu acredito nesse relato.
Muito Interessante também ““jammers” que deixavam os dois lados cegos e que resultavam em “caos puro”, o que provavelmente salvou os ucranianos, disse Saber.

Rafael Aires

Codinome: Saber. Nome real: Tom Cruise.

Carlos

Plausível

Tem aquela história que o piloto ucraniano que se deparou com dois caças russos…

Contou ele, que tinha apenas um míssil…

-E agora? Que faço? Tô lascado!

-Bom, morro, mas pelo menos levo um comigo!

Aí, ele lembrou: o canivete! Pensou rápido! Jogou o canivete à frente do caça e logo disparou o míssil que atingiu o canivete partiu no meio e abateu e os dois caças!!!

Vinicius Momesso

Ótimo relato!
Agora basta publicar um relato de um piloto russo. Seria ótimo e de acordo com a ética jornalistica: uma visão imparcial e realística dos eventos.

Luís Henrique

O que os russos divulgaram há 2 meses:

No total, desde o início da operação especial, foram destruídos 593 aeronaves militares ucranianas, 270 helicópteros, 23.619 veículos aéreos não tripulados, 509 sistemas de mísseis antiaéreos, 15.888 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.275 veículos de combate de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 9.216 peças de artilharia de campanha e morteiros, além de 21.396 unidades de veículos militares especiais.

Fernando Vieira

O trabalho de um jornalista é: Se um lado te diz que está chovendo e o outro que está sol é você olhar pela janela e ver como está realmente o tempo. Um artigo de um piloto russo seria igualmente questionável uma vez que ninguém fala a verdade na guerra. Agora, descobrir as reais capacidades de cada um, o que a Força Aérea Ucraniana ainda tem, as baixas de cada lado e como está a real situação do front, aí sim é jornalismo. Mas como não temos acesso a isso, acho que ninguém tem no momento, ficamos com artigos de… Read more »

CR Sertao

Vai saber…

André Luís

A OTAN já perdeu a guerra… agora é partir para a propaganda e impulsionar os escritórios de besouro_le$$ internet a fora….

Macgaren

Perfeito a última frase.

E o impacto dessa incompetência são os misseis de cruzeiro que de vez em quando a Rússia recebe de presente.

Maurício

Certamente é marketing, mas que a Rússia empacou no leste e pediu ajuda ao Kim Jong é fato, os ukranianos resistem do jeito que dá ou então Kiev já teria caído.

Akhinos

Problema aqui da galera que torce pro time A ou B é que eles esquecem que guerra é também um fenômeno de contornos econômicos. A economia russa hoje é totalmente dependente da continuidade desse conflito. Se vocês derem uma olhada nos investimentos contratados pela Rússia nos próximos anos a esmagadora maioria tem ligação direta com a indústria de defesa. Além disso, essa guerra foi um excelente ponto de partida para a reindustrialização russa. Para a China que obviamente está bancando a Rússia a continuidade do conflito é mais do que desejável, ela é primordial, isso está dando o tempo mais… Read more »

Victor

Boa análise! O que mais tem hoje em dia é torcedor de países alheios… E concordo com você, a Ucrânia deveria ter seguido uma política particular… Daí a importância de uma política voltada aos interesses nacionais, e não a movimentos ideológicos e/ou vassalagem.

J-20

Essa guerra é definida com o Davi vs Golias. A diferença é que as perspectivas estão invertidas, a Rússia é o Davi e o Golias é a aliança que está bancando equipamentos, inteligência, espionagem e imagens de satélite para o seu dedão do pé, a Ucrânia. Mas o Golias está disposto a sacrificar o seu dedão do pé, se necessário.

Fábio

O cara é um sobrevivente, provavelmente recebe informações de inteligência da Otan, faz um rápido ataque quando não há caças russos nos céus e retornam rapidamente garantindo a sobrevivência, essa de lutar com vários caças mais avançados e sair ileso é uma grande mentira estapafúrdia, nem os F22 consegue tal façanha.

Sergio Machado

Não existe “provavelmente”. A OTAN está até o pescoço nesta. Kiev já não tem mais condições de plotar alvos, menos ainda em profundidade em território russo. Alvos, equipamentos, coordenadas e vetoramento estão vindo da OTAN. Ucranianos apertam apenas botões, quando não não os próprios “consultores” da OTAN o fazem.
A coisa caminha a passos largos para uma guerra aberta entre a Aliança e Moscou.

Eduardo

Numa guerra a primeira vítima é a verdade!
Autor desconhecido.

Antunes 1980

A bravura dos pilotos ucranianos é notória. Rússia até hoje não tem o domínio completo do espaço aéreo ucraniano. Arrisco dizer que a proporção em percentual é similar aos territórios conquistados pelos russos (33%). O restante ainda se mantém contestado.
Porém acreditar que 4 aeronaves conseguem lutar contra 24, e vencer; aí já é demais.
Muita lorota!

Ao invés do fantasma, deveria ser chamado de Pinóquio de Kiev

LUIZ

Tempos atrás os próprios pilotos ucranianos diziam que quando avistavam uma aeronave russa já era um míssil vindo. Eles não tinham nenhuma chance contra os russos. Agora essa conversa fiada.

Sergio Machado

Diria que o grande problema não são as aeronaves ucranianas, mas os SAM ucranianos e os fornecidos. Há uma linha de suprimento interrupta que não pode ser atacada na origem, eis o real problema em ter o domínio aéreo pleno.
Situação similar ocorreu no Vietnã, onde os EUA nunca tiveram domínio pleno do ar e as baixas foram pesadíssimas, via SAM soviéticos
Importante também que a comparação acaba por ai. O Vietnã enfrentado pelo EUA em nada se compara em equipamentos e material humano à Ucrânia.
Contudo, o terreno favorecia em muito o defensor.

sergio 02

Se a força aerea Ucraniana e tão superior a Russa , e os Russos burros em suas taticas assim , por que a desculpa deles para o feracasso da contra ofensiva do ano passado foi justamete a falta de apoio aereo?, por que estão implorando por caças ocidentais ?, se ja abateram 350 caças russos, a essa autura eles ja deveriam ter plena supérioridade aerea sobre o campo de batalha. esses ucras são tão burros que eles mesmos desmentem as metiras que contão.

Nilton L Junior

Segundo o fantasminha legal os Russos malvados “ falharam devido à incompetência, à falta de planejamento adequado e ao excesso de confiança.” então cabe pergunta, onde estava a competente força aerea ucra na contra ofensiva tabajara de 2022, onde esta a organizada força aérea ucra em deter o avanço russo em karkiv? em Karkov?